• Nenhum resultado encontrado

Curso - MBA em Fitossanidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso - MBA em Fitossanidade"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Curso - MBA em Fitossanidade

1. Objetivo

O curso de MBA-IAC em Fitossanidade objetiva reunir conhecimentos sobre Fitossanidade, segurança na agricultura, gestão de pessoas e comunicação, com abordagem teórica e prática.

O curso trará a competência e a diversidade científica do IAC, aplicadas à difusão e transferência de conhecimento na área agrícola, com caráter interdisciplinar, associando a área técnica a informações sobre gestão e comunicação.

Associados, esses conhecimentos podem gerar eficazes ferramentas para levar aos diversos públicos o conhecimento agrícola e suas relações com os universos rural e urbano, desde as atividades da agricultura até a disponibilização do produto final ao consumidor, abrangendo diferentes aspectos da cadeia produtiva.

2. Público alvo

Engenheiros Agrônomo e Florestal, Biólogo, profissionais de nível superior da área de Fitossanidade.

(2)

4- Conteúdo Programático

MÓDULO 1 – AGRONEGÓCIO

Tutores: Guilherme Bastos (Consultor em Agronegócio) e Luiz A. Pinazza (ABAG)

Conteúdo:

Conceitos. Cadeias no agronegócio (organização, setores, arranjos produtivos locais). A importância do agronegócio na economia brasileira. Políticas agroindustriais e cadeias produtivas. Grandes temas (barreira comercial, meio ambiente, legislação trabalhista, estrangeiros e fundos de investimento). Crédito rural e financiamento (novos títulos e derivativos). O perfil do produtor agrícola brasileiro. Custos e margem bruta. Fontes de financiamento para a produção e operações de troca (barter). Análise da cadeia e o setor de defensivos no Brasil. Desafios (profissionalização e sucessão familiar, pesquisa e tecnologia). Cenários para a agricultura brasileira e mundial.

MÓDULO 2 - GESTÃO EMPRESARIAL & FINANÇAS

Tutores: Joaquim Alvarenga Neto (Consultor) e Eduardo Daher (ANDEF) Conteúdo:

Introdução aos conceitos de Gestão Empresarial e Desenvolvimento Organizacional. O módulo aborda o histórico e as principais tendências da gestão empresarial, destacando conceitos, principais pensadores, e a visão sobre a organização das empresas.

Finanças e o papel do Gestor Financeiro na organização. Principais tópicos abordados: Princípios e Convenções Contábeis; Matemática Financeira e o valor do dinheiro no tempo; Gerência de Custos e Orçamentos; Análise de

(3)

MÓDULO 3 – MARKETING

Tutor: Eduardo Eugênio Spers Conteúdo:

Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing, da administração de marketing e suas especificidades para o segmento agrícola e agroindustrial. Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais do marketing em diferentes sistemas agroindustriais. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing para os agronegócios. Discutir o papel e a função do marketing e a sua capacidade de gerar valor às organizações do agronegócio. Capacitar o aluno na elaboração e na avaliação de um plano de marketing para sistemas agroindustriais. Percepções, atitudes e o comportamento do consumidor final de alimentos, fibras e bioenergia. Comportamento, segmentação e marketing de relacionamento aplicado ao consumidor rural.

MÓDULO 4 - GESTÃO DE PESSOAS

Tutor: Jeffrey Abrahams Conteúdo:

Pilares de Sucesso de uma empresa, estratégia, finanças, sistemas de informação e medidas, tecnologia, pessoas, desenho organizacional, cargos e salários, sistema hay, avaliações de desempenho, gestão de pessoas e liderança, cultura empresarial. Desenvolvimento e treinamento, executivo transgênico. Atração - seleção e formas de retenção, descrição de uma função, conhecimentos, Know how, competências (Como medir, tipos de testes, avaliações); valores; perfis e estilo. Sistemas de Recrutamento, desenvolvimento, retenção. Características dos traços genéticos de um high potential. "Como "fazer o "roguing", seleção natural e hibridação veículo e DNA inserido e como inserir" traits". Necessidades das empresas. Coaching - O que é tipos, vantagens. Você líder, seu perfil. Exercício final.

(4)

MÓDULO 5 - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Tutores: Joaquim Alvarenga Neto e Eduardo Daher Conteúdo:

Os desafios empresariais e a estratégia como fator de competitividade. Planejamento Estratégico e Gestão Orientada a Resultados; Integração do planejamento estratégico com o tático e com o operacional; Implantação da Estratégia e o Balanced Score Card.

MÓDULO 6 - LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE AGROTÓXICOS – ASPECTOS AGRONÔMICOS, TOXICOLÓGICOS E AMBIENTAIS

Tutores - Guilherme Luiz Guimarães (ANDEF), Luiz Eduardo Pacific Rangel ( MAPA ) e Luis Carlos Ribeiro (ANDEF ).

Conteúdo:

Legislação Federal de Agrotóxicos e Procedimentos para Registro, Pesquisa e Experimentação: - Análise Agronômica; Rótulos e bulas; Estações Experimentais

Avaliação Toxicológica: Estudos Agudos, Sub-Crônicos, Crônicos e Especiais; Ingestão Diária Aceitável; Limite Máximo de Resíduos; Classificação Toxicológica

Avaliação Ambiental – Potencial de Periculosidade Ambiental: Propriedades Físico – Químicas; Cadeia Alimentar; Comportamento Ambiental; Aspectos Toxicológicos

(5)

MÓDULO 7: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA E MONOGRAFIA

Tutoras: Christina Dudienas (IAC), Carla Gomes (IAC) e Adriana Parada Dias da Silveira (IAC)

Colaboradora: Mariluci Moura (Revista FAPESP) Carga horária: 30 horas

Conteúdo:

Princípios básicos da pesquisa e experimentação científicas: Conceitos estatísticos básicos; Delineamentos experimentais empregados nos diversos estudos relacionados à fitossanidade; Interpretação de resultados com base na análise estatística.

Divulgação científica: Qual a razão para divulgar a ciência: importância e resultados para a pesquisa científica, os profissionais de C, T & I e para a sociedade; Para quem divulgar e como divulgar; Canais de divulgação: interações sociais em eventos, visitas, instituições abertas, exposições; imprensa; Como lidar com a imprensa: linguagem; tempo; o que divulgar: como identificar assunto para divulgar; como lidar com conflitos — estudo de caso; o que deve ser evitado no relacionamento com jornalistas; as diferentes interações com os diversos veículos – TV, rádio, internet, impressos.

Redação científica e Técnicas de apresentação: Princípios da redação científica; Formato de textos científicos e de divulgação técnica; Monografia X discussão crítica; Técnicas de apresentação oral, pôster e outras.

(6)

MÓDULO 8 – BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NO CAMPO E USO EFICIENTE DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Tutores: José Annes Marinho (ANDEF), Luis Carlos Castanheira (Consultor), Flavio Zambrone (Instituto Brasileiro de Toxicologia)

Conteúdo:

Legislação: Legislação federal em segurança do trabalho na área agrícola e qualidade de EPI no Brasil; Portaria 121, Portaria 194, ISO 27065 e Diferenciar NR6 e NR31

Defesa Vegetal: Importância da Defesa Vegetal no Brasil; Aplicações básicas das boas práticas no campo; Noções básicas a respeito ciclo de vida dos defensivos (desenvolvimento, estudos, custos);

Avaliação da Exposição aos defensivos no campo: Avaliação da exposição no uso EPI; Aspectos relevantes na toxicologia de defensivos e a relação com a exposição no campo.

MÓDULO 9: MANEJO DE PLANTAS DANINHAS EM CULTIVOS

Tutores: Carlos Alberto Azania (IAC) e Andréa Ap. de Padua Mathias Azania (IAC)

Conteúdo:

Princípios e conceitos em plantas daninhas; Estratégias de manejo de plantas daninhas; Características dos principais grupos de herbicidas - mecanismos de ação e comportamento no solo e na planta; Manejo integrado de plantas daninhas em culturas de interesse agrícola; Conceitos e manejo de resistência de plantas daninhas a herbicidas.

(7)

MÓDULO 10: MANEJO DE PRAGAS EM PLANTAS

Tutor: César Pagotto Stein (IAC) Colaborador - Geraldo Papa (UNESP)

Conteúdo:

Princípios e conceitos em Entomologia; Métodos de controle de pragas: genético, cultural, mecânico, biológico, legislativo e químico; Conceitos em manejo integrado; Manejo integrado de pragas em culturas de interesse agrícola; Características dos principais grupos químicos de acaricidas e inseticidas; Conceitos e manejo de resistência de pragas a acaricidas e inseticidas

MÓDULO 11: MANEJO DE NEMATÓIDES EM PLANTAS

Tutor: Carlos Eduardo Rossi (IAC)

Colaborador: Wilson Novaretti (Laboratório ANNA)

Conteúdo:

Introdução à Nematologia: aspectos biológicos das principais espécies e sintomatologia; Métodos de controle de nematóides: exclusão, resistência genética, cultural, físico, biológico, e químico; Conceitos e formas de implementar o manejo integrado de nematoides em culturas de interesse agrícola

(8)

MÓDULO 12: CONTROLE DE DOENÇAS DE PLANTAS

Tutora: Margarida Fumiko Ito (IAC)

Colaboradores: Christina Dudienas (IAC) e José A. Caram de Souza Dias (IAC)

Conteúdo:

Princípios e conceitos em Fitopatologia; Doenças causadas por vírus: epidemiologia, diagnose e controle; Métodos de controle de doenças: genético, cultural, biológico, legislativo e químico; Manejo da resistência de plantas a doenças; Manejo integrado de doenças em culturas de interesse agrícola

MÓDULO 13: TECNOLOGIA DA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS E EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO

Tutor: Hamilton Humberto Ramos (IAC) Colaborador: Luiz César Pio

Carga horária: 40 horas Conteúdo:

Conceitos básicos em tecnologia de aplicação de agrotóxicos; Equipamentos de aplicação.

(9)

MÓDULO 14: AVANÇOS TECNOLÓGICOS E TENDÊNCIAS FUTURAS NA DEFESA FITOSSANITÁRIA

Tutores: Marçal Zuppi da Conceição (Consultor da ANDEF) e Patrícia Cia (IAC)

Carga horária: 40 horas Conteúdo:

- Desenvolvimento de pesquisa agrícola nos diferentes aspectos da defesa fitossanitária - Marçal Zuppi (Consultor)

- Melhoramento genético para resistência de plantas a pragas e doenças - Heberte Pereira da Silva (UNESP)

- Transgenia e obtenção de plantas transgênicas - Heberte Pereira da Silva (UNESP)

- Medidas de prevenção à introdução de pragas e patógenos (sistemas de quarentena e técnicas de diagnose) - Laércio Zambolim (UFV)

- Agricultura de precisão - Luís Cesar Pio

- Mudanças climáticas e fitossanidade - Raquel Ghini (EMBRAPA) - Manejo fitossanitário em pós-colheita - Patrícia Cia (IAC)

- Indução de resistência - Patrícia Cia (IAC)

Referências

Documentos relacionados

O conector de entrada e saída da rede é do tipo duplo plug-in, permitindo sua desconexão da placa distribuidora sem interromper o restante da rede, sendo desenergizado, somente

resistência. O controle biológico do inóculo do patógeno ocorre longe da planta hospedeira e envolve a destruição ou mutilação do inóculo do patógeno ou a prevenção de

Foram avaliadas 12 amostras de cachaça, envelhecidas durante 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias, em pequenos ancorotes de carvalho de 5 L, sendo 6 envelhecidas de forma

A gripe é causada pela invasão de um vírus no organismo, que após o período de incubação desenvolve sintomas na garganta e nariz.... Sintomas

Ocupando essa lacuna e trabalhando em conjunto com as principais empresas há mais de 35 anos, a KEOFITT continua a desenvolver a linha de produtos mais completa e inovadora do

As técnicas alternativas para o controle de doenças de plantas apresentadas são as seguintes: co n tro le da tris te za -d o s-citro s por meio da premunização;

ACTOS ® também está indicado como terapia auxiliar a dieta e exercícios para melhorar o controle glicêmico (controle de açúcar no sangue) em pacientes com diabetes tipo

Para se introduzir um gene ou um conjunto de genes desejados por meio dos métodos clássicos de melhoramento, são necessários realizar cruzamentos entre plantas doadoras e