• Nenhum resultado encontrado

Praça Professor Paulo Henrique, Vila São José - Piraju/SP - CEP: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Praça Professor Paulo Henrique, Vila São José - Piraju/SP - CEP: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

Acontece na Diretoria... 03

Acontece na Escola... 05

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)... 06

NPE (Núcleo Pedagógico)... 06

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)... 13

CRH (Centro de Recursos Humanos)... 14

DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO DE PIRAJU

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Praça Professor Paulo Henrique, 155 - Vila São José - Piraju/SP - CEP: 18.800-000

Dirigente Regional de Ensino

CIRCULAR

Nº 22

(2)

No próximo dia 05 de junho, a partir das 18h30, no Centro de Convenções de Piraju, acontecerá a Roda de Conversa ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO E AO ABUSO SEXUAL

DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, conduzida por Cristina Cordeiro e Amanda Sadalla do

Instituto Liberta de São Paulo.

Convidamos os gestores, professores e profissionais das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Piraju.

(3)

OT EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

No dia 29/05/2019, ocorreu na sede da Diretoria de Ensino, formação destinada aos professores de Matemática que ministram aulas no Ensino Médio, a fim de executar a ação do Plano de Melhoria MMR da Diretoria de Ensino Região Piraju: “Realizar formação na Diretoria de

Ensino com foco no protagonismo do aluno na construção do conhecimento matemático”.

Os objetivos específicos do encontro foram:

 Estudar práticas em Educação Matemática Crítica.

 Vivenciar atividades investigativas em Matemática com foco no protagonismo do aluno.

 Oportunizar momentos de socialização de boas práticas entre os professores de Matemática.

Nesse dia, a PCNP de Matemática Juliana conduziu estudo usando como referencial o livro: “Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica”, do autor Ole Skovsmose. Finalizando a reflexão, o professor Renan A. Vieira Silva, da E.E Maria Gonçalves da Motta socializou sua boa prática: a elaboração e execução do Projeto: “Aprendendo Matemática e sustentabilidade- horta hidropônica” Através de fotos, o professor explanou todas as etapas de seu projeto, destacou as habilidades matemáticas envolvidas e enfatizou a motivação e a melhora na participação e no

(4)

rendimento dos alunos. Os presentes puderam esclarecer algumas dúvidas e parabenizar o docente pelo excelente trabalho desenvolvido. Na sequência, a PCNP mediou vivências de atividades investigativas a fim de potencializar o protagonismo do aluno na construção de seu conhecimento matemático.

Foi um dia produtivo de estudo, análise, reflexões e socialização de boas práticas entre os pares.

A PCNP de Matemática Juliana agradece a participação dos professores, que se dedicaram ao dia de intenso estudo.

Estudo: ” Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica”

Professores vivenciando atividades

(5)
(6)

1) PROGRAMA PDDE ESCOLA ACESSÍVEL

Informo que as escolas: Quinzinho, Miguel Marvullo e Edgardo Cardoso foram selecionadas ao programa PDDE ESCOLA ACESSÍVEL e já podem elaborar plano que atenda o proposto na

Resolução nº 20, de 19/10/2018 (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR) tais como, adequações arquitetônicas e de sanitários, alargamento de portas e vias de acesso, construção de rampas, instalação de corrimão, sinalização tátil e visual, aquisição de mobiliário acessível, cadeira de rodas e outros recursos de tecnologia assistiva. As unidades escolares devem acessar o site

http://pddeinterativo.mec.gov.br com login (CPF do Diretor) e senha, na aba Escola Acessível. Após a escolha dos itens já previamente elencados, devem enviar o plano para análise do MEC até 10/06/2019. A Resolução segue no anexo. Coloco-me a disposição para o que se fizer necessário.

ELIANE SOCORRO DE OLIVEIRA ALMEIDA

Supervisora de Ensino - (14) 3352-6004

(7)

1) GUIAS DE TRANSIÇÃO

Os Guias de Transição elaborados pela Secretaria da Educação estão disponíveis por meio do link:

As palavras devem ser digitadas na barra de endereço exatamente como expostas, em minúsculas e maiúsculas, sem adicionar o “www”. Solicitamos ampla divulgação entre os professores e lembramos que os materiais são disponibilizados/atualizados pouco a pouco, assim que a Secretaria nos envia.

NÚCLEO PEDAGÓGICO

2) CONCURSO ‘ESCOLA EM QUADRINHOS’ COM

PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA

Tema: Alimentação saudável

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, o Instituto Maurício de Sousa e o Parque da Mônica lançaram o concurso “Escola em Quadrinhos” para os alunos de toda a rede estadual. Todas as informações estão disponíveis no Regulamento do Concurso e pode ser acessado clicando na imagem abaixo. As inscrições vão até 07 de junho.

Qualquer dúvida estou à disposição. Atenciosamente.

ELAINE COGO MARQUEZINI

PCNP/Arte - (14) 3352-6030

elainecogo@prof.educacao.sp.gov.br

bit.ly/GUIASTRANSICAO

Inscrições até 07 de junho

(8)

3) REVISTA “PRÁTICAS ESCOLARES DE INCLUSÃO

EDUCACIONAL: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR

EDUCADORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO – VOLUME 3”

O Centro de Inclusão Educacional (CINC) do Departamento de Atendimento Especializado (DAESP) da COPED divulga o terceiro volume da revista “Práticas Escolares de Inclusão Educacional: experiências compartilhadas por educadores da Rede Estadual de Ensino – Volume 3”. Esta edição foi organizada pela equipe do CINC a partir de artigos e relatos recebidos de profissionais da Rede, mediante chamada feita em 2018 a todas as Diretorias de Ensino, por meio do Boletim CGEB, e dá continuidade ao Volume I publicado em 2016, e ao Volume II, publicado em 2018.

Agradecemos imensamente a participação de todos os professores, professores coordenadores, diretores, supervisores de ensino e parceiros, que escreveram e enviaram diversos textos, e parabenizamos pelos trabalhos realizados e sistematizados nesse registro. Informamos que os artigos não contemplados poderão ser incluídos em edições futuras.

Esperamos que esta publicação promova a necessária visibilidade de práticas escolares que contemplem a Educação para as Relações Étnico-Raciais, a Escolarização no Sistema Socioeducativo, a Educação Escolar Quilombola, Diversidade Sexual e Gênero, a Educação Escolar Indígena e a EJA no Sistema Prisional – e inspire novas ações na Rede.

Para acessar a publicação, clique na imagem abaixo:

ALEXANDRE MAZETTO VIEIRA

PCNP/História - (14) 3352-6033

(9)

4) CURSO EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E A BNCC

Leitura crítica, consumo e produção de conteúdo de forma consciente e responsável são algumas das competências que todos os alunos deverão ter, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa – tanto do Ensino Fundamental (Anos Finais) quanto do Ensino Médio. E para auxiliar a prática docente, o Instituto Palavra Aberta, em parceria com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, abriu inscrições para o curso Educação Midiática e a BNCC.

Além de proporcionar reflexão sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, o objetivo do curso é possibilitar a ampliação do letramento midiático por meio da análise, produção, circulação e da redistribuição de informação e de opinião.

Online, autoinstrucional e com carga horária de 30 horas, a formação está dividida em quatro módulos, que terão como conteúdo: Comunicação como direito; Campo jornalístico-midiático; Produção e circulação de informação na era digital; e Comunicação de marcas e novos formatos de marketing. No ambiente de aprendizagem estarão disponíveis fóruns interativos, questionários e enquetes que possibilitarão avaliação do conhecimento. Para aprovação e certificação, o cursista deverá concluir 100% das atividades e das tarefas disponíveis nos módulos.

Apesar de ser destinado aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, outros profissionais da educação também podem se inscrever, como professores da Educação Básica de outras disciplinas, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais que têm o desafio de implementar a BNCC na sua escola e/ou rede.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas, clicando na imagem:

Importante: Esse curso não é válido para cômputo da evolução funcional não acadêmica.

Para esclarecimento e/ou dúvidas entre em contato com:

DAIANE ELOISA DOS SANTOS

PCNP/Língua Portuguesa - (14) 3352-6023

(10)

5) PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é uma oportunidade única para os estudantes de Ensino Médio vivenciarem na prática o trabalho dos deputados federais, elaborar projetos de lei e debater na Câmara dos Deputados os temas de grande importância para o nosso país.

Este é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões da cidadania, que é o conhecimento sobre a organização da democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social.

O PJB também ajudará os estudantes a desenvolver habilidades como: domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as principais competências da matriz de referência do ENEM.

O período de inscrição é de 27 de março a 31 de maio de 2019, exclusivamente no site da Câmara dos Deputados (esse programa não é mediado pela Diretoria de Ensino).

Acesse a Ficha de Inscrição pela página do PJB no Portal da Câmara dos Deputados, CLICANDO AQUI

(no menu à direita, em “Destaques”), e preencha todas as informações com atenção e de forma completa. Anexe os seguintes documentos à sua Ficha de Inscrição:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA ETAPA ESTADUAL – PESO DE CADA CRITÉRIO 1. Justificativa da proposição – PESO 3 (dissertação argumentativa)

2. Relevância/mérito da proposição para a sociedade – PESO 2 3. Técnica legislativa (adequação ao gênero textual) – PESO 1 MATERIAL DE APOIO

É disponibilizado, na página do Parlamento Jovem, um curso online elaborado especialmente para estudantes interessados em participar do programa. Esse curso chama-se “Parlamento Jovem Brasileiro: como fazer um projeto de Lei?”.

MATERIAL PARA PROFESSORES

A cartilha “Como trabalhar o PJB em sala de aula?”, em www.camara.leg.br/pjb (disponível no menu à direita, em “Destaques”), contém informações interessantes sobre o olhar pedagógico do PJB e sua relação com as principais competências cobradas no ENEM.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PJB 2019

Ter entre 16 e 22 anos até o dia 31/12/2019. Isso significa que você só pode participar do PJB se nasceu de 1997 a 2003. Estar matriculado(a) e frequentando regularmente o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. Se você cursa o ensino técnico integrado ao Ensino Médio, ou está cursando o Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), você também está apto(a) a participar.

Não ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

ALEXANDRE MAZETTO VIEIRA

PCNP/História - (14) 3352-6033

alexandremazetto@prof.educacao.sp.gov.br

1. Projeto de lei elaborado por você.

2. Cópia de documento de identidade válido e legível.

3. Termo de Autorização do Responsável, assinado, caso você tenha menos de 18 anos. O modelo do termo de autorização está disponível no site juntamente com a ficha de inscrição.

4. Se você cursa o ensino técnico integrado ao Ensino Médio, essa informação deverá constar explicitamente na sua declaração. Da mesma forma, se você cursa o ensino médio na modalidade EJA, essa informação deverá constar na sua declaração.

(11)

A 2ª Fase da Competição USP de Conhecimentos 2019 é dia 06/06/2019.

A Prova presencial deverá ser realizada na escola onde o aluno está matriculado.

Todos os estudantes que indicaram período de estudos como manhã, tarde ou integral farão a prova das 08h às 11h da manhã. Haverá uma prova exclusiva para os estudantes do período noturno. Ela tem capa amarela e deve ser aplicada das 19h30min às 22h30min.

São 45 questões de múltipla escolha (15 questões de português, 15 questões de matemática, 10 questões de ciências e 5 questões de atualidades). As questões possuem cinco alternativas, sendo uma correta. O tempo total da prova é de 180 minutos.

É obrigatório o uso de caneta azul. Qualquer outra cor ou lápis não serão reconhecidos pelo sistema de leitura digital, invalidando a prova.

O professor (a) cadastrado (a) como colaborador (a) na Competição USP de Conhecimentos

deve acessar o sistema para conferir seus dados. CLIQUE AQUI para acessar

O sistema de cadastro permanecerá aberto. Na área do professor é possível alterar a escola de seu cadastro (até 31/05); visualizar a lista de estudantes de sua escola aprovados para a segunda fase da CUCo; fazer o download do documento em pdf com as instruções de aplicação; acessar vídeos com tutoriais de aplicação e acessar a lista de Representantes Regionais. Do dia 06/06 até 10/06 será possível fazer o upload das folhas de respostas dos estudantes. Após esse prazo, as folhas não enviadas indicarão ausência dos respectivos candidatos.

Quanto ao sistema, a partir de agora, além de enviar a foto da folha de respostas, será possível também digitar as respostas ou indicar "Ausente" manualmente. Essa função é uma alternativa para os casos de imagem com baixa qualidade ou não reconhecida pelo sistema.

(12)

SAMIRA ROSANE DEALIS GABRIEL

PCNP/Projetos Especiais - (14) 3352-6018

dealis@prof.educacao.sp.gov.br

(13)

AULAS: POLUIÇÃO PLÁSTICA - MARES LIMPOS”

Informamos que a ONU Meio Ambiente convida as escolas brasileiras a participarem do Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica - Mares Limpos, que

consiste em uma mobilização global para reduzir o uso de plásticos descartáveis nas escolas e contribuir para combater a poluição plástica dos oceanos. Essa iniciativa faz parte da campanha global da ONU Meio Ambiente “A Mares Limpos” (Clean

Seas, em inglês) que propõe a governos, empresas, escolas e a toda sociedade a realização de ações concretas para reduzir o uso de plástico. Desde que a campanha foi lançada, em 2017, mais de 50 países desenvolveram ações e estabeleceram compromissos concretos relacionados às políticas públicas para combate à poluição plástica nos oceanos.

O Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica - Mares Limpostem como objetivo levar informações

aos/às estudantes, escolas e à comunidade escolar sobre o problema do consumo excessivo do plástico e quais as melhores formas de mudar o cenário da poluição plástica nos oceanos. Para participar, os professores e professoras interessados deverão desenvolver um projeto para redução do uso de plásticos descartáveis na escola no dia a dia do(a)s estudantes, a ser implementado ao longo do primeiro semestre escolar. O projeto deve incluir atividades que conectem

os estudantes com a temática, disseminem informação no ambiente escolar e proponham formas de reduzir o uso de plástico descartável no cotidiano da escola e da comunidade escolar.

Até o dia 30 de junho, o(a) professor(a) responsável deverá compartilhar online a história do projeto

(com as hashtags #CleanSeas, #MaresLimpos e #DesafioEscolasMaresLimpos) e enviar um e-mail para

cleanseas@un.org (com cópia para mareslimpos@gmail.com) com o link da publicação online e as informações listadas no documento do Desafio (página 3), disponível, clicando aqui . O(a)s estudantes deverão registrar a implementação do projeto em fotos, vídeos e texto e enviar uma breve explicação sobre o projeto e seus resultados em inglês. Não é necessário registrar o projeto com antecedência.

No documento do Desafio ( CLIQUE AQUI para acessar) há sugestões de atividades para trabalhar a temática em sala de aula. O(a) professor(a) tem autonomia para criar outras ações que envolvam a escola e a comunidade e provoquem um movimento em sua região.

REGINA CÉLIA BATISTA

PCNP/Geografia - (14) 3352-6031

reginacbatista@prof.educacao.sp.gov.br

A foto ao lado é um registro da ação do Colégio São Sabas, de São Paulo, que participou do projeto #PorAmorAoMar, da

escritora infantil Cláudia Lima, em 2018. O projeto mobilizou escolas a reduzirem seu consumo de copos plásticos e as ações do colégio São Sabas evitaram 197

mil copos descartáveis. Escolas com ações como essa podem participar do Desafio Volta às Aulas Mares Limpos!

(14)

1) ATA DE RESULTADOS FINAIS DAS ESCOLAS

Conforme e-mail enviado em 10/05/2019 e em atendimento à Resolução SE 25, de 09/02/1981, solicitamos às Unidades Escolares, o envio (para o Núcleo de Vida Escolar) da ATA DE

RESULTADOS FINAIS - 2018 para arquivo na Diretoria de Ensino.

Esse procedimento é fundamental para a vida escolar dos alunos, assegurando uma cópia autêntica do rendimento anual do aluno junto aos documentos da escola.

A Ata de Resultados pode ser retirada da SED desde que sejam incluídas todas as movimentações dos alunos (transferidos e abandonos).

IMPORTANTE

Todas as escolas estaduais e municipais constituem-se postos de informação ao cidadão que procurar uma escola pública para participar do processo de matrícula. Cabe à Equipe Gestora e demais funcionários orientar devidamente os candidatos

que procurarem a escola a respeito de matrícula, transferência, setorização, transporte escolar, vida escolar, etc. Contamos a colaboração de todos para o atendimento de 100% dos que procuram a escola.

CIE- CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR

depjucie@educacao.sp.gov.br

(14) 3352-6025/6047/6028

Solicitamos ampla divulgação dos cartazes nas escolas, redes sociais, balcão de

atendimento, etc.

Clique na imagem para ampliar/imprimir ou salvar

(15)

1) LEMBRETES DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS

Senhores Diretores de Escola e Gerentes de Organização Escolar, retomamos alguns pontos sobre Atribuição de Aulas que não podem ser esquecidos.

É DE COMPETÊNCIA DAS UNIDADES ESCOLARES:

1. Comunicar quando o docente Cat. O atinge o mínimo de 19 aulas;

2. Comunicar quando o docente perde as aulas e ficam com menos de 19 aulas e/ou entram

em interrupção de exercício;

3. Quando o docente é convocado sua ausência será justificada em casos de: a. Falta médica (mediante apresentação de atestado);

b. Ministrar aula eventual no horário da atribuição, desde que devidamente informado pelo diretor da U.E;

c. Não houver aulas da habilitação/qualificação;

d. Incompatibilidade de horário (desde que a sede encaminhe o horário do docente com todas as aulas atribuídas);

4. As comunicações constantes nos itens 1 e 2 deverão ser encaminhadas ao CRH até quinta-feira às 12 horas, bem como o saldo de aulas;

5. As convocações serão atualizadas no site toda quinta-feira.

Os Diretores de Escola deverão ter registros de todas as vezes que os docentes não atenderam as solicitações para ministrarem aulas eventuais (§ 5º art.º 30 da Res. SE 71/2018). Posteriormente encaminhar ofício propondo a extinção contratual por descumprimento.

(16)

RESOLUÇÃO SE 71/2018

Artigo 18 - O docente titular de cargo adido ou parcialmente atendido, bem como o docente não efetivo, que esteja cumprindo a respectiva carga horária, parcial ou totalmente, com horas de permanência, deverá, assumir classes ou aulas livres de outras disciplinas que não de sua habilitação, ou, ainda, toda e qualquer substituição, inclusive a título eventual, que venha a surgir na própria unidade escolar, até que as classes/aulas sejam atribuídas a outro docente, exceto, em qualquer dos casos, na situação que envolva a disciplina de Educação Física.

Parágrafo único - O docente que se recusar ou não comparecer para reger classe ou ministrar aulas, que lhe tenham sido atribuídas ou a título eventual, em conformidade com o caput deste artigo, terá imputada as devidas faltas, aula ou dia, podendo implicar em instauração de processo administrativo, assegurado à ampla defesa e o contraditório.

Art.º 29 ...

§ 4º – Na inexistência de aulas na Fase 1, o Diretor de Escola deverá encaminhar o docente titular de cargo, o não efetivo, bem como o contratado, para, obrigatoriamente, participar da atribuição em nível de Diretoria de Ensino, para seu atendimento, conforme o caso.

§ 5º – Observados os dispositivos desta resolução e o princípio da razoabilidade, o não comparecimento do docente efetivo e do não efetivo, ou a recusa injustificada para atribuição de classes e aulas, em conformidade com os parágrafos 3º e 4º deste artigo, bem como a não configuração de classe ou aulas atribuídas poderá implicar em instauração de processo administrativo assegurada a ampla defesa e o contraditório.

Art.º 30 ....

§ 5º – O docente contratado para atuação eventual ou com atribuição inferior a 19 aulas, ou, ainda, em interrupção de exercício, que no período de 1 (um) mês, não atender as solicitações da diretoria de ensino para ministrar aulas ou participar de atribuição, respectivamente, poderá ter a extinção contratual, nos termos da legislação pertinente.

(17)

A Dirigente Regional de Ensino da DER de Piraju, CONVOCA nos termos dos § 4º e § 5º do art.º 29 e § 5º do art.º 30 da Resolução SE 71/2018, os docentes que não atingiram o mínimo de 19 aulas (Categoria O) ou em interrupção de exercício, abaixo identificados para comparecerem no mês de MARÇO DE 2019 todas as segundas-feiras às 14h00min, na sede da Diretoria de Ensino – Região de Piraju, a fim de participar da Atribuição de Aulas, sempre que houver de aulas de

sua habilitação/qualificação, com o horário expedido pela sede de frequência (de acordo com

o modelo encaminhado) e modelo CGRH, se aluno com a declaração de matrícula e frequência atualizada.

A listagem de convocação será atualizada semanalmente e publicada no site da DER (https://depiraju.educacao.sp.gov.br/saldo-de-aulas/) nas terças-feiras ou após atribuição de aulas na excepcionalidade.

CRH - CENTRO DE RECURSOS HUMANOS

depjucrh@educacao.sp.gov.br

(14) 3352-6036 / 3352-6037

CLIQUE AQUI para acessar a CONVOCAÇÃO atualizada dos professores Cat. O,

(18)

CIRCULAR PRODUZIDA PELA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU

2017: 28 edições 2018: 50 edições 2019: 22 edições Edição nº 22/2019 31 de Maio de 2019

Dirigente Regional de Ensino: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

www.depiraju.educacao.sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

• Ponto 38: Antonio Jose Gomes esquina com a Francisco de Assis Andrade • Ponto 39: Antonio jose Gomes em frente ao terreno baldio de esquina • Ponto 40: Jose Bonifacio próximo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Sociedade de Medicina de Alagoas Associação Médica do Amazonas Associação Médica do Amapá Associação Bahiana de Medicina Associação Médica Cearense Associação Médica

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

SENSOR DE

A Lei 12.846/2013 - popularmente conhecida como Lei Anticorrupção – dispõe sobre a responsabilização objetiva da pessoa jurídica pela prática de atos lesivos à

Deste modo, verificou-se que, tanto para o Grupo A (p=0,49), como para o Grupo B (p=0,39) não existem diferenças estatisticamente significativas nas notas médias