• Nenhum resultado encontrado

PREFERÊNCIA PELA VIDA EDUCAÇÃO, ARTE, NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM DEFESA DA VIDA NO TRÂNSITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFERÊNCIA PELA VIDA EDUCAÇÃO, ARTE, NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM DEFESA DA VIDA NO TRÂNSITO"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

PREFERÊNCIA PELA VIDA – EDUCAÇÃO, ARTE, NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM DEFESA DA VIDA NO TRÂNSITO

(2)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

JUSTIFICATIVA

A EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - é uma sociedade de economia mista ligada à Prefeitura Municipal de Campinas e que executa as ações da secretaria de transportes no município. A população da cidade é de aproximadamente um milhão e cem mil habitantes e seu território ocupa uma área de 801 km², distribuída por quatro distritos e centenas de bairros.

Atualmente, Campinas é um pólo de alta tecnologia, centros de pesquisa e universidades e, por esse motivo, é o centro da região metropolitana. Destaca-se também o aeroporto da cidade.

Sua diversidade étnica, produtiva e tecnológica, presente em um variado leque de atrativos turísticos, urbanos e rurais, permite descobrir um intenso e rico território cultural, em permanente transformação, que causa impacto direto na Mobilidade Urbana. Dentre estes impactos, cabe destacar a evolução da população e da frota, que influi diretamente no trânsito da cidade e aquelas transformações que alteram a forma como as pessoas se relacionam no trânsito, impactando na questão da acidentalidade.

(3)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

É possível perceber um crescimento da frota superior ao crescimento da população. Estima-se que, em 2021, a quantidade de automóveis irá ultrapassar o número de habitantes. Esta comprovação orienta as práticas de

(4)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

medida em que se busca incentivar o uso do transporte público e modos alternativos de deslocamento.

Apesar deste crescimento da frota, houve diminuição dos índices de acidentalidade na cidade. Ainda assim, preocupam as questões das mortes nas vias da cidade e os acidentes envolvendo o público masculino, sobretudo os jovens e motociclistas, conforme gráficos abaixo:

(5)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

É possível perceber, de acordo com os dados, que os jovens de 18 a 29 anos, do sexo masculino e que circulam com sua motocicleta constituem-se como o maior grupo que corre risco de sofrer acidentes de trânsito. Além disso, percebe-se a fragilidade do ocupante da motocicleta quando comparado o percentual de acidentes que geram vítimas entre carros e motos.

(6)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

Em 2009 houve uma redução significativa no número de acidentes envolvendo motocicletas de 16,5% em relação a 2008 e um decréscimo de 8,2% do total de acidentes ocorridos na cidade. Ainda assim, em 2009 ocorreram 117 mortes no trânsito e, por isso, a EMDEC entende a importância de empreender ações conjuntas de educação, comunicação, engenharia de tráfego e fiscalização para combate aos acidentes de trânsito.

Assim, o trabalho de educação e de conscientização para um comportamento seguro no trânsito, promovido na cidade, é decisivo para reduzir a violência e ampliar a harmonia e a qualidade de vida.

Tendo em vista a importância da questão da segurança no trânsito e melhoria da Mobilidade Urbana para o poder público no município, os projetos são realizados em parceria com os diversos setores da sociedade, como secretarias municipais, autarquias, empresas, universidades e organizações não-governamentais e constituem-se como estratégicos para promover a qualificação nos deslocamentos de pedestres, passageiros, motoristas, motociclistas e ciclistas a partir da Política de Mobilidade Urbana estabelecida no município.

As ações realizadas de forma integrada garantem maior qualidade no serviço, intersecção entre atividades das secretarias municipais e a diversidade de olhares sobre o tema. Por esse motivo, é possível utilizar diferentes linguagens e estratégias para alcançar vários públicos.

Além disso, há um conjunto de princípios que norteia a prática educativa na cidade e garante uma identidade às ações da empresa, mesmo em diferentes contextos: conscientização permanente; disseminação da responsabilidade na circulação e ao meio ambiente; solidariedade nas relações; incentivo ao respeito, à cidadania, ao diálogo e acessibilidade a todos.

A Campanha Preferência pela Vida é a base na qual se apóiam as ações, mobilizações, atividades e projetos do Poder Público, em defesa da vida nas

(7)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

vias na cidade e reúne em um só projeto educação e formação, conscientização e debates, arte e cultura, alertas para a redução da violência no trânsito. A Campanha tornou-se um programa permanente da cidade e reúne todas as ações de educação para o trânsito e Mobilidade Urbana desenvolvidas no município. Este programa acontece desde 2005, mas a partir de 2009 recebeu um novo tratamento por parte da empresa que gerencia o trânsito e transporte da cidade e incorporou novas linguagens e ferramentas, buscando atingir novos públicos.

É dentro dessa política de humanização das relações no trânsito que os resultados aparecem e tornam a cidade melhor para se viver.

METODOLOGIA

Ao compreender que a conscientização contra a violência no trânsito e a Educação para a Mobilidade Urbana são processos que devem ser construídos permanentemente, cujos conteúdos são renovados e atualizados e novas ferramentas são adotadas para garantir avanços nos resultados e a permanência do interesse social para a questão, a empresa que gerencia o transito e o transporte no município apostou na continuidade das ações e iniciativas para reduzir a acidentalidade, mas impondo novidades, como a utilização de novos instrumentos nas ações educativas, criação de novos espaços de formação; e em novas abordagens e linguagem para os projetos que integram a Campanha “Preferência pela Vida”.

Desde 2005, todas as ações e projetos municipais se sustentam no pilar da campanha “Preferência pela Vida”, que busca fortalecer parcerias e uma aproximação com todos os segmentos sociais, a fim de promover deslocamentos mais seguros e harmoniosos no trânsito.

Entretanto, as ações em todos os campos de atuação: na educação de trânsito para a comunidade escolar, na formação de novos agentes multiplicadores, na adoção e conteúdos das campanhas, na adoção de novas ferramentas

(8)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

constituíram-se novos marcos e referências nos últimos anos. Deste modo, nos anos de 2009 e 2010 a Campanha Preferência Pela Vida foi permeada de ações inovadoras que puderam alcançar novos públicos e melhores resultados: • nas ações educativas como a Volta às Aulas, uso de novas tecnologias como a

Internet;

• no trabalho de formação, o Ciclo de Debates - aproximação com as universidades;

• com arte, cultura, campanhas e uso das mais diversas mídias - incentivos permanentes para que a sociedade amplie sua percepção e visão da mobilidade e suas interfaces.

OBJETIVO

A Campanha Preferência pela Vida foi ampliada com o intuito de alcançar respostas mais significativas e uma aproximação com novos públicos, além de adotar a arte e cultura, como apoiadoras das ações. Vale destacar que a campanha tem como finalidade última reduzir a violência no trânsito da cidade e salvar vidas.

PÚBLICO ALVO

A Campanha Preferência pela Vida busca atingir a toda a população da cidade e em seus diferentes segmentos, por exemplo, professores, jovens, idosos, pessoas com deficiência, profissionais do motofrete etc.

Nas ações descritas neste trabalho, os públicos priorizados foram adolescentes e jovens, professores, universitários e técnicos da área de trânsito e transporte, motociclistas, além do público em geral nas campanhas de rua.

PROPOSTA

Nos anos de 2009 e 2010, a Campanha Preferência pela Vida tomou novos contornos e incorporou ações que tivessem como objetivo tratar de temas,

(9)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

gerais ou específicos de cada grupo, em uma linguagem adequada para estabelecer um diálogo mais aproximado com os diferentes públicos.

Para dialogar com a comunidade escolar, foi proposta uma atividade permanente com o uso de novas tecnologias e uma nova forma de interação entre a empresa e os alunos, que a partir de agora pode ser direta por meio do uso do hotsite “Cidadania e Paz no Trânsito”. A ferramenta, no entanto, não descarta o papel fundamental do professor de mediar a relação entre sujeito e conhecimento. Apesar de o hotsite auxiliar na reflexão e construção de conhecimentos acerca do trânsito e da mobilidade urbana, cabe ao professor a tarefa de ampliar o olhar do aluno sobre o tema e auxiliá-lo ao melhor aproveitamento da ferramenta.

Já no campo da formação, a Campanha Preferência pela Vida deu um grande passo no trabalho de aproximação dos órgãos de trânsito e universidades; e consequentemente, do público jovem, com o lançamento, em 2009, do Ciclo

de Conversas sobre a Mobilidade Urbana.

A EMDEC se propôs também a buscar novos locus de interação social para democratizar as orientações voltadas a comportamentos mais seguros nos deslocamentos. Dessa forma, nas ruas, nos bares e nas igrejas, a conscientização ganhou espaço e foi onde a população estava.

Com esse foco, foram realizadas as ações: “Paz no Trânsito nas Igrejas

Católicas”, em abril/2009, “Estatísticas se cruzam. Motoristas Alcoolizados também. Nunca dirija depois de beber”, em outubro/2009, e “Tá lá o corpo

estendido no chão”, em maio/2010.

Para trazer à reflexão os temas trânsito e Mobilidade Urbana em toda a população, sobretudo do público jovem, foi criado o Festival ArteMOB. Este festival incentiva a produção audiovisual a partir de tecnologias móveis: aparelhos celulares e câmeras digitais. As produções devem envolver a temática da mobilidade urbana e ter como referência territorial a cidade onde

(10)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

acontece a Campanha Preferência pela Vida, seja na área urbana e/ou rural. Como resultado, espera-se elevar a percepção dos participantes, autores e público para as manifestações e expressões cotidianas do tempo e espaço convividos, bem como o entendimento sobre arte, tecnologia, e seus desdobramentos no processo de educação e desenvolvimento da identidade social e cultural.

ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO

Em todos os projetos educativos da cidade, em que se pese a existência de uma Gerência de Educação e Cidadania, que coordena, planeja e realiza todas as ações e campanhas de educação e conscientização, as atividades contam com a participação de diversas áreas dentro e fora da empresa, de órgãos públicos e privados. Este envolvimento é estratégico e decisivo para todas as etapas de cada projeto ou atividade.

Na volta às aulas, por exemplo, todo o desenvolvimento do hotsite foi em conjunto com a Gerência de Comunicação e Sustentabilidade. Estratégica também foi a participação do Departamento de Imprensa na redação, revisão e divulgação dos conteúdos. A participação da Gerência de Informática na hospedagem dos conteúdos no site também foi imprescindível e o papel dos agentes da Mobilidade Urbana (Gerência de Fiscalização), nas visitas às escolas para divulgação, junto com a equipe de educadores, reforça o princípio que o trabalho educativo é dever de todas as áreas da empresa.

Em relação às campanhas “Estatísticas se cruzam...”, “Tá lá um corpo

estendido no chão” e “Cidadania e Paz nas Comunidades Católicas”,

educação, criação e imprensa também trabalharam juntas na construção de todas as peças, divulgação e registros das atividades. A área de Geoprocessamento trouxe subsídios para definição de estratégias, com todos os levantamentos estatísticos da acidentalidade. O Departamento de Atendimento foi outro parceiro interno no envolvimento das comunidades religiosas; agentes da mobilidade se somaram à equipe no trabalho nas vias

(11)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

onde foram realizadas as ações. Também deve ser lembrada a área de sinalização, que atua como mais um sustentáculo nas ações. São muitas mãos e mentes que contribuem para um olhar macro e diversificado em cada atividade.

Parcerias com a iniciativa privada são priorizadas e são alternativas para o financiamento de cada ação, rompendo a velha barreira da estagnação e falta de ação devido a poucos recursos públicos. Por sinal, vale destacar que pelo menos em uma grande campanha anual, o Poder Público, por meio da Prefeitura Municipal de Campinas, destinou em 2009, cerca de 500 mil para o projeto “Estatísticas se cruzam. Motoristas alcoolizados também”, para a veiculação nas rádios, emissoras de Televisão e Jornais da campanha.

A empresa, ainda, não poderia dispor desse leque de ações sem o apoio dos órgãos de comunicação de massa. Para todas as ações educativas são rotineiras as parcerias com a Rádio Educativa e TVB na veiculação de spots e inserções das campanhas.

Destaca-se que no caso a TVB, o espaço é garantido por meio de uma parceria, na qual a empresa permuta o apoio operacional dos agentes da Mobilidade Urbana para eventos de rua por espaços comerciais na emissora. E, por fim, o envolvimento de toda a empresa também pode ser confirmado nas atividades do Ciclo de Conversas para a Mobilidade Urbana, momentos de formação de toda a equipe para os temas da Mobilidade Urbana e suas interfaces com demais áreas.

Segue abaixo detalhamento das ações realizadas:

Cidadania e Paz no Trânsito na volta às aulas

No campo da educação para o trânsito voltada à comunidade escolar, as ações na porta das escolas, durante o período de volta às aulas ganharam permanência por meio da criação de um hotsite voltado aos alunos e professores; e também utilizaram, pela primeira vez, nova linguagem (gíria

(12)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

jovem), permitindo uma sofisticação e modernização da forma de dialogar com esse segmento. A iniciativa foi batizada como Cidadania e Paz no Trânsito. O uso da Internet que já é de interesse do jovem foi um facilitador no contato e no trabalho de divulgação de valores para a convivência harmônica na circulação.

Dentro dessa lógica de estar muito perto do universo jovem que, para falar sobre Respeito mútuo, foi

adotado o lema: “Mandou bem”. Para destacar a

Solidariedade, “Valeu Mesmo!”. Para discutir

Responsabilidade, o lema

será “Maior responsa”. Para promover o Diálogo, “Fala

aí”; e disseminar a Conscientização, a mensagem será “Senti Firmeza”.

Os cincos valores foram escolhidos com base nas diretrizes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para os trabalhos educativos com jovens; e, ainda, com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

A Campanha utilizou também novas peças como mascotes

(papertoys – pequenos

bonecos de papel) que

marcaram os cincos valores e serviram como peças para coleção entre os alunos. Os bonecos podem ser impressos no próprio hotsite e montados pelos interessados.

Figura 1: Hotsite Cidadania e Gentilezas Urbanas

Figura 2: Trabalho realizado em escola da rede estadual em Campinas a partir do uso do hotsite.

(13)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

O hotsite, além de ser uma ferramenta de informação e formação, permitiu o

diálogo com os professores e alunos. Nele, os professores passaram a encontrar dicas de como trabalhar a educação e conscientização dos alunos. Com planos adequados para cada nível de ensino e projetos que poderão adotar na sala de aula.

O projeto em números

Escolas que receberam a divulgação do hotsite – 454 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, 53 de Ensino Infantil, 55 escolas da rede privada e 99 escolas estaduais

19 Escolas receberam a visita de educadores da EMDEC e desenvolveram os projetos nas unidades, algumas já apresentando resultados.

Ciclo garante a aproximação com as universidades

O Ciclo é um fórum permanente que reúne vários segmentos sociais e representantes do meio acadêmico por aprofundar a

análise de temas

relacionados à Mobilidade Urbana e suas interfaces com as diversas áreas

(meio ambiente e

sustentabilidade, geografia, arquitetura, design, sociologia, física etc) e fomentar ações em parcerias para a redução da acidentalidade e melhoria da qualidade de vida em Campinas.

O Ciclo é organizado pela EMDEC, em parceria com universidades e faculdades do Município, com debates mensais abertos a profissionais de

(14)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

diversas áreas. Os encontros acontecem a cada mês numa universidade ou no Auditório da empresa.

Inicialmente voltado ao público do município e universitários, os debates ganharam visibilidade regional, e hoje, um grande número de representantes das cidades da região participam dos debates; além de professores das redes pública e privada de ensino.

O Ciclo de Debates já promoveu seis encontros em 2009 e mais seis em 2010. As temáticas, em 2009, foram: Mobilidade Urbana: perspectivas e desafios, Desenvolvimento e evolução das cidades contemporâneas e seus impactos nas relações do trânsito, Meio Ambiente e Sustentabilidade, A disputa e o compartilhamento do espaço urbano, Acidente X Velocidade: um olhar a partir da mecânica e cinética, Iniciativas do Poder Público para o combate aos acidentes de trânsito envolvendo crianças e jovens, e Educação para Mobilidade Urbana: que conhecimentos estamos construindo?

Em 2010, os temas em debate foram Ética no compartilhamento do espaço: cidadania e gentilezas urbanas; Desenho Urbano: acessibilidade e inclusão social; A carga a cidade e seus efeitos para a Mobilidade Urbana; A violência no compartilhamento do espaço (setembro); Sustentabilidade e Transporte (Outubro) e Educação, Mobilidade Urbana e Cidadania (novembro)

O Ciclo de Debates em números

Público participante em 2009/2010 – entre 50 a 70 pessoas por debate Figura 4: Cartaz “Conversas sobre Mobilidade

(15)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

Envolvimento de seis universidades públicas e privadas de Campinas

Encontros – 13 encontros, sendo sete em 2009; e seis em 2010 (previstos até novembro de 2010).

“Estatísticas se cruzam. Motoristas alcoolizados também. Nunca dirija depois de beber”

A Campanha foi voltada ao público jovem, destacando o risco da mistura bebida X direção.

A ação ocupou espaço na televisão, jornais, 20 pontos de outdoor, cinco pontos de frontlight e, ainda, ações presenciais em bares, chegando também nos bairros mais periféricos.

O mote da campanha – que envolveu, além da secretaria de Transportes, as secretarias de Saúde e Educação – trabalhou o tripé motos, motoristas alcoolizados e público jovem – segmentos mais vulneráveis à acidentalidade e mortalidade no trânsito e foi construído a partir dos dados de acidentalidade de 2008.

De acordo com dados da EMDEC, de 1995 até 2008, a frota de motos cresceu

241,1% em Campinas,

passando de 27 mil para mais de 92 mil veículos. Das 138 vítimas fatais em 2008 (média de uma morte a cada três dias), 68 eram ocupantes de

motos e outros 17 foram atropelados por motocicletas. Ou seja, as motocicletas estiveram envolvidas em 62% das ocorrências fatais.

Em 2008, entre os motociclistas mortos, o grupo predominante foi jovem, com faixa etária de 18 a 29 anos –representando 57,3% das vítimas. Nos acidentes

(16)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

fatais, 87% das vítimas são homens. Além disso, quase a metade das vítimas fatais que teve a dosagem alcoólica analisada em 2008 apresentou índices superiores aos permitidos pela legislação.

Os investimentos para a realização da campanha foram na ordem de R$ 500 mil, financiados pela Prefeitura Municipal.

Campanha “Estatísticas se cruzam” em números

Veiculação 3 emissoras locais e jornais impressos da cidade 20 pontos de outdoor, 05 pontos de frontlight

Ações presenciais em bares – Cerca de 1.000 pessoas atingidas

Paz no Trânsito nas Comunidades Católicas

Graças a uma parceria entre a EMDEC e a equipe Arquidiocesana da Campanha de Fraternidade da Igreja Católica, 55 paróquias foram mobilizadas com o objetivo de trabalhar a temática da violência no trânsito e incluí-la nas atividades da Campanha da Fraternidade 2009. Neste trabalho, os representantes de cada paróquia receberam um kit com o mapa de acidentalidade do

entorno das igrejas, uma

apresentação sobre os acidentes e os adesivos da ação, com o pedido de “Paz no Trânsito”.

Na saída das missas de domingo, os

Figura 6: Adesivo Campanha Paz no Trânsito

(17)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

padres dessas paróquias também abordavam com o público as questões da acidentalidade e chamavam a atenção das comunidades para a violência, sobretudo, com os jovens. Foi mais uma forma de chegar às famílias para tratar a conscientização.

As comunidades ainda receberam mapas com os acidentes georreferenciados no seu entorno, para que o alerta dos riscos de acidentes fosse repassado aos moradores de cada região.

Paz no Trânsito nas Comunidades Católicas em números 55 paróquias envolvidas

Distribuição de Adesivos – Paz no Trânsito, nas missas de domingo Visitas a 10 paróquias para acompanhamento das atividades

Vias são espaço da campanha “Tá lá um corpo estendido no chão”

Inspirada na música de João Bosco e Aldir Blanc, “De frente para o crime”, toda a ação Tá lá um corpo estendido no chão foi construída para alertar a população sobre as vias onde aconteceram acidentes com mortes na cidade, em 2009.

A partir do georreferenciamento dos pontos onde ocorreram os acidentes com vítimas fatais, foram escolhidos 40 vias ou pontos,

com maior circulação de pessoas. Nestes locais, foram demarcados desenhos de corpos estendidos no chão (pintura com o contorno de uma vítima), numa referência ao registro de uma morte no trânsito naquele local. Junto ao contorno do corpo no asfalto, a empresa grafou a mensagem “Acidente de Trânsito”, em forma de carimbo.

A proposta também foi utilizar o fator surpresa para que, durante os deslocamentos, a população

Figura 8: Ação nas ruas – Pintura dos Corpos

(18)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

percebesse os pontos com risco de acidentes fatais, buscando-se reforçar o cuidado como um instrumento de prevenção.

Em relação à música adotada na campanha, a empresa substitui a letra original, por uma paródia que retrata situações de acidentes, marcadas pela imprudência dos diversos atores no trânsito: pedestres, motociclistas e motoristas; e faz, ainda, um apelo a

comportamentos seguros. Em

respeito à legislação, a empresa comprou os direitos autorais da música para sua veiculação.

A pintura dos 40 pontos foi simultânea e aconteceu na noite do dia 24 de maio de 2010, e se estendeu até a madrugada do dia 25 de maio. Quatro equipes com cinco

colaboradores da empresa

municipal, com o apoio de agentes da Mobilidade Urbana para os bloqueios, percorreram e sinalizaram os pontos. O trabalho teve início por volta das 22 horas e prosseguiu até a madrugada. Essa medida foi tomada para evitar transtornos no trânsito, uma vez que a pintura foi feita no asfalto. A ação contou, ainda, com peças como spots de

rádios; inserções nas emissoras de TV, banners eletrônicos, bussdoor e um

hotsite, que mostrou o making of da ação na madrugada com a demarcação

dos pontos, depoimentos e entrevistas.

TA LÁ UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO Tá lá um corpo estendido no chão

Pode ser de moto, um trabalhador Pedestre caminhando sem olhar E o Motorista no celular

Maria não queria esperar

Passou no vermelho sem hesitar João motoqueiro sem atenção De novo um corpo estendido no chão Essa história aconteceu, assim Por não ter muito cuidado Preste atenção você, evite Ser mais um acidentado Poderia ser você, mais um Ator neste triste palco

Só queria lhe dizer, cuidado, senão... Ta lá um corpo estendido no chão

(19)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

Após a demarcação, nos pontos escolhidos foram feitas distribuição de folhetos divulgando a ação.

A ação contou com o apoio de empresas do município, de canal da TV paga, emissora de rádio e Guarda Municipal.

Tá lá um corpo estendido no chão em números 40 pontos demarcados

03 ações de panfletagem para divulgação da ação

Arte e Cultura - ferramentas para chamar à reflexão sobre a Mobilidade Urbana

Com objetivo de estimular produções audiovisuais, construídas com aparelhos celulares e câmeras digitais, a EMDEC promoveu, de forma inédita, o primeiro festival ArteMOB, batizado com esse nome em uma referência à produção

artística construída em

movimento.

O festival incentivou a produção de vídeos que abordassem quatro temas da mobilidade: “Um dia sem meu carro”, “Viva melhor”, “Um novo olhar sobre a cidade” e “Vida sobre duas rodas”. As produções tiveram de 30 segundos até 2 minutos.

Figura 9: Corpo pintado na via

(20)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

Concorrem às melhores produções 16 vídeos, mas o grande vencedor em cada categoria foi escolhido por meio de votação popular pela Internet. Os vídeos que disputaram o Festival ficaram disponíveis no site da empresa.

Apesar do número pequeno de produções que concorreram no Festival, a votação contou com a participação de 20 mil internautas na escolha dos vencedores.

O Festival ArteMOB buscou, acima de tudo, incentivar o desenvolvimento da percepção da população sobre o olhar para a cidade e para reflexões que remetam à redução da acidentalidade, ao incentivo ao uso do transporte público, à valorização de outras e novas formas de deslocamentos, à importância de comportamentos responsáveis nos deslocamentos, entre outros.

Os vencedores foram conhecidos durante a Semana Municipal de Trânsito e receberam câmeras e aparelhos digitais.

Em 2010, o Festival trouxe novidades. Além de vídeos, os interessados puderam se inscrever também na categoria fotografia, concorrendo em três temas: Um dia sem meu carro, Vida sobre duas rodas; e, com a inclusão de um novo tema, “Cidade e circulação”.

Em "Um dia sem meu carro", os participantes destacaram o uso do transporte coletivo, da bicicleta, pequenos trajetos a pé, caronas programadas; enfim, escolhas que garantam benefícios ao meio ambiente e melhorias na qualidade de vida. Poderão, ainda, abordar o uso do automóvel e alternativas ao seu uso, nos deslocamentos diários; entre outros.

Já na temática "Vida sobre duas rodas", o enfoque foi o crescimento da frota de motos e dos acidentes com esse segmento, iniciativas para mudar esse quadro; e como conciliar, de maneira harmoniosa e segura, a interseção espacial entre motociclistas, ciclistas, motoristas e pedestres?

(21)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

No quesito temática, a principal novidade, ficou com o tema "Cidade e

Circulação". Nesse item, os participantes trataram o conhecimento e

valorização da cidade, do seu patrimônio histórico, artístico e cultural, parques, praças e jardins a partir do olhar que o trajeto a pé possibilita no relacionamento entre o ambiente urbano, rural e de seus cidadãos.

O vencedor em cada categoria, dentro dos três temas, foi com a quantia de R$1.000,00 (hum mil reais). Portanto, o Festival distribuiu, no total, R$ 6 mil em premiação.

Neste ano, foram selecionados 18 trabalhos, por um júri especializado, que foram para votação pública, no site da empresa municipal. O júri popular é quem definiu os vencedores.

Como em 2009, os vencedores foram conhecidos durante a Semana Municipal de Trânsito.

ACOMPANHAMENTO

A equipe da Gerência de Educação e Cidadania, que coordenou os projetos e ações aqui descritos, já estabeleceu alguns processos que norteiam as atividades desenvolvidas, sendo que parte deste processo inclui o acompanhamento e avaliação contínua das ações realizadas. Dentre estes, foram utilizados como instrumentos de acompanhamento os relatórios de atividades produzidos para cada ação educativa, acompanhamento da repercussão na mídia, depoimentos da população envolvida nas ações e,no caso das ações permanentes, a produção de um portfólio pelas escolas envolvidas.

Assim, ao final de cada ação realizada, é possível que os educadores avaliem e readequem as estratégias, linguagem e ferramentas utilizadas para qualificar, ainda no decorrer do processo, a relação ensino-aprendizagem.

(22)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

De forma geral, os projetos da cidade voltados à Educação para a Mobilidade e conscientização para reduzir a violência no trânsito são mais eficazes e chegam ao público de interesse de maneira muito mais rápida, garantindo mais resultados seja na conscientização, com mudança de comportamento nos deslocamentos, reduzindo-se os riscos de acidentalidade em todo o município; seja na ampliação da reflexão sobre a Mobilidade e suas interfaces.

Ressalta-se, ainda, que os temas da Mobilidade e da acidentalidade passaram a integrar a agenda cotidiana da população nos quatro cantos da cidade, em razão das ações permanentes e subsequentes ao longo do ano.

Hoje, a adesão ao trabalho educativo e o seu potencial de multiplicação cresceu de forma exponencial, com a aproximação das universidades, a utilização da Internet e a ampliação das redes já consolidadas, que também seguem em processo de ampliação como as escolas, sobretudo, as da rede pública de ensino.

Com a diversificação das ações da campanha Preferência pela Vida, sob o olhar da intersetorialidade, a empresa dialoga nas campanhas com um leque crescente de entidades, ampliando o trabalho educativo; e passa a conquistar resultados, sobretudo, na prevenção, com as ações intersetoriais permanentes. Por onde se anda na cidade, é possível identificar a marca Preferência pela Vida, não só nas ações e no trabalho; mas junto às comunidades; pela continuidade e permanência do trabalho, iniciado desde 2005, mas que se fortalece a cada ano com inúmeras novidades.

Outro ganho significativo da campanha Preferência é a ampliação dos conteúdos ou repertório abordados ao longo dos últimos anos. Além da complexa redução da acidentalidade, Campinas passou a refletir sobre a mobilidade, a qualidade de vida, sobre o significado do que é viver numa metrópole com todos os seus impactos e a projetar e desejar uma nova cidade, mais humana e solidária, em seus deslocamentos.

(23)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

Com tudo isso, o reconhecimento social e participação da sociedade civil em todos os trabalhos, seja pela presença dos cidadãos em todas as atividades, seja pela representatividade das organizações não governamentais, seja pelo apoio privado nas ações – ganham volume cada vez maior e a presença da educação para a mobilidade nas mídias impressa, televisiva e no rádio ganhou status de rotina – o quem garante que o tema fique em evidência e suas questões também seja focos de soluções mais rápidas. Além disso, a cidade tornou-se referência na região e em todo o estado onde se insere, abrindo espaços para troca de experiências e formação de profissionais de outras cidades.

E, por fim, o objetivo de toda ação educativa que é a redução da acidentalidade e a ampliação da segurança, com a prevenção, é confirmada pelos números. No comparativo dos quatro primeiros meses de 2009/2010, os acidentes com vítimas foram reduzidos na ordem de 10%. Foram registrados 1191 acidentes com vítimas em 2009; e esse número caiu para 1076, no mesmo período em 2010.

Os atropelamentos caíram de 276, em 2009; para 235, em 2010; também considerando o primeiro quadrimestre – redução de 6% nas ocorrências desse tipo.

Em relação ao total de acidentes (soma de todos os tipos: com vítimas, sem vítimas e atropelamentos), os números também apresentaram uma pequena redução; uma vez que em 2009 somaram 5.620 ocorrências; e neste ano, foram 5614 registros.

(24)

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – S/A

Prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos

Presidência EMDEC e Secretário Municipal de Transportes

Sergio Torrecillas

Diretor Transportes - SETRANSP Paulo Takarabi

Gabinete da Presidência Gabriela Pinheiro Travaini

Assessoria Especial da Presidência Jonas Tolocka

Maurício Thesin

Reynaldo Fortunato Romagnoli

Diretoria Administrativa e Financeira Eliel Rodrigues Marins

Diretoria de Operações Atílio André Pereira

Diretoria de Desenvolvimento e Infra-Estrutura Roberto Brederode Sihler

Diretoria de Desenvolvimento Institucional Samantha Moreira

Ficha Técnica

Gerente de Educação e Cidadania Roberta Mantovani

Assessoria

Aline Cristina Pereira

Chefe do Departamento de Programas de Educação

Débora Damasco Supervisão

Ednéia de Cássia L. Alves Equipe Técnica

Adriana Piccirilo D. Mendes Maria Cristina Ferrari Maciel Mariângela M Santos Pereira Reni Paschoalino de Brito Samuel de Jesus Fernandes Vinícius Coelho Memoria

Estagiários: Anália Esthf Lauras André Augusto Lovato Caio Boteghim da Silva Fábio Rodrigues Risk Guilherme A Reise de Souza Guilherme de Souza Franco Hélio Domingues da Luz João H. G. L. Teixeira Juliana Cristiane Monteiro Paula Damires dos Santos

Referências

Documentos relacionados

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito das variáveis doses de resíduos de culturas de inverno uniformemente distribuídos no solo, profundidades de atuação do sulcador de adubo

A partir deste contexto, este estudo tem como principal objetivo apresentar uma revisão teórica sobre as produções científicas concernentes o uso do recurso

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de