• Nenhum resultado encontrado

Resultado líquido cresce 6% e supera os 360 milhões de euros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resultado líquido cresce 6% e supera os 360 milhões de euros"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Comunicado de Imprensa

:

2012: um ano de mudanças num ambiente macroeconómico adverso

Resultado líquido cresce 6% e supera os 360

milhões de euros

Principais destaques

↑ Vendas Líquidas crescem 10,5% e atingem os 10,9 mil milhões de euros

↑ Cash Flow Operacional (EBITDA) aumenta 6% para 765 milhões de euros (Biedronka representa 72% do EBITDA do Grupo)

↑ Resultado Líquido cresce 6% para os 360,4 milhões de euros, elevando o resultado por acção para 0,57 euros

↑ Dívida Líquida cifra-se em 359 milhões de euros, com gearing de 24%, após o pagamento do dividendo extraordinário no valor de 150 milhões de euros

↑ Capex ascende a 466,5 milhões de euros

↑ Investimento na Biedronka corresponde a 85% do programa total de investimento do Grupo

↑ Investimento em Portugal de 55 milhões de euros

↑ Preparação para abertura das primeiras lojas e Centro de Distribuição na Colômbia em Março de 2013

↑ Todos os formatos e insígnias de Distribuição Alimentar do Grupo crescem acima dos respectivos segmentos, reforçando as suas quotas de mercado

↑ Mais de 11 milhões de euros de apoios directos às comunidades envolventes

↑ Proposta de distribuição de dividendo bruto de 0,295 euros por acção (+ 7,3% que no ano anterior)

(2)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

Lisboa, 27 de Fevereiro de 2013

2012 foi um ano de sólidos resultados para o Grupo, conseguidos num contexto adverso, de forte queda de consumo em Portugal e de abrandamento do crescimento na Polónia. As várias áreas de negócio registaram desempenhos relativos muito positivos, especialmente tendo em conta a exigência colocada pela envolvente macroeconómica ao longo do ano.

Foi, também, um ano de mudanças quer na Polónia, quer em Portugal. A antecipação, pela equipa da Biedronka, das necessidades e expectativas dos seus consumidores e a rápida resposta do Pingo Doce perante uma nova realidade de mercado, confirmaram a capacidade das Companhias de Retalho Alimentar do Grupo para fazerem, de forma ágil e assertiva, os ajustamentos e mudanças necessários à defesa das vendas e das suas posições de mercado.

Em termos consolidados, as vendas do Grupo aumentaram 10,5%, atingindo os 10.875,9 milhões de euros e um crescimento Like-for-Like (LfL) de 3,5%.

O crescimento das vendas deve-se não só à execução de um exigente plano de expansão, mas também aos desempenhos LfL das Companhias, acima dos respectivos mercados.

O EBITDA consolidado atingiu os 764,6 milhões de euros, um aumento de 6%. A margem EBITDA cifrou-se em 7% das vendas e o resultado líquido atribuível a Jerónimo Martins cresceu 5,9% para os 360,4 milhões de euros.

A dívida líquida fixou-se nos 359,2 milhões de euros, com um gearing de 23,9%, já após o pagamento do dividendo extraordinário no valor de 150,2 milhões de euros.

Para Pedro Soares dos Santos, Administrador-Delegado do Grupo, “Os resultados que obtivemos em 2012 revelam a nossa capacidade de responder com agilidade às mudanças no ambiente competitivo e às alterações de comportamento dos consumidores.

Na Polónia, conseguimos reforçar a distância em relação à concorrência e aumentar a quota de mercado, num ano em que concluímos com êxito um ambicioso plano de expansão e um programa de conversão de mais de 1.700 lojas para um novo layout, focado na valorização dos perecíveis. Em Portugal, onde se vive um ambiente macroeconómico muito mais difícil, as nossas Companhias registaram crescimentos de vendas acima dos respectivos sectores e aumentaram as suas quotas de mercado. No caso do Pingo Doce, realizámos um investimento no reforço da sua posição competitiva no mercado e ajustámos a política comercial da Companhia a um contexto de sensibilidade muito aumentada dos consumidores ao preço e às oportunidades de poupança”.

Com a maior contribuição a vir da Polónia, o Grupo mantém a sua forte capacidade de geração de cash-flow, que descontado o investimento, foi de 195,7 milhões de euros.

(3)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

No acumulado do ano, o investimento ascendeu aos 466,5 milhões de euros, dos quais a Biedronka beneficiou de 85%. Sendo a principal fonte de crescimento e de rentabilidade do Grupo, a nossa cadeia polaca mantém-se como a principal prioridade estratégica em matéria de investimento. Em termos de alocação do investimento, a expansão absorveu a maior parte (cerca de 53%) deste valor. No âmbito da sua Política de Apoio às Comunidades Envolventes, em 2012, o Grupo canalizou cerca de 11 milhões de euros para o auxílio a mais de quatro centenas de instituições de solidariedade social, sobretudo na forma de doações de géneros alimentares, contabilizadas a preço de custo. Em virtude da severidade da situação socioeconómica portuguesa, cerca de 90% daquele valor teve como destino Portugal.

A nível interno, e atendendo às circunstâncias fortemente recessivas e que têm gerado situações de verdadeira emergência social, o Grupo criou, em Setembro de 2011, um Fundo extraordinário de apoio aos seus colaboradores. No âmbito deste Fundo, e desde o arranque do projecto, foram apoiados, no montante total de 2,5 milhões de euros, 2.100 colaboradores e suas famílias. Este apoio distribui-se sob várias formas de auxílio: 43% para acompanhamento financeiro, jurídico e educativo; 35% para apoio alimentar e 21% para cuidados médicos.

Prosseguindo a sua política de melhoria contínua das condições de remuneração dos seus colaboradores ao nível das operações, o salário mínimo em todas as Companhias de Distribuição Alimentar do Grupo foi aumentado em média, num intervalo entre os 2% e os 3,9% em 2012.

↑Vendas cifram-se em 6,7 mil milhões de euros o que representa um crescimento de 17,9% em moeda local e de 6,4% em LfL.

↑EBITDA aumenta 22,2% em zloty, significativamente acima do crescimento das vendas ↑Companhia representa cerca de 62% das vendas e 72% do EBITDA do Grupo

↑Abertura de 263 novas lojas

↑Inauguração de dois novos Centros de Distribuição

↑ Mais de 1.700 lojas convertidas para o novo layout (Fresh focus)

↑Mais de 90% dos produtos alimentares são comprados a fornecedores polacos ↑ Marca Própria representa 54,2% das vendas

(4)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

No âmbito do reforço da sua posição competitiva, a Biedronka identificou os produtos frescos como uma área estratégica de investimento, pelas alterações que se têm verificado nos hábitos de consumo dos polacos e que se prevê que se intensifiquem.

Assim, em 2012, já com a logística e a cadeia de abastecimento preparadas, a Biedronka implementou em mais de 1.700 lojas, nos primeiros nove meses do ano, o novo layout, que coloca os produtos frescos na entrada da loja. Tratou-se de um projecto de grande dimensão que representou uma média de mais de seis conversões por dia. Como resultado, o peso dos produtos Perecíveis nas vendas atingiu os 16,3% (14,8% em 2011). Também a contribuir positivamente para o crescimento destas categorias esteve o reforço da presença da Biedronka nas grandes cidades, onde se registam bons níveis de crescimento e um maior peso de produtos frescos no cabaz médio de compras.

O ambiente socioeconómico mais exigente que se verificou no ano não impediu a Biedronka de concretizar a ambição de crescer acima do mercado e de reforçar a sua posição de liderança, atingindo um volume de vendas correspondente a 6,7 mil milhões de euros, que representa um crescimento de 17,9% em zlotys. Em termos de LfL, o crescimento acumulado do ano foi de 6,4%. O notável desempenho registado ao nível das vendas ficou também a dever-se ao rigoroso cumprimento do plano de expansão definido, que se traduziu na abertura de 263 novas lojas e de dois novos Centros de Distribuição. A área total de venda da cadeia aumentou, assim, em 16,9%. O EBITDA gerado pela Biedronka cresceu, neste período, 22,2% em zlotys (+20,5% em euros), com um aumento da margem EBITDA de 30 pontos base para os 8,2% das vendas. O aumento da margem deve-se aos efeitos de escala resultantes da dimensão crescente da cadeia e ao forte controlo dos custos operacionais.

Maisde 93% dos produtos alimentares são comprados a fornecedores polacos, entre estes, o leite, os produtos lácteos e os artigos de Padaria ascendem aos 100%, se considerarmos apenas o universo de produtos de Marca Própria este valor ascende aos 98%. De salientar que a Biedronka tem vindo consistentemente a aumentar as suas compras a Portugal, nomeadamente de vinhos queijos, tostas, fruta & vegetais e azeite, contando hoje já com um pouco mais de 50 fornecedores portugueses na sua cadeia de abastecimento.

Na Polónia, m

Liderando destacadamente o mercado do Retalho Alimentar na Polónia, a Biedronka conta actualmente com um universo de colaboradores que já ultrapassou os 40 mil para servir os cerca de 3 milhões de consumidores que visitam diariamente as suas mais de 2.100 lojas, presentes em aproximadamente 800 cidades e localidades polacas. Com 17 anos de actividade, a Biedronka conquistou claramente o reconhecimento e a preferência dos consumidores polacos: 93% reconhecem a marca (fonte GFK), 73% declaram comprar habitualmente nas lojas da cadeia (fonte PRM) e 42% dos polacos assumem que têm a Biedronka como a sua loja principal (fonte PRM).

(5)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

↑Vendas aumentam 2,4%, permitindo reforço de quota de mercado ↑ Número de visitas às lojas diminui mas ticket médio aumenta ↑ Peso da Marca Própria nas vendas sobe para os 42%

↑Maio marca início de nova estratégia comercial, com aposta em promoções fortes ↑ Pingo Doce representa 28,2% das vendas do Grupo

↑ 3 aberturas e 4 remodelações no ano

↑ 80% das compras totais são feitas a fornecedores locais

↑Projectos especiais em parceria com produtores nacionais para reduzir importações

Em 2012, assistimos a um agravamento da condições sócioeconómicas em Portugal, verificando-se um expressivo aumento da sensibilidade dos consumidores ao factor preço e uma clara opção pela compra de produtos mais baratos dentro da categoria.

Com um começo de ano mais exigente do que o esperado, o Pingo Doce ajustou rapidamente a sua estratégia e, em Maio, iniciou uma forte e diferenciadora actividade promocional investindo na oferta de oportunidades de poupança real e imediata, a somar à sua política de preços baixos.

O início destas campanhas foi marcado por uma acção totalmente focada no consumidor (desconto de 50% em todos os produtos por um dia) em que as vendas nesse dia foram equivalentes às registadas em média durante uma semana no Pingo Doce. Esta campanha teve uma forte adesão por parte dos consumidores e foi fundamental no reforço da percepção de preço da marca.

No ano, as vendas do Pingo Doce cresceram 2,4% para os 3.063 milhões de euros, num mercado que caiu 1,6%. No LfL acumulado, a Companhia teve um desempenho resiliente, registando uma descida de apenas 0,6%.

Em resultado da decisão estratégica de investir na consolidação da posição competitiva da Companhia e no reforço da sua quota de mercado, o EBITDA reduziu para 171,2 milhões de euros, tendo a respectiva margem retrocedido 100 pontos base, em 2012, para os 5,6%.

A penetração da Marca Própria no total das vendas aumentou de 40,7%, em 2011, para 42%, reflectindo a confiança dos consumidores relativamente à qualidade dos produtos e a competitividade dos preços.

(6)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

Continuando a aprofundar o seu compromisso com a produção nacional, o Pingo Doce decidiu implementar, a partir de Maio de 2012,uma iniciativa de apoio aos produtores nacionais de frescos que consiste na antecipação, sem custos financeiros e para uma média de 10 dias, do prazo de pagamento a micro e pequenos e médios fornecedores do sector primário. Esta medida, que tem um carácter extraordinário, permitirá contribuir para a estabilidade da cadeia de abastecimento às lojas e para a própria sustentação do sector primário no País.

O Pingo Doce tem a prática de privilegiar a compra de proximidade e procura activamente o desenvolvimento de parcerias duradouras com os produtores locais. Apesar de 20% das suas compras totais serem feitas fora do País, o Pingo Doce comprou, em 2012, por exemplo, mais de 90% dos legumes frescos a produtores nacionais, assim como 97% dos produtos de 4ª Gama (legumes já lavados e cortados para saladas e sopas), 90% dos hortícolas de conservação (batatas, alhos, cebolas) ou mais de 75% da fruta fresca.

Na área das carnes, o Pingo Doce conta com mais de 400 fornecedores nacionais que representam centenas de pequenos produtores. No que diz respeito à carne de pequenos animais (como o coelho), de aves, de vitela, de ovino e de caprino, entre os 90% e os 100% são de origem nacional. Mesmo em categorias como o peixe fresco, por exemplo, em que é conhecida a insuficiência estrutural da produção nacional para satisfazer as necessidades dos consumidores portugueses, mais de 40% das compras são feitas em Portugal, tendo o Pingo Doce celebrado contratos com cerca de 60 embarcações nacionais que pescam na costa portuguesa para as suas lojas.

Na padaria, cerca de 95% dos produtos que comercializamos são de fornecedores locais. Na área de mercearia, por exemplo, todo o azeite de Marca Própria à venda nas lojas Pingo Doce é 100% português, o mesmo se passando com o arroz carolino e com a sardinha em lata.

Com o objectivo de reduzir a necessidade de importação de alguns produtos, a Companhia tem vindo a desenvolver projectos com produtores nacionais ao nível dos Perecíveis e, no ano em análise, merecem especial destaque os projectos do Novilho Biológico, da Carne Aberdeen Angus e o do Perú Bronze.

Em 2012, apesar de ter reduzido substancialmente o seu investimento em publicidade para criar oportunidades de poupança reais e imediatas para os seus consumidores, com base numa análise do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, o Pingo Doce foi, na categoria de grandes superfícies, a insígnia mais comentada online pelos portugueses e o terceiro assunto mais pesquisado no google, durante o ano. São indicadores que traduzem sobretudo a forte presença da Marca na vida dos portugueses e o seu elevado índice de notoriedade.

(7)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

↑ Companhia celebra 40 anos ↑ Vendas em linha (-0,9% em LfL)

↑ Recheio representa cerca de 7,3% das vendas do Grupo

↑Ano marcado pela conquista de novos clientes, a contrabalançar a queda do ticket médio ↑ EBITDA mantém-se estável nos 6,3%

No ano em que celebrou 40 anos de actividade, o Recheio deu provas de grande resiliência perante uma acentuada quebra do índice de confiança dos consumidores portugueses e a diminuição do seu poder de compra.

Em contraciclo com a queda do segmento grossista (-5,8% no Retalho Tradicional e -10,5% no canal HoReCa, segundo dados da Nielsen), as vendas do Recheio ficaram praticamente em linha com o ano anterior, sendo o LfL de -0,9%. Por ter uma estrutura de custos muito disciplinada, a margem EBITDA da Companhia não sofreu alteração, mantendo-se nos 6,3%. Ainda assim, dada a sua forte posição competitiva, o Recheio conseguiu aumentar a sua base de clientes, contrariando o declínio do valor da compra média.

A proposta de valor do Recheio centra-se na oferta de produtos alimentares com um serviço de qualidade a preços muito competitivos. A construção diária de uma relação de confiança duradoura com os seus clientes é, também, uma das características diferenciadoras da Companhia e uma razão adicional para o seu bom desempenho relativo.

A Marca Própria e os Perecíveis (sobretudo a carne e o peixe) continuam a ser os pilares estratégicos da Companhia e foram as categorias que tiveram melhor desempenho. No ano, o peso da Marca Própria nas vendas foi de 20,4%, um crescimento de cerca de 3 pontos percentuais em relação a 2011. A contribuir para este aumento esteve o lançamento de 62 novas referências de produtos Amanhecer, uma gama que totaliza agora 242 SKUs.

O projecto Amanhecer, lançado em 2011, que consiste num acordo de cooperação comercial entre o Recheio e proprietários de lojas alimentares de pequena e média dimensão, abriu mais nove lojas em 2012, terminando o ano com um total de 26 pontos de venda.

(8)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

Indústria

Na área da Indústria, as vendas mantiveram-se em linha com o ano anterior, tendo-se conseguido, mesmo numa envolvente muito exigente, um aumento de cerca de 90 pontos base no mercado In-Home e de cerca de 30 pontos base no mercado de Out-of-In-Home.

O reposicionamento de preço em algumas categorias, conjuntamente com o investimento em marketing em categorias-chave do portefólio, levou a uma redução da margem EBITDA de 160 pontos base, cifrando-se em 10,9% das vendas.

Serviços de Marketing, Representação e Restauração

Nesta área do Grupo, as difíceis condições de mercado levaram a um decréscimo das vendas de 2,1%, no ano.

Nova operação: Colômbia

2012 foi um ano de preparação para o arranque da operação na Colômbia, quer ao nível do desenho do modelo de negócio e da definição do formato de loja, quer ao nível do desenvolvimento da Marca, da construção das infra-estruturas logísticas e do estabelecimento de relações com os fornecedores colombianos.

Ara é o nome escolhido para a Marca de Retalho Alimentar do Grupo Jerónimo Martins na Colômbia, onde a abertura das primeiras lojas e do primeiro Centro de Distribuição terá lugar em Março de 2013.

Distribuição de Dividendos

Tendo em conta o resultado do ano e a Política de Distribuição de Dividendos, o Conselho de Administração irá propor em Assembleia Geral de Accionistas, a distribuição de um montante de 185.388.094,90 euros, que corresponde a 50% do resultado ordinário consolidado, utilizando para tal as reservas livres que se encontram disponíveis para distribuição.

Esta proposta representa o pagamento de um dividendo bruto de 0,295 euros por acção, excluindo-se as acções próprias em carteira, e traduz-excluindo-se num aumento de 7,3% face ao ano anterior. O correspondente dividend yield atinge os 2,15% face à cotação média do ano de 2012, que foi de 13,71 euros.

Perspectivas 2013

Para 2013, o plano de expansão da Biedronka prevê a abertura de cerca de 290 lojas e dois novos Centros de Distribuição, em linha com o objectivo de atingir as três mil lojas até ao final de 2015. Espera-se que o crescimento LfL das vendas continue acima do do mercado, contribuindo positivamente para a rentabilidade da Companhia e do Grupo.

(9)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

Em Portugal, a grande fragilidade da envolvente económica está a reflectir-se na retracção do consumo, que exibe alterações estruturais. Neste cenário, o Pingo Doce está a implementar um plano de reestruturação com vista à obtenção de ganhos de eficiência e manterá a sua estratégia

orientada para a preservação da forte posição de mercado que detém. A Companhia continuará empenhada em disponibilizar aos seus consumidores produtos de elevada qualidade, assim como em reforçar a competitividade dos preços através da criação de oportunidades de poupança adicionais e em apoiar os seus colaboradores e fornecedores.

A inauguração de 30 a 40 lojas marcará, em 2013, o arranque da operação na Colômbia.

O Grupo prevê investir, em 2013, entre 650 e 700 milhões de euros, dos quais cerca de 70% destinados à Biedronka e cerca de 100 milhões de euros à Colômbia.

Para o Grupo, em 2013, antecipa-se um crescimento a dois dígitos das vendas (a taxas de câmbio constantes) e espera-se que o EBITDA aumente em linha com as vendas.

Segundo Pedro Soares dos Santos, “para 2013, o foco manter-se-á no reforço do posicionamento competitivo de todas as insígnias e em assegurar um bom arranque das operações na Colômbia. Para a Biedronka, o objectivo principal é crescer acima do mercado e cumprir o programa de expansão definido. No que respeita a Portugal, continuaremos o reforço da política de preço do Pingo Doce como forma de suportar a sua competitividade e avançaremos na melhoria da sua rentabilidade.

Esperamos, pois, que 2013 venha a apresentar-se também como um bom ano de crescimento para o Grupo, animado pela experiência de aprender a conhecer um novo mercado e um novo consumidor.”

Media Relations

Rita Fragoso

rita.fragoso@jeronimo-martins.pt +351-21 752 61 14

(10)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

Aviso Legal

Este comunicado inclui afirmações que não se referem a factos passados e que se referem ao futuro e que envolvem riscos e incertezas que podem levar a que os resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles indicados em afirmações sobre o futuro. Os riscos e incertezas advêm de factores para além do controlo e capacidade de previsão de Jerónimo Martins, tal como condições macroeconómicas, mercados de crédito, flutuações de moeda estrangeira e desenvolvimentos do quadro regulatório.

As afirmações aqui contidas sobre o futuro referem-se apenas a este documento e à sua data de publicação, não assumindo o Grupo Jerónimo Martins qualquer obrigação de actualizar informação contida nesta apresentação ou de notificar um participante no evento de que qualquer obrigação de actualizar informação contida nesta apresentação ou de notificar um participante no evento de que qualquer assunto aqui afirmado mude ou se torne incorrecto, excepto quando exigido por lei ou regulamento específico.

Definições

Vendas like-for-like (LFL):

Vendas das lojas que operam sob as mesmas condições nos dois períodos. Excluem-se as lojas que abriram, encerraram ou sofreram remodelações profundas num dos dois períodos.

EBITDA:

Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Representa a geração de fundos proveniente do seu core business, não levando em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

(11)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

ANEXOS

(Milhões de Euros) D D Vendas Consolidadas 10.876 9.838 10,5% 2.922 2.518 16,0% Margem Total 2.426 22,3% 2.244 22,8% 8,1% 649 22,2% 583 23,1% 11,5% Custos Operacionais -1.661 -15,3% -1.523 -15,5% 9,1% -439 -15,0% -388 -15,4% 13,1% EBITDA 765 7,0% 722 7,3% 6,0% 210 7,2% 194 7,7% 8,1% Depreciação -225 -2,1% -209 -2,1% 7,3% -56 -1,9% -52 -2,1% 7,3% EBIT 540 5,0% 512 5,2% 5,4% 154 5,3% 142 5,6% 8,4% Resultados Financeiros -31 -0,3% -30 -0,3% 2,4% -9 -0,3% -7 -0,3% 35,0%

Itens não Recorrentes -22 -0,2% -14 -0,1% 63,4% -8 -0,3% -8 -0,3% 10,3%

EBT 487 4,5% 469 4,8% 3,9% 137 4,7% 128 5,1% 7,0%

Impostos -121 -1,1% -111 -1,1% 8,4% -46 -1,6% -40 -1,6% 13,6%

Resultados Líquidos 366 3,4% 357 3,6% 2,5% 91 3,1% 88 3,5% 3,9%

Interesses que não Controlam -6 -0,1% -17 -0,2% -65,6% -2 -0,1% -3 -0,1% -28,6%

Res. Líquido atribuível a JM 360 3,3% 340 3,5% 5,9% 89 3,0% 85 3,4% 5,0%

Res. Líquido / acção (€) 0,57 0,54 5,9% 0,14 0,13 5,0%

2012 2011 4T 12 4T 11

(Milhões de Euros)

% total % total Pln Euro % total % total Pln Euro

Biedronka 6.731 61,9% 5.787 58,8% 17,9% 16,3% 1.864 63,8% 1.459 57,9% 18,8% 27,8% Pingo Doce 3.346 30,8% 3.245 33,0% 3,1% 870 29,8% 867 34,4% 0,3%

Recheio 792 7,3% 794 8,1% -0,2% 191 6,6% 198 7,9% -3,2%

Indústria 229 2,1% 228 2,3% 0,2% 46 1,6% 48 1,9% -2,2%

Serviços de Mkt., Repr. e Rest. 87 0,8% 89 0,9% -2,1% 25 0,9% 25 1,0% 1,7% Ajustes de Consolidação -309 -2,8% -304 -3,1% 1,6% -75 -2,6% -78 -3,1% -3,2% Total JM 10.876 100,0% 9.838 100,0% 10,5% 2.922 100,0% 2.518 100,0% 16,0% p.m. Pingo Doce 3.063 2.990 2,4% 797 802 -0,6% (vendas de lojas) 2012 2011 D % 4T12 4T11 D % 1T 12 2T 12 1S 12 3T 12 9M 12 4T 12 2012 1T 12 2T 12 1S 12 3T 12 9M 12 4T 12 2012 Biedronka Euro 13,1% 7,6% 10,1% 16,9% 12,5% 27,8% 16,3% PLN 21,0% 15,6% 18,1% 16,8% 17,6% 18,8% 17,9% 9,5%* 4,7%* 7,0%* 5,5%* 6,5%* 6,4% 6,4%* Pingo Doce 2,1% 6,1% 4,2% 2,5% 3,6% -0,6% 2,4% -1,6%** 2,4%** 0,5%** -0,6%** 0,1%** -2,6%** -0,6%** Recheio 4,0% -1,0% 1,3% 0,0% 0,8% -3,2% -0,2% 2,6% -2,9% -0,4% -0,1% -0,3% -2,9% -0,9% Indústria -1,5% 1,3% 0,1% 2,2% 0,8% -2,2% 0,2% -1,5% 1,3% 0,1% 2,2% 0,8% -2,2% 0,2% Serv. de Mkt. Repr e Rest. -1,8% -1,0% -1,3% -7,4% -3,6% 1,7% -2,1% -1,7% 0,1% -0,7% -7,6% -3,3% -2,1% -2,9% * Excluindo os dias de encerramento para conversão de layout de lojas ** LFL excluindo combustível -0,8% 2,4% 0,8% -0,8% 0,3% -2,6% -0,5%

Vendas Totais Vendas LFL

CRESCIMENTO DE VENDAS DETALHE DE VENDAS RESULTADO LÍQUIDO CONSOLIDADO

(12)

Comunicado de Imprensa

27 de Fevereiro 2013

Encerramentos 1T 12 2T 12 3T 12 4T 12 2012 Biedronka 1.873 37 39 66 121 11 2.125 Pingo Doce 369 0 2 1 0 0 372 Recheio 41 0 0 0 0 0 41 Encerramentos/ Remodelações 1T 12 2T 12 3T 12 4T 12 2012 Biedronka 1.113.192 22.276 26.402 46.585 86.287 -6.264 1.301.006 Pingo Doce 451.207 0 2.248 1.500 0 2.367 452.588 Recheio 128.975 0 0 0 0 -320 129.295

Número de Lojas 2011 Aberturas 2012

Área de Venda (m2) 2011 Aberturas 2012

PARQUE DE LOJAS

BALANÇO CONSOLIDADO

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Relembrar os antigos (muito antigos) games de escolhas alternadas e diálogos longos que mudam a rota do nosso personagem é uma ótima estratégia em videogames. O jogo traz uma