• Nenhum resultado encontrado

FUVEST 1ª GUERRA E ENTRE GUERRAS HISTÓRIA GERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUVEST 1ª GUERRA E ENTRE GUERRAS HISTÓRIA GERAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1. (Fuvest 93) A atuação de puritanos, jacobinos e bolcheviques marcou três importantes revoluções. a) Onde e quando ocorreram essas revoluções?

b) Identifique uma característica de cada um desses grupos revolucionários.

2. (Fuvest 2001) A crise de 1929 foi muito mais do que um crash financeiro, do que uma quebra generalizada das bolsas de valores. Foi uma crise profunda do próprio capitalismo.

a) Por que houve a crise? b) Como repercutiu no Brasil?

3. (Fuvest 95) Para os cristãos como, por exemplo, São Bento, o criador das ordens religiosas no Ocidente, no século VI, e Calvino, reformador protestante, no século XVI, e para os fundadores do socialismo científico, Marx e Engels, no século passado, o trabalho foi visto como uma atividade virtuosa e humanizadora:

"Ora et labora", propunha o primeiro; "O ócio é pecado", decretava o segundo, e "É pelo trabalho que o homem progride e se humaniza", consideravam os terceiros. Já os nazistas colocaram no portão de entrada dos seus campos de concentração a divisa de que o trabalho liberta ("Arbeit macht frei"). Com essas referências e seus conhecimentos de História Contemporânea, comente o nazismo à luz dos conceitos de civilização e barbárie.

4. (Fuvest 92) Como se deu a ascensão de Hitler na conjuntura alemã, no período entre guerras, e quais as conseqüências do nazismo?

(2)

5. (Fuvest-gv 91) Caracterize o regime político a que a figura se refere e analise suas conseqüências.

6. (Fuvest 96) "É um privilégio para um escritor ter presenciado o fim de três Estados: a Republica de Weimar, o Estado fascista e a República Democrática Alemã. Não creio que eu viva o bastante para ver o fim da República Federal."

(Heiner Muller, 1992)

Situe historicamente, caracterizando-os, os Estados a que o autor se refere.

7. (Fuvest 2002) "Havia o professor responsável pela classe que algumas vezes aparecia de uniforme. Ele nos explicou o comunismo: 'Comunismo é quando passamos por um açougue onde está

pendurada uma lingüiça. Quebramos então a vitrine e levamos a lingüiça. Isso é comunismo." [...] (Heiner Müller. "Guerra sem batalha".)

Com base no relato do autor, membro da Juventude Hitlerista, explique a) a concepção de comunismo do professor.

(3)

8. (Fuvest 2008)

Observando essas duas imagens e apoiando-se em seus conhecimentos,

a) descreva os dois personagens históricos, explicando as relações entre o Estado e os trabalhadores. b) indique, no mínimo, duas outras características desses dois governos denominados populistas. 9. (Fuvest 2004) A Primeira Guerra Mundial, (1914-1918), foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domínio colonial e a existência de impérios europeus no século XX.

Tendo por base o texto, explique:

a) A associação entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra. b) A relação entre a Primeira Guerra e a destruição do Império Russo.

(4)

11. (Fuvest 93) "Tinha razão o camponês que declarou no VIII Congresso dos Sovietes: tudo vai bem. Mas, se a terra é para nós, o pão é para vocês, isto é, para os comissários; a água é para nós, mas o peixe para vocês; as florestas são para nós, mas a madeira para vocês."

("lzvestia" de Kronstadt, 25/03/1921, cit. in Henri Arvon -A REVOLTA DE KRONSTADT).

a) Em que sentido essa denúncia chocava-se com o projeto bolchevique de todo poder aos sovietes? b) Qual a política implementada posteriormente por Stálin em relação ao campesinato?

12. (Fuvest 85) Qual a divergência entre Stalin e Trotsky que conduziu à disputa pelo poder na URSS em 1925? Qual o desfecho dessa disputa?

13. (Fuvest 98) Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?

14. (Fuvest 2006) Há consenso, entre os estudiosos, de que o período, compreendido entre os últimos anos da década de 1940 e os primeiros da década de 1970 foi, para a economia capitalista, sobretudo para a dos países mais avançados, uma verdadeira "era de ouro".

Caracterize essa fase do capitalismo em termos

a) do chamado Estado de Bem-Estar ("Welfare State"). b) da chamada Guerra Fria.

(5)

GABARITO

1. a) Na Inglaterra no século XVII na França no século XVIII, e, na Rússia no século XX.

b) Os puritanos eram burgueses lutando contra o Absolutismo Inglês, os jacobinos eram burgueses que lutavam pela implantação de medidas populares; e os bolcheviques eram camponeses, operários e militares que lutavam pela implantação do socialismo.

2. a) A crise de 1929 teve por epicentro a economia dos Estados Unidos, que haviam se transformado no principal centro de expansão do capitalismo mundial. O crash financeiro iniciou-se em outubro de 1929 e decorreu de um conjunto de fatores que marcavam a economia norte-americana nos anos de 1920, especialmente a especulação financeira, a crescente superprodução seguida de estocagem gigante de mercadorias e, não menos importante, da política liberal dos governos republicanos Warren G. Harding, Calvin Coolidge e Herbert Hoover.

b) Para o Brasil, o efeito mais grave da crise foi a queda na cotação da saca de café, que despencou de aproximadamente 4 libras para 0,80 libras.

Os efeitos dessa desvalorização foram vários. No que se refere ao comércio externo, como o café era o principal item de nossa pauta de exportações, as vendas para o exterior reduziram-se à metade, ocasionando uma redução proporcional na capacidade de importação.

Para o mercado interno, as conseqüências foram também desastrosas, visto que o peso relativo da cafeicultura sobre o conjunto da economia era muito grande. Assim, as falências e o desemprego verificados no setor cafeeiro começaram a se espalhar por outros setores produtivos, ameaçando Desestruturar completamente a economia nacional.

Simultaneamente, e já que a crise era mundial, os bancos estrangeiros que haviam financiado o plano de reforma monetária posto em prática por Washington Luís exigiram a devolução dos empréstimos, o que agravou ainda mais a situação econômica.

A crise teve também efeitos políticos, na medida em que enfraqueceu os mecanismos oligárquicos de poder e abriu caminho para a Revolução de 1930.

3. Nos campos de concentração nazistas os prisioneiros só escapavam da morte enquanto eram úteis. A frase de efeito "O trabalho liberta" seria uma camuflagem aos olhos da opinão pública e dos recém

(6)

5. a) Adolf Hitler e outros nazistas surgem com um discurso nacionalista e salvacionista para uma Alemanha mergulhada em grave crise econômica e social. Trouxe consigo a reconstrução da Alemanha e a II Guerra Mundial.

b) As principais conseqüências do nazismo foram a II Guerra Mundial, o holocausto de milhões de judeus, a destruição da Europa e o estabelecimento de novas relações políticas internacionais. 6. A República de Weimar foi criada após a I Guerra Mundial até o III Reich (Estado fascista), com Hitler e a República Democrática surgiu no contexto da Guerra Fria com a divisão da Alemanha após a II Guerra Mundial.

7. a) Para os nazistas, o comunismo resume-se a ação de desordeiros na luta contra a propriedade. b) O regime nazista combatia o comunismo através da propaganda e da repressão violenta através da tortura, do envio aos campos de concentração e de execuções.

8. a) Os personagens são Perón, na Argentina e Getúlio Vargas, no Brasil, principais líderes populistas, cujos governos caracterizaram-se pelo Estado paternalista voltado para políticas de bem-estar social e trabalhistas, explorando antigas reivindicações, sobretudo do segmento operário. Apoiados no seu carisma, manipulavam as massas urbanas, alternando períodos de autoritarismo e liberalismo, priorizando, porém, projetos de cunho nacionalista.

b) Getúlio e Perón promoveram políticas de industrialização, priorizando a indústria de base, e estruturaram um sindicalismo corporativista, atrelando os sindicatos ao Estado, assegurando, juntamente com as medidas de caráter paternalista, o apoio aos seus respectivos governos.

9. a) A Primeira Guerra Mundial foi conseqüência direta das disputas imperialistas entre as potências industriais européias por territórios na África e na Ásia.

b) O regime czarista da Rússia já enfrentava severas críticas da burguesia liberal e de grupos políticos como os Bolcheviques e os Mencheviques. Durante o conflito, o país participou integrando a Tríplice Entente. No entanto, as derrotas para a Alemanha em decorrência da precariedade do exército russo, precipitaram as lutas internas que culminaram com a Revolução Bolchevique em outubro de 1917e conseqüente implantação do regime socialista.

10. a) Guerra civil espanhola.

(7)

11. a) Na medida em que o projeto bolchevique prometia acabar com as desigualdades sociais, através de conselhos populares.

b) Stalin provocou a coletivisação forçada do campo e neutralizou o poder dos Gulaks.

12. Stalin era a favor de consolidar a Revolução Russa e depois expandi-la. Trotsky queria aproveitar-se do momento e expandir a Revolução, consolidando-a em cada país. Stalin foi vitorioso.

13. As derrotas sofridas pela Rússia na Primeira Guerra Mundial provocaram a crise do czarismo e a derrubada do Estado liberal que o substituiu, favorecendo a ascensão dos bolcheviques (socialistas revolucionários) que tomaram o poder em outubro de 1917, implantando o Estado socialista.

14. a) Na Europa Ocidental do pós-II Guerra Mundial, o temor pelo avanço do socialismo levou países capitalistas avançados a adotarem programas de caráter assistencialista, estranhos ao fundamentos do liberalismo, voltados para a melhoria das condições de vida das populações de baixa renda, sendo garantidos a educação, saúde, moradia e direitos trabalhistas, além do poder aquisitivo dos salários. Tal política, caracteriza o "Welfare State" (Estado do Bem-Estar Social).

b) No contexto da "Guerra-Fria", a bipolarização do mundo entre Estados Unidos e URSS, estimulou nos países do "Primeiro Mundo", o aumento de investimentos em tecnologia e a expansão de capitais em países do Terceiro Mundo, através de investimentos diretos no setor produtivo (instalação de empresas transnacionais) e da concessão de empréstimos.

Referências

Documentos relacionados

“deixo por esmola a meo sobrinho Joaquim Lino Peralta Rangel 

Talvez se possa dizer que o século XX começou com a Primeira Guerra Mundi- al (1914-18) e que a nossa verdadeira data de "entrada" no século XXI foi o monstruoso atentado de

- Toxicidade pela reprodução: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, no entanto apresenta substâncias classificadas como perigosas

1 – Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. a) Com a queda da

Logo quando me fi zesteis a primeira pergunta vos mandei todas as informações por Gregorio Soares, o qual chegando a Lisboa vos achou nas Caldas, e eu o havia mandado a elle às

 H13 - analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças e rupturas em processos de disputa pelo poder..  H15 – Avaliar criticamente conflitos

Ao pesquisar a trajetória do biquíni, desde o seu surgimento até o final dos anos 1990, por meio de livros e blogs de moda, este artigo buscou rememorar a trajetória da moda praia no

Os antagonismos existiam não apenas entre os tradicionais e os vanguardistas, mas também dentro desse grupo, e outras controvérsias estavam prontas a nascer entre aqueles que