• Nenhum resultado encontrado

Transformação. c questão de princípios b. washington luiz ferreira rios Presidente da SGGO. Caros colegas,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transformação. c questão de princípios b. washington luiz ferreira rios Presidente da SGGO. Caros colegas,"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

so c ied a d e g o ia na d e g in ec o l o g ia e o b ste tríc ia

|

3

washiNgtoN luiz ferreira rios | Presidenteda sGGO

c

q u e s t ã o d e p r in c íp io s

Transformação

a partir de 2012, a jornada da sGGo terá nível de congresso, devido ao crescimento do evento

Caros colegas,

A Diretoria da SGGO, com o intuito continuar a difundir o

conhecimento e a atualização da classe, promoverá no dia 1º de outubro nossa penúltima Educação Continuada do ano.

Trataremos de um tema de grande relevância na atualidade: As Cirurgias Vaginais e o Tratamento das Urgências, Urge Incontinências e IUE, patologias que interferem de forma direta na qualidade de vida e bem-estar das mulheres.

É importante ressaltar aqui, que em reunião da diretoria ocorrida em setembro, compreendemos que a nossa jornada amadureceu, levando-nos a um novo nível e, por causa disso, passará a chamar-se CONGRESSO, pois faz mais jus ao tipo de evento que realizamos.

Portanto, em junho de 2012, teremos o 37º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia de Goiás e o IV Congresso Internacional de Ginecologia e Obstetrícia de Goiás.

Venham participar da Educação Continuada de relevância incontestável e confraternizar com os amigos e familiares.

Vamos juntos!

SGGO reviSta é O órGãO infOrmativO da SOciedade GOiana de GinecOlOGia e ObStetrícia

diretOria executiva da SGGO Presidente: Washington Luiz f. rios vice-Presidente: Zelma Bernardes Costa 1ª Secretária: mylena naves de Castro rocha 2º Secretário: Elio Caetano de assis 1º tesoureiro: Weuler alves ferreira 2º tesoureiro: Dejan rodrigues nonato diretor científico: Júlio Eduardo ferro diretor de defesa Profissional: Jony rodrigues

Barbosa

diretor de assuntos comunitários: Trícia Barreto

de moraes do Carmo

diretor de comunicação e informática: alexandre

Vieira santos moraes

edição: Tatiana Cardoso

redação: ana Paula machado, ana maria morais e márcia

fabiana

direção de arte: alex fróes arte final: Vinícius Carneiro comercial: Érika Bizinotto

fotos: Contato Comunicação e arquivo sGGo

ExpEdiEntE

PublicaçãO cOm a qualidade:

sGGo | av. mutirão, 2.653, setor marista Goiânia - Go - fone/fax: (62) 3285-4607 E-mail: ginecologia@sggo.com.br e sggo@sggo.com.br - site: www.sggo.com.br

(4)

b r o d e 20 11

|

4

c

in íc io

b

Segundo rui Gilberto ferreira, presidente da amG, a medicina está passando por uma fase de união e fortalecimento

CoNfraterNização

Para comemorar esta data tão significativa, a AMG promoverá, no dia 14 de outubro, um Jantar Dançante. “ Quero convidar a todos os médicos e seus familiares para celebrar este dia conosco. Será uma alegria receber todos os profissionais que fazem parte da história da medicina goiana”, comemora o presidente.

Neste dia, a nova diretoria da AMG tomará posse do mandato para os próximos três anos. O médico que desejar participar do Jantar Dançante deverá entrar em contato com a Edna, no telefone (62) 3281-6111.

rui gilBerto convida a todos os médicos e seus familiares para que participem da comemoração

Dia nacional do médico

será comemorado com

Jantar Dançante

Origem do dia do médico

A data 18 de outubro foi escolhida como “Dia dos Médicos” por ser o dia con-sagrado pela Igreja a São Lucas, padroeiro da medicina. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Além disso, escreveu os “Atos dos Apóstolos” da Bíblia Sagrada.

Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e his-toriador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

Nasceu na Turquia no século I, quando esta ainda se chamava Antioquia. Dis-cípulo de São Paulo, ele o seguiu em missão, sendo chamado pelo religioso de “colaborador” e “médico amado”.

No dia 18 de outubro comemora-se o Dia Nacional dos Médicos. Uma data de alegria e festividade para aqueles que exercem essa nobre e milenar profissão. “O médico é um dos profissionais que mais possuem crédito com a população. Por isso, devemos exercer com glamour a medicina e celebrar esse dia tão especial para a categoria”, afirma Rui Gilberto Ferreira, presidente da Associação Médica de Goiás (AMG).

Segundo Rui Gilberto, a medicina está passando por um momento de união e fortalecimento da profissão, reivindicando seus direitos por boas condições de trabalho e valorização profissional. “Sentimos nas lideranças médicas nacionais e regionais uma disposição para enfrentar as demandas que afligem nossa classe, o que nos dá mais otimismo e força para lutar”, analisa.

Dentre as reivindicações médicas estão a implantação do piso salarial estabelecido pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), pagamento correto dos convênios médicos e implantação de um sistema único de saúde forte. “Temos que lutar para que nossa profissão seja valorizada. E mais, a educação médica goiana deve ser fiscalizada por nós que prezamos uma atualização permanente e qualidade de ensino”, explica.

(5)

so c ied a d e g o ia na d e g in ec o l o g ia e o b ste tríc ia

|

5

c

a g e n d e

-s

e

Departamento de Ginecologia e obstetrícia

da UfG prepara semana de atualizações e

lançamento de livro para o final do ano

Serão realizados a xi Semana científica, i Jornada do departamento de Ginecologia e a distribuição do manual de Ginecologia e manual de Obstetrícia

Os meses de novembro e dezembro serão de intensa atividade para o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Duas atividades científicas e o lançamento de um livro para profissionais da área estão agendados para o final do ano. O primeiro evento que acontece é a XI Semana Científica, que se realiza de 28 de novembro a 2 de dezembro. Dejan Nonato, coordenador do Grupo de Apoio à Pesquisa e Publicações, destaca que o ponto alto do encontro serão as avaliações dos trabalhos apresentados, expostos na Faculdade de Medicina.

Os alunos de todos os períodos do curso de Medicina poderão participar da semana científica. Os trabalhos devem ser inscritos até 18 de novembro. Serão premiados os três melhores classificados. “Tenho expectativa que haja uma grande produção científica, comprovando a importância que é dada às atividades de projeto de pesquisa e publicação”, enfatiza Dejan.

Para o coordenador, os trabalhos apresentados na semana científica têm melhorado gradativamente a qualidade. Ele destaca que a pesquisa incentiva a participação de alunos e professores, o que melhora os resultados do aprendizado e reflete na atenção à saúde da mulher feita pelo departamento.

laNçaMeNto Do MaNual

Além da semana científica, ainda será realizada a I Jornada do Departamento de Ginecologia, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Teatro Asklépios, da Faculdade de Medicina. Assuntos abrangentes e atuais da área de atuação estão sendo elaborados para fazer parte da programação. Convidados nacionais e médicos da região contribuirão para a troca de experiências com alunos e professores.

Durante a jornada os participantes receberão o Manual de Ginecologia e Manual de Obstetrícia. Washington Luiz Ferreira Rios, professor da Faculdade de Medicina da UFG, coordenador da Maternidade e dos pacientes externos do HC e Waldemar Naves do Amaral, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFG são os organizadores do Manual de Obstetrícia e explicam que o manual abordará temas básicos em obstetrícia, como Conduta no Pré-natal, Exames de Rotina e as Posologias de maior gravidade, como gravidez de alto risco.

Uniformizar a ação de condutas é o objetivo principal do livro. Washington explica que com o guia, todos saberão

que na pré-eclâmpsia se trata de uma maneira. Em caso de parto prematuro se trata de forma diferenciada. “Existem vários tratamentos aceitos. Porém, queremos ter uma rotina única no departamento, para que haja homogeneidade nas condutas”, acrescenta o médico. Cerca de 40 temas clínicos foram selecionados para o Manual de Ginecologia. Os assuntos serão abordados de maneira prática para que, quem for lê-lo, possa ter uma noção rápida do conceito, diagnóstico e conduta das principais entidades patológicas da ginecologia.

José Miguel de Deus, coordenador do Manual de Ginecologia juntamente com Waldemar Naves do Amaral, diz que o guia tratará de cirurgia rapidamente, por exemplo, indicando que tipo de cirurgia é melhor para determinada doença, mas não explicando a metodologia. “Direcionaremos a conduta, se o tratamento deve ser conservador, se tem de fazer cirurgia e qual é a mais indicada”, explicam. Todos os médicos do departamento, ao todo 23, seja professor, contratado, ou à disposição, foram convidados a participar da elaboração do manual. Como está dividido em dois livros, cada médico terá liberdade para discorrer de forma prática e objetiva sobre o que deve ser feito em cada situação. O manual, segundo José Miguel, fará com que o médico tenha um acesso rápido à conduta e diagnóstico dos problemas mais comuns em ginecologia.

O manual tem a pretensão de orientar os médicos que estão fora da área acadêmica, que estão no interior e queiram um guia de consulta rápida. Além de uniformizar a ação de condutas dos residentes, quanto aos acadêmicos do 5º e 6º ano. José Miguel ressalta, por exemplo, que quando uma aula for ser ministrada, o professor poderá dizer que a conduta do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFG é essa, apesar de ter outros tratamentos.

De acordo com walDeMar Naves Do aMaral, direcionamento de conduta é o objetivo do Manual de ginecologia

(6)

b r o d e 20 11

|

6

c

m a s t o l o g ia

b

mastologistas de todo o

Brasil se reúnem em Goiânia

congresso brasileiro de mastologia promete atualização científica com programação de alto nível

Juarez aNtôNio De sousa

buscou unir na programação ciência e confraternização, para que todos aprendam e descansem ao mesmo tempo

No período de 19 a 22 de outubro, a Sociedade Brasileira de Mastologia promoverá, em parceria com a Regional Goiás, o XVI Congresso Brasileiro de Mastologia, em Goiânia. As atividades acontecerão no Centro de Convenções de Goiânia.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia-Seção Goiás, Juarez Antônio de Sousa, que está a frente do congresso, o evento contribuirá para a atualização e o avanço científico da mastologia brasileira. “Procuramos idealizar uma programação de alto nível, com a participação de especialistas conceituados, atraindo não só o público goiano mas colegas dos quatro cantos do Brasil”, afirma.

O congresso contará com a presença de mais de 150 professores nacionais e 15 internacionais. Dentre os estrangeiros estão Christine Kuhl (Alemanha), Daniele Montruccoli (Itália), Fernando Schmitt (Portugal), Gail S. Lobovic (EUA), Mário Rietjens (Itália), Mohammad Jahanzeb (EUA), Michael Untch (Alemanha), Robert R. Kiske (EUA), Rowan Chlebowski (EUA), Oreste Gentilini (Itália) e Umberto Veronesi (Itália). “Receberemos os colegas de braços abertos para que conheçam não só os avanços da mastologia nacional, mas a cultura e receptividade do povo brasileiro”, acrescenta.

O curso Pré-congresso terá temas como Cirurgia Oncoplástica, Imagenologia Mamária e Medicina Nuclear e Biologia Molecular. Nos outros três dias de atividades, os participantes poderão se atualizar em Abordagens Cirúrgicas, Angiotermografia Dinâmica, Métodos Diagnósticos em Mastologia, Ressonância Magnética, Meio Ambiente e Câncer de Mama, Quimioprevenção, Aspectos Médicos Legais e Responsabilidade Civil do Médico Mastologista. Confira a programação completa em sbmgoias.com.br/mastologia2011

A programação social está diversificada com visitas à Pousada do Rio Quente e à Pirenópolis, além de atividades esportivas como torneio de poker, torneio de tênis e caminhada ecológica. Haverá ainda a distribuição de cupons de desconto para compras em shoppings, bares e restaurantes. “Todos estão convidados a participarem deste brilhante evento e a conhecerem um pouco mais do encantos do lazer goiano”, conclui Juarez Antônio de Sousa.

(7)

so c ied a d e g o ia na d e g in ec o l o g ia e o b ste tríc ia

|

7

c

p o s s e

b

Ginecologia e

obstetrícia tem mais

um membro na aGm

clidenor Gomes filho tomou posse da cadeira nº 13 em 16 de setembro, durante a solenidade realizada na sede do conselho regional de medicina

O g i n e c o l o g i s t a e o b s t e t r a Clidenor Gomes Filho é o mais novo membro da Academia Goiana de Medicina (AGM). Empossado em uma bela solenidade realizada no Conselho Regional de Medicina, em 16 de setembro, o médico se tornou o titular da cadeira nº 13, cujo patrono é o pesquisador Gaspar Viana, médico que descobriu a cura das leishmanioses, e teve como acadêmico fundador William Barbosa, especialista em medicina tropical, falecido no ano de 2009. “Para mim é uma grande honra e uma enorme satisfação passar a fazer parte da Academia Goiana de Medicina que, reconhecidamente, congrega alguns dos maiores expoentes da medicina em Goiás”, declara o novo acadêmico.

Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Clidenor conta que fez sua residência em G i n e c o l o g i a e O b s t e t r í c i a n o Hospital Geral de Goiânia, e obteve o Título de Especialista em 1984. Especializou-se em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, tendo produzido uma monografia s o b r e M o r t a l i d a d e M a t e r n a e Neonatal em Goiás. Em 2004-2005, fez o mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, tendo apresentado dissertação sobre Desigualdades Sociais associadas à Mortalidade Materna. Tem ainda um segundo título de Mestrado em Gestão Financeira de Cooperativas de Crédito, pela Fundação Getúlio Vargas.

Clidenor faz parte do corpo clínico da Maternidade Ela desde sua fundação. Assim que terminou

sua residência, foi aprovado em concurso da Secretaria Estadual de Saúde. Foi preceptor do Internato do HGG, de 1992 a 1996. Em 1999 assumiu a coordenação estadual do Programa Nacional de Gestação de Alto Risco. Nesta função coordenou a implantação de leitos de cuidados intensivos neonatais nas maternidades N S Lourdes e Dona Íris, e implantou as UTIs neonatal e materna do Hospital Materno-Infantil. Em 2001 tornou-se coordenador estadual do Programa Nacional de Humanização do Pré-natal e Nascimento e do Sisprenatal.

De 2002 a 2007 dedicou-se com afinco ao Projeto de Cooperação Técnica desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Goiás e pelo Ministério de Saúde e Serviços Sociais do Québec – Canadá. Nesta atividade chefiou 14 missões brasileiras ao Canadá, em atividades na Universidade Laval, na Universidade de Montreal e no Instituto de Saúde Pública do Quebec. Este projeto de grande magnitude, financiado com recursos financeiros canadenses, gerou o treinamento de cerca de 50 técnicos

da secretaria de saúde de Goiás. Outro resultado do projeto foi a publicação de oito livros técnicos escritos por brasileiros e canadenses, sob sua coordenação, versando sobre diversos assuntos da área de saúde. Desde 2005 é também presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna da SES-GO

Clidenor atua ainda como médico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Goiânia – APAE, onde participou da elaboração e implantação do Programa de Triagem Pré-natal Ampliada, o Teste da Mamãe. Neste programa, participou como suporte ou co-orientador em cerca de duas dezenas de projetos de mestrado e doutorado de alunos da universidade de Brasília e da UFG. Em decorrência destas atividades foi agraciado pela Federação Nacional das APAES com o Prêmio Stanislaw Krinsky, pelo melhor trab alho científico em 2008. Tem atuado na cooperativa de crédito Unicred Centro Brasileira desde sua fundação, como conselheiro fiscal, conselheiro de administração e diretor e, em 2009, assumiu a presidência da cooperativa.

(8)

b r o d e 20 11

|

8

c

c e r e s

b

Jornada em Ceres: atualização

científica e confraternização

médicos, estudantes e outros profissionais de saúde se reuniram em ceres para a xxxix Jornada

médica de ceres e 2ª Jornada médica do crm

A XXXIX Jornada Médica de Ceres e 2ª Jornada Médica do CRM, ocorridas nos dias 20 e 21 de maio, correspondeu plenamente aos objetivos de seus organizadores, conforme conta o presidente da Associação Médica de Ceres, o ginecologista obstetra e mastologista Glauco César Felipe Fernandes Maciel. “Trouxemos profissionais gabaritados em suas especialidades e reconhecidos no estado e no país para passar um pouco de seu conhecimento e experiência de trabalho para os médicos do interior do Estado. Promovemos também a interatividade e garantimos a formação de novas amizades”, felicita-se Glauco.

O evento, organizado em conjunto com o Conselho Regional de Medicina, teve 130 inscritos e, além de médicos já formados, contou com a participação de residentes e estudantes de Medicina de Goiânia, Brasília, Ribeirão Preto, Tocantins e Anápolis. Profissionais de outras áreas da saúde, como enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, também aproveitaram a ocasião para atualizar seus conhecimentos.

Dentre os palestrantes, Glauco destaca as palestras do presidente da SGGO, Washington Luiz Rios, e da vice presidente da SGGO, Zelma Bernardes Costa, que abordaram o tema Anticoncepção. “Eles mostraram o bom trabalho da diretoria da SGGO, fazendo um papel descentralizador, levando os seus conhecimentos e experiências para os ginecologistas e obstetras do interior do Estado”, frisa.

Marcelo Ranulfo discorreu sobre Disfunções Sexuais; Luis Onofre, do Centro Goiano de Oncologia, falou sobre Ginecologia Oncológica; e o presidente do Sindicato dos médicos do Estado de Goiás, Leonardo Mariano Reis, abordou os questionamentos sobre Ética Médica e representou o Conselho Regional de Medicina. Segundo Glauco, houve polêmica durante esta palestra de Ética Médica, na qual Leonardo discorreu também sobre abertura de novas faculdades de medicina e o papel do CRM e Simego junto aos planos de saúde. Outro assunto que agradou foi um Curso de Primeiros Socorros em Emergências, ocorrido na sexta à tarde.

O presidente da Associação Médica de Ceres lembra que há bastante tempo a cidade é considerada um município pólo em medicina no Estado, sobretudo nas áreas de ginecologia e obstetrícia. “A Jornada Médica de Ceres, por ser de tradição, pois já estamos na 39°, é importante pela discussão de temas atualizados e pelo ganho de muitas experiências trocadas, levando um maior benefício e melhor qualidade para os pacientes desta região”, avalia.

Glauco comenta também a parte social do evento, qualificando-o como um grande sucesso. “Na abertura tivemos um show de humor com Marcoz Bazzar e show com a banda Os Goianos. No sábado, o encerramento ficou por conta da banda Quase Perfeito e a segunda Choppada Médica. Momentos inesquecíveis de confraternização”, finaliza.

(9)

so c ied a d e g o ia na d e g in ec o l o g ia e o b ste tríc ia

|

9

Itumbiara foi palco de evento científico

a 6ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Sul Goiano reuniu ginecologistas obstetras e médicos do PSf

Nos dias 26 e 27 de agosto, Itumbiara sediou a 6ª Jornada de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia do Sul Goiano, coordenada pelo ginecologista e mastologista José Orestes Borges Guimarães. “O evento superou as expectativas”, avalia. Na ocasião, os especialistas debateram temas como Uso de Androgênios, Terapia Hormonal no Climatério, Gestação e Colagenoses, Exames Invasivos na Gestação e Vias de Acesso para Cirurgias Ginecológicas, que tiveram como palestrantes Marco Aurélio Albernaz, Altamiro Araújo Campos, Waldemar Naves do Amaral e Washington Luiz Rios.

“Nosso objetivo era agrupar o maior número de ginecologistas e médicos de PSFs da região Sul de Goiás e oferecer uma grande oportunidade

de atualização de conhecimentos, promovendo debates e convívio social. O número de participantes foi maior do que nas edições passadas”, comemora José Orestes, informando que o evento teve mais de 40 inscritos. Além disso, houve uma ampliação do número de debatedores em cada palestra, o que motivou a plateia a participar das discussões.

O evento foi marcado inclusive por momentos inesquecíveis de confraternização, como a festa no primeiro dia, um café da manhã no dia seguinte e um almoço depois do encerramento. “Além de promover atualização científica, eventos como esse aproximam e motivam a classe médica, em especial, os ginecologistas”, frisa José Orestes.

c

it u m b ia r a

(10)

c

sa ú d e d a m u l h e r

b

Cirurgia Vaginal é o

enfoque do encontro

educação continuada reunirá palestrantes de reconhecimento internacional

A Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO) realiza no dia 1 de outubro mais um módulo de Educação Continuada. O tema para esta edição é sobre Cirurgia Vaginal. O encontro acontece na sede do auditório do Cremego a partir das 8 horas. A atualização sobre Cirurgia Ginecológica visa discutir sobre tratamento das Distopias, das IUE e Urgências Miccionais.

Washington Luiz Rios, presidente da SGGO, reforça que importantes questões têm sido levantadas nesta área. O especialista destaca temas que serão abordados na educação continuada como o Melhor Tratamento Clínico ou Cirúrgico; Qual Cirurgia foi Abolida e Qual o Limite para a Cirurgia Vaginal.

Os palestrantes serão professores de nível internacional como Aldair Novato Silva (GO), Raquel Arruda (SP) e Jânio Serafim (DF). Logo após a discussão sobre o último tema será servido um almoço para os profissionais se confraternizarem.

(11)
(12)

Osseoprot é apresentado em embalagem com 60 comprimidos

O que é Osseoprot?

Osseoprot é composto por Cálcio Citrato Malato – CCM™, mineral orgânico altamente biodisponível, associado à vitamina D. Sua fórmula exclusiva garante uma adequada nutrição óssea e otimiza o metabolismo. Indicado na prevenção e como coadjuvante no tratamento de osteoporose e osteopenia, além de auxiliar no tratamento complementar de doenças crônicas vinculadas à deficiência dos componentes da fórmula.

Qual a importância do composto Cálcio Citrato Malato – CCM™?

O cálcio presente na formulação de Osseoprot está na forma de Cálcio Citrato Malato – CCM™ Albion®, resultante da combinação de cálcio com ácido cítrico e ácido málico. Por ser um composto orgânico, o Cálcio Citrato Malato é reconhecido como uma fonte de cálcio altamente biodisponível. Além disso, seu uso minimiza os efeitos indesejados no trato gastrointestinal resultantes da suplementação com cálcio inorgânico e as possíveis interações com outros nutrientes, como fitatos, oxalatos, outros minerais e medicamentos.

Gestantes e nutrizes somente devem consumir Osseoprot sob orientação médica ou do nutricionista.

Suple-mento não recomendado para uso pediátrico. Pessoas hipersensíveis aos componentes da formulação devem

evitar o consumo deste produto.

Referências bibliográficas: (1) Revista Kairos, abril/11 (2) Recker RR. Calcium absorption and achlorhydria. N Eng J Med. 1985; 313. (3) Schuette SA, Knowles JB. Intestinal absorption of Ca(H2PO4)2 and Ca citrate compared by two methods. Am J Clin Nutr 1988; 47. (4) Ashmead S. Comparison of absorption of calcium carbonate and calcium citrate malate. Albion Advanced Nutrition. Research Report,

Sep, 2007. Data on file.

Osseoprot é apresentado em

embalagem com 60 comprimidos

MENOR DOSE,

MAIOR ABSORÇÃO

CÁLCIO CITRATO MALATO

MAIOR ABSORÇÃO

CÁLCIO CITRATO MALATO

Informações adicionais disponíveis à classe médica mediante solicitação.

2,3,4

Referências

Documentos relacionados

ESTADOS: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo

Após seleção das participantes, foi aplicado um questionário padronizado e previamente testado pelo grupo de pesquisa que incluiu coleta de dados socioeconômicos (renda,

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

Apresentaremos agora 7 soluções do problema da duplicação do cubo, quase todas baseadas em achar duas meias proporcionais entre duas grandezas, usando construções que não

Durante muitos anos o problema de determinar tangentes ficou estacionado, ressurgindo apenas no s´ eculo XVII com os franceses Descartes (1596-1650) e Fermat (1602-1665)... Com