• Nenhum resultado encontrado

Soluções de pressurização APEX, SILAS, APC e SPC e aplicações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Soluções de pressurização APEX, SILAS, APC e SPC e aplicações"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Sistemas Ex p

Soluções de pressurização

APEX, SILAS, APC e SPC e aplicações

(2)

BARTEC Brochura Ex p Edição 2012 Impressa na República Federal da Alemanha Reserva

Reservamo-nos o direito de realizar modificações técnicas. As modificações, enganos e erros tipográficos não justificam o pagamento de indemnizações. Respetar as normas e prescrições apropriadas em relação aos componentes e sistemas de segurança, assim como as instruções de utilização e montagem correspondentes.

(3)

Índice

Pressurização, introdução

2 - 3

Dispositivo de controle APEX para a Zona 1

4 - 5

Dispositivo de controle SILAS para a Zona 2 e Zona 22

6 - 7

MPC Motor Purge Control System

8 - 9

Exemplos de aplicação Ex p

PC e monitor

10

HMI - Human Machine Interfaces

11

Impressora 12

Unidades de controle e ligações

13

(4)

.

Ex p

Existe uma necessidade crescente de criar funcionalidades de automatização nos processos das áreas da química, área farmacêutica, petróleo e gás. São usadas soluções flexíveis, seguras e de fácil manutenção para a medição, controle, regulação e visualização, sobretudo nas áreas de risco de explosão.

Os equipamentos de controle e comutação, motores, accionamentos e bombas, anúncios grandes ou monitores industriais devem ser equipados para aplicação de forma cómoda, segura e fácil.

A pressurização Ex p é a solução ideal para muitas aplicações. Esta tecnologia oferece a possibilidade de reajustar os dispositivos standard da área Ex para as Zonas 1, 2 e 22, de forma altamente flexível e económica.

Pressurização Ex p

Princípio de pressurização

É produzida uma pressurização num compartimento fechado de equipamentos eléctricos. A pres-surização no interior do compartimento faz com que não possam entrar gases explosivos de fora para o compartimento. Deste modo é criada uma área segura no interior do compartimento, no qual podem ser montados e accionados aparelhos eléctricos não protegidos contra explosões de forma segura. Quaisquer fugas presentes no compartimento serão compensadas com o acompanhamento do gás de purga.

Tipos de protecção de ignição

A protecção de ignição «Pressurização» é subdividida em três tipos de protecção de ignição: px, py e pz. A atmosfera explosiva predominante estabelece um nível de protecção de aparelhos correspondente (Gb [Zona 1], Gc [Zona 2] ou Dc [Zona 22]). Assim é efectuada a escolha do tipo de protecção de ignição. Ex px No interior do compartimento pressurizado podem ser montados componentes não Ex.

Ex py No interior do compartimento pressurizado apenas podem ser montados componentes que tenham sido testados pelo menos para a zona 2.

(5)

.

Gost-R Logo

Somos especialistas em sistemas de pressurização. Com o sistema Ex p, a BARTEC oferece uma solução Ex inovadora para o controle e automatização de aparelhos, máquinas e equipamentos nas Zonas 1, 2 e 22, de forma cómoda e económica.

Nos compartimentos são montados dispositivos de controle e comutação protegidos não Ex, de acordo com a aplicação, bem como sistemas de automatização completos. Com base no controle de pressurização APEX 2003, modulado e com certificação ATEX, surgem soluções Ex modernas e prontas a funcionar – homologadas e certificadas de acordo com a directiva 94/9/CE.

Os especialistas da BARTEC possuem uma longa experiência em aplicações nas áreas de risco de explosão, bem como na concepção de soluções de sistema completas para a automatização.

Este know-how está na base do desenvolvimento de soluções de engenharia seguras e eficazes, desde a preparação e aquisição até à colocação em funcionamento e homologação.

As grandes

vantagens da pressurização

Solução de acordo com as especificações do cliente De acordo com o compartimento com equipamentos eléctricos desenvolvemos a solução Ex de forma precisa: para aparelhos, impressoras, terminais de comando, controles, conversores de frequência, monitors e motores.

Também para compartimentos XXL A pressurização é adequada para compartimentos com até 6300 l de volume.

Cómoda em caso de revisões e trabalhos de manutenção

Em caso de trabalhos de manutenção é possível aceder aos componentes sem ter em questão outros factores. Antes da nova colocação em funcionamento do equipamento eléctrico é necessário efectuar uma limpeza livre.

Protege os componentes O acompanhamento contínuo do gás de protecção evita a acumulação de calor e a corrosão dos

(6)

APEX Zona 1

Dispositivo de controle Ex p

Montagem interna ou externa

SIL 2

Aplicação na Zona 1

Funcionamento simples

Certificação ATEX, INMETRO, GOST-R

Dispositivo de controle APEX para aplicação na Zona 1.

O dispositivo de controle APEX controla e monitoriza a fase de pré-purga e funcionamento das soluções Ex px. Está comprovado há muitos anos quer nos equipamentos de comutação quer nos sistemas de análise e comando. O Controle pode ser montado interna e externamente. Também é possível uma montagem sepa-rada da saída do gás de purga.

Para aplicações específicas a BARTEC também oferece estruturas específicas (de acordo com as especifi-cações do cliente) do dispositivo de controle APEX de montagem modular. A BARTEC fornece dispositivos de controle e soluções completas de pressurização certificadas para áreas de risco de explosão da Zona 1.

De acordo com os volumes de compartimento distintos, a BARTEC proporciona o dispositivo de controle APEX em diversos modelos standard:

APEX 2003.MV Montagem separada do dispositivo de controle para até 70 litros de volume de compartimento interno APEX 2003.00 para até 700 litros de volume de compartimento interno APEX 2003.002x para mais de 700 litros de volume de compartimento interno

Para o fornecimento do gás de purga existem válvulas digitais ou proporcionais à disposição. No dispositivo de controle APEX, os ajustes do tempo de purga são realizados através do interruptor rotativo e os ajustes dos valores do interruptor de pressão são realizados através do menu exibido no módulo do sensor. A medição do débito é realizada na saída do gás de purga através de um processo de medição da pressão diferencial.

(7)

120 255

250

Resumo das vantagens dos dispositivos de controle APEX Elevado nível de segurança

Todos os dispositivos de controle APEX possuem um nível de integridade de segurança de SIL 2.

Visor LCD

Indicação das pressões de sistema, tempo de purga e valores nominais através do módulo do sensor.

Mensagens de estado e do sistema

2 relés livremente programáveis com 2 contactos sem corrente eléctrica Indicação do estado LED

Os LEDs sinalizam todos os valores do interruptor de pressão e funções importantes. Interruptor de chave de desvio

para os trabalhos de manutenção

Solução completa

APC

Compartimento pressurizado APEX

Typ Ex px

Homologado para a Zona 1

Homologações

nacionais e internacionais ATEX, GOsT-R

Funcionamento simple

Activação automática dos componentes internos

Purga de 5 tipos

Solução de acordo com as especificações do cliente

(8)

Dispositivo de controle SILAS para aplicação nas Zonas 2 e 22

O dispositivo de controle SILAS controla e monitoriza a fase de pré-purga e funcionamento das soluções Ex p. O controle está comprovado há muitos anos nos equipamentos de comutação e sistemas de comando. A montagem do dispositivo de controle pode ser realizada no interior e no exterior do equipamento. A saída do gás de purga pode ser montada em separado. Deste modo, o sistema SILAS é especialmente flexível e com aplicações variadas.

A BARTEC fornece o SILAS como um dispositivo de controle individual e como uma solução completa de pressurização certificada para a aplicação em áreas de risco de explosão da Zona 2 e 22.

O controle é flexível e pode ser montado com 2 saídas de gás de purga. Deste modo, também existe a pos-sibilidade de soluções de pressurização para armários de comando muito grandes.

Para o fornecimento do gás de purga existem válvulas digitais com compensação do ar de fugas manual integrada à disposição. O ajuste do tempo de purga ou dos valores do interruptor de pressão é efectuado através da tecla de pressão no dispositivo de controle SILAS. Os valores são exibidos num visor LCD integrado. Um sensor de pressão, montado no dispositivo de controle SILAS, mede e monitoriza a pressão interna no compartimento pressurizado.

SILAS Zona 2

Dispositivo de controle Ex p

Montagem interna ou externa

ATEX, IECEx, KTL, INMETRO, GOST-R

Funcionamento simples

Certificações Internacionais

Aplicação nas Zonas 2 e 22

(9)

Solução completa

SPC

Compartimento pressurizado sILAs

Typ Ex pz

Homologado para as Zonas 2 e 22

Homologações nacionais Certificações ATEX, GOsT-R

Funcionamento simple

Activação automática dos componentes internos

Purga de 5 tipos

Solução de acordo com as especificações do cliente

Resumo das vantagens dos dispositivos de controle SILAS Visor LCD

Indicação das pressões de sistema, tempo de purga e valores nominais através do módulo do sensor.

Mensagem de estado e do sistema

1 relé de alarme livremente livremente programável Indicação do estado LED

Todos os valores do interruptor de pressão e funções importantes são sinalizados por LED. Função de desvio

(10)

Possibilidade de montagem horizontal ou vertical

Controlo por válvula

Saída separada para o sistema MPC

MPV

Motor Purge Valve

Tipo Ex pz

Homologado para a Zona 2

Homologações nacionais Certificações ATEX

Funcionamento simple

Montagem separada

MPC, 3G

Motor Purge Controller

Tipo Ex px

Homologado para a Zona 1

Homologações nacional e internacional Certificações ATEX, INMETRO, GOsT-R

Funcionamento simple

Montagem separada

MPC, 2G

Motor Purge Controller

MPC Motor Purge Controller, o dispositivo de controle para motores

O sistema de controlo de purga do motor controla e monitoriza a fase de pré-purga e funcionamento dos motores Ex p ou equipamentos de comutação Ex p grandes com volume superior a 3000 litros de volume de compartimento interno.

A unidade de controle baseia-se no controle fiável APEX.

De acordo com as aplicações e áreas de aplicação distintas dos nossos clientes, o MPC está disponível em diversos modelos.

MPC

(11)

Montagem interna ou externa

ATEX, IECEx, KTL, INMETRO, GOST-R

Aplicação nas Zonas 1 e 2

Funcionamento simples

Certificações Internacionais

Resumo das vantagens dos dispositivos de controle MPC Visor LCD

Indicação das pressões de sistema, tempo de purga e valores nominais através do módulo do sensor.

Mensagem de estado e do sistema

1 relé de alarme livremente livremente programável Indicação do estado LED

Todos os valores do interruptor de pressão e funções importantes são sinalizados por LED Luz indicadora

(12)

Dados técnicos

Estrutura Ex p

Sistema completo com controle Ex p Tempo de pré-purga

Dependente do volume, mín. purga de 5 tipos Material

Aço inoxidável ou chapa de aço pintado

Informações elétricas Tensão de fornecimento 230 VCA, 115 VCA ou 24 VCC Ligação automática Linha de dados Ligação automática

Proteção contra explosão

Marcação II 2G Ex px IIC T4 Gb ou II 3G Ex pz IIC T4 Gc Certificados de verificação BVS 11 ATEX E 144 (Zona 1) ou BVS 11 ATEX E 145 (Zona 2)

Máx. Amplitudes da temperatura ambiente -20 °C > Ta < +60 °C,

dependendo das temperaturas ambiente dos componentes internos

Homologado para as Zonas Zona 1 ou 2

Soluções para PC/monitor

Ex p

Soluções para PC Ex p no local com opção de monitor e teclado integrado. À frente encontra-se à disposição do utilizador um monitor com uma vidraça de segurança atrás e a opção de um teclado com dispositivo indicador integrado. O sistema de controlo Ex p pode ser montado interna e externamente. Possibilidade de expansão com elementos de comando adicionais.

Para a colocação em funcionamento o cliente inicia o controle Ex p e activa o fornecimento de gás de purga. Após o tempo de purga da solução Ex p, o controle Ex p activa automaticamente o terminal de comando Ex p. A ligação de dados e o fornecimento de tensão interna do monitor e dos componentes não ex internos são iniciados e o cliente tem as capacidades funcionais completas à sua disposição.

(13)

Proteção contra explosão

Marcação II 2G Ex px IIC T4 Gb ou II 3G Ex pz IIC T4 Gc Certificados de verificação BVS 11 ATEX E 144 (Zona 1) ou BVS 11 ATEX E 145 (Zona 2)

Máx. Amplitudes da temperatura ambiente -20 °C > Ta < +60 °C,

dependendo das temperaturas ambiente dos componentes internos

Homologado para as Zonas Zona 1 ou 2

Soluções de interface máquina-homem (HMI)

Ex p

Terminais de comando no local com opção de elementos de comando adicionais.

À frente encontra-se à disposição do utilizador um painel táctil ou de operador, como por ex. o SIEMENS MP/TP.

O sistema de controlo Ex p pode ser montado interna e externamente.

Para a colocação em funcionamento o cliente inicia o controle Ex p e activa o fornecimento de gás de purga. Após o tempo de purga do terminal de comando Ex p, o controle Ex p activa automaticamente a HMI e a linha de dados.

Dados técnicos

Estrutura Ex p

Sistema completo com controle Ex p Tempo de pré-purga

Dependente do volume, mín. purga de 5 tipos Material

Aço inoxidável ou chapa de aço pintado Modelo

- opc. base

- opc. Elementos de comando - Painéis de comando  Informações elétricas Tensão de fornecimento 230 VCA, 115 VCA ou 24 VCC Ligação automática Linha de dados Ligação automática

(14)

Dados técnicos

Estrutura Ex p

Sistema completo com controle Ex p Tempo de pré-purga

Dependente do volume, mín. purga de 5 tipos Material

Aço inoxidável ou chapa de aço pintado Componentes

- Impressora a laser

- Impressora de termotransferência - Impressora de acordo com as especificações do cliente

Informações elétricas Tensão de fornecimento 230 VCA, 115 VCA ou 24 VCC Ligação automática

Proteção contra explosão

Marcação II 2G Ex px IIC T4 Gb ou II 3G Ex pz IIC T4 Gc Certificados de verificação BVS 11 ATEX E 144 (Zona 1) ou BVS 11 ATEX E 145 (Zona 2)

Máx. Amplitudes da temperatura ambiente -20 °C > Ta < +60 °C,

dependendo das temperaturas ambiente dos componentes internos

Homologado para as Zonas Zona 1 ou 2

Aplicações Ex p

Impressora

Ex p

Impressão em ambientes com risco de explosão. Com a ajuda da pressurização é possível modificar impres-soras de escritório standard para aplicação em atmosferas explosivas.

Os compartimentos são adaptados sobretudo para as impressoras aplicadas. Para remover as impressões existe uma porta de remoção reduzida à disposição. A porta de remoção pode abrir durante 15 segundos, de modo a remover a impressão. Vantagem desta solução: não existem fugas presentes devido a ranhuras. Para a colocação em funcionamento o cliente inicia o controle Ex p e activa o fornecimento de gás de purga. Após o tempo de purga da impressora Ex p, o controle Ex p activa automaticamente a impressora e a linha de dados.

(15)

Unidades de controle e equipamentos de comutação

Ex p

Os controles de acordo com as especificações do cliente, que são aplicados habitualmente em áreas sem risco de explosão, podem ser utilizados de forma fácil e segura em áreas com risco de explosão através da pressurização.

Os componentes dianteiros específicos (de acordo com as especificações do cliente) podem ser adaptados por meio de medidas orientadas para a área com risco de explosão. Os elementos de comando, tais como os teclados ou as luzes indicadoras, são substituídos por modelos comprovados e autorizados. O controle não Ex (de acordo com as especificações do cliente) é interno. As entradas e saídas dos sensores podem ser protegidas mediante barreiras Ex i. Além disso é possível montar painéis de comando, monitores, teclados, buzinas ou luzes intermitentes.

Para a colocação em funcionamento o cliente inicia o controle Ex p e activa o fornecimento de gás de purga. Após o tempo de purga da impressora Ex p, o controle Ex p activa automaticamente a impressora e a linha de dados.

Dados técnicos

Estrutura Ex p

Sistema completo com controle Ex p Tempo de pré-purga

Dependente do volume, mín. purga de 5 tipos Material

Aço inoxidável ou chapa de aço pintado Componentes - Impressora a laser - Impressora de termotransferência  Informações elétricas Tensão de fornecimento 230 VCA, 115 VCA ou 24 VCC Ligação automática Linha de dados Ligação automática

Proteção contra explosão

Marcação II 2G Ex px IIC T4 Gb ou II 3G Ex pz IIC T4 Gc Certificados de verificação BVS 11 ATEX E 144 (Zona 1) ou BVS 11 ATEX E 145 (Zona 2)

Máx. Amplitudes da temperatura ambiente -20 °C > Ta < +60 °C,

dependendo das temperaturas ambiente dos componentes internos

Homologado para as Zonas Zona 1 ou 2

Acessórios opcionais  Chapeletas de protecção

 Sistemas de braço de suporte

 Contactores Ex d em div. potências de comutação

(16)

Soluções de acordo com as especificações do cliente

Ex p

Os equipamentos de clientes específicos são testados e avaliados quanto à possibilidade de modificação para aplicação em ambientes com risco de explosão:

 Avaliação da protecção contra explosão mecânica

 Projecção do sistema de cliente

 Certificação de acordo com a ATEX

 Documentação

A pedido dos nossos clientes planeamos, desenvolvemos e criamos soluções à sua medida para aplicação na área Ex. Já adaptámos estes equipamentos e sistemas para a área Ex com grande sucesso:

 Sistemas de medição

 Painéis indicadores

 Sistemas de análise de água

 Robô de pintura  Sistemas de câmara  Máquinas de refrigeração  Servomotores

Dados técnicos

Estrutura Ex p

Sistema completo com controle Ex p Tempo de pré-purga

Dependente do volume, mín. purga de 5 tipos Material

Aço inoxidável ou chapa de aço pintado Componentes - Impressora a laser - Impressora de termotransferência  Informações elétricas Tensão de fornecimento 230 VCA, 115 VCA ou 24 VCC Ligação automática Linha de dados Ligação automática

Proteção contra explosão

Marcação II 2G Ex px IIC T4 Gb ou II 3G Ex pz IIC T4 Gc Certificados de verificação BVS 11 ATEX E 144 (Zona 1) ou BVS 11 ATEX E 145 (Zona 2)

Máx. Amplitudes da temperatura ambiente -20 °C > Ta < +60 °C,

dependendo das temperaturas ambiente dos componentes internos

Homologado para as Zonas Zona 1 ou 2

(17)

03-0330-0666-01/2012-BCS-319728/1

Folha de Especificações

Pressurized Cabinet

Lista de peças Ficha técnica Documentação EPLAN

Desenho do armário de distribuição Outros Quantidade pedida

Documentos fornecidos

Número de desenho

Classe de temperatura

T3 T5 T4 T6 Cliente Empresa Rua CEP/Cidade País Pessoa de contato E-mail Telefone Fax BARTEC

Funcionário do setor de vendas Proposta

Ordem de pedido Nome do projeto Número de pedido Prazos

Entrega da proposta Entrega

Temperaturas

Temperatura ambiente até °C

Pedestal, altura:

Área de aplicação

Zona 1 (2G) Área externa

Zona 2 (3G) Área interna

Zona 22 (3D) Sala limpa

com certificação ATEX Utilização offshore com certificação IECEx

Pintura resistente à água salgada Pintura especial (anexar especificação) Rolos de guia

Marquise Pés de suporte

Gancho de guindaste com olhal Fechadura com dois pinos, padrão Fechadura trancável

Material e modelo „Gabinete pressurizado“

Dimensões do invólucro (mm):

Largura x Altura x Profundidade Aço inoxidável V2A (1.4301, AISI 304)

Aço inoxidável V4A (1.4401, AISI 316L) Chapa de aço pintada

Plástico (certificado separadamente) Com 1 porta, fim de curso à direita 2 portas

com mais de 2 portas Pintura conforme RAL:

(18)

Folha de Especificações

Pressurized Cabinet

Liberação segura

Liberação direta (via comando Ex p)

Liberação indireta (via contator de entrada Ex d) Liberação da Zona não Ex

Climatização/Resfriamento/Aquecimento

Refrigeração por corrente de ar (VORTEX) Água/Refrigeração a ar

Climatização

Aquecimento contra congelamento

Dissipação interna de potência W Temperatura interna máxima °C Temperatura interna mínima °C

Temperatura externa máxima °C Temperatura externa mínima °C Temperatura da água °C

Tensão operacional

AC 230 V (L/N/PE) AC 115 V (L/N/PE) AC 400 V (3L/N/PE) DC 24 V (L+/GND) Corrente: A outras:

Interface(s)

RS LAN PROFIBUS outras:

Meio de gás de purga

Ar comprimido purificado Gás inerte

Componentes Quantidade

Numeró Denominação do produto Tipo

Entradas de cabo Quantidade

Número Dimensões Ex i Circuitos Ex i na Zona Número Dimensões Ex i Circuitos Ex i na Zona

Visor/Janela montável

Visor

Dimensões (mm): Largura x Altura Janela montável trancável

(19)

A BARTEC contribui

para a protecção

d a h u m a n i d a d e

e d o a m b i e n t e ,

a t r a v é s d a

s e g u r a n ç a d e

c o m p o n e n t e s ,

s i s t e m a s e

i n s t a l a ç õ e s .

D-D-BCS21092012-11/2012-BAR TEC W erbeAgentur -347274 Max-Eyth-Straße 16 97980 Bad Mergentheim Tel.: +49 7931 597-0 Fax: +49 7931 597-119 info@bartec.de www.bartec-group.com

BARTEC

GmbH Alemanha

Referências

Documentos relacionados

Nas análises de variância para a composição química foi verificado que, em leite armazenado por períodos de 0 a 12 horas sob temperatura ambiente ensaios I e II, nenhuma das fontes

In the present study, different probiotics application strategies were evaluated with the objective to show the methodology that have the ability of enhance growth parameters and

Como aspectos facilitadores para a garantia da integralidade pode-se mencionar: o estreito relacionamento das equipes com as comunidades através do estabelecimento de

Compostos contendo as funcionalidades semicarbazona e tiossemicarbazona também são amplamente pesquisados quanto às suas atividades biológicas, e tem apresentado excelentes

Com efeito, os resultados das análises das propostas envolvendo a produção de gêneros e tipos textuais Oficina de produção e das atividades envolvendo a oralidade Sobre o texto

A formação de dois grupos referentes aos períodos seco e chuvoso dentro de Rio Formoso, supõe que as mudanças climáticas e suas consequências exercem influência nas

Esse tipo de razão está presente nas ações positivas para com os outros, por exemplo, como descrito no livro que inspirou o filme “Pay it forward” (HYDE, 2014) (tradução: