• Nenhum resultado encontrado

Marias na Menopausa Nenhuma mulher deve sofrer por medo ou desconhecimento. April, 2018 Breve Sumário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Marias na Menopausa Nenhuma mulher deve sofrer por medo ou desconhecimento. April, 2018 Breve Sumário"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

April, 2018

Breve Sumário

Marias na Menopausa

Nenhuma mulher deve s ofrer por medo ou

des conhecimento.

Damos poder às mulheres para tomarem decisões de maneira informada e esclarecida.

(2)

Índice

O que é a menopausa?

1

Como é diagnosticada?

1

Sintomas

1

Problemas de saúde a longo prazo

2

Osteoporose e doenças cardiovasculares

2

Secura vaginal e sintomas urinários

3

Aumento de peso

3

Estilo de vida

4

Opções de tratamento

4

Terapia de substituição hormonal (TSH)

5

Riscos da TSH

5

Benefícios da TSH

5

Testosterona

6

Outros tratamentos

6

Mitos mais comuns

7

Marias na Menopausa

Uma página para as mulheres e para os

homens que as amam.

Damos poder às mulheres para serem as advogadas de defesa da sua própria saúde.

(3)

Copyright © 2018 Marias na Menopausa.

1

Afrontamentos Cansaço

Suores nocturnos Pobre qualidade de sono

Mudanças de humor Falta de libido

O que é a menopausa?

A palavra menopausa significa o seu último período menstrual. A menopausa ocorre quando os seus ovários param de produzir óvulos e como resultado os níveis das suas hormonas chamadas estrogénio e progesterona caiem.

Como é diagnosticada?

A menopausa só se estabelece passado um ano após a ocorrência do seu último período menstrual. O seu médico poderá mandar fazer uma série de testes, entre eles a medição da FSH (hormona folículo estimulante) para ajudar no diagnóstico. No entanto, se tem mais de 45 anos e está a experimentar uma série de sintomas característicos desta fase, como períodos irregulares e outros, provavelmente nem precisará de fazer testes para se poder concluir o diagnóstico.

Sintomas

Apesar de ser um evento natural da vida de todas as mulheres, a menopausa pode trazer uma série de sintomas capazes de prejudicar seriamente a sua qualidade de vida, incluindo a relação com o seu parceiro, com a família e no local de trabalho. Os sintomas variam muito de mulher para mulher e os mais comuns são:

(4)

2

Problemas de concentração e memória Dores nas articulações Períodos abundantes ou irregulares Depressão, ansiedade

Aumento de peso Irritabilidade

Batimentos cardíacos elevados Secura vaginal

Comichão Problemas urinários

Para além destes sintomas mais comuns existem muitos outros. Para uma maior informação acompanhe o nosso site “Marias na Menopausa”, onde iremos desenvolver este tema pormenorizadamente.

Problemas de saúde a longo prazo

Mesmo fazendo parte do curso natural da vida, a menopausa pode causar várias mudanças físicas com impacto negativo na sua saúde.

Destacamos a

osteoporose

O estrogénio ajuda os seus ossos a manterem-se fortes e saudáveis. Com o seu declínio durante a menopausa as mulheres podem perder massa óssea e quando essa perda chega a um certo ponto surge a osteoporose. A osteoporose aumenta imensamente o risco de fracturas, mesmo sem trauma. No nosso site iremos explicar como é feito o diagnóstico.

E as

doenças cardiovasculares

Estas incluem o coração e as veias sanguíneas, o que inclui ataques de coração e tromboses. O estrogénio é muito importante para manter as suas veias saudáveis e naturalmente que o seu decréscimo durante a menopausa importa um aumento do risco das doenças cardiovasculares.

(5)

Copyright © 2018 Marias na Menopausa.

3

Aumento de peso

O estrogénio pode afectar o local onde você acumula gordura e também como é queimada. A menopausa pode deixar o seu metabolismo mais lento, o que pode contribuir para o aumento de peso. Muitas mulheres notam aumento do peso durante a menopausa e que a gordura abdominal (a mais perigosa) vai consequentemente aumentando. É comum a mudança de corpo do padrão ginecói de para o padrão andróide, ou seja: da forma de pera para a forma de maça. Veja se a imagem não lhe é familiar:

Secura vaginal

A falta de estrogénio tende a causar a vagina mais fina, seca e inflamada, uma vez que o estrogénio atua como um lubrificante natural e mantem a área hidratada. Estes sintomas podem demorar meses ou anos a ocorrer e variam de mulher para mulher. A sua vagina pode encolher e expandir-se com mais dificuldade durante as relações sexuais, que podem então ser desconfortáveis ou dolorosas.

Sintomas urinários

Os níveis baixos de estrogénio também podem causar que a sua bexiga fique mais fina e menos elástica. Isto pode levar a que tenha infecções urinárias com mais frequência, ou que tenha necessidade de urinar mais frequentemente.

(6)

4

No nosso site iremos falar de como combater com sucesso esta “armadilha” da natureza, porque as mulheres não precisam de se conformar com esta situação, sendo que existem inúmeras maneiras de preservar a sua saúde. Falaremos especialmente da síndrome metabólica.

Estilo de vida

Um estilo de vida saudável é muito importante para as mulheres, especialmente durante a menopausa. Deixar de fumar, comer de maneira saudável, ter uma dieta equilibrada, fazer exercício físico com regularidade, gerir o sono e o stress, podem ter efeitos ultra benéficos na sua vida.

Para reduzir o risco de osteoporose

é importante ter níveis adequados de vitamina D e de cálcio. Não des cure a nutrição nem o exercício físico.

Opções de

tratamento

É importante

que esteja informada acerca das várias opções de tratamento disponíveis, de modo a tomar decisões conscientes.

Não aceite que lhe digam: “isso passa!”. NÃO PASSA NADA.. Nem as mulheres assintomáticas estão imunes às consequências da menopausa na sua saúde.

Nenhuma mulher

precisa de sofrer

por causa da

menopausa!

(7)

Copyright © 2018 Marias na Menopausa.

5

Terapia de substituição hormonal

(TSH)

Todos os tipos de TSH contêm a hormona estrogénio. A TSH substitui o estrogénio que os seus ovários já não produzem. Mesmo baixos níveis de TSH pode trazer benefícios para o seu corpo e reduzir os sintomas da menopausa. O tipo de estrogénio mais recomendado hoje em dia é o 17 beta estradiol, que tem a mesma natureza daquele que lhe faz falta.

A TSH é hoje o tratamento mais efectivo para:

tratar os sintomas causados pela menopausa, tais como os afrontamentos, os suores nocturnos, as mudanças de humor ou sintomas urinários . Para a maioria das mulheres abaixo dos 60 anos os benefícios da TSH superam os seus riscos. A TSH também está recomendada para as mulheres que têm menopausa precoce (abaixo dos 45 anos). Se tiver útero deverá ainda tomar, sempre, progesterona.

Riscos

Muitas mulheres têm medo de fazer TSH por causa dos riscos associados. Houve uma enorme atenção dos meios de comunicação social sobre este tema após a divulgação de estudos com mais de uma década que diziam não ser seguro fazer a TSH, nomeadamente sobre possibilidade do aumento do risco de cancro da mama e doença cardíaca. Contudo, hoje em dia já está mais que provado na ciência que esses estudos não foram feitos de maneira correcta. Nos últimos tempos, outros estudos, esses correctos, vem demonstrando evidências dos benefícios da TSH.

Na realidade o seu risco de desenvolver determinadas doenças dependem de múltiplos factores, como a sua idade, história familiar, estilo de vida e estado geral de saúde, e não se toma ou não TSH. Por isto tudo é muito importante que o seu médico discuta este tema consigo tendo em conta a sua situação individual.

Benefícios

Após a toma da TSH as mulheres sintomáticas sentem amiúde que “têm a sua vida de volta”. O sono melhora, o estado de espírito também, a concentração é recuperada. A energia que sentem é muitas vezes a mesma que sentiam antes da menopausa. Os afrontamentos desaparecem, tal como os suores nocturnos, e os tecidos da vagina recuperam a sua elasticidade e a hidratação. As dores nas articulações frequentemente desaparecem e, a pele e o cabelo melhoram. Os seus riscos de doenças cardiovasculares diminuem, assim como o seu risco para osteoporose.

(8)

6

Testosterona

Outra das hormonas produzidas pelas mulheres. É a chamada hormona “masculina”, mas as mulheres também precisam dela. É produzida pelos ovários e pelas glândulas adrenais. Durante a menopausa muitas mulheres têm baixos níveis desta hormona, o que se reflecte em baixa libido, entre outros.

Importante mesmo é que se informe, porque não precisa de sofrer. A menopausa não é uma tragédia, mas se não for tratada, as mulheres podem vivê-la como tal, sobretudo as mulheres muito sintomáticas. Procure um ginecologista de confiança, um endocronologista, alguém com experiência no tratamento da menopausa e que a oiça de facto. Que tenha tempo para si.

As Marias levaram meses até encontrar um profissional à altura da tarefa, mas encontraram! Procure você também, pela sua saúde!

“A idade média da

menopausa é entre

os 45 e os 55

anos.”

Outros

tratamentos

Há outros tratamentos que o seu médico pode prescrever, como alguns tipos de anti depressivos, ou até suplementos, ou a panóplia dos ditos “naturais”, que não estão isentos de riscos, como você poderá achar.

(9)

Copyright © 2018 Marias na Menopausa.

7

Mitos mais comuns

DEVE ESPERAR QUE OS SEUS SINTOMAS SEJAM MUITO GRAVES OU MESMO

INSUPORTÁVEIS PARA QUE O SEU MÉDICO LHE PRESCREVA A TRH

MITO

Não é verdade. Há um aumento da evidência de que quando mais cedo se inicia a TRH, mais você fica protegida das doenças cardíacas e da osteoporose. No nosso site iremos abordar com detalhe a chamada “janela de oportunidade”.

TEM DE PARAR A TRH DEPOIS DE 5 ANOS

MITO

Não é verdade. (E olhe que isto já foi dito por um ginecologista às Marias). Mas está ultrapassado. Não há um prazo máximo para a toma da TRH. O tempo que demorará a fazer a TRH dependerá de uma escolha individual e terá em conta os seus riscos e benefícios individuais. Mulheres mais novas deverão, em princípio, fazer por mais tempo.

A TRH CAUSA CANCRO

MITO

Este é o mito mais perigoso para as mulheres, porque as afastou durante muitos anos da TSH, muito graças ao “estudo da WHI”, que explicaremos com detalhe no nosso site. Os riscos serão avaliados pelo seu médico de confiança, experiente e

actualizado. As “guidelines” hoje são claras. As situações onde não se prescreve TRH estão bem definidas.

DURANTE A MENOPAUSA NÃO PODE ENGRAVIDAR

MITO

Não é verdade.

No período temporal desde que sente sintomas até a menopausa poder ser diagnosticada – um ano após o último período menstrual – é possível engravidar. Apesar das hipóteses serem diminuídas, o seu médico poderá entender por conveniente continuar com a prescrição anticoncepcional.

NÃO PODE FAZER TRH SE TIVER DORES DE CABEÇA

MITO

Não é assim. Se já teve dores de cabeça no passado,

provavelmente o seu m édico vai é preferir a forma de gel ou de “patch”, em vez da via oral. Como sempre são decisões individuais.

NÃO PODE FAZER TRH E USAR AO MESMO TEMPO

ESTROGÉNIO VAGINAL

MITO

Não é verdade. Você pode precisar dos dois tipos de tratamento, especialmente se tem sintomas locais como comichão vaginal, secura vaginal ou atrofia vaginal.

(10)

Fale connosco!

Visite o nosso site: www.mariasnamenopausa.com

Visite o nosso facebook: www.facebook.com/mariasnamenopausa.pt Para sugestões e informações: geral@mariasnamenopausa.com

Para investimento e parcerias na plataforma: comercial@mariasnamenopausa.com

Disclaimer: As informações aqui descritas não dispensam o acompanhamento e conselho do seu médico assistente ou outro profissional de saúde. The contents of this book are for informational purposes only and are not a substitute for professional medical advice, diagnosis, or treatment .

Referências

Documentos relacionados

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas

Facebook para que forneça, a respeito das plataformas Facebook, Instagram e Facebook Mesenger, todo o conteúdo relativo às contas de titularidade do investigado,

A variação da fração volumétrica de gás imposta para o escoamento, na entrada do duto, como observado na Figura 7, não influencia, significantemente, no processo

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

Ap´ os o tratamento dos documentos e seus dados, temos como resultado um conjunto em formatos que ter˜ ao um aproveitamento melhor para a Extra¸c˜ ao de Padr˜ oes.. Com a aplica¸c˜

A nossa responsabilidade consiste em expressar uma opinião independente sobre estas demonstrações financeiras consolidadas com base na nossa auditoria, a qual foi efectuada de

Em 2008 a SABESP encontra-se diante de um impasse para continuidade de seus projetos e de seu plano de expansão de investimento em saneamento básico no Estado de São

Alves (2001) ressalta que a variável custos da qualidade ambiental decorrente de gastos para manter o padrão de emissão dos resíduos, em conformidade com as leis que regulamentam