• Nenhum resultado encontrado

Projeto de Extensão: Seminários de Coisas Legais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de Extensão: Seminários de Coisas Legais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

XVI Semana Acadêmica, VII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro de pós-graduação lato-sensu em

Educação e Educação Matemática: A Matemática, suas áreas e aplicações

22 a 25 de outubro de 2019

Projeto de Extensão: Seminários de Coisas Legais

Jusciel Kvan Gomes de Souza1 Universidade Federal do Tocantins (UFT) juscielkvan@uft.edu.br

Maria Cristina Cordeiro Sousa1 Universidade Federal do Tocantins (UFT)

cristinacordeiro18.to@uft.edu.br

Matheus Pires Cardoso1 Universidade Federal do Tocantins (UFT)

matheuspcard@uft.edu.br

Nelly Almeida da Silva1 Universidade Federal do Tocantins (UFT)

nellyalmeida@uft.edu.br

Alvaro Julio Yucra Hancco2 Universidade Federal do Tocantins (UFT) alvaroyucra@uft.edu.br

Resumo: A ideia da criação desse projeto intitulado: Seminário de Coisas Legais (SCL), surgiu da iniciativa dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Araguaína da UFT: Jusciel Kvan Gomes de Souza, Maria Cristina Cordeiro Sousa, Matheus Pires Cardoso e Nelly Almeida da Silva; em criar um ambiente de estudo e compartilhamento de conhecimentos sobre temas da Matemática entre a comunidade acadêmica interna da UFT, através de apresentações e/ou exposições. Podendo também participar a comunidade externa da UFT que esteja interessada, em particular alunos da educação básica no sentido de aproximá-los de atividades próprias da universidade. Por meio desse projeto, pretendemos promover a divulgação, aprendizagem, pesquisa e investigação científica de temas relacionados à Matemática.

Palavras-chave: Matemática. Estudos em Matemática. Seminários em Matemática.

1. Introdução

O SCL busca promover uma relação entre os alunos do curso de Matemática e toda comunidade interna e externa da UFT, por meio desse projeto buscamos incentivar a divulgação, aprendizagem e pesquisa de temas relacionados à Matemática. Mensalmente, em

1 Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins – UFT. 2 Professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

(2)

2

XVI Semana Acadêmica, VII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro de pós-graduação lato-sensu em

Educação e Educação Matemática: A Matemática, suas áreas e aplicações

22 a 25 de outubro de 2019

período letivo, será escolhido um tema da Matemática que poderá ser discutido pelos participantes, através de diversas apresentações e/ou exposições no dia da realização do seminário. As apresentações podem ser feitas por toda a comunidade acadêmica, uma vez escolhido o tema, abrimos um período para a submissão de trabalhos, cada seminário tem uma duração de até 6 (seis) horas. Este projeto de extensão foi pensado e planejado para ser desenvolvido durante 12 meses.

2. Objetivos Gerais

Interação entre os alunos de diferentes períodos e cursos; Inserir os calouros no ramo da pesquisa, bem como o incentivo de sua participação em projetos, como: PIBID( Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), Residência Pedagógica, PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, entre outros projetos que diz respeito à formação de professores e a pesquisa; Promover a divulgação, aprendizagem, pesquisa e investigação científica de temas relacionados à Matemática, e também à Educação Matemática; Compartilhar experiências com relação aos pilares da Universidade(Ensino, Pesquisa e Extensão), com egressos, professores, graduandos e ainda com discentes da escola básica.

3. Metodologia

A classificação de um projeto pode ser realizada quanto sua natureza e a forma de abordagem. Esse projeto possui uma abordagem de porte qualitativo, tendo como método de ação a pesquisa participativa. Para OLIVEIRA e OLIVEIRA (1984) a pesquisa participativa pode ser definida como “o estudo e o conhecimento da realidade são também necessidades imperativas do ponto de vista dos que querem transformá-la”. Seguindo essa linha de pensamento, esse método de abordagem mergulha o indivíduo dentro do ambiente que ele pretende transformar, ao mesmo tempo que ele é um agente transformador, ele também irá se transformar tornando-se participante, por meio da sua interação com outros indivíduos. Segundo Brandão (2007):

A relação tradicional de sujeito-objeto, entre investigador-educador e os grupos populares deve ser progressivamente convertida em uma relação do tipo sujeito-sujeito, a partir do suposto de que todas as pessoas e todas as culturas são fontes originais de saber. (p. 54)

(3)

3

XVI Semana Acadêmica, VII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro de pós-graduação lato-sensu em

Educação e Educação Matemática: A Matemática, suas áreas e aplicações

22 a 25 de outubro de 2019

Cada um carrega consigo uma herança cultural, algo seja singular em um ciclo social e novo para um determinado grupo. Esse com conceito está também está presente na Matemática nesta abordagem de singularidade e novidades, o Seminário de Coisas Legais (SCL), cria um ambiente onde a comunidade acadêmica pode compartilhar, divulgar e apresentar algo novo com relação à Matemática.

Com o ideal de que por meio do SCL a comunidade acadêmica pudesse apresentar suas experiências, estudos e áreas de interesse. Foi definido um calendário de tal maneira que em todas as últimas sextas-feiras no mês ocorreria uma edição do evento. Para a realização de cada evento a organização era definida por etapas, sendo a primeira a escolha do tema e divulgação do mesmo, ainda nesta etapa eram realizadas reuniões voltadas para a tomadas de decisões, destacando por exemplo: o local e horário em que ocorreria a nova edição. Após esta etapa, iniciava-se o processo de inscrição dos participantes, tanto para aqueles com trabalhos para apresentar, quanto para os ouvintes. As inscrições ocorriam por meio da plataforma de criação de sites Wordpress, deste site também eram apresentadas informações acerca dos seminários passados e os futuros. Em seguida iniciava-se a etapa de análise dos trabalhos inscritos e veredicto se eram adequados para serem apresentados ou não. Uma carta de aceite era enviado via e-mail após a aprovação. A última etapa consiste na reserva e preparação do local. As apresentações são abertas tanto para o público discente, quanto docente. Durante as apresentações há sempre um diálogo entre quem está apresentando e o público, para quebrar com o velho estilo tradicional. Deste modo criar um lugar descontraído onde aprender e vivenciar coisas novas, seja algo divertido e significativo, onde a diversidade tem seu espaço e é apreciada como fonte de conhecimentos, distinto ao qual estamos acostumados a ver, quebrando esse tabu. Neste ambiente os próprios organizadores são participantes e estão ansiosos por novidades que os leve a pensar de novas maneiras, isso vale também para os participantes, gerando uma local de transformação.

4. Eventos

Contando com a colaboração de vários professores do curso de Licenciatura em Matemática, os SCL em suas sete edições já contaram com a participação, no que diz respeito a apresentação, de alunos egressos, calouros e alunos de diversos segmentos do curso. Com

(4)

4

XVI Semana Acadêmica, VII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro de pós-graduação lato-sensu em

Educação e Educação Matemática: A Matemática, suas áreas e aplicações

22 a 25 de outubro de 2019

base nos objetivos traçados inicialmente, já foram realizados alguns Seminários, onde foram discutimos diferentes áreas da Matemática, segue os pôsteres dos eventos que ocorreram entre dezembro de 2018 a setembro de 2019.

Figura 01: Pôsteres Seminários de Coisas Legais. Fonte: Arquivo Pessoal

O primeiro evento oficial do projeto, aconteceu em novembro de 2018 e tinha como objetivo apresentar aos participantes uma visão de conceitos contra intuitivos da lógica humana, no evento contamos com a participação de vários alunos e professores do colegiado de Matemática, egressos, professores da Educação Básica, alunos do curso de Física, foram abordados diferentes paradoxos existentes na Matemática. O segundo evento aconteceu em março de 2019, mês em que se comemora mundialmente o “Dia do π”, pensando nisso realizamos a segunda edição do projeto. Nesta ocasião aconteceram várias apresentações que

(5)

5

XVI Semana Acadêmica, VII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro de pós-graduação lato-sensu em

Educação e Educação Matemática: A Matemática, suas áreas e aplicações

22 a 25 de outubro de 2019

envolviam este número, indo desde o contexto histórico, suas relações com a trigonometria e suas transcendências. O terceiro foi dedicado em homenagem às grandes descobertas feitas pelo matemático Euclides, cuja as suas principais descobertas foram registradas em seu livro mais conhecido “Os Elementos", que uma única obra reúne vários axiomas, postulados e teoremas da Geometria Euclidiana. As apresentações envolviam conceitos da Geometria Euclidiana aplicada em diferentes eixos da Matemática, entre os principais tópicos temos os conceitos de pontos, retas, circunferências e triângulos. A quarta edição do SCL, visou apresentar a Matemática além de sua abstração, trazendo possibilidades de aplicações dessa ciência, em diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, as apresentações envolveram aplicações da trigonometria, no fenômeno câncer, no estudo de simulações de desmatamento no Netlogo e no paradoxo de Banach-Tarski. No quinto SCL o último do primeiro semestre deste ano, e parte 2 do quarto SCL contou com a apresentação de um aluno do curso de Matemática, que construiu em pouco tempo de curso um projeto chamado Matkid, uma proposta de inserção da Tecnologia de Informação (Tic’s) no ensino da Matemática. Posteriormente assistimos o filme Jogo da

Imitação, um longa metragem que conta a história de Alan Turing, o pai da ciência da

computação, durante a Segunda Guerra Mundial. No retorno do recesso e sexta edição do SCL, dedicamos apresentar obras cinematográficas que se utilizaram da matemática como tema tanto direto como indiretamente. A primeira uma curta-metragem de animação produzida pelos estúdios Disney, traz o personagem icônico Pato Donald em uma aventura semelhante a de Alice no país das maravilhas, obra Literária de Charles Dickens, no entanto ao invés do paraíso para lá da toca de um coelho, Donald visita o país da matemática. O objetivo do curta é explicitar a matemática no nosso mundo moderno, Donald permeia desde a Grécia antiga ao renascimento descobrindo a afeição do artista renascentista na proporção, encontra nas belas artes, na arquitetura, na natureza e também nas abstrações que só existe na mente humana a matemática e descobre como esta governa nossa realidade. A segunda obra cinematográfica é uma produção de Matt Demon e Ben Afleck que contam através de um longa a vida de um jovem gênio da matemática. Que descoberto por um professor do MIT está dividido entre a fama de um gênio da matemática e a pacata vida ao lado de uma jovem que está apaixonado. A trama traz Will Hunting, interpretado por Matt Demon, como um jovem indisciplinado que vive no subúrbio, e apesar disso é a mais jovem mente brilhante do seu tempo. Ambas as obras

(6)

6

XVI Semana Acadêmica, VII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro de pós-graduação lato-sensu em

Educação e Educação Matemática: A Matemática, suas áreas e aplicações

22 a 25 de outubro de 2019

trazem como discussão assuntos importantes aos estudantes de matemática. No sétimo SCL do projeto contamos com a apresentação de uma graduanda do curso, que falou sobre o desenvolvimento de sua pesquisa de modelagem baseada em agentes e seu estudo para compreender os principais parâmetros da evasão de alunos no curso de Matemática na Universidade. Contamos com apresentação também dos nossos organizadores, que apresentaram estudos da modelagem no ensino de Matemática, programações nos softwares

Geogebra, Scratch e NetLogo. Para finalizar ainda foi apresentado e bem discutidos por todos

o Dilema do Prisioneiro, um problema bastante interessante baseado na Teoria de Jogos.

5. Considerações finais

O projeto que foi criado com o intuito de projetar um espaço de interação entre os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, levando-os a conhecimento de outras áreas diferentes das que estão acostumados em sala de aula, e acreditamos que estamos alcançando a cada seminário ainda mais interação entre os participantes, mais aprendizado e muita troca de experiência, uma vez que temos uma diversidade no nosso público, mas todos temos em comum o interesse e o prazer em falar e aprender sobre Matemática. Os Seminários de Coisas Legais é uma oportunidade de abrir discussões para além das aulas convencionais, proporcionar uma aproximação da comunidade exterior com as pesquisas da universidade e oferecer aos discentes uma forma de expor aquilo que pesquisam, que produzem durante seu período acadêmico e aquilo que mais gostam, Matemática.

6. Referências

AURICHI, Leandro Fiorini. Seminário de Coisas Legais. CeMEAI, 2015. Disponível em:

<http://www.cemeai.icmc.usp.br/projetos/itemlist/category/15-seminario-de-coisas-legais?start=98 >. Acesso em: 28/09/2019.

OLIVEIRA, Rosiska Darcy de; OLIVEIRA, Miguel Darcy de. Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 17-33.

RODRIGUES BRANDÃO, C.; CORREA BORGES, M. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 25 set. 2008.

Referências

Documentos relacionados

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

A Floresta Ombrófila Densa Montana, preservada pelo Parque Nacional, apresentou quantidade média anual de serrapilheira semelhante à de outros fragmentos florestais de

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Grounded on a perspective in which action is a defining trait in video games, this work proposes the development of an action-oriented framework focused on the analysis of

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Além disso, trouxemos discussões sobre como esses espaços educativos contribuem para a conservação da biodiversidade, uma vez que esses espaços são envolvidos em algumas tensões

8 A Ford, a OAK, a Open Society, entre outras, são fundações que financiam, de modo institucional, o jornalismo independente. O dinheiro repassado pode ser usado para pagamento