• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ROCHAGEM E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS MODALIDADE A DISTÂNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ROCHAGEM E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS MODALIDADE A DISTÂNCIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL N.º 06/2019

O Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu – PPLS/IG está recebendo inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Curso de Especialização a Distancia em ROCHAGEM

E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS na modalidade a distância, aprovado pela Resolução Nº. 5.060 de 22 de Julho de 2018 – CONSEPE/UFPA, nas datas e demais condições especificadas,

a seguir, no presente edital.

1. OBJETIVO DO CURSO:

Objetivos: Desenvolver habilidades e capacidades para alargar e fortalecer a produção agrícola

brasileira, especialmente o segmento situado na região amazônica, por meio do uso de novas rotas tecnológicas, que possuam como principal pressuposto a inovação e sua sustentabilidade econômica e ambiental, respeitando os limites da utilização socialmente responsável dos recursos naturais:

a. a)Formar, capacitar e aperfeiçoar profissionais das áreas afins à temática proposta;

b. Gerar impactos no desenvolvimento regional, através da expansão da pós-graduação

na modalidade a distância;

c. Disseminar o ensino a distância como alternativa à expansão do ensino e à inclusão

social;

d. Desenvolver e consolidar grupos multidisciplinares e interdisciplinares;

e. Elaborar uma metodologia de uso e dosagem de rochas moídas a partir de indicadores de fácil obtenção, tais como pH de abrasão e análises de fertilidade, como forma de dar independência e opção de escolha aos agricultores que desejem produzir segundo parâmetros mais sustentáveis;

f. Contribuir para o mapeamento de fontes alternativas (rochas com maiores aptidões) e eficazes para melhorar os índices de fertilidade dos solos tropicais;

g. Fornecer subsídios para proporcionar uma maior interação entre o meio acadêmico-científico e os órgãos do poder público e privado que desenvolvem ações na temática proposta;

h. Viabilizar um novo perfil produtivo para o Estado do Pará, colocando-o como protagonista de um novo modelo de uso de recursos naturais e produção agrícola sustentável.

i. hi)Ampliar as possibilidades econômicas para o setor mineral do estado do Pará, por meio da incorporação de novas rotas tecnológicas.

2. PUBLICO ALVO:

A especialização será destinada a profissionais graduados em Geologia e Agronomia, bem como os demais profissionais das ciências da natureza, estudantes, agricultores e pessoas interessadas em métodos sustentáveis de produção agrícola (produção orgânica ou agroecológica), que ocupam ou desejam ocupar funções estratégicas nas atividades relativas à remineralização de solos, segundo pressupostos da tecnologia da Rochagem,em instituições públicas ou empresas privadas.

(2)

Serão abertas para o curso 200 vagas, onde 30% (trinta por cento) das vagas, ou seja, 60(sessenta) vagas serão destinadas à demanda social.

O Curso, geograficamente, é aberto, tendo como condição fundamental para o cursista, a possibilidade de comunicação online, haja vista que o mesmo será centralizado numa plataforma de trabalho em rede, a plataforma MOODLE, ou outra plataforma que venha a se mostrar mais conveniente, contendo os recursos necessários para favorecer a aprendizagem em ambiente virtual, de acordo com as novas tendências internacionais do e-learning. Em função da quantidade de inscritos e da localização geográfica em que os mesmos se encontrarem poderão ser abertos polos regionais de atendimento aos cursistas, prática já verificada em outros cursos ofertados pelo Programa Lato Sensu.

3. VAGAS E DEMANDA SOCIAL:

Serão oferecidas para o curso 200 (duzentas) vagas, onde 30% (trinta por cento) delas, ou seja, 60 (sessenta) vagas serão reservada à demanda social e destinadas a servidores efetivos, docentes e técnico-administrativos da UFPA e/ou à pessoas com comprovada carência financeira.

OBS: O numero de vagas para Demanda Social será proporcional ao numero de vagas preenchidas pela ampla concorrência.

4. REGIME E DURAÇÃO:

O curso tem carga horária total de 750h (setecentas e cinquenta horas). Com início previsto para 11/03/2019 e término em 30/09/2020, totalizando de 18 (dezoito) meses. Será realizado na Modalidade a Distância, com acesso aos módulos temáticos através da plataforma de ensino Moodle, devendo o candidato, ter disponibilidade para as 04 (quatro) atividades curriculares presenciais a serem realizadas as sextas e sábados, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Será exigido 75% de frequência nas atividades presenciais. Os encontros presenciais dividem-se da seguinte forma: I Encontro – Aula Inaugural

II Encontro – 1ª avaliação III Encontro – 2ª avaliação

IV Encontro – Defesa de monografia Presencial

As datas dos encontros presenciais serão divulgadas com no mínimo de 40 dias de antecedência.

5. INSCRIÇÃO

O período de inscrição será do dia 23 de Janeiro de 2019 à 10 de Março de 2019, às 23:59 e a confirmação de matrícula até o dia 10 /03/ 2019.

I) As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, pelo endereço: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf.

(3)

II) Em paralelo o candidato deverá acessar o Portal da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), conforme a seguir:

www.fadesp.org.br>Cursos e Eventos>Cursos de Pós Graduação>Ciências Exatas e da Terra>Geologia>Rochagem

III) Também em paralelo o candidato deve encaminhar à Secretaria do Curso sua documentação, acompanhada da cópia do pagamento da Taxa de Inscrição.

OBSERVAÇÕES:

a) Conforme determinam as normas internas da UFPA, 30% (trinta por cento) das vagas do curso, ou seja, 60 (sessenta) vagas serão reservadas para a demanda social e preenchidas conforme o estabelecido no Art. 8º da Resolução CONSEPE/UFPA nº 4.065/2010.

b) Considerando que existem duas condições distintas de inscrição de candidatos, ao processo seletivo, demanda social (60 vagas) e ampla concorrência (140 vagas) estas serão realizadas especificando EM QUAL CONDIÇÃO O CANDIDATO DESEJA REALIZAR A SELEÇÃO.

c) Critério de classificação para atendimento gratuito (Demanda Social): Os critérios para o preenchimento dessas vagas de demanda social serão:

i) ser o candidato servidor docente ou técnico-administrativo da UFPA; ii) ser o candidato pessoa de comprovada carência financeira.

Os candidatos às vagas de demanda social deverão, no momento da inscrição, expressar por meio de correspondência à Coordenação do Curso, que estão inseridos em uma das situações descritas nos itens (i) e (ii), anteriormente mencionados, explicitando o motivo do pedido de enquadramento em demanda social.

OBSERVAÇÕES:

a) Há prevalência do item i) sobre o item ii), relativamente ao acolhimento dos aprovados no processo seletivo, como demanda social, no que diz respeito à classificação dos candidatos aprovados e a respectiva ordem na classificação. Ou seja, os candidatos aprovados no processo seletivo e que pertencerem aos quadros profissionais da UFPA tem a preferência no preenchimento de vagas. Assim, as vagas da demanda social devem ser primeiramente preenchidas por servidores da UFPA que tenham sido aprovados no processo seletivo, proporcional ao número de inscritos e selecionados,

(4)

mesmo que a avaliação a eles atribuída possa vir a ser menor do que a de outros candidatos, não enquadrados nessa situação. O restante das vagas de demanda social, serão preenchidas por candidatos contemplados na alínea ii) Ser o candidato pessoa de

comprovada carência financeira;

b) Os candidatos às vagas gratuitas deverão entregar os documentos conforme informações no Anexo I, desse Edital.

IV) Análise da documentação com base na seguinte lista de documentos:

1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (através do site: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf)

2. Uma fotografia tamanho 3 x 4 (atual);

3. Documento de identidade e CPF (cópia simples); 4.

Em caso de ser o(a) candidato(a) estrangeiro(a), os documentos seguem legislação específica do Ministério das Relações Exteriores ou Ministério da Educação para estudantes estrangeiros no país (cópia autenticada);

5. Diploma de Graduação (cópia autenticada) ou certificado de Conclusão de curso ou de aluno concluinte

6. Histórico escolar dos cursos de Graduação (cópia autenticada); 7. Curriculum vitae (plataforma Lattes)

8. Cópia do pagamento da Taxa de Inscrição

Os documentos deverão ser entregues na Secretaria de Pós Graduação a distância do Instituto de Geociências, no horário de 09:00 às 17:00, ou via correios, no endereço a seguir:

Universidade Federal do Pará.

Instituto de Geociências/Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos - PPRH Secretaria de Pós-Graduação a Distância

Prof. Francisco de Assis Matos Abreu

Rua Augusto Corrêa, N º 1 - Bairro: Guamá CEP: 66 075 – 110 BELÉM - PA

6. SELEÇÃO:

A seleção dos candidatos será realizada pela Comissão de Seleção ao Curso ROCHAGEM E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS em processo contínuo, desde a abertura de inscrições e obedecerá aos seguintes critérios:

a) Documentação completa (de acordo com a relação no item V); Eliminatório

b) Avaliação do histórico escolar Eliminatório

(5)

Os itens (b), e (c) terão uma variação de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo que a nota mínima média em cada um deles não pode ser inferior a 5,0 (cinco) pontos.

6.1. SELEÇÃO PARA AMPLA CONCORRÊNCIA

O Processo de seleção para as vagas de ampla concorrência e o preenchimento destas será dinâmico e acontecerá pari passu à inscrição dos candidatos, à apresentação da respectiva documentação dos mesmos junto à Secretaria do Programa, ao processo de avaliação documental e a formalização da sua inscrição junto à FADESP, até o limite de 140 vagas, conforme a seguir:

a) Encerramento de inscrições: até às 23:59, do dia 10 de Março de 2019 ou em qualquer dia antes dessa data, se for completado o número de 140 vagas ofertadas;

b) Recebimento de documentação até 3 dias após a data de encerramento das inscrições. 6.2. SELEÇÃO PARA DEMANDA SOCIAL

A seleção para essa modalidade acontecerá conforme a seguir:

a) Recebimento de inscrições: até às 23:59, do dia 20 de Fevereiro de 2019 ou em qualquer dia antes dessa data, se for completado o número de 140 vagas ofertadas em ampla concorrência;

b) Recebimento de documentação até 3 dias após a data de encerramento das inscrições ao se completar o preenchimento das 140 vagas de ampla concorrência;

c) Divulgação das inscrições homologadas: até o dia 25 de fevereiro de 2019, no site do curso ou na Secretaria deste Programa.

6.3. CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO:

Estará automaticamente eliminado o(a) candidato(a) que:

a) Não alcançar nota mínima 5 (cinco) nas avaliações de histórico escolar e currículo; b) Não encaminhar a documentação completa.

7. MATRÍCULA

I) O Candidato receberá um Comunicado, via e-mail, da Coordenação do Curso acerca da sua inscrição;

II) Em sendo aprovada a inscrição o candidato estará apto a realizar a Matrícula, retornando ao portal da FADESP e realizando o pagamento complementar de R$ 400,00 (quatrocentos reais), o que juntamente com a Taxa de Inscrição corresponderá à 1ª das 18 (dezoito) parcelas do curso, até o dia 05 de Março de 2019.

(6)

III) Finalizada essa operação o então aluno do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ROCHAGEM E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS, receberá o seu login e a senha de acesso à página exclusiva do curso, na Plataforma Moodle.

OBSERVAÇÕES:

a) A secretaria do curso não faz reserva de vagas e o preenchimento das mesmas acontece por ordem de matrícula, até o limite de 140 vagas para ampla concorrência e de 60 vagas para a demanda social;

b) A Taxa de Inscrição deve ser paga por todos os candidatos, de ampla concorrência e de demanda Social;

c) A lista de candidatos contemplados em demanda social será encaminhada à FADESP para que seja concedida a isenção das 17 (dezessete) parcelas restantes do curso.

8. RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO E INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS:

O resultado da seleção de cada candidatura será definido e documentado por meio de parecer escrito e assinado pelos membros da Comissão de Seleção, manifestando-se favorável ou desfavoravelmente à candidatura. Esse resultado será comunicado pela Secretaria do Programa, diretamente ao candidato.

8.1. Homologação dos Resultados do Processo Seletivo

O Colegiado do Programa divulgará, após reunião especifica, o resultado final do processo seletivo e a lista de todos os candidatos aptos a iniciarem as atividades didático-pedagógicas do curso de Especialização CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ROCHAGEM E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS.

8.2. Revisão de Resultados:

A revisão de qualquer resultado desse certame deverá ser solicitada formalmente ao Colegiado do Programa, acompanhada de justificativa plausível, no prazo máximo de 24 horas após divulgação de seu resultado específico. Após este prazo, o (a) candidato (a) perderá o direito de contestar os resultados que foram divulgados.

8.3. Casos omissos:

Os casos omissos que venham a acontecer durante esse certame serão apreciados e julgados em primeiro nível recursal, pelo Colegiado do Curso.

9. FINANCIAMENTO E MATRÍCULA NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO:

O Curso de Especialização EM ROCHAGEM E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS é autofinanciado e o investimento será de R$ 9.000,00 (nove mil reais) por vaga, a ser pago em até 18 (dezoito) parcelas de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada uma delas, sendo a primeira delas dividida em duas partes:

(7)

a) R$100,00 no ato de inscrição para todos os candidatos;

b) R$ 400,00, no ato da matricula para os candidatos de ampla concorrência.

Os candidatos enquadrados em ampla concorrência e que forem aprovados deverão realizar a contrapartida financeira relativa ao investimento acima mencionado, com base em Termo de Compromisso Financeiro a ser assinado entre a pessoa física e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP.

Pessoas Jurídicas podem também suportar os investimentos para candidatos aprovados no processo seletivo, em acordos financeiros também estabelecidos com a FADESP.

OBS: Para pagamento a vista do valor total do curso o aluno tem um desconto de 20%.

10. BOLSAS DE ESTUDO:

Os candidatos aprovados em demanda social receberão bolsas de estudo, configurada em não pagamento de matrícula, assim como das demais mensalidades do custeio do Curso DE ESPECIALIZAÇÃO ROCHAGEM E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS Para isso, o candidato deverá indicar, no ato de sua inscrição que pretende disputar uma das bolsas ofertadas como demanda social pela coordenação do Programa.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

11.1. A inscrição implicará na aceitação das normas para o processo seletivo constantes neste Edital.

11.2. Os casos omissos não esgotados, conforme o item 7.3 serão resolvidos pelo Colegiado do Programa Lato Sensu.

12. DATAS IMPORTANTES:

CRONOGRAMA

Inscrição 23/Janeiro/2019 à 10/Março/2019

Solicitação para a demanda social 23 /Janeiro/2019 à 20/Fevereiro/2019

Resultado (demanda social)

25 de Fevereiro e 2019

Confirmação de matrícula Até o dia 10 de Março de 2019

Inicio das aulas virtuais

11 de Março de 2019- Plataforma Moodle

13. ENDEREÇOS E CONTATOS:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS COORDENAÇÃO DE CURSOS LATO SENSU

(8)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ROCHAGEM E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS.

Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará

Rua Augusto Corrêa No 1, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto Bairro Guamá / Caixa Postal 8608

CEP 66075-110 – Belém, Pará, Brasil.

Telefone/fax: (55) (91) 3201-7619/ 3201-8185 E-mail: eadig.ufpa@gmail.com

Site: www.aedi.ufpa.br/pegeo Belém,23 de Janeiro de 2019.

Prof. Dr. Francisco de Assis Matos de Abreu Coordenador dos Cursos Lato Sensu

CCLS/PPRH/IG/UFPA

Anexo do Edital

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DA CONDIÇÃO DE CARÊNCIA

SOCIOECONÔMICA PARA SELEÇÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ROCHAGEM E REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS

O candidato deverá apresentar, para comprovação da condição de carência socioeconômica e de renda de todas as pessoas que integram o seu grupo familiar, bem como a situação de moradia, entre outras etc.

Obs. Quem pode compor o grupo familiar: ascendentes e descendentes diretos, irmãos e cônjuge

do responsável financeiro.

1. PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA do candidato deverá ser encaminhada a seguinte documentação:

a) Para os trabalhadores do mercado formal celetistas: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada (páginas referentes identificação, qualificação civil, alteração salarial, último contrato de trabalho e anotações gerais) e dos contracheques dos três últimos meses, extrato bancário dos últimos três meses;

b) Para servidores públicos civis e militares: contracheques dos três últimos meses; extrato bancário dos últimos três meses;

(9)

c) Para os trabalhadores do mercado informal e autônomos (incluindo-se os profissionais

liberais): O numero do CADúnico, a cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social

atualizada (páginas referentes a identificação, qualificação civil, alteração salarial, último contrato de trabalho, com a página seguinte em branco, e anotações gerais),declaração de próprio punho, individualizada, informando a atividade desempenhada e o valor bruto mensal auferido, datada e assinada pelo trabalhador e por duas testemunhas maiores de 18 anos não pertencentes à família, com fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas; para os trabalhadores autônomos, além desses documentos, anexar também fotocópia da Guia de Contribuição para o INSS (GPS) atualizada; extrato bancário dos últimos três meses;

d) Para os proprietários ou pessoas com participação em cotas de empresas ou

microempresas: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada (páginas

referentes a identificação, qualificação civil, alteração salarial, último contrato de trabalho, com a página seguinte em branco, e anotações gerais), declaração contábil de retirada de pró-labore dos três últimos meses e fotocópia de todas as páginas da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (DIRPJ), referente ao ano base 2017, entregue em 2018 à Receita Federal, e do respectivo recibo de entrega; se for o caso, fotocópia de todas as páginas da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), referente ao ano base 2017, entregue em 2018 à Receita Federal, e do respectivo recibo de entrega; extrato bancário dos últimos três meses;

e) Para os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio doença ou de outros

benefícios do INSS: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada (páginas

referentes a identificação, qualificação civil, alteração salarial, último contrato de trabalho com a página seguinte em branco, e anotações gerais), do cartão referente ao benefício recebido e do comprovante de rendimentos fornecido por esse órgão; no lugar do comprovante de rendimentos, também poderá ser apresentado o detalhamento de crédito atualizado obtido no endereço www.previdenciasocial.gov.br

f) ou, ainda, extrato bancário atualizado e identificado. Não será considerado como comprovante de renda o extrato bancário constando apenas a informação do valor de saque do benefício; g) Para os aposentados e pensionistas da administração pública (municipal estadual ou

federal): cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada (páginas referentes a

identificação, qualificação civil, alteração salarial, último contrato de trabalho com a página seguinte em branco, e anotações gerais) e dos contracheques dos três últimos meses;

h) Para os desempregados: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada (páginas referentes a identificação, qualificação civil, alteração salarial, último contrato de trabalho, com a página seguinte em branco, e anotações gerais); em situação de desemprego

(10)

recente, apresentar também a fotocópia da rescisão de contrato ou da comunicação de dispensa e, se for o caso, fotocópia do comprovante de recebimento de seguro-desemprego; i) Para aqueles que nunca trabalharam (incluindo-se donas de casa e estudantes maiores de

18 anos): cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (páginas referentes a identificação, qualificação civil, contrato de trabalho, mesmo em branco, e anotações gerais); para as donas de Casa, declaração que exerce atividades do Lar.

j) Para o caso de a família possuir bens que estejam alugados a terceiros: cópia dos recibos de aluguel dos três últimos meses ou de outro documento que comprove esta situação;

k) Para os casos de recebimento de pensão alimentícia: cópia de contracheque ou de outro documento que comprove o valor da pensão alimentícia dos três últimos meses; na falta destes, declaração de próprio punho contendo o valor bruto mensal recebido, datada e assinada pelo provedor da pensão e por duas testemunhas maiores de 18 anos e não pertencentes à família, com fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de Inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas.

2. PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MORADIA do candidato, deverá ser encaminhada a seguinte documentação:

a) Imóvel próprio: cópia da escritura ou promessa de compra e venda do imóvel; caso o documento não esteja em nome de algum membro do grupo familiar, encaminhar, também, declaração de próprio punho explicando os motivos deste fato, datada e assinada pelo declarante e por duas testemunhas maiores de 18 anos e não pertencentes à família, com fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas;

b) Imóvel próprio em financiamento: cópia do comprovante do financiamento atualizado; caso o documento não esteja em nome de algum membro do grupo familiar, encaminhar, também, declaração de próprio punho explicando os motivos deste fato, datada e assinada pelo declarante e por duas testemunhas maiores de 18 anos e não pertencentes à família, com fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas;

c) Imóvel alugado: cópia do recibo do aluguel dos três últimos meses; caso o documento não esteja em nome de algum membro do grupo familiar, encaminhar, também, declaração de próprio punho explicando os motivos deste fato, datada e assinada pelo declarante e por duas testemunhas maiores de 18 anos e não pertencentes à família, com fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas;

d) Imóvel cedido: declaração de próprio punho, explicando tal situação, datada e assinada pelo cedente e por duas testemunhas maiores de18 anos e não pertencentes à família, com

(11)

fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas;

e) Imóvel de posse ou ocupação: declaração da Associação de Moradores; na falta desta, declaração de próprio punho, explicando tal situação, datada e assinada pelo declarante e por duas testemunhas maiores de 18 anos e não pertencentes à família, com fotocópia da carteira de Identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas;

f) Residência em hotel, pensão, alojamento ou afins: cópia dos recibos de pagamento dos três últimos meses; na falta destes, declaração de próprio punho contendo o valor do aluguel, datada e assinada pelo proprietário do estabelecimento e por duas testemunhas maiores de 18 anos e não pertencentes à família, com fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas;

g) Residência no local de trabalho: declaração de próprio punho, conforme modelo disponível no endereço empregador, explicando tal situação, e por duas testemunhas maiores de 18 anos e não pertencentes à família, com fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de Inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas;

h) outra situação de moradia: declaração de próprio punho explicando a situação, datada e assinada pelo declarante e por duas testemunhas maiores de 18 anos e não pertencentes à família, com fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas. 3. Para comprovação de outras SITUAÇÕES DIVERSAS:

a) O candidato que resida com outros familiares, mas que dependa economicamente de sua família de origem: deverá apresentar a documentação indicada nos itens 2, tanto de sua família

de origem quanto das pessoas com quem reside.

b) Para os casos de falecimento de um dos pais, de ambos ou do cônjuge: o candidato deverá encaminhar a fotocópia da respectiva certidão de óbito.

Toda essa documentação deverá ser entregue na Secretaria de Pós Graduação a Distancia, as solicitações serão avaliadas pela a coordenação do curso e decididas em reunião do colegiado. Os resultados serão publicados através do site do curso (www.aedi.ufpa.br/pegeo).

Referências

Documentos relacionados

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Map of ecological similarity derived from PCA analysis among demersal fish populations from Cape Verde Islands showing pattern of ecological variability, driven by a physical

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

477 da CLT, desde que pré-avisado pela empresa, por escrito, com no mínimo 05 (cinco) dias de antecedência. CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - PREFERÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS.

Em estudos clínicos com indicações, incluindo rinite alérgica e urticária idiopática crônica, na dose recomendada de 5 mg diários, 3% a mais dos pacientes tratados

Para emitir crachá clique como botão direito da imagem sobre a tela que você quer gerar crachá depois vá para a opção “Salvar imagem”. Aparecendo a tela para salvar imagem