• Nenhum resultado encontrado

FAMUN Power and National Autonomy. REGRAS ESPECIAIS DE PROCEDIMENTO PARA A CRISE CONJUNTA SINO-SOVIÉTICA (Crise Sino-Sov)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FAMUN Power and National Autonomy. REGRAS ESPECIAIS DE PROCEDIMENTO PARA A CRISE CONJUNTA SINO-SOVIÉTICA (Crise Sino-Sov)"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

1

REGRAS ESPECIAIS DE PROCEDIMENTO PARA A

CRISE CONJUNTA SINO-SOVIÉTICA (Crise Sino-Sov)

(2)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

2

REGRAS ESPECIAIS DO POLITBURO SOVIÉTICO

1. Idioma

O idioma oficial do comitê é o português. Não será permitido tratar a assessoria ou os demais delegados em outro idioma. O uso de expressões em outro idioma será permitido se for imediatamente seguido por uma tradução.

2. Representações

2.1 Cada representação será exercida por um representante no comitê. Os representantes deverão permanecer no mesmo comitê durante toda a conferência. 2.2 Em caso de morte ou demissão do representante, o delegado poderá retornar ao

comitê com outra representação.

3. Quórum

3.1 O quórum máximo do Politburo soviético será de 14 representantes: o quórum mínimo, de 05 representantes.

3.2 Caso não exista quórum mínimo em um dos lados da Crise Conjunta, a simulação terá início da mesma maneira; logo, o lado sem o quórum mínimo será prejudicado, pois as decisões que forem feitas continuarão tendo validade e sendo aceitas pela assessoria.

4. A assessoria do Politburo

4.1 A assessoria (Mesa) é responsável pela coordenação da reunião, por assegurar a veracidade da discussão, acrescentar acontecimentos reais que a permeiam, bem como seus resultados.

4.2 Os representantes poderão solicitar informações à assessoria, que decidirá sobre sua relevância e o tempo para fornecê-las ou não. Os representantes não poderão impor um tempo limite para que tal informação seja fornecida.

4.3 A palavra final em qualquer questão ou ocorrência em pauta durante o debate provém, única e exclusivamente, da assessoria, que considera a hierarquia do Politburo, anunciada na primeira sessão.

(3)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

3

4.4 Cabe à assessoria responder, julgar a relevância e o tempo de resposta às diretivas enviadas pelos representantes. As mesmas regras se aplicam às informações solicitadas.

5. Debate

5.1 Rodada de discursos iniciais

5.1.1 A primeira sessão do dia será aberta com a rodada de discursos iniciais, na qual os representantes serão chamados, um por um, com a finalidade de expressar suas expectativas em relação à reunião. 5.1.2 A ordem de pronunciamento acontecerá na seguinte sequência:

5.1.2.1 Secretário-geral do Partido Comunista da URSS; 5.1.2.2 Presidente da CMURSS;

5.1.2.3 Membros de pleno direito (em ordem hierárquica); 5.1.2.4 Membros convidados (em ordem alfabética).

5.1.3 Assim que chamados, os membros poderão fazer seu discurso ou poderão passar a vez. Caso optem por passar a vez, os delegados obrigatoriamente terão que se pronunciar na rodada subsequente. Abstenções não serão permitidas.

5.2 Após a rodada de discursos iniciais, as discussões serão conduzidas por meio de um debate moderado, conduzido pelo secretário-geral do Partido Comunista da URSS. No entanto, se houver necessidade, a assessoria do Politburo poderá assumir o comando das discussões

5.3 Ao final da última sessão de cada dia da reunião, será realizada uma rodada final de discursos, em que os representantes expressarão suas considerações finais acerca dos debates ocorridos ao decorrer daquele dia. Nessa rodada, serão aplicadas as mesmas regras da rodada inicial de discursos.

5.4 Não haverá limite de tempo para os discursos que serão proferidos pelos representantes. Contudo, se a assessoria do Politburo considerar necessário, poderá interferir, definindo um tempo limite para o discurso.

(4)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

4 6. Pontos

6.1 Os seguintes pontos serão aceitos, com os mesmo efeitos que serão as regras gerais do procedimento do FAMUN:

6.1.1 Ponto de privilégio pessoal; 6.1.2 Ponto de dúvida;

6.1.3 Ponto de ordem.

7. Moções

7.1 Moção para consulta

7.1.1 Essa moção funciona da mesma maneira e tem os mesmos efeitos que a moção para debate não moderado.

7.1.2 Não existe tempo máximo para a consulta e existe a possibilidade de que a consulta se repita quantas vezes forem necessárias.

7.2 Moção para anúncio de imprensa

7.2.1 Essa moção permite que os representantes tenham acesso à imprensa, a fim de informar a sociedade civil e a opinião pública sobre a situação atual das discussões ocorridas no Politburo.

7.2.2 Somente o secretário-geral do Partido pode proferir os anúncios. 7.2.3 A moção pode ser solicitada em qualquer momento do debate, de

acordo com a ordem de precedência. Sua aceitação dependerá da justificativa do representante. É aconselhável que os representantes preparem com antecedência o que será anunciado antes de solicitar essa moção. Essa moção passa automaticamente.

7.2.4 O modelo de anúncio à imprensa pode ser encontrado no anexo 2.

7.3 Serão aceitas as seguintes moções, em ordem de precedência: 7.3.1 Moção para o adiamento da sessão;

7.3.2 Moção para consulta;

7.3.3 Moção para anúncio de imprensa; 7.3.4 Moção para fechamento do debate;

7.3.5 Moção para a introdução de rascunho de declaração oficial; 7.3.6 Moção para a introdução de emendas;

(5)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

5 8. Participações externas no Politburo

Caso um representante queira solicitar uma participação externa no debate, ele deve fazê-la por escrito à assessoria do Politburo, explicando quem deve receber permissão para a entrada na reunião e o porquê. A assessoria perguntará se algum membro do Politburo se opõe ao convite. Não havendo objeções, a assessoria enviará o convite. No entanto, nenhum indivíduo ou representante externo terá direito a voto em questões substantivas.

9. Documentos

9.1 Documento de posição oficial

9.1.1 Nesse documento, os representantes do Politburo devem colocar o posicionamento do órgão ao qual pertencem em relação ao tema a ser debatido: “A disputa pela Ilha Damansky/Zhenbao”.

9.1.1.1 O documento de posicionamento deve conter no máximo uma página e deve ser escrito de acordo com o modelo disponível no anexo 1.

9.2 Documento de trabalho

Documentos de trabalho são documentos informais que auxiliam o comitê nas discussões de questões substantivas. Os representantes podem propor documentos de trabalho a qualquer momento durante a conferência. Esses documentos não têm um formato específico, porém devem ser aprovados pela assessoria do Politburo para serem distribuídos. Apoiadores ou assinaturas não são necessários para esse documento. Observadores também podem produzir documentos de trabalho.

9.3 Diretivas

9.3.1 As diretivas são ações oficiais do partido comunista e atendem às demandas do Estado, como negociações internacionais, posicionamento de tropas, políticas de Estado.

9.3.2 Qualquer membro do Politburo é hábil para ser seu titular, respeitando os poderes de seu cargo. As diretivas são semelhantes às atas de ordem de um gabinete comum e devem ser entregues por escrito à assessoria do politburo, para que a ação tomada tenha efeito sobre a discussão.

(6)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

6

9.3.3 A assessoria do Politburo é exclusivamente responsável por definir as consequências e os resultados das diretivas, que serão válidas somente se seguirem o modelo apresentado no anexo 3.

9.3.4 Para melhor orientação, os tipos de diretiva podem ser encontrados no Guia B.

9.4 Notas

As notas podem ser enviadas a qualquer momento para a assessoria do Politburo e têm o objetivo de solicitar informações. Por exemplo, questionamento de qual será a previsão climática de determinada data em determinado local.

9.5 Documentos finais 9.5.1 Tratado

9.5.1.1 O tratado expressa as vontades das partes participantes em realizar aquilo que está descrito nele. Ele poderá ser negociado e introduzido de acordo com a regra 12 desse documento. 9.5.1.2 O tratado que poderá ser produzido deverá conter as seguintes

partes, apresentadas no anexo 4: Título, Preâmbulo, Dispositivos/Artigos, Fecho, Assinatura do Chefe de Estado de do Ministro das Relações Exteriores, ou similar, e Selo de Lacre.

9.5.2 Declaração oficial do Politburo

9.5.2.1 As declarações oficiais são documentos internos do Politburo que representam a posição oficial do Estado sobre determinado assunto.

9.5.2.2 Tal documento deve conter os seguintes pontos, apresentados no anexo 5: Assunto, Resumo, Cláusulas e Assinaturas, de modo que siga o modelo presente nos anexos.

9.5.2.3 O número mínimo de assinaturas para a introdução do documento é de 08 assinaturas, e sua discussão seguirá o procedimento de introdução de um Rascunho de Resolução comum.

10. Votação

(7)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

7

10.1.1 As decisões substantivas adotadas pelo Politburo soviético, a saber, introdução de rascunho de declaração oficial, adoção de declaração oficial e emendas devem, a todo o momento, ser baseadas na sua hierarquia, apresentada no seguinte organograma:

10.1.2 À todos os membros de pleno direito é concedida a votação nas questões substantivas do Politburo;

10.1.3 De acordo com a hierarquia, em último caso, as decisões substantivas devem ser aceitas pelo secretário-geral do Comitê Central e pelo presidente do CMURSS que possuem o direito de veto sobre qualquer decisão do Politburo.

10.1.4 Membros convidados são observadores e não participam das votações substantivas do Politburo.

10.2 Procedimentos de votação

10.2.1 O secretário-geral do Partido Comunista Soviético, além de presidir a reunião, também desempenha um papel ativo como representante e,

Membros de

Pleno Direito

Secretário Geral do CC Presidente do CMURSS Secretário do CC X3 Presidente do CCP Vice-Presidente doCMURSS Presidente do CMRSFSR Presidente do PSS Primeiro Secretário do CCU

Membros Convidados

Ministro das Relações Exteriores Ministro da Defesa Secretário do CC (Segurança e Defesa) Presidente da KGB

(8)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

8

por isso, deve votar em todos os procedimentos, podendo também levantar moções ou pontos.

10.2.2 As votações para procedimentos substantivos serão feitas da seguinte forma: em primeiro lugar, escuta-se o voto do secretário-geral do Partido Comunista Soviético e, em seguida, o voto do presidente da CMURSS. Ambos poderão se abster da votação. Nesse caso, é necessário haver consenso entre os demais membros. 10.2.2.1 Em seguida, pergunta-se aos demais representantes se algum

deles se opõe à questão, abstenções não são permitidas. Caso haja o consenso, o documento será aprovado.

10.2.2.2 Caso não haja consenso, os documentos apenas serão aprovados com a anuência do secretário-geral do Partido Comunista Soviético e do presidente da CMURSS.

11. Emendas

11.1 Apenas serão aceitas emendas propostas por todos os signatários de um rascunho de declaração oficial. Tais emendas serão consideradas amigáveis e automaticamente aceitas pela mesa.

12. Procedimentos para a negociação do tratado

O possível tratado entre China e URSS deverá ser negociado de acordo com os seguintes procedimentos:

12.1 Sobre a solicitação de negociação

12.1.1 Os únicos representantes que podem participar da negociação do tratado, em âmbito internacional, são o secretário-geral do Partido e o ministro das Relações Exteriores (MRE), doravante denominados negociadores;

12.1.2 As reuniões de negociação devem ser agendadas com a contraparte por meio de diretivas, que serão enviadas à assessoria do Politburo e, então, levadas até a outra parte, a fim de saber da possiblidade da reunião acontecer. Vale ressaltar que a resposta da outra parte sobre a realização da reunião pode ser positiva ou negativa;

(9)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

9

12.1.2.1 Em caso de resposta negativa, o debate seguirá normalmente em cada Politburo e, caso o delegado deseje pedir a negociação novamente, deverá repetir o processo de agendamento;

12.1.2.2 Caso a resposta seja positiva, os representantes que ocupam o cargo de secretário-geral dos partidos e MREs serão chamados para um local separado para a realização da reunião.

12.1.3 Da reunião de negociação internacional

12.1.3.1 Na reunião de negociação

12.1.3.1.1 A reunião de negociação tem um tempo limite de 15 (quinze) minutos e pode ser solicitada 01 (uma) vez a cada sessão. A contagem regressiva do tempo será iniciada assim que os negociadores estiverem na sala de reuniões;

12.1.3.1.2 A reunião de negociação funciona como uma consulta, sem moderação, apenas com o acompanhamento de um membro da assessoria;

12.1.3.1.3 Faltando 01 (um) minuto para o fim do tempo limite da reunião de negociação, os negociadores serão avisados. Ao final do tempo limite, os negociadores serão escoltados no retorno para seu Politburo;

12.1.3.2 No Politburo

12.1.3.2.1 A reunião de negociação não tem interrompe o andamento do debate do Politburo. Enquanto os negociadores estiverem na reunião de negociação, o tempo no Politburo fluirá normalmente, com possibilidade de inserção de crises, ou qualquer outro evento que seja apresentado e julgado possível pela assessoria do Politburo;

12.1.3.2.2 Quando se inicia a reunião de negociação, o Politburo entra automaticamente em uma consulta, que se seguirá até que os negociadores retornem à discussão;

12.1.3.2.3 Enquanto os negociadores estiverem em reunião de negociação, NÃO será permitido:

(10)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

10 b. Demitir membros; c. Enviar notas à imprensa.

12.1.3.2.4 Enquanto os representantes estiverem em reunião de negociação, será permitido:

a. Enviar diretivas;

b. Enviar documento de trabalho;

c. Enviar pedido de participações externas; d. Enviar notas à assessoria do Politburo.

12.1.4 Da negociação interna

12.1.4.1 Os tratados, após serem negociados em âmbito internacional, serão apresentados pelos negociadores aos Politburos, para análise em âmbito interno;

12.1.4.2 Nesse momento, os novos conteúdos do tratado serão discutidos internamente, para que, na próxima reunião de negociação, possam ser alterados, caso seja necessário. Assim, as demandas internas também poderão ser absorvidas no tratado que estiver sendo produzido.

12.1.5 Da assinatura

12.1.5.1 A assinatura do tratado será feita quando os negociadores entraram em acordo sobre o conteúdo do tratado e desejarem assiná-lo. Esse ato expressa a mais profunda vontade do Estado com a matéria descrita no documento, sendo equivalente à aprovação de uma Resolução, para fins comparativos;

12.1.5.2 A partir do momento em que existir um consenso entre os negociadores do tratado, o membro da assessoria do Politburo presente na reunião de negociação deverá ser notificado;

12.1.5.3 Feito isso, o tratado será impresso e assinado pelos negociadores (e pelo membro da assessoria do Politburo presente na reunião de negociação), que o levarão de volta para seus respectivos países e Politburos;

(11)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

11

12.1.5.4 Vale ressaltar também que, a fim de dinamizar a simulação, a assinatura do tratado implicará AUTOMATICAMENTE sua ratificação no âmbito interno dos países participantes;

12.1.5.5 Ao retornar ao âmbito interno, o tratado será impresso e entregue aos membros do Politburo.

(12)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

12

Anexos

Anexo 1 – Modelo de documento de posição oficial

Nome do representante Nome da instituição a que pertence

POLITBURO DO PARTIDO COMUNISTA DA UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS

Tópico: A disputa pela Ilha Damansky/ Zhenbao

Times New Roman 12. Texto corrido 1 página no máximo

(13)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

13

Anexo 2 – Modelo de anúncio à imprensa

ANÚNCIO À IMPRENSA

Povo soviético,

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas informa à sua população que a chuva de hambúrgueres está cancelada devido ao ataque na Estrela da Morte.

Dessa maneira, todos os residentes de Moscou devem migrar para as cidades mais próximas da costa, a fim de alcançar abrigos mais seguros para sobreviverem a qualquer possível ataque direto à nossa nação.

Conforme novas informações relevantes forem disponibilizadas, seu governo trabalhará para o bem-estar e liberdade de todos.

Somos todos iguais,

(14)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

14

Anexo 3 – Modelo de diretiva

DIRETIVA:

CAMPANHA “VERMELHO É MELHOR!”

Uma campanha de propaganda será feita pela URSS para que todos, a partir de hoje, passem a usar vermelho nas ruas. Aqueles que não usarem vermelho serão separados para averiguação junto aos oficiais do Estado.

Titular: Secretário-geral do Partido Comunista da URSS

(15)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

15

Anexo 4 – Modelo de tratado

TRATADO ENTRE O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E O GOVERNO DA REPÚBLICA DE CUBA SOBRE VENDA DE HAMBÚRGUERES

O governo dos Estados Unidos da América e o governo da República de Cuba,

Reconhecendo a necessidade da população de se deliciar com hambúrgueres,

Lembrando da qualidade de vida que comer hambúrgueres proporciona ao indivíduo que os

ingerem,

Tendo em mente a variedade de alimentos que são incorporados ao conjunto do hambúrguer

e que ele é um alimento facilmente adaptável aos traços culturais dos mais diversos países,

Considerando que a venda de hambúrgueres incentiva o mercado e promove avanços

tecnológicos e econômicos para os locais,

Acordam que:

Seção 01 Artigo 1º

1. Os EUA comprometem-se a vender metade do seu estoque de hambúrgueres para Cuba todo mês;

2. Os EUA comprometem-se a promover o intercâmbio de franquias de grandes conglomerados da indústria de fast-food norte-americana para a República de Cuba;

Artigo 2º

1. A República de Cuba promete fazer com que a população deguste ao menos 02 (dois) hambúrgueres por dia;

2. A República de Cuba promete promover alíquotas mais baixas para o comércio de hambúrgueres americanos para o território cubano;

(16)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

16 Artigo 3º

1. Serão elaboradas leis aos dois Estados para promover um maior intercâmbio cultural entre eles, a fim de que a população norte-americana possa compreender o socialismo cubano e a população cubana possa se inserir na cultura de fast food norte-americana.

EM TESTEMUNHA DESTE DOCUMENTO, os respectivos plenipotenciários assinaram este tratado.

Feito na cidade de Nova Iorque, em 20 de março de 2018 em inglês e espanhol, sendo ambos os textos autênticos.

PELO GOVERNO DOS EUA:

[Assinatura]

SECRETÁRIO DE ESTADO (Ronald McBurguers)

[Assinatura]

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (Milken Shaker)

(17)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

17 [Assinatura] PRESIDENTE (Raúl Carne)

[Assinatura]

(18)

FAMUN 2015

Power and National Autonomy

18

Anexo 5 – Modelo de Declaração Oficial

PARTIDO DA COLORAÇÃO AZUL DO BRASIL

ASSUNTO

A cor da bandeira do Brasil.

RESUMO

A partir desta declaração fica oficialmente exposto que as cores da bandeira brasileira ficam alteradas para tons de Azul, dada a maior percepção da cor junto a outras bandeiras.

CLÁUSULAS

Considerando a impossibilidade de percepção das cores verde, amarelo e branco, quando a bandeira brasileira é posta junto a outras bandeiras,

Tendo em mente que as águas brasileiras são o bem mais importante do país e que merecem maior representação na bandeira,

O Partido da Coloração Azul do Brasil decide que:

1. Todas as bandeiras do Brasil terão suas cores alteradas para tons de azul; 2. A bandeira poderá ser muito mais bem vista tendo a coloração em tons de azul

junto a outras bandeiras, o que servirá para o interesse nacional de projeção como grande potência da América Latina;

3. A bandeira deverá ser enrolada e não mais dobrada para ser guardada.

ASSINATURAS:

Referências

Documentos relacionados

estabelecerá se os benefícios para a mãe justificam o risco potencial para o feto. Quando indicado pelo seu médico, você poderá utilizar este medicamento durante a

E é mais eficaz porque ao permitir que as empresas evitem a responsabilidade penal mediante uma organização correta e uma cultura de cumprimento da lei, estas

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Assim, concordamos com Bianchetti (2008), para quem.. Uma educação que forme para a mudança social não pode ser medida como sendo de ‘boa ou má qualidade’, já que a sua

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Na minha opinião o veiculo mais importante para a divulgação da veiculo mais importante para a divulgação da marca a Ocidente marca a Ocidente foi mesmo o MIUI, visto que esta