• Nenhum resultado encontrado

Técnico em Meio Ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Técnico em Meio Ambiente"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Coloque, de imediato, o seu número de inscrição e o número de sua sala, nos

retângulos abaixo.

Inscrição

Sala

Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a

Prefeitura de Beberibe

EDITAL Nº 002/2012

§

Prova I – Língua Portuguesa: Questões de 01 a 15

§

Prova II – Conhecimentos sobre o Município de Beberibe: Questões de 16 a 20

§

Prova III – Conhecimentos Específicos: 21 a 45

CADERNO DE PROVAS

Data: 10 de junho de 2012.

Turno: Manhã

Duração: 3 horas e 30 minutos

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE

Técnico em Meio Ambiente

C C V

COORDENADORIA DE CONCURSOS

(2)

Técnico em Meio Ambiente Pág. 2 de 9

Prova I – Língua Portuguesa

15 questões TEXTO BASE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

A guerra não está no feitio natural do ser humano, como defendia o filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna, e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker. O normal da nossa espécie é justamente o contrário: nós seríamos naturalmente pacíficos.

“Se realmente houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado”, escreve Frans de Waal, holandês especialista em comportamento animal, psicologia e primatologia, em um artigo que será publicado nesta sexta-feira na revista Science.

Waal ataca uma das suposições de Pinker no livro “The Better Angels of Our Nature – Why

Violence Has Declined” (Editora Viking, 802 páginas, sem edição brasileira). Segundo o canadense,

os antepassados viviam em guerra e a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano, principalmente após o século XVI, com a ‘Era da Razão’.

Waal contesta essa visão. “A ideia de que vivemos um passado violento é apenas uma suposição”, disse em entrevista a VEJA. O comportamento pacífico sempre esteve presente como motor das relações sociais de antigamente em primatas humanos e não humanos. “Os primatas nunca recorreram ao iluminismo para manter a violência sob controle.”

O primatólogo apresenta sua defesa com base em dois argumentos. O primeiro diz respeito à falta de provas científicas para afirmar que os antepassados do homem viviam em um estado de guerra, além de diversos estudos que defendem justamente o contrário.

“Os caçadores-coletores comercializavam, realizavam casamentos com grupos distintos e permitiam a passagem de estranhos em seus territórios”, escreve o holandês. “Eram frequentemente pacíficos e algumas vezes violentos”. Embora existam evidências de que assassinatos isolados ocorriam há centenas de milhares de anos, não há sinais de guerra antes da Revolução Agrícola, há 12.000 anos.

Arqueólogos nunca encontraram, por exemplo, cemitérios com um grande número de armas atravessando esqueletos antes da Revolução Agrícola. “Isso não quer dizer que a guerra não existia nessa época, mas significa que a suposição costumeira de que nossos ancestrais travaram longas guerras e passavam por períodos breves de paz carece de respaldo arqueológico”, escreve Waal.

O segundo argumento de Waal diz respeito à comparação que frequentemente se faz entre o comportamento de chimpanzés e bonobos para justificar a naturalidade da violência humana. O primatólogo defende que, embora os chimpanzés tenham comportamento por vezes agressivo, os bonobos são marcados por uma convivência relativamente pacífica e altamente empática.

“Agressão fatal entre bonobos nunca foi observada e algumas vezes grupos diferentes se misturam em atividades sexuais ou lúdicas”, argumenta. “Esses primatas podem ser os mais próximos do ancestral comum entre chimpanzés e humanos do que qualquer chimpanzé vivo.”

Adaptado de: PIRES, Marco Túlio. Humanos são naturalmente pacíficos, afirma Frans de Waal. Veja. 17/05/2012. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/humanos-sao-naturalmente-pacificos-afirma-frans-de-waal>. Acesso em 19 mai. 2012.

01. No que concerne aos teóricos mencionados no texto, é correto afirmar que:

A) Hobbes critica somente Waal. B) Pinker e Frans estão de acordo. C) Frans é contrário às ideias de Steven. D) Thomas é contrário às ideias de Pinker. E) Hobbes discorda de todos os outros teóricos.

02. Assinale a alternativa em que os dois termos fazem referência ao mesmo estudioso.

A) inglês (linha 01) e psicólogo (linha 02). B) psicólogo (linha 02) e holandês (linha 06). C) filósofo (linha 01) e canadense (linha 03). D) canadense (linha 10) e primatólogo (linha 17). E) holandês (linha 21) e primatólogo (linha 31).

(3)

Técnico em Meio Ambiente Pág. 3 de 9

03. Da leitura do quarto parágrafo, entende-se corretamente que:

A) Waal põe em dúvida a visão de Pinker no que concerne ao passado violento da humanidade. B) Waal comprova o equívoco da visão de Pinker, pois os primatas são anteriores ao Iluminismo. C) Waal duvida da visão de Pinker, pois mostra que, mesmo antes da Era da Razão, o homem era passivo. D) Waal derruba a ideia de que vivemos um passado violento, provando que sempre nos comportamos

pacificamente.

E) Waal, em entrevista a VEJA, tenta comprovar a apatia humana para demonstrar que o homem não é violento.

04. Assinale a alternativa em que os elementos se organizam do particular para o geral.

A) bonobos > primatas B) espécie > chimpanzé C) Era da Razão > Iluminismo D) ciência > psicologia E) guerra > assassinatos

05. O texto base desta prova apresenta predominantemente natureza:

A) descritiva, ao detalhar a conduta violenta dos primatas humanos e não humanos. B) técnica, ao usar termos técnicos relativos à psicologia comportamental humana. C) expositiva, ao apresentar a visão de Waal sobre a natureza pacífica dos humanos. D) narrativa, ao relatar a história dos primatas humanos desde a Revolução Agrícola. E) argumentativa, ao defender a ideia de que o homem é naturalmente um guerreiro.

06. Assinale a alternativa cujo trecho expressa um fato e não uma opinião.

A) “Se [...] houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado” (linha 05-06).

B) “Segundo o canadense, os antepassados viviam em guerra...” (linhas 10-11).

C) “...a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano” (linhas 11-12).

D) “O primatólogo apresenta sua defesa com base em dois argumentos” (linha 17). E) “os antepassados do homem viviam em um estado de guerra” (linhas 18-19).

07. Assinale a alternativa que reescreve, sem prejuízo de sentido, o trecho: “A guerra não está no feitio

natural do ser humano, como defendia o filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker” (linhas 01-03).

A) Tanto Thomas Hobbes, filósofo inglês e um dos pais da política moderna, no século XVII, como Steven Pinker psicólogo canadense, mais recentemente, defendiam que a guerra não está no feitio natural do ser humano.

B) Como Thomas Hobbes, filósofo inglês e um dos pais da política moderna, no século XVII, Steven Pinker, psicólogo canadense, defende, mais recentemente, que a guerra está no feitio natural do ser humano.

C) Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, um dos pais da política moderna, no século XVII, e o psicólogo canadense Steven Pinker, mais recentemente, a guerra não está no feitio natural do ser humano. D) A guerra não está no feitio natural do ser humano. É o que defendiam o filósofo inglês Thomas

Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker.

E) O filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna, contrariamente ao psicólogo canadense Steven Pinker, mais recente, defendia que a guerra está no feitio natural do ser humano.

08. Assinale a alternativa em que a letra grifada representa o mesmo fonema que a letra destacada em “paCíficos”

A) seXuais. B) supoSições. C) defeSa. D) próXimos. E) Canadense.

(4)

Técnico em Meio Ambiente Pág. 4 de 9

09. Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo que “violência” (linha 11).

A) inglês, espécie, empática. B) lúdicas, holandês, cemitérios. C) evidências, espécie, holandês. D) chimpanzés, contrário, século. E) territórios, cemitérios, contrário.

10. O trecho “O normal da nossa espécie é justamente o contrário: nós seríamos naturalmente pacíficos”

(linhas 03-04) poderia, corretamente e sem alteração de sentido, ser pontuado como em: A) O normal da nossa espécie é justamente, o contrário. Nós seríamos naturalmente pacíficos. B) O normal da nossa espécie é justamente o contrário – nós seríamos naturalmente pacíficos. C) O normal da nossa espécie é justamente o contrário... nós, seríamos naturalmente pacíficos. D) O normal da nossa espécie é justamente o contrário! Nós seríamos, naturalmente pacíficos. E) O normal da nossa espécie é justamente o contrário; nós seríamos naturalmente, pacíficos.

11. Assinale a alternativa em que o vocábulo “costumeira” (linha 27) está corretamente segmentado quanto

a todos os seus elementos mórficos. A) cos-tu-mei-ra

B) cos-tum-eira C) cos-tu-me-i-ra D) costum-eir-a E) cost-um-eira

12. O termo como (linha 01) classifica-se como:

A) conjunção causal. B) conjunção aditiva. C) conjunção correlativa. D) conjunção proporcional. E) conjunção conformativa.

13. Assinale a alternativa em que a palavra grifada pertence à mesma classe que a destacada em: “Segundo o

canadense, os antepassados viviam em guerra...” (linhas 10-11).

A) “A ideia de que vivemos um passado violento é apenas uma suposição” (linhas 13-14).

B) “Os primatas nunca recorreram ao iluminismo para manter a violência sob controle.” (linhas 15-16). C) “O primeiro diz respeito à falta de provas científicas para afirmar que os antepassados do homem

viviam em um estado de guerra” (linhas 17-19).

D) “Arqueólogos nunca encontraram, por exemplo, cemitérios com um grande número de armas atravessando esqueletos antes da Revolução Agrícola” (linhas 25-26).

E) “Esses primatas podem ser os mais próximos do ancestral comum entre chimpanzés e humanos do que qualquer chimpanzé vivo.” (linhas 34-35).

14. Assim como no trecho “O primeiro diz respeito à falta de provas científicas” (linhas 17-18), a crase é obrigatória e está corretamente empregada em:

A) A palestra do primatólogo Waal será realizada às 20 horas no auditório da Universidade de Brasília (UnB). B) Segundo os estudantes da UnB, foi muito produtivo discutir com o professor Waal frente à frente. C) O segundo argumento de Waal diz respeito à esta comparação entre o comportamento de chimpanzés

e bonobos.

D) Waal virá à Brasília apresentar uma palestra sobre o comportamento dos primatas humanos e não humanos. E) Ao final da palestra, Waal ofereceu um exemplar de seu livro Eu, primata à Maria Eduarda, estudante

de psicologia.

15. Assinale a alternativa cujo trecho constitui um período simples.

A) “Se realmente houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado” (linhas 05-06).

B) “Segundo o canadense, os antepassados viviam em guerra e a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano” (linhas 10-12).

C) “O comportamento pacífico sempre esteve presente como motor das relações sociais de antigamente em primatas humanos e não humanos.” (linhas 14-15).

D) “Os caçadores-coletores comercializavam, realizavam casamentos com grupos distintos e permitiam a passagem de estranhos em seus territórios” (linhas 20-21).

E) “embora os chimpanzés tenham comportamento por vezes agressivo, os bonobos são marcados por uma convivência relativamente pacífica e altamente empática” (linhas 31-32).

(5)

Técnico em Meio Ambiente Pág. 5 de 9

Prova II - Conhecimentos sobre o Município de Beberibe

5 questões

16. Segundo o IBGE, o município de Beberibe é constituído do bioma:

A) pantanal, caracterizado por matas, cerradões e savanas, a maior parte alagados.

B) cerrado, caracterizado pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. C) campos, com vegetação composta por gramíneas, herbáceas e pequenos arbustos. D) pradaria, caracterizado por abundância de capim baixo, sem árvores nem arbustos. E) caatinga, com vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos.

17. Conforme dados do IBGE, no que diz respeito ao orçamento do município de Beberibe, é correto afirmar que:

A) as despesas superam as receitas em 10%. B) as receitas superam levemente as despesas. C) as receitas equivalem ao dobro das despesas. D) as despesas são 20% menores que as receitas. E) o total das receitas é igual ao total de despesas.

18. Com base na pirâmide etária divulgada pelo IBGE, é correto afirmar que a população de Beberibe:

A) tende a aumentar em razão direta ao aumento da faixa etária. B) vem se mantendo estável em quantidade desde o censo de 1991. C) é constituída de jovens, pois a maioria tem menos de 40 anos de idade. D) apresenta alto predomínio de homens sobre mulheres na faixa de 35-39 anos. E) é formada predominantemente de pessoas que têm mais de 60 anos de idade.

19. Sabendo que Cascavel ocupa uma área de 837km2 e tem uma população de 66.142 habilitantes, é correto afirmar que, em relação a este município, Beberibe:

A) destaca-se quanto à população mais numerosa. B) apresenta área e nível populacional semelhante. C) tem número bem menor de gente e de território. D) possui maior extensão territorial e menor população. E) supera Cascavel tanto em extensão como em habitantes.

20. Considerando-se que em 2010 houve, em Beberibe, 204 casamentos, 20 divórcios e 5 separações e que

esses números vêm se mantendo estáveis há alguns anos, é correto concluir que: A) pouco mais de 10% dos casamentos acaba em separação ou divórcio.

B) a cidade de Beberibe favorece a separação dos recém-casados. C) os moradores da cidade ficam casados por pouco tempo. D) os casamentos são feitos em cerimônias coletivas. E) os habitantes demoram muito para decidir se casar.

(6)

Técnico em Meio Ambiente Pág. 6 de 9

Prova III - Conhecimentos Específicos

25 questões

21. Assinale a alternativa que contém organismos que estão, obrigatoriamente, inseridos em áreas de preservação

permanente.

A) Os polinizadores exóticos. B) Os pássaros em migração. C) A vegetação ruderal urbana. D) A flora marginal de riachos. E) As orquídeas em vias de extinção.

22. Considerando a legislação vigente, assinale a alternativa em que as paisagens estão situadas em Unidades de

Conservação do Estado de Ceará.

A) Os carnaubais marginais ao açude Orós. B) As dunas e alagados do rio São Francisco. C) Os grotões rochosos da Serra da Capivara. D) O Canyon do rio Poty e suas matas ciliares. E) A vertente leste e topo da Serra das Almas.

23. A participação de representantes das comunidades tradicionais e da sociedade civil brasileira se faz

obrigatória na:

A) preparação do Zoneamento Ecológico Econômico. B) ação da Secretaria de Meio Ambiente da Presidência. C) elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental. D) formulação de portarias relacionadas à Pesca. E) destinação de animais silvestres apreendidos.

24. As empresas que estabelecem padrões de controle dos processos de produção podem obter o certificado

de Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA). Qual das ações abaixo está em acordo com as normatizações em vigor?

A) A empresa deve manter um controle e acesso restrito de documentos e relatórios técnicos, evitando o uso indevido destes.

B) A organização deve manter o padrão de gerenciamento imutável e dispensar alterações, consolidando a empresa no mercado.

C) A organização deve ter ações para repreender movimentos populares, agregando valores de responsabilidade social e ambiental.

D) A empresa deve indicar os funcionários responsabilizados por situações de emergência, evitando indenizações com ações trabalhistas.

E) A empresa deve avaliar instrumentos capazes de medição e métodos de controle de emissões residuais, evitando passivos ambientais.

25. As atividades humanas tais como a construção de reservatórios foram associadas à prática da piscicultura

que, na região nordeste, potencializou o seguinte impacto ambiental: A) acidez da coluna d´água desde a nascente à foz.

B) toxidade microbiana e emissão de gases tóxicos. C) redução da biomassa de espécies nativas e extinção. D) assoreamento marginal em áreas próximas à barragem. E) impedimentos à navegação por vegetação aquática.

26. O padrão de potabilidade da água deve estar em conformidade com

parâmetros

: A) químicos, avaliando valores mínimos permitidos de nitrito, nitrato e fluoreto. B) microbiológicos, avaliando valores mínimos permitidos de coliformes totais.

C) químico-físicos, avaliando padrões máximos de temperatura ambiental e transparência. D) microbiológicos, avaliando valores máximos permitidos de coliformes termotolerantes. E) químico-físicos, avaliando padrões medianos de radioatividade ultra-violeta e alfa global.

(7)

Técnico em Meio Ambiente Pág. 7 de 9

27. Assinale a alternativa relacionada ao Bioma das Savanas.

A) Representado pela caatinga, pelos campos andinos da América e pela vegetação herbácea-arbórea africana.

B) Caracterizado por vegetação multiestratificada, formada por dossel elevado e espécies emergentes, rica flora epifítica.

C) Situado exclusivamente em regiões tropicais, possuindo a maior biodiversidade registrada até o presente momento.

D) Condicionado a climas sazonais, apresenta uma biota cujos ciclos de vida estão sincronizados às elevadas temperaturas.

E) Distinguido pela elevada biomassa de ervas, sendo vulnerável aos incêndios que influenciam a abundância de árvores.

28. Marque a alternativa que considera os atuais sistemas de planejamento e manejo de recursos hídricos.

A) A perspectiva de gerenciamento deve priorizar a distribuição de fontes integradas de poluentes. B) O elemento-chave para o gerenciamento deve estar focalizado no tratamento da água a ser utilizada. C) A delimitação política-administrativa deve evidenciar o município centralizador de ações de manejo. D) O uso de tecnologias deve elevar o potencial de eutrofização por atividades agropecuárias e

industriais.

E) A integração em uma unidade fisiográfica deve direcionar as ações de planejamento e manejo ambiental.

29. O ecossistema de manguezal caracteriza-se por:

A) grande densidade de organismos detritívoros e decompositores, mantendo baixas altas de fluxo de energia e ciclagem de nutrientes.

B) acelerados processos de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, resultando num acúmulo de biomassa no próprio ecossistema alagado.

C) alta diversidade florística, resultando na elevada produtividade primária do sistema, proporcionando a manutenção de rica diversidade de herbívoros.

D) elevadas taxas de entrada de matéria orgânica e detritos provenientes de ecossistemas terrestres e disponibilidade para cadeias marinhas de elementos dissolvidos.

E) abundância de predadores posicionados em topo de cadeia trófica, devido à manutenção de sistemas fechados de reciclagem de nutrientes e compostos orgânicos.

30. Programas de educação ambiental no ensino básico das escolas públicas do estado do Ceará devem:

A) divulgar ações através de programas sobre questões ambientais veiculados na TV Ceará. B) contemplar discussões exclusivamente teóricas acerca do funcionamento dos ecossistemas. C) propor estudos científicos visando a conservação e manejo biológico em áreas urbanas. D) evidenciar modelos de escassez dos recursos naturais e a elevação da qualidade de vida. E) sugerir sistemas de exploração econômicos como referência de qualidade ambiental.

31. A legislação vigente indica penalidade de um ano a três anos de prisão ou multa, ou ambas cumulativamente,

se o infrator:

A) usar motosserra sem licença em áreas florestais. B) caçar animal silvestre para saciar a fome do agente. C) destruir plantas de ornamentação de áreas públicas. D) pescar em período no qual a atividade seja proibida. E) abater animal nocivo indicado pelo órgão competente.

32. O levantamento da qualidade de qualquer sistema ambiental depende da escolha de parâmetros

representativos que devem ser amostrados conforme padrões científicos específicos. A análise geoquímica ambiental de um rio poderá evidenciar:

A) desmatamentos de mata ciliar e poluição. B) práticas de agricultura e manejo orgânico. C) processos bióticos de magnificação trófica. D) modificações ambientais da crosta terrestre. E) atividades geradoras de impactos ambientais.

(8)

Técnico em Meio Ambiente Pág. 8 de 9

33. A interdisciplinaridade é a referência teórica explicitada na prática da educação ambiental, porém os

estudos culturais, perspectiva de gênero, complexidade, teoria sistêmica, memória cultural, transdisciplinaridade, epistemologia, ecofeminismo, teoria literária, semiótica, entre outros, constam nas análises de estudos de casos brasileiros. Neste contexto, as principais contribuições da educação ambiental visualizadas para o ensino básico brasileiro tem sido:

A) A produção de bens e insumos através da exploração dos recursos renováveis. B) O manejo sustentável dos recursos naturais e manutenção da diversidade. C) O incremento de movimentos sociais com a formação de cidadania. D) A projeção internacional da pesquisa científica para a conservação. E) A utilização de tecnologias voltadas para a preservação ambiental.

34. Indique o objeto que representa elevado perigo de contaminação ambiental por mercúrio em áreas de

descarte de resíduos sólidos urbanos. A) Lâmpadas fluorescentes.

B) Papelões e madeira verde. C) Fardamentos hospitalares. D) Sacolas de polipropileno. E) Pneus automobilíticos.

35. Sedimentos quartzosos distróficos ocorrem em todo mundo, sendo encontrados no Estado do Ceará:

A) No sopé das baixadas da Chapada de Ibiapaba. B) No entorno e vertentes da Chapada do Araripe. C) Na região litorânea, compondo os campos de dunas. D) No sertão central, em planícies de baixa drenagem. E) Na planície pluvial da bacia inundada do Jaguaribe.

36. Considerando o sistema biológico da mata pluvial tropical, são exemplos de produtores, consumidores

primários, consumidores secundários e decompositores: A) palmeiras, besouro, abelha, fungos.

B) bromélias, abelha, aranha, fungos. C) capins, cotia, onça-parda, fungos. D) árvores, macacos, águias, fungos. E) orquídeas, abelha, fungos, vespas.

37. A expansão das atividades comerciais e industriais, assim como, a implantação de projetos de habitação,

atuam diretamente sobre os cenários urbanos. Em relação à paisagem, um planejamento urbano deve levar em consideração:

A) a projeção perpendicular de malha urbana através do parcelamento do solo em terrenos íngremes. B) a regulamentação do acesso de automóveis, prevenindo acidentes em áreas de maior tráfico local. C) a modernização de padrões de volumetria elevadas das edificações, valorizando áreas residenciais

nobres.

D) a implantação de jardins internos em edificações públicas e privadas, preservando áreas edificadas externas.

E) a visualização dos centros históricos, realizando interferências a partir de suas tipologias e manutenção de escalas.

38. Em programas de recuperação de áreas degradadas no semiárido brasileiro, o manejo de organismos

produtores constitui na base para o restabelecimento das cadeias tróficas. Neste contexto, a ação mais apropriada para o manejo deste sistema biológico será:

A) implementar técnicas de manejo com invasoras que podem constituir populações homogêneas. B) promover o manejo da cobertura de forrageiras, protegendo o solo e criando pastagens naturais. C) preservar a vegetação nativa remanescente, através de eficientes práticas de uso racional de

queimadas.

D) estimular o rebrotamento das espécies arbóreas através de podas sequenciais durante o período chuvoso.

E) investir no plantio de leguminosas capazes de associar-se com microorganismos fixadores de nitrogênio.

(9)

Técnico em Meio Ambiente Pág. 9 de 9

39. Quanto à comercialização de recursos naturais extraídos da fauna brasileira, é correto afirmar que é:

A) livre a exportação de peles de anfíbios em bruto, para a indústria e comércio de vestiário. B) legal o comércio de espécies ameaçadas, desde que o produtor declare a origem dos animais. C) vetado o manejo de espécies nativas da fauna brasileira para o uso de recursos farmacêuticos. D) proibida, em qualquer situação, a exportação de calçados confeccionados com couros de cobras. E) permitida a exportação de peles de répteis preparadas industrialmente e com origem certificada.

40. Uma das mais intrigantes questões sobre a modificação dos sistemas ecológicos reside na resiliência

inerente aos ecossistemas, permitindo que estes possam evoluir a um estado de equilíbrio após ação impactante antrópica. Este processo de recuperação é denominado:

A) Mudança climática. B) Sucessão ecológica. C) Manejo sustentável. D) Interação específica. E) Ciclagem e entropia.

41. Com o surgimento da agricultura, há 10.500 anos, as populações humanas deixaram a vida nômade e

passaram a viver em grupos cada vez maiores, até o surgimento das primeiras cidades. Por sua vez, as modificações ambientais advindas do aperfeiçoamento tecnológico tornaram baixa a qualidade de vida nas grandes cidades industrializadas. A alteração mais acentuada que ocorreu na atmosfera dos grandes centros urbanos foi:

A) Crescimento da concentração de Fósforo devido à utilização industrial de combustível fóssil.

B) Elevação da concentração de Dióxido de Carbono por emissões de veículos automotores movidos a álcool. C) Diminuição da concentração de Oxigênio dissolvido pelo aumento de emissões de chumbo e ferro

industriais.

D) Diminuição da concentração de Cloretos devido ao seu consumo por aparelhos de refrigeração e climatização.

E) Aumento da concentração de Nitrogênio devido à fixação de Nitritos e Nitratos pelas indústrias agrossiviculturais.

42. Um técnico responsável pela análise abiótica de um sistema de manguezal, deverá analisar:

A) Densidade da vegetação de mangue. B) Presença de fitopatógenos no sedimento. C) Características físico-químicas da água. D) Abundância de insetos vetores de doenças. E) Concentração de microorganismos no solo.

43. Qual o fenômeno que mais influencia o clima no Estado do Ceará?

A) A dinâmica sazonal das marés. B) As massas de ar polares da Antártica. C) A corrente marinha do Atlântico Sul. D) O deslocamento de ar da África Oriental. E) A zona de convergência do Atlântico Sul.

44. Qual dos documentos abaixo precede o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)?

A) Análise Preliminar Ambiental (APA). B) Estudo de Impacto Ambiental (EIA). C) Estudo de Zoneamento Ecológico (EZE). D) Análise de Relevância Ambiental (ARA). E) Análise de Medidas Mitigadoras (AMM).

45. Em propriedade rural deve existir uma área destinada ao uso sustentável dos recursos naturais, à

conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade, ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas. Suas dimensões devem ser calculadas a partir de um percentual do tamanho total da propriedade. Esta descrição refere-se a:

A) Reserva Legal. B) Monumento Natural. C) Unidade de Conservação.

D) Área de Preservação Permanente. E) Área de Relevante Interesse Ecológico.

Referências

Documentos relacionados

Em prol de uma melhor qualidade de vida e bem estar do narcoléptico, busca-se neste trabalho discorrer sobre as principais questões que envolvem a narcolepsia, assim como

Observamos também a menção ao burnout em estudos como quando Benevides-Pereira (1994/2001), encontrando características típicas desta síndrome em um grupo de psicólogos,

A categoria de AVCs de causa indeterminada considerada na TOAST, é inexistente na ASCO, pelo que os pacientes que tinham este diagnóstico na amostra inicial e não reuniram

O Presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Baptista, e o alcalde de Verín, Juan Jiménez, foram convidados pela União Europeia para apresentar o Projecto da

O Kit de Curativos RENASYS Abdominal Soft Port destina-se a ser utilizado em conjunto com dispositivos e reservatórios RENASYS EZ PLUS, RENASYS EZ MAX e RENASYS

Para esse problema pode-se observar uma maior similaridade entre resultados, onde a falha de cobertura ficou igual a zero, a quantidade de nós utilizados

Não há estudo único com poder adequado para detectar diferenças estatísticas na incidência de eventos adversos clinicamente significativos no trato gastrintestinal superior, tais

O presente artigo tem por objetivo o estudo das questões que envolvem o princípio da dignidade da pessoa humana na atuação da Análise Econômica do Direito, frente