• Nenhum resultado encontrado

PANORAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE O IMPACTO DA SÉRIE ISO 9000 NAS ORGANIZAÇÕES CERTIFICADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PANORAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE O IMPACTO DA SÉRIE ISO 9000 NAS ORGANIZAÇÕES CERTIFICADAS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

PANORAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA

BRASILEIRA SOBRE O IMPACTO DA

SÉRIE ISO 9000 NAS ORGANIZAÇÕES

CERTIFICADAS

Cristiana Rennó DOliveira (UFSCAR)

cristianarenno@yahoo.com.br

Roberto Antonio Martins (UFSCAR)

ram@dep.ufscar.br

O objetivo deste artigo é analisar a produção acadêmica brasileira de Engenharia de Produção a respeito dos impactos da certificação da série ISO 9000 de 2000 a 2008. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos anais de três ddos principais eventos da área (ENEGEP, SIMPEP e SIMPOI). Foram consideradas as seguintes variáveis para análise: índice de publicações anuais, temas e regiões onde os trabalhos foram produzidos, os temas dos trabalhos, métodos de pesquisa utilizados e o setor da economia. Os dados demonstram que existe concentração geográfica da produção científica nas Regiões Sudeste e Sul, com desenvolvimento predominante de estudos de caso sobre os benefícios e barreiras encontrados no processo de certificação e pós-certificação em diversos setores da economia.

(2)

2

Panorama da pesquisa científica brasileira sobre o impacto da série

ISO 9000 nas organizações certificadas

1. Introdução

Nas últimas décadas, um número crescente de empresas no mundo vem adotando sistemas de gestão, baseados em normas que aceitas internacionalmente, com objetivos de propiciar melhores condições competitivas e garantir a permanência no mercado (RENZI e CAPPELLI, 2000). Um das normas mais adotadas para tal finalidade é a ISO 9001, que faz parte da série ISO 9000, que se tornou um padrão mundial para sistemas de gestão da qualidade (MELLO et al., 2002). Isto ficou mais acentuado após a última revisão da série ISO 9000 em 2000. Nessa oportunidade, a norma passou a ter requisitos explícitos de gestão da qualidade.

De acordo com Carpinetti et al (2008), A gestão da qualidade é um tema constantemente presente nos meios acadêmicos e empresariais, e o certificado ISO 9001, uma exigência para se qualificar como fornecedor em diversas cadeias de suprimentos como é caso da indústria automotiva, da linha branca e outros segmentos industriais. Ainda propõem que a gestão da qualidade toca em dois pontos cruciais para uma organização: manter e conquistar mercados, melhorando sua eficácia no atendimento dos requisitos dos clientes; e reduzir desperdícios e custos da não-qualidade, melhorando sua eficiência.

As empresas devem se empenhar na busca da Qualidade Total a fim de assegurar sua posição no mercado. Por Qualidade Total entende-se a satisfação das necessidades dos clientes, funcionários, acionistas e também da comunidade que cerca a empresa. Cinco são as dimensões da Qualidade Total: qualidade intrínseca, custos, entrega moral e segurança (CAMPOS, 1992). A negligência a qualquer uma dessas dimensões pode levar à exclusão do mercado. Os clientes estão cada vez mais exigentes em relação àquilo que consomem. Geralmente, a competência da empresa é por eles medida na proporção em que suas necessidades e expectativas sejam satisfeitas.

Segundo Turrioni (1999), a necessidade por um sistema de gestão estruturado vem sendo reconhecido pelas organizações como indicados pela crescente tendência de implementação da norma ISO 9001. Vale ressaltar que, apesar de ter sido instituído em 1987, tal padrão acumula um total de 951.486 certificados distribuídos por todos os continentes do planeta, espalhados por 170 países (ISO SURVEY, 2007). A distribuição dos certificados entre os estados brasileiros (15.384) não é homogênea. Mais de 80% dos certificados estão concentrados em apenas sete estados da federação:

Estado Total BAHIA 617 MINASGERAIS 1322 PARANÁ 985 RIODEJANEIRO 1121 RIOGRANDEDOSUL 1105 SANTACATARINA 925 SÃOPAULO 7626

(3)

3 Fonte: ABNT/CB-25 (2009)

Partindo-se de uma ampla revisão bibliográfica, para Ribeiro (2006), A correlação entre a certificação do SGQ e o desempenho organizacional vem sendo o foco de estudo para regiões específicas, Lima et al. (2000) e Lima et al. (2004) para o Brasil, Terziovski et al. (2003, 2008) para a Austrália e Nova Zelândia, e Corbett et al. (2003) para os Estados Unidos da América (RIBEIRO, 2006).

Entretanto, tais referências supracitadas sugerem a existência de pouca evidência empírica sobre a relação tanto positiva quanto negativa entre a certificação do sistema de gestão da qualidade e o desempenho organizacional.

Contudo, generalizar os resultados de pesquisas realizadas em outros países para a realidade brasileira pode ser problemático, uma vez que cada país possui características distintas que podem influenciar. Sendo assim vem à tona o seguinte problema de pesquisa como têm sido realizados os trabalhos científicos mo Brasil levando-se em consideração sua evidência científica, os setores de aplicação bem como são tratadas as generalizações acerca deste assunto haja visto que não foi encontrado muitos artigos que determinem um panorama da pesquisa acadêmica de Engenharia de Produção que proporcionasse uma visão de quais são os impactos da adoção da ISO 9001 em empresas certificadas.

De acordo com Demo (2000), é possível fazer tese apenas teórica, cujos dados sejam nada mais que as próprias teorias e autores, dessa forma o presente artigo caracteriza-se como uma análise de três fontes de publicações em anais brasileiros encontra-se dividido nas seguintes seções:

1. Descrição do método de pesquisa utilizada; 2. Apresentação de dados bem como sua discussão;

3. Fundamentação teórica das considerações finais do estudo.

2. Delineamento da Pesquisa Bibliográfica

Yin (1981) chama a atenção que há uma freqüente confusão entre estratégias de pesquisa, abordagens de pesquisa (tipos de evidência) e métodos de coleta de dados. A escolha de um tipo particular de estratégia não conduz a uma aplicação de um tipo de evidência ou método de coleta de dados específicos.

As abordagens de pesquisa, que podem ser quantitativa ou qualitativa, conduzem o processo de investigação como formas de aproximação e focalização do fenômeno que se presente estudar. A abordagem ainda conduz à identificação dos métodos e tipos de pesquisa adequados na busca das soluções desejadas (BERTO e NAKANO, 1999).

A seguir, serão detalhados tanto o método de pesquisa dentro do contexto da metodologia de pesquisa científica, quanto os grandes passos para o desenvolvimento da pesquisa. Portanto, o presente trabalho ressalva cada um desses tópicos que precisa ser explicitado durante a fase de projeto da pesquisa.

De acordo com Cresswell (2007), a revisão de literatura pode ter vários objetivos, ainda tal estratégia compartilha os resultados de outros estudos que estejam relacionados a estudos correlatos. Age, por conseguinte, como uma estrutura para estabelecer a importância

(4)

4 do estudo e um indicador para comparar os resultados.

Trata-se, portanto de uma pesquisa descritiva, uma vez que visa apresentar as características de uma determinada população (três fontes de publicações de anais brasileiros). Quanto à estratégia, a pesquisa se enquadra como bibliográfica, uma vez que foi elaborada a partir de material já publicado nos anais de: ENEGEP, SIMPEP e SIMPOI, com os recortes temáticos referentes à série ISO 9000, mais especificamente seu impacto nas organizações.

As variáveis escolhidas foram: ano, título, palavras-chave, objetivos temáticos, método de pesquisa, região e impactos da implantação da ISO 9001. As três primeiras variáveis foram úteis para a classificação e determinação da descrição da amostra e a restante para a contribuição quanto aos: objetivos temáticos, métodos de pesquisa, localização geográfica e exploração da fundamentação teórica quanto aos impactos advindos da certificação.

Ainda, para a melhor obtenção dos resultados da pesquisa foi necessária a padronização dos dados quanto aos objetivos, pois as fontes possuíam diferentes formas de classificação dos artigos bem como suas respectivas áreas temáticas.

A Tabela 1, retrata como ocorreu tal padronização, e como a variável objetivos temáticos está relacionada aos tópicos aos quais os artigos revistos abordavam dentro do tema destacado pela proposta deste artigo. Dessa forma, os objetivos foram classificados de acordo com:

Impacto Impacto

Específico Aplicação Integração

Processo de certificação Outros Referências cujos propósitos destacaram os impactos advindos da certificação da norma. Referências cujos propósitos destacaram os impactos sob uma perspectiva específica (no PDP, financeiros, etc.). Referências cujos propósitos delimitaram uma aplicação específica (setor econômico, empresas de serviços, pequenas empresas etc.) bem como seus impactos. Referências cujos propósitos descreveram a integração da norma com outras (Meio Ambiente, Responsabilida de Social, etc.) bem como seus impactos. Referências cujos propósitos destacaram o processo de certificação bem como seus impactos. Referências que abordaram outros recortes temáticos de impactos, porém não englobados nas classificações anteriores.

Tabela 1 – Classificação dos objetivos

A variável método refere-se ao tipo de método de pesquisa utilizado pelo autor(es) para o desenvolvimento da pesquisa citado no artigo: estudo de caso, survey (levantamento), pesquisa-acão, experimento/simulação ou estudo teórico/revisão bibliográfica.

Vale destacar que o intuito do presente trabalho não foi realizar um julgamento crítico sobre a adequação da escolha feita pelo(s) autor(es). Esta variável foi escolhida porque o método de pesquisa é considerado um indício da abrangência do estudo realizado. Naturalmente, é importante ressaltar que isto apenas poderá ser constatado após uma análise mais detalhada do desenvolvimento do trabalho.

A variável localização geográfica foi utilizada para a identificação de como estão ocorrendo as pesquisas entre os estados federativos, qual o setor econômico mais significativo e qual a influencia dos métodos de pesquisa no andamento das mesmas.A seguir serão

(5)

5 detalhadas as fases de desenvolvimento da pesquisa.

2.1. Desenvolvimento da pesquisa

Para a execução da pesquisa foram utilizadas três fontes distintas de anais brasileiros, assim foram consultados os bancos de dados disponíveis de: ENEGEP, SIMPEP, SIMPOI.

As razões pelas quais foram escolhidas essas fontes se resumem no fato de exercerem o papel de atores da produção técnica e científica da área de Engenharia de Produção e de exercerem a função de proporcionar discussões de questões pertinentes a esta pesquisa no âmbito nacional.

Primeiramente, iniciou-se a fase de coleta de dados cujo conteúdo do resultado compreendia as variáveis de pesquisa e seus possíveis valores, conforme descrito anteriormente.

Em um segundo momento, partiu-se para a seleção dos artigos de acordo com os critérios de conteúdo foram considerados eletivos ao banco de dados da pesquisa que fariam parte do universo a ser pesquisado quanto a:

 Artigos relativos à série ISO 9000;

 Artigos que delineavam seus impactos nas organizações.

Esta seleção seguiu os seguintes procedimentos: primeiramente, todos os artigos que satisfizeram um dos dois critérios relacionados abaixo foram alocados ao banco de dados. Na segunda fase ainda foram desconsiderados os artigos que apresentavam multidisciplinaridades com outras áreas de Engenharia de Produção.

Foi necessária a adaptação para a elaboração do banco de dados cerne deste trabalho, pois as classificações temáticas dos anais dos três eventos apresentavam-se discrepantes, sendo, portanto, adaptadas às condições e classificações propostas pelos pesquisadores.

Foram utilizadas como ferramentas o campo de busca avançada “Busca Avançada” e ferramentas de busca específicas as fontes sendo realizadas pesquisas com as palavras-chave “impacto” e “ISO 9000”, podendo as mesmas ocorrer em qualquer lugar do texto (título, palavras-chave, resumo, etc.). Isto se deve ao fato deste tema ter associações com outros temas.

Assim, em uma fase consecutiva foram descartadas as associações que não englobavam os critérios de classificação dos pesquisadores. Assim, uma referência cujo objetivo se encontrava em um destes inter-relacionamentos poderia ser classificada e ser indevidamente excluída se fosse usado apenas o critério anterior.

Cada artigo do banco de dados foi analisado com o intuito de se excluir os duplicados e aqueles cujo objetivo não estava relacionado ao tema. Por fim, chegou-se a um banco de dados final com 61 artigos selecionados.

(6)

6 A presente seção apresenta os resultados da pesquisa bibliográfica realizadas e as respectivas discussões, de acordo com gráficos e tabelas apresentados.

3. 1. Índice de publicações

De acordo com os resultados obtidos, foi possível determinar a proporção entre a quantidade total de artigos publicados e a representatividade do tema bem como destacar a relação como são abordados seus impactos nas organizações.

Os gráficos a seguir indicam a quantidade de artigos publicados em cada um dos anais dos três eventos pesquisados, destacando o recorte da série ISO 9000 bem como seus impactos no período considerado para cada fonte.

285 141 559 433 598 575 622 533 689 534 545 323 841 607 823 578 940 145 0 200 400 600 800 1000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 ENEGEP

ENEGEP Total Série ISO 9000 Impacto

Gráfico 1 – Quantidade de artigos publicados no período 2000-2008 ENEGEP

381 3 1 529 7 4 488 7 3 633 22 3 736 18 3 0 200 400 600 800 2004 2005 2006 2007 2008 SIMPEP

SIMPEP Total Série ISO 9000 Impacto

(7)

7 43 9 1 51 13 2 15 8 0 24 11 1 0 10 20 30 40 50 60 2005 2006 2007 2008 SIMPOI

SIMPOI Total Série ISO 9000 Impacto

Gráfico 3 - Quantidade de artigos publicados no período 2005-2008 SIMPOI

Os gráficos das Figuras 1, 2 e 3 demonstram que impactos da adoção dos impactos da implantação da ISO 9001 vem despertando pouca atenção dos pesquisadores que publicam seus trabalhos nesses eventos frente à quantidade de artigos publicados.

A partir destes dados é possível afirmar que de acordo com o primeiro gráfico o índice de publicações acerca do recorte temático proposto decaiu em relação à média de 7,5% do período de 2001 a 2006, fato este que determina uma aparente falta de interesse neste campo de aplicação. Contudo, a proporção entre o destaque dos impactos oriundos a sua implantação permaneceu praticamente constante no período de 2002 a 2004 ganhando importância a partir do ano de 2006.

Ainda de acordo com a Figura 2, pode-se destacar que houve considerável incremento no índice de publicações a partir do ano de 2006. Todavia, a proporção de artigos sobre os impactos da implantação da ISO 9001 permaneceu praticamente inalterada.

Já de acordo com o gráfico da Figura 3, pode-se afirmar que houve uma queda na quantidade de artigos no período considerado, devido à queda na quantidade de publicações sobre o tópico.

3.2. Objetivos e Métodos

A tabela 2 ilustra a variável de classificação dos objetivos temáticos dos artigos analisados em função das categorias teóricas propostas na seção 2 e as confronta com o mecanismo de escolha dos métodos adotados.

Quanto ao objetivo de pesquisa, o banco de dados determinou que dentre todos os artigos analisados 30% estão associados às aplicações da ISO 9000 com destaque para os seguintes setores da economia:

 Empresas prestadoras de Serviços Públicos;

 Empresas do setor de Construção Civil;

 Empresa do setor de Injeção de Plásticos;

 Laboratórios;

(8)

8

 Pequenas Empresas;

 Indústrias de Transformação;

 Usina Sulcroalcooleira;

 Empresa Familiar.

Ainda vale destacar a grande influência dada a essa representatividade pelo método de pesquisa qualitativa de estudo de caso cujos dados estão dispostos na Tabela 1, em destaque. Dessa forma, os impactos resultantes da certificação estariam sendo generalizados mais especificamente à sua aplicação.

(9)

9

Métodos Objetivo Temático

% Objeti vo n o mét od o % Mét od o Estudo de caso Aplicação 28% 59% Impacto 28% Impacto específico 22% Integração 6% Processo de Certificação 17% Pesquisa-ação Aplicação 67% 5% Integração 33%

Revisão bibliográfica Impacto 75% 7% Processo de Certificação 25% Survey Aplicação 33% 25% Impacto 40% Impacto específico 20% Processo de Certificação 7% Outros Aplicação 33% 5% Impacto 33% Outros 33%

Tabela 2 – Tabela Consolidada Método X Objetivo

Além disso, a discussão acerca dos objetivos temáticos “impactos” e “impactos específicos” detêm a maioria dos recortes temáticos sendo 32% e 18% respectivamente (Figura 1). A conotação dada à palavra impacto já vem, inclusive, descrita nos títulos dos respectivos artigos selecionados.

Consequentemente apesar da pouca representatividade frente ao total de artigos publicados destacados no item 3.1, existe importância frente à classificação dos temas, sendo bastante evidente a inclusão dos impactos da certificação o cerne da pesquisa.

Total Objetivos Temáticos

32% 18% 30% 5% 13% 2% Impacto Impacto Específico Aplicação Integração Processo de certificação Outros

(10)

10 Sendo assim, quanto às generalizações, de acordo com os dados do banco de dados selecionado para apresente resposta destaca-se a utilização desse método de pesquisa predominante (58%) o que não permite fazer generalizações para as empresas uma vez que ele permite, de acordo com Yin (2001) somente generalizações analíticas.

Total Métodos de Pesquisa Utilizados

23% 58% 5% 7% 7% Survey Estudo de Caso Pesquisa-ação Revisão Outros

Figura 2 – Distribuição dos métodos utilizados

3.3. Métodos e Regiões Geográficas

A Figura 3, a seguir, demonstra a distribuição dos métodos de pesquisa utilizados pelos autores dos artigos analisados no período considerado. Em seguida, são discutidos suas associações tanto com os objetivos seguidos bem como o método adotado para as generalizações.

Total de Publicações por Estado

Santa Catarina 5%

Rio Grande do Sul 7% Ceará

3%

Rio Grande do Norte 3% Paraíba 5% Paraná 7% Pernambuco 3% Minas Gerais 16% Mato Grosso do Sul

2% Espírito Santo 2% Goiás 5% NA 22% São Paulo 20%

Figura 3 – Distribuição das publicações do banco de dados por Estado

Conforme destacado anteriormente em relação aos dados do banco de dados, no período avaliado foi demonstrado que os estudos de caso são predominantes representando 58% dos artigos selecionados (Figura 2). Há que se ressaltar a influência do tema que conforme o item 3.2 mostrou ter associação positiva com a abordagem qualitativa dos trabalhos selecionados, englobando a conotação “impacto(s)”.

(11)

11 Ainda para as fontes selecionadas se pode destacar a importância dos estados de São Paulo e Minas Gerais em função dos temas escolhidos frente a critérios tais como: importância sócio-economica, porte de empresas, setores economômico predominantes, pólos industriais etc. Principalmente em se tratando dos trabalhos associados a aplicações.

Ainda vale destacar a categoria “não se aplica” pois os dados estão mais diretamente associados a trabalhos cujos métodos englobaram revisões temáticas/biliográficas cujas regiões geográficas não se mostraram claros nem relevantes destacando a inlfuência da utilização do método survey em caráter nacional (área hachurada da Tabela 3).

De acordo com a referida tabela, pode se destacar a influência dos temas “impacto” e “impacto específico” nesta variabilidade. Dessa forma não existe uma relação forte entre a variável método de pesquisa e localização geográfica.

Com relação ao método survey segunda colocação em número de artigos publicados para o banco de dados selecionado foi constatado que os trabalhos não destacaram uma região específica concentrada, tentaram englobar pesquisas cujos recortes não representavam um estado federativo como justificativa em seu objeto de estudo. Dentre estes foram destacadas aplicações nos setores de Serviços Públicos, e Construção Civil na sua maioria.

Em contrapartida em caráter generalizado foram encontradas publicações com a justificativa no recorte do objeto os estados de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná Pernabuco e Rio Grande do Sul. Dentre estes últimos não foi escontrada relação a recorte associado exclusivo a um setor econômico.

% do método no Objetivo Adotado

Objetivo Temático Região

Estud o de c aso Pesqui sa -aç ão Re vis ão bi bli ográfica Survey Outro s % do Est ado no Objetivo Ad otado Aplicação Ceará 0% 0% 0% 0% 100% 6% Minas Gerais 20% 100% 0% 20% 0% 28% Paraíba 20% 0% 0% 0% 0% 11% Pernambuco 0% 0% 0% 20% 0% 6%

Rio Grande do Norte 10% 0% 0% 0% 0% 6%

Santa Catarina 10% 0% 0% 0% 0% 6%

São Paulo 30% 0% 0% 0% 0% 17%

Não se aplica 10% 0% 0% 60% 0% 22%

% 56% 11% 0% 28% 6% 100%

(12)

Objetivo Temático Região Estudo de c aso Pesqui sa -aç ão Re vis ão bi bli ográfica Survey Outro s % do Est ado no Objetivo Ad otado Impacto Goiás 20% 0% 0% 0% 0% 10% Minas Gerais 10% 0% 0% 0% 100% 10% Paraná 20% 0% 0% 17% 0% 15% Pernambuco 10% 0% 0% 0% 0% 5%

Rio Grande do Sul 20% 0% 0% 17% 0% 15%

São Paulo 20% 0% 0% 33% 0% 20% Não se aplica 0% 0% 100% 33% 0% 25% % 50% 0% 15% 30% 5% 100% Impacto específico Ceará 13% 0% 0% 0% 0% 9% Goiás 0% 0% 0% 33% 0% 9% Minas Gerais 25% 0% 0% 0% 0% 18% Paraíba 13% 0% 0% 0% 0% 9%

Rio Grande do Norte 13% 0% 0% 0% 0% 9%

São Paulo 38% 0% 0% 0% 0% 27%

Não se aplica 0% 0% 0% 67% 0% 18%

% 73% 0% 0% 27% 0% 100%

Integração

Rio Grande do Sul 50% 0% 0% 0% 0% 33%

São Paulo 0% 100% 0% 0% 0% 33%

Não se aplica 50% 0% 0% 0% 0% 33%

% 67% 33% 0% 0% 0% 100%

Processo de Certificação

Espírito Santo 0% 0% 0% 100% 0% 13%

Mato Grosso do Sul 17% 0% 0% 0% 0% 13%

Paraná 17% 0% 0% 0% 0% 13%

Santa Catarina 33% 0% 0% 0% 0% 25%

São Paulo 17% 0% 0% 0% 0% 13%

Não se aplica 17% 0% 100% 0% 0% 25%

% 75% 0% 13% 13% 0% 100%

Outros Minas Gerais 0% 0% 0% 0% 100% 100%

% 0% 0% 0% 0% 100% 100%

Tabela 3 – Tabela Métodos por Classificações Temáticas (continuação)

4. Considerações Finais

O objetivo deste trabalho foi analisar a produção acadêmica brasileira em Engenharia de Produção à respeito do tema impactos da certificação ISO 9000 nas organizações.. Diante da análise realizada tomando-se por base os anais do ENEGEP, SIMPEP e SIMPOI, pôde-se constatar que a comunidade acadêmica vem reconhecendo a relevância dessa temática apesar

(13)

13 de pouca representação em número de artigos publicados.

No entanto, as pesquisas nessa área se distribuem de forma assimétrica na grande maioria das variáveis estudadas, não apresentando uma tendência clara. Inicialmente, há uma grande concentração de trabalhos por região (Sudeste), porém a Região Sul vem demonstrando crescente produtividade.

Finalmente, como principais lacunas encontradas tem-se: poucos estudos em processo de certificação; poucos estudos utilizando os métodos de pesquisa experimental e pesquisa-ação; apesar de terem crescido o número de utilização da survey na abordagem quantitativa. Ainda, a ampla utilização do estudo de caso deixa uma lacuna pois permite somente generalizações analíticas.

Porém, esta pesquisa, assim como todas, tem as suas limitações. A principal delas consiste na validade externa, uma vez que as fontes são consideradas como sendo uma amostra representativa para a produção científica em Engenharia de Produção sobre o tema. Ainda vale destacar a preponderância do ENEGEP e do SIMPEP frente ao SIMPOI devido a natureza de seus propósitos.

Uma forma de se contornar tal limitação seria incluir no banco de dados também os artigos publicados em outros eventos e periódicos indexados brasileiros. Outra limitação é o espaço temporal coberto pois as fontes apresentaram discrepâncias entre elas. Ainda com este trabalho esperou-se estar contribuindo para o avanço do conhecimento na área de estudo dos impactos de certificação ISO 9001 no Brasil.

5. Referências

ABNT, NBR ISO 9000:2000. Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário, Rio de Janeiro, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2001.

ABNT, NBR ISO 9001:2000. Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos, Rio de Janeiro, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2001.

ABNT/CB-25. Certificados ISO 9001 válidos emitidos no Brasil, por estado da federação.Disponível em:

http://200.20.212.34/cb25i/estados_federacao.asp?Chamador=CB25. Acesso em 11/05/2009.

CARPINETTI, L.C.R.MIGUEL, P.A.C.GEROLAMO, M>C. Gestão da qualidade

ISO9001:2000:Pricipios e Resquisitos. 1ª Edição. São Paulo. Editora Atlas, 2008.

CORBETT, C.; MONTES, M.; KIRSCH, D., The financial impact of ISO 9000 certification: an empirical analysis. Anderson Graduate School of Management, Working Paper Nº 4, 32 p 2003.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000, 216p.

CRESWELL, J. P. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo, e misto.2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 45-49

LIMA, M.; RESENDE, M.; HASENCLEVER, L. Quality certification and performance of Brazilian firms: An empirical study. International Journal of Production Economics, Vol.66, n.2, p.143-147 2000.

LIMA, M.; RESENDE, M.; HASENCLEVER, L. Skill enhancement efforts and firm performance in the Brazilian chemical industry: An exploratory canonical correlation analysis – research note. International Journal of Production Economics, Vol.87, n.2, p.149-155, 2004.

(14)

14 MELLO, C. H. P., SILVA, C. E. S., TURRIONI, J. B., SOUZA L. G. M., ISO 9001:2000:

sistemas de gestão da qualidade para operações de produção e serviços, São Paulo, Atlas,

2002.

OLIVEIRA, O. J. GOBBO JR.J.A. CESAR, M.C. Implantação do sistema de gestão da qualidade ISO 9000 em uma empresa de transporte rodoviário. In: Anais … XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006.

PINTO, S.H.B.; CARVALHO, M.M.; HO, L.L. Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil. Revista Gestão e Produção, Vol.13, n.2, p.191-203, mai.-ago. 2006.

RENZI, M. F.; CAPPELLI, L. Integration between ISO 9000 and ISO 14000: opportunities and limits. Total Quality Management, Vol. 11, n.4-6, p. S489-S856, 2000

The ISO Survey 2007. Disponível em

http://www.iso.org/iso/en/iso9000-14000/pdf/survey13thcycle.pdf. Acesso em 10/05/2009.

RIBEIRO, A. M. O. Certificação da qualidade e desempenho empresarial : evidência

empírica para Portugal. Dissertação de Mestrado em Economia, Universidade do Minho,

2006.

TERZIOVSKI, M.; POWER, D.; SOHAL, A. The longitudinal effects of the ISO 9000 certification process on business performance. European Journal of Operational Research, Vol.146, n.3, p.580-595 2003.

TERZIOVSKI, M.; POWER, D. Increasing ISO9000 certification benefits: a continuous improvement approach. International Journal of Quality & Reliability Management, Vol. 21, p.141-163, 2007.

TURRIONI, J. B. Hoshin Kanri – Uma análise da implementação em operações de

manufatura no Brasil. (Tese de Doutorado), EP/USP, São Paulo: 1999.

YIN, R.K. The case study crisis: some answers. Administrative Science Quarterly, v.26

(March), p.58-65, 1981. XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006 ENEGEP 2006 ABEPRO

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Diversos métodos foram usados para avaliar a fertilidade masculina, inclusive desprendimento, coloração e germinação de pólen e formação de sementes após "sib-matings";

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o