• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÃO AOS CANDIDATOS AO ESTÁGIO DE AUXILIAR DE GUIA DE CORDADA (EAGC) 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÃO AOS CANDIDATOS AO ESTÁGIO DE AUXILIAR DE GUIA DE CORDADA (EAGC) 2010"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EXÉRCITO BRASILEIRO CML – 1ª DE – 4ª Bda Inf Mtz

11º BIMth

Em 09 Set 10

An “A” à O Instr Nr 01 – EAGC

ORIENTAÇÃO AOS CANDIDATOS AO

ESTÁGIO DE AUXILIAR DE GUIA DE CORDADA (EAGC) 2010

1. APRESENTAÇÃO

O presente anexo tem por objetivos:

- cumprimentar o candidato ao EAGC pelo elevado senso profissional demonstrado pelo voluntariado e seleção para um estágio que exige muito sacrifício, abnegação e vontade de vencer;

- estabelecer o primeiro contato com o futuro estagiário, orientando a preparação orgânica, física, intelectual e psicológica, e tecer considerações sobre o material de maior utilização, tudo visando ver o seu sucesso no ESTÁGIO DE AUXILIAR DE GUIA DE CORDADA;

Pode-se dizer, assim, que o EAGC começa muito antes da apresentação do candidato na Seção de Instrução de Montanhismo (SIM) do 11º BI Mth.

Prepare-se o melhor possível, pois, se o combate convencional é desgastante, em área de montanha é um tanto peculiar e difícil.

2. PREPARAÇÃO FÍSICA

Possuir um bom condicionamento físico é fundamental para o candidato obter êxito no estágio. A matrícula do estagiário estará condicionada à exame físico: esta seleção caberá à OM de origem e ao 11º BIMth.

A experiência nos adverte no sentido do alerta aos candidatos à enorme carga de esforços físicos intensos e prolongados a qual serão submetidos. Preparem-se.

Nas sessões de Treinamento Físico Militar (TFM) do EAGC, o guia é um estagiário escalado antes de cada sessão. Assim, todos devem estar em condições de conduzi-la.

Considerando que o bom condicionamento físico não é adquirido em curto espaço de tempo, é fundamental uma preparação prévia, o qual deve habilitá-lo a superar o desgaste físico do EAGC.

Entende-se como preparação não só a prática de atividades físicas dirigidas ao esforço ao qual o estagiário será submetido, mas também os cuidados prévios com a saúde, particularmente a bucal (dentes e garganta) e com as doenças crônicas que possam prejudicar seu desempenho.

São comuns as contusões musculares e articulares, assim como cãibras, que demonstram claramente o despreparo de alguns candidatos.

Possuir um bom condicionamento físico é fundamental para o candidato obter êxito tanto no Exame de Aptidão Física (EAF) Definitivo, realizado no 11º BI Mth, como no decorrer do estágio. A matrícula do estagiário está condicionada ao seu sucesso neste exame.

1. EAF para Inscrição no EAGC (EAF preliminar)

a. O EAF preliminar deverá ser realizado na OM de origem do candidato, sendo observadas as condições especificadas neste documento.

b. Será considerado inabilitado o candidato que não atingir o índice mínimo em qualquer das provas. c. O desempenho físico individual verificado nos Objetivos Individuais de Instrução (OII) do TAF do candidato poderão ser aproveitados para o EAF preliminar, desde que ocorram, simultaneamente, as seguintes situações:

(2)

d. Antes do início das provas, devem ser feitas demonstrações e explicadas as condições de execução das mesmas.

e. Provas a serem realizadas:

DIA PROVAS Condições de Execução Etária Faixa Mínimo Padrão

1. Correr um percurso de

8 km

- Uniforme de treinamento físico.

- O militar deverá percorrer toda a distância, em itinerário com aclives e declives.

- Admitem-se eventuais paradas ou a execução de trechos em marcha.

- Poderá ser utilizado tênis apropriado para corrida.

Todas 45 min

2. Subir em uma corda

vertical

- Uniforme: 4º A (calça, coturno e busto nu).

- Pode-se utilizar o auxílio dos pés somente quando ambas as mãos ultrapassarem 3 metros da marca inicial, local que deverá estar balizado nitidamente.

- Para iniciar a subida, as duas mãos deverão estar abaixo da marca inferior, colocada a 1,90 m do solo, não sendo permitido saltar para segurar a corda.

- O padrão previsto será atingido quando o candidato ultrapassar com as duas mãos a marca superior dos 6 metros.

Todas 6 m

3. Executar flexão de braço

sobre o solo

- Uniforme de treinamento físico.

- Posição inicial, com apoio de frente sobre o solo, braços estendidos.

- O candidato realizará flexões de braço sucessivas, contando-se como válidas aquelas em que o tronco não tocar o solo e os cotovelos atingirem, ou ultrapassarem a linha das costas.

- O ritmo das flexões, sem paradas, é opção do candidato e não há tempo limite.

18 - 25 26 - 33 34 - 39 40 – 45 46 - 49 31 29 27 25 23 2º 4. Abdominal

- Uniforme de treinamento físico.

- Posição inicial: O candidato deverá estar deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito, de forma que as mãos encostem no ombro oposto (mão esquerda no ombro direito e vice e versa).

Caracterização do movimento (uma repetição)

- O militar deverá realizar a flexão abdominal até que as escápulas percam o contato com o solo e retornar à posição inicial, quando será completada uma repetição. O ritmo das flexões abdominais, sem paradas, será opção do militar.

18 - 25 26 - 33 34 - 39 40 - 45 46 - 49 54 50 47 44 41 5. Sustentar-se na barra fixa

- Uniforme de treinamento físico.

- Posição inicial com braços estendidos, pegada na barra em pronação.

- O tempo iniciará quando o candidato realizar uma flexão de braço até ultrapassar a barra com o queixo.

- A posição deverá ser mantida, sem o apoio do queixo, por, no mínimo, 35 segundos.

(3)

1) O EAF Definitivo é realizado no 11º BI Mth, após a apresentação do candidato para o estágio e consta das provas 1, 2 e 5 (corrida, subida na corda e flexão na barra, respectivamente) do EAF preliminar, a serem realizadas em dois dias distintos e consecutivos, sendo que no primeiro dia serão realizadas as provas de corrida e subida na corda. No segundo dia, será realizada a prova de flexão na barra.

2) As provas do EAF Definitivo têm caráter impeditivo para a matrícula, caso o candidato não atinja os índices mínimos exigidos.

Observação: Os candidatos que não atingirem o padrão mínimo, em qualquer das provas, será permitida uma segunda tentativa para a prova em que o índice mínimo não tenha sido alcançado, nas seguintes condições:

- No dia seguinte ao da prova;

- com um intervalo, em princípio, de 24 horas entre o término da 1ª e o início da 2ª tentativa; - nas mesmas condições de execução.

b. Treinamento Físico Militar (TFM)

Para o TFM do EAGC, o guia será um aluno escalado imediatamente antes de cada sessão. Assim, todos devem estar em condições de conduzir o aquecimento e o trabalho principal (Corrida e Ginástica Básica), de acordo com o manual C 20-20 (Treinamento Físico Militar).

Considerando que o bom condicionamento físico não é adquirido em curto espaço de tempo, é fundamental um treinamento prévio, o qual deve prepará-lo ao desgaste físico do EAGC. É interessante que o candidato procure realizar um fortalecimento muscular, devido à exigência de músculos que no dia-a-dia não são trabalhados, pois o ambiente operacional de montanha é um tanto peculiar. Durante sua preparação física, realizar corridas de 06 a 08 Km com aclives e declives em diversos terrenos.

3. PREPARAÇÃO INTELECTUAL

Um dos instrumentos de que o candidato irá dispor para bem cumprir a sua missão é a preparação intelectual.

Alguns conhecimentos utilizados no EAGC foram transmitidos nos Cursos de Formação e Fases de Instrução Individual Básicos e de Qualificação (Cabos e Soldados); logo, é necessário que o candidato recicle-os previamente e realize o máximo precicle-ossível de práticas.

a. Comunicações

- EB 11 ERC 616(componentes, instalação, características gerais, operação e sintonia). b. Primeiros-Socorros

- Medidas Salva-vidas;

- Lesões que requerem medidas especiais de primeiros-socorros; - Fraturas (membros, coluna vertebral e crânio);

- Aplicações de injeções intramusculares; - Aplicação de talas e colar cervical. c. Armamento, Munição e Tiro

- Pistola 9 mm (IMBEL), Fuzil 7,62 M964 FAL, Fuzil 7,62 M964 A1 Para-FAL e Mtr 7,62 MAG: funcionamento, características, desmontagem e montagem em 1º escalão, manejo, técnica de tiro, manutenção e dados técnicos.

d. Topografia

- Designação de pontos; - Utilização da bússola; - Comparação carta-terreno;

(4)

4. O ESTÁGIO PROPRIAMENTE DITO

a. Objetivos Particulares em cada fase do estágio: 1) Fase de Escalada

- Identificar os equipamentos de escalada;

- Descrever as características dos vestuários a serem utilizados no ambiente operacional de montanha; - Empregar as técnicas de manutenção e lançamento de cordas;

- Confeccionar as amarrações e os nós utilizados nas atividades do Guia de Cordada; - Executar as técnicas de escalada livre;

- Transpor vias equipadas;

- Realizar a segurança de outros escaladores;

- Evidenciar coragem, meticulosidade, persistência e resistência. 2) Fase de Orientação

- Orientar-se em terreno de montanha;

- Realizar a navegação em uma marcha orientada em terreno de montanha; - Evidenciar autoconfiança, decisão, persistência e resistência.

3) Fase de Escalada em Cordada

- Executar as técnicas de escalada em cordada; - Equipar vias provisórias;

- Realizar a montagem e operação dos sistemas de força e de resgate em montanha;

- Evidenciar cooperação, coragem, meticulosidade, persistência, resistência e responsabilidade. 4) Fase de Operações

- Realizar uma infiltração tática em montanha, integrando um Pelotão de Fuzileiros de Montanha; - Realizar uma infiltração tática em montanha, integrando um Escalão de Reconhecimento e Segurança (ERS);

- Executar uma Ação de Busca e Salvamento em Montanha (ABSM); - Evidenciar cooperação, decisão, equilíbrio emocional e rusticidade. b. Programa de Instrução

O EAGC é um estágio operacional que busca habilitar o militar à execução de missões específicas do Auxiliar de Guia de Cordada em regiões de montanha. É dividido em 04 (quatro) fases distintas. O prosseguimento na fase seguinte dependerá do rendimento mínimo desejável alcançado na fase anterior.

- 1ª Fase (Estágio Básico do Combatente de Montanha/EBCM – Técnicas de Escalada Livre)

Abrange parte da 1ª semana do estágio, na qual o estagiário aprenderá e praticará os conhecimentos elementares do montanhismo militar. Os estagiários possuidores do EBCM (Escaladores Militares) farão uma reciclagem, porém terão que ultrapassar os índices mínimos do EBCM para prosseguirem no estágio.

- 2ª Fase (Orientação)

Abrange parte da 1ª semana do estágio, na qual o estagiário aprenderá e praticará os conhecimentos sobre:

- orientação diurna em terreno montanhoso; - marchas em montanha.

- 3ª Fase (Técnica de Escalada em Cordada)

Abrange as 2ª e 3ª semanas do estágio, nas quais o estagiário aprenderá e praticará os conhecimentos sobre:

- técnica de Escalada em Cordada; - prevenção de Riscos;

- equipagem de Vias;

- sistema de Força e Resgate. - 4ª Fase (Operações)

Abrange a 4ª semana do estágio, na qual o estagiário aprenderá e praticará os conhecimentos sobre Operações Defensivas e Operações Ofensivas em terreno de montanha.

(5)

5. AS FONTES DE CONSULTA

As fontes de consulta que servirão de embasamento teórico são: -C 21-75 – Patrulhas;

-C 21-26 – Leitura de Cartas e Fotografias Aéreas;

-C 21-30 – Abreviaturas, Símbolos e Convenções Cartográficas; -C 21-11 – Primeiros-Socorros;

-C 21-74 – Instrução Individual para o Combate; -C 21-78 – Transposição de Obstáculos;

-Apostila do CBM 2009 -Apostila do EBCM 2009

6. PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA

A preparação Psicológica é de fundamental importância e, seguramente, pode definir o sucesso no estágio. Ela é de responsabilidade única e exclusiva do candidato e é avaliada desde o início do contato com a SIM. Assim, cuidados com a apresentação, procedimentos burocráticos, exigências físicas/médicas, providências administrativas e de ordem pessoal são expressões inequívocas do comprometimento do estagiário com seus objetivos.

A caracterização da vontade do estagiário, através de respostas positivas e de demonstrações de empenho em todas as situações, expressa atributo de primeira grandeza para ser um especialista em montanha.

7. MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

a. Material a ser providenciado pelo aluno:

- Roupa de Cama; 01 (um) uniforme 3º D2 ou equivalente (usado para a formatura de brevetação); 04 (quatro) camisetas de meia-manga camufladas ou equivalente; 02 (dois) uniformes de treinamento físico militar; 03 (três) uniformes camuflados (4º A1); 02 (dois) pares de coturno; 01 (um) apito; 01 (uma) bússola; 01 (uma) lanterna; 02 (duas) fotos 3 X 4 cm; abrigo de frio; abrigo para chuva; 01 (uma) mochila de média capacidade, 01 (um) saco VO e uma bolsa tipo “velame” para conduzir materiais diversos.

b. Fardo Aberto

- suspensório; cinto NA; porta-pistola; faca operacional; porta-curativo; 02 (dois) cantis/canecos, 02 (dois) porta-cantis, 02 (dois) porta-carregadores, kit de Mnt de Armt e de Mnt de ferragens; apito; bússola; kit camuflagem; kit primeiros-socorros e lanterna.

Obs: 1) Os porta-cantis e os porta-carregadores deverão estar presos por tirantes de borracha preta; 2) O coldre e a bainha da faca deverão estar amarrados às pernas e a pistola ancorada ao equipamento.

3) Não poderão ser pendurados outros equipamentos no cinto ou suspensório. 4) O apito, a lanterna e a bússola deverão estar ancorados ao equipamento. 5) No porta-curativo deverá estar o kit de primeiros-socorros.

6) O kit de Mnt de Armt deverá conter material mínimo para “saque-rápido”. c. Fardo de Bagagem (saco VO)

- uniforme de muda completo; uniforme de Treinamento Físico Militar e outros materiais julgados úteis, a critério do aluno.

d. Fardo de Combate (mochila)

- marmita e talheres; poncho; kit de sobrevivência; kit de higiene; kit de manutenção de armamento e ferragens; kit de primeiros-socorros; kit de anotações e orientação; kit camuflagem; kit manutenção do uniforme

(6)

plásticos para impermeabilização (diversos tamanhos); roupa de muda (camisa, calça, cuecas, etc) e material de uso particular; manta; abrigos interiores (camiseta e bermuda térmica, meias etc); abrigos para frio (“malvinão”, suéter, etc).

Obs: 1)Todo o material deverá estar impermeabilizado e identificado com o tipo de material e número do estagiário;

2) Os kits deverão estar identificados com o nome do kit e a relação de material do mesmo. 8. MATERIAL A SER FORNECIDO PELA SEÇÃO DE INSTRUÇÃO DE MONTANHISMO

- armamento e munição; - material de escalada.

9. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

a. Preparar-se física e psicologicamente para o estágio.

b. Para o treinamento, realizar corridas de 06 a 08 Km com aclives e executar variados percursos. c. Realizar pistas de orientação com cartas de escalas de 1:25.000 e 1:50.000.

d. Providenciar todo o material recomendado para o estágio.

e. Conduzir documentos pessoais e o cartão do FUSEX ou de assistência médica.

f. O kit de primeiros-socorros e de saúde deverão conter a relação de medicamentos, posologia, indicação e validade.

g. O estagiário deverá conduzir, durante todo o estágio, cópia da identidade militar plastificada, que deverá estar no bolso superior esquerdo da gandola.

i. O estagiário deverá trazer um documento assinado pelo médico de sua OM de origem, no qual, consta que o mesmo está apto para realizar o estágio, em plenas condições de saúde. A não apresentação desse atestado impedirá que o militar de matricule no EAGC.

j. Contato: (32) 3379-1345 – Seção de Instrução de Montanhismo (Seção de alunos) (32) 3379-1342 - FAX

www.11bimth.eb.mil.br

__________________________________________ LUIZ CYRILLO DE LIMA JÚNIOR – Ten Cel

Referências

Documentos relacionados

Quanto à análise da associação entre a ocorrência de rinite alérgica com os resultados do tipo de respirador e cada uma das alterações faciais, destaca-se, neste estudo, que

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

No  ano  de  1994  a  participação  do  gás  natural  na  matriz  energética  brasileira  foi  de  aproximadamente  2,5%  enquanto  no  Estado  do  Rio 

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

EMENTA HABEAS CORPUS. CRIME DE FURTO. LIVROS DE BIBLIOTECA DE UNIVERSIDADE FEDERAL. PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA. TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL. A pertinência do princípio