• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 07/2011. Período: 11 a 22 de abril de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DA DIRETORIA Nº 07/2011. Período: 11 a 22 de abril de 2011"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 07/2011 Período: 11 a 22 de abril de 2011 Informes:

1. No dia 11 de abril o Diretor da FCT-UNESP participou de reunião da Comissão de Orçamento do Fórum dos Diretores na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, Campus de Araraquara. Participaram da referida reunião, além do Diretor da FCT, os diretores da FCA-Botucatu, do IGCE–Rio Claro e da FCF–Araraquara. Foram sistematizadas e discutidas propostas apresentadas pelos Diretores das Unidades com o intuito de aprimorar a equação utilizada para distribuir os recursos de custeio entre as diferentes faculdades e institutos da UNESP.

2. No dia 11 de abril foi realizada a defesa pública da Dissertação de Mestrado de Alex Paulo de Araújo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho intitulado “Dinâmica fluvial e regime hidrológico na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema” foi orientado pelo Prof. Dr. Paulo Cesar Rocha, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa PROEX/CAPES.

3. No dia 11 de abril entrou em exercício na Seção Técnica de Graduação a servidora técnico-administrativa Fabrícia Mantovanni Garcia, contratada como Assistente Administrativo II por meio de Concurso Público.

4. Entre os dias 11 e 20 de abril foi realizada a Semana do Índio, sendo realizadas atividades com o intuito de mostrar ao público o modo de vida dos indígenas desde a pré-história até os dias atuais.

5. No dia 12 de abril, o Diretor da FCT–UNESP participou de reunião com os Profs. Drs. Nilton Nobuhiro Imai e Edmur Azevedo Pugliesi, do Departamento de Cartografia, e servidores do STI, os Srs. Marcos Roberto Pereira de Souza, Raphael Garcia, Aurélio Carlos Prado Silva e o José Hamilton Azenha Pereira, para definir atribuições quanto à manutenção de hardwares e softwares de laboratórios didáticos.

6. No dia 12 de abril, o Diretor da FCT–UNESP participou de reunião com os Profs. Drs. Célia Maria Guimarães e Paulo César de Almeida Raboni, do Departamento de Educação, e servidores do STI, os Srs. Raphael Garcia e Paulo Ricardo Tacca de Oliveira, para tratar da disponibilização on line da Revista Nuances.

7. No dia 12 de abril, o Diretor da FCT-UNESP participou de reunião de trabalho com os Diretores de Área para avaliar o andamento das atividades acadêmicas e administrativas da Unidade.

8. No dia 12 de abril entrou em exercício no Departamento de Educação Física o Professor Rômulo Araújo Fernandes, contratado como Professor Substituto, por meio de Concurso Público, para oferecimento do conjunto das disciplinas “Voleibol na

(2)

Escola e Práticas Curriculares de Voleibol na Escola”, durante o 1º semestre letivo de 2011.

9. No dia 13 de abril foi realizada reunião ordinária da Congregação da FCT-UNESP. 10. No dia 13 de abril o Diretor da FCT–UNESP visitou a coordenação e os alunos do

Curso de Pedagogia da Plataforma Paulo Freire, oferecido por meio de programa da CAPES e realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. O referido curso é coordenado pela Profa. Dra. Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Departamento de Educação. No dia 18 de maio, o Diretor da FCT–UNESP e o Prefeito Municipal de Presidente Prudente, Senhor Milton Carlos de Melo efetuarão visita conjunta a turma.

11. No dia 13 de abril, o Vice-Diretor da FCT-UNESP participou de reunião do Fórum de Vice-Diretores realizada no Campus de Botucatu.

12. No dia 14 de abril foi realizada a defesa pública da Dissertação de Mestrado de Rodrigo Giraldi Cocco, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho intitulado “Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para as cidades de Bauru, Marília e Presidente Prudente” foi orientado pelo Prof. Dr. Marcio Rogério Silveira, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pelo CNPq.

13. No dia 14 de abril, o Diretor da FCT-UNESP se reuniu com o presidente e vice-presidente da Comissão de Acompanhamento de obras da FCT, Senhor Odair Donizeti Coladello e Prof. Dr. Hélio Hirao, respectivamente, para tratar do andamento das obras e reformas em execução no campus.

14. Nos dias 14 e 15 de abril foram protocoladas, nos Ministérios Públicos Federal e Estadual do Meio Ambiente, propostas para a construção de dois Laboratórios na FCT-UNESP. No dia 14 de abril foi protocolada a proposta de construção da Central de Laboratórios de Resíduos elaborada por uma equipe da FCT sob a coordenação do Prof. Dr. Silvio Rainho Teixeira, do Departamento de Física, Química e Biologia. No dia 15 de abril foi protocolada a proposta de construção do Laboratório de Tecnologias Sustentáveis, elaborada por uma equipe da FCT sob a coordenação da Profa. Dra. Cristina Maria Perissinotto Baron, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente. Cada obra está estimada em 1,5 milhão de reais, tendo como possível fonte recursos provenientes de multas e compensações ambientais.

15. No dia 15 de abril foi realizada a defesa pública da Dissertação de Mestrado de Fernando de Oliveira Amorim, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho intitulado “Espaço da circulação e saúde ambiental na produção do espaço urbano em Manaus” foi orientado pelo Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa PROEX/CAPES.

16. No dia 15 de abril foi realizada a defesa pública da Dissertação de Mestrado de Renan Amabile Boscariol, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho intitulado “Os agentes estatais na produção do espaço urbano nas cidades médias do

(3)

interior paulista: Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto” foi orientado pelo Prof. Dr. Marcio Rogério Silveira, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa PROEX/CAPES.

17. No dia 15 de abril foi realizada a defesa pública da Tese de Doutorado de Tulio Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho intitulado “Estética romântica germânica e a paisagem em Humboldt: percurso da geografia” foi orientado pelo Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia.

18. Iniciou-se neste mês o 12º processo do ADP 2011/2012, destinado aos servidores técnico-administrativos. A Direção da FCT estabeleceu duas metas: 1) Melhorar a comunicação interna de modo a agilizar o andamento dos processos e serviços e 2) Ampliar o diálogo para evitar sobreposição e indefinição de atribuições. A Reitoria da UNESP estabeleceu dois fatores de desempenho: 1) Iniciativa e 2) Responsabilidade / Comprometimento com a Instituição. O fator de desempenho

estabelecido pela Direção da FCT foi Comunicação. Cada

Diretoria/Seção/Setor/Departamento deverá definir outros dois fatores de desempenho, tendo como referencial as metas da Unidade.

19. No dia 18 de abril, a Profa. Dra. Ruth Kunzli e outros docentes da FCT–UNESP participaram de reunião no Ministério Público Federal do Meio Ambiente em Presidente Prudente para tratar do apoio técnico a ser dado por profissionais da Instituição na elaboração de projetos a serem executados no Morro do Diabo (Centro de recepção de visitantes) e no município de Presidente Epitácio (Museu Arqueológico).

20. No dia 18 de abril, o Prof. Dr. Eduardo San Marful Orbis da Universidade de Havana – Cuba, proferiu palestra intitulada “Cuba e sua população”.

21. No dia 18 de abril o Sr. Paschoal Parigi Filho, gerente geral do segmento Estilo do Banco do Brasil, visitou a diretoria da FCT–UNESP para manifestar o interesse em estreitar as relações daquela instituição financeira com os servidores da UNESP por meio do atendimento personalizado durante um determinado período e da eventual instalação de um caixa eletrônico no campus.

22. No dia 18 de abril entrou em exercício na Seção Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação – Biblioteca, a servidora técnico-administrativa Márcia Donega Ferreira Leandro, contratada como Assistente de Serviços de Documentação, Informação e Pesquisa, por meio de concurso público.

23. Transcorrido o prazo legal, sem a apresentação das alegações formais, referente ao pregão presencial que teve por objeto a terceirização dos serviços de limpeza, asseio e conservação predial, no dia 18 de abril foi assinado contrato de prestação de serviços tendo como contratada a Ideal Serviços e Instalações Comerciais Ltda ME, que iniciará as atividades hoje, dia 25 de abril. A empresa será a responsável pela realização dos serviços de limpeza nas seguintes dependências da FCT-UNESP: Prédios dos Departamentos de Geografia (Docente I), de Matemática, Estatística e Computação e de Educação (Docente II), de Cartografia e de Planejamento, Urbanismo e Ambiente (Docente III), de Física, Química e Biologia (DFQB), Centro

(4)

Cultural Alvanir de Figueiredo, Central de Grupos de Pesquisa, piso inferior da Central de Laboratórios de Engenharia Cartográfica. A administração da FCT monitora e fiscaliza a qualidade dos serviços realizados pelas empresas contratadas e solicita que cada usuário observe a qualidade dos serviços prestados e ao detectarem problemas de falta ou de baixa qualidade da limpeza nas salas de permanência de docentes, secretarias, corredores, laboratórios, anfiteatros, banheiros e demais dependências dos referidos prédios entrem em contato com o Setor de Zeladoria por meio do ramal 5393 ou com o Senhor Écio de Moraes Teixeira, responsável direto pela fiscalização dos serviços de limpeza contratados.

24. Estão abertas, desde 18 de abril até 23 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, Cursos Mestrado e Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no seguinte endereço: http://www.fct.unesp.br/index.php?CodigoMenu=660&CodigoOpcao=698&Opcao=698# 25. No dia 19 de abril, o Diretor da FCT–UNESP participou de reunião com docentes e servidores técnico-administrativos para tratar de projetos que propiciem maior acessibilidade aos portadores de deficiências nas dependências da Instituição. Estabeleceu-se que será constituída uma comissão a ser presidida pelo Prof. Dr. Manuel Oscar Seabra Júnior, do Departamento de Educação Física, que dará assessoria à Direção e acompanhará as ações relacionadas ao cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta estabelecido entre a UNESP e o Ministério Público. 26. No dia 19 de abril foi realizada a palestra intitulada “Interferometria de imagens SAR: Aplicações em Geociência", com o Prof. Dr. José Cláudio Mura (INPE), na sala de apresentação de projetos do Depto. de Cartografia.

27. No dia 19 de abril a Direção da FCT–UNESP recebeu a visita da Tenente Patrícia, vinculada à Ronda Escolar da Polícia Militar, com o intuito de tratar da ampliação da segurança em todas as áreas do campus, inclusive da Moradia Estudantil.

28. No dia 19 de abril entrou em exercício na Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação – Biblioteca, a servidora técnico-administrativa Natália Dias Cesco, contratada como Assistente de Serviços de Documentação, Informação e Pesquisa, por meio de concurso público.

29. No dia 20 de abril foi realizada a defesa pública da Tese de Doutorado de Lauriana Rubio Sartori, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O trabalho intitulado “Imagem palsar polarimétrica no mapeamento de macrófitas do lago grande de Monte Alegre-Pará” foi orientado pelo Prof. Dr. Nilton Nobuhiro Imai, do Departamento de Cartografia. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa concedida pela CAPES.

30. A aluna Raquel Alves de Oliveira, do PPGCC e ex-aluna do curso de Engenharia Cartográfica, foi contemplada com um dos cinco prêmios de IC, outorgados pela comissão científica do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, em uma competição de âmbito nacional. A referida aluna foi bolsista PIBIC, sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli e, atualmente, é bolsista Fapesp do

PPGCC. Para maiores informações sobre o evento consulte:

(5)

31. Na primeira edição do Prêmio MundoGEO#Connect, a FCT-UNESP foi indicada como uma das cinco instituições de Ensino/Pesquisa de maior destaque, juntamente com Embrapa Monitoramento por Satélite, a Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (Feamig), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Prof. Dr. João Francisco Galera Monico, do Departamento de Cartografia da FCT-UNESP, é um dos cinco indicados para receber o prêmio de Personalidade da Década no Setor de Geotecnologia. As votações estão abertas no seguinte endereço: http://mundogeoconnect.com/premio/votacao-na-segunda-fase/.

32. O Prof. Dr. João Lima Sant´Anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT-UNESP recebeu o maior número de votos da comunidade geográfica nacional e foi indicado pelo presidente da CAPES para ser o coordenador da Comissão da área de Geografia no triênio 2011–2014.

33. A FCT e outras três unidades da UNESP receberam microscópios eletrônicos de varredura (MEV). Os equipamentos foram adquiridos da Zeiss (Empresa da Alemanha) e serão utilizados nas atividades de ensino e pesquisa. O equipamento é capaz de ampliar a imagem de uma amostra em mais de 100 mil vezes, podendo ser utilizado para analisar microestruturas, microorganismos e solos úmidos em estudos nas áreas de geologia, química, biologia, física, ciências dos materiais e muitas outras. O equipamento da FCT, a ser instalado nas próximas semanas no laboratório coordenado pelo Prof. Dr. Neri Alves, poderá ser utilizado por todos os pesquisadores habilitados. Após a instalação do equipamento a empresa Zeiss oferecerá treinamento aos usuários, o qual será oportunamente divulgado.

34. Pichadores depredaram o patrimônio público nas imediações da Central de Salas de Aula IV (Praça da Geografia). A administração da FCT–UNESP registrou Boletim de Ocorrência e repassou informações do Setor de Vigilância para as polícias civil e militar que estão investigando o caso.

35. A Professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação é a coordenadora geral da Coordenadoria de Políticas Pedagógicas em Educação Especial, da Diretoria de Políticas de Educação Especial do MEC. Uma de suas incumbências é implantar e dar continuidade a projetos realizados com universidades de todo o país, nas áreas de formação à distância, presencial e semipresencial.

O que está previsto para os próximos dias:

1. Brevemente será implantado experimentalmente um novo sistema de comunicação interna na FCT–UNESP. A experiência piloto será realizada nos equipamentos que foram instalados na Biblioteca da FCT (monitor, softwares e CPU) com recursos da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB). Se o sistema for eficaz e a comunidade aprovar ele poderá ser estendido a outros pontos de grande circulação.

2. No dia 26 de abril, o Diretor da FCT-UNESP participará de reunião do Fórum de Diretores da UNESP que será realizada na sede da VUNESP em São Paulo.

(6)

3. No dia 26 de abril de 2011 será realizada a defesa pública da Dissertação de Mestrado de Ana Paula da Silva Marques, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O trabalho a ser defendido tem como título “Sistema de navegação e guia de rota em automóvel audio-dinâmico com múltiplas escalas automáticas” e foi orientado pela Profa. Dra. Monica Modesta Santos Decanini, do Departamento de Cartografia. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa concedida pela CAPES. A defesa ocorrerá na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia, a partir das 14h00min.

4. No dia 27 de abril, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT-UNESP participarão de audiência com o Magnífico Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof. Dr. Júlio César Durigan, para tratar de assuntos de interesse da Unidade.

5. No dia 28 de abril haverá reunião ordinária do Conselho Universitário da UNESP na Reitoria em São Paulo.

6. O CEPE e a CPA promoverão o evento “I Fórum das Grandes Áreas do Conhecimento: Avaliação do Trabalho Docente na UNESP” nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, em Águas de Lindóia, para discutir amplamente com a comunidade a avaliação do desempenho docente. As discussões deverão ser realizadas preliminarmente no âmbito das unidades universitárias. No caso da FCT deverão ser indicados 10 docentes para participar do evento em Águas de Lindóia, os quais deverão levar as propostas da Unidade. Para tanto, a Congregação da Unidade indicou os Professores Doutores Antonio Thomaz Júnior (área de humanas), Ana Lúcia de Jesus Almeida (área de biológicas) e Aylton Pagamisse (área de exatas) para coordenarem as ações. Cada um dos oito departamentos da FCT deverá discutir amplamente a matéria com todos os seus docentes e encaminhar a síntese das suas propostas à Direção da Unidade até o dia 29 de abril, bem como indicar um dos seus docentes para participar do evento em Águas de Lindóia. Os docentes das três áreas indicados pela Congregação e os oito docentes indicados pelos departamentos deverão promover e coordenar o evento a ser realizado no dia 9 de maio na Unidade com o intuito de discutir e apresentar as propostas de avaliação considerando as três áreas do conhecimento (biológicas, exatas e humanas).

7. No dia 29 de abril o Diretor da FCT-UNESP, o presidente da Comissão de Acompanhamento de Obras, o chefe do DFQB e alguns docentes do referido departamento participarão de reunião na GOE-APLO em Bauru, para discutir detalhes do projeto de construção do prédio de permanência de docentes e de laboratórios de pesquisa do DFQB. Na oportunidade o Diretor da FCT tratará da reforma da Central de Salas de Aula I (Discente I) e da construção dos prédios da Rede de Cidades Médias (RECIME) e da Central de Salas de Aula VII.

8. No dia 29 de abril de 2011 será realizada a defesa pública da Dissertação de Mestrado de Miriam Raquel Piazzi Machado, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação. O trabalho a ser defendido tem como título “Alfabetização e letramento literário no 2º ano do ensino fundamental de nove anos: funções e usos da literatura infantil” e foi orientado pela Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação. A defesa ocorrerá no Anfiteatro II, a partir das 9h00min.

(7)

9. No dia 29 de abril será realizado o Sarau Literário do CELLIJ, com o tema “Do poeta ao ser amado”. Serão apresentadas músicas, textos literários e de outros gêneros que tratam das manifestações do amor ao longo do tempo, passando por características do trovadorismo, romantismo e modernismo, organizado pelos estudantes vinculados ao Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ).

10. Estarão abertas, entre 02 e 20 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cursos Mestrado e Doutorado. Maiores

informações no seguinte endereço:

http://www.fct.unesp.br/index.php?CodigoMenu=705&CodigoOpcao=892&Opcao=892# 11. No dia 6 de maio, os novos docentes da FCT-UNESP participarão do evento “Novos Docentes: seus direitos e seus compromissos”, a realizar-se na Reitoria da UNESP. O evento tem por objetivo, apresentar aos docentes ingressantes, os Regimes Especiais de Trabalho e os tipos de afastamentos, esclarecendo dúvidas e mostrando os direitos e compromissos dos mesmos à luz do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNESP.

12. No dia 06 de maio de 2011 será realizada palestra intitulada “Radiometric Calibration of Digital Airborne Imaging Systems”, proferida pela Profa. Dra. Eija Honkavaara, do Instituto Geodésico Finlandês. A palestra ocorrerá na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia a partir das 16h00min.

13. No dia 9 de maio será realizada reunião conjunta da Diretoria com Chefes de Departamentos de Ensino e Diretores de Área para definir atribuições e evitar a sobreposição de trabalho entre as seções administrativas e as assessoras dos departamentos.

14. No dia 10 de maio, no período da manhã, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP se reunirão com os novos servidores técnico-administrativos contratados pela Instituição no decorrer do ano de 2011.

15. No dia 10 de maio, no período da tarde, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP se reunirão com os novos servidores docentes contratados pela Instituição no decorrer do ano de 2011.

Boas notícias para o Boletim podem ser enviadas para o seguinte endereço: boletim@fct.unesp.br.

Presidente Prudente, 25 de abril de 2011

Obs: Este número do Boletim da Diretoria está sendo disponibilizado somente hoje, dia 25 de abril, em virtude dos feriados de Tiradentes (21/04 – quinta-feira) e Paixão de Cristo (22/04 – sexta-feira).

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento