• Nenhum resultado encontrado

Edital 02/2016. Chamada Pública para Ingresso no Cocreation Lab

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital 02/2016. Chamada Pública para Ingresso no Cocreation Lab"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Edital 02/2016

Chamada Pública para Ingresso no Cocreation Lab

A​Sapiens Parque S.A​, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 05.563.063/0001-70, com sede na Avenida Luiz Boiteux Piazza, n.º 1.302, Cachoeira do Bom Jesus, através do seu projeto nomeado ​Centro Sapiens​, e parceiros vinculados, torna pública o presente edital e convida os interessados a submeterem projetos na área de Economia Criativa nos termos estabelecidos a seguir.

1 APRESENTAÇÃO

O Centro Sapiens é um projeto com a realização do Sapiens Parque em parceria com organizações públicas e privadas, que visa a revitalização da região leste do centro histórico de Florianópolis por meio do estímulo à Economia Criativa. Ações como plano urbanístico, cabeamento elétrico subterrâneo, internet wi-fi, melhoria nos calçamentos e isenção do Imposto Predial e Territorial Urbana para startups fazem parte do escopo do projeto. O Cocreation Lab é um dispositivo do Centro Sapiens, pré-incubadora, caracterizado por um espaço de trabalho colaborativo com foco em Economia Criativa.

São parceiros do Centro Sapiens: Prefeitura Municipal de Florianópolis e Governo de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, UFSC, UDESC, IF-SC, Estácio, CELESC, CASAN, CDL Florianópolis, Fundação CERTI, SEBRAE-SC, Fecomércio-SC, SENAI-SC, IBGE, Associação FloripAmanhã, ACATE, FORTUR, LOGO/UFSC, VIA/UFSC, SCMC, Santacine, Catarina Criativa, Saberes e Sabores SC.

(2)

2 OBJETIVO

Florianópolis tem se fortalecido como uma capital de inovação e qualidade de vida, sendo referência para ambientes de negócios e sediando empresas de alto crescimento. Visando cada vez mais propulsionar o empreendedorismo na cidade é que o Centro Sapiens busca alinhar os aspectos econômicos, governamentais e sociais, através da união do setor público e privado.

Uma das ações do projeto Centro Sapiens é a ambientação de um espaço de trabalho colaborativo, o ​Cocreation Lab​, com intuito de desenvolver a Economia Criativa e dinamizar a área central da cidade, fortalecendo Florianópolis como polo de inovação.

A ​Economia Criativa abrange, no escopo deste projeto, as áreas de design, gastronomia, turismo, artes e tecnologia. São setores-chave para Florianópolis e com crescente potencial. Serão selecionados 10 projetos nestas áreas para que suas equipes usufruam do espaço Cocreation Lab, localizado no mezanino do Museu da Escola Catarinense (MESC) - Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro. O MESC é um espaço gerido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desde 1992, como centro de apoio à pesquisa científica e extensão, integrando instituições educacionais, culturais e a sociedade. A edificação de 1920 sediou primeiramente a Escola Normal Catarinense e depois a Faculdade de Educação da UDESC. O ambiente serve à projetos e eventos de grande relevância a história de Santa Catarina. São 8 salas a disposição para atividades - entre mini-auditórios, salas de aula e de reuniões, 4 salas de acervo, 2 bibliotecas, 2 espaços expositivos, 4 banheiros, 1 cafeteria e demais estruturas administrativas. 3 ESTRUTURA

O espaço do Cocreation Lab oferecerá os projetos selecionados gratuitamente a seguinte ​infraestrutura​: espaço para reuniões, locker individual, estações de trabalho, murais para anotações. Estarão disponíveis a cada projeto selecionado 2 cadeiras em áreas de trabalho compartilhadas. O regime de ​funcionamento ​do Centro Sapiens Cocreation Lab se dará em no mínimo 20h/semana, em horários acordados com o grupo de pré-incubados.

4 ADMISSIBILIDADE 4.1 Do Empreendedor

Pessoa física, residente em Florianópolis, que apresente ideia inovadora no setor da Economia Criativa, com potencial de desenvolvimento e relevância para a cidade de Florianópolis.

(3)

4.2 Do Projeto

Serão aceitos projetos de produtos (bens ou serviços) ou processos que transformem ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis nas áreas de design, gastronomia, turismo, artes e tecnologia, relevantes a Florianópolis.

5 SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

A inscrição se dará através de formulário online, no site ​www.centrosapiens.com.br entre os dias 11 de novembro de 2016 e 11 de dezembro de 2016, onde deverão ser desenvolvidos os seguintes tópicos sobre o projeto, com até 1.000 caracteres cada:

● apresentação, ● justificativa, ● objetivos, ● potencial de mercado, ● público-alvo, ● caráter inovador,

● pitch – explicação em vídeo do projeto (3 a 5 minutos) ● currículo da equipe,

● períodos de trabalho (mínimo 20 horas semanais). 6 CRONOGRAMA

Atividades Período

Lançamento do edital 11 nov. 2016

Inscrições 11 nov. 2016 11 dez. 2016

Avaliação dos projetos 12 dez. 2016 18 dez. 2016

Divulgação da seleção 19 dez. 2016 23 dez. 2016

Abertura do Cocreation Lab 02 jan. 2017

7 AVALIAÇÃO

O Centro Sapiens formará uma Comissão Avaliadora a partir de seu grupo gestor, formada por especialistas do Sapiens Parque, UFSC, UDESC, IF-SC, Estácio, SEBRAE, CDL e demais organizações do ecossistema de inovação do Brasil. A forma de avaliação dos projetos inscritos se dará através dos seguintes critérios e pontuação (até 200 pontos):

a) propósito do projeto ​- até 50 pontos; b) nível técnico da equipe ​- até 50 pontos;

(4)

Pela realização do espaço Cocreation Lab se tratar de uma parceria entre Sapiens Parque, no caráter de responsável pelo projeto Centro Sapiens, e Universidade do Estado de Santa Catarina, no caráter de mantenedora do Museu da Escola Catarinense; sendo o Museu um espaço importante para as ações artístico-culturais; e por fim, tendo o projeto Centro Sapiens a Economia Criativa como foco e entre os seus temas-chave Design e Artes; haverá um critério especial para alunos e egressos do ​CEART ​- Centro de Artes da UDESC. Aqueles projetos inscritos por empreendedores que sejam alunos ou egressos dos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda ou Música da UDESC, receberão automaticamente ​20 pontos​, sendo o seu vínculo comprovado pela comissão no período de avaliação através dos sistemas da universidade.

Ocuparão o espaço os ​10 (dez) ​primeiros colocados, e os demais comporão uma lista de espera, respeitando a ordem de classificação, para chamada no caso de vacância de espaço. Ocorrendo empate, a classificação será definida sob os seguintes critérios de desempate:

a) maior pontuação no critério ​propósito do projeto; b) maior pontuação no critério ​nível técnico da equipe ; c) maior pontuação no critério ​potencial de mercado​;

d) maior pontuação no critério ​grau de inovação do produto, serviço ou processo;

e) maior carga horária disponibilizada às atividades do Cocreation Lab; f) Sorteio.

8 RESULTADOS

Os resultados da Chamada Pública serão divulgados no site www.centrosapiens.com.br até o dia 23/12/2016. Para confirmar sua admissão, o projeto aprovado deverá enviar para o e-mail ​contato@centrosapiens.com.br os seguintes documentos de cada integrante que usufruirá do espaço Cocreation Lab:

● Cópia do RG e CPF;

● Cópia de Comprovante de Residência;

● Cópia de comprovante de escolaridade (histórico ou diploma);

● Declaração de comprometimento para o cumprimento da carga horária mínima (20 horas semanais), informando os horários disponíveis a serem realizados de forma presencial no Cocreation Lab.

(5)

9 DA VIGÊNCIA E REAVALIAÇÃO DOS PROJETOS

Será firmado com os projetos vencedores termo de cessão do espaço pelo prazo de 06 (seis) meses​, renovável por igual período após a reavaliação do projeto.

Como condição para a renovação, deverá o beneficiado apresentar relatório demonstrando a evolução do projeto, que será submetido a avaliação da Comissão do Centro Sapiens. Da mesma forma serão avaliadas a assiduidade e a participação do beneficiado nas atividades de treinamento oferecidas.

Cabe aos beneficiados realizarem todas as atividades propostas pela gestão do Cocreation Lab assim como as avaliações de desempenho que serão realizadas periodicamente para acompanhamento dos indicadores de cada projeto pré-incubado.

Havendo desistência ou não sendo renovada a cessão do espaço, poderá o Centro Sapiens convocar projetos presentes na lista de espera, obedecendo a ordem de classificação, para reocupação do local.

9.1 Contrapartida

Sendo o Cocreation Lab um espaço desfrutado gratuitamente, o projeto Centro Sapiens demanda uma contrapartida dos pré-incubados em benefício da revitalização do centro histórico de Florianópolis, o objetivo-chave da iniciativa. Será obrigação de cada projeto pré-incubado contribuir para o desenvolvimento de um projeto comum de inovação social, a ser definido junto da equipe Centro Sapiens, dentro de um período específico de 1 a 6 meses. A participação neste projeto comum será parte da reavaliação dos projetos pré-incubados ao fim do período do semestre.

10 DISPOSIÇÕES GERAIS

● O empreendedor candidato se responsabilizará por todas as informações contidas no projeto apresentado, assumindo solidariamente a responsabilidade pela sua autoria, permitindo que o Centro Sapiens, em qualquer momento, possa confirmar a veracidade das informações prestadas. ● As instituições promotoras e parceiras ficam isentas de qualquer

responsabilidade pela divulgação não autorizada ou obtenção, por terceiros, de informações sobre os projetos divulgados, sendo que os proponentes abdicam a toda e qualquer reclamação ou reivindicação posterior relativa ao Centro Sapiens.

● Cabe aos empreendedores sempre que realizarem atividades de marketing ou intervenções públicas sobre o projeto pré-incubado, inserir em suas

(6)

● Esta Chamada Pública é o documento oficial do Centro Sapiens, para todos os fins e efeitos de direito. Caso sejam verificadas divergências entre as informações constantes em regulamentos específicos ou nos materiais de divulgação, prevalecerá o estipulado na Chamada Pública.

● Solicitações de esclarecimentos acerca do conteúdo desta Chamada Pública deverão ser encaminhadas diretamente ao endereço eletrônico: contato@centrosapiens.com.br​.

Florianópolis, 11 de novembro de 2016.

LUIZ SALOMÃO RIBAS GOMEZ Coordenador do Centro Sapiens

Referências

Documentos relacionados

É particularmente importante que seu médico saiba se você estiver tomando qualquer um dos seguintes medicamentos: Se você estiver tratado uma infecção com medicamentos

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

RESUMO Esta dissertação trata do Programa Municipal de Controle do Tabagismo PMCT no município de Juiz de Fora, enfatizando, dentre as demais ações do Programa, a oferta do

Serve o presente relatório para descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante o Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Elise Cândida Dente Italo Gabriel Neide Resumo: O presente texto é uma resenha da tese de doutoramento desenvolvida por Rodolfo Eduardo Vertuan,