• Nenhum resultado encontrado

Identificadora de Repetidora ID-50

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificadora de Repetidora ID-50"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Identificadora de Repetidora

ID-50

(2)
(3)

Índice

Prefácio. ...4

Iniciando... ...4

Leia com atenção ...5

Termo de garantia ...5

Instalação ...6

Ajuste da polaridade do C.O.R...7

Ajustes...7

Gravação...7

Reprodução ...8

Contato...8

Revisões...8

Anotações...9

Esquema elétrico ...11

(4)

Prefácio.

Obrigado por adquirir o identidador ID-50. O ID-50 foi desenvolvido para implementar a identificação em voz de uma estação repetidora, nos casos que a identificadora não tenha esta função, esta identificadora foi desenvolvida usando o que há de mais moderno no mercado, prevendo um funcionamento a prova de falhas por muito anos. Temos absoluta certeza que ela lhe atenderá a todas as expectativas.

Gostaria de deixar os agradecimentos a todos os radioamadores que auxiliaram neste projeto mesmo de forma indireta, apoiando, criticando, com sugestões, etc.

Luciano Sturaro,

PY2BBS

Iniciando...

O objetivo deste manual, é fornecer todo o suporte a instalação, ajuste e operação do identificador ID-50. Recomendo a leitura completa deste manual, mesmo aos mais experientes, para evitar problemas, que muitas vezes tomam horas de trabalho desnecessárias.

Todo suporte e/ou ajuda pode ser obtido através de nosso website http://www.hamtec.tk, lá você encontrara um banco com as perguntas mais freqüentes de nossos clientes, caso ainda persista a dúvida entre em contato por e-mail: suporte@hamtec.tk , enviando o máximo de informações possíveis, como numero de série da placa e versão do software e descrição detalhada do problema ou dúvida, ou ainda pelo telefone (19) 3624-1869 ou (19) 9727-1815.

(5)

ATENÇÃO:

Por favor, observe e tome as seguintes precauções para evitar danos a placa identificadora:

1. Verifique a polaridade correta da fonte de alimentação, ligação invertida causa danos a placa identificadora e acarreta no cancelamento imediato da garantia.

2. A identificadora foi projetada para trabalhar com uma tensão de 9 a 18V, portanto nunca use tensões maiores, como por exemplo uma bateria de 24V.

3. Não molhe a identificadora, tampouco exponha a umidade e poeira excessiva, não instale em locais propensos a aquecimentos.

4. Use blindagem de RF (uma caixa metálica, por exemplo). A caixa não deve ter superfície irregular, que pode causar curto-circuito na parte inferior da identificadora. 5. Não modifique os circuitos da identificadora, exceto se instruído pelo fabricante, via

website, mala direta, e-mail ou boletim técnico.

6. Se notar aquecimento excessivo, fumaça, odores estranhos, desligue a identificadora imediatamente! Contate a assistência técnica.

7. A não observância de qualquer destes itens causa o cancelamento imediato e irreversível da garantia.

Termo de garantia

A identificadora está garantida pelo prazo de 6 (seis) meses contra defeitos de fabricação, a contar da data da compra. Esta garantia somente é válida ao primeiro comprador e é intransferível.

Defeitos decorrentes de descargas atmosféricas, mau uso, instalação incorreta, NÃO serão cobertos por esta garantia.

No caso de fazer valer a garantia, toda e qualquer despesas com transporte e embalagem correm por conta do proprietário da identificadora.

Software

Todo o funcionamento da ID-50, é gerenciado por um software, gravado em seu micro-controlador, este software esta em constante desenvolvimento, e pode ser modificado pelo fabricante, sem prévio aviso.

(6)

Instalação

A instalação da identificadora ID-50, deve ser feita dentro de caixa metálica, que ofereça blindagem de RF. Exposição a níveis excessivos de RF pode causar mau funcionamento e pode danificar a identificadora.

Todos os pinos estão descritos na placa, abaixo uma breve explicação para que serve cada conector:

Legenda Função

Conector CN1

↓↓ Terra.

FTE Saída para alto-falante de monitor de gravação/reprodução.

↓↓ Terra.

LINE Saída de áudio para o transmissor.

↓↓ Terra.

MIC Entrada para microfone de eletreto externo (retirar o interno)

Conector CN2 Saída de áudio para o transmissor do link.

PTT Saída para o PTT do transmissor. SQUELCH Entrada de C.O.R. (Squelch) do receptor. ENABLE Entrada de controle para desligar a identificadora. PLAY Entrada para ligação de uma chave externa para o Play.

↓↓ Terra.

PLAY/REC Saída para Led indicador de funcionamento (play/rec). OVERTIME Saída para Led indicador de estouro de tempo.

↓↓ Terra.

Conector CN3

↓↓ Terra.

Vcc Entrada de alimentação - 9 a 18V

↓↓ Terra.

BACK-UP Entrada para conjunto de pilhas 4 pilhas recarregáveis AA.

O melhor ponto para injeção do áudio no transmissor, é diretamente no modulador, pulando-se os pré-amplificadores de pré-ênfase. Evite usar a entrada de microfone.

(7)

Ajuste da polaridade do C.O.R.

Na placa existe um jump que ajusta a polaridade do sinal de C.O.R.:

Posição Função

HI Squelch ativo em nível alto (em recepção) LOW Squelch ativo em nível baixo (em recepção)

O sinal de C.O.R. deve seguir lógica digital, ou seja, nível LOW igual a 0 Volts e nível HI mais de 2 Volts. Todo radio tem esse sinal em seu interior, com um multimetro na escala Vcc, pesquise nos contatos que ligam a placa principal ao painel do rádio, abrindo e fechando o squelch. Ou use o ponto de C.O.R. já existente na placa controladora.

Ajustes

Na placa existem três trimpots que ajustam algums parametros de funcionamento da ID-50.

Trimpot Ajuste

VR1 Nível de áudio para o transmissor.

VR2 Amostragem. (aumenta ou diminui a qualidade/duração da memória) VR3 Temporização entre as identificações. (2 a 20 minutos, aproximadamente)

Gravação

A gravação pode ser feita de duas maneiras, pelo microfone existente na própria placa ou via o plug P2, com um sinal oriundo de um gravador. O sinal a ser gravado e monitorado em tempo real, via o alto-falante, certifique-se que quando for gravar via eletreto, uma distancia boa do falante, para não ocorrer microfonia. O que você ouvir, no alto-falante, é o que você vai ouvir quando o identificador rodar. Utilize-se deste recurso para ajustar o nível de reprodução do equipamento que vai fornecer o áudio para gravação. Para a gravação basta apertar a tecla REC na placa e falar a +/- 30 cm do microfone ou injetar o áudio via o plug P2. Para interromper a gravação utilize-se da tecla STOP.

(obs.: A gravação dura enquanto o Led ligado ao pino PLAY/REC estiver acesso). Para a gravação via P2 e necessário que o gravador a ser utilizado tenha um controle de

(8)

Reprodução

Para reproduzir basta pressionar a tecla PLAY. Se for necessário interromper a

reprodução utilize-se da tecla STOP. O nível da reprodução pode ser ajustado no trimpot VR1

Contato

Via correio: Hamtec

A/C Luciano Sturaro Caixa Postal 263

São João da Boa Vista –SP CEP 13870-970

Telefone: (19) 3624-1869 (19) 9727-1815 Internet:

Home page: http://www.hamtec.tk E-mail: hamtec@hamtec.tk

Revisões:

Versão G:

1. Foi incorporado o monitor da gravação

2. Ativado o compressor de áudio, durante a reprodução.

Versão F:

1. Elevada a corrente de carga da baterias para 35mA

Versão D:

1. Melhorias no ajuste do temporizador.

(9)
(10)
(11)

Referências

Documentos relacionados

Outras metas do nosso grupo são a divulgação do grafite para comunidade, a promoção do interesse dos moradores do Butantã e também o estímulo à união

Danos / irritação ocular: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são cumpridos. Sensibilização às vias respiratórias: Com base nos

Espírito Santo e por isso mesmo o nosso corpo santo não pode ser profanado por agressão através do sexo ilícito, pelo uso de drogas lícitas ou ilícitas, ou por

As aplicações financeiras são, inicialmente, reconhecidas pelo valor justo, acrescidas dos custos da transação para todos os ativos financeiros não mensurados ao valor justo por

• Atendimento hospitalar para clientes olímpicos removidos de dentro das instalações que não possuem plano de saúde; • Ações preventivas de Vigilância Sanitária

I- Direção Defensiva é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com

• todos os medicamentos que você está tomando ou pretende tomar, mesmo os fitoterápicos e aqueles que podem ser comprados sem receita médica. Dirigir ou Operar Máquinas: não

4253 JEZYÁNNY CRUZ MOREIRA ROCHA 6434 JOANA CAROLINA ALMEIDA XAVIER 6421 JOANA CAROLINA LUCAS ORNELAS 5703 JOANA DE BRITO FRAGA NUNES 5005 JOANA FILIPA DA COSTA POMBO 7198 JOANA