• Nenhum resultado encontrado

Na realidade, o que chamamos de Lei/Torá não deveria ser tanto entendido como Lei mas mais como ensino ou instrução vinda do Alto e Sublime Adonai.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Na realidade, o que chamamos de Lei/Torá não deveria ser tanto entendido como Lei mas mais como ensino ou instrução vinda do Alto e Sublime Adonai."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Março de 2012 Muitos falsos ensinadores continuam nos dias de hoje a negar a validade da Lei/Torá dada por YHWH a todo o ser humano, desde Adão, primeiramente de forma oral, e depois expressa de forma escrita através de Moisés.

Os exemplos bíblicos são inúmeros, bastando apontar para os fiéis servos de YHWH do passado, tais como Enoque, Noé, Abraão e tantos outros, homens observadores da vontade do Altíssimo, mesmo quando ainda não havia a Lei/Torá escrita, o que só veio a suceder a partir do momento em que Moisés foi instruído pelo seu Criador Adonai YHWH, quando com Ele permaneceu no alto do Monte Sinai durante 40 dias e 40 noites. Só depois de receber a “instrução”, “ensino” é que Moisés reduziu a escrito a “Lei/Torá”.

Na realidade, o que chamamos de “Lei/Torá” não deveria ser tanto entendido como “Lei” mas mais como “ensino” ou “instrução” vinda do Alto e Sublime Adonai.

Já antes tivemos oportunidade de preparar e publicar estudos que contrariam de forma frontal o que os falsos ensinadores apregoam: 1) que a lei é para os Judeus…ou, 2) que “Jesus” pregou a lei na cruz…ou, 3) que “Jesus” cumpriu a lei por nós. Tudo isto são falácias pois não estão firmadas nos ensinamentos da Palavra que revelam que a Instrução/Ensino de YHWH é para sempre e para todos os homens.

(2)

Nesses estudos afirmámos e continuamos a afirmar a perenidade e validade intemporal da Palavra de YHWH expressa na Sua Lei/Torá, nos Salmos e nos escritos dos profetas, i.e. nas palavras de YHWH dadas ao homem através dos Seus profetas. Como sabemos, YHWH não muda. Ele É O Mesmo ontem, hoje e eternamente.

Mas, infelizmente, a maioria dos que professam a sua fé alicerçada num “cristianismo” propositadamente torcido ao longo dos séculos, continuam sendo enganados pelo “enganador” que está no mundo – Satanás, aquele que desde o princípio se rebelou contra O Elohim Criador e que tem arrastado o homem para o engano e para a morte eterna, tal como levou após si uma multidão de anjos. Porém, não se atribuam as culpas somente a Satanás, pois ao homem sempre lhe foi dada a capacidade de escolher os seus próprios caminhos. YHWH colocou toda a criatura perante dois caminhos: o da vida e o da morte. Infelizmente, a maioria dos homens em vez de escolher os caminhos da vida que YHWH lhe propõe, escolhe antes o caminho da morte. Por isso mesmo muitos serão chamados, mas poucos escolhidos.

Porém, aquele que busca, achará a Verdade do Santo de Israel, se nisso puser o seu coração e entregar a sua vida a Yeshua. A Sua Verdade é intemporal e eterna… este é o caminho da vida por Yeshua, O Messias, a Lei/Torá viva.

A atestar a intemporalidade da Palavra de YHWH vejamos que tantos servos do passado “andaram” com YHWH, i.e. permaneceram em obediência e fé a todos os preceitos de justiça do Alto e Sublime, tal como nós devemos andar hoje também, se quisermos “andar” perante a Sua face. Veja-se o exemplo que nos é apontado nas palavras de YHWH a respeito de Abraão:

Bereshit (Génesis) 26:5 – “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis”.

Estas palavras de YHWH foram pronunciadas algumas centenas de anos antes da Lei/Torá ter sido reduzida a escrito pela mão de Moisés, depois da saída do povo de Israel da escravidão do Egipto, onde, como nação, já tinham perdido todo o conhecimento das instruções dadas por YHWH aos seus antecessores. Isto aconteceu porque Israel permaneceu numa terra idólatra por mais de 400 anos. Por isso tiveram de ser resgatados da idolatria egípcia e reeducados nos caminhos do Eterno, não sem que muitos tivessem perecido no deserto devido à sua rebeldia, como foi o caso de Coré e dos que o acompanhavam.

A afirmação da plenitude e intemporalidade da Lei/Torá é feita por todos os profetas do Altíssimo ao longo dos séculos. Todos eles afirmaram a obediência a esses preceitos de vida e reafirmaram a instrução do Santo de Israel. Depois, em continuação, veio Yeshua, O Messias, para ensinar e viver segundo a Palavra do Pai. Seus discípulos conservaram-se fiéis às instruções do Altíssimo e de Seu Filho Yeshua. Se tivéssemos ainda dúvidas que estas disposições são eternas, meditemos nas palavras de Yeshua:

(3)

Yochanan (João) 5:46-47 – “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?”.

Estas são as palavras que Yeshua dirigiu aos fariseus e escribas do Seu tempo e também aos do nosso tempo. Nada mudou. Com as Suas palavras, Yeshua valida numa só assentada tudo o que Moisés nos deixou escrito, porque Moisés limitou-se a reproduzir por escrito tudo o que ouvira de YHWH no Monte Sinai, quando ali esteve na presença de YHWH a ser ensinado durante os 40 dias e 40 noites.

Na realidade, a dádiva da Lei/Torá ao povo, que foi aceite por este através do pronunciamento colectivo de que “tudo o que YHWH tem falado, faremos” (Shemoth (Êxodo) 19:8), foi mais do que uma compilação de preceitos de vida. Foi um contrato de casamento que ali foi validado entre YHWH e o Seu povo – Israel. Contrato que rapidamente o povo invalidou devido ao pecado de idolatria do qual não se havia curado.

Mas, a todos os que quiseram e querem preservar esta aliança eterna, O Santo de Israel os chamará para fazer parte do Seu reino, como povo escolhido (reparem na palavra “escolhido”), os que farão parte da Esposa do Cordeiro.

A saída do Egipto não foi mais do que o primeiro passo que os salvos por Yeshua terão de percorrer até virem a encontrar-se com O seu Elohim, “naquele dia”:

Amós 4:12-13 – “Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; YHWH, o Deus dos Exércitos, é o seu nome”.

O tempo da nossa libertação está para breve. A vinda do Rei Yeshua está próxima. Para que possamos vir a conhecer O Adonai de Abraão, Isaac e Jacob, tal como Ele É, todos temos de percorrer um longo caminho (o caminho das nossas vidas), no qual o adversário coloca inúmeros tropeços. Mas, se estivermos verdadeiramente em Yeshua, tais tropeços não nos irão impedir de um dia estarmos em pé perante O Filho do Homem, no Seu reino eterno. Satanás nada pode contra aqueles que estão firmados na Rocha.

Mesmo naquilo em que ainda fraquejamos, pois ainda estamos na carne, o poder resgatador do sangue de Yeshua, O Cordeiro de YHWH, limpa-nos de todo o pecado…não pelos nossos méritos, mas pelos méritos infinitos do Filho de YHWH que pagou o preço da nossa condenação.

“Sai dela, povo Meu”, diz-nos YHWH:

Apocalipse 18:4 – “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas”.

(4)

Saiamos pois do Egipto/Babilónia espiritual em que o mundo inteiro se tornou, e dos ensinamentos errados da congregação apóstata de Roma e das suas filhas evangélicas que para ela estão voltando, e cheguemo-nos a YHWH com inteira certeza de fé nas Suas palavras e nas Suas promessas, bem como na capacidade redentora do sangue do sacrifício do Justo Yeshua, O Cordeiro do sacrifício.

Tal como os Hebreus tiveram de atravessar o deserto e ser sujeitos a provas duras, também nós temos de fazer a nossa travessia do deserto que é o mundo em que vivemos, esperando entrar na “prometida terra milenar”, onde YHWH governará o Seu povo com justiça (a Sua Lei/Torá) e onde não mais haverá perturbação porque Satanás e os seus anjos decaídos já ali não estarão para perturbar aquele Sábado milenar do povo de YHWH – o tempo do refrigério e da restauração de todas as coisas.

A era messiânica do governo milenar de Yeshua, O Rei, terá muitas coisas novas para nos revelar, em aditamento ao que já hoje podemos antecipar nas palavras dos profetas sobre o que será esse Seu reino de glória e de justiça. A maior celebração que ali terá lugar será o casamento ou as bodas do Cordeiro com a Sua Esposa – a Israel dos salvos pelo Seu sangue, as “virgens prudentes” que puderam entrar nos aposentos do Esposo porque tinham bastante “óleo/azeite” nas suas candeias. Lembremos ainda o que será uma outra realidade no futuro Reino milenar de Yeshua – a construção do futuro Templo em Sião com uma magnificência como nunca os anteriores tiveram:

Yesha’Yahu (Isaías) 2:2-5 – “E acontecerá nos últimos dias que se firmará

o monte da casa de YHWH no cume dos montes [Sião/Jerusalém], e se

elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte de YHWH, à casa do Deus de Jacob, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de YHWH. E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. Vinde, ó casa de Jacob, e andemos na luz de YHWH [na Sua Lei/Torá]”.

Nesse tempo futuro de grande regozijo se cumprirão as palavras que há muito estão anunciadas em Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10 e 10:16. Serão os dias em que o povo de Elohim terá a santa e eterna Lei/Torá gravada nos seus corações/mentes. À medida que hoje vamos saindo da Babilónia espiritual, o “faraó” inimigo (Satanás) vai mandando os seus exércitos (anjos decaídos) para nos perseguir e perturbar. Muitas vezes essas perturbações vêm daqueles que nos são próximos, que estão ao nosso lado na vida, podendo até ser os nossos familiares. Muitos destes, pela sua rebeldia e descrença, não são mais do que agentes ao serviço do inimigo. Mas, lembremos, que tal como O Santo de Israel protegeu o Seu povo dos exércitos de Faraó através da coluna de fogo e da nuvem que os separava/protegia dos seus perseguidores, também Ele, hoje, nos garante segurança se estivermos Nele.

(5)

A “Luz” de YHWH é a Sua Lei/Torá. É também Yeshua, a Torá viva, aquela que muitos falsos ensinadores hoje rejeitam. Se hoje rejeitarmos a Sua Lei/Torá estaremos a rejeitar O Salvador Yeshua.

Essa “Luz” virá a ser a Lei universal de todos os povos que viverem no Reino milenar de Yeshua, O Rei, aquela mesma “Luz” pela qual Ele viveu e a respeito da qual Ele mesmo disse que nem um jota ou um til seria dali retirado sem que tudo o que está escrito venha a ser cumprido, o que sabemos ainda não aconteceu:

Mattityahu (Mateus) 5:17-19 – “Não cuideis que vim destruir a lei ou os

profetas: não vim abrogar [revogar, anular], mas cumprir. Porque em

verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”.

Como é possível que perante estas palavras os falsos ensinadores persistam em ensinar a mentira, i.e. ensinando que a Lei/Torá foi abolida? Estes são os que praticam a iniquidade (no grego: “anomia”, que significa “sem lei” ou contrários “à lei”), a respeito dos quais O mesmo Adonai Yeshua os adverte em:

Mattityahu (Mateus) 7:15-23 – “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

Por vezes, sobretudo nos nossos dias, a liberdade em Yeshua é difícil de entender por muitos. Sabemos que todos seremos julgados pela “lei perfeita da liberdade” de que nos fala Tiago:

Yaakov (Tiago) 1:25 – “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita

da liberdade [a Torá e as palavras dos profetas], e nisso persevera, não

sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”.

(6)

Ser bem-aventurado significa ser “feliz”, “bem sucedido no seu propósito”. Isto é um sinal claro que todo aquele que persiste em andar nos caminhos de YHWH, as chamadas “veredas antigas” de que nos fala Yirmiyahu (Jeremias) 6:16, alcançou favor/graça de YHWH, e está a percorrer o caminho da Vida em Yeshua, o caminho da santificação de que nos fala também a carta aos Hebreus 12:14, sem o que, se não percorrermos esse caminho que Ele nos aponta, ninguém verá “O Senhor” YHWH. Este é o caminho através do qual o crente pode alcançar também grandes bênçãos, já nesta vida.

Caminhemos assim, com confiança absoluta no caminho que YHWH propôs ao homem desde o princípio da Criação, pois esse é o caminho da vida…eterna. Os Seus preceitos eternos, encontram-se expressos nos Seus mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos – a Sua Lei/Torá e os profetas. Não nos afastemos deles, pois se neles andarmos estaremos seguros quanto ao sucesso final da nossa vida, uma vez que estaremos a cumprir a fé e o testemunho de Yeshua.

“Sê fiel até ao fim e dar-te-ei a coroa da vida”, diz-nos Yeshua nas Suas cartas às igrejas do Apocalipse.

Não se pense, porém, que os mandamentos de YHWH se resumem somente aos “10 Mandamentos” que se encontram escritos em Shemoth (Êxodo), cap. 20. Não, estes são somente a súmula de toda a Lei/Torá que Moisés nos deixou e que Yeshua voltou a resumir de novo quando respondeu a um certo doutor da Lei que O tentava, perguntando: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”, ao que Yeshua respondeu:

Lucas 10:26-27 – “E ele [Yeshua] lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento [Deuteronómio 6:5], e ao teu próximo como a ti mesmo [Levítico 19:18]”.

Até este novo resumo, centrado em dois preceitos, também está na Lei/Torá. Só que no verso 28 e em Mattityahu (Mateus) 22:40, Yeshua acrescentou:

“E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás” e,“destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

Só há uma conclusão verdadeira a retirar das palavras de Yeshua: quem assim proceder viverá, pois nestes dois mandamentos estão resumidos toda a Lei/Torá e os profetas. Sim, “destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. Entendemos? Mas, um aspecto que habitualmente não é referido é o que Yeshua diz também: “faze isso, e viverás”.

Em quem vamos então colocar a nossa confiança? No Elohim de Israel ou nos homens com as suas teorias e tradições e com os seus entendimentos tortuosos permeados das adulterações introduzidas pelo catolicismo-romano e pelas suas filhas evangélicas do “cristianismo” moderno? A resposta é óbvia.

(7)

Tomemos o exemplo dos fiéis do passado e, principalmente o exemplo de Yeshua, que andou em obediência em todos os preceitos de Seu Pai, respondendo sempre por citação da Lei/Torá dizendo: “está escrito”. Vejamos as palavras proféticas acerca Daquele YHWH que viria em carne, e acerca do Qual nos é dito em:

Salmo 40:7-10 – “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito [de Yeshua]. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu;

sim, a tua lei está dentro do meu coração. Preguei a justiça [a Tua

Lei/Torá] na grande congregação [Israel]; eis que não retive os meus lábios, YHWH, tu o sabes. Não escondi a tua justiça dentro do meu

coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação [Yeshua]. Não

escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade”. Sim. A Lei/Torá estava dentro do coração/mente do Filho de YHWH, Adonai Yeshua, pois Ele viveu por todos esses preceitos. Ele é o nosso exemplo. Sigamo-Lo e andemos como Ele andou, em obediência a todos os preceitos do Pai.

Lembremos ainda:

Salmo 19:7-11 – “A lei de YHWH é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho de YHWH é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos de YHWH são retos e alegram o coração; o mandamento de YHWH é puro, e ilumina os olhos. O temor de YHWH é limpo, e permanece eternamente; os juízos de YHWH são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa”.

Sim. A “grande recompensa” é a vida eterna por Yeshua, O Salvador de Israel (Yeshua significa “Salvação de YAH” ou “YAH salva”).

Já que falámos em colocar a nossa confiança Naquele que tudo pode, será altura de pensarmos que em vez de nos queixarmos dos problemas e dificuldades desta vida, devíamos antes dobrar o nosso joelho e orarmos, derramando o nosso coração/mente perante O Todo-Poderoso, Aquele que tudo pode nas nossas vidas. Ele tem solução atempada para tudo. Só não tem solução para a nossa ingratidão, esquecimento ou azedume. A solução Dele a longo prazo para os rebeldes/ímpios é a destruição total e apressada, como nos é revelado em Apocalipse.

1.Kefa (Pedro) 4:12-13 – “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no facto de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis”.

(8)

Sim. Nem todos os que são chamados estão aptos a caminhar na “lei perfeita da liberdade”, porque para tal ser possível é necessário que o ser humano deixe que O Espírito de YHWH habite no seu coração/mente e o transforme, tomando conta da sua vida. Esta é a grande dificuldade. O ser humano enraizou as suas próprias convicções mundanas e resiste à mudança interior. Porém, se não houver uma verdadeira mudança/transformação na sua maneira de pensar e de agir, de forma a conformar-se à vontade do Altíssimo Elohim, o homem nunca estará em condições de percorrer o caminho que YHWH lhe propõe; nunca estará em condições de imitar a Yeshua, Aquele que deve ser o nosso modelo.

Esta transformação de mentalidade e de maneira de agir é que nos posiciona no “novo caminho”, o caminho de liberdade em Yeshua. Esta é uma nova condição de vida, a condição de vida de uma nova criatura em Yeshua.

Esta “liberdade” não é entendida por todos os que dizem seguir a “Jesus”. Eles seguem a “Jesus”, mas não conhecem a Yeshua, a salvação que vem dos judeus. Se não nos deixarmos transformar por dentro, i.e. se não abdicarmos do nosso “eu” para que O Espírito de Yeshua possa aí habitar, não teremos capacidade de viver como Ele viveu e andar como Ele andou.

Ora vem Adonai Yeshua, muda já hoje os nossos corações/mentes. AlleluYAH

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação