• Nenhum resultado encontrado

Resoluções de Exercícios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resoluções de Exercícios"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

BIOLOGIA III

BIOLOGIA – Volume 04

11

Resoluções de Exercícios

EA: EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

EH: EXERCITANDO HABILIDADES

TC: TAREFA DE CASA

BIOLOGIA III

EA – BLOCO

01

EH – BLOCO

02

EH – BLOCO

03

EH – BLOCO

04

01

A) Os frutos carnosos, quando amadurecem, tornam-se atraentes e fornecem alimento para os animais que vão promover a dispersão das sementes.

B) O fruto verdadeiro é originado a partir do desenvolvimento do ovário. C) A maçã não é considerada um fruto verdadeiro porque a parte

carnosa (comestível) origina-se do desenvolvimento do receptáculo floral e não do ovário da flor.

02

O fruto resulta da hipertrofia do ovário da flor. A semente provém do óvulo fecundado.

03

Sim. O tomate é um fruto verdadeiro, pois resulta das paredes do ovário. O caju é um pseudofruto, pois resulta do desenvolvimento do pedúnculo floral que armazenou reservas e não do ovário da flor.

04

A) O tomate é um fruto, portanto originou-se do ovário da flor. B) O fruto auxilia na dispersão da semente, ou seja, da espécie. C) Os frutos coloridos, suculentos e nutritivos são disseminados

geralmente por animais, processo denominado de zoocoria. D) A estrutura indicada é a semente, cujas funções são a reprodução

e proteção do embrião vegetal.

EH – BLOCO

01

EA – BLOCO

02

EA – BLOCO

03

01

A

No texto “Sabemos que a partir de uma semente, irá surgir uma planta...” – Germinação.

No texto “Milhares de sementes que assim permitirá...” – Dispersão.

01

E

Lei de Dixon – a transpiração estomatar provoca uma força de sucção no interior do xilema e a seiva bruta sobe até atingir as folhas.

02

B

Absorção de luz não tem relação direta com fechamento do estôma-to: afirmativa II errada. Na afirmativa III, o fazimento da fotossíntese tem relação com o fechamento dos estômatos, porém, a respiração independe de tal condição.

03

A) A transpiração provoca evaporação de água das células da folha, resultando numa tensão na água presente no xilema devido à coesão das moléculas de água (teoria da coesão-tensão de Dixon), o que provoca a absorção de mais água pela raiz para repor a água pedida.

B) A água penetra na raiz através dos pelos absorventes presentes na epiderme, atravessam a célula do córtex (parênquima e en-doderme, por onde, obrigatoriamente, passa pela mambrana plasmática), passam pelo periciclo e chegam ao xilema. A água ao ser transportada pode atravessar as paredes e os espaços intercelulares (apoplasto) ou a membrana plasmática (simplasto).

01

A) Devido à transpiração cuticular e estomatar.

B) Os estômatos estão fechados e a planta continua a perder água pela cutícula.

Capítulo

11

I

DENTIDADEDOS

S

ERES

V

IVOS

(V

EGETAIS

)

Morfofi siologia Vegetal

TC – BLOCO

01

01

V, V, V, V, V

02

B

Os elementos reprodutores masculinos não são liberados pelo gineceu e sim pela antera. Destaca-se ainda, o erro na afirmativa: “atingem a antera”. Como dito os grãos de pólen partem das anteras e atingem o pistelo.

03

D

Os conceitos estão equivocados, ou seja, o hipocótilo origina-se da radícula e o epicótilo da plúmula.

04

D

As trezentas sementes da melancia foram formadas a partir da forma-ção de trezentos tubos polínicos, os quais continham cada um, dois núcleos; um núcleo vegetativo e um núcleo gamético (ou espermático). Dessa forma, estão envolvidos seiscentos núcleos na formação das sementes desse fruto.

05

A

Os órgãos vegetais representados no retrato são derivados, na maioria, de ovários de diferentes flores de plantas angiospermas.

01

A

O gráfico mostra que sementes desprovidas de aleurona não são capazes de digerir os carbiodratos no endosperma.

01

A água do solo, absorvida pelas raízes, é conduzida pelos vasos do xilema até a copa. O principal fenômeno responsável pela ascensão da seiva bruta é a “sucção” da copa, promovida por dois fatores: a transpiração e a fotossíntese, processos em que a água é, respectiva-mente, evaporada e consumida. A subida de uma coluna ininterrupta de água depende da coesão entre suas moléculas.

01

A arborização urbana deve ser uma prioridade de qualquer adminis-tração pública, principalmente em cidades de grande insolação, como é o caso de Fortaleza. O conforto térmico, a proteção contra o câncer de pele, a preservação da fauna e da flora regionais, enfim, a biodi-versidade em geral, são questões que têm um apelo socioambiental cada vez maior. Para que o processo de transpiração foliar ocorra, calor (energia) tem que ser retirado do ambiente para a água passar do estado líquido para o de vapor. Por conseguinte, a temperatura diminui sob a copa, quando comparada à temperatura sob uma co-berta qualquer, próxima a essa planta. A absorção da radiação solar pelas folhas também contribui pela diminuição da temperatura sob a copa.

AP 2013 BIO III RESOLUÇÃO V4.indd 11

(2)

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

12

BIOLOGIA – Volume 04

BIOLOGIA III

TC – BLOCO

02

TC – BLOCO

03

06

B

No experimento proposto somente as plantas envasadas crescerão e se tornarão adultas e férteis, produzindo frutos e sementes. Esses vegetais realizarão a fotossíntese utilizando o gás carbônico absorvido do ar, além da água e nutrientes minerais retirados da terra onde são plantadas.

07

B

Questão autoexplicativa.

08

B

Questão em que o aluno precisa ter habilidade de indentificar as partes de um fruto, e portanto, autoexplicativa.

09

A

O endosperma, que não pode ser confundido com o endocorpo, é a parte da semente que tem reservas nutritivas para uso durante o processo de germinação.

10

E

Quando houver germinação, o embrião irá se transformar em uma planta, assim sendo, este embrião é o esporófito na fase embrionária.

11

B

Questão conceitual.

12

C

Questão conceitual.

13

E

Caju, maçã, morango, amora, todos são pseudofrutos; a única ex-cessão é o pêssego.

14

E

Questão conceitual.

15

C

Sementes nuas – gimnospermas; sementes protegidas – angiospermas.

01

B

Os frutos apresentam epicarpo, mesocarpo e endocarpo, onde o epicarpo origina-se da epiderme do ovário.

02

D

O fruto do tipo baga apresenta uma ou mais sementes e origina-se em flores com um só ovário e um ou mais carpelos.

03

A

Células estomatais plasmolisadas, provocam fechamento do ostíolo. Na figura 1 as células estão plasmolisadas, ou seja, perderam água, por tal razão o ostíolo está quase totalmente fechado.

04

A

Plantas xerófitas retém água, logo se faz necessária a redução do número de seus estômatos.

05

C

Observa-se no gráfico que no intervalo (1 a 4) a perda de água foi bastante acentuada, mas a partir do tempo 5 praticamente cessou a transpiração. Note portanto que no início (1 a 4) a perda rápida de água deve-se à abertura dos estômatos.

06

B

No ponto A, a transpiração é máxima – estômatos abertos. Nos pontos B e C, estômatos fechados, só há transpiração cuticular. Durante todo o tempo observa-se transpiração cuticular, porém, de A para B, as duas transpirações ocorrem, isto é, estomatar e cuticular. Como dito, de B para C, só a cuticular.

07

C

O gráfico está mostrando uma diminuição da transpiração, devido ao fechamento do estômato. O ponto E indica o fechamento total do estômato e, a partir deste ponto, a transpiração continua diminuindo com menos intensidade, pois, a partir deste ponto permanece somente a transpiração cuticular.

08

B

As árvores (dicotiledôneas) apresentam raízes axiais, portanto, penetram profundamente no solo e absorvem água das camadas mais internas e consequentemente não sofrem muito com o advento das secas.

09

D

Os pelos absorventes são estruturas epidérmicas que aumentam a superfície de contato da raiz com o solo, fazendo com que o processo de absorção se realize com mais efetividade.

10

A

A água, ao ser absorvida, percorre a raiz por duas vias, uma mais rápida, pelo meio intercelular, denominada apoplasto, e outra mais lenta, através do meio intracelular, chamada de simplasto. Ao chegar ao endoderme, as estrias de Caspary bloqueiam a via apoplasto, pre-valecendo somente a via simplasto.

Pela via simplasto, a água e os sais atravessam as membranas celulares; tal feito promove o controle seletivo da seiva e impede o refluxo da mesma para o córtex.

11

D

O estômato observado por Laura está aberto, células estomáticas túrgidas, por certo ela foi a primeira a observar o estômato. Pelas condições, Antônio foi o segundo a observar, visto que o estômato está semiaberto. José está observando o estômato fechado, logo, a transpiração estomatar é nula.

12

A

As células representadas pelos números 2 e 3 são epidérmicas, portanto, aclorofiladas. As células representadas pelo número 1 são estomáticas, que, apesar de anexas à epiderme, possuem cloroplastos e fazem fotossíntese.

13

C

A transpiração nos vegetais é feita pelos estômatos e pela epiderme e a água é perdida na forma de vapor. Nas pessoas a transpiração (suor) é líquida e ocorre para regular a temperatura corpórea, sendo processada pelos poros da pele (glândulas sudoríparas). A questão fala em hidatódios, que são estruturas que eliminam água na forma líquida, claro, tal processo ocorre nos vegetais.

14

A

O aumento na concentração de CO2 no mesófilo provoca fechamento

dos ostíolos estomatais. Essa ocorrência encontra justificativa no fato de que concentrações altas no mesófilo indicam ausência do processo fotossintético.

15

E

Estomatos “escondidos” acarretam menor transpiração, que leva à economia de água, logo fato típico em plantas que ocupam ambien-tes secos.

16

A

Na situação A, o estômato se encontra aberto e este acontecimento exige: luz, baixa concentração de CO2, hidratação.

01

B

Os vasos condutores do xilema são os responsáveis pelo transporte da seiva bruta (mineral) desde raízes até as folhas de uma planta.

02

A

Os pulgões são parasitas e retiram a seiva orgânica da planta hospedei-ra, assim sendo, eles introduzem a tromba no caule ou nas folhas até atingirem o floema para se saciarem. Sabe-se que a pressão osmótica é maior nas folhas, quando estas estão em atividade fotossintética. Nos ramos, a pressão osmótica é menor, fato esse constatado pelas gotículas de seiva que continuavam jorrando.

03

D

As plantas que vivem em ambientes aquáticos e suas folhas submersas não desenvolvem estômatos e se classificam como plantas hidrófilas.

AP 2013 BIO III RESOLUÇÃO V4.indd 12

(3)

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

BIOLOGIA III

BIOLOGIA – Volume 04

13

04

B

A água e os sais minerais são os componentes da seiva bruta, cujo transporte é feito pelo xilema. As soluções orgânicas formam a seiva orgânica, com transporte realizado pelo floema.

05

C

O crescimento dos vegetais em comprimento é apical, logo, a posição do prego fincado no caule não sofreria nenhuma alteração (II errado). A condução da seiva bruta é feita pelos vasos xilemáticos, que ocu-pam localização interna. De localização externa é o floema, mas este transporta seiva orgânica.

06

C

Como já dito em outras questões, o xilema é de localização bastante interna e conduz água e sais minerais. No caso em análise, ele não foi afetado, a água continua chegando às folhas e tendo luz e CO2, a

fotossíntese ocorrerá e a vida do ramo seguirá o seu curso. Cuidado: se o caso fosse a remoção do floema em árvore completa, o resultado seria a morte da planta.

07

A

Concentração de açúcar em 1, evidencia que nessa região está havendo fotossíntese: conclui-se que ai estão representadas as folhas. Usando raciocínio lógico, 2 seria floema e uma danificação que venha provocar a interrupção de condução de seiva orgânica para as raízes (3) ocasionaria a morte da planta.

08

E

Questão autoexplicativa.

09

A

Teoria da tensão, transpiração e coesão, lei de Dixon, que trata da explicação coerente do transporte da seiva bruta.

10

A

A água é liberada principalmente por transpiração estomatar nos vegetais (I).

O soluto é absorvido por difusão ou T. ativo na zona de absorção das raízes. (II).

O O2 e o CO2 por difusão pelos espaços intercelulares (câmaras

subs-tomáticos e essubs-tomáticos).

11

C

A condução da seiva orgânica, segundo Münch, se faz por diferença de pressão osmótica entre os órgãos produtores e os armazenadores.

12

A) Os pêssegos ficarão maiores e mais doces.

B) A retirada do anel interrompe o fluxo de seiva elaborada do ramo para o resto da planta. Isso faz com que o açúcar se acumule nos frutos localizados acima do anel.

13

E

O CO2 é usado na fase escura da fotossíntese (ciclo de Calvin) para

produção de matéria orgânica, logo deverá aparecer no liber ou floema que a conduz.

14

A) O sangue humano é um tecido conjuntivo que apresenta uma parte figurada, contendo eritrócitos (hemácias), leucócitos (glóbulos brancos) e trombócitos (plaquetas).

A porção intersticial do tecido conjuntivo sanguíneo apresenta água, proteínas, hormônios, gases dissolvidos excretas e nutrientes (glicose, aminoácidos, vitaminas etc.)

A seiva vegetal é simplesmente uma solução de nutrientes: mine-rais (seiva bruta) ou orgânicos (seiva elaborada), que possuem, principalmente, açúcares.

B) As hemácias transportam gases respiratórios, principalmente o oxigênio.

Os leucócitos atuam na defesa do organismo, formandoanticor-pos e realizando a fagocitose. As plaquetas agem na coagulação sanguínea.

Capítulo

12

I

DENTIDADEDOS

S

ERES

V

IVOS Hormônios dos Vegetais

EA – BLOCO

04

EA – BLOCO

05

EH – BLOCO

05

EH – BLOCO

06

01

A) Os fatores ambientais que direcionam o crescimento dos órgãos vegetais são a luminosidades e a gravidade.

B) A produção das auxinas ocorre em regiões de crescimento como gemas dos caules, folhas jovens e sementes em germinação. C) A auxina produzida pela gema apical inibe o crescimento das gemas

laterais. Com a eliminação da gema apical, fenômeno da poda, elimina esse efeito inibidor sobre as gemas laterais, que passam a se desenvolver formando novos ramos.

02

Em altas concentrações, o AIA geralmente estimula o crescimento do caule e inibe o da raiz; em baixas concentrações, geralmente ocorre o contrário.

03

A) A poda dos ramos elimina a gema apical dos caules, com isso deixa de existir o efeito inibidor do AIA produzido por essas gemas. As gemas laterais passa crescer normalmente formando novos ramos. B) O AIA produzido na gema apical acumula-se nas gemas laterais,

inibindo-lhes o desenvolvimento. Com a poda, o excesso de AIA deixa de existir e as gemas laterais brotam.

04

A retirada da gema apical vai provocar o brotamento das gemas late-rais, consequentemente a planta vai apresentar mais ramos, folhas, flores e frutos. A poda provoca uma diminuição da quantidade de auxinas no caule o que estimula as divisões celulares na região das gemas laterais.

01

A) O cipó-chumbo retira nutrientes orgânicos de suas hospedeiras. Isso porque a ausência de clorofila impede que ele realize fotossíntese. B) O cipó-chumbo invade o floema, que é o tecido condutor de seiva

elaborada ou orgânica. A erva-de-passarinho atinge o xilema, tecido condutor de seiva bruta ou inorgânica.

01

P(1): auxina P(2): etileno P(3): citocinina P(4): giberelina P(5): ácido abscísco

01

C

O caule do bambu e da cana-de-açúcar são realmente do mesmo tipo, porém, colmos e não estolho.

O caju é um pseudofruto simples e não um fruto carnoso do tipo drupa. O fruto do cajueiro é a castanha.

A palmeira é uma monocotiledônea, quanto a isso não há dúvida, mas o seu caule é do tipo estipe.

O abacaxi é realmente um pseudofruto, mas do tipo múltiplo. As estru-turas espalhadas em toda a sua extensão são denominadas de frutículos.

15

A

Plantas que não fazem fotossíntese nutrem-se de seiva orgânica de seus hospedeiros: são parasitas obrigatórios.

16

A

Havendo abertura de estômato, a seiva bruta ascende mais rapida-mente.

AP 2013 BIO III RESOLUÇÃO V4.indd 13

(4)

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

14

BIOLOGIA – Volume 04

BIOLOGIA III

TC – BLOCO

04

01

E

Quando se toca a folha da sensitiva, as células da fase dos folíolos perdem potássio e ficam flácidas, ou seja, perdem a turgência e os folíolos se dobram para cima.

02

B

Essa experiência mostra que na região apical dos coleóptilos há produção de auxina, hormônio que induz o crescimento das plantas. Como o coleóptilo que recebeu o ágar-ágar voltou a crescer, isso mostra que houve uma difusão desse hormônio do meio de cultura para o coleóptilo.

03

C

Ao retirar os estames, os alunos evitam a polinização e consequen-temente a fecundação. Isso feito, eles bombardeiam os pistilos com AIA para produzir frutos sem sementes (partenocarpia em vegetais).

04

A

Quando uma planta é iluminada, ela cresce em direção à luz por efeito do hormônio auxina (fototropismo positivo do caule).

05

C

Nas plântulas II e III não haverá crescimento, pois na plântula II o meristema apical está isolado da luz e a auxina inibida. Na plântula III, foi removido o meristema apical. Nas plântulas I e IV, os meristemas apicais estão ativos na produção de auxina e o crescimento seguirá, em ambas, de conformidade com o princípio do fototropismo.

06

C

A curva I é a de maior inibição, pois está submetida a uma maior concentração de inibidor 1.10–3.

A curva II tem crescimento intermediário, pois a concentração 2.10–4

inibe o desenvolvimento com efetividade média.

A curva III é a que está indicando uma menor inibição, posto que a concentração 2.10–5 é a menor de todas, logo, será também a de

menor inibição.

07

B

As raízes possuem grande sensibilidade às auxinas e os caules e as gemas possuem sensibilidade menor. Veja que no gráfico grandes concentrações de auxina (10–3) estimulam os caules, mas inibem as

raízes e as gemas.

08

D

O lado sombreado apresenta maior concentração de auxina.

09

B

A afirmativa I está errada. Os hormônios vegetais transitam por todos os tecidos vivos da planta.

A afirmativa III está errada. As raízes são mais sensíveis ao AIA, pois pequenas quantidades de auxinas estimulam o seu crescimento.

10

B

A questão retrata a dominância apical.

11

A

O geotropismo é o desenvolvimento do caule ou da raiz devido ao fator externo terra. Os caules crescem em direção oposta à terra, geotropismo negativo, as raízes crescem em direção à terra, geotro-pismo positivo.

12

C

Grande concentração de auxina no caule inibe o desenvolvimento das gemas laterais, impedindo que a parte aérea da planta possa se expandir lateralmente.

Quando é feita a poda, remove-se os meristemas apicais do caule, que é a fonte produtora de auxina e, por consequência, a concentração de auxina diminui sensivelmente. Com a diminuição da concentração de auxina, os ramos laterais crescem, aumentam os pontos de floração e a parreira irá ter maior rendimento na frutificação.

13

D

O período de maturação dos frutos (fase climatérica) é induzida pelo etileno. Em temperatura baixa, a síntese do etileno é reduzida, por consequência não haverá iniciação no processo de maturação, isto é, a fase climatérica estará inibida.

14

A

O hormônio citocinina ou citoquinina promove o crescimento da planta através da estimulação das divisões celulares, isto é, estimula a citocinese.

TC – BLOCO

05

01

D

As giberelinas, juntamente com as auxinas, são capazes de promover o desenvolvimento de frutos partenocárpicos.

02

C

O etileno não impede a queda das folhas e dos frutos, muito pelo contrário, esse hormônio é indutor desses processos.

03

E

A giberelina estimula as células de aleurona a produzirem enzimas digestivas que agirão no endosperma, quebrando os açúcares comple-xos, produzindo açúcares simples, que irão servir de fonte de energia para a germinação das sementes.

04

A

A citocinina estimula as divisões celulares, neutraliza o efeito de do-minância apical e induz a produção de clorofila.

05

C

A questão faz referência aos principais eventos que ocorrem durante o processo de maturação dos frutos. Esse processo é inegavelmente de competência do etileno.

06

C

O hormônio giberelina tem efeito direto na germinação das sementes.

07

E

A plântula intacta cresce, pois não foi removido o meristema api-cal, porém o seu crescimento ocorre em direção à fonte luminosa. A plântula decapitada perdeu o seu meristema apical, em consequ-ência, teve o seu crescimento bloqueado.

08

B

III está errado. A luz não estimula a produção de auxina, apenas pro-porciona maior concentração deste hormônio na região sombreada.

09

D

Em concentração baixas o hormônio AIA estimula o crescimento das raízes.

10

E

Todas as afirmativas estão corretas. Comentário para justificar você encontra em questões anteriores.

11

C

O hormônio que provoca o amadurecimento dos frutos é o etileno, que é gasoso. As bananas se submeteram a maior concentração de etileno e amadureceram mais rapidamente.

12

A

Veja o comentário da questão anterior.

13

D

Uma das atividades da auxina é promover o enraizamento, isto é, estimular o desenvolvimento de raízes.

14

A

O etileno é um hormônio gasoso responsável pelo amadurecimento das frutas e por outras funções. Uma fruta podre libera grandes quan-tidades de etileno, que promove o rápido amadurecimento das demais.

15

A

O desequilíbrio, isto é, a redução de auxinas e o aumento na concen-tração de etileno acarreta a abrasão das folhas.

16

E

A única afirmativa errada está indicada pelo II, posto que o etileno não promove o crescimento dos frutos, nem tampouco a partenocarpia.

AP 2013 BIO III RESOLUÇÃO V4.indd 14

(5)

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

BIOLOGIA III

BIOLOGIA – Volume 04

15

17

B

Questão conceitual.

18

C

A entrada de K+ nas células estomatais passa a torná-los meios

hi-pertônicos, que por osmose recebem água, tornam-se túrgidas e o estômato abre-se.

19

B

Os frutos verdadeiros do morango resultam do desenvolvimento do ovário, que contém a semente com o embrião.

20

C

A transpiração foliar causa uma força de sucção (pressão osmótica) que promove o fluxo de água desde as raízes até as folhas, no interior do xilema.

TC – BLOCO

06

01

B

Questão conceitual.

02

D

Após a fecundação o ovário dará origem ao fruto e o óvulo à semente.

03

D

Entre as plantas vasculares, uma característica que pode ser usada para diferenciar grupos é o desenvolvimento de sementes. Pteridófitas são plantas vasculares sem sementes; gimnospermas possuem sementes sem frutos e angiospermas produzem sementes e frutos.

04

C

Solução açucarada nas plantas é seiva orgânica, conduzida pelo floema e sugada pelo aparelho bocal dos pulgões.

05

A

A  solução açucarada: mesófilo foliar. B  órgão receptor da seiva orgânica: raiz. C vasos condutores de seiva orgânica: floema. D  vasos lenhosos.

06

A

Na ausência de luz não há fotossíntese e as células só respiram, porém o experimento diz que as ervilhas estão germinando no vácuo (ausência de O2), logo nos deixa a alternativa de propor que o CO2 é proveniente

de uma respiração anaeróbica.

07

B

A indicação III evidencia o floema, que é explorado pelo parasita.

08

E

O hormônio dos vegetais em estado gasoso é o etileno, este hormônio age na maturação do fruto e também na floração.

As giberelinas também exercem influência na floração, mas a questão deixa claro que o hormônio em questão é gasoso.

09

A

II – Falsa, o xilema faz transporte de água e sais minerais

V – Falso, houve no experimento a interrupção do movimento da seiva orgânica, além do mais, o seu transporte ocorre das regiões de maor concentração para as regiões de menor concentração (Lei Münch).

10

A

A condução de seiva bruta basea-se na Lei de Dixon, que está comen-tada no item A.

11

E

As plantas que produzem sementes são traqueófilas, logo desenvolvem vasos condutores.

12

C

Transporte de água – xilema e estômatos.

Fornecimento de hidrogênio proveniente de água – fotossíntese e cloroplastos.

Liberação de oxigênio para respiração celular – mitocôndrias.

13

A

Estômatos – transpiração – trocas gasosas. Xilema – transporte de seiva bruta. Lenticelar – trocas gasosas.

14

A

Quando a transpiração é intensa a pressão interna do xilema é muito grande, assim a existência de perdas reforçadas impede o colapso dos vasos xilemáticos.

15

D

Os frutos são estruturas responsáeis pela proteção e disseminação das plantas angiospermas.

16

C

II está errado – quem origina o epicólilo é a plúmula.

III está errado – há sementes em que a reserva é feita pelo endosperma.

AP 2013 BIO III RESOLUÇÃO V4.indd 15

Referências

Documentos relacionados

Para ocorrer a ascensão da seiva bruta nos vasos de xilema, não deve ocorrer a formação de bolhas de ar nos vasos condutores, pois estas romperiam a coesão entre

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Somente será admitido ao local designado para realizar a prova o candidato inscrito no concurso, o qual deverá apresentar à Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF) o

Decreto-Lei n.º 176/2014 de 12 de dezembro, RAQEE - código dos grupos da Educação Especial das Regiões Autónomas, RAQM1CEB - códigos 140, 150 ou 160 da Região Autónoma

a) ao aumento da taxa de fotossíntese. c) à interrupção da condução da seiva bruta pelo xilema. d) ao aumento da taxa de absorção de nutrientes pelas raízes. e)

a) a seiva bruta é transportada por meio de elementos traqueais do xilema das raízes até as folhas. b) a seiva bruta é conduzida por uma corrente descendente por meio do floema,

PILAR CYL CDCB Eurofot-Prosport-Advance 82 7490949 SANTACECILIA GARCIA JAVIER ARA MUSMO.. DE LA

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..