• Nenhum resultado encontrado

Quinta das Lavandas, espaço único 100% biológico em pleno Parque Natural da Ser...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quinta das Lavandas, espaço único 100% biológico em pleno Parque Natural da Ser..."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Quinta das Lavandas, espaço único 100% biológico em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede

Sábado, 11 de Abril de 2015

Categorias: Featured, Jardins & Parques, Os Artigos

Tags: Castelo de Vide, lavanda, Quinta das Lavandas

Comentários: sem comentários | Partilhar!

Texto: Luisa Mendes Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

O que leva um casal de economistas, já avós, a dedicar­se de corpo e alma a um projeto desta natureza, foi o que fomos apurar à Quinta das Lavandas. Na altura em plena floração, e situando­se a escassos quatro quilómetros de Castelo de Vide.

De acordo com o testemunho de Teresa Tomé, proprietária da Quinta das Lavandas com quem conversámos, este espaço é fruto da investigação dos seus proprietários sobre as propriedades desta plantas e das diferentes espécies existentes. Apesar do gosto que sempre tiveram pelas plantas e jardins em geral, sobre a lavanda praticamente nada conheciam, quando decidiram adquirir esta propriedade há sete anos.

(2)

A vontade de criar um projeto agrícola era forte e o casal Teresa Tomé e Estevão Moura são autodidatas em todo este processo. Depois de alguma ponderação e descarte de algumas ideias iniciais ao longo dos primeiros dois anos sobre o que fazer com a propriedade de 20 hectares, foi durante umas férias no Algarve que de algumas pesquisas feitas por Estevão Moura surge a Lavanda.

E assim a ideia de criar um projeto integrado e sustentável que tivesse como base a plantação de lavanda foi o que deu o impulso a tudo o que aqui vemos atualmente e que é também fruto de muito trabalho e profunda dedicação.

Há quatro anos decidiram plantar o primeiro campo experimental. Depois de algumas correções feitas ao solo com a introdução do calcário, dado que a planta é rústica, gosta de sol, mas pouca água e pouca acidez no terreno, foi feita a plantação de 1000 plantas e posteriormente montado sistema de rega gota a gota. Com os talhões devidamente alinhados cobertos com tela, que impede a proliferação de infestantes, os resultados foram bons o que permitiu avançar para a plantação em maior escala, numa área total de 5,9 Hectares.

Também a escolha da espécie foi ponderada, tendo em conta que existem 140 espécies de Lavanda em todos os continentes, á exceção da Antártida, é de facto uma planta universal e muito adaptável.

O conceito Quinta das Lavanda tem três vertentes, designadamente os Campos de Lavanda, a transformação da lavanda em produtos para venda e o turismo de habitação em espaço rural (este último a funcionar há um ano), usufruindo do que a terra dá nomeadamente na horta , no jardim das aromáticas, no olival, no pomar, na latada… e de forma indirecta o mel proveniente das colmeias.

A opção foi pela Lavanda angustifolia num espaço mais restrito e numa primeira fase, que é designada a “vraie” (verdadeira), esta é cada vez mais rara, destinada á extração de óleos essenciais para cosmética e perfumaria, são óleos eminentemente doces. A maior parte da plantação é de Lavandim grosso bleu, híbrido da angustifolia /latifolia e aliás os campos de lavanda na Provence são desta espécie cujos óleos são aplicados para os sabonetes, amaciadores e detergentes.

As plantas foram trazidas duma produção biológica na Provence.

Página 2 de 5

Quinta das Lavandas, espaço único 100% biológico em pleno Parque Natural da Ser...

(3)

O alambique existente no espaço é um importante ponto de interesse e foi construído de raiz para fazer a destilação dos óleos essenciais. Assistir á destilação é uma das atividades proposta aos hóspedes e visitantes. A técnica do arrasto de vapor, seguida no alambique é milenar. Os óleos e a água floral que daí resultam, de qualidade superior, são usados na produção na linha de cosmética LAVENDAE ™ (biológica) e na linha de sabonetes e outros produtos saídos da quinta. O alambique funciona durante os meses da floração e cerca de 90% da matéria verde vai para aqui.

Outros motivos de interesse num espaço que está disponível ao longo de todo o ano:

Passeios na Quinta nomeadamente nos afloramentos rochosos que em pontos mais elevados permitem usufruir de vistas priveligiadas da paisagem circundante; Observação de Pássaros; Observação das estrelas… a proximidade a Castelo de Vide e Marvão pontos de forte interesse na região; ainda, o facto deste espaço ser visitável mediante marcação.

A organização de workshops ligados ao artesanato com Lavanda, dos saquinhos de cheiro ás almofadas e ás rocas é outro aliciante e em breve estará disponível no site www.quintadaslavandas.pto calendário dos mesmos.

E muito mencionado por Teresa Tomé o pôr­do­sol na Quinta das Lavandas é um momento muito especial e belo que pudemos testemunhar, acresce ainda que a luz rasante sobre as flores dos campos de lavanda provoca um efeito deslumbrante.

Os planos para o futuro imediato são passar a fase de desenvolvimento do projeto e passar á fase de manutenção criando a sustentabilidade do mesmo, que nesta fase ainda requer algum investimento.

Quanto ao tursimo, a taxa de ocupação do espaço tem sido boa tendo em conta que abriu há um ano. Os estrangeiros marcam com bastante antecedência mas a ocupação ainda é maioritariamente de portugueses (60%). Curiosamente o mercado israelita tem sido forte dada a proximidade de Castelo de Vide e Belmonte.

(4)

Jardim das Alfazemas idealizado pelos proprietários

Pode observar a maior coleção de lavandas existente em Portugal. Na quinta estão plantadas mais de 40, desde plantas de climas frios, a climas tropicais. No jardim a floração começa em Março com as Lavadulas stoechas também chamadas de rosmaninho de cores variadas (brancas, rosas, vermelhas) e termina em Outubro, com as Lavandas angustifolias. No jardim pode observar lavandas da mais diversas cores (brancas, rosas, vermelhos, lilases, etc) e de diferentes formas, é um verdadeiro regalo para os sentidos e com uma interessante função pedagógica.

Jardim dos Sentidos com uma componente pedagógica para quem visita Aromáticas para utilização na casa

Tomilho, Salva, Lúcia Lima, Erva Príncipe, Acelga….

Página 4 de 5

Quinta das Lavandas, espaço único 100% biológico em pleno Parque Natural da Ser...

(5)

100% Biológica devidamente certificada pela Ecocert 20 Hectares área total da propriedade

5,9 Hectares plantação de lavandas 200 Oliveiras no Olival

150 Árvores de fruto no pomar 10 Hectares de afloramentos rochosos 16 Colmeias com mel lavanda (quase a 100%) 7 quartos disponíveis

Este espaço faz parte da rede Casas no Campo – Solares de Portugal Reservas e informações: CENTER

Tel: +351 258931750 e lavandas@casasnocampo.net www.casasnocampo.net

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Os dados de incidência foram obtidos do RCPB de Fortaleza a partir do sistema basepopWeb (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, 2010), sendo coletados: o número de casos novos

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Índices como os de riqueza de espécies e de diversidade tradicional, que são medidas de diversidade alfa, não são suficientes se o propósito for selecionar sítios