• Nenhum resultado encontrado

Perfil dos acidentes de trabalho com material biológico envolvendo a equipe de enfermagem: uma revisão bibliográfica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfil dos acidentes de trabalho com material biológico envolvendo a equipe de enfermagem: uma revisão bibliográfica"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Luciana Inaba Senyer Iida

Perfil dos acidentes de trabalho com material

biológico envolvendo a equipe de enfermagem:

uma revisão bibliográfica

FACULDADE MÉTODO DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)

MBA GESTÃO EM SAÚDE E CONTROLE DE INFECÇÃO

HOSPITALAR

São Paulo

2014

(2)

Luciana Inaba Senyer Iida

Perfil dos acidentes de trabalho com

material biológico envolvendo a equipe

de enfermagem: uma revisão

bibliográfica

São Paulo

2014

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado

à Faculdade Método de São Paulo, como

requisito parcial para obtenção do título de

especialista em controle de infecção.

Orientadora:

(3)

Iida, Luciana Inaba Senyer

I28p Perfil dos acidentes de trabalho com material biológico envolvendo a equipe de enfermagem: Uma revisão bibliográfica. [manuscrito] / Luciana Inaba Senyer Iida.

16f.,enc.

Orientador: Thalita Gomes do Carmo

Monografia: Faculdade Método de São Paulo

Bibliografia: f.14 - 15

1. Acidente de trabalho 2. Material biológico 3. Equipe de enfermagem 4. Enfermagem ocupacional I. Título

(4)

Resumo

Os acidentes ocupacionais ocasionados por materiais pérfuro-cortante entre os trabalhadores de enfermagem são frequentes, devido ao número elevado da manipulação com agulhas, e tais riscos representam prejuízos tanto para os trabalhadores quanto para a instituição. Objetivo: identificar o perfil dos acidentes de trabalho com material biológico envolvendo a equipe de enfermagem. Método: revisão bibliográfica nas bases de dados Pubmed e Lilacs. Pesquisa realizada em junho de 2014, com os descritores do DeCS e do MESH (occupational accident or working accidents and body fluids and team nursing or occupational nursing), em periódicos encontrados no período de 2004 a 2014, em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Resultados: foram encontrados 22 resumos e selecionados 12 para análise na íntegra. A prevalência de acidentes de trabalho com material biológico foi encontrada em três estudos que verificaram 53,1%, 29,4% e 19,8%, respectivamente. Auxiliares e técnicos de enfermagem do sexo feminino são os profissionais que mais se acidentam. O tipo de acidente mais frequente é o perfuro-cortante e os procedimentos identificados como mais frequentes foram: punção venosa, punção digitálica, administração de medicação endovenosa e intramuscular. As principais causas descritas foram: falta de atenção, agitação do paciente, sobrecarga de trabalho, descarte inadequado, falta do uso de equipamento de proteção individual, falta de uso de dispositivos de prevenção e reencape de agulha. Conclusão: a maioria dos acidentes ocorre com técnicos e auxiliares de enfermagem, do sexo feminino através de procedimentos com material pérfuro-cortante. Verifica-se a necessidade de treinamentos sobre a importância da precaução padrão e como utilizá-la para evitar acidentes ocupacionais além de intervenções relacionadas ao descarte adequado e a difusão da cultura da notificação dos acidentes de trabalho.

Palavras-chave: 1. acidente de trabalho. 2. material biológico. 3. equipe de enfermagem. 4. enfermagem ocupacional.

(5)

Abstract

Occupational accidents caused by cutting and piercing materials among nursing workers are frequent due to number of manipulation with needles, and these risks represent losses for both workers and the institution. Objective: to indentify the profile of accidents with biological material involving the nursing staff. Method: literature review in Pubmed and Lilacs. Survey conducted in June 2014, with the descriptors of DeCS and MESH (occupational accident or working accidents and body fluids and team nursing or occupational nursing), found in journals in the period 2004-2014, in Portuguese, English and Spanish. Results: 22 abstracts were found and 12 of them were selected for a full analysis. The prevalence of accidents with biological material was found in 3 studies that found 53.1%, 29.4% and 19.8%, respectively. Female nursing assistants and technicians are the most injured. The most frequent type of accidents is the perforating-cutting and procedures identified as the most frequent were: venipuncture, digitalis puncture, administration of intravenous and intramuscular medication. The main described causes were: inattention, restlessness of the patient, work overload, lack of attention, improper disposal, lack of use of personal protective equipment, lack of use of prevention and needle recapping devices. Conclusion: the most of accidents occurs with female nursing technicians and assistants through procedures with cutting and piercing material. There is a need for training on the importance of standard precautions and how to use it to prevent occupational accidents and interventions related with proper disposal and the dissemination of the culture of accidents at work as well.

Keywords: 1. occupational accidents. 2. body fluids. 3. team nursing. 4. occupational nurse.

(6)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 6

2 OBJETIVO ... 7

3 METODOLOGIA ... 7

4 RESULTADOS ... 8

4.1 Caracterização da pré-seleção dos estudos encontrados ... 9

4.2 Caracterização dos resultados dos estudos selecionados ... 11

5 DISCUSSÃO ... 12

6 CONCLUSÃO ... 14

7 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ... 14

(7)

1. INTRODUÇÃO

Os profissionais da saúde lidam com procedimentos que envolvem sangue e fluídos corpóreos. Os acidentes ocupacionais ocasionados por materiais perfurocortantes entre os trabalhadores de enfermagem são frequentes, devido ao número elevado da manipulação com agulhas e tais riscos representam prejuízos tanto para os trabalhadores, como para a instituição. (Marziale, 2004)

A exposição ocupacional por material biológico é entendida como possibilidade de contato com sangue e fluídos orgânicos no ambiente de trabalho e as formas de exposição incluem inoculação percutânea, por intermédio de agulhas ou objetos cortantes, e o contato direto com pele e/ou mucosa. (Gomes, 2007)

Dentre os vários tipos de acidentes, os perfurocortantes são não só os mais frequentes, como também os mais graves, por possibilitarem o desenvolvimento de doenças letais para os trabalhadores. (Felli, 2002)

Diante desta realidade, normas de biossegurança foram estabelecidas nas instituições. Tais normas foram aceitas por muitos trabalhadores, porém devido ao sentimento de vulnerabilidade de alguns, falhas na biossegurança podem ocorrer. (Vieira, 2008)

As culturas e crenças podem influenciar no crescimento de acidentes com perfurocortantes, gerando comportamentos como: reencape de agulhas contaminadas e realização de procedimentos sem o uso dos equipamentos de proteção individual quando em contato com sangue e outros fluídos corpóreos.

Não se deve salientar que as causas dos acidentes são meramente devido aos profissionais de enfermagem, mas ao processo de trabalho. É preciso considerar a correria/agitação do trabalho, falta de recipiente adequado para o desprezo de objetos perfurocortantes contaminados, falta e inadequação dos EPIs, sobrecarga de trabalho. (Gir 2004)

As propostas de educação em saúde para diminuir as práticas ocupacionais desprotegidas apresentam-se insuficientes para o controle dos acidentes com perfurocortantes. (Achkar 2004)

(8)

A adoção de medidas de higiene e segurança do trabalho eliminam ou minimizam os riscos ocupacionais. (Bulhões 2001) As medidas de prevenção deve se basear em conhecimentos como de higiene e biossegurança do trabalho, assim como, de educação, administração, engenharia e recursos legislativos. (Vieira 2008)

Dessa forma, o acidente de trabalho com material biológico constitui um assunto de relevância nacional e internacional devido aos prejuízos que acarretam aos trabalhadores da saúde, às instituições empregadoras e governamentais. (Gusmão, 2013)

Neste contexto, este estudo tem a finalidade de reconhecer o perfil dos acidentes de trabalho na equipe de enfermagem para possibilitar o desenvolvimento de estratégias de prevenção efetivas.

2. OBJETIVO

Identificar o perfil dos acidentes de trabalho com material biológico envolvendo a equipe de enfermagem, por meio de revisão bibliográfica.

3. METODOLOGIA

Tratou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica em base de dados disponíveis on-line. Esta pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicas: Pubmed e Lilacs.

A revisão bibliográfica da literatura científica depende da localização de estudos que atendam o objetivo da pesquisa. Houve a necessidade, portanto, da utilização de descritores controlados indexados, ou seja, de vocábulos ou terminologias que são padronizadas nas bases de dados eletrônicas, como MESH e o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) nas bases Pubmed e BIREME, respectivamente. Para esta pesquisa houve a combinação dos descritores escolhidos e os conectores booleanos AND e OR como a estratégia de busca aplicada nas bases de dados, foram considerados todos os descritores selecionados para a busca em todas as bases sendo:

 Pubmed: occupational accident or working acidentes and body fluids and team

(9)

 Lilacs: acidente ocupacional or acidente de trabalho and líquidos corporais and equipe de enfermagem or enfermagem ocupacional.

A pesquisa foi realizada em junho de 2014, em periódicos, por meio da consulta de bases de dados eletrônicas e artigos na íntegra.

Os critérios de elegibilidade (pré-seleção) foram os artigos encontrados nas bases de dados de 2004 á 2014 em língua portuguesa, inglesa e espanhola.

Todos os estudos obtidos a partir dos descritores selecionados na estratégia de busca foram avaliados pelos títulos e resumos. O critério de seleção foram textos que tratassem de acidentes de trabalho com material biológico na equipe de enfermagem.

Após a leitura dos resumos dos estudos foram pré-selecionados, e seus dados preliminares foram extraídos por meio de leitura prévia para análise de conteúdo para a fase de selecionados.

Os estudos selecionados foram analisados pelo resumo e na íntegra, e seus dados foram extraídos a partir de um formulário previamente elaborado (Apêndice 1), contendo título, ano de publicação, periódico, país de origem, autor, objetivo, resultados e conclusão.

A análise dos dados foi feita em três etapas: seleção dos estudos, caracterização dos estudos que foram inclusos e avaliação dos estudos para achados científicos que respondam o objetivo de pesquisa. Os estudos foram apresentados por estatística descritiva.

4. RESULTADOS

Os estudos foram enumerados (E1, E2, E3, E4, E5, E6, E7, E8, E9, E10, E11, E12) para melhor citação no texto, realizada a tradução para a língua portuguesa, em seguida foi extraído aspectos relevantes dos estudos e apresentados de forma descritiva.

(10)

4.1 Caracterização da pré-seleção dos estudos encontrados

Nas fontes de bases eletrônicas, a partir da definição dos descritores, foram encontrados 18 estudos na Pubmed e quatro na Lilacs, totalizando 22 publicações com estes descritores, com refinamento dos critérios de inclusão e tópicos.

Na base de dados Pubmed, foram pré-selecionados 12 resumos e na base de dados da Lilacs foram pré-selecionados três resumos.

Após a leitura dos resumos da pré-seleção, foram selecionados nove estudos da base de dados Pubmed e três na base de dados Lilacs. Totalizando 12 estudos incluídos na busca bibliográfica. Após seleção, foi realizado a busca dos artigos na íntegra para análise do objetivo proposto. A seleção final está apresentada no Quadro 1.

Alguns estudos foram encontrados tanto na base de dados Pubmed quanto na Lilacs. Os estudos repetidos foram considerados como da base de dados da Pubmed.

Quadro 1. Distribuição dos estudos selecionados e inclusos na revisão bibliográfica. São Paulo, 2014.

(11)

Nº Título Autor(es) Periódico País Ano

E01 Acidente de trabalho com material biológico Gusmão GS; Oliveira AC; et al Cogitare Enf Brasil 2013

E02 Análise dos acidentes ocupacionais com material biológico

entre profissionais de atendimento pré-hospitalar Oliveira AC; Paiva MHRS Rev Lat Am Enf Brasil 2013

E03 Influência organizacional na ocorrência de acidentes de

trabalho com exposição a material biológico Marziale MHP; Rocha FLR; et al Rev Lat Am Enf Brasil 2013

E04 Acidentes com material biológico em trabalhadores de

enfermagem em Palmas Machado MRM; Machado FA Rev Bras Saúde Ocup Brasil 2011

E05 Análise dos acidentes com material biológico em

trabalhadores da saúde Vieira M; Padilha MI; et al Rev Lat Am Enf Brasil 2011

E06 Fatores determinantes e condutas pré-acidente com material

biológico entre profissionais de atendimento pré-hospitalar Paiva MHRS; Oliveira AC Reben Brasil 2011

E07 Avaliação da exposição ocupacional a material biológico em

serviços de saúde Valim MD; Marziale MHP Texto Contexto de Enf Brasil 2011

E08 Acidente com material biológico no trabalhador de

enfermagem em hospital de ensino Dalarosa MG; Lautert L Rev Gaúcha de Enf Brasil 2009

E09

Estudo sobre acidente de trabalho com exposição dos líquidos corporais humanos em trabalhadores da saúde de

um hospital universitário

Balsamo AC; Felli VEA Rev Lat Am Enf Brasil 2006

E10

Exposições ocupacionais a fluídos corporais e comportamentos em relação a sua prevenção e pós-exposição entre estudantes de medicina e enfermagem de

universidade pública

Borges FRFS; Ribeiro LA; et al Rev Inst Med Trop Brasil 2014

E11 Needlestick and other potential blood and fluid exposures

among health care workers in British Columbia, Canada Alamgir H; Cvitkovich Y; et al Am J infect Control Canada 2008

E12 Acidentes de trabalho com material biológico em hospital

(12)

4.2 Caracterização dos resultados dos estudos selecionados

Com relação ao ano de publicação foram inclusos um estudo de 2006, dois de 2008, um de 2009, quatro de 2011, três de 2013 e um de 2014.

Com relação aos periódicos foram incluídos quatro artigos da Revista Latino Americana de Enfermagem, uma da Cogitare Enfermagem, uma da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, uma da Reben, uma da Texto e Contexto de Enfermagem, uma da Revista Gaúcha de Enfermagem, uma da Revista do Instituto de Medicina Tropical, uma da Revista Eletrônica de Enfermagem e uma da American Journal Infection Control.

O país de maior publicação foi o Brasil com 11 estudos, seguido do Canada com um estudo.

Quanto aos objetivos, sete estudos tiveram mais do que um, sendo variados nos seguintes aspectos:

 Um estudo avaliou a influência da cultura organizacional nos acidentes de trabalho;  Um estudo verificou a subnotificação dos acidentes de trabalho;

 Um estudo verificou o perfil dos trabalhadores que se acidentaram;

 Um estudo analisou a associação entre o estresse ocupacional, o cronotipo e o turno de trabalho;

 Três estudos verificaram a prevalência de acidentes com material biológico;  Três estudos verificaram condutas pós-acidente de trabalho;

 Oito estudos analisaram e caracterizaram os acidentes de trabalho.

Esta revisão de literatura foi direcionada à análise dos acidentes de trabalho com material biológico e ao perfil dos trabalhadores de enfermagem acidentados.

Dois estudos abordaram acidentes relacionados ao atendimento pré-hospitalar e um sobre acidentes com alunos de medicina e de enfermagem.

Os estudos E1, E2 e E6, levantaram a prevalência de acidentes de trabalho com material biológico e verificaram 53,1%, 29,4% e 19,8%, respectivamente.

(13)

Os estudos avaliados demonstraram que os auxiliares e técnicos de enfermagem são os profissionais que mais se acidentam. Esta informação foi mostrada em 100% dos estudos selecionados.

O sexo feminino foi predominante em 91,7% dos estudos. O estudo E6 que analisou acidentes de trabalho em ambiente pré-hospitalar, encontrou predominância do sexo masculino.

Com relação ao tipo de acidente ocupacional com material biológico, o perfurocortante foi o predominante em 100% dos estudos selecionados. E os procedimentos identificados como mais frequentes foram, segundo os estudos E2, E5, E7 e E12: punção venosa, punção digitálica, administração de medicação endovenosa e intramuscular.

As principais causas descritas foram: falta de atenção, agitação do paciente, sobrecarga de trabalho, falta de atenção, descarte inadequado, falta do uso de equipamento de proteção individual, falta de uso de dispositivos de prevenção e reencape de agulha (E1, E7, E10).

Outros aspectos foram descritos nos estudos como: a presença de subnotificação dos acidentes de trabalho (E1, E2, E4), necessidade de treinamentos (E1, E4, E10, E12) e falta de equipamento de proteção individual (E1, E7, E10, E12).

5. DISCUSSÃO

Nesta revisão bibliográfica foi encontrado prevalência de acidentes ocupacionais com material biológico de 19,8 a 53,1%. (Gusmão; Oliveira; Paiva, 2013, 2013, 2011)

A prevalência de acidentes de trabalho com material biológico é alta, principalmente na equipe de enfermagem, pois esta categoria profissional tem maior contato com os pacientes, aumentando o risco de acidentes envolvendo material biológico. (Paiva, 2011)

(14)

A maioria dos estudos (91,7%) apontaram que os acidentes com material biológico são mais frequentes em auxiliares e técnicos de enfermagem do sexo feminino.

Estudo realizado em um hospital escola mostrou que as mulheres acidentam-se duas vezes mais do que os homens e ressalta que este fato deve ser melhor analisado. (Balsamo, 2006) A mulher, de maneira geral, insere-se no mercado de trabalho como forma de contribuir para o aumento da renda familiar, submetendo-se a dupla ou tripla jornada de trabalho, o que propicia desgaste físico e emocional, expondo-a ao maior risco de acidentes. (Balsamo, 2006)

Os técnicos e auxiliares de enfermagem estão mais expostos aos acidentes com material biológico, pois permanecem a maior parte do tempo na assistência direta aos pacientes e executam vários procedimentos invasivos, sendo os materiais perfurocortantes um dos principais instrumentos de trabalho na prática diária. (Balsamo, 2006) Esta afirmação vai de encontro com Paiva, 2011, citado acima.

O acidente com material perfurocortante foi encontrado nos estudos como o tipo de acidente mais frequente. Segundo Balsamo (2006), o escalpe e a agulha de injeção são os objetos responsáveis por 35% dos casos, representando 70% do total dos acidentes.

Percebe-se que mesmo com dispositivos de segurança e novas tecnologias disponíveis no mercado, os acidentes com perfurocortantes continuam acontecendo. Uso equivocado das precauções padrão, descarte inadequado e reencape de agulhas foram citados em vários estudos.

Uma das possíveis causas do uso inadequado da precaução padrão é o desconhecimento e a percepção equivocada dos profissionais do risco de exposição associado aos procedimentos em que existe a probabilidade de contato com sangue. Diante disto, vários estudos apontam a necessidade de treinamentos sobre precaução padrão e difusão da cultura da notificação dos acidentes de trabalho.

Além da implantação e do cumprimento das medidas de precaução padrão para prevenir o contato dos profissionais da saúde com material biológico, o Ministério da Saúde (MS) enfatiza outras intervenções como modificações nas práticas de trabalho, visando a implementação de uma política de revisão de procedimentos e

(15)

de atividades realizadas pelos profissionais de saúde, ações de educação continuada e a utilização de métodos alternativos de tecnologia em dispositivos e materiais médico-hospitalares. (MS, 2006)

6. CONCLUSÃO

A revisão da literatura realizada nas bases de dados Medline e Lilacs com o objetivo de identificar o perfil dos acidentes de trabalho com material biológico envolvendo a equipe de enfermagem mostrou que a maioria dos acidentes ocorre com técnicos e auxiliares de enfermagem, do sexo feminino através de procedimentos com material perfurocortante devido à principalmente descarte inadequado, reencape de agulhas e não aderência ao equipamento de proteção individual.

Com esta revisão pode-se perceber que apesar da tecnologia, com dispositivos de segurança disponíveis no mercado e uma norma regulamentadora (NR 32) exigindo o uso de dispositivos de segurança para os trabalhadores, o perfil dos acidentes ocupacionais na equipe de enfermagem não mudou e a ocorrência de acidentes com material perfurocortante ainda é muito frequente. Este dado nos mostra que são necessários treinamentos sobre a importância da precaução padrão e como utilizá-la para evitar acidentes ocupacionais além de intervenções relacionadas ao descarte adequado e a difusão da cultura da notificação dos acidentes de trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Achkar, S. Aconselhamento e prevenção: alcances e limites. In: Szapiro AM, organizadora. Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): integrando prevenção e assistência. Brasília: Ministério da Saúde, p. 26-37, 2004.

Alamgir, H, Cvitkovich, Y, Astrakianakis, G, et al. Needlestick and other potential blood and body fluid exposures among health care workers in British Columbia, Canada. Am J Infect Control, Vancouver, v. 36, p. 12-21, 2008.

Balsamo, A. C, Felli, V. E. A. Estudo sobre os acidentes de trabalho comexposição aos líquidos corporais humanos em trabalhadores da saúde de um hospital universitário. Rev Lat Am Enf, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 346-353, maio-junho. 2013.

(16)

Borges, F. R. F. S, Ribeiro, L. A, Oliveira, L. C. M. Exposições ocupacionais à fluidos corporais e comportamentos em relação à sua prevenção e pós exposição entre estudantes de medicina e de enfermagem de universidade pública brasileira. Rev Inst Med Trop, São Paulo, v. 56, n. 2, p. 157-163, 2014.

Dalarosa, M. G, Lautert L. Acidente com material biológico no trabalhador de enfermagem em um hospital de ensino: estudo caso-controle. Rev Gaúcha Enf, Porto Alegre, v.30 , n. 1, p. 19-26, 2009.

Felli, V. E. A, Sarquis, L. M. M. Acidentes de trabalho com instrumentos perfurocortantes entre trabalhadores de enfermagem. Rer Esc Enf USP, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 222-230, 2002.

Galon, T, Robazzi, M. L. C. C, Marziale, M. H. P. acidentes de trabalho com material biológico em hospital universitário de São Paulo. Rev Eletr Enf, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 673-685, 2008.

Gir, E, Takahashi, R. F, Oliveira, M. A. C. Biossegurança em DST/AIDS: condicionantes da adesão do trabalhador de enfermagem às precauções. Rev Esc Enferm US, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 245-253, 2004.

Gomes, G. P, Pinho, D. L. M, Rodrigues, C. M. Perfil dos acidentes de trabalho no hospital universitário de Brasília. Rev Brasileira Enf, Brasília, v. 60, n. 3, p. 291-294, 2007.

Gusmão, S. G, Oliveira, A. C, Gama, C. S. Acidente de trabalho com material biológico: análise da ocorrência e do registro. Cogitare Enferm, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 558-564, jul/set. 2013.

Machado, M. R. M, Machado, F. A. Acidentes com material biológico em trabalhadores de enfermagem do Hospital Geral de Palmas, Rev Bras Saúde Ocup, São Paulo, v. 36, n. 124, p. 274-281, 2011.

(17)

Marziale, M. H. P, Rocha, F. L. R, Robazzi, M. L. C. C, et al. Influência organizacional na ocorrência de acidentes de trabalho com exposição a material biológico. Rev Lat Am Enf, São Paulo, v. 21, n. spec, jan-fev. 2013.

Marziale, M. H. P, Nichimura, K. Y. N, Ferreira, M. M. Riscos de contaminação ocasionados por acidentes de trabalho com material perfurocortante entre trabalhadores de enfermagem. Rev Lat Am Enferm, Ribeirão Preto, v. 12, n. 1, p. 36-42, 2004.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas. Exposição a materiais biológicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Oliveira, A. C, Paiva, M. H. R. S. Análise dos acidentes ocupacionais com material biológico entre profissionais em serviços de atendimento pré-hospitalar. Rev Lat Am Enf, São Paulo, v. 21, n. 1, jan-fev. 2013.

Paiva, M. H. R. S, Oliveira, A. C. Fatores determinantes e condutas pós-acidente com material biológico entre profissionais do atendimento pré-hospitalar. Rev Brasileira Enf, Brasília, v.64 , n. 2, p. 268-273, 2011

Vieira, M, Padilha, M. I, Pinheiro, R. D. C. Análise dos acidentes com material biológico em trabalhadores da saúde. Rev Lat Am Enf, São Paulo, v. 19, n. 2, março-abril. 2011.

Valim, M. D. V, Marziale, M. H. P. Avaliação da exposição ocupacional a material biológico em serviços de saúde. Texto Contexto Enf, Florianópolis, v. 20, n. esp, p. 138-146, 2011.

Vieira, M, Padilha, M. I. C. S. P. O HIV e o trabalhador de enfermagem frente ao acidente com material perfurocortante. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 804-810, 2008.

(18)

APÊNDICE

Apêndice 1. Instrumento de coleta de dados para revisão bibliográfica dos estudos selecionados. São Paulo, 2014.

Apêndice 1 Nº do estudo: Base de dados: Incluído ( ) Excluído ( ) Título Ano Periódico País Autor (es) Objetivo Resultados Conclusão

Referências

Documentos relacionados

Como as indústrias madeireiras utilizam vapor no processo de secagem da madeira serrada através da queima do resíduo em caldeiras sugere-se então inserir uma nova

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

H´a dois tipos de distribui¸co˜es de probabilidades que s˜ao as distribui¸c˜oes discretas que descrevem quantidades aleat´orias e podem assumir valores e os valores s˜ao finitos, e

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Considerado como a fábula clássica, a versão de Esopo de “A Raposa e as Uvas”, narra a história da Raposa que deseja alcançar alguns cachos de Uvas escuras, que lhe

O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um protótipo de uma armadura fisioterapêutica para membros inferiores em tamanho reduzido, destinada à recuperação de

Estamos realmente com sobrecarga de funções – pressão autoimposta, diga-se –, o que faz com que percamos nossa conexão com a feminilidade: para ser mulher não basta