• Nenhum resultado encontrado

MOSTRAR SLIDE - TORNANDO-ME LIMPO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MOSTRAR SLIDE - TORNANDO-ME LIMPO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Série: O Caminho para a Recuperação - Parte 04/09 Escrito por Rick Warren, com modificações

MOSTRAR SLIDE - “TORNANDO-ME LIMPO”

Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos! Como é feliz o homem cujos pecados Deus apagou e está livre de más intenções em seu coração. Salmo 32.1-2 (BV) No 1º. Passo, falamos sobre realidade: “Reconheço que não sou Deus. Admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer coisas erradas e que a minha vida está fora de controle”.

Em realidade, eu compreendo que tenho problemas e que não consigo controlá-los. No 2º. Passo, falamos sobre esperança: Acredito de todo coração que Deus existe, que ele se importa comigo e que tem o poder de me ajudar em minha recuperação. Assim, devo sinceramente crer que Deus existe, que sou importante para Ele, e que Ele tem o poder para me ajudar a me recuperar.

No 3º. Passo, falamos de compromisso: conscientemente escolho confiar toda minha vida e minha vontade aos cuidados e controle de Cristo.

Não é suficiente saber que tenho problemas assim como não é suficiente saber que Deus pode resolvê-los, mas eu devo conscientemente escolher comprometer toda a minha vida e vontade aos cuidados e controle de Cristo.

Eu preciso assumir um compromisso de submeter à Deus toda a minha vida e vontade, e dizer: "Deus aqui está a minha vida, as partes boas, as ruins e as horrorosas." e Deus começa a tomar aqueles problemas e trabalhar neles.

Hoje temos o 4º. Passo em direção no Caminho da recuperação: Limpeza!

Ou seja, abertamente analiso e confesso todas as minhas falhas a mim mesmo, a Deus e a alguém de minha confiança.

Feliz o homem cujos pecados Deus apagou e está livre de más intenções em seu coração. Salmo 32.2 (BV)

DEUS QUER LIMPAR NOSSAS VIDAS!

Por que isto é parte do processo de recuperação?

A culpa nos mantém atolados no passado. A culpa nos impede de crescer, de ser tudo o que Deus quer que sejamos. Para que, realmente, aprendamos como desfrutar da vida, precisamos aprender como nos desvencilhar da culpa.

(2)

A verdade é que nenhum de nós é isento de erros. Todos temos pecados, todos cometemos erros. Portanto, todos nós temos arrependimentos, remorsos. Todos nós temos coisas às quais gostaríamos de voltar no tempo e dizer: "Eu gostaria de ter feito aquilo de maneira diferente", mas, não fizemos.

Assim nos sentimos mal a respeito, sentimo-nos culpados. Como resultado, carregamos essa culpa para todo o canto. Algumas vezes conscientemente, mas na maior parte das vezes, inconscientemente. Há várias formas de reagirmos na vida por causa de uma culpa inconsciente:

1. Podemos negar a culpa. 2. Podemos reprimir a culpa.

3. Podemos culpar outras pessoas por nossa culpa. 4. Podemos arrumar uma desculpa para a nossa culpa.

Mas ainda assim sentimos os efeitos dela. Se nós vamos, realmente, recuperarmo-nos das nossas feridas, dos nossos hábitos e dos nossos vícios, temos que aprender livrarmo-nos da culpa.

Como viver com uma consciência limpa e curada?

I. Por que você precisamos dar este passo em direção a recuperação? 1. Porque a culpa destrói nossa confiança:

2. Porque a culpa causa feridas em nossos relacionamentos:

Começamos a projetar nas outras pessoas as nossas dores, traumas e crises, seja a pobreza pela qual passamos na infância, um abuso sexual, uma repressão dos pais, uma violência doméstica, miséria etc., e aí não curamos nossas feridas interiores e começamos a ferir pessoas do presente.

E nesse ponto precisamos entender outra coisa...

Pessoas doentes precisam de pessoas saudáveis

Cego não guia outro cego, pessoas doentes passam doenças para outras pessoas.

3. Porque a culpa nos prende ao nosso passado.

Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem

confessa os seus pecados e os abandona. Provérbios 28.13 (NTLH)

(3)

No entanto, devemos entender que A CULPA NÃO PODE MUDAR O PASSADO DA

MESMA MANEIRA QUE A PREOCUPAÇÃO NÃO PODE MUDAR O FUTURO.

Devemos confiar e descansar no Poder de Deus.

Esta é a palavra do SENHOR... Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, Diz o Senhor. Zacarias 4.6

Psiquiatras dizem que provavelmente 70% das pessoas internadas nos hospitais poderiam ir para casa hoje se elas soubessem resolver o seu complexo de culpa.

II. COMO DAR ESTE PASSO?

1. Faça um inventário moral e pessoal:

Examinemos e coloquemos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor. Lamentações 3.40

Por isso, ó Deus, examina a minha vida em detalhes! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, toma conhecimento de tudo! Descobre qualquer caminho errado e mau e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminho da vida eterna. Salmos 139.23-24 (BV) O que isto significa é que devemos procurar ficar sozinhos em algum canto, apanhar uma caneta, um bloco, e anotar: O que está errado comigo? Sobre o que estou sentindo culpa? Do que sinto arrependimento? Do que sinto mais remorso? Por que tenho raiva?

JAMAIS COMEÇAREMOS A MUDAR SE NÃO

OLHARMOS PARA DENTRO DE NÓS E EXPORMOS NOSSO INTERIOR

Projetar nos outros é sempre o caminho mais fácil, porque não nos confronta; é mais fácil projetar no cônjuge, no patrão, no amigo, no pastor etc..

Ressaltemos que, ao fazermos esse levantamento moral, precisaremos de tempo. Não devemos fazê-lo às pressas.

2. Devemos assumir a responsabilidade pelos nossos erros:

O Senhor deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo. Provérbios 20.27 (NTLH)

O MAIOR EMPECILHO PARA A CURA DOS NOSSOS VÍCIOS SOMOS NÓS MESMOS.

(4)

Tudo começa com o ser “radicalmente honesto” e dizer: "Se eu apenas mudasse este relacionamento, ou de trabalho, ou de cidade, apenas mudasse de local, então tudo estaria bem. O problema é que, onde quer que eu vá, eu estarei lá. E eu continuarei bagunçando tudo."

Ou seja: precisamos admitir que erramos: "Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós." 1 João 1.8

3. Devemos pedir perdão a Deus:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1.9

 Como é que não devemos pedir perdão a Deus?

1. Não suplique como quem pede esmolas. Não temos que suplicar a Deus

para Ele perdoar-nos. Ele deseja nos perdoar. Deus quer perdoar-nos mais do que desejamos pedir perdão. Ele é um Deus perdoador. Nós não temos que "mendigar" pelo perdão.

2. Não barganhe. Não devemos dizer: "Se tu me perdoares, eu nunca farei isso

novamente." Se esta for a sua área de fraqueza, você provavelmente estará caindo lá novamente, você não precisa barganhar com Deus pelo perdão, da mesma maneira que não precisa "mendigar."

3. Não suborne. Não devemos dizer a Deus: "Se tu me perdoares, eu prometo

fazer um monte de coisas boas. Irei à igreja, darei o dízimo, farei isto ou aquilo..."

Como é que pedimos perdão da maneira certa?

Simplesmente cremos. Cremos que Deus nos perdoa.

Quando livremente admitimos que temos pecado, descobrimos que Deus é altamente confiável.

“Admitir" é uma palavra Grega de onde vem a palavra "confessar." É a mesma

palavra "homologar" que vem de "homo", que significa "mesmo" (homogêneo = mesmo) e "logos" que significa "palavra, discurso". Portanto, temos o significado: "falar o mesmo".

Admitir ou confessar significa falar a mesma coisa que Deus fala, com respeito às coisas que aparecem em sua lista.

Quando eu digo: "Deus, Tu estás certo. Reconheço que é errado agir assim.", isso significa confessar. Apenas significa dizer que Deus está certo e nós estamos errados. É concordar com Ele.

(5)

Por mais fundas e feias que sejam as manchas dos pecados que vocês cometeram, Eu posso limpar essas manchas completamente! Vocês ficarão limpos e brancos como a neve que acabou de cair. Isaías 1.18 (BV)

A base para o perdão é o fato de que Deus é totalmente confiável.

Deus não mente. Pessoas não agem da maneira de Deus. Se Deus diz na sua Palavra que perdoou, não devemos duvidar, Ele perdoa e esquece definitivamente.

4. Devemos Admitir nossas faltas para outras pessoas:

Confessem suas faltas uns aos outros e orem uns pelos outros, a fim de que vocês possam ser curados. Tiago 5.16 (BV)

Como somos curados? Confessando as nossas faltas uns aos outros. A raiz de nosso problema é relacional. Nós mentimos uns aos outros. Nós enganamos uns aos outros. Somos desonestos uns com os outros. Usamos máscaras e, por isso, devemos confessarmo-nos uns aos outros.

A quem confessamos?

A alguém em quem confiamos. Alguém que pode guardar para si e não vai difamar-nos, que tenha a reputação de ser confiável, de guardar segredos. A alguém que compreende o valor do que você está fazendo. A alguém que é maduro o suficiente para não ficar chocado com as nossas histórias. A alguém que conhece o Senhor o bastante para que possa refletir o Seu perdão a nós. Talvez esta pessoa seja um pastor leigo, um amigo próximo, um conselheiro cristão.

5. Devemos aceitar o perdão de Deus e perdoarmo-nos:

Romanos 3.23-24 (BV): "todos pecaram..."

Sim todos pecaram. Alguns de vocês estão se sentindo meio solitários hoje. "O Pastor está falando diretamente para mim. Ele planejou este sermão para mim, eu sei disso." Não, eu não fiz isso. Todos pecaram. Todos nós estamos no mesmo barco.

Nós, pastores da igreja, precisamos dar o quarto passo também. Somos todos “um bando” de pecadores. A quem estamos tentando enganar? Ninguém é perfeito. Todos nós erramos. Não se trata de que uns são mais justos do que outros. Todos nós temos problemas diferentes, em áreas diferentes.

(6)

1. Deus nos perdoa instantaneamente. Ele não espera. No momento em que

pedimos perdão, somos perdoados. Ele nunca nos faz esperar. Ele nunca nos faz sofrer por um tempo.

2. Ele perdoa gratuitamente. Ele, gratuitamente, tira de nós os nossos pecados.

Nós não merecemos, não é nossa recompensa, não trabalhamos para isso porque é de graça.

3. Ele perdoa completamente. Ele apaga completamente.

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8.1

Não há um tempo melhor para começar a dar o quarto passo do que HOJE.

Comprometa-se em aplicar todos os pontos desse passo para que possa começar a viver uma vida de acordo com os propósitos de Deus para você.

Referências

Documentos relacionados

A vitória de Roberto Azevêdo na disputa pela posição de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) provocou grande alívio em Brasília.. Depois que a União

Use esta apresentação com o seu grupo como um estímulo para fazer um brainstorming para uma campanha local que pode visar diferentes grupos na sua comunidade e

O Estado burguês não quer e não pode eliminar a miséria habitacional pois “o Estado nada mais é que a totalidade do poder organizado das classes possuidoras, dos proprietários

Atualização em Temas Relevantes na Prática Clínica Porque o diagnóstico do hipotireoidismo subclínico.. não

Como em cada manhã cabem 05 aulas de 45 minutos significa que o professor terá uma manhã cheia de aulas com Hora Atividade (cinco aulas) e mais duas aulas de 45 minutos que podem

23 http://www.slideshare.net/durgarrai/empresrios-portugueses-incapazes-inteis-nocivos-e-batoteiros.. crescimento do PIB, uma redução da dívida só existirá com um mais

A vítima de assédio sexual também pode denunciar o ofensor imediatamente, procurando um policial militar mais próximo ou a segurança do local - caso esteja em um ambiente privado ou

- Conscientização = baseia-se na relação dialética consciência-mundo = processo permanente, pois histórico = desvelamento da realidade, desmitologização =