• Nenhum resultado encontrado

// QUESTÃO 01 PROENEM 22/02/2019 FILOSOFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "// QUESTÃO 01 PROENEM 22/02/2019 FILOSOFIA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

FILOSOFIA

PROF. TARCIO LEAL

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 01

O aparecimento da pólis, situado entre os séculos VIII e VII a.C., constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade foi plenamente sentida pelos gregos, manifestando-se no surgimento da filosofia.

VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2004 (adaptado).

Segundo Vernant, a filosofia na antiga Grécia foi resultado do(a)

a) constituição do regime democrático.

b) contato dos gregos com outros povos.

c) desenvolvimento no campo das navegações.

d) aparecimento de novas instituições religiosas.

(2)

//

QUESTÃO 02

Apenas a procriação de filhos legítimos, embora essencial, não justifica a escolha da esposa. As ambições políticas e as necessidades econômicas que as subentendem exercem um papel igualmente poderoso. Como demonstraram inúmeros estudos, os dirigentes atenienses casam-se entre si, e geralmente com o parente mais próximo possível, isto é, primos coirmãos. É sintomático que os autores antigos que nos informam sobre o casamento de homens políticos atenienses omitam os nomes das mulheres desposadas, mas nunca o nome do seu pai ou do seu marido precedente.

Adaptado de Alain Corbin e outros, História da virilidade, vol. 1. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 62.

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 02

Considerando o texto e a situação da mulher na Atenas clássica, podemos afirmar que se trata de uma sociedade

a)na qual o casamento também tem implicações políticas e sociais.

b)que, por ser democrática, dá uma atenção especial aos direitos da mulher.

c)em que o amor é o critério principal para a formação de casais da elite.

d)em que o direito da mulher se sobrepõe ao interesse político e social.

(3)

//

QUESTÃO 03

"Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos os vínculos são

demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega. Assim recolocada na história, a filosofia despoja-se desse caráter de revelação absoluta que às vezes lhe foi atribuído, saudando, na jovem ciência dos jônios, a razão intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto não viu nascer a Razão; ela construiu uma razão, uma primeira forma de racionalidade".

Jean Pierre Vernant.

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 03

Sobre a Filosofia seguem as seguintes afirmações:

I. Ela foi revelada pela deusa Razão a Tales de Mileto quando este afirmou que o princípio de tudo é a água.

II. Ela foi inventada pelos gregos e decorre do advento da Polis, a cidade organizada por leis e instituições que, por meio delas, eliminou todo tipo de disputa.

III. Ela rejeita o sobrenatural, a interferência de agentes divinos na explicação dos fenômenos; problematiza, discute e põe em questão até mesmo as teorias racionais elaboradas com rigor filosófico.

IV. Surgiu no século VI a.C. nas colônias gregas da Magna Grécia e da Jônia, apenas no século seguinte deslocou-se para Atenas.

V. Ocupa-se com os princípios, as causas e condições do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; põe em questão e problematiza valores morais, políticos, religiosos, artísticos e culturais.

(4)

//

QUESTÃO 03

Das afirmações feitas acima Casa

a) I, III e V são corretas.

b) I e II são incorretas.

c) II, IV e V são corretas.

d) todas são corretas.

e) todas são incorretas.

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 04

Considere as afirmações abaixo sobre o nascimento da Filosofia na Grécia antiga e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Segundo Burnet, defensor da tese do milagre grego, na passagem do mito à razão não há continuidade no uso comum de certas estruturas de explicação.

II. Cornford, apesar de reconhecer que o pensamento jônico é racional e abstrato, afirma que o conteúdo da Filosofia nascente mantém estreitas relações com o modelo mítico.

III. Para Vernant, o aparecimento da polis, juntamente com o da moeda, da escrita e da lei escrita, teria sido o acontecimento decisivo porque instituiu a autonomia da palavra humana na ágora (praça pública) em contraposição à palavra mágica dada pelos deuses nos relatos míticos.

(5)

//

QUESTÃO 04

a)Apenas I e II são verdadeiras.

b)Apenas I e III são verdadeiras.

c)Apenas I é verdadeira.

d)Apenas II é verdadeira.

e)I, II e III são verdadeiras.

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 05

Pode-se afirmar que a Filosofia é filha da cidade-estado grega (pólis). A pólis grega surgiu entre os séculos VIII e VII a.C., e os primeiros filósofos surgiram por volta do século VI a.C. nas colônias gregas. O texto abaixo indica algumas das características da pólis que propiciaram o surgimento da Filosofia: “A pólis se faz pela autonomia da palavra, não mais a palavra mágica dos mitos, palavra dada pelos deuses e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação. A expressão da individualidade por meio do debate engendra a política, libertando o homem dos exclusivos desígnios divinos, para ele próprio tecer o seu destino na praça pública. O saber deixa de ser sagrado e passa a ser objeto de discussão; a instauração dessa ordem humana dá origem ao cidadão da pólis, figura inexistente no mundo coletivista da comunidade tribal.”

(6)

//

QUESTÃO 05

Considerando o texto acima, é incorreto afirmar que Casa

a) para a Filosofia, os critérios de argumentação e de explicação são os princípios e regras da razão que devem ser aplicados nas discussões públicas por meio da linguagem.

b) a verdade não deve ser imposta como um decreto divino, mas discutida, criticada e demonstrada pelos cidadãos.

c) o surgimento da Filosofia na Grécia ocorreu de forma inesperada, isolada e excepcional, sem relação com seu momento histórico: foi o chamado “milagre grego”.

d) a liberdade e a autonomia política do cidadão estão estreitamente ligadas à sua autonomia de pensamento.

e) o mito e o sagrado, na explicação do homem e do mundo, contrapõem-se aos argumentos e demonstrações filosóficos

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 06

Entrevista com Jean-Pierre Vernant

O francês Jean-Pierre Vernant é considerado o maior helenista vivo. Nome familiar aos estudantes de filosofia, o autor francês tem vários livros publicados em português, entre eles Universo, os Deuses, os Homens (Cia. das Letras), As Origens do Pensamento Grego (Bertrand Brasil), A Morte nos Olhos (Zahar), Mito e Sociedade na Grécia Antiga (José Olympio), Mito e Tragédia na Grécia Antiga (Perspectiva). Sai agora no Brasil outro volume fundamental, Entre Mito & Política, antologia de textos, uma espécie de "suma" de toda uma vida de pesquisador.

Nascido em 1914, Vernant participou ativamente da Resistência francesa e nunca abandonou sua vocação de militante. Fato que contrasta, em aparência, com o clichê do intelectual isolado em sua torre de marfim.

(7)

//

QUESTÃO 06

Ao contrário, Vernant, que carrega a justa fama de ter colocado os estudos helênicos em outro nível, poderia lembrar que foi na Grécia antiga que o ser humano foi definido como animal político. No novo livro, ele trafega entre mito e política com dupla mão de direção: investigando o que há de político no mito e o que há de mítico na política. Tudo muito atual, embora às vezes ele fale de fatos e gente de 2.500 anos atrás. Na verdade, Vernant olha o passado para melhor entender o presente.

A civilização da Grécia antiga é comumente sintetizada entre nós numa fórmula: o milagre grego. O sr. aceita isso? Vernant - Absolutamente não! Essa ideia, expressa por Renan e amplamente retomada depois dele, segundo a qual a Grécia, e somente a Grécia, teria inventado a razão, o pensamento científico, a filosofia e todos os grandes valores

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 06

universais, parece-me inaceitável. É verdade que, por volta do século 7.º antes de nossa era, houve um conjunto de fenômenos complexos. Em primeiro lugar, a passagem de uma civilização oral para uma cultura escrita e de uma palavra poética e profética - a de Homero e Hesíodo - para um discurso lógico e demonstrativo - o de Platão e Aristóteles. Ao mesmo tempo, o antigo sistema de governo, mantido por um rei ou por um grupo aristocrático, dá lugar à organização da cidade (polis), na qual todos os cidadãos podem discutir igualmente e concorrer à decisão coletiva. No seio desse duplo processo cultural e político, é impossível discernir onde está a causa e o efeito. Entretanto, o triunfo do logos na era clássica foi desfavorável aos gregos, cuja civilização não tem, portanto, nada de miraculosa: na realidade, não tentavam compreender o que contradiz a esse princípio lógico de identidade,

(8)

//

QUESTÃO 06

particularmente os fenômenos exteriores, que não se prestam a demonstrações nem ao cálculo. É por isso que não existiu na realidade uma física grega, por causa da ausência da experimentação e da aplicação do cálculo à realidade. O surgimento e a afirmação do discurso lógico não deveriam levar ao desaparecimento do mito?

Vernant - Mythos significa apenas relato, narração, embora, entre os gregos, os termos mythos e logos não se oponham entre si. Essa palavra serve hoje para designar, na história do pensamento grego, uma tradição transmitida oralmente e que não se insere na ordem do racional. Observe que os mythoi (mitos) não são um apanágio dos gregos. Nossa ciência atual está repleta de mithos: por acaso o big-bang original de nossos cientistas seria muito diferente do chaos (caos) evocado por Hesíodo, esse camponês da Beócia do

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 06

século 8.º antes de Cristo? As narrativas da origem transmitidas pelos mitos continuam inteiramente atuais na Grécia clássica, porque respondem a desafios relacionados com a identidade: o grego sabe de onde é porque conhece de cor todas essas histórias. Além disso, essas narrativas transmitem modos de ser e de comportar-se.

Em Homero, aprende-se a trabalhar, a navegar, a fazer a guerra e a morrer - afirmava Platão. A tradição mitológica define assim um estilo exemplar de existência, nos planos moral e estético, que para os gregos se confundem.

A mitologia assim descrita exprime o essencial da religião grega? Vernant - Não. Apenas em parte. Naturalmente, ela se refere a deuses aos quais devem ser rendidas honras, junto aos quais os humanos se sentem inferiores ao nada e cujo brilho divino não chega até os mortais porque estes não são

(9)

//

QUESTÃO 06

dignos. Mas a religião está relacionada também com a prática, com rituais que acompanham e ordenam todos os gestos da existência. De fato, a religião está em toda a parte, no modo de comer, de entrar e sair, de se reunir na "agorá". Nada separa a esfera religiosa da esfera civil: o religioso é político, o político é religioso. Na vida coletiva, a irreligião é inconcebível.

O Estado de São Paulo, Caderno 2, 05/08/2001

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 06

Sobre a religião dos gregos, assinale a alternativa correta.

a)A mitologia está estritamente associada à religião.

b)A religião está associada à vida prática do grego, e transcende o ritual para ordenar todos os gestos da existência.

c)Na vida coletiva, era comum que o grego não fosse religioso.

d)A religião e a política não se misturavam entre os gregos.

e)Os deuses gregos são muito parecidos com os homens (possuem características antropomórficas), por isso o grego não se sente inferior a eles.

(10)

//

QUESTÃO 07

A construção de uma cosmologia que desse uma explicação racional e sistemática das características do universo, em substituição à cosmogonia, que tentava explicar a origem do universo baseada nos mitos, foi uma preocupação da Filosofia

a)medieval.

b)antiga.

c)iluminista.

d)contemporânea.

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 08

Muitos pensam que os mitos são lendas restritas aos povos tribais e que teriam desaparecido com a crítica do pensamento científico moderno. No que se refere ao mito, podemos afirmar,EXCETO

a) O mito é falso e enganador, pois o mesmo falta com a verdade.

b) O mito orienta a vida e o sentido da existência.

c) Os mitos têm como função acomodar o homem em um mundo assustador.

d) As narrativas míticas eram próprias de um mundo onde a oralidade ocupava lugar central na vida humana.

(11)

//

QUESTÃO 09

Aedo e adivinho têm em comum um mesmo dom de “vidência”, privilégio que tiveram de pagar pelo preço dos seus olhos. Cegos para a luz, eles veem o invisível. O deus que os inspira mostra-lhes, em uma espécie de revelação, as realidades que escapam ao olhar humano. Sua visão particular age sobre as partes do tempo inacessíveis às criaturas mortais: o que aconteceu outrora, o que ainda não é.

(Jean-Pierre Vernant. Mito e pensamento entre os gregos, 1990. Adaptado.)

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 09

O texto refere-se à cultura grega antiga e menciona, entre outros aspectos, Casa

a) o papel exercido pelos poetas, responsáveis pela transmissão oral das tradições, dos mitos e da memória.

b) a prática da feitiçaria, estimulada especialmente nos períodos de seca ou de infertilidade da terra.

c) o caráter monoteísta da sociedade, que impedia a difusão dos cultos aos deuses da tradição clássica.

d) a forma como a história era escrita e lida entre os povos da península balcânica.

e) o esforço de diferenciar as cidades-estados e reforçar o isolamento e a autonomia em que viviam.

(12)

//

QUESTÃO 10

O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado.

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 10

Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que

a) a adesão ao conhecimento mítico ocorre sem

necessidade de demonstração, apenas se aceita a autoridade do narrador.

b) as explicações oferecidas pelo conhecimento mítico essencialmente são de natureza cosmogônica.

c) as representações sobrenaturais são utilizadas no intuito de explicar os fenômenos naturais.

d) a narrativa mítica faz uso de uma linguagem simbólica e imaginária.

e) se pauta na reflexão, apresentando a racionalidade e a cosmologia como componentes definidores do seu modo próprio de ser.

(13)

//

QUESTÃO 11

“O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos, as situações de ‘estar no mundo’ ou as relações sociais”.

Everado Rocha

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 11

Mediante essa definição geral de mito é correto afirmar que

a) as sociedades com conhecimentos científico, tecnológico e filosófico complexamente constituídos não possuem mitos, pois eliminaram as duvidas e os paradoxos.

b) Platão, um dos filósofos mais estudados e influentes do pensamento ocidental, não recorria aos mitos em seus diálogos, apesar de ter sido o primeiro a utilizar o termo mitologia.

c) alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI.

d) as sociedades antigas, ocidentais e orientais, foram fundadas sobre o mesmo mito primitivo, variando, apenas, os nomes de seus personagens.

(14)

//

QUESTÃO 12

“Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...)”.

(OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.)

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

QUESTÃO 12

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

a) De acordo com os poemas homéricos, os deuses em nada poderiam interferir no destino dos humanos e, assim, a determinação divina (ananque) se colocava em segundo plano, uma vez que era o acaso (tykhe) quem governava, isto é, possuía a função de ensinar ao homem o que este deveria escolher no momento de sua livre ação.

b) As poesias de Homero sempre mantiveram a função de educar o homem grego para o pleno exercício da atividade racional que surgiria no século VI a.C., uma vez que, de acordo com historiadores e helenistas, não houve uma ruptura na passagem do mito para o logos, mas sim um processo gradual e contínuo de enraizamento histórico que culminou no advento da filosofia.

(15)

//

QUESTÃO 12

c) Os mitos homéricos serviram de base para a educação, formação e visão de mundo que o homem grego arcaico possuía. Em seus cânticos, Homero justapõe conceitos importantes como harmonia, proporção e questionamentos a respeito dos princípios, das causas e do porquê das coisas. Embora todas essas instâncias apresentavam-se como tal, os mitos não deixaram de lado o caráter mágico, fictício e fabular em que eram narrados.

d) O mito já era pensamento. Ao formalizar os versos de sua poesia, Homero inaugura uma modalidade literária bem singular no ocidente. As ações dos deuses e dos homens, por exemplo, sempre obedeceram a uma ordem pré-estabelecida, a qual sempre revelou uma lógica racional em funcionamento.

e) Os mitos tiveram função meramente ilustrativa na educação do homem grego, pois o caráter teórico e abstrato da cultura grega apagou em grande parte os aspectos que se revelariam relevantes na poesia grega.

GABARITO: C

SURGIMENTO DA FILOSOFIA | FILOSOFIA

//

GABARITO

1. E 2. A 3. B 4. E 5. C 6. B 7. B 8. A 9. A 10. E 11. C 12. C

Referências

Documentos relacionados

Obs.: A licitante deverá apresentar relação de condutores acompanhada da cópia da CNH categoria “D”, do Certificado de Registro de Veículo, e comprovante de vistoria

a) entregar pessoalmente na Secretaria Municipal de Educação de Pinheiral, localizada na Rua Nini Cambraia, nº 170, Centro, Pinheiral/ RJ, no horário de 8h00 às 16h00.

As alterações introduzidas no regime das PPPs pelo DL 141/2006 têm aplicação imediata a todos os procedimentos de PPPs, ainda que já se tenha iniciado o estudo e preparação

Este estudo teve como objetivo elaborar um plano de ação para incentivar mudanças no estilo de vida de portadores da síndrome metabólica da Estratégia Saúde

• É de responsabilidade da empresa repassar todas as informações necessárias para utilização dos descontos para consultas e procedimentos realizados nas

3 A resposta integra apenas os tópicos de referência A e B com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização da linguagem científica.. VERSÃO DE TRABALHO VERSÃO DE

Aliado a este cenário de ausência de condições para a existência de uma ampla base popular de reivindicação e defesa de direitos linguísticos e na ausência

Neste âmbito é de realçar o Programa Aprendizagem Independente Alcançada pelos Alunos (AIAA), um programa iniciado por Janet L. Este é um “programa metacognitivo que