• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES. Aluno: mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-composicao-ar.htm

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES. Aluno: mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-composicao-ar.htm"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SEMANA 1

Componente Curricular: Ciências Ano de escolaridade: 7º ano Ensino Fundamental

Período: 01/03/2021 a 05/03/2021

Número de aulas: 03 aulas Carga horária: 2h40min

Aluno:___________________________________________________________________________________________________ UNIDADE TEMÁTICA: Terra e Universo

OBJETO DE CONHECIMENTO: Composição do ar

HABILIDADES: (EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, camadas da atmosfera, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição..

Boas vindas querido(a) aluno(a)!

Estamos iniciando mais um ano letivo de forma remota! Vamos vencer mais uma vez! E se Deus quiser em breve estaremos juntos... Bons estudos!!!

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO:

A composição do ar

A composição do ar (ou seja, a atmosfera terrestre) trata-se da disposição dos diferentes

gases que permanecem flutuando ao redor da terra em razão da força da gravidade. Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.

O Nitrogênio (N2) é muito importante para a alimentação dos seres vivos, pois alguns tipos de

bactérias que habitam raízes de plantas leguminosas (como feijão, ervilha e lentilha) absorvem-no. Em troca, elas produzem nitratos e sais hidrogenados, elementos de vital importância para essas plantas que, por sua vez, podem servir de alimentos para vários animais e também para o homem.

O Oxigênio (O2) é o elemento mais importante para a

manutenção da vida do homem e dos animais que

habitam a Terra. Através da respiração, os seres vivos absorvem o oxigênio, que atua na produção de energia para o organismo.

O Gás Carbônico (CO2) é importante para a manutenção da vida dos vegetais que, durante a

fotossíntese, absorvem-no e, na presença de luz e água, produzem glicose + energia. Durante esse processo ocorre a liberação de oxigênio.

Gases Nobres – Hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Radônio (Rn)

– estão pouco presentes na atmosfera e têm como característica a difícil reação com outros elementos. São utilizados pelo homem para o funcionamento de equipamentos, como máquinas fotográficas, letreiros luminosos, balões de ar entre outros.

Além desses elementos, é possível encontrar na composição do ar outros componentes, cuja presença não é necessariamente natural e que podem variar de acordo com a localidade. Trata-se da poeira, da fumaça, do vapor d’água e de alguns microrganismos.

mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-composicao-ar.htm

ATIVIDADES

1) Para lembrar... Como é chamada a camada de gases que envolve nosso planeta? a) Hidrosfera b) Atmosfera c) Litosfera D) Biosfera

2) O ar é uma mistura de gases que envolve a Terra, formando a atmosfera. O ar atmosférico é constituído de, EXCETO:

(2)

A) nitrogênio (78,06%), B) oxigênio (21%),

C) gases nobres (0,91%) e D) enxofre (0,33%).

3) Além de gases, a atmosfera possui ainda outras substâncias como as seguintes, exceto a) umidade, b) poeira e c) micróbios. d) nitratos

4) O oxigênio é extremamente útil para a respiração dos animais e das plantas. Encontra-se: a) no ar, no solo e dissolvido na água.

b) no ar, no solo e, mas não na água. c) no ar e dissolvido na água somente d) no ar, somente.

5) O nitrogênio é aproveitado por alguns micróbios para formar nitratos. Podemos dizer que a) Os nitratos servem à nutrição das plantas e estas servem de nutrição aos animais.

b) Os nitratos também se formam a partir dos óxidos de nitrogênio que surgem na atmosfera na evaporação da água do mar

c) Os nitratos servem à nutrição das plantas e, por isso, não servem de nutrição aos animais. d) Os nitratos não se formam a partir dos óxidos de nitrogênio, mas do ozônio.

6) Sobre os Gases Nobres assinale a alternativa incorreta

a) Compreendem o argônio, o neônio, o criptônio, o radônio e o hélio. b) Alguns são usados no interior de lâmpadas, com finalidades diversas. c) O criptônio já foi usado no interior de balões e dirigíveis.

d) O radônio tem emprego no tratamento do câncer.

SEMANA 2

Componente Curricular: Ciências

Ano de escolaridade: 7º ano Ensino Fundamental Período: 08/03/2021 a 12/03/2021

Número de aulas: 03 aulas Carga horária: 2h40min

UNIDADE TEMÁTICA: Terra e Universo

OBJETO DE CONHECIMENTO: Composição do ar

HABILIDADES: (EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, camadas da atmosfera,e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição..

Camadas da Atmosfera

As camadas da atmosfera representam as divisões em níveis com características particulares. A classificação é baseada na variação da temperatura e assim se divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Troposfera - Corresponde à primeira camada da atmosfera, ou seja, é a que mais se aproxima da superfície terrestre. É nessa camada que os seres vivos podem respirar normalmente. Apesar de apresentar uma extensão inferior às demais camadas, a troposfera constitui cerca de 80% da massa atmosférica. A distância entre a superfície terrestre e o limite da troposfera é de aproximadamente 17 quilômetros. À medida que a altitude aumenta, a temperatura nessa camada apresenta queda (reduz cerca de 6,5º C) e varia verticalmente. É nessa camada que ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos, porque nela se encontra quase todo o vapor d'água da atmosfera. É na troposfera que circulam os aviões de carga e de passageiros.

(3)

Estratosfera - Corresponde à segunda camada mais

próxima da atmosfera, fazendo limite com a troposfera e com a mesosfera, camada que vem logo a seguir. Na estratosfera, diferente do que ocorre na troposfera, a temperatura eleva-se à medida que a altitude aumenta. Nessa camada, há pouca concentração de vapor d'água, e o ar movimenta-se horizontalmente. A distância entre a superfície da Terra e o limite superior da estratosfera é de aproximadamente 50 quilômetros. É na estratosfera que se encontra a camada de ozônio, responsável por filtrar a radiação ultravioleta, nociva aos seres vivos. O ozônio é um dos gases que compõem a atmosfera. Cerca de 90% de seu volume encontra-se na estratosfera, onde 90% da radiação ultravioleta B é absorvida pela camada de ozônio. Essa radiação está associada a problemas de visão, envelhecimento precoce e casos de câncer de pele. Por apresentar estabilidade, é possível que circulem aviões a jato nessa camada.

Mesosfera - Corresponde à camada intermediária entre a estratosfera e a termosfera. Diferente

do que ocorre na estratosfera, a temperatura da mesosfera apresenta queda à medida que a altitude aumenta. Nessa camada, as temperaturas podem chegar a -90º C no seu limite superior. É, por isso, considerada a mais fria entre as camadas da atmosfera. Essa redução de temperatura deve-se ao fato de que, na mesosfera, há baixa concentração de moléculas em decorrência da redução do calor que provém da camada de ozônio. Quanto mais se eleva a altitude, mais o ar torna-se rarefeito. Nessa camada, ocorre a combustão que fragmenta os meteoritos, evitando assim que eles cheguem à superfície terrestre. Isso é possível graças à resistência do ar dessa camada. Essa resistência gera calor e possibilita a ocorrência do processo de combustão.

Termosfera - Corresponde à camada intermediária entre a mesosfera e a exosfera, última camada

da atmosfera. A termosfera é também chamada de ionosfera. Esse nome é dado porque nessa camada concentra-se uma grande quantidade de íons (partículas carregadas de eletricidade), que possibilitam a reflexão de ondas de rádio. O ar na termosfera é extremamente rarefeito, predominando o gás hidrogênio. Essa camada representa apenas 1% da atmosfera e atua na retenção da radiação solar. É na termosfera que orbitam os ônibus espaciais e alguns satélites

Exosfera - Corresponde à última camada da atmosfera e representa a transição entre a atmosfera

terrestre e o espaço sideral. Inicia-se a cerca de 600 quilômetros da superfície terrestre e não apresenta limite superior visível em decorrência dos gases extremamente rarefeitos que a constituem. Metade dessa camada é composta por gás hélio e a outra metade por hidrogênio. É na exosfera que as partículas presentes começam a se desprender da gravidade da Terra. As temperaturas na exosfera permanecem elevadas, superando os 1000º C. Essa elevação da temperatura requer que naves espaciais sejam construídas com material resistente a altas temperaturas para que possam atravessar essa camada, na qual orbitam os satélites artificiais.

brasilescola.uol.com.br/geografia/a-dinamica-atmosfera.htm

ATIVIDADES:

1- Faça a correspondência das camadas da atmosfera com suas respectivas características e

assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

( ) Troposfera ( ) Estratosfera ( ) Mesosfera ( ) Termosfera ( ) Exosfera

(1) É nessa camada que se localiza a camada de ozônio, responsável por filtrar os raios solares nocivos à saúde.

(2) É a última camada da atmosfera, e nela orbitam os satélites artificiais. (3) É a camada mais fria da atmosfera terrestre.

(4) Essa camada apresenta elevação de temperatura, que pode alcançar 1500º C.

(5) É a primeira camada da atmosfera, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos.

(4)

2 - A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:

a) Estratosfera b) Troposfera c) Mesosfera d) Termosfera

3- É a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, com uma altitude que varia entre 12 e 18 km. Nela se concentra cerca de 80% dos gases atmosféricos. Estamos falando da: a) Troposfera b) Ionosfera c) Mesosfera d) Estratosfera

SEMANA 3 e 4

Componente Curricular: Ciências

Ano de escolaridade: 7º ano Ensino Fundamental Período: 15/03/2021 a 26/03/2021

Número de aulas: 06 aulas Carga horária: 5 horas AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. EF06CI08A - Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio.

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características

(EF07CI35MG) Relacionar estruturas e comportamentos dos seres vivos às chances de sobrevivência nesses ambientes.

(EF07CI39MG) Reconhecer os principais representantes dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia) a partir de representações figurativas.

O objetivo da atividade abaixo é perceber o seu conhecimento no conteúdo de Ciências. Faça com atenção! Marque com um X a opção que você julgar correta.

1)Analise a teia alimentar abaixo:

Dentro desta teia alimentar, o lagarto é considerado: A) Consumidor primário apenas

B) Consumidor secundário apenas C) Consumidor primário e secundário D) Consumidor terciário e quaternário

2) Os peixes são animais vertebrados que formam a superclasse Pisces. Eles possuem o esqueleto formado por ossos verdadeiros ou por cartilagem. Vivem em mares, oceanos, rios, lagos, lagoas e outros ambientes aquáticos. Esses animais possuem muitas adaptações que os permitem sobreviver em seu ambiente. Uma característica dos peixes que mostra sua adaptação ao ambiente aquático é a presença de:

A) estômago que controla a flutuabilidade. B) nadadeiras como órgãos de locomoção. C) narinas ligadas ao sistema respiratório. D) pulmão para retirar o oxigênio do ar.

3) Identifique o tipo de rocha a que se refere a afirmativa abaixo:

São formadas por grãos de outros tipos de rocha transportados pela água ou pelo vento, depois compactados.

A) magmáticas. B) sedimentares. C) metamórficas.

(5)

4) Existem vários tipos de ambientes. Entre eles, encontra-se um com estrutura rochosa constituída por uma série de organismos marinhos portadores de esqueleto calcário. A composição calcária desse ambiente é bastante resistente à ação das ondas e das marés, e muito rígida. Porém, muito frágil ecologicamente. Estima-se que boa parte desses ambientes no Brasil já foi irreversivelmente degradada. Com ocorrência em locais costeiros de águas claras e por se tratar do ecossistema marinho que possui maior biodiversidade com inúmeros peixes, crustáceos e outros animais que dependem direta ou indiretamente dele, são comparados com as florestas

terrestres. ( http://goo.gl/Q1UcMQ. Acesso: 27/09/2013. Adaptado.)

O ambiente marinho ao qual se refere o texto é denominado:

A) floresta de algas. B) fossa abissal. C) mangue vermelho. D) recife de corais 5- Os cactos são os principais representantes vegetais da caatinga.

A formação vegetal desse ecossistema brasileiro tem adaptações específicas para a sobrevivência em ambientes secos. Essas plantas armazenam água no seu corpo e a substituição das folhas por espinhos é a principal estratégia dos cactos para

A) atrair insetos polinizadores. B) evitar as perdas de água. C) intensificar a fotossíntese. D) proteger-se contra o fogo 6- Assinale a alternativa correta:

a) Os corpos que imitem luz própria são chamados iluminados. b) A abertura da pupila é sempre fixa ( do mesmo tamanho ).

c) A imagem que se forma no olho é invertida em relação ao objeto. d) A camada externa do globo ocular é a retina.

Referências

Documentos relacionados

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

a) Formação - Em conformidade com as atribuições legais, a ARAP preparou um Plano Estratégico de Formação, 2011/2013, para todos os integrantes do sistema, que foi

Aborda questões como disfunção sexual, sida, sexo seguro, sexo desprotegido, fatores de risco, satisfação sexual, sexualidade juvenil, relação entre sexo e outras questões

SOLOS E MANEJO FLORESTAL – Eucalyptus spp Responsável pelo desenvolvimento de estratégias de conservação de solos e manejo florestal para todas as áreas de eucalipto plantadas

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

construção do Direito, p. 46 SARLET, Ingo Wolfgang. 47 CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant.. burgueses dos séculos XVIII e XIX, quando a justiça ainda não era uma

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores