• Nenhum resultado encontrado

SIM, O HOMEM SEM DEUS ESTÁ MORTO, MORTO EM SEUS PECADOS. Comecemos por analisar o que as palavras de Yeshua nos dizem em:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIM, O HOMEM SEM DEUS ESTÁ MORTO, MORTO EM SEUS PECADOS. Comecemos por analisar o que as palavras de Yeshua nos dizem em:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Maio 1995; Agosto 2008; revisão Janeiro 2015

SIM, O HOMEM SEM DEUS ESTÁ MORTO, MORTO EM SEUS PECADOS

A Palavra do Altíssimo é muito clara a este respeito, chegando também a dizer que aquele que espera em Yeshua HaMashiach somente nesta vida (buscando somente o seu bem-estar físico e material neste mundo) é o mais miserável entre os homens – 1.Coríntios 15:19.

Comecemos por analisar o que as palavras de Yeshua nos dizem em:

Mateus 22:31-32 – “E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos”.

O que estas palavras nos dizem é que O Elohim Todo-Poderoso, Criador do universo e de tudo quanto existe, não é Deus de mortos. Sim, Ele é O Senhor da Vida. Como entender então aquelas palavras? Será que Abraão, Isaac e Jacob (como muitos outros fiéis) não estão já mortos? Corporalmente sim, todos eles estão mortos. Porém, O mesmo Senhor Yeshua nos diz em

João 11:25 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”

Não nos restem pois quaisquer dúvidas que todos os que abraçaram o concerto com O Pai, mesmo os que viveram antes da vinda do Filho, e todos os que abraçaram o mesmo concerto já depois da vinda de Yeshua, apesar dos seus corpos já estarem há muito desfeitos em pó, para O Altíssimo e para Seu Filho, é como se estivessem a “dormir” (não mortos), pois a promessa é de que voltarão à vida, para viverem

(2)

Através de Seu Filho Yeshua (mesmo os que viveram antes do advento do Messias mas que viviam pela fé e pela graça de YHWH, como, por exemplo Job que tem este testemunho em Job 19:25 – “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”) e que morreram na fé e na esperança da salvação e da vida eterna, andando em obediência nos caminhos de YHWH, a Sua Lei/Torá, estão vivos para O Eterno e receberão o galardão que lhes está prometido – a vida eterna. Quando? Quando O Rei Yeshua vier para reinar sobre todas as nações.

Mesmo no momento da Sua vinda gloriosa, ao toque da 7ª trombeta, ocorrerá a primeira ressurreição, a ressurreição dos justos, daqueles que se deixaram remir pelo sangue do Cordeiro e guardaram e viveram pelos mandamentos de YHWH, a Sua Lei/Torá (Apocalipse 14:12):

1.Coríntios 15:51-54 – “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, [na vinda

gloriosa do Rei Yeshua] nem todos dormiremos, mas todos seremos

transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”. Na realidade, o homem só consegue vir a alcançar este estado de vida abundante e permanente se estiver ligado ao Elohim YHWH através de Yeshua, porque ninguém vai ao Pai sem ser através do Filho. Falando da Nova Jerusalém, a cidade dos remidos e santos do Altíssimo Elohim, veja-se o que nos é dito em:

Apocalipse 21:27 – “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”.

Só os justos terão esse prémio/privilégio. Veja-se o que é sermos vistos como justos aos olhos do Altíssimo: Lucas 1:5-6.

Mas, os que são ímpios/injustos não terão parte neste plano de redenção de YHWH. Vejamos a condição desses em:

1.Coríntios 6:9-10 – “Não sabeis que os injustos não hão-de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.

(3)

Gálatas 5:19-21 – “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades,

porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas,

homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”

Atentemos então para a maneira como vivemos perante O Altíssimo, pois nada Lhe está oculto – o Seu juízo virá a seu tempo. Com todas estas coisas o ser humano se pode deixar contaminar e pecar perante a santidade do Eterno. Por isso ele tem de se arrepender destes caminhos da carne e voltar para o único caminho que o pode tornar santo aos olhos do Eterno. Como pode fazê-lo? Como pode esperar ter verdadeiro sucesso nesta vida? A Palavra ensina-nos que é este o caminho:

 Ouvir a Palavra e crer para arrependimento e salvação por Yeshua HaMashiach  Apresentar um arrependimento sincero perante O Altíssimo, o que implica uma

mudança radical (interior) na maneira de viver dessa pessoa

 Baptizar-se em águas vivas, em nome de Yeshua, O Cordeiro que veio para tirar o pecado do mundo, que começa com o apagar dos pecados de todos os que se arrependem e entregam a Yeshua como novas criaturas, nascidas de novo no Espírito Santo

 Iniciar um novo caminho em Yeshua, o caminho da santificação (na Lei/Torá de YHWH), sem o que ninguém verá O Senhor (Hebreus 12:14)

 Entregar a sua vida a Yeshua, confiando no poder remissor do Seu sangue e nas Suas promessas de vida eterna

 Viver desde então na fé de Yeshua e esperar com paciência e rectidão a sua redenção, caminhando em todos os preceitos de vida do Pai, na Sua Lei/Torá. Temos então aqui dois pilares que asseguram a salvação do ser humano, desde que este se arrependa, com sinceridade, dos seus caminhos de rebeldia do passado:

 O sangue/sacrifício/testemunho de Yeshua, e

 A Lei/Torá de YHWH como um novo padrão de vida para os que se entregam a Yeshua pelo baptismo das águas

Basta confirmar estes dois princípios doutrinais em Isaías 8:16, 20, os mesmos pelos quais O Eterno jurou por Si mesmo que não se podem mudar (Hebreus 6:17-18). Isto mesmo nos é confirmado em Apocalipse 14:12, quando fala da multidão dos remidos que hão-de estar perante o trono do Altíssimo no dia em que forem glorificados.

Ao contrários destes, ser injusto é deixar que as obras da carne dominem o nosso coração/a nossa mente e os nossos sentidos e acções e, por isso mesmo, a nossa conduta impeça a presença do Espírito Santo de YHWH nas nossas vidas. Porque, conforme nos é dito pelo profeta, são as nossas iniquidades (transgressões da Lei/Torá de YHWH) que fazem separação entre o homem e O Altíssimo:

(4)

Isaías 59:1-4 – “Eis que a mão de YHWH não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que clame pela justiça [pela Lei/Torá], nem ninguém que compareça em juízo pela verdade [a Lei/Torá de YHWH, cf. ao Salmo 119:142]; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade”.

Convém relembrar, uma vez mais, que a palavra iniquidade significa: pecado, transgressão da Lei/Torá. Sim, a vida de todo o ser humano deve ser orientada na obediência aos preceitos que YHWH nos deu para que vivêssemos por eles…para termos vida – a Sua Lei/Torá eterna e a fé nas promessas e no testemunho do Filho Yeshua. Paulo também nos alerta em:

Efésios 5:5 – “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” Não nos restem pois quaisquer dúvidas:

João 3:19 – “E a condenação é esta: Que a luz [Salmo 119:105; Provérbios

6:23] veio ao mundo [Yeshua, a Torá viva], e os homens amaram mais as

trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” Já David clamava a YHWH contra os injustos em:

Salmo 69:24, 27-28 – “Derrama sobre eles a tua indignação, e prenda-os o ardor da tua ira…Acrescenta iniquidade à iniquidade deles, e não entrem na tua justiça. Sejam riscados do livro dos vivos, e não sejam inscritos com os justos.”

Estar ligado a Yeshua é estar vivo para a vida eterna, ainda que o homem esteja na sepultura a aguardar a ressurreição dos mortos. Isto nos garante Aquele que é O Caminho, A Verdade e A Vida, em João 11:25.

Então, perante a evidência bíblica que já aqui apresentámos, podemos dizer, com convicção que o homem sem Deus está morto (morto em seus pecados/iniquidades). Porém, quando o homem se arrepende sinceramente dos seus pecados e se converte, baptizando-se em Nome de Yeshua HaMashiach, torna a nascer de novo pela lavagem da água e do Espírito Santo. Isto é: nesse momento passou da morte para a vida como nos diz em João 5:24 e 1.João 3:14. E nisto não há mérito do homem mas sim mérito de YHWH que se apiedou de nós e nos chamou para a Sua maravilhosa luz e para os Seus caminhos de santidade. Também antes andávamos espiritualmente mortos e

(5)

Efésios 2:1-3 – “E vos vivificou [em Yeshua HaMashiach], estando vós mortos em ofensas e pecados [transgressões da Lei/Torá], em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das

potestades do ar [Satanás], do espírito que agora opera nos filhos da

desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”.

Até se entregar a Yeshua, o homem está morto em pecados e ofensas, sem possibilidade de remissão desta condição. Por isso podemos afirmar, de novo, que o homem sem Deus está morto e morto em seus pecados (=iniquidade=transgressão da Lei/Torá). Para nos livrarmos desta condição que conduz à morte eterna, precisamos de um Salvador…e YHWH proporcionou essa mesma salvação por Yeshua, Seu Filho. Paulo dá um conselho precioso ao que quer encontrar a vida verdadeira:

Efésios 5:14 – “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.”

Esta expressão está intimamente ligada ao que Yeshua também respondeu a um certo homem depois de o ter convidado a segui-Lo, mas em que este Lhe pediu que o deixasse ir primeiro enterrar a seu pai:

Lucas 9:60 – “Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus”.

Em vez de seguirmos os mortos (aqueles que não têm YHWH/Yeshua com eles), devemos seguir a Vida verdadeira que é O Messias Yeshua, o pão dos céus. Ele disse de Si Mesmo:

João 14:6 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, e acrescenta ainda em João 6:51a – “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre”.

Curioso é que as palavras que Yeshua aplicou a Si mesmo, tais como “caminho”, “verdade” e “vida”, são também sinónimos da Lei/Torá do Pai. Por isso se diz e com razão que Yeshua é a Torá viva que desceu dos céus. Na realidade, Ele É o pão da vida, e A Porta, A Videira verdadeira, O bom pastor, a luz…Ele é tudo naqueles que Nele confiam, e Ele promete estar com os que Nele confiam até à consumação dos séculos, i.e. até que tudo se cumpra e Ele venha a entregar um povo perfeito ao Pai. Depois da transformação do nosso interior, a qual é operada em cada um de nós pelo Espírito Santo do Altíssimo e se nos mantivermos como dignos da eleição para a qual fomos chamados, fiéis no caminho que YHWH nos propõe, abraçando até ao fim uma nova vida em YHWH, vivendo uma vida santificada nos preceitos do Altíssimo sem a

(6)

Apocalipse 3:5 – “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

O apóstolo Paulo também teve a mesma experiência. Depois de percorrer a carreira que lhe tinha sido proposta por Yeshua, ele tem estas palavras de certeza de fé no final da sua carreira como apóstolo e evangelista:

2.Timóteo 4:8 – “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

Paulo não tinha qualquer dúvida que tinha cumprido com fidelidade o propósito para o qual Yeshua o chamara na estrada de Damasco. Ele foi fiel até ao fim. Por isso mesmo a sua confiança era inabalável, como a nossa deve ser também se formos seus imitadores e de Yeshua.

Paulo não falava só por si. Ele chega mesmo a falar de outros perante o testemunho de fidelidade que eles davam. Leia-se:

Filipenses 4:3 – “E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida”.

Ele não tinha dúvidas acerca da salvação daqueles que com ele se esforçavam e trabalhavam no Evangelho da paz e na Verdade de Yeshua. Outro exemplo:

Colossenses 1:7a – “Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo”.

Que outra lição podemos retirar para além daquela que só estando em Yeshua podemos ter a vida verdadeira? A de que temos de ser fiéis até ao fim para sermos achados dignos de fazermos parte do Reino de YHWH. A fidelidade tem pois que ser um apanágio da vida dos filhos de Deus. A fé de muitos foi posta à prova e estes revelaram a sua fidelidade, pagando com a própria vida…porque confiavam nas promessas Daquele que tudo pode nas nossas vidas, pois que também Ele é FIEL. No nosso modo de vida, depois de nos revestirmos de Yeshua, interiorizemos estas palavras de Paulo aos:

Romanos 8:9-11 – “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus

(7)

Para vivermos para O Messias importa que morramos para o mundo e para o pecado que antes nos dominava. Por isso Paulo também aconselha em:

Colossenses 3:1-3 – “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos [para este mundo], e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.

Ele próprio dizia acerca da sua própria condição como seguidor de Yeshua, em:

Gálatas 2:20 – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”

Possa a meditação do nosso coração nestas palavras de vida aperfeiçoar o nosso caminho, conduzindo-nos a Yeshua, certeza da nossa salvação e vida eterna.

AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade para que a guardemos.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

a !idr"lise #cida o amido é con$ertido, completamente, em glicose, isso ocorre a !idr"lise #cida o amido é con$ertido, completamente, em glicose, isso ocorre porque o

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para