• Nenhum resultado encontrado

Reflexões sobre as festividades de final de ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reflexões sobre as festividades de final de ano"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 51 ano 54 28 de dezembro de 2014 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

Pastor Emérito: (in memorian) Rev. Benedito Matos

Equipe pastoral

Pastor Efetivo:

Rev. Cláudio Albuquerque

Pastores Auxiliares:

Rev. Iclayber Alves Rev. Lutero Rocha

Pastor Evangelista:

Rev. Edelson Lacerda - Torre

Pastor Missionário:

Rev. Arthur Braga - Nazaré

Missionários Plantadores:

Miss. Márcio Cristino - Itamaracá Miss. Jaidson Araújo - Aliança Miss. Alcimar Cavalcante - Vicência

Miss. Edilton Carvalho - Itambé Endereço Rua das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011-270 Pabx / Fax: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br

Atendimento pastoral e visitação De segunda a sexta-feira 09h às 12h - 14h às 18h Expediente da Secretaria Segunda - feira - 8h às 12h - 13h às 17h Terça a sexta-feira 9h às 12h - 13h às 18h Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48 Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619 Torre, Recife / PE Nazaré da Mata

Av. Coronel Luiz Inácio, S/N Nazaré da Mata / PE

Aliança

R. José Correia de Azevedo, 80, Centro, Aliança / PE Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68, Centro, Vicência / PE Itambé R. M. Falcão, 05, Centro, Itambé / PE

Reflexões sobre as festividades de final de ano

Nas festividades de final de ano, como o natal e a passagem de ano, a sociedade humana, especificamente, a ocidental, se transforma. As pessoas tornam-se mais solidárias, mais sensíveis às necessidades dos outros. Enfim, tornam-se mais humanas. Nessa época as pessoas trocam presentes, gentilezas e reconciliam-se umas as outras. Fala-se da magia do natal, do encanto desta data. De fato, o que se comemora nesta data é especial, mesmo que esta seja uma data simbólica, visto que não é precisa. O natal é uma data criada pelo calendário do cristianismo católico-romano. Esta comemoração torna-se especial pelo que ela significa: a celebração do nascimento de Messias, o Filho de Deus.

Como nós, cristãos, temos reagido a este acontecimento? Que tipo de sentimento invade a nossa alma ao relembrarmos acontecimento tão especial?

O texto do Evangelho de Mateus 2:1-12 nos fala sobre o nascimento de Jesus. O texto nos narra a chegada dos magos à Jerusalém para prestarem adoração ao “recém-nascido Rei dos Judeus”. A visita causou surpresa, tanto aos judeus, moradores de Jerusalém, pois não se aperceberam de tão importante acontecimento, quanto aos magos que esperavam encontrar toda a região em festa por tão glorioso acontecimento histórico.

Os magos (sábios, conselheiros da realeza) eram, provavelmente, naturais da Babilônia, nas regiões da mesopotâmia (hoje Iraque), e eram estudiosos dos fenômenos astronômicos. Eles dão a entender que aguardavam atentamente o cumprimento de uma profecia feita ao povo hebreu, contida no “torah”. Essa profecia apontava para um sinal no céu quando do nascimento do messias.

O Rei Herodes alarmado, juntamente com toda a população de Jerusalém, consultou os sacerdotes e escribas sobre o lugar onde haveria de nascer o Cristo. Ele foi informado, pelos sacerdotes e escribas, que o nascimento do Messias se daria na pequena cidade de Belém (8 km de Jerusalém), na região da Judéia, conforme profecias de Miquéias (Mq.5:2). De posse dessa informação Herodes enviou secretamente os magos à Belém. Ele os orientou a fim de deixá-lo informado a cerca do local exato onde estaria o menino.

Então, os sábios do oriente guiados pela estrela, chegaram ao local onde estava o menino. Ao verem o menino eles se alegram com grande e intenso júbilo. Entraram na casa, tostaram-se e o adoraram, oferecendo seus mais preciosos tesouros (ouro, incenso e mirra). Depois, advertidos pelo Senhor, voltaram por outro caminho nada informando ao Rei Herodes.

(2)

2|

Pastoral

B

D

│ 28 dezembro 2 014 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

─ PASTORAL ─

Havia, na ocasião, pelo menos quatro grupos sociais envolvidos na situação e que reagiram diferentemente ao acontecimento.

O primeiro grupo era composto do povo judeu, os “habitantes de Jerusalém”. Eles eram “o povo de Deus” a quem fora dadas as promessas. Observa-se, porém a desatenção, e a indiferença do povo. A população de Israel estava despercebida e alheia ao cumprimento da promessa do Senhor. Certamente, deveriam estar mais preocupados com outras coisas para eles mais urgentes e imediatas. Eles pareciam estar ocupados com o corre-corre da vida. Passaram despercebidos com um acontecimento tão importante para as suas vidas.

O segundo grupo era composto pela liderança religiosa de Israel. “Todos os principais sacerdotes e escribas”, os mestres da teologia vetero-testamentária. Esses aos serem indagados quanto ao que dizia as profecias sobre a vinda do messias prometido, responderam com incrível precisão teológica: “em Belém”. Eles argumentaram com fundamentação escriturística citando a profecia de Miquéias (5:2). No entanto, parece que a correta interpretação das Escrituras e a precisão teológica não passavam de um mero exercício acadêmico. A Liderança Religiosa de Israel apesar de conhecedora encontrava-se indiferente. Tal precisão não os motivava, não os movia a contemplar a profecia cumprida. Assusta-nos tamanha indiferença e frieza espiritual. A conclusão que se chega é que de tanto lidarem com o sagrado, acostumaram-se com ele. As coisas de Deus já não lhe causavam mais impacto.

Em terceiro lugar, temos a liderança política de Israel, o rei, o governante. Ele demonstrou conhecer a promessa de Deus, porém ao invés de se alegrar com ela, sentiu-se inseguro. A liderança Política de Israel viu-se ameaçado pela promessa de Deus. O rei temeu perder sua posição, seu status, seu poder. Ele temeu perder os benefícios que sua posição lhe proporcionava. E em uma atitude enlouquecida usou o conhecimento revelado na Palavra de Deus para tentar matar o recém-nascido Rei de Israel, o Filho de Deus. Ele o fez na tentativa de impedir o cumprimento dos eternos propósitos de Deus, como se isso fosse possível.

O último grupo era composto dos de fora, àqueles que não eram alvos da promessa, “os magos do oriente”. Eles, mesmo não tendo a revelação a não ser essa pequena passagem, guardaram com atenção e tornaram-se atentos aos sinais de Deus na história. Eles viram um sinal, verificaram-no e vieram a Jerusalém. Os de fora da Aliança de Israel ficaram admirados e solícitos por tão maravilhosa Graça. Eles atravessaram todo um deserto, enfrentaram os perigos de tal empreitada. Eles não mediram esforços, porque queriam ter o privilégio de contemplar a promessa, o Messias, o Rei de Israel. E ao chegarem ao local indicado, eles se

alegraram com grande júbilo, se humilharam prostrando-se com rosto em terra, adoraram e ofereceram suas ofertas, seus tesouros, deram daquilo que lhes era caro e precioso.

E quanto a nós, qual têm sido os sentimentos que povoam o nosso coração diante de tão glorioso acontecimento? Ao nos aproximarmos desse evento histórico, com qual desses grupos seríamos identificados? Como temos reagido diante de tão grande manifestação de amor? Como temos recebidos as notícias sobre essas verdades?

O nosso desejo e oração é que Deus nos ajude a mantermos um coração encantado pela Sua pessoa e pelo Seu grande amor a nós revelado. Que tenhamos um espírito quebrantado e humilde em Sua presença. Que vivamos nossas vidas cheias de júbilo e alegria. Que possamos adorá-lo em Sua majestade, e que, neste novo ano que se aproxima, possamos consagrar a Ele àquilo que temos de mais precioso em nossas vidas.

(3)

Espaço missionário e Anotações

|

3

B

D

│ 28 dezembro 2 014 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

MISSÕES EM MOREILANDIA

‘‘Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por

necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria’’

II Coríntios 9:7

Meus amados, a graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.

Queremos agradecer ao Ministério de Missões dessa amada igreja pela oferta enviada

para minha família. Ficamos maravilhados porque temos a cada dia sentido a boa mão de

Deus cuidando de nós. Nosso filho mais novo, Kaleb, nasceu saudável graças a Deus.

A cada dia aprendemos a lidar com Sua obra , mesmo sabendo que os desafios

são grandes e permanecemos motivados para o próximo ano. Estamos trabalhando

também pela construção do templo e gostaríamos que os irmãos orassem conosco.

Desejamos a todos um feliz ano novo de muitas bençãos. Contamos com as

orações dos irmãos por nossa família, saúde e ministério.

Carinhosamente,

Obreiro Ozeneide, Isabel Cristina, Késia, Kerliane e Kaleb.

(4)

4 |

Cantinho da maturidade

B

D

│ 28 dezembro 2 014 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

─ CANTINHO DA MATURIDADE ─

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO MINISTÉRIO DA MATURIDADE EM 2014

"Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se

partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”. (II Co. 3:5)

Tivemos um ano de grandes bênçãos e podemos sentir a forte mão do Senhor

nos guiando, aperfeiçoando e abençoando.

Fizemos 108 visitas a membros da nossa Igreja que não podem mais participar e

comungar conosco, por conta da idade, enfermidades e dificuldades de locomoção,

com Ministração da Ceia do Senhor.

Outro ponto forte do nosso trabalho foram às viagens e passeios que fortalece

os laços do amor e amizade com a convivência entre os irmãos. Visitamos a Granja da

Grota, fomos ver o pôr do sol na Praia do Jacaré em João Pessoa, a bela cidade de

Maceió, fizemos Turismo Rural em Bezerros e Vitória de Santo Antão e ficamos três dias

no Sesc de Triunfo. Nesses eventos temos sempre tempo para Estudos Bíblicos,

passeios, brincadeiras, compras, etc.

No mês de Agosto demos início ao projeto "Melhor Idade em Movimento", que

consiste em reuniões mensais, todas as terceiras terças-feiras de cada mês. Essa

programação consta basicamente de Reflexão da Palavra, muita música, brincadeiras,

confecção de lembrancinhas, um lanche e sorteio de brindes, visando unir mais a nossa

comunidade da Maturidade.

Acreditamos que só o Senhor poderá mover os membros de nossa Igreja

(somos mais de 120 pessoas) com mais de 60 anos, a serem mais ativos na obra do

Senhor, sabendo que f

azendo o nosso trabalho para a Sua honra e glória, não será

em vão.

(5)

B

D

│ 28 dezembro 2 014 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

Notícias de primeira

| 5

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

CELEBRAÇÕES DE FIM DE ANO |

Na

quarta-feira, dia 31 de dezembro

estaremos oferecendo a Deus um culto de

gratidão pelas bençãos recebidas no ano

de 2014 e rogando sua presença em nossas

vidas para o ano que se inicia. Terá início

às 20:00h e encerramento as 22:00h.

NOVOS OBREIROS NO CAMPO |

O

Campo de Vicência recebeu no último dia

16/12/2014 o casal de missionários, Cosmo

e Ninha Sá e seus dois filhos de 6 anos e o

outro de 2 meses. O campo de Itambé

receberá a partir de janeiro o casal,

Lamárcio e Emanuela Martins e seu bebê

recém-nascido. Que Deus abençoe esses

irmãos nesse novo desafio.

LIVRO DA SAF |

Os irmãos que tiverem

interesse em adquirir o livro ‘‘SAF: uma

história de 130 anos’’, procurem Marilene e

dê o seu nome. O custo é de R$20,00.

REVISTA SAF |

Interessados em renovar

a assinatura da Revista da SAF para 2015

devem procurar Ruth Varela.

AGRADECIMENTO |

O Ministério de

Missões agradece a todos que ajudaram

n a m o n t a g e m d o e n x o v a l d o s

missionários de Vicência e Itambé.

BRINQUEDOS |

O Ministério de Missões

solicita brinquedos novos para enviar para

nossas congregações em Correntes,

Lagoa do Ouro, Vicência, Itamaracá,

Aliança e Nazaré da Mata.

MINISTÉRIO DE MISSÕES |

Estamos

precisando reabastecer o armarinho.

T O D O S C O M A N O T A |

A n o v a

campanha 2014.2015 já começou! Peça

s u a n o t a e m q u a l q u e r l u g a r d e

Pernambuco, arrume-a por mês e

entregue na urna aqui na igreja. Notas de

combustíveis não vale. A Equipe do

Filadélfia agradece.

3º ENCONTRO DA FAMÍLIA PIPR |

Quem somos nós? Para que existimos?

Esse será nosso tema. Você não pode ficar

de fora. A terceira edição do Encontro da

Família PIPR acontecerá nos dias 14 a 18

de fevereiro de 2015 (período de carnaval)

no Bonito Plaza Hotel, na bela cidade de

turismo de aventura, Bonito-PE. O Hotel

oferece acomodações em apartamentos

duplos (R$ 550,00 p/p), triplos (R$ 510,00

p/p) e quádruplos (R$ 470,00 p/p). Haverá

t a m b é m p r e ç o d i f e r e n c i a d o e m

colchonetes (R$ 400,00 p/p). São apenas

220 v a g a s . E s s e é u m a e x c e l e n t e

oportunidade para você crescer em

comunhão com seus irmãos e estreitar

nossos laços de relacionamentos. Além de

momentos edificantes na comunhão e

ensino da Palavra de Deus. Se você tiver

f a m i l i a r e s e a m i g o s q u e e s t e j a

e v a n g e l i z a n d o s e r á u m a ó t i m a

oportunidade para trazê-los a comunhão

da Igreja. Crianças menores de 7 anos é

grátis (em colchonete), acima de 7 anos

(valor integral). Efetue o restante do

pagamento até o final de janeiro, procure

Daniel Reinaux e Ivson Vilela após os cultos

na secretaria da Igreja e garanta sua vaga.

O F E R TA D E G R AT I D Ã O |

Estamos

chegando ao final de mais um ano. Deus

nos tem abençoado com a plantação de

novas igrejas. Este ano organizamos a IP

Vasco, e temos o compromisso de

construir seu templo (R$ 200 mil). Vamos

construir o templo da CP Aliança (R$ 200

mil) e pagar o empréstimo da compra do

terreno da CP Nazaré da Mata (R$46 mil).

Separe uma oferta de gratidão para esse

fim.

(6)

B

D

│ 28 dezembro 2 014 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

6 |

Súplicas, intercessão, escalas e plantões

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.”

Tg 5:

16

Problemas de Saúde

ŸAbigail Miranda;

ŸAdail Maia;

ŸAlnira Amorim

ŸAmaro Souza;

ŸAmérica Elisabeth (Betinha);

ŸAnaide Lopes; ŸBayard Amorim; ŸCecília da Silva; ŸClélia Maia; ŸDilma Figueiredo; ŸGilberto Oliveira; ŸJoão Alves; ŸJuraci de Souza;

ŸJosefa Gueiros (Zeza);

ŸManacés Lyra;

ŸMaria Gabriela Macedo;

ŸMarlene Vasconcelos;

ŸNeide Galiza Machado;

ŸRaquel Amorim ŸVanildo Lima. Outros Enfermos ŸBetsaida Maranhão(prima de Eliane Dutra(vó) ŸConceição (cunhada de Rebeca Albuquerque); ŸCrianças do Instituto Filadélfia; ŸEliane Dutra (vó); ŸLúcia Gueiros;

ŸLuiz Sérgio (filho de Fábio Padilla);

ŸMaria Aparecida Muniz (irmã de David Muniz); ŸMaria Clara (bisneta de D. Edite);

ŸMaria Lobo (mãe de Rejane Lacerda);

ŸMarlene Araújo (mãe de Jaidson);

ŸMoisés Filgueira (pai de Ismael);

ŸPaulo Cefas (cunhado de Laurete);

ŸPriscila Vieira.

Mês Dia CP Itamaracá CP Nazaré CP Aliança

Mês Dia CP Torre CP Itamaracá CP Nazaré CP Aliança CP Vicência CP Itambé

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Diáconos Equipes Presbíteros Sistema de som Regente Congregacional Oração (Terças-feiras) Doutrina (Quintas-feiras)

Antônio Carlos Aziel Francisco Heitor Arôxa Fernando Ângelo Dennis Cavalcanti Francisco José

Daniel Reinaux Guilherme Pires Cristiano de Albuquerque Cristiano de Albuquerque Sebastião Ventura Sebastião Ventura Pr. Iclayber Alves Pr. Cláudio Albuquerque FERIADO (01/01/15) Pr. Iclayber Alves Eudes Horst Fernando Guerra

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

28 de dezembro a 03 de janeiro 04 a 10 de janeiro

(7)

Dia Nome

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

B

D

│ 28 dezembro 2 014 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

Aniversariantes

| 7

─ ANIVERSARIANTES ─

Elizangêla Gomes de Souza Freitas

31/12

Abisag Gueiros

01/01

Dário de Andrade Coelho Gueiros

28/12

29/12 Victória Catão Horário Geraldo

28/12 João Sérgio Andrade Seixas

“Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne” Ef 5:31

─ ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO ─

Dia Casal

André Fernandes e Alessandra Barbosa Figueiredo

30

Anos

01/01 Ana Raquel de Melo Selva Dutra

10

Bruna Padilha Ximenes

02/01

02/01 Zilma Ribeiro Revoredo

Juliana Carneiro Gomes

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Reunião de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Impacto Jovem (recesso em janeiro) 18h

8|

Programação litúrgica e atividades semanais

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

B

D

│ 28 dezembro 2 014 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

─ LITURGIA ─

Culto Matutino 09h

Prelúdio Instrumental

Adoramos a Cristo o Redentor

*Leitura Bíblica: Salmo 102:15-22

*Oração

*Hino: NC 47 “Louvor e Glória”

Ele é o Nosso Sumo Sacerdote

Leitura Bíblica: Salmo 110:1-4

Oração de Confissão

Cânticos

Sejamos Ofertas Vivas

Leitura Bíblica: Salmo 96:7-9

*Ofertório: NC 25 “O Criador de Tudo”

*Oração de Consagração

Música Especial

Somos Guiados Por Sua Palavra

Mensagem – Rev. Iclayber Alves

*Oração

*Bênção Apostólica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 10h30

Culto Vespertino 18h

Prelúdio Instrumental

Exaltamos o Tremendo Deus

*Leitura Bíblica: Salmo 99

*Oração

*Cântico “Tu És Tremendo Deus”

Achegamo-nos a Ele Por Jesus

Leitura Bíblica: Salmo 32:1-6

Oração de Confissão

Cânticos

Sejamos Alegres Ofertantes

Leitura Bíblica: Salmo 51:15-17

*Ofertório: NC 144 “Segurança e Alegria”

*Oração de Consagração

Abramos o Coração Para Ouví-Lo

Mensagem – Rev. Cláudio Albuquerque

Cântico: Vem derrama paz

*Oração e Bênção Araônica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Referências

Documentos relacionados

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea VALOR DE PREVENÇÃO -

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

O nosso desejo e oração é que Deus nos ajude a mantermos um coração encantado pela Sua pessoa e pelo Seu grande amor a nós revelado. Que tenhamos um espírito

Com todos os dados de ritmo de produção, primeira e última semana de execução das atividades do planejamento mestre e de curto prazo, foi possível determinar o desvio de prazo para

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar