• Nenhum resultado encontrado

Manual de Treinamento. Área do Membro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Treinamento. Área do Membro"

Copied!
155
0
0

Texto

(1)

Manual de Treinamento

(2)

Contents

Geral ... 2 Transações ... 3 Negociação e Estoque ... 10 Licenças ... 15 Mercado ... 19 Finanças ... 22

Fazer uma Declaração de Venda ... 27

Fazer uma Declaração de Entrega ... 37

Fazer uma Entrega em Nome ... 46

Fazer uma Declaração de Compra ... 51

Comprar no Mercado ... 57

Comprar em Leilão ... 61

Gerenciar Estoque de Armazém ... 65

Anunciar no Mercado ... 68

Vender em Leilão ... 73

Realizar uma Venda ... 79

Rebaixar Estoque ... 87 Converter Estoque ... 91 Misturar Estoque ... 95 Remover Estoque ... 100 Rastrear Estoque ... 104 Gestão de Parâmetros ... 109

Cadastro de Gestão de Estoque ... 126

Confirmar uma Transação... 130

Modificar uma Transação ... 136

Rejeitar uma Transação ... 138

Modificar e Resubmeter uma Transação ... 140

Retirar uma Transação ... 142

Direitos e Acesso de Visitantes e Usuários em Nome... 144

Módulo Ajuda ... 148

(3)

Geral

Observe que se você estiver registrado em mais de um produto central com o mesmo provedor de rastreabilidade, deve primeiro escolher o produto central a respeito do qual deseja obter informações antes de proceder com quaisquer transações.

Observe que em todas as telas você pode atualizar as informações na tabela, assim como imprimir ou exportar para o Excel.

(4)

Transações

Nesta seção, você encontrará um panorama de todas as transações em que está envolvido. A tela está organizada como um sistema de e-mail com Caixa de Entrada, Caixa de Saída e a tabela Transações Finalizadas.

(5)

As colunas da Caixa de Entrada fornecem todas as informações relevantes para cada transação. Esses detalhes incluem o nome do vendedor, o do comprador e os detalhes da transação, tais como o produto, a qualidade e o volume negociado.

A Caixa de Saída contém todas as transações em que você é o iniciador e que ainda não foram objeto de ação por outra parte.

(6)

Da mesma forma que na Caixa de Entrada, as colunas da Caixa de Saída apresentam todas as informações relevantes para cada transação. Esses detalhes incluem o nome do vendedor, o do comprador e os detalhes da transação, tais como o produto, a qualidade e o volume negociado.

(7)

Cada tabela contém filtros que você pode usar para ajustar as informações mostradas na tela.

(8)
(9)
(10)

Por exemplo, para pesquisar todas as transações finalizadas relacionadas ao Brasil, digite Brasil na caixa Pesquisa e clique na lupa. O sistema mostrará todas as transações que estão relacionadas ao Brasil.

(11)

Negociação e Estoque

Em Negociação e Estoque, você encontrará funções operacionais para registrar suas atividades de transações certificadas e de estoque no sistema, assim como também poderá controlar seu estoque.

(12)

Volume Certificado: esse bloco só está disponível para produtores.

Nesse bloco, você encontra informações sobre seu certificado, como a Identidade do Certificado e seu prazo de validade.

(13)

lado do produto que deseja vender. Para obter mais informações sobre as Atividades de Negociação, veja os módulos correspondentes.

A seguir, encontra-se o bloco Mercado. O Mercado é uma área no Sistema de Rastreabilidade em que um membro pode anunciar e vender os produtos certificados para outros membros licenciados. Essa área só está disponível para aqueles membros cujo programa está configurado para apoiar essa função. Observe que o bloco Mercado mostra apenas os produtos que você anunciou no Mercado. O bloco não mostra os produtos anunciados por outros membros. Para obter mais informações sobre como locar itens no Mercado, veja o modulo Anunciar no Mercado.

Para ler sobre situações em que os produtos certificados são vendidos através de leilão físico, a função Leilão do sistema deve ser usada para processar a venda. O bloco Leilão mostra os produtos que você deseja vender por meio de um Leilão. Para obter mais informações, veja o módulo Vender em Leilão.

(14)

produtor podem ser vendidos como sustentáveis mesmo após a licença ter expirado, contanto que a licença do Armazém ainda esteja ativa no momento da venda. Para obter mais informações sobre como colocar itens em um armazém e vendê-los, veja o módulo Gerenciar Estoque de Armazém.

Além disso, todos os blocos contêm filtros que podem ser usados para ajustar as informações mostradas na tela.

Se você deseja obter mais informações sobre os detalhes de uma transação, sobre o membro ou sobre os usuários que estiveram envolvidos na transação, clique no hiperlink específico. Por exemplo, para obter mais informações sobre o produtor, clique no hiperlink Nome do Produtor.

(15)
(16)

Licenças

Em Licenças, você encontrará um panorama de suas licenças atuais e um panorama de seus direitos de negociação no Sistema de Rastreabilidade que foram ativados após um certificado ter-lhe sido concedido por uma Entidade Certificadora. Um certificado constitui um pré-requisito para obter uma licença e nenhuma licença pode ser criada sem um certificado.

(17)

No panorama da licença, há detalhes sobre a licença concedida, incluindo a data inicial e final, os produtos e o nível máximo de programa em que você está autorizado a negociar e se está autorizado a processar ou atuar como um armazém.

(18)

Se você é um produtor, o panorama de licença inclui um indicador de seu Volume Certificado e volume Remanescente separado por produto. O volume Remanescente indica o volume de cada produto que você tem disponível para negociar.

Além disso, você pode baixar o Relatório Resumido e o documento de certificado em formato pdf usando os links no final da página.

O documento Relatório Resumido é um panorama dos resultados de inspeção realizada pela Entidade Certificadora.

(19)

Para obter mais informações sobre uma licença específica, clique nos links Ver Relatório Resumido ou Ver Licença.

(20)

Mercado

O Mercado é uma área no Sistema de Rastreabilidade em que um membro pode anunciar e vender os produtos certificados para outros membros licenciados. Para colocar um produto no Mercado, o vendedor deve preencher o formulário Anunciar no Mercado. Esse formulário pode ser encontrado no item do menu Negociação e Estoque.

(21)

Se você comprar um produto detalhado no Mercado, deve finalizar a transação digitando as informações no Sistema de Rastreabilidade. Para fazê-lo, você deve primeiro receber o Código de Aperto de Mão do produto. Esse código deve ser fornecido pelo vendedor. Os detalhes do vendedor podem ser acessados clicando-se no hyperlink de Identidade do Mercado ou no Nome do Vendedor. O prazo durante o qual um item pode permanecer anunciado no Mercado é determinado pelas regras e as restrições do provedor de rastreabilidade. Para obter mais informações sobre essas regras e restrições, contate seu provedor de rastreabilidade.

Além disso, esse item do menu inclui filtros que você pode usar para ajustar as informações mostradas na tela. Você pode filtrar as informações por Produto, Programas, Países Vendedores e Países de Origem. O filtro País de Origem só está disponível se os produtos colocados no Mercado estiverem no nível de programa Identidade Preservada. A Identidade Preservada é o único nível de programa que mantém um registro de todos os detalhes sobre a origem do produto.

(22)
(23)

Finanças

Na tela Finanças, você encontrará um panorama de todos os aspectos financeiros envolvidos nas negociações no Sistema de Rastreabilidade. A tela está dividida em seu Saldo Atual e Faturas.

Observe que se você estiver registrado para mais de um produto central com o mesmo provedor de rastreabilidade, deve primeiro escolher o produto central a respeito do qual deseja obter mais informações antes de iniciar qualquer transação.

(24)

A tela Saldo Atual mostra todas as transações pelas quais você é responsável pela taxa de administração. A taxa de administração é uma cobrança feita por seu provedor de rastreabilidade pelo uso do Sistema de Rastreabilidade. O valor da taxa de administração é a quantia devida por unidade em cada transação. A Taxa de Administração Total é o total devido por você pela transação. Observe que os membros pelos quais você é responsável pelo pagamento da taxa de administração variam de programa para programa. As informações em seu Saldo Atual podem ser filtradas por Crédito ou Débito.

As cobranças referentes à Transação mostradas na tabela de Saldo Atual não foram faturadas. Uma vez que a transação tenha sido faturada, as informações desaparecerão da tabela de Saldo Atual e aparecerão na tabela Fatura. Observe que há um aviso no fundo da tela com a data em que as transações serão faturadas.

(25)

Finalmente, a tela também indica seu saldo no mês atual.

Se você necessitar de mais informações sobre os detalhes da transação, sobre o membro ou sobre os usuários que estiveram envolvidos na transação, clique no hiperlink relevante.

(26)

As informações adicionais aparecerão em uma nova janela.

A tela Fatura inclui um panorama de todas as faturas com seu status de pagamento (paga, parcialmente paga, não paga, vencida) e um panorama das faturas de crédito geradas após uma correção administrativa. Você também pode escolher filtrar as informações pela data de emissão ou pelo status de pagamento.

(27)

As últimas colunas da tabela indicam o valor devido e o valor pago em cada fatura. Além disso, ela mostra o status de cada fatura (paga, parcialmente paga, não paga e vencida) e o tipo de transação (Crédito ou Débito).

Se você precisar obter mais informações sobre uma fatura, pode clicar no hiperlink Identidade da Fatura ou baixar a fatura em formato PDF.

(28)

Fazer uma Declaração de Venda

Se você é um produtor, a função Declaração de Venda lhe permite negociar produtos a partir de seu Volume Certificado com outros membros licenciados no Sistema de Rastreabilidade. Uma Declaração de Venda é um registro no Sistema de Rastreabilidade de uma venda real feita fora do Sistema de Rastreabilidade. Após uma Declaração de Venda ter sido registrada pelo vendedor, o comprador precisa confirmar a transação para completá-la no sistema.

Para fazer uma Declaração de Venda: Clique em Negociação e Estoque

Abaixo do bloco de seu Volume Certificado, clique no link Declaração de Venda para o produto que deseja vender. Por exemplo, você gostaria de fazer uma Declaração de Venda para o Teste de Cerejas de Café.

(29)

O formulário Declaração de Venda aparecerá em uma nova janela.

Selecione uma pessoa de contato para essa venda em sua organização a partir do menu suspenso. Essa lista contém todos os usuários registrados para sua companhia.

(30)

Se seu comprador não aparecer na lista, clique em Editar Lista de Compradores.

E clique em Acrescentar Comprador.

Você pode pesquisar pela identidade do membro ou pelo nome do membro. A identidade do membro pode ser fornecida por seu comprador ou por seu provedor de rastreabilidade.

(31)

Após acrescentar o comprador à nova lista de compradores, clique em OK. Selecione o comprador do menu suspenso e selecione a pessoa de contato do comprador.

No bloco Transações, digite as informações do contrato e a referência. As informações da referência são os dados usados por você fora do Sistema de Rastreabilidade para identificar uma venda específica. As informações digitadas podem ser um valor alfanumérico.

Escolha a data de venda. Não há restrições quanto à data de venda, podendo qualquer data, do passado ou do futuro, ser escolhida. Isso permite especificar a data efetiva do contrato como a data de venda.

(32)

Se disponível, você pode anexar documentos que comprovem a venda.

(33)

Observe que você está autorizado a negociar tanto no nível do programa para o qual está certificado e em qualquer nível de programa de rastreabilidade abaixo do nível para o qual você está certificado.

Digite o volume. O volume Remanescente indicará o Volume Certificado daquele produto que você tem disponível para vender.

Digite as informações de embarque. A data de embarque está sujeita às regras e às restrições de seu programa. Para saber mais sobre elas, contate seu provedor de rastreabilidade.

(34)

O tipo de meio de transporte exigirá uma identidade de transporte que você pode digitar clicando no botão Acrescentar após escolher o tipo de meio de transporte.

A seguir, digite o prêmio recebido. O prêmio indica a quantia paga acima do valor do mercado para o produto devido ao seu status de certificado. Os prêmios registrados no Sistema de Rastreabilidade podem ser vistos apenas pelas partes envolvidas na transação. Além disso, o prêmio mínimo e máximo serão indicados.

Se um prêmio é exigido por seu provedor de rastreabilidade, esse campo será obrigatório e deve ser preenchido pelo produtor ou pelo comprador no momento da confirmação.

Clique em OK.

Seu volume Remanescente será atualizado no item de menu Negociação e Estoque no bloco Volume Certificado.

(35)

E, em seguida, no item de menu Licenças em Volume Remanescente.

Uma vez submetida, a transação será transferida para a sua área Transações Clique em Caixa de Saída.

(36)

Você pode modificar, retirar, imprimir ou criar um PDF da transação até o comprador Confirmar. Para obter mais informações, ver os módulos Modificar e Retirar.

O próximo passo para finalizar essa transação é o comprador confirmar a Declaração de Venda. Uma vez confirmada pelo comprador, a transação é transferida para a Caixa de Entrada. Após a confirmação, uma transação não pode ser modificada ou retirada.

(37)

Uma vez reconhecida, a transação será transferida para Transações Finalizadas. Se você desejar, pode imprimir ou criar um documento PDF da transação.

(38)

Fazer uma Declaração de Entrega

Uma Declaração de Entrega registra no Sistema de Rastreabilidade a ação na vida real de colocar itens de seu volume certificado remanescente em um armazém. Todos os volumes colocados em um armazém podem ser vendidos como sendo produtos certificados após sua licença ter expirado contato que o volume tenha sido colocado no armazém antes da expiração de sua licença e que a licença do armazém esteja válida no momento da venda.

Para fazer uma Declaração de Entrega: Clique em Negociação e Estoque.

No seu bloco Volume Certificado, clique no link Declaração de Entrega para o produto que deseja enviar para o armazém.

(39)

O formulário Declaração de Entrega aparecerá em uma nova janela.

Selecione a pessoa de contato de sua organização responsável por essa entrega clicando no nome dela no menu suspenso. Essa lista contém todos os usuários registrados da sua companhia.

(40)

Selecione o nome do armazém a partir do menu suspenso.

Se o armazém de sua preferência não aparecer na lista, clique em Editar Lista de Armazéns.

(41)

Você pode pesquisar pela identidade do membro ou pelo nome do membro. A identidade do membro pode ser fornecida por seu armazém ou provedor de rastreabilidade.

Após haver selecionado o armazém, selecione a pessoa de contato no armazém.

No bloco Transação, digite as informações do contrato e a referência. As informações da referência são os dados usados por você fora do Sistema de Rastreabilidade para identificar uma entrega específica. As informações digitadas podem ser um valor alfanumérico.

(42)

Escolha a data de entrega. Não há restrições quanto à data de entrega, podendo qualquer data, do passado ou do futuro, ser escolhida.

Se disponível, você pode anexar documentos que comprovem a entrega.

Caso pertinente, selecione Qualidade. O nível de programa de sustentabilidade é preenchido automaticamente, porque, como uma regra do sistema, apenas os produtos de Identidade Preservada podem ser colocados em um armazém.

(43)

Digite o volume. O volume Remanescente indicará o volume certificado que você ainda possui para venda daquele produto.

Digite as informações de embarque. Os dados de embarque estão sujeitos às regras e às restrições de seu programa. Para obter mais informações a respeito, contate seu provedor de rastreabilidade.

O meio de transporte pode exigir uma identidade de identificação do transporte que pode ser digitada ao clicar no botão Acrescentar após escolher o tipo de transporte.

(44)

Seu volume Remanescente será atualizado em seu item de menu Negociação e Estoque sob o bloco Volume Certificado.

(45)

O próximo passo para finalizar essa entrega é o armazém confirmar a transação. Após a entrega ser confirmada pelo armazém, a transação passará para a Caixa de Entrada.

Em seu item Negociação e Estoque, seu bloco Armazém será atualizado. Você pode acessar e vender esse estoque como sendo certificado a partir do armazém contanto que a licença dele esteja válida, mesmo se sua licença estiver expirada.

Você pode realizar várias ações em seu estoque de armazém. Consulte o modulo Estoque de Armazém para obter mais informações a respeito.

(46)

Para completar a transação, clique em Reconhecer.

(47)

Fazer uma Entrega em Nome

A função Declarar Entrega em Nome permite que um agente da cadeia de fornecimento com a função Armazém faça uma declaração de entrega em nome de um produtor para ele próprio. Essa função permite que os armazéns auxiliem os produtores com acesso limitado ao Sistema de Rastreabilidade. A função Declarar Entrega em Nome está disponível apenas após o produtor ter cedido esse direito ao armazém atuante. Para obter mais informações sobre como acrescentar um usuário em nome, veja o módulo administrar seus Parâmetros.

Observe que todos os volumes dentro do armazém podem ser vendidos como sendo produtos certificados mesmo após a licença do produtor haver expirado, contanto que o volume tenha sido colocado no armazém antes da licença expirar e que o certificado do Armazém esteja em vigor no momento da venda.

Clique em Negociação e Estoque.

(48)

O formulário Declarar Entrega em Nome aparecerá em uma nova janela.

Selecione o nome do produtor e a pessoa de contato no menu suspenso.

Selecione sua pessoa de contato. Observe que o nome do membro nas informações do armazém foi preenchido com suas informações porque uma Entrega em Nome pode somente ser feita para anunciar os itens de seu próprio armazém.

(49)

Digite a Data de Entrega. Não há restrições quanto à data de entrega, podendo qualquer data, do passado ou do futuro, ser escolhida. Para obter mais informações sobre essas regras e restrições, contate seu provedor de rastreabilidade.

(50)

O volume remanescente indicará o volume certificado daquele produto que você ainda possui para vender.

Digite os detalhes de transporte, incluindo a data de embarque e o meio de transporte.

Observe que a data de embarque está sujeita às regras e restrições de seu programa de sustentabilidade.

Clique em OK.

(51)

O volume Remanescente do produtor será atualizado em seus itens de menu Negociação e Estoque e Licença. Além disso, o produtor será notificado com uma mensagem de transação em sua Caixa de Entrada, onde ele poderá reconhecer a transação caso tenha acesso à internet.

(52)

Fazer uma Declaração de Compra

A função Declaração de Compra permite que você faça uma declaração de venda em nome de um produtor para você. Esta função permite a você, o comprador, auxiliar os produtores com acesso limitado ao Sistema de Rastreabilidade a fazer transações no sistema. Você não precisa confirmar essas vendas uma vez que está fazendo a declaração para sua própria conta. Você só pode fazer uma Declaração de Compra se recebeu direitos de Usuário em Nome no sistema do produtor do qual comprará. Consulte o módulo Administração de Parâmetros para obter mais informações sobre como acrescentar direitos de usuário em nome.

(53)

O formulário Declaração de Compra aparecerá em uma nova janela.

Selecione o membro de quem você deseja comprar.

Observe que o nome do comprador é preenchido automaticamente com seu nome de membro. No entanto, você precisa selecionar a pessoa de contato para essa transação no menu suspenso.

(54)

No bloco Transações, digite as informações do contrato e a referência. As informações da referência são aqueles dados usados por você fora do Sistema de Rastreabilidade para identificar uma venda específica. As informações digitadas podem ser um valor alfanumérico.

Escolha Data de Compra. Não há restrições quanto à Data de Compra, podendo qualquer data, do passado ou do futuro, ser escolhida.

Observe que as informações de confirmação são preenchidas automaticamente. Conforme mencionado anteriormente, uma Declaração de Compra não precisa ser confirmada para que a transação seja finalizada uma vez que o comprador está fazendo a transação em nome do vendedor.

Escolha os detalhes do produto.

O produto e os programas disponíveis são apenas aqueles para os quais o membro vendedor está certificado. Se, como um comprador, você está licenciado para um programa inferior ao do vendedor, o produto será automaticamente rebaixado para o programa mais elevado disponível para você quando a transação for finalizada.

(55)

Se disponível, você pode anexar documentos que comprovem a venda.

Digite os detalhes de transporte. A Data de Embarque está sujeita às restrições e às regras de seu programa. Para obter mais informações, entre em contato com seu provedor de rastreabilidade.

(56)

Digite o prêmio. A faixa de valores disponível para o prêmio é determinada pelas regras e restrições do programa de rastreabilidade.

Além disso, se você for responsável pela taxa de administração, a quantia devida será anotada nesse bloco. A taxa de administração é uma cobrança feita por seu provedor de rastreabilidade pelo uso do Sistema de Rastreabilidade. Observe que os membros responsáveis pela taxa de administração variam de um programa para outro. Para obter mais informações sobre as taxas de administração do programa, contate seu provedor de rastreabilidade.

Clique em OK.

Sua posição em Estoque Negociável para aquele produto e o volume certificado do membro do qual você comprou serão atualizados.

(57)

Observe que nenhuma confirmação é exigida para finalizar a transação, e você não pode retirar ou modifica essa transação.

(58)

Comprar no Mercado

O Mercado é uma área em que você pode oferecer produtos para venda para outros membros do Sistema de Rastreabilidade. Cada item colocado no Mercado tem seu próprio Código de Aperto de Mão. Esse código é exigido quando a transação é finalizada no sistema.

Os membros interessados em um produto anunciado no Mercado devem contatar o vendedor fora do Sistema de Rastreabilidade para chegar a um acordo sobre os detalhes da venda. Quando a venda física for acordada, a função Comprar no Mercado é usada para completar a transação no sistema.

O item do menu Mercado mostra apenas os produtos que foram colocados no Mercado por outros membros. Para finalizar uma Compra no Mercado, você deve ir ao item do menu Negociação e Estoque e usar o item de ação Comprar no Mercado.

(59)

Clique no ícone Ação de Comprar no Mercado.

Um formulário Comprar no Mercado aparecerá em uma nova janela.

Digite o Código de Aperto de Mão.

Observe que cada item colocado no Mercado possui um Código de Aperto de Mão. Esse código pode ser visto apenas pelo vendedor; no entanto, ele é necessário para que o comprador complete a transação no sistema. As negociações de itens colocados no Mercado são feitas fora do sistema. Entretanto, se um comprador estiver interessado em comprar um item no Mercado, ele deve contatar o vendedor para realizar as negociações de venda e obter o Código de Aperto de Mão.

(60)

No bloco Transações, digite as informações do contrato e a referência. As referências são aqueles dados usados por você para identificar uma venda específica. As informações digitadas podem ser um valor alfanumérico.

Clique em OK.

Quando a transação tiver sido processada, sua posição em Estoque Negociável para aquele produto e o estoque do vendedor no Mercado serão atualizados.

(61)
(62)

Comprar em Leilão

Leilão é uma função usada em conjunto com um leilão físico onde as transações dos produtos oferecidos e comprados no leilão físico podem ser registradas no Sistema de Rastreabilidade. Cada item anunciado no Leilão do sistema possui seu próprio Código de Aperto de Mão. Esse código deve ser incluído juntamente com o item no leilão físico para que o membro comprador possa finalizar a transação no sistema.

Os membros interessados em um produto vendido por meio de um leilão físico devem finalizar as negociações de venda fora do Sistema de Rastreabilidade. Quando a venda física tiver sido acordada, a função Comprar em Leilão é usada para completar a transação no sistema. Observe que apenas os produtores podem colocar itens para venda no Leilão.

(63)

Clique no ícone Ação de Comprar em Leilão.

O formulário Comprar em Leilão aparecerá em uma nova janela.

Digite o Código de Aperto de Mão. Esse código deve ser incluído pelo vendedor juntamente com o produto físico no leilão. Se você não tiver o Código de Aperto de Mão, contate o vendedor.

(64)

Selecione a pessoa de contato no menu suspenso e digite o número de referência. As informações de referência são aqueles dados usados por você fora do Sistema de Rastreabilidade para identificar uma venda específica. As informações podem ser um valor alfanumérico.

Clique em OK.

Quando a transação tiver sido processada, sua posição em Negociação e Estoque relativa a esse produto e o estoque de leilão do vendedor serão atualizados.

(65)
(66)

Gerenciar Estoque de Armazém

Um Armazém é um local onde um produtor pode armazenar produtos por um prazo longo para vendê-los em uma data posterior. Os itens colocados em um Armazém durante o prazo de validade da licença do produtor podem ser vendidos como sendo sustentáveis mesmo após suas licenças terem expirado, contanto que a licença do Armazém esteja em vigor no momento da venda. No sistema, um Armazém é considerado um membro ativo e, portanto, deve registrar e receber sua própria licença válida para processar os itens entregues a ele pelos produtores.

As atividades realizadas no estoque do Armazém são determinadas pelo tipo de membro.

Os produtores podem converter para venda e remover itens.

Os agentes da Cadeia de Fornecimento podem realizar uma Declaração de Compra. Consulte o módulo Declaração de Compra para agentes da Cadeia de Fornecimento.

(67)

O link Remover removerá o item selecionado e o colocará de volta em seu estoque de Volume Certificado. Para obter mais informações sobre essa função, veja o módulo Remover.

Além disso, você pode realizar atividades de negociação. Essas atividades permitem que você venda um produto diretamente de seu estoque de armazém. Essa venda segue o mesmo processo que uma Declaração de Venda.

Para vender um produto de seu estoque de armazém, clique no link Converter para Venda relativo ao produto que deseja vender.

(68)
(69)

Anunciar no Mercado

Mercado é uma área no Sistema de Rastreabilidade onde um membro pode anunciar e vender produtos certificados para outros membros do programa de sustentabilidade. Cada item colocado no Mercado tem seu próprio Código de Aperto de Mão. Esse código é exigido ao finalizar a transação no sistema.

Os membros interessados em anunciar um produto no Mercado devem preencher o formulário Anunciar no Mercado. Quando esse formulário estiver completo, outros membros serão capazes de ver o produto anunciado no item de menu Mercado. Todos os membros estão autorizados a anunciar produtos no Mercado. Para anunciar no Mercado: Clique no item de menu Negociação e Estoque.

Em Estoque Negociável, clique no link Anunciar no Mercado relativo ao produto que você deseja anunciar no Mercado.

Para os produtores, essa opção está disponível em Volume Certificado e, se disponível, seu bloco Armazém. Para os agentes da Cadeia de Fornecimento, a opção está disponível em seu bloco Estoque Negociável e, se disponível, seu bloco Armazém.

(70)

O formulário Anunciar no Mercado aparecerá em uma nova janela.

Selecione uma pessoa de contato para essa venda em sua organização no menu suspenso. Esta lista contém todos os usuários registrados para sua companhia.

No bloco Transações, digite as informações do contrato e a referência. As informações de referência são aqueles dados usados por você fora do Sistema de Rastreabilidade para identificar o item específico. As informações digitadas podem ser um valor alfanumérico.

(71)

Se disponível, você pode anexar documentos que comprovem a venda.

Digite os detalhes do produto.

Observe que você está autorizado a negociar tanto no nível de programa em que está certificado quanto em qualquer nível de programa inferior disponível.

O volume Remanescente indica o volume daquele produto que você ainda possui para vender.

Digite os detalhes financeiros.

As informações sobre preço são obrigatórias para todos os membros. No entanto, as informações sobre o prêmio são digitadas apenas pelos produtores e talvez não sejam obrigatórias dependendo das especificações de seu programa. Contate seu provedor de rastreabilidade para obter mais informações.

(72)

Se você é um agente da Cadeia de Fornecimento, seus blocos Estoque Negociável e Mercado serão correspondentemente atualizados.

Observe que cada item colocado no Mercado tem seu próprio Código de Aperto de Mão. Esse código pode ser visto apenas pelo vendedor; no entanto, o comprador precisa dele para completar a transação no sistema. As negociações para os itens colocados no Mercado são realizadas fora do sistema. Entretanto, se um comprador estiver interessado na compra de um item colocado no Mercado, ele deve contatar o vendedor para negociar a venda e obter o Código de Aperto de Mão. Para obter mais informações, veja o módulo Comprar do Mercado. É importante que o Código de Aperto de Mão seja disponibilizada apenas após a venda ter sido finalizada e, portanto, precisar ser processada no sistema.

(73)

Para retirar do Mercado, clique no link Retirar do Mercado. O formulário Retirar do Mercado aparecerá em uma nova janela. Digite o volume que você deseja retirar e a razão para fazê-lo. Verifique a declaração de confirmação e clique em OK.

(74)

Vender em Leilão

Leilão é uma função usada em conjunto com um leilão físico em que um determinado volume de um produto é oferecido para outros membros fazerem suas ofertas de preço. Cada item anunciado em leilão no sistema tem seu próprio Código de Aperto de Mão. Esse código precisa ser incluído juntamente com o item no leilão físico para que o membro comprador possa finalizar a transação no sistema.

Os membros interessados na venda de um produto em um leilão físico devem completar o formulário Vender em Leilão e anexar esse formulário ao produto no leilão físico. As negociações para o produto físico devem ser realizadas e finalizadas fora do Sistema de Rastreabilidade. Uma vez que a venda física tenha sido acordada, a função Comprar em Leilão é usada para completar a transação no sistema. Para obter mais informações sobre como usar a função Comprar em Leilão, veja o módulo Comprar em Leilão.

(75)

Em Estoque Negociável, clique no link Vender em Leilão relativo ao produto que você deseja vender no leilão.

(76)

Selecione sua pessoa de contato no menu suspenso. Observe que o nome do membro vendedor já estará digitado.

No bloco Transações, digite as informações do contrato e a referência. As informações da referência são aqueles dados usados por você fora do Sistema de Rastreabilidade para identificar uma venda específica. As informações digitadas podem ser um valor alfanumérico.

Digite os detalhes do produto, incluindo o programa e o volume do produto a ser vendido.

Você está autorizado a negociar tanto no nível do programa para o qual está certificado quanto em qualquer nível de programa inferior disponível.

(77)

Digite os detalhes financeiros do produto. O preço não é um campo obrigatório.

Se você é um agente da Cadeia de Fornecimento e é responsável pela taxa de administração para esse produto, terá a oportunidade de postergar essa taxa. A taxa de administração é uma cobrança instituída por seu provedor de rastreabilidade pelo uso do Sistema de Rastreabilidade. Os membros responsáveis pela taxa de administração variam de programa para programa. Verifique junto ao seu provedor de rastreabilidade quais são as regras de seu programa para a taxa de administração e para a opção da taxa postergada.

Clique em OK.

Sua posição de estoque será atualizada nos blocos Remanescente e Leilão será devidamente atualizado. O prazo em que um item pode permanecer em exibição no bloco Leilão é determinado pelas regras e restrições do fornecedor de rastreabilidade. Para obter mais informações sobre essas regras e restrições, contate seu provedor de rastreabilidade.

Cada item colocado em leilão tem seu próprio Código de Aperto de Mão. Esse código deve estar incluído junto com o item no leilão físico para que o membro comprador possa finalizar a transação no sistema.

(78)

Se você não desejar mais vender um produto através de leilão, poderá removê-lo usando o link Remover do Leilão, ou escolher anunciá-lo no Mercado usando o hiperlink Anunciar no Mercado. Para obter mais informações sobre como Anunciar no Mercado, veja o módulo Anunciar no Mercado.

Se você deseja remover o item, clique no link Remover do Leilão. O formulário Remover do Leilão aparecerá em uma nova janela.

(79)

Clique em OK.

Uma vez removido, o bloco Estoque de Leilão e seu Volume Certificado ou Estoque Negociável serão atualizados.

(80)

Realizar uma Venda

A função Vender permite que você venda um determinado volume de seu volume Remanescente em Estoque Negociável para outro membro. Uma vez que uma Venda tenha sido registrada, o comprador precisa confirmar a transação para completá-la no sistema. Essa ação pode apenas ser realizada pelos agentes da Cadeia de Fornecimento.

(81)

Em Estoque Negociável, clique no link Vender relativo ao produto que você deseja vender.

(82)

Selecione uma pessoa de contato de sua organização para essa venda no menu suspenso. Essa lista conterá todos os usuários registrados para sua companhia.

Selecione o nome do comprador e a pessoa de contato nos menus suspensos.

(83)

E clique em Acrescentar Comprador.

Você pode pesquisar pela identidade do membro ou pelo nome do membro. A identidade do membro pode ser fornecida por seu comprador ou por seu provedor de rastreabilidade.

Selecione o comprador e clique em OK.

Após selecionar o comprador, selecione a pessoa de contato do comprador.

(84)

Escolha a data da venda. As datas disponíveis estão sujeitas às regras e às restrições do programa. Para obter mais informações (sobre essas regras e restrições), contate seu provedor de rastreabilidade.

Escolha os detalhes do produto, incluindo o programa e o volume.

Você está autorizado a negociar tanto no nível do programa para o qual está certificado quanto em qualquer nível de programa inferior disponível.

(85)

Digite os detalhes de transporte, inclusive a data de embarque e o meio de transporte utilizado. A Data de Embarque está sujeita às restrições e às regras de seu programa. Para obter mais informações (a respeito dessas regras e restrições), entre em contato com seu provedor de rastreabilidade.

O tipo de meio de transporte exigirá uma identidade de identificação do transporte que você pode digitar clicando no botão Acrescentar após escolher o tipo de meio de transporte.

O bloco Finanças mostra o custo da taxa de administração e a Taxa Total de Administração que será faturada. A taxa de administração é uma cobrança instituída por seu provedor de rastreabilidade pelo uso do Sistema de Rastreabilidade. Os membros responsáveis pela taxa de administração variam de programa para programa. A taxa de administração total indica a quantia devida para a venda que está sendo processada.

O bloco também indica se a taxa pode ser postergada para o próximo membro. Para obter mais informações sobre a taxa de administração e a opção de taxa postergada, contate seu provedor de rastreabilidade.

(86)

Uma vez submetido, sua posição de estoque será atualizada em seu Estoque Negociável e a transação será transferida para suas Transações.

Clique em Caixa de Saída.

Você pode Modificar ou Retirar uma transação até o comprador confirmá-la. Para obter mais informações, veja os módulos Modificar, Rejeitar e Retirar.

(87)

Clique em Reconhecer. Quando a transação tiver sido reconhecida, ela será transferida para Transações Finalizadas.

(88)

Rebaixar Estoque

A função Rebaixar permite que você rebaixe o Nível de Programa de um produto. Você pode realizar um rebaixamento se estiver certificado para um nível de programa que possui programas inferiores na hierarquia do programa. Uma vez que você tenha feito um rebaixamento, a ação não poderá ser revertida.

(89)

No bloco Estoque Negociável, clique no link Rebaixar relativo ao produto que você deseja rebaixar.

O formulário Rebaixar Estoque aparecerá em uma nova janela.

(90)

Digite o volume que você deseja rebaixar.

Observação: Certifique-se de que os Detalhes do Produto de Saída refletem o produto final que você deseja negociar.

Clique em OK.

Sua posição de estoque será atualizada em seu Estoque Negociável. Uma vez que um produto tenha sido rebaixado, essa ação não poderá ser revertida.

(91)
(92)

Converter Estoque

A função Converter permite que você converta um produto em um produto derivado. As taxas de conversão são definidas por programa. Contate seu provedor de rastreabilidade para obter mais informações sobre as taxas de conversão para seu programa.

Clique no item do menu Negociação e Estoque.

(93)

O formulário Converter Estoque aparecerá em uma nova janela.

Selecione os produtos de saída resultantes e clique em Próximo.

(94)

Verifique que a conversão pretendida aparece na seção Saída. As taxas de conversão são definidas por programa. Contate seu provedor de rastreabilidade para obter mais informações sobre as taxas de conversão definidas para seu programa.

(95)

Sua posição de estoque será atualizada em seu Estoque Negociável. Após um produto ser convertido, essa ação não poderá ser revertida.

(96)

Misturar Estoque

Esta função permite que você crie um item de inventário a partir de uma mistura de um tipo de produto de fontes de produtores diferentes que são negociados no nível de programa Identidade Preservada. A função Misturar lhe permite selecionar os itens a serem misturados. O item de inventário recém-criado exibirá os detalhes dos nomes dos produtores e de seus respectivos volumes na mistura. Uma vez que os produtos tenham sido misturados, essa ação não poderá ser revertida.

(97)

O formulário Misturar Estoque aparecerá em uma nova janela.

Selecione as posições de estoques diferentes que você deseja acrescentar à mistura e indique o volume que deseja que entre na mistura. Você pode selecionar o volume inteiro daquele produto ou pode personalizar o volume.

(98)

Caso necessite obter mais informações sobre a transação que resultou na posição de estoque específica apresentada na janela Misturar, clique no híperlink “Visualizar”. Os detalhes da transação serão apresentados em uma janela separada.

(99)

Sua posição de estoque será atualizada em seu Estoque Negociável.

Para ver a composição de uma posição de estoque misto, clique no link do produtor na linha de estoque de produtos misturados. Uma nova janela abrirá e indicará a porcentagem do volume misturado correspondente a cada produtor.

(100)
(101)

Remover Estoque

A função Remover permite remover de seu estoque de fornecimento certificado qualquer estoque que você deseje que seja vendido como sendo um produto convencional. Quando o produto é removido, ele não poderá mais ser considerado como sendo um produto sustentável. Observe que um produto removido não pode ser considerado um produto sustentável.

(102)

No bloco Estoque Negociável, clique no link Remover relativo ao produto que você deseja remover.

(103)

Digite o volume que você deseja remover e a razão para fazê-lo.

Verifique a declaração de notificação. Observe que Razão para Remoção e a sentença de confirmação são campos obrigatórios para que a remoção seja realizada.

(104)

Clique em OK.

(105)

Rastrear Estoque

A função Rastrear permite que você comprove a afirmação de sustentabilidade de um volume escolhido para um produto selecionado em seu volume de Estoque Negociável. Além disso, a função rastrear lhe permite indicar que a cadeia de sustentabilidade rastreável terminou para um produto ou ingrediente certificado. Os produtos passam pela Cadeia de

Fornecimento do Sistema de Rastreabilidade na forma de itens de inventário sem números singulares de rastreabilidade atribuídos a eles. Somente após o encerramento da Cadeia de Sustentabilidade é que um produto recebe um número singular de rastreabilidade. Após rastrear um item, um documento é criado com um número singular de rastreabilidade que abrange o produto e o volume que foram rastreados.

(106)

No bloco Estoque Negociável, clique no link Rastrear relativo ao produto que você deseja rastrear.

(107)

Digite o volume que você deseja rastrear e confirme que deseja rastrear clicando na caixa onde se encontra a sentença de confirmação. Observe que você poderá também inserir alguns comentários no campo Observações. O campo Observações não é obrigatório, então você pode saltar este campo caso deseje prosseguir.

Clique em OK.

(108)

A transação também aparecerá no item de menu Transações na tabela Transações Finalizadas. Aí, você poderá imprimir ou baixar os detalhes da transação em um documento PDF.

O sistema gerará automaticamente um Número Singular de Rastreabilidade para essa transação, o qual pode ser usado para identificar o produto quando você usar um sistema Rastrear e Relatar. Observe que se você não é o fabricante do produto final, você pode passar esse PDF para seu cliente para confirmar que você rastreou o ingrediente certificado.

(109)
(110)

Gestão de Parâmetros

O item do menu Parâmetros está disponível apenas para o Usuário Principal de sua conta. Um usuário principal tem o direito de ajustar os direitos de usuário e gerenciar as informações e o uso da conta por todos os usuários registrados. Os usuários normais podem realizar apenas atividades para as quais tenham sido autorizados pelo usuário principal. Qualquer mudança nos parâmetros da conta deve ser realizada pelo usuário principal.

Parâmetros do Usuário

Acrescentar Usuário

Na página Parâmetros, clique no ícone Gestão de Usuários.

(111)
(112)

Mudança do parâmetro de idioma: Há nove línguas disponíveis. Observe que, se você mudar os parâmetros de idioma aqui, isso afetará a Área do Membro apenas para o usuário para o qual a mudança foi realizada.

Clique em OK.

TRANSLATOR’S NOTE: INSERT SCREENSHOT O usuário então aparecerá na lista de conta Usuários.

(113)

Uma nova janela abrirá com os Parâmetros do Usuário. Clique na tabela Atribuir Papel. Observe que papéis diferentes podem ser atribuídos a produtos centrais diferentes.

(114)

Os papéis financeiros dão ao usuário acesso ao item de menu Finanças. Esse item permite que um membro veja e realize ações na tabela Finanças, e a Finanças Somente Leitura permite ao usuário ver apenas a tabela Finanças.

(115)

Negociação e Estoque. Os usuários com Estoque Somente Leitura podem apenas ver as transações no item do menu Transações.

Para obter mais informações sobre essas atividades, veja os respectivos módulos.

Os papéis de transação determinam a capacidade do usuário para realizar atividades de transação em suas transações ativas. Os usuários com um papel de negociação podem realizar atividades de transações, tais como modificar, remover e reconhecer em sua Caixa de Entrada, Caixa de Saída e Transações Finalizadas no item de menu Transações. Os usuários com Transações Somente Leitura podem apenas ver as transações no item de menu Transações.

O papel mercado permite aos membros acesso ao item de menu Mercado, onde eles podem comprar itens colocados no Mercado por outros membros.

(116)
(117)

Os usuários principais podem também acrescentar um Usuário em Nome. As contas de usuários em nome também serão discutidas mais adiante neste módulo.

Por motivos de segurança, os usuários recebem detalhes de login através de um mail para o endereço de e-mail registrado em seu perfil de usuário.

Nome e senha do Usuário

Para todo membro novo registrado no Portal Good Inside, um novo nome de usuário será gerado automaticamente e enviado para ele após o registro. Os membros existentes poderão continuar a usar seu nome de usuário atual (endereço de email) e senha para entrar no sistema.

No entanto, caso um usuário deseje alterar o nome de usuário usado para fazer login ou sua senha, ele poderá solicitar que seu Usuário Principal altere tal nome do usuário ou senha.

Alterar Nome do Usuário: Para alterar o nome do usuário, o Usuário Principal deverá digitar pelo menos 5

caracteres alfabéticos e 3 numéricos, contanto que o comprimento da identificação para login não exceda 80 caractéres. Ao clicar em OK abaixo da janela, informações serão enviadas para o endereço de email registrado.

(118)

Alterar senha do usuário: Para alterar a senha de um usuário, clique em Alterar Senha. O usuário receberá um email com as informações de sua nova senha. Observe que as informações da senha serão enviadas apenas para o email registrado do usuário e não estarão disponíveis no sistema.

(119)

Usuários Convidado e Em Nome

Você pode escolher acrescentar usuários de outras contas de membro, para realizar ações em seus perfis. As opções são:

Acrescentar Usuário Convidado: os Usuários Convidados são usuários de outras contas de membro aos quais você permite o acesso a funções básicas de negociação de sua conta.

Acrescentar Usuário em Nome: os Usuários em Nome são usuários de outras contas de membro que podem fazer negócios em nome de sua conta usando as funções Declaração de Compra e Declaração de Entrega em Nome. Acrescentar usuários em nome é possível apenas para as contas do produtor.

Para acrescentar um usuário convidado ou um usuário em nome você precisa usar a Identidade do usuário do usuário que você deseja acrescentar. Essa identidade deve ser obtida pelo usuário principal do membro ao qual você concederá direitos de convidado ou de usuário em nome. A identidade do usuário pode ser encontrado na tabela de Usuários clicando no link Modificar do usuário pretendido.

(120)

Acrescentar Usuário Convidado

Um usuário convidado é um contato com acesso limitado às funções básicas de negociação de sua conta. Os usuários convidados são usuários de outras contas de membro que você permite que tenham acesso limitado às funções básicas de negociação de sua conta.

(121)

Digite a identidade do usuário e clique em OK.

A identidade do usuário pode ser encontrada na tabela Usuários ao clicar no link Modificar do usuário pretendido. Para acrescentar um usuário convidado, você deve receber do usuário principal a identidade do usuário do membro ao qual você deseja conceder direitos de usuário convidado.

(122)

Clique em OK.

Em seguida, o usuário aparecerá na lista da conta Usuários Convidados.

Acrescentar um Usuário em Nome

(123)

Clique em Acrescentar Usuário em Nome.

(124)

A identidade do usuário pode ser encontrada na tabela Usuários ao clicar no link Modificar do usuário pretendido. Para acrescentar um usuário com direitos em nome, você precisa receber do usuário do usuário principal a identidade do membro ao qual você deseja conceder os direitos de usuário em nome.

(125)
(126)

O usuário aparecerá na lista de Usuários em Nome da conta.

Informações da Companhia

(127)

Cadastro de Gestão de Estoque

(128)

Os detalhes das atividades de Estoque podem ser vistas ao clicar no híperlink ou na Identidade de Transações de Estoque

(129)

Além disso, você poderá baixar um arquivo pdf com detalhes das atividades de estoque usando o link PDF na coluna ‘Ação’.

(130)
(131)

Confirmar uma Transação

Para finalizar uma transação no sistema, o comprador precisa aceitar os detalhes da transação digitados pelo vendedor. Isso é feito usando a ação Confirmar no item de menu Transações na tabela Caixa de Entrada. No item de menu Transações, vá para Caixa de Entrada. Clique no link Confirmar relativo à transação que deseja confirmar.

(132)

Os detalhes da transação aparecerão em uma nova janela.

(133)

Observe que se você confirmar uma Declaração de Venda e for responsável pela taxa de administração, essas informações serão fornecidas no bloco Finanças. O bloco mostra o custo da Taxa de Administração que será faturada. O bloco também indica se a taxa foi postergada pelo membro anterior. Observe que os membros responsáveis pela Taxa de Administração variam de programa para programa. Para obter mais informações sobre a Taxa de Administração e a opção Taxa Postergada, contate seu provedor de rastreabilidade.

Se desejar, pode digitar um Número de Referência do Comprador. As informações de referência são aqueles dados usados por você fora do Sistema de Rastreabilidade para identificar uma venda específica. As informações digitadas podem ser um valor alfanumérico. Esse campo não é obrigatório.

(134)

Uma vez confirmada, a transação será transferida para suas Transações Finalizadas.

(135)

Transações canceladas pelo sistema

Todas as transações precisam ser confirmadas durante o prazo de validade das licenças das partes envolvidas na transação. Todas as transações não confirmadas serão atualizadas para ‘Cancelada pelo Sistema – Resubmissão pendente’, quando a licença de qualquer das partes envolvidas na transação não mais estiver ativa. Essas transações serão transferidas para a Caixa de Entrada do comprador e do vendedor.

As Transações ‘Cancelada pelo Sistema – Resubmissão pendente’ podem ser ‘Reconhecidas’, o que significa que elas seriam transferidas para a tabela ‘Transações Finalizadas’. Caso as transações não sejam reconhecidas, elas continuarão na Caixa de Entrada.

O status ‘Cancelada pelo Sistema – Resubmissão pendente’ implica que a transação foi cancelada e que existe a possibilidade de que uma transação nova (a qual é uma cópia da transação original) será automaticamente declarada quando a licença de cada um dos membros envolvidos na transação estiver novamente ativa.

(136)

Uma nova transação, a qual é uma cópia da transação Cancelada pelo Sistema, será automaticamente “Declarada” em nome do vendedor. Essa nova transação poderá ser encontrada na Caixa de Saída do vendedor e na Caixa de Entrada do comprador.

A transação resubmetida tem uma referência à transação ‘Cancelada pelo Sistema’ da qual foi copiada, e a transação original poderá ser acessada ao clicar no híperlink da Identidade da transação apresentado na imagem abaixo,

Quando será resubmetida a transação ‘Cancelada pelo Sistema – Resubmissão pendente’? Essas transações serão resubmetidas quando

- as licenças de ambos os membros envolvidos na transação estiverem novamente ativas dentro do prazo definido pelo Provedor de Rastreamento. Contate seu provedor de rastreamento para receber

(137)

Modificar uma Transação

Se você deseja mudar os detalhes de uma transação submetida que ainda não foi objeto de ação por outra parte, pode usar a função Modificar para fazer alterações na transação. Uma transação pode ser modificada pelo vendedor até o momento em que o comprador a confirma. Não é possível modificar uma Declaração de Compra uma vez que não há necessidade de confirmação para completar a transação. Além disso, as atividades do estoque, por exemplo, converter, rebaixar etc., não podem ser modificadas.

No item de menu Transações, em Caixa de Saída, clique no link Modificar para acessar a transação que você deseja modificar.

O formulário Transações aparecerá e todos os campos preenchidos estarão disponíveis para serem modificados.

(138)

Faça as modificações e depois clique em OK. Observe que não há limite para o número de modificações que podem ser feitas em uma transação contanto que a transação não tenha sido confirmada pelo comprador.

(139)

Rejeitar uma Transação

Se uma transação foi declarada no sistema indicando você como comprador, você tem a opção de rejeitar a transação se os detalhes estiverem incorretos.

No item de menu Transações, vá para a sua Caixa de Entrada. Clique no link Rejeitar relativo à transação que deseja rejeitar.

(140)

Digite a razão para a rejeição e marque a caixa para confirmar que você deseja mesmo rejeitar essa transação. Observe que é obrigatório digitar uma razão para a rejeição. A razão será visível ao vendedor.

Clique em OK.

(141)

Modificar e Resubmeter uma Transação

Se sua transação foi rejeitada pela parte receptora, você pode usar a função Modificar e Resubmeter para modificar os detalhes incorretos e resubmeter a transação.

No item de menu Transações, vá para sua Caixa de Entrada. Clique no link Modificar e Resubmeter relativo à transação que deseja modificar.

(142)

O formulário Transações abrirá e todos os campos com preenchimento obrigatório estarão disponíveis para serem modificados.

Faça as modificações e depois clique em OK.

Após ter sido resubmetida, a transação será transferida para sua Caixa de Saída.

(143)

Retirar uma Transação

Se você submeteu uma transação, mas deseja cancelá-la, a função Retirar pode ser usada para remover a transação do sistema. Uma transação pode ser retirada pelo vendedor até o momento em que o comprador a confirma. Não é possível retirar uma Declaração de Compra uma vez que não há necessidade de confirmação para completar a transação.

No item de menu Transações, vá para Caixa de Saída. Clique no link Retirar relativo à transação que deseja retirar.

(144)

Digite a razão para a retirada e marque a caixa que se encontra no fundo da tela para confirmar sua ação. Observe que é obrigatório digitar uma razão para a retirada.

Clique em OK.

(145)

Direitos e Acesso de Visitantes e Usuários em Nome Usuários Convidados

Um membro que deseja oferecer aos usuários de outro membro acesso à sua conta de rastreabilidade pode abrir uma Conta de Usuário Convidado. Uma Conta de Usuário Convidado é frequentemente usada por uma companhia matriz em suas relações com companhias operadoras. Ela permite que a companhia matriz realize transações para suas companhias operadoras. O usuário principal da companhia operadora pode definir os Usuários Convidados na área de parâmetros da Área do Membro. O usuário principal pode conceder direitos específicos ao Usuário Convidado. O usuário principal que abriu a Conta de Usuário Convidado pode alterar os direitos ou retirar a Conta de Usuário Convidado a qualquer momento. Todas as atividades do Usuário Convidado ficam registradas no sistema.

Os direitos que um usuário principal pode atribuir a um Usuário Convidado incluem:

Licença de Convidado Somente Leitura: Essa licença permite ao Usuário Convidado acessar a tabela de “Licenças” e ver as informações da licença do membro.

Convidado de Finanças: Permite que o Usuário Convidado veja o saldo atual do membro e detalhes das faturas. Para obter mais explicações sobre isso, veja o módulo correspondente Finanças.

Convidado de Finanças Somente Leitura: Permite que o Usuário Convidado veja o saldo atual do membro e a lista de faturas na Tabela Finanças; no entanto, não permite que o Usuário Convidado abra qualquer fatura para rever seus detalhes.

Convidado de Estoque: Permite que o Usuário Convidado veja a tabela Negociação & Estoque e realize atividades comerciais e de estoque. Para obter mais explicações sobre esse direito, veja o módulo correspondente Negociação & Estoque.

Convidado de Estoque Somente Leitura: Permite que o Usuário Convidado veja a tabela Negociação & Estoque, mas não permite que ele realize qualquer ação pertinente.

Convidado de Transações: Permite que o Usuário Convidado tenha acesso à tabela de Transações e realize atividades pertinentes. Para obter mais explicações sobre esse direito, veja o módulo correspondente Transações.

Convidado de Transações Somente Leitura: Permite que o Usuário Convidado veja a tabela Transações, mas não permite que ele realize qualquer ação pertinente.

Convidado de Mercado: Permite que o Usuário Convidado veja a tabela Mercado e acesse as informações dos itens anunciados no mercado. Para obter mais explicações sobre esse direito, veja o módulo correspondente Mercado.

(146)

Quando um ou mais dos direitos acima for concedido pelo usuário primário, um Usuário Convidado terá acesso à conta do membro daquele usuário principal. Para acessar a conta, um Usuário Convidado deve primeiro se registrar em sua própria conta e entrar na Área do Membro do Sistema de Rastreabilidade.

Quando estiver na Área do Membro, um Usuário Convidado pode clicar no menu suspenso no canto superior direito da tela; os nomes das contas do membro para as quais o membro é um Usuário Convidado aparecerão.

Para entrar na conta, o Usuário Convidado deve clicar na conta desejada, para a qual ele é um Usuário Convidado.

(147)

O Usuário Convidado será então transferido para a conta do membro selecionada, com a possibilidade de acessar as seções e realizar as atividades para as quais o usuário principal daquela conta lhe concedeu os direitos.

Usuários Em Nome

Usuários Em Nome são usuários das contas de membro que podem negociar em nome de outra conta de membro usando as funções Declaração de Compra em Nome e Realizar Entrega em Nome. Acrescentar usuários em nome é possível somente para as contas de produtor. Além disso, o usuário principal de uma conta de produtor é o único usuário que pode atribuir direitos de Usuário em Nome a usuários de outras contas de membro.

Os direitos que um usuário principal pode conceder a um Usuário em Nome incluem:

Comprar em Nome: Permite que um Usuário em Nome faça declarações de vendas em nome de um produtor para si mesmo, essa transação é denominada “declaração de compra”. Para obter mais detalhes, veja o módulo correspondente Fazer Declaração de Compra.

Entrega em Nome: Permite que um usuário em nome com funcionalidade de Armazém faça declarações de entrega em nome de um produtor para si mesmo, essa transação é denominada “Realizar Entrega em Nome”. Para obter mais detalhes, veja o módulo correspondente “Realizar Entrega em Nome”.

(148)
(149)

Módulo Ajuda

Quando você está no Portal Good Inside e tem dúvidas sobre como o sistema funciona, há várias opções no sistema que podem ajudá-lo a responder suas questões.

Ajuda

Por exemplo, clicando no ícone “Ajuda”, você pode facilmente acessar informações sobre o funcionamento do sistema.

Quando você clica na tabela "Ajuda", um texto de ajuda correspondente aparecerá em uma nova janela. O texto de ajuda é baseado em contexto, o que significa que ele será especificamente relacionado à área em que você está localizado dentro do sistema e fornecerá instruções passo a passo sobre como realizar ações específicas, por exemplo “Transações”.

Mostrar

(150)
(151)

Perguntas mais frequentes

A lista de conteúdo possui também uma seção de Perguntas Mais Frequentes (PMF). Essa seção contém uma lista das perguntas mais comumente formuladas sobre o sistema e as respostas correspondentes.

(152)

Ponto de interrogação (?)

Observe que você também pode acessar os textos de ajuda clicando no ícone do ponto de interrogação (?), o qual pode ser encontrado em várias telas, por exemplo, Vender Produto:

Contato

Se você não conseguir encontrar as informações que procura nos textos de ajuda, poderá também contatar seu fornecedor de rastreabilidade clicando no ícone “Contato”.

(153)

Suporte ao Vivo

Se você tem uma questão específica sobre o sistema e não consegue encontrar a informação nos textos de ajuda disponíveis, você também tem a opção de clicar no ícone Suporte ao Vivo, o qual porá você em contato direto com o Suporte por meio do sistema de chat ao vivo.

Referências

Documentos relacionados

Em relação ao Currículo Tecnológico, McNeil (2001) afirma que a educação consiste na transmissão de conhecimentos, comportamentais éticos, práticas, sociais e

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

[r]

Assim, Andrade (2009), concebe o princípio da proteção social, como forma de fazer com que o direito do trabalho abarque a as relações de trabalho contemporâneas em

[r]

Artigo "homem" esta subindo cada vez mais na cotação do mercado feminino.Devido á sua escassez, a lei da oferta e da procura está extremamente desfavorável para as

- "Também não quero um