• Nenhum resultado encontrado

Sumário / contents / contenido

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sumário / contents / contenido"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Sumário / contents / contenido

EDITORIAL

A difusão do conhecimento na RBPAE: trânsitos

7

The diffusion of knowledge in the RBPAE: transits La difusión del conocimiento en la RBPAE: tránsitos MARIA BEATRIz LucE

NALú FARENzENA

PRODuÇÃO DO cONHEcIMENTO EM GESTÃO E POLÍTIcA DA EDucAÇÃO

A organização da escolaridade em ciclos no Brasil:

13

uma análise de pesquisas sobre processos de implementação The organization of schooling in cycles in Brazil: an analysis of research on implementation processes

La organización de la escolaridad en ciclos en el Brasil: un análisis de investigaciones sobre procesos de implementación

JEFFERSON MAINARDES

As publicações da ANPAE e a trajetória do conhecimento

31

em administração da educação no Brasil

ANPAE’s publications and the evolution of the knowledge in education administration in Brazil Las publicaciones de ANPAE y la trayectoria del conocimiento en administración de la educación en el Brasil.

GRAzIELA zAMBÃO ABDIAN MAIA

A produção do conhecimento e o ensino da gestão educacional no Brasil

51

The production of knowledge and the teaching of educational management in Brazil La producción del conocimiento y la enseñanza de la gestión educativa en el Brasil ÂNGELO RIcARDO DE SOuzA

ORGANIzAÇÃO DO ESTADO E GESTÃO DA EDucAÇÃO

Estado Gerencial, reestruturação educativa e gestão da educação

63

Managerial state, educational restructuring and the governance of education

Estado gerencial, reestruturación educativa y gestión de la educación ÁLvARO MOREIRA HyPóLITO

(3)

O Sistema Municipal de Ensino e suas implicações

79

para a atuação do conselho Municipal de Educação

The Municipal System of Education and its implications for the operation of the Municipal Council of Education

El Sistema Municipal de Enseñanza y sus implicaciones para el funcionamiento del Consejo Municipal de Educación

FLÁvIA OBINO cORRêA WERLE ADRIANE BRILL THuM

ALENIS cLEuSA ANDRADE

O contributo dos conselhos Municipais de Educação

111

para a construção de políticas locais: um caso português

The contribution of the Education Municipal Boards for the construction of local policies: a Portuguese case

El contributo de los Consejos Municipales de Educación para la construcción de políticas locales: un caso portugués

ANTóNIO JOÃO FRANcIScO BAIxINHO

NOvAS ESTRuTuRAS, NOvOS ESPAÇOS DA EScOLA E DA uNIvERSIDADE

A estrutura didática e administrativa da escola

127

e a qualidade do ensino fundamental

School instructional and administrative structure and the quality of elementary-school teaching

La estructura didáctica y administrativa de la escuela y la calidad de la enseñanza primaria

vITOR HENRIquE PARO

Aspectos organizacionais e dinâmicos

135

na gestão de escolas: dilemas e conflitos

Organizational and dynamic aspects of school management: dilemmas and conflicts Aspectos organizacionales y dinámicos en gestión de escuelas: dilemas y conflictos ÂNGELA MARIA MARTINS

A expansão do ensino superior público na uNIFESP:

153

a turma inaugural de Pedagogia

The expansion of public higher education at UNIFESP: the inaugural class of teatcher education

La expansión de la educación superior pública en la UNIFESP: la classe inaugural de Pedagogía.

LuIz cARLOS NOvAES DANIELA AuAD

RESENHA/REvIEW/RESEÑA

António Teodoro; carlos Alberto Torres (Orgs.).

173

Educação crítica e utopia: perspectivas para o século XXI

(4)

Editorial

A difusão do conhecimento na RBPAE: trânsitos

The diffusion of knowledge in the RBPAE: transits

La difusión del conocimiento en la RBPAE: tránsitos

Este número da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) evoca a noção de “trânsito” de vários modos, se levarmos em conta seus diversos significados.

Um deles é o de passagem, de um lugar a outro, ou de uma situ-ação a outra.

Com a instalação da Universidade Federal do Pampa, a editora da Revista assumiu novas responsabilidades, como dirigente da instituição, pelo qual se julgou oportuno contar com uma editora associada, com vistas a somar esforços para a produção do periódico. Decorrente deste novo ar-ranjo, a secretaria da Revista voltou do ILEA – o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados, no Campus do Vale -, para o Campus Central da UFRGS, onde fica o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação, na Faculdade de Educação, local que viabiliza, junto com as redes telefô-nica e internet, as indispensáveis comutelefô-nicações que constituem o labor e a rotina editoriais.

As novas situações, contudo, demandaram adaptações de diver sas or dens para a publicação dos números de 2008. Mesmo assim, e com o empe-nho e incentivo inestimável de nossos colaboradores, com o presente número se dá continuidade à publicação da RBPAE, em consonância com o projeto editorial assumido ainda em 2006; reforçam-se os históricos compromissos da ANPAE com a disseminação do conhecimento sobre a administração e a política de educação, ou seja, com a socialização de estudos, pesquisas e memórias que fomentam o debate e a reflexão sobre pensamentos e ações abrangidos por estes campos singulares da área da educação.

Trânsito também tem a conotação de influência, circulação, boa aceitação em certos meios.

A quantidade de artigos recebidos para publicação na Revista pode ser tido como representativo deste sentido de trânsito. De meados de 2007 a novembro de 2008, foram avaliados mais de 50 artigos, número que con-sideramos muito significativo, em especial se levarmos em conta que é um periódico com temas bem delimitados.

(5)

8 RBPAE – v.24, n.1, p. 5-9, jan./abr. 2008

No que diz respeito à classificação da RBPAE no Qualis da CAPES, a Revista está cada vez mais bem avaliada, por progressivamente alcan-çarmos os mais elevados padrões editoriais e de circulação. Neste aspecto, permanecem para nós, como desafios, a implantação da publicação digital, para maior acessibilidade, e maior número de assinaturas por bibliotecas de universidades nacionais e estrangeiras.

Outro incentivo de reconhecimento, muito importante, é a renovação do apoio da UNESCO para os serviços de produção gráfica da RBPAE, em 2008.

Mais uma designação de trânsito é a de movimento. Apropriamo-nos desse termo – no seu sentido de ir-e-vir incessante – para traçar um panorama dos textos que integram este número. Neste panorama, ficam evidentes dois movimentos, indicativos de características da produção intelectual em nossa área de conhecimento e trabalho, que queremos sublinhar: o movimento teórico-metodológico presente em cada um dos artigos e o movimento que se observa na amplitude entre seções e temas. Essa última característica, como já tivemos oportunidade de dizer em outro editorial, é representativa da diversidade temática, conceitual, e metodológica emergente no campo da política e administração da educação, eivada pela própria diversidade de práticas administrativas e políticas.

Este número está organizado em quatro seções; três delas são in-tegradas por artigos, agrupados pelo critério de semelhança de grande linha temática, e a última traz uma resenha de obra que consideramos interessante para a formação inicial e continuada de gestores e pesquisadores.

Na primeira parte – Produção do conhecimento em gestão e

políti-ca da edupolíti-cação -, o artigo de Jefferson Mainardes apresenta consistentes

referenciais de análise de políticas públicas, com base em levantamento e discussão de teses e dissertações cujo tema é o da implementação de políti-cas de organização da escolaridade em ciclos. Graziela Zambão Abdian Maia debruça-se sobre publicações da ANPAE editadas entre 1983 e 2000, dando relevo ao tratamento das categorias de administração e gestão, assim como apontando lacunas, imprecisões e contributos desta produção. No mesmo veio, o de análise bibliográfica, Ângelo Ricardo de Souza explora a produção de conhecimento no campo da gestão educacional, discutindo seu corpus teórico e o desafio de aliar a pesquisa científica no campo com as práticas de gestão e com a formação de professores e dirigentes educacionais.

Na segunda seção – Organização do Estado e gestão da

educa-ção –, o artigo de Álvaro Moreira Hypólito traça especificidades de

reestrutu-rações conservadoras do Estado, da educação e de sua gestão, cotejando-as com um programa desenvolvido em Minas Gerais e questionando-as como modelos homogêneos ou consensuais. A interseção entre sistemas muni-cipais de ensino e conselhos munimuni-cipais de educação é objeto do artigo de Flávia Obino Corrêa Werle, Adriane Brill Thum e Alenis Cleusa Andrade, no qual as especificidades da institucionalização de sistemas e conselhos municipais no Rio Grande do Sul são descritas para discutir cooperação, autonomia e participação no sistema educacional. Os conselhos de educação

(6)

RBPAE – v.24, n.1, p. 5-9, jan./abr. 2008 9

municipais, agora de Portugal, também são objeto de reflexão no texto de Antônio João Francisco Baixinho, realçando-se a constituição e o modo de funcionamento de conselhos no âmbito das políticas educacionais locais e do Estado português central.

Novas estruturas, novos espaços da escola e da universidade, assim

se intitula a terceira seção. Tendo como substrato concepções, explicitadas no texto, de educação, de qualidade do ensino e de administração, o arti-go de Vitor Henrique Paro faz recomendações acerca de transformações na estrutura didática e administrativa das escolas visando à qualidade do ensino e à democratização da gestão, ou seja, aponta relações entre no-vas estruturas e (re)definição do papel da educação escolar. Ângela Maria Martins analisa em seu artigo duas dimensões da gestão de escolas técnicas estaduais de São Paulo - a organização e as práticas institucionais -, entre-laçando a descrição de observações, documentos e entrevistas de pesquisa com referências teóricas que possibilitam compreender razões, tensões e ambigüidades detectadas. Na esteira da publicação de número especial da RBPAE sobre formação de professores e diretrizes do curso de Pedagogia (v. 23, n.2), localiza-se o artigo de Luiz Carlos Novaes e Daniela Auad, que apresenta um rico panorama da primeira turma do curso de Pedagogia da UNIFESP, focalizando, em especial, o perfil dos estudantes.

Na última seção deste número da RBPAE encontramos uma re-senha do livro Educação crítica e utopia – perspectivas para o século XXI, organizado por António Teodoro e Carlos Alberto Torres, elaborada por Isabel Letícia Pedroso de Medeiros; pelos detalhes oferecidos ao leitor, o texto nos estimula à leitura de uma obra atual e instigante.

Este número da RBPAE corresponde ao primeiro quadrimestre de 2008; a publicação referente ao segundo quadrimestre está em fase avançada de editoração e reunirá, assim como este número, artigos diversos seleciona-dos, ao que seguirá a publicação de número especial versando sobre políticas educacionais atuais, buscando efetivar a edição de um número temático ao ano. Compartilhamos com autores, avaliadores e colaboradores editoriais a satisfação de transitarmos até este ponto do percurso de nossa Revista.

Maria Beatriz Luce Editora da RBPAE Nalú Farenzena Editora Associada

Referências

Documentos relacionados

Considerando a revisão bibliográfica levantada bem como os resultados obtidos com o trabalho de desenvolvimento do controle por gap na roller press da usina 3 na

Período Unidade de Ensino Professor aplicador Dia Horário Sala.. Filosofia do

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Extintores com carga de pó para extinção de incêndio ABC - indiretos Extintores com carga de espuma mecânica - pressurização direta e indireta Extintores com carga de água

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

Os dados foram colhidos do Sistema de Informação de Mortalidade e das fichas de investigação de óbito materno da Secretaria de Saúde do município.. Dentre os óbitos