• Nenhum resultado encontrado

A Letra de Arrendamento Mercantil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Letra de Arrendamento Mercantil"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

A Letra de

Arrendamento Mercantil

Gláucia Chiaradia

S

ão os princípios que norteiam os títulos de crédito os responsáveis

pela certeza e a segurança esperada por aqueles que depositam no título de crédito a confiança para a consecução de seus negó-cios jurídicos. Tais princípios, sem dúvida alguma, são frutos do esforço da doutrina que culminou numa das melhores demonstrações da capacidade criadora de ciência jurídica nos últimos séculos, chegando, inclusive, a restarem positivados.

Advirta-se, contudo, que a documentabilidade (cartular ou eletrô-nica), a literalidade e a autonomia não podem ser tratadas meramente como elementos de qualifi cação dos títulos de crédito (característica, atributos, elementos, predicados e requisitos), mas, sim, como funda-mento de julgafunda-mento do direito cambiário.

E, disso a obra muito bem cuidou. Inicia-se pelo capítulo que introduz o leitor sobre a importância dos títulos de crédito para o desenvolvimento econômico na atualidade. A passagem do segundo capítulo traz o cuidado da autora ao realizar o recorte metodológico, a fi m de analisar o fenômeno da desmaterialização dos títulos de crédito, aportando, nos capítulos seguintes, ao estudo dos seus princípios e espécies.

A

presente investigação trata

da Letra de Arrendamento Mercantil - título de crédito escritural - como instrumento pró-prio de captação de recursos pelas sociedades de leasing, de forma mais simplifi cada e ágil, em meio à crise mundial de 2008. Avalia--se a importância do crédito para o desenvolvimento da economia, bem como a relevância dos títulos de crédito como instrumento de mobilização do crédito e, conse-quentemente, de riquezas, o que permite maiores investimentos, estes essenciais para o cresci-mento econômico. Articulam-se os princípios basilares do Direito Cambiário frente à nova realidade de informatização dos títulos de crédito, pautando-se nos princí-pios da transmutação de suporte e equivalência funcional (principio da não discriminação).

A LETRA DE ARREND

AMENT

O MERCANTIL

Gláucia Chiar adia

Gláucia Chiaradia

Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Mil-ton Campos.

Bacharel em Direito pela Facul-dade de Direito Milton Campos. Atualmente é Assessor Judici-ário no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Pro-fessora voluntária na Universi-dade Federal de Minas Gerais.

(2)

A Letra de Arrendamento

Mercantil

(3)
(4)

A Letra de Arrendamento

Mercantil

Gláucia Aparecida da Silva Chiaradia

(5)

Copyright © 2014, D’ Plácido Editora.

Copyright © 2014, Gláucia Aparecida da Silva Chiaradia.

Editor Chefe

Plácido Arraes

Produtor Editorial

Tales Leon de Marco

Capa

Tales Leon de Marco (Sobre imagem de Sxc.hu)

Diagramação

Bárbara Rodrigues da Silva

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida, por quaisquer meios, sem a autorização prévia da D`Plácido Editora.

Catalogação na Publicação (CIP) Ficha catalográfica

Chiaradia, Gláucia Aparecida da Silva.

A Letra de Arrendamento Mercantil -- Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2014. Bibliografia

ISBN: 978-85-8425-000-4

1. Direito 2. Direito Cambiário 3. Direito Comercial I. Título II. Direito Comercial III. Letra de Arrendamento Mercantil

CDU349 CDD 342.2

Editora D’Plácido Av. Brasil, 1843 , Savassi Belo Horizonte - MG Tel.: 3261 2801 CEP 30140-002

(6)

“(...) Quando pensar em desistir, lembre-se da luta que foi começar, e não desista!”

(7)
(8)

Agradecimentos

Agradeço ao Meu grandioso Deus por fazer possíveis os meus impossíveis. À minha mãe, por sempre acreditar que eu posso ir mais longe, sendo o combustível dos meus sonhos. Ao Professor Doutor Jean Carlos Fernandes, pelos ricos ensinamentos, a minha admiração e carinhoso agradecimento.

(9)
(10)

Prefácio

Gláucia Aparecida da Silva Chiaradia nos traz valioso trabalho, com o qual obteve o título de mestre em Direito Empresarial pelo Programa de Pós-Gra-duação da Faculdade de Direito Milton Campos, oportunidade em que nos coube a honra de compor a banca examinadora, na qualidade de orientador.

O livro trata de tema extremamente interessante sob um enfoque ori-ginal, permitindo ao leitor a segura compreensão da “Letra de Arrendamento

Mercantil”. A autora se propõe, e consegue investigar, questionar e instigar a todo o momento o leitor sobre as questões polêmicas em torno da teoria contemporânea dos títulos de crédito.

Segundo a autora, o direito cambiário evoluiu, exigindo “a criação de

outras modalidades de título, as quais também devem atender o novo formato de cir-culação escritural do crédito, cujo objetivo é garantir maior segurança jurídica e redução de custos para os envolvidos na transação.”

De fato, nos tempos atuais, a releitura da teoria clássica dos títulos de crédito exige duas reflexões. Primeira: A definição de títulos de crédito criada por Cesare Vivante e reproduzida em parte pelo artigo 887 do Código Civil de 2002 atende à atual realidade dos títulos de crédito (cartulares e não cartulares)? Segunda: A cartularidade, literalidade e autonomia como princípios dos títulos de crédito subsistem diante da desmaterialização da cártula já ocorrida em nosso direito com a criação da Letra de Arrendamento Mercantil, dentre outros títulos de crédito?

Em outra oportunidade, propusemos, para a primeira reflexão, a seguinte definição para tão importante instituto: Título de crédito é o documento, cartular ou eletrônico, indispensável para o exercício e a transferência do di-reito cambial literal e autônomo nele mencionado ou registrado em sistema de custódia, transferência e liquidação legalmente autorizado, bem como para a captação de recursos no mercado financeiro ou de capitais, dotado de executividade por si ou por certidão de seu inteiro teor emitida pela insti-tuição registradora.

(11)

A segunda reflexão impõe a readequação dos princípios cambiários, a fim de aplicá-los indistintamente aos títulos de crédito cartulares e não cartulares (escriturais).

São os princípios que norteiam os títulos de crédito os responsáveis pela certeza e a segurança esperada por aqueles que depositam no título de crédito a confiança para a consecução de seus negócios jurídicos. Tais princípios, sem dú-vida alguma, são frutos do esforço da doutrina que culminou numa das melhores demonstrações da capacidade criadora de ciência jurídica nos últimos séculos, chegando, inclusive, a restarem positivados.

Advirta-se, contudo, que a documentabilidade (cartular ou eletrônica), a literalidade e a autonomia não podem ser tratadas meramente como elementos de qualificação dos títulos de crédito (característica, atributos, elementos, predicados e requisitos), mas, sim, como fundamento de julgamento do direito cambiário.

E, disso a obra muito bem cuidou. Inicia-se pelo capítulo que introduz

o leitor sobre a importância dos títulos de crédito para o desenvolvimento econômico na atualidade. A passagem do segundo capítulo traz o cuidado da autora ao realizar o recorte metodológico, a fim de analisar o fenômeno da desmaterialização dos títulos de crédito, aportando, nos capítulos seguintes, ao estudo dos seus princípios e espécies.

Como ponto central do livro, a autora demonstra a origem da Letra de Arrendamento Mercantil, sua importância econômica, requisitos, suporte, circulação, regime de garantais e executividade.

Em conclusão, a autora não se limita a sintetizar aquilo foi exposto ao longo do livro, mas traz ideias que arrematam adequadamente o texto de-senvolvido na perspectiva de que o surgimento da Letra de Arrendamento Mercantil descortine um novo cenário para os títulos de crédito.

A segura travessia metodológica encetada pela autora oportuniza a comunidade jurídica reflexões levadas a efeito com seriedade, competência acadêmica e lucidez, refletindo aprofundamento e problematização do discurso jurídico. O leitor certamente encontrará no livro de Gláucia Chiaradia um convite ao debate e ao diálogo, garantia de seu sucesso!

Prof. Dr. Jean Carlos Fernandes

Pós-doutor, doutor e mestre em Direito Comercial. Professor do Mestrado em Direito Empresarial da Faculdade de Direito Milton Campos.

Professor Adjunto de Direito Empresarial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

(12)

Nota da Autora

A presente investigação trata da Letra de Arrendamento Mercantil - título de crédito escritural - como instrumento próprio de captação de recursos pelas sociedades de leasing, de forma mais simplificada e ágil, em meio à crise mundial de 2008. Avalia-se a importância do crédito para o desenvol-vimento da economia, bem como a relevância dos títulos de crédito como instrumento de mobilização do crédito e, consequentemente, de riquezas, o que permite maiores investimentos, estes essenciais para o crescimento econômico. Articulam-se os princípios basilares do Direito Cambiário frente à nova realidade de informatização dos títulos de crédito, pautando-se nos princípios da transmutação de suporte e equivalência funcional (principio da não discriminação).

(13)
(14)

Sumário

1. Introdução 17

2. Da Importância dos Títulos de Crédito Para o

Desenvolvimento Econômico na Atualidade 19

2.1 Conceito e origem do crédito 19

2.2 Crédito no Brasil 20

2.3 Os títulos de crédito 22

2.4 A proteção jurídica do crédito 24

2.5 A crise do crédito em 2008 26

2.6 A importância dos títulos de crédito para o

desenvolvimento da economia 28

3. Da Teoria Geral dos Títulos de Crédito e o Fenômeno da

Desmaterialização 31

3.1 Breve histórico 31

3.2 Conceito e características do título de crédito 33

3.3 Classificação dos títulos de crédito 35

3.4 A oponibilidade das exceções pessoais 37

3.5 Declarações cambiárias 39

3.6 O fenômeno da desmaterialização dos títulos

de crédito 43

(15)

4. A Conformação dos Princípios dos Títulos

de Crédito Com a Realidade Econômica 53

4.1 Norma, regra e princípio 53

4.2 Os princípios cambiários na teoria clássica dos

títulos de crédito 57

4.3 Os princípios cambiários na teoria contemporânea dos títulos de crédito: ajustamento das cambiais às relações informatizadas 60

5. Títulos de Crédito em Espécie: Cartulares

e não Cartulares 67

5.1 Letra de câmbio 67

5.2 Nota promissória 70

5.3 Cheque 71

5.4 Duplicata mercantil e de serviços 72

5.5 Conhecimento de depósito e

warrant

74

5.6 Conhecimento de frete ou de transporte 75

5.7 Conhecimento de transporte multimodal de cargas 76

5.8 Conhecimento de transporte aéreo de carga 77

5.9 Conhecimento de depósito agropecuário – CDA e

WARRANT

agropecuário – WA - Lei 11.076/2004 77 5.10 Certificado de direitos creditórios do agronegócio – CDCA, Letra de crédito do agronegócio – LCA e certificado de recebíveis

do agronegócio – CRA 78

5.11 Títulos de crédito rural (Cédula Rural Pignoratícia; Cédula Rural Hipotecária; Nota de Crédito Rural; Duplicata Rural e

Nota Promissória Rural) 79

5.12 Cédula de produto rural 80

5.13 Cédula de crédito industrial e nota

de crédito industrial 80

5.14 Cédula de crédito comercial e nota

de crédito comercial 81

5.15 Cédula de crédito à exportação e nota de

(16)

5.16 Cédula de crédito bancário – CCB e certificado de cédula

de crédito bancário – CCCA 82

5.17 Letra de crédito imobiliário – LCI e cédula

de crédito imobiliário - CCI 83

5.18 Certificado de recebíveis imobiliários – CRI 84

5.19 Cédula hipotecária 84

5.20 Letra de arrendamento mercantil 85

5.21 Letra financeira 85

6. A Letra de Arrendamento Mercantil – Lam 87

6.1 Origem da LAM 87 6.2 Importância econômica 88 6.3 Requisitos da LAM 91 6.4 Suporte da LAM 96 6.5 Circulação da LAM 100 6.6 Regime de garantias 103 6.7 Executividade 107 Conclusão 111 Referências 113 Anexos 117

(17)
(18)

1

Introdução

Observada a economia em âmbito local ou mundial, antiga ou atualmente, dúvida não resta quanto à importância do crédito para o desenvolvimento econômico das sociedades, uma vez tratar-se de instrumento mobilizador de riquezas.

Conhecida a importância do crédito para o crescimento da economia, surge a necessidade de materializá-lo. Assim, foram criadas por volta do sé-culo XI as chamadas ‘cartas de crédito’ e já no Renascimento verifica-se uma grande utilização dos ‘Títulos de Crédito’ devido ao intenso comércio que se viveu naquele momento da história.

Com isto, tem-se que os Títulos de Crédito são instrumentos sig-nificantes na circulação do crédito e, mediatamente, na circulação de riquezas, contribuindo para o alcance do almejado desenvolvimento da economia.

Os tempos evoluíram e com eles os Títulos de Crédito, que diante da necessidade de ampliar os métodos de negociação e fomentar setores especí-ficos da economia exigiu a criação de outras modalidades de título, as quais também devem atender o novo formato de circulação escritural do crédito, cujo objetivo é garantir maior segurança jurídica e redução de custos para os envolvidos na transação.

Neste contexto surgiu a Letra de Arrendamento Mercantil, a qual nasceu da vontade do legislador em permitir a circulação do crédito dentro desta modalidade de negócio e, também, reduzir os custos na captação de recursos para o segmento de leasing.

Destaque-se, ainda, que a criação do referido título, pode ser consi-derada reflexo da crise do crédito no ano de 2008, quando o mundo se viu diante de um desastre financeiro e, apesar de muitos vislumbrarem o fim do capitalismo, outros acreditavam que se tratava tão somente de uma nova fase.

(19)

Assim, durante o presente trabalho verificar-se-á a importância da criação da Letra de Arrendamento Mercantil em momento de tensão na economia mundial, quando era inarredável a preocupação em criar um título que fos-se próprio para fins de captação de recursos pelas empresas de leasing, bem como a criação de um título que fosse de ágil colocação no mercado por aludidas sociedades.

O ponto dois do presente trabalho discorre sinteticamente sobre a origem do crédito, sua importância para o crescimento da economia, com a posterior necessidade de materialização.

Demonstrado que os Títulos de Crédito são instrumentos significantes na circulação do crédito e, mediatamente, na circulação de riquezas, contri-buindo para o alcance do almejado desenvolvimento da economia, passa-se ao breve histórico do crédito no Brasil desde a colônia até os dias atuais, com os chamados crédito livre e direcionado. Aludido ponto é arrematado com ponderações sobre a crise do crédito no ano de 2008.

No ponto três é apresentado um breve histórico do instituto dos títulos de crédito e, em seguida, sua teoria geral destacando o conceito e carac-terísticas, com posterior classificação e ponderações sobre o princípio da inoponibilidade das exceções pessoais.

O ponto três ainda discorre sobre o fenômeno da desmaterialização dos títulos de crédito, apresentando os denominados títulos escriturais, contexto em que surge a Letra de Arrendamento Mercantil em decorrên-cia da vontade do legislador em permitir a circulação do crédito dentro desta modalidade de negócio e, também, reduzir os custos na captação de recursos para o segmento de leasing.

Diante da nova realidade dos títulos de crédito em um mundo de prepon-derância da informatização, o ponto quatro traz a discussão sobre a natureza da cartularidade, literalidade e autonomia, se seriam elas meras características dos títulos de crédito ou verdadeiramente princípios e se sucumbem ou não ao comércio informatizado.

O ponto cinco trata dos títulos de crédito em espécie – cartulares e não cartulares, trazendo breves considerações sobre cada um deles, como conceito e declarações cambiárias.

Por fim, o ponto seis apresenta a Letra de Arrendamento Mercantil discorrendo sobre sua origem, suporte, circulação, regime de garantias e executividade, bem como a sua importância econômica para o setor de

le-asing em momento de tensão na economia mundial, haja vista tratar-se de

(20)

A Letra de

Arrendamento Mercantil

Gláucia Chiaradia

S

ão os princípios que norteiam os títulos de crédito os responsáveis

pela certeza e a segurança esperada por aqueles que depositam no título de crédito a confi ança para a consecução de seus negó-cios jurídicos. Tais princípios, sem dúvida alguma, são frutos do esforço da doutrina que culminou numa das melhores demonstrações da capacidade criadora de ciência jurídica nos últimos séculos, chegando, inclusive, a restarem positivados.

Advirta-se, contudo, que a documentabilidade (cartular ou eletrô-nica), a literalidade e a autonomia não podem ser tratadas meramente como elementos de qualifi cação dos títulos de crédito (característica, atributos, elementos, predicados e requisitos), mas, sim, como funda-mento de julgafunda-mento do direito cambiário.

E, disso a obra muito bem cuidou. Inicia-se pelo capítulo que introduz o leitor sobre a importância dos títulos de crédito para o desenvolvimento econômico na atualidade. A passagem do segundo capítulo traz o cuidado da autora ao realizar o recorte metodológico, a fi m de analisar o fenômeno da desmaterialização dos títulos de crédito, aportando, nos capítulos seguintes, ao estudo dos seus princípios e espécies.

A

presente investigação trata

da Letra de Arrendamento Mercantil - título de crédito escritural - como instrumento pró-prio de captação de recursos pelas sociedades de leasing, de forma mais simplifi cada e ágil, em meio à crise mundial de 2008. Avalia--se a importância do crédito para o desenvolvimento da economia, bem como a relevância dos títulos de crédito como instrumento de mobilização do crédito e, conse-quentemente, de riquezas, o que permite maiores investimentos, estes essenciais para o cresci-mento econômico. Articulam-se os princípios basilares do Direito Cambiário frente à nova realidade de informatização dos títulos de crédito, pautando-se nos princí-pios da transmutação de suporte e equivalência funcional (principio da não discriminação).

A LETRA DE ARREND

AMENT

O MERCANTIL

Gláucia Chiar adia

Gláucia Chiaradia

Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Mil-ton Campos.

Bacharel em Direito pela Facul-dade de Direito Milton Campos. Atualmente é Assessor Judici-ário no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Pro-fessora voluntária na Universi-dade Federal de Minas Gerais.

ISBN: 978-85-8425-000-4

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Estes dados são explicados quando Stanbenfeld e Edqvist 1996 e Johnson 1991 relatam que a célula de Sertoli é importante para o controle das células germinativas, tanto a respeito

recursos de virtualização de desktops, servidor, rede, armazenamento e proteção de dados para dar suporte às arquiteturas de referência de até 3.500 desktops vinculados para

limitações no uso do sistema de informação; isolamento do Serviço de Atenção Domiciliar em relação aos demais serviços da rede de saúde; limitações da Atenção Básica

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMARCA DE PORTO ALEGRE REGISTRO DE IMÓVEIS DA 2"