• Nenhum resultado encontrado

COORDENADORIA DAS ASSOCIAÇÕES ORQUIDÓFILAS DO BRASIL COORDENADORIA DAS ASSOCIAÇÕES ORQUIDÓFILAS DO BRASIL N O 62 ABR A JUN 2006

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COORDENADORIA DAS ASSOCIAÇÕES ORQUIDÓFILAS DO BRASIL COORDENADORIA DAS ASSOCIAÇÕES ORQUIDÓFILAS DO BRASIL N O 62 ABR A JUN 2006"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

NO 62 ABR A JUN 2006 COORDENADORIA DAS ASSOCIAÇÕES ORQUIDÓFILAS DO BRASIL

(2)

Boletim CAOB

COORDENADORIA DAS ASSOCIAÇÕES ORQUIDÓFILAS DO BRASIL NO 62 ABR a JUN 2006 Editorado em abril/maio de 2006 Distribuição: 02 de junho de 2006 ISSN 1419-4590 DIRETORIA 2005 - 2006

Presidente Valdenes Augusto Jordão (Santa Rita do Passa Quatro - SP)

1o Vice-Presidente Nivaldo José Cruz (Botucatu - SP)

2o Vice-Presidente Oswaldo Franchini (Uberaba - MG)

3o Vice-Presidente Carmen Sylvia Drub Guimarães Gallo (Jaboticabal - SP)

Secretário Geral Antonio Edson Bacci (Pirassununga - SP)

1o Secretário Roberto A. de Jesus Patrezze (Porto Ferreira - SP)

1o Tesoureiro José Carlos Baptista (Porto Ferreira - SP)

2o Tesoureiro Luiz Manoel Amâncio (Leme - SP)

CONSELHO DELIBERATIVO

Adolpho Radaelli (Guaxupé - MG), Anderson Hideki Shitara (São Carlos - SP), Antonio Carlos de Vito (Poços de Caldas - MG), Antonio Fernando Olitta (Piracicaba - SP), Gérsio José Rossi (Matão - SP), Hércules Braga Laudim (Bauru - SP), Luiz Antonio Morales (Penápolis -SP), Marco Aurélio Gilberti (Franca - SP), Maria Aparecida Pacheco ( São José do Rio Preto - SP), Norival Pereira (Ribeirão Preto - SP), Odair Antonio Placca (Lençóis Paulista - SP), Roberto F. de Campos (Leme - SP), Sônia B. dos S. Valiatti (Catanduva - SP) e Zairk Danton Zerbinato (Botucatu - SP).

Suplentes Registro, Americana, Rio Claro, Batatais e Uberaba.

Presidente Ronald Orney Gallo (Jaboticabal - SP)

Secretário Wilson Ribeiro de Andrade (Araguari - MG) CONSELHO FISCAL

Wanderley Francisco Gulli (Jaboticabal - SP), Luiz Devitte Gomar (Porto Ferreira - SP) e João Araújo Filho (Porto Ferreira - SP).

CORRESPONDÊNCIA PARA A CAOB

Rua Nelson Pereira Lopes, 305 A – Piso superior – Porto Ferreira - SP CEP 13660-000 – Fone/Fax: (19) 3585-3844

e-mail: caob@netsite.com.br

Página na Internet: www.caob.org.br

Expediente

Publicidade e Distribuição Valdenes Augusto Jordão

Rua Nelson Pereira Lopes, 305 A – Piso superior Porto Ferreira - SP – CEP 13660-000 Fone/Fax: (19) 3585-3844 e-mail: caob@netsite.com.br

Editor

Marcos Antonio Campacci

Rua Glória do Goitá, 86 - Sândalo 3 – São Paulo - SP CEP 03222-010 – e-mail: campacci@cpo.org.br

Boletins

e-mail: campacci@cpo.org.br

Editoração e Diagramação Editora Brasil Orquídeas Fotolitos

Futura Fotolito - Fone: (12) 3622-3888 Impressão e Acabamento Resolução Gráfica Rua Dr. Emílio Winther, 108 CEP 12030-001 - Taubaté - SP Fone: (12) 3622-1020 Capa

Pleione maculata Lindl. & Paxton Cultivo: Chuah Siew Ling, de Poços de Caldas, MG

exposição de Franca, SP -Foto: Valdenes Augusto Jordão

CAOB

CAOB

Produção

Editora Brasil Orquídeas

Caixa Postal 16591 - CEP 03149-970 Vila Prudente - São Paulo, SP

Fone: (11) 8376-4783

(3)

Í n d i c e

N

O 62 ABR a JUN 2006

distribuição: 02/junho/2006

Conversando com o leitor

3 4

Última Página

64

Glauco Batalha, orquidófilo atuante da ASSOMOC - Associação dos Orquidófilos de Mogi das Cruzes, fala sobre o gênero Acostaea Schltr. e as propriedades sensitivas do labelo das suas flores. Fala também sobre sua ocorrência e relaciona as espécies aceitas para o gênero.

Orquídeas sensitivas? Existem?

3 5

Proposta de uma nova espécie de orquidácea originária do Rio Grande do Sul e estudada por longo tempo pelo autor. Planta terrestre, de cultivo muito difícil e pertencente a um gênero muito pouco conhecido de todos. Trata-se da Triphora santamariensis, provavelmente endêmica daquela região do sul do Brasil.

Uma nova espécie de orquidácea brasileira

6 0

Cristiano Pedroso e Cristina Capucho pesquisaram um fragmento florestal situado no Sítio Monjolinho, em Santa Cruz das Palmeiras, SP, fragmento esse protegido pelos seus proprietários. Lá fizeram o levantamento dos gêneros e espécies de orquídeas ainda existentes. O resultado desse levantamento podemos apreciar nesse artigo.

Trata-se de uma reformulação do trabalho apresentado em "Coletânea de Orquídeas Brasileiras 3 - Novos Gêneros", de fevereiro deste ano. Aqui é proposto o restabelecimento do gênero Coppensia Dumortier, com as novas combinações e a conseqüente inclusão do gênero Ampliglossum como seu sinônimo.

Proposta de restabelecimento do gênero Coppensia Dumort.

5 4

Florística de Orchidaceae em fragmento florestal do Sítio Monjolinho

3 7

Circuito CAOB - Exposições

4 4

Aspectos das exposições de orquídeas realizadas pelas associações orquidófilas filiadas à CAOB que aconteceram nos primeiros meses deste ano de 2006. Destaque para algumas das melhores orquídeas expostas naqueles eventos ou para eventuais novidades.

(4)

O BOLETIM CAOB é publicado pela Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB) e distri-buído às sociedades orquidófilas, profissionais coordenados e aos sócios colaboradores. Para receber o boletim individualmente é necessário inscrever-se na CAOB como sócio colaborador e subscrever uma assinatura, que dará direito a 4 edições.

As opiniões emitidas em artigos assinados, bem como orientações e recomendações de qualquer natureza, são de responsabilidade de seus autores. Produtos e serviços anunciados devem ser utilizados segundo as instruções dos fornecedores, que são responsáveis nos termos do Código de Defesa do Consumidor, não cabendo à CAOB ou ao BOLETIM CAOB nenhuma responsabilidade.

O BOLETIM CAOB está aberto a todos que queiram divulgar trabalhos de sua autoria, de preferência inéditos, sobre assuntos relacionados à orquidofilia, orquidologia, botânica e ecologia. Os trabalhos enviados serão selecionados pela Comissão Editorial, secretariada pelo Editor. Não haverá qualquer tipo de remuneração pelos trabalhos publicados.

O BOLETIM CAOB autoriza a publicação de qualquer matéria aqui divulgada, desde que não haja reserva de direitos ou proibição expressa e desde que seja citada a fonte.

Informações

A CAOB acaba de lançar a 4ª edição do CadernoCadernoCadernoCadernoCaderno Orquidófilo, uma publicação de grande sucesso, criada há quase cinco anos, voltada para os iniciantes e por que não também para os com maior vivência no cultivo, pois todos sempre podem aprender alguma coisa nova ou pelo menos relembrar conceitos básicos. O texto principal continua o mesmo, abordando um pouco da história das orquídeas e sua classificação, as novas modificações em relação às subfamílias, e conceitos gerais sobre tipos de crescimento e estrutura das plantas.

São mostradas boas indicações sobre o cultivo das orquídeas, um “hobby” algumas vezes considerado difícil pelos leigos, mas ali é mostrado que, seguindo algumas poucas regras básicas, as orquídeas podem

ter vida saudável e proporcionar ao seu colecionador muitos

momentos de alegria. É apresentado um “passo a passo” de como transplantar uma orquídea, quando mudar o substrato, etc. Introduzimos alguns tópicos essenciais para se reconhecer uma boa flor de orquídea, baseados em publicações anteriores, mas ainda atuais, de autoria do recentemente falecido prof. Francisco Anaruma (vide notícia na última página).

Nosso colaborador Ângelo Lo Ré, de Serra Negra, SP, mostra como fazer em casa cachepôs, suportes de arame, etc., utensílios importantes para o plantio das orquídeas.

Acreditamos que com a publicação desta 4ª edição do Caderno Caderno Caderno Caderno Caderno Orquidófilo, a CAOB está conseguindo cumprir um dos seus objetivos principais, o de proporcionar literatura sobre orquídeas para os principiantes.

o editor

Conversando com o leitor

Falha nossa

No Boletim CAOB 60, página 111, o crédito de cultivo referente à melhor planta da exposição de Capivari deve ser anotado para Hélio Chicaoka, de Registro, SP e não como está lá escrito.

No Boletim CAOB 61, página 21, terceiro parágrafo sobre a exposição da Orquivale, onde está escrito "penus", leia-se "pneus", simplesmente a letra "e" se antecipou ao "n" e nos pregou essa peça...

(5)

rquídeas sensitivas? Existem?

Existem! Alguns gêneros da grande família das orquidáceas possuem um sistema nervoso rudimentar que lhes permitem reagir a alguns estímulos externos.

Tal capacidade, entretanto, não é exclusiva da família das orquidáceas, pois vale recordar algumas plantas carnívoras, tais como os gêneros: Drosera, Dionaea e Nepenthes, entre outros no Reino Vegetal.

Independentemente de não ser exclusivo, alguns gêneros de orquídeas se distinguem por possuir um labelo sensitivo, ativo e móvel, como ocorre com Caleana R. Br., Drakaea Lindl., Plocoglottis Blume e Pterostylis R. Br.

A primeira notícia que li sobre as orquídeas sensitivas foi na lendária revista Orquídea, onde uma pequena nota mencionava a Masdevallia muscosa, descrita por Reichenbach em 1875, de um exemplar que lhe fora enviado da Colômbia (vol. 7 – n. 4 – p. 136). Na verdade o Professor Reichenbach já havia descrito em 1855 a primeira espécie do gênero como Masdevallia echidna.

Curioso notar, no entanto, que a propriedade do labelo sensitivo só foi observado em 1887 por W. Bean, jardineiro da coleção de orquídeas do Jardim Botânico Real da cidade de Kew, Inglaterra.

As orquídeas sensitivas inicialmente incluídas por Reichenbach no gênero Masdevallia foram transferidas por Schlechter, em 1920, que criou o gênero Porroglossum para melhor acomodá-las. Aqui, vale observar a etimologia da palavra, pois no latim porro significa

distante e glossa quer dizer língua, em referência à distância da calosidade semelhante a uma língua situada no labelo em relação à coluna, quando a flor está na posição aberta.

Falando um pouco de transferência de gênero, uma observação de caráter geral é importante, antes de falarmos um pouco mais da Acostaea.

O gênero Pleurothallis foi criado em 1811, quando Robert Brown, removeu a Pleurothallis ruscifolia do gênero Epidendrum ou, ainda, de Dendrobium, do qual já havia também sido transferida. É irônico que o gênero tenha sido criado para ser monoespecífico, pois já em 1859 Lindley escreveria: “Para o presente, penso que é necessário manter este grande e dificultoso gênero sem desmembrá-lo. Não porque eu vejo o gênero com uma simples agregação de espécies, mas porque no atual estado de nossas informações é impossível construir outros gêneros”.

Pois é, Lindley estava certo. Foram neces-sários mais de 100 anos de trabalhos de campo e estudos para que o gênero Pleurothallis começasse a ser dividido.

Atualmente Luer propõe uma nova divisão para o gênero e fala em parentescos de subgêneros das Pleurothallis e parentescos de gêneros das Pleurothallidinae. E assim temos o parentesco em Acianthera, Pleurothallis e Specklinia. O gênero Acostaea, considerado como uma Pleurothallidinae, tem seu parentesco com Specklinia.

Acostaea é um gênero que foi criado por

Orquídeas sensitivas?

Orquídeas sensitivas? Existem?

Glauco Batalha (1)

O

(6)

Schlechter, em 1923, em homenagem a Don Guillermo Acosta, que coletou o material do qual o gênero foi descrito

Sua distribuição geográfica estende-se da América Central até a Colômbia e o Sudoeste do Equador..

Acostaea costaricensis var. costaricensis, ocorre também no Panamá, Colômbia e Equador. Na Costa Rica, a planta que deu origem à descrição da espécie foi localizada na Província de Alajuela, vizinha de San Ramón, em 1921, conhecida por sua abundância de orquídeas.

A fonte sensitiva está localizada numa calosidade situada no labelo que quando estimulado faz com que ele se una rapidamente entre as pétalas e as asas da coluna, numa posição que chamamos de fechada. Importa notar que este movimento só é possível a uma membrana situada no terço inferior da planta, que faz as vezes do movimento de uma dobradiça.

Este efeito cria uma cela de onde o polinizador só pode escapar movendo-se através do estigma, rostelo e polínias. As polínias aderidas ao polinizador podem ser transportadas para o estigma de outra flor, caso ele caia na armadilha de uma outra flor. Passado um certo tempo, a flor volta à posição original, que chamamos de aberta, sendo esta outra oportunidade que o polinizador tem para escapar, caso não o tenha feito antes.

O mecanismo entra em fadiga após 4 ou 5 estímulos. O funcionamento deste mecanismo, todavia, é desconhecido. Há suspeita que o estímulo recebido pela calosidade cause uma repentina perda de pressão em certas células localizadas nas proximidades da dobradiça, fazendo com que o labelo mova-se em direção à coluna (posição fechada).

Experiências de campo registram que o toque com uma ferramenta pontiaguda na região sensitiva faz com que a flor se feche. Já foi observado também que gotas de chuva e até mesmo o entardecer causam o fechamento da flor.

Bem. Ainda que a planta revele o sistema sensitivo, ela não tem a capacidade de reconhecer seu polinizador. De qualquer maneira, o mecanismo em si é bastante criativo, demonstrando a grande capacidade de adaptação e, sobretudo, de reprodução que o gênero Acostaea possui.

Vale lembrar que as plantas têm aproximadamente 5 centímetros de altura e suas flores não devem passar dos cinco milímetros! São, portanto, verdadeiras microorquídeas.

Acostaea costaricensis Schltr.

Abstract

Glauco Batalha, from the ASSOMOC Orchid Society (Mogi das Cruzes, SP), talks about

the genus Acostaea Schltr., that can be found from Costa Rica to Colombia.

(MAC)

(1) Glauco Batalha

Associado da Assomoc

glaucobatalha@yahoo.com.br

São conhecidas seis espécies de Acostaea:

Acostaea bicornis Luer, Phytologia 54: 379 (1983).

Acostaea campylotyle P. Ortiz, Orquideologia 13: 240 (1979).

Acostaea costaricensis Schltr., Repert. Spec. Nov. Regni Veg. Beih. 19: 284 (1923). Acostaea tenax Luer & R. Escobar, Orquideologia 15: 123 (1982).

Acostaea trilobata Luer, Selbyana 1(3): 216 (1975). Acostaea unicornis Luer, Phytologia 54: 379 (1983).

(7)

A natureza se torna cada vez mais escassa devido à própria ação antrópica sobre o meio ambiente que, muitas vezes, tem causado danos irreparáveis.

É importante lutar para preservar o que resta de matas, rios, lagoas, etc., ou seja, o que escapou da ação predatória do homem, moti-vada, na maioria das vezes, pela ganância dos lucros fáceis e imediatos, causando prejuízo para toda a sociedade (Alves et al, 1990).

As Orchidaceae são monocotiledôneas e perfazem cerca de 7% de todas as plantas fanerógamas distribuídas atualmente sobre o globo terrestre. Originaram-se no período Cretáceo, na área geográfica que atualmente compreende a Malásia, no período onde as angiospermas começaram suas diferenciações (Dressler, 1981).

Estas se caracterizam por serem cosmopo-litas, surgindo desde muito próximo ao Círculo Polar Ártico, estendendo-se até as proximidades da Terra do Fogo (Dressler, 1981), possuindo um maior número de representantes nos ambientes tropicais e subtropicais.

Podem crescer como epífitas, rupícolas e terrestres, sendo que esta última categoria pode

Florística de Orchidaceae

no Sítio Monjolinho

Florística da família Orchidaceae em

fragmento florestal do Sítio Monjolinho

Cristiano Pedroso (1)

Cristina Capucho (2)

ser subdividida em 3 grupos: herbáceas, humícolas e geófitas.

Cálculos estatísticos estimaram que a família Orchidaceae é constituída por 500 a 800 gêneros e entre 20.000 a 30.000 espécies, globalmente distribuídas.

Dressler (1981) estimou a ocorrência de 725 gêneros e 19.192 espécies, sugerindo que outros fatores, sejam eles bióticos ou abióticos, possam elevar este número para próximo de 20.000 a 23.000 espécies. Milaneze (1992) concorda com Dressler (1981) quanto ao número de gêneros, mas estima cerca de 19.218 espécies.

Também Pridgeon (1987), atribui o fato da grande colonização destas plantas às mais variadas áreas do globo, pelo menos em parte, a certas especializações adaptativas relacionadas com água e minerais, fatores estes também observados por Benzing et al. (1983) em hábitats que favorecem a ocorrência de estresse.

Devido a todos esses fatores supra citados, todo e qualquer trabalho que seja relacionado a levantamentos, ecologia, conservação, preservação e fenologia sobre orquídeas em ambiente natural se autojustifica.

(8)

Segundo Lopes (2004), as áreas nativas, as quais são recortadas pela agropecuária e pela urbanização em pedaços muito menores do que os existentes originalmente correm o risco de sofrer uma lenta transformação de fora para dentro, mesmo quando protegidas. O mundo à parte que era a floresta, isolado em trechos estanques, ameaça abrigar populações cada vez menos viáveis e geneticamente diversificadas de animais e plantas, até virar mera sombra de si mesmo.

Esse problema atende pelo nome técnico de fragmentação, sendo que isto tem ocorrido em

vários dos biomas brasileiros, principalmente na Mata Atlântica e o cerrado. A pressão antrópica, o aumento do efeito de borda, associado à diminuição da área do fragmento, e a remoção da fauna que, entre outros serviços prestados, poliniza e dispersa frutos e sementes, são responsáveis pela extinção no local de espécies vegetais. Estes processos acarretam na diminuição da capacidade dos fragmentos em dar suporte à vida animal, criando um efeito negativo sobre outros níveis tróficos. Este processo em cascata culmina em perda de biodiversidade(A).

2.1

O Sítio Monjolinho

1.1

O presente trabalho objetiva o levantamento florístico da família Orchidaceae em fragmento florestal do Sítio Monjolinho.

Objetivos

2.

Revisão de literatura

O Sítio Monjolinho está situado ao sudeste do Município de Santa Cruz das Palmeiras, e conta com uma área total de 44 alqueires, sendo 4 destes recobertos por uma vegetação transicional entre Mata Atlântica de Interior (Mata Semi-Decídua) e Cerrado. A importância de estudo desta área, atrela-se ao fato de ser

um dos últimos resquícios de mata preservada do referido município, sendo que a maior parte da vegetação existente anteriormente cedeu lugar às lavouras de cana-de-açúcar. A preservação da área é feita pelos proprietários, a Família Capucho, a qual gentilmente permitiu a presente pesquisa nesta área.

2.2

Fragmentos florestais

www.ambientebrasil.com.br/composer.php3? base=./snuc/index.html&conteudo=./snuc/artigos/corredorbio.html (2005)

(A)

2.3

A família Orchidaceae

A família Orchidaceae representa uma das famílias mais derivadas do reino Plantae, e

naturalmente apresenta características relacio-nadas às demais famílias de monocotiledôneas.

(9)

O levantamento taxionômico das orquídeas que se encontram presentes no referido frag-mento florestal foi feito através da construção de parcelas que possuíam uma área de 10 m de comprimento por 10 m de largura.

Logo após o encontro de orquídeas nos referidos quadrantes, iniciou-se a coleta do material a ser classificado, o qual foi prensado no local. Depois da realização da prensagem do material coletado, este foi depositado, para a realização das técnicas de sistemática Dressler (1981) afirma que tais características vão desde a venação foliar paralela, verticilos florais trímeros, até a presença de ovário ínfero, sendo que o autor ainda ressalta, que apenas poucos caracteres podem ser relacionados a todas as espécies de orquídeas, uma vez que muitos estágios da evolução são encontrados nos membros desta família.

Algumas destas características são o surgimento do lábio ou labelo (modificação da pétala oposta à antera), o surgimento do ginostêmio (concrescimento do estame fértil com pistilo), a presença de sementes pequenas, numerosas e providas de pouco endosperma, grãos de pólen sob a forma de massas compactas, etc. (Arditti, 1992).

Dressler (1981) deixa explícito que as

estruturas florais intrincadas e suas espetaculares adaptações, são altamente especializadas.

Já Milaneze (1992) cita que a enorme vari-edade de flores da família Orchidaceae se dá devido ao seu grande poder de adaptação ambiental, principalmente quando corre-lacionado a fatores como substrato e clima.

O primeiro a classificar e catalogar orquídeas em nosso país foi Cogniaux (1906), o qual afirmou que quase a metade das espécies de orquídeas nacionais possuem flores pequenas e inconspícuas. As orquídeas brasileiras incluem 191 gêneros e aproximadamente 2.300 espécies, mas pouco se sabe em relação aos fatores que afetam sua germinação e cresci-mento, exceto quanto a algumas espécies de padrão comercial.

3.1

Levantamento taxionômico

Material e método

vegetal, no Herbarium do campus do Centro Universitário Hermínio Ometto – Uniararas.

A identificação dos taxa foi realizada principalmente através das chaves e ilustrações encontradas nos trabalhos de Hoehne, Pabst & Dungs e Dressler.

Os gêneros e suas respectivas espécies foram apresentados em ordem alfabética, dentro das subfamílias e essas, seguiram a seqüência filogenética proposta por Dressler (1981).

4.

Resultados

(10)

Depois de realizados todos os processos de classificação, obtiveram-se como resultados finais 4 gêneros e 4 espécies de Orchidaceae.

4.1

Gêneros e espécies encontradas

Os gêneros encontrados foram: Catasetum, Ionopsis, Oeceoclades e Rodriguesia.

Abaixo as respectivas espécies e suas fotos.

Oeceoclades maculata Lindl.

M. A. Campacci

Celso J. V. Gioso

M. A. Campacci

Arquivo - Cristiano Pedroso

(11)

O número de gêneros e espécies de Orchidaceae encontrados na área corresponde ao esperado para uma vegetação que apresenta uma dinâmica de fragmentação florestal e que também tem características transicionais entre Mata Semidecídua e Cerrado, sendo que todas as espécies descritas, evidenciaram uma grande e homogênea colonização do ambiente (com exceção de Ionopsis utricularioides), o que deixa explícito a grande adaptação das

Ionopsis utricularioides (Sw.) Lindl.

Rodriguezia decora (Morren) Lindl.

Arquivo - Cristiano Pedroso

Arquivo - Cristiano Pedroso

M. A. Campacci

5.

Discussão

espécies à referida área. Com relação à Ionopsis utriculariodes, possivelmente o fato de se ter encontrado somente um representante da referida espécie sugere que a intervenção antrópica desequilibra e afeta diretamente as relações ecológicas existentes entre a espécie e os demais componentes deste ecossistema, sendo que tais desequilíbrios acarretaram na redução drástica do número de indivíduos naquele fragmento.

(12)

(1) Cristiano Pedroso

Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas) - Araras, SP cristiano.pedroso@itelefonica.com.br

Abstract

Cristiano Pedroso and Cristina Capucho talk about the orchids that they found in Sítio Monjolinho, near Santa Cruz das

Palmeiras city, in São Paulo State.

(MAC)

As orquídeas presentes no fragmento florestal existente no Sítio Monjolinho apresen-tam alto grau de adaptabilidade à área devido à constatação de uma grande quantidade de indivíduos das espécies presentes (com exceção ao gênero Ionopsis), encontrados durante o trabalho. Isso se deve em parte à

6.

Conclusão

pequena área que compreende o fragmento florestal, que restringiu o número de espécies existentes, mas que por outro lado foi respon-sável por uma grande explosão populacional, a qual ao longo do tempo instituiu uma homeostasia ambiental, que culminou em uma elevada taxa de orquídeas por unidade de área.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, A. C.; CORRÊA, M. O. S.; OLIVEIRA, C.; NETO, S. B. Legislação e meio ambiente. Série Educa-ção Ambiental. Programa de EducaEduca-ção Ambiental do Vale do Ribeira. São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente, 1990. 36p.

ARDITTI, J. Fundamentals of Orchid Biology. John Wiley & Sons. 898 p. 1992.

COGNIAUX, A. Notes sur les orchidées du Brésil et des régions voisines. Bulletim of Society Royal of Botany, v.43, p.266-356, 1906.

BENZING, D. H., PRIDGEON, A. M. Foliar trichomes of Pleurothallidininae (Orchidaceae) Funcional significance. Amer. J. Bot. 150 p. 1983.

DRESSLER, R. L. The orchids and classification. Harvard: Harvard University Press, p. 332, 1981. LOPES, J. R. Diversidade aos pedaços. Revista Scientific American Brasil. n.28, 2004.

MILANEZE, M. A. Influência da intensidade luminosa e do fotoperíodo no desenvolvimento inicial de Pseudolaelia vellozicola (Hoehne) Porto & Brade, a partir de semente selecionadas por densidade. Rio Claro, 1992. 223p. Tese (Mestrado) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista. “Júlio de Mesquita Filho”.

PRIDGEON, A. M. The velamem and exodermis of orchid roots. In: ARDITTI, J. Orchid biology: reviews and perspectives. Ithaca: Cornell University Press, 1987. p.30-56.

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./snuc/index.html&conteudo=./snuc/artigos/ corredorbio.html

Cristiano Pedroso de Moraes - Mestre em Ciências – Área e Concentração em Fisiologia e bioquímica

de Plantas; Responsável Técnico pelos Laboratórios de Botânica, Meio Ambiente e Zoologia do Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras – Uniararas

Cristina Capucho - Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas; Professora Auxiliar do Centro

(13)

12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123

(14)

Exposições - CAOB

Circuito CAOB - Exposições

presentamos neste número do boletim informações e fotos referentes às exposições do circuito CAOB ocorridas nos primeiros meses deste ano, iniciando pela exposição da cidade de Leme, no interior do Estado de São Paulo e terminando com a exposição ocorrida na cidade de Marília, também no interior de São Paulo.

A

A

A

A

A

A exposição de Leme, SP ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro deste ano, contando com 38 associações participantes, somando o total de 1289 orquídeas expostas, com 201 orquidófilos que tiveram suas plantas pontuadas. O coordenador da CAOB foi Valdenes Augusto Jordão, também autor das fotos aqui exibidas.

Leme

Leme

Melhor planta da Exposição

Cycnoches pentadactylon cultivo: Itamar Nogueira da Silva, de Rio Claro - SP

(15)

Ornithocephalus bicornis

Cultivo: Vitor & Neida Matos - Uberlândia, MG

Categoria Microorquídea

Epidendrum tridactylum

Cultivo: Orquidário da Serra - São Pedro, SP

Categoria Mérito Botânico

Trichoglottis philippinensis

Cultivo: Vitor & Neida Matos - Uberlândia, MG

Categoria Exótica

Blc. Goldenzelle 'Lemon Chiffon'

Cultivo: Orquidário Nely Mary - Registro, SP

Categoria Híbrido

Cattleya gaskelliana alba

Cultivo: Andréia Garcia - Botucatu, SP

Categoria Espécie Estrangeira

Cattleya labiata

Cultivo: Luiz Henrique de Oliveira - Batatais, SP

Categoria Espécie Brasileira

1

o

1

o

1

o

1

o

1

o

(16)

A exposição de Araraquara, SP foi realizada dias 03, 04 e 05 de março deste ano. Ali compareceram 19 associações orquidófilas que juntas expuseram 880 orquídeas. Receberam pontuação pelo critério da CAOB cerca de 145 expositores. A coordenadora do julgamento pela CAOB naquele evento foi Carmen Sylvia D. G. Gallo, também autora dessas fotos abaixo apresentadas.

Araraquara

Araraquara

Cattleya jenmanii semi-alba

Cultivo: Luiz Francisco Bordignon - Americana, SP

Categoria Espécie Estrangeira

1

o

Cattleya labiata

Cultivo: Anderson Hideki - São Carlos, SP

Categoria Espécie Brasileira

1

o

Pleurothallis recurva

Cultivo: Istoshi Saito - Bauru, SP

Categoria Microorquídea

2

o

Lophiaris lanceana

Cultivo: Leôncio Naym - Catanduva, SP

Melhor planta da exposição

(17)

Essa exposição de São José do Rio Pardo, SP ocorreu na mesma data que a de Araraquara, ou seja nos dias 03, 04 e 05 de março, contando com 14 associações orquidófilas, as quais trouxeram para o evento cerca de 593 orquídeas. Valdenes Augusto Jordão foi o coordenador do julgamento pela CAOB e também autor das fotos aqui expostas. Entre os expositores, 102 orquidófilos tiveram plantas pontuadas.

S. Joaé do Rio Pardo

S. José do Rio Pardo

Bc. Ernesto alavarce

Cultivo: Orquidário Lobato - São José do Rio Pardo, SP

Categoria Híbrido

2

o

Cattleya labiata semi-alba

Cultivo: José Oswaldo N. Grassi - São José do Rio Pardo, SP

Categoria Espécie Brasileira

1

o

Epidendrum subpurum

Cultivo: Oliveira L. Moreira - Poços de Caldas, MG

Categoria Mérito Botânico

3

o

Phalaenopsis lueddemanniana

Cultivo: Oliveira L. Moreira - Poços de Caldas, MG

Melhor planta da exposição

(18)

Batatais

Batatais

Cattleya labiata cerúlea

Cultivo: Márcio C. Silveira - Oliveira, MG

Melhor planta da exposição

1

o

Cattleya trianae 'Premier'

Cultivo: Márcio C. Silveira - Oliveira, MG

Categoria Espécie Estrangeira

1

o

Epidendrum subpurum

Cultivo: Ailton C. Oliveira - São Sebastião do Paraíso, MG

Categoria Mérito Botânico

1

o

Dendrobium spectabile

Cultivo: Luiz Nereu Vieira - Araguari, MG

Categoria Exótica

1

o

A exposição de Batatais, SP foi realizada nos dias 10, 11 e 12 de março deste ano, contando com a presença de 29 associações orquidófilas. Junto da associação local conseguiram o montante de 1119 orquídeas expostas. Receberam pontuação pelo critério da CAOB cerca de 162 expositores. A coordenação do julgamento pela CAOB naquele evento foi responsa-bilidade de Valdenes A. Jordão, também autor das fotos aqui apresentadas.

(19)

S. Joaé do Rio Preto

S. José do Rio Preto

Ascocentrum miniatum Categoria Exótica

2

o

Lc. Straight Answer Categoria Híbrido

1

o

Melhor planta da Exposição

Bc.

Goldenzelle 'Lemon Chiffon'

cultivo: Luiz Carlos Setti, de Batatais - SP

1

o

São José do Rio Preto realizou sua exposição nos dias 17, 18 e 19 de março deste ano. A associação orquidófila local contou com a presença de 33 outras participantes. Foram expostas 1256 orquídeas. Receberam pontuação pelo critério CAOB cerca de 179 expositores. A coordenadora do julgamento e autora das fotos foi Carmen Sylvia D. G. Gallo.

(20)

Franca

Franca

Melhor planta da Exposição

Hadrolaelia pumila

alba

cultivo: Biorchids - Várzea Paulista - SP

1

o

Maxillaria vitelliniflora

Cultivo: Ailton C. de Oliveira - São Sebastião do Paraíso, MG

Categoria Microorquídea

1

o

Thichoglottis philippinensis

Cultivo: Orquidário Warneri - Belo Horizonte, MG

Categoria Exótica

2

o

A exposição de Franca, SP ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de março deste ano, contando com 37 associações participantes. Foram expostas cerca de 1158 orquídeas, com 181 orquidófilos que tiveram suas plantas pontuadas. O coordenador da CAOB foi Valdenes Augusto Jordão, também autor das fotos aqui mostradas.

(21)

Pirajuí

Pirajuí

Dendrobium Pixie Princess

Cultivo: Bruno T. Nagano - Pirajuí, SP

Categoria Exótica

1

o

Acianthera luteola

Cultivo: Jr. Orquídeas - Cafelândia, SP

Categoria Microorquídea

2

o

Dendrochilum magnum

Cultivo: Eugênio Galli - Lençóis Paulista, SP

Categoria Mérito Botânico

1

o

A exposição de Pirajuí, SP ocorreu na mesma data que a de Franca, nos dias 24, 25 e 26 de março deste ano. Compareceram ao evento 14 associações orquidófilas que juntas expuseram 760 orquídeas. Receberam pontuação pelo critério da CAOB cerca de 85 expositores. O julgamento foi coordenado por Istoshi Saito, que também tirou as fotos aqui apresentadas.

Blc. Ann Cleo 'Stars and Stripes'

Cultivo: Orquidário Recanto - Analândia, SP

Categoria Híbrido

(22)

Marília

Marília

Obs.: Na segunda contracapa outras plantas que se destacaram em exposições do circuito CAOB

Cattleya gaskelliana alba

Cultivo: Kyomassa Shibuya - Marília, SP

Categoria Espécie Estrangeira

1

o

Hadrolaelia pumila alba

Cultivo: Chácara Bela Vista - Assis, SP

Melhor planta da exposição

1

o

Paphiopedilum Lemforder Supeketti

Cultivo: Wagner Beltrame - Bauru, SP

Categoria Exótica

2

o

Lc. Mikkie Nagata

Cultivo: Salvador A. Gorni - Piracicaba, SP

Categoria Híbrido

1

o

A última exposição apresentada neste boletim aconteceu na cidade de Marília, SP nos dias 31 de março, 01 e 02 de abril deste ano. Lá compareceram 29 associações orquidófilas que no total expuseram 1487 orquídeas, tendo recebido pontuação plantas de 181 expositores. A coordenadora do julgamento e também autora das fotos foi Carmen Sylvia D. G. Gallo.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Mesmo com a interrupção de notícias sobre o futebol das moças pelo Jornal dos Sports, o Diário da Noite reservou um texto em 25 de janeiro de 1932 para comentar sobre o

Diante da dificuldade para o isolamento do patógeno em meio de cultura pelas técnicas anteriores, foi utilizada a técnica de suspensão de urediniósporos em meio de cultura, com

narrativa que torne visual a história da tua peça de roupa - desde a produção das suas fibras até à loja em que foi comprada.. Propôr a utilização de linguagem artística

É da responsabilidade da Seguradora, através dos seus Serviços de Assistência, a organização e liquidação directa aos Prestadores de cuidados de serviços de saúde, de

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) serve como marco mais importante para as políticas públicas em saúde que temos hoje, considerando que o Brasil é o único país com essa

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e