• Nenhum resultado encontrado

ACTIVIDADES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACTIVIDADES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

ACTIVIDADES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES

EDUCATIVAS ESPECIAIS

ACTIVIDADE 1

Tempo previsível – 60 minutos

Recursos Necessários: Revistas, fita – cola, tesoura

COMO FAZER:

Divide-se o grupo em duas partes iguais.

Divide-se o quadro da sala com uma linha vertical, separando o trabalho de cada um dos subgrupos.

Com linhas horizontais, divide-se cada uma das partes anteriores em dois. De cada lado do quadro, coloca-se em cada uma das parcelas a representação de uma cara – uma delas triste e a outra alegre.

Solicita-se que em cada uma das duas parcelas do quadro os grupos – trabalhando separadamente – afixem imagens recortadas de revistas e representem “coisas/situações que vos fazem sentir-se felizes” ou “coisas/situações que vos fazem sentir-se infelizes”.

Finalizada esta etapa, cada aluno refere-se à forma como, normalmente, se sente face às situações representadas e a outras que, embora não estando representadas, o façam sentir-se feliz ou infeliz.

Nesta análise o professor procura evidenciar, estimulando os alunos nesse sentido, a diversidade de cada pessoa nos modos como se sente, até em situações muito semelhantes.

Nota: devem ter-se em conta as competências motoras do grupo para prever a duração da

tarefa de recorte.

ACTIVIDADE 2

Tempo previsível – 40 minutos

Recursos Necessários: Papel, marcadores de duas cores

COMO FAZER:

Partir de uma situação dramatizada, em que o professor se coloca no papel de um pintor que oferece a cada aluno dois desenhos. Cada um destes desenhos refere-se a dois pedidos formulados pelos alunos: uma coisa de que sentem grande necessidade (imprescindível à sobrevivência) e outra, desejada, mas sem a qual poderiam sobreviver.

(2)

O professor satisfaz o pedido de cada aluno entregando-lhe dois trabalhos “valiosos”: um desenho feito com um marcador verde (representando algo que se necessita) e outro feito com um marcador preto (representando uma coisa desejada).

Seguidamente, os alunos montam uma exposição com os desenhos solicitados ao “pintor”. O professor incentiva os alunos a descobrir os pedidos iguais e diferentes, nomeadamente, no que se refere às necessidades e aos desejos do conjunto de alunos.

ACTIVIDADE 3

Tempo previsível – 20 minutos

Recursos Necessários: Não necessita.

COMO FAZER:

Aproveitando a actividade anterior, solicitar aos alunos que contem todos os trabalhos expostos e, separadamente, os que dizem respeito a necessidades e desejos expressos.

A partir desta tarefa, os alunos com mais competências no domínio do cálculo encontram o número de elementos que constituem os maiores conjuntos formados por necessidades e desejos.

ACTIVIDADE 4

Tempo previsível – 90 minutos

Recursos Necessários: Instrumentos musicais ou o registo de diferentes composições do

seu som em CD; reprodução de obras de arte em diapositivo, postais ou fotografias

COMO FAZER:

O professor segreda a cada aluno um sentimento e pede que o mimem perante os colegas para que estes o identifiquem.

O professor apresenta pequenos fragmentos de composições musicais (canções de embalar, sons suaves de flautas, sons fortes de tambores, marchas…) e pede aos alunos que procurem reconhecer os sentimentos que, na sua opinião, são expressos. Para além de os identificarem, os alunos expressam através de mímica os sentimentos sugeridos pelo conjunto de sons e silêncios.

O professor mostra representações plásticas de obras de arte significativamente expressivas do ponto de vista dos sentimentos e emoções.

Esta sequência de actividades pode suscitar um debate colectivo sobre as diferentes formas de expressar e reagir aos sentimentos.

(3)

ACTIVIDADE 5

Tempo previsível – 60 minutos

Recursos Necessários: Vídeos, fotografias jornais e revistas

COMO FAZER:

Apresentar ao grupo imagens de pessoas, através, por exemplo, de recortes de jornais e revistas, ilustrando reacções face a situações de interacção social.

Estas imagens são analisadas pelos alunos a fim de que identifiquem os sentimentos e as emoções nelas representadas.

Os alunos seleccionam e recortam as imagens representadas em formato de papel que lhes pareceram mais sugestivas.

Nota: à partida, os alunos identificam sem grande esforço as expressões de alegria e de

tristeza, por exemplo. Porém expressões reveladoras de sentimentos como frustração, preocupação e desespero, podem tornar-se mais difíceis de interpretar.

ACTIVIDADE 6

Tempo previsível – 90 minutos Recursos Necessários: Bolas e arcos

COMO FAZER:

Jogo de equipas – estafeta com drible.

Todos os participantes devem colaborar para o êxito da equipa, estimulando o espírito de competição.

Os alunos têm de respeitar as regras do jogo e os adversários. No final, a equipa vencida deve felicitar os vencedores.

Nota: este jogo põe à prova as capacidades dos alunos em respeitar os sentimentos dos

outros, o que pode ser difícil, quando inseridos em situações concretas.

Deverá procurar-se o equilíbrio na composição das equipas no que respeita às suas capacidades competitivas, assim como verificar se a actividade se adequa aos níveis de desenvolvimento motor de todos os alunos.

Este tipo de actividades deverá ser reforçado nos relacionamentos quotidianos – incluindo entre os alunos e entre estes e os profissionais da Escola – por exemplo, nas formas de cumprimento (abraços, festas, beijos, apertos de mão), desde que adequados à situação, ao tipo de relações socais e aos elementos envolvidos.

(4)

ACTIVIDADE 7

Tempo previsível – 90 minutos

Recursos Necessários: Papel de cenário, recortes de fotografias publicadas em revistas,

cola, envelopes

COMO FAZER:

Distribuem-se fotografias retiradas de revistas que possam fazer alusão a necessidades e desejos pessoais.

O professor solicita que cada aluno escolha uma fotografia que represente uma necessidade (algo sem o qual não pudesse viver).

Recolhem-se todas as fotografias escolhidas pelos alunos e colocam-se num envelope com uma marca verde.

Seguidamente, utiliza-se o mesmo procedimento para o domínio dos desejos (algo que gostaríamos de ter mas de que podemos prescindir). Recolhem-se também as fotografias escolhidas e colocam-se num envelope com uma marca preta.

Com base nas selecções realizadas são elaborados dois cartazes: “O que necessito” e “O que desejo”.

Os cartazes são analisados em grande grupo com o objectivo de clarificar as diferenças entre ambos.

ACTIVIDADE 8

Tempo previsível – 60 minutos

Recursos Necessários: Ficha “Quem sou eu” (ficha nº7); envelopes, fotografias, revistas, tesoura, cola, cartões com o nome de cada aluno

COMO FAZER:

Recorrendo a uma ficha de trabalho ampliada para o formato de cartaz e a envelopes contendo representações de animais, brinquedos, flores, instrumentos musicais, cores e desportos é solicitado a cada aluno que escolha, recorte e cole na ficha um elemento de cada categoria, de modo a completar frases (Se eu fosse um… seria…).

As fichas, depois de terminadas, são expostas e os alunos colocam em cada uma um rectângulo de papel com o nome do colega que, na sua opinião, terá realizado esse trabalho. Por fim, é-lhes pedido que justifiquem essa opinião.

ACTIVIDADE 9

Tempo previsível – 90 minutos

(5)

COMO FAZER:

É solicitado a um aluno que coloque uma venda nos olhos, pedindo aos restantes que, um de cada vez, toquem diferentes partes do corpo daquele. Aquando um sinal sonoro do professor (palmas), todos os alunos, ao mesmo tempo, tocam o colega vendado. Esta actividade é repetida com outros alunos que, voluntariamente, se disponibilizem para colocar a venda.

Seguidamente, um dos alunos, com os olhos vendados, tocando num dos companheiros, procura identificá-lo.

Utilizando papel de cenário, os alunos desenham a silhueta dos dois sexos, contornando os corpos de um aluno e uma aluna.

No final, os alunos são estimulados a expressar – se sobre as sensações que experimentaram no decurso das diferentes actividades.

Nota: este tipo de actividades requer uma atenção a cada aluno em particular, acautelando

situações de desconforto face ao toque físico e à utilização de vendas nos olhos.

ACTIVIDADE 10

Tempo previsível – 60 minutos

Recursos Necessários: Ficha “Retrato Físico”

COMO FAZER:

Preenchimento da ficha “Retrato Físico”.

Numa ficha previamente distribuída, cada aluno descreve fisicamente um dos seus colegas – aleatoriamente atribuído – e desenha também o seu retrato.

Nota: no início poderá ser feita a enumeração oral das características físicas dos colegas. No

registo escrito dessas características, os alunos com um menor domínio da expressão escrita podem necessitar de apoio do professor.

ACTIVIDADE 11

Tempo previsível – 30 minutos Recursos Necessários: Espelho(s)

COMO FAZER:

Sugere-se aos alunos que, em frente ao espelho, se observem, verbalizando os aspectos positivos que encontram no seu corpo e no dos outros.

(6)

ACTIVIDADE 12

Tempo previsível – 60 minutos

Recursos Necessários: Papel de cenário, projector de diapositivos, marcadores

COMO FAZER:

Utilizando o foco de luz de um projector de diapositivos, os alunos contornam as suas sombras num papel de cenário, identificando-as, e comparando-as à posteriori.

ACTIVIDADE 13

Tempo previsível – 30 minutos Recursos Necessários: Não necessita

COMO FAZER:

Em trabalho de pares, cada aluno identifica e localiza no corpo do seu parceiro de actividade as suas características físicas, sublinhando as similitudes e as diferenças relativamente a si e aos restantes colegas.

ACTIVIDADE 14

Tempo previsível – 45 minutos

Recursos Necessários: Ficha de trabalho “Vamos analisar os dados” (ficha nº8)

COMO FAZER:

Realização de uma ficha de trabalho baseada no registo da altura e do peso dos alunos, respondendo, a partir desses dados, a perguntas.

Nota: este tipo de actividades, para um grupo com algumas dificuldades de leitura, escrita e

compreensão, requer necessariamente o apoio do professor. No entanto, os mesmos objectivos poderão ser atingidos com o recurso a actividades adaptadas às características particulares do grupo ou de alguns dos seus elementos, por exemplo, não exigindo a escrita.

ACTIVIDADE 15

Tempo previsível – 45 minutos

Recursos Necessários: Papel e lápis de cor ou canetas de feltro, se necessário

(7)

A sessão inicia-se com uma conversa sobre o tema “família”, solicitando, o professor, que cada elemento fale da sua. Nesta participação colectiva vão sendo referenciados os parentescos, o papel (ou papéis) que cada aluno ocupa no agregado familiar e as características da sua família.

Sugere-se, como trabalho de casa, que tragam fotos dos vários elementos da família. Na falta de fotos (ou ausência de um elemento de qualquer tipo de parentesco) pode ser utilizado um desenho do aluno, que o represente.

Nota: em geral, é grande a variabilidade dos tipos de famílias. Nalguns casos, também, a

intensidade dos laços estabelecidos com as figuras parentais – presentes ou ausentes – é um tema delicado, que envolve bastante emotividade. Por isso, haverá que ter sempre presente a necessidade de reforçar positivamente a originalidade e as potencialidades de cada família.

ACTIVIDADE 16

Tempo previsível – 75 minutos

Recursos Necessários: Pequenas caixas de cartão, folhas de cartolina, papel de

fantasia ou de lustro (para forrar as caixas), tesoura, cola, fotografias do agregado familiar dos alunos ou desenhos

COMO FAZER:

Propõe-se que cada aluno construa uma casa tridimensional, “A Casa da Minha Família”. Nessa casa vai aplicar as fotos e os desenhos da sua família.

A construção de cada casa obedece ao seguinte esquema: no topo de uma pequena caixa (ou pacote) de cartão é aplicado um telhado feito em cartolina; as faces laterais da caixa (as “paredes da casa”) são forradas com papel escolhido por cada aluno; são desenhadas, depois, as janelas, em número correspondente ao dos elementos do agregado familiar.

Finda a construção da casa, cada aluno coloca nas janelas da casa as fotos (ou desenhos) dos seus familiares.

Por último, os alunos colam “nas suas casas” o nome da família a que pertence e o nome que atribui à casa.

ACTIVIDADE 17

Tempo previsível – 60 minutos

Recursos Necessários: Folhas brancas (A5); cartolina para a capa do álbum, furador,

cordão (para juntar as folhas), canetas, cola, tesoura, lápis, fotocopiadora, scaner

(8)

O professor sugere que, com as fotos e desenhos anteriormente solicitados, cada aluno elabore um álbum individual.

Depois de colados os desenhos e as fotos, cada aluno produz um comentário sobre o conteúdo do álbum, que fica a fazer parte deste. É ainda acrescentada uma página em branco para que, em casa, a família de cada aluno produza também um comentário ou uma ideia acerca do conteúdo do álbum.

ACTIVIDADE 18

Tempo previsível – 45 minutos

Recursos Necessários: Saco, cartões com imagens ou fotografias

COMO FAZER:

Depois de uma conversa introdutória, entre todo o grupo, acerca da importância do relacionamento interpessoal e da adequação da comunicação ao contexto de interacção, o professor apresenta um saco no qual, previamente, colocou cartões com imagens de personagens com características diferentes.

Em seguida, face à apresentação de cada personagem, o grupo foi estimulado a descrever como a cumprimentaria.

Por fim, o professor foi introduzindo, face às mesmas personagens, variantes relacionadas com os contextos.

(9)

FICHAS CORRESPONDENTES ÀS ACTIVIDADES

(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)

Referências

Documentos relacionados

Segundo o relatório técnico publicado pelo Projeto TAMAR em 2005, “O estado da Arte sobre as tartarugas marinhas na costa brasileira”, estão entre as linhas de pesquisa

Foi constatado que o processo de fadiga é condicionado pela deformação plástica cíclica. Sem a deformação plástica repetitiva não se teria fadiga. Por exemplo, a amplitude

Nessa perspectiva, a assistência social buscou romper com seu caráter marginalizado, adquirido ao longo da história, para superar sua existência de mero favor do

OBJECTIVOS: As doenças cardiovasculares constituem, pela sua morbilidade e mortalidade, um importante pro- blema de saúde pública em Portugal, com impacto signifi- cativo na sociedade

LINHA DE AÇÃO 1.1 Integração regional na rede transeuropeia de transportes 1.2 Reforço da permeabilidade transfronteiriça 1.3 Universalização do acesso à banda larga

of medium particles by obstacles is elastic, we show that the solution for the inverse problem is generally non-unique, derive exact inversion formulas, and state neces- sary

Estudo introdutório dos princípios da traumato-ortopedia e o estudo dos mecanismos e técnicas para a prevenção e tratamento nas disfunções musculoesqueléticas

substâncias químicas (tais como herbicidas, fungicidas e inseticidas) que teriam que ser lançadas no campo de cultivo com vistas ao combate de plantas invasoras, doenças