• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Nº Aluno: 2012202 | Ano Curricular: 6º ano

Ano Letivo: 2017/2018

Orientador: Prof. Dr. Luís Pisco | Regente: Prof. Doutor Rui Maio

Mestrado Integrado em Medicina

Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

(2)

Conteúdos

I. INTRODUÇÃO……….…..

II. OBJETIVOS GERAIS………..

III. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES ..………

1. Ginecologia e Obstetrícia .……….. 2. Saúde Mental ……… 3. Medicina Geral e Familiar ……….. 4. Pediatria ………. 5. Cirurgia Geral ……… 6. Medicina Interna ………. 7. Opcional – Intercâmbio Clínico Urologia ………

IV. ELEMENTOS VALORATIVOS ………..

V. REFLEXÃO CRÍTICA ……….

VI. ANEXOS ……….

A. Curso de Formação em Alcoologia ………. B. Estágio de Urologia – Hospital Universitário de Örebro, Suécia ……….. C. Estágio de Hemato-Oncologia – CUF Infante Santo ……….……… D. Estágio de Medicina Interna – Hospital São Francisco Xavier ………. E. Estágio de Medicina Interna – Unidade Hospitalar de Portimão…………..………….. F. Projeto Investigação – PIATI – Hospital Fernando Fonseca ……….. G. Monitor da Unidade Curricular de Fisiologia ……….. H. Certificado de Mérito Melhor Aluno 5º ano NMS/UNL ..………..

3 3 4 4 4 5 6 7 7 8 9 9 11 11 12 13 14 15 16 17 18

(3)

I. INTRODUÇÃO

Serve o presente relatório para descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante o Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa.

O estágio profissionalizante com duração total de 32 semanas – 8 meses – incluiu 6 estágios parcelares das especialidades: Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina Geral e Familiar, Saúde Mental e Ginecologia e Obstetrícia.

Após a introdução, divido o relatório em 4 secções das quais apresento: os objetivos gerais do Estágio Profissionalizante; a descrição das atividades desenvolvidas; descrição dos elementos valorativos e a reflexão crítica. O relatório inclui no seu final uma seção com anexos comprovativos das atividades descritas.

II. OBJETIVOS GERAIS

Baseado no documento «O licenciado médico em Portugal», procurei definir como principais objetivos transversais ao estágio profissionalizante: 1) autonomização da abordagem biopsicossocial do doente nos diferentes formatos de prática assistencial médica, que inclua a melhoria nas capacidades na recolha de dados anamnésticos, exame físico, diagnóstico e elaboração de um plano de tratamento, em conjunto com a integração dinâmica nas equipas médicas; 2) treino na capacidade de comunicação adequada com doente ou família e com outros profissionais de saúde, respeitando os princípios éticos respetivos, incluindo o desenvolvimento da capacidade de exposição pública de situações clínicas e de trabalho científico; e 3) aquisição e consolidação de conhecimentos sobre as diferentes áreas do respetivas aos estágios parcelares, incluindo o reforço das capacidades relacionadas com a autoaprendizagem e interpretação da evidência médico-científica atual. Os objetivos específicos de cada estágio parcelar serão apresentados na descrição de atividades e discutidos na reflexão final.

“Onde quer que a arte da medicina seja amada, há também um amor pela humanidade”

(4)

III. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES

Apresento a cronologia dos Estágios Parcelares realizados incluídos no Estágio Profissionalizante. No final desta seção apresento ainda a descrição de atividades realizadas no Intercâmbio Clínico em Urologia que serviu de equivalência à opcional curricular do 6º ano.

GO S. Mental MGF Pediatria Cirurgia Geral Medicina Interna

11/09/2017 06/10/2017 4 semanas 09/10/2017 03/11/2017 4 semanas 06/11/2017 30/11/2017 4 semanas 04/12/2017 12/01/2018 4 semanas 22/01/2018 16/03/2018 8 semanas 26/03/2018 18/95/2018 8 semanas

Quadro 1. Cronograma de Estágios do Estágio Profissionalizante; GO – Ginecologia e Obstetrícia; S. mental – Saúde Mental; MGF – Medicina Geral e Familiar.

1. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

O estágio de GO decorreu no Hospital dos Lusíadas sob a orientação da Dra. Daniela Sobral, subespecialista em Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Os objetivos específicos do estágio constituíram principalmente: a sedimentação de capacidades e conhecimentos respetivos à avaliação da saúde e doença da Mulher e da Grávida.

As atividades assistenciais nas quais tive oportunidade de participar no âmbito da Ginecologia consistiram nas Consultas de Ginecologia, de Ginecologia Infantil e da Adolescência, de Endometriose, de Oncologia da Mama e de Patologia do Colo do Útero; a observação de técnicas de diagnóstico-terapêuticas das quais: Histeroscopia e Histerossalpingografia; e participação na atividade de Bloco operatório de Ginecologia. No âmbito da Obstetrícia participei em consultas de Obstetrícia e de PMA; na observação de consultas dedicadas à ecografia obstétrica e participação na atividade de Bloco de Partos. Acresce que acompanhei semanalmente a atividade de Urgência, com observação de casos quer da Ginecologia, como da Obstetrícia. De carácter avaliativo, apresentei um seminário em sessão clínica intitulado: “Doença de Von Willebrand na Mulher” onde falei sobre a prevalência e relevância clínica desta doença que traduzem a sua importância na Saúde da Mulher.

(5)

2. Estágio Parcelar de Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental decorreu no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, sob a orientação da Dra. Isabel Ganhão, no internamento “Clínica 3 – Psiquiatria Geral e Transcultural”, dedicado a doentes agudos vindo do Serviço de Urgência e a doentes psiquiátricos sem abrigo e refugiados.

Os objetivos específicos do estágio constituíram: identificação e abordagem das principais síndromas psiquiátricas; diferenciação da patologia orgânica e reconhecimento de determinantes socioculturais de psicopatologia.

Da atividade assistencial participei na atividade diária do internamento, consulta externa, consulta de redução de risco tabágico e assisti à realização de grupos de apoio psicoterapêutico e biblioterapia. Acresce, que acompanhei pontualmente a tutora na atividade de Serviço de Urgência no Hospital de S. José.

Participei em momentos formativos integrados no estágio que incluíram: aulas teóricas e 3 sessões teóricas do internato de psiquiatria relacionadas com o tema da psicanálise. Durante o período de estágio participei em 3 momentos de formação extracurricular relacionada à especialidade que incluíram: participação no “Curso de Alcoologia” dirigido a internos de formação específica de “Alcoologia” e assistência às palestras/lições: “Why Mental Healh Should

Be a Priority in Global Health Agenda” de Benedetto Saraceno e à “Lição de Jubilação” do

Professor Doutor José Caldas de Almeida.

De carácter avaliativo, apresentei uma história clínica completa, sobre um caso de um jovem de 34 anos com diagnóstico de esquizofrenia, que se apresentou com descompensação psicótica da sua doença em conjunto com um quadro abstinência de canábis.

3. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

O estágio de MGF decorreu na Unidade Saúde Familiar da Linha de Algés sob a orientação do Dr. Francisco Carvalho.

(6)

Os objetivos específicos estabelecidos para este estágio constituíram, essencialmente: capacitação e treino da abordagem biopsicossocial preventiva do doente, irrespectiva a idade ou o género do utente.

Acompanhei a atividade assistencial do docente nas atividades: Consulta de Saúde de Adulto, de Doença Aguda, de Hipertensão Arterial e de Diabetes, de Planeamento Familiar, Saúde Materna e Saúde Infantil. Tive também oportunidade de acompanhar o tutor numa visita domiciliária em contexto de doença aguda.

De carácter avaliativo, elaborei um “Diário de Exercício Orientado” onde faço uma revisão da evidência médica sobre o ácido zoledrónico no tratamento da osteoporose relativamente à sua efetividade, eficiência e efeitos secundários frequentes ou graves. Apresento também, nesse documento, um caso de uma utente de 74 anos representativo de multimorbilidade e do impacto de algumas das síndromes do idoso, nomeadamente: o risco de quedas, a desnutrição e o risco de reação adversa medicamentosa.

4. Estágio Parcelar de Pediatria

O estágio de Pediatria decorreu no Hospital Dona Estefânia sob a orientação da Dra. Marta Conde, subespecialista em Reumatologia Pediátrica.

Os objetivos específicos a este estágio constituíram: identificação e abordagem das principais síndromas em pediatria, nomeadamente, em contexto de Serviço de Urgência.

Acompanhei a atividade assistencial em: Consultas de Reumatologia, Pediatria Geral, Hematologia, Neurologia, Pneumologia e Imunoalergologia Pediátricas. Participei também na atividade de internamento de Infeciologia e de Cardiologia Pediátrica. Acresce, ter acompanhado a tutora na atividade de Serviço de Urgência, totalizando cerca de 20 horas de contacto.

Os momentos formativos incluídos no estágio corresponderam: aula teórica de Imunoalergologia e assistência a uma reunião cientifica sobre patologia tiroideia. A formação extracurricular realizada durante o período de estágio correspondeu à assistência, a convite, da aula teórica sobre “Síndromes Autoinflamatórios”, lecionada pela Dra Marta Conde, para melhor compreensão de algumas destas doenças observadas em consulta de Reumatologia Pediátrica.

(7)

De carácter avaliativo apresentei uma história clínica de uma criança do sexo masculino de 7 meses, com diagnóstico de meningite bacteriana pneumocócica. Apresentei também um seminário intitulado “Amiloidose Secundária em Pediatria”, considerando a importância da sua prevenção nas principais doenças inflamatórias crónicas da pediatria.

5. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral

O estágio de Cirurgia Geral decorreu no Hospital da Luz de Lisboa, sob a orientação do Dr. Paulo Roquete, subespecialista em Cirurgia Bariátrica. O estágio opcional integrado decorreu em Anestesiologia.

Os objetivos específicos ao estágio corresponderam: identificação e plano de tratamento das principais síndromes cirúrgicas, a par do reconhecimento e treino de procedimentos cirúrgicos e anestésicos simples.

Acompanhei o tutor de Cirurgia Geral nas atividades assistenciais de: Bloco Operatório, Consulta Externa de Cirurgia Geral e Reunião Multidisciplinar de Oncologia Digestiva. Acompanhei a atividade diária de vários Anestesiologistas no Bloco Operatório.

A atividade formativa integrada no estágio consistiu em aulas teórico-práticas, assistência a duas sessões clínicas sobre “Controlo da Infeção Hospitalar” e “Diminuição dos Danos associados aos Medicamentos” promovidas pelo Hospital e participação no Curso “TEAM – Trauma Evaluation and Management”.

De carácter avaliativo apresentei um caso clínico intitulado “Corrimento Vaginal em Cirurgia Geral: Um Caso Raro”, a propósito de um caso clínico de uma mulher de 50 anos com diagnóstico de fístula enterovaginal da ansa de ileostomia, escolhido pela raridade do diagnóstico atipia na sua apresentação.

6. Estágio Parcelar de Medicina Interna

O estágio de Medicina Interna decorreu no Hospital de São José na Unidade Funcional de Medicina 1.4 – Serviço de Mulheres –, integrado na equipa médica da Dra. Fátima Lampreia, sob a orientação do Dr. António Godinho. Os objetivos específicos ao estágio constituíram:

(8)

autonomização na abordagem diária do doente internado e em contexto de Urgência, e treino de técnicas e procedimentos simples, comuns da medicina interna.

As atividades assistenciais acompanhadas corresponderam à atividade diária no Internamento e na assistência a consultas de Medicina Interna, de Imunodeficiência e do Serviço de Urgência. A atividade formativa integrada no estágio caracterizou-se por seminários semanais apresentados por IFE de várias áreas, sobre temas relacionados à MI. A atividade formativa extracurricular realizada durante o período de estágio constituiu na participação num Curso de Ecocardiografia dirigido a IFE de Medicina Intensiva como voluntário de modelo ecográfico de janela paraesternal de curto eixo, no qual tive também oportunidade de assistir à formação teórica e discussão de casos clínicos.

De carácter avaliativo apresentei 4 sessões clínicas sobre os temas: “Infeções Respiratórias Baixas”, “Anticoagulação Oral”, “Diagnóstico diferencial de Diarreias” e “Interações Medicamentosas Comuns”. Apresentei também um Seminário em Reunião Clínica intitulado

“Delirium: Uma revisão da Literatura”, considerando o sub-reconhecimento desta síndrome,

apesar da sua elevada prevalência e incidência, particularmente observadas na enfermaria de Medicina Interna. Por outro lado, em contexto de relatório final de estágio, apresentei uma análise estatística global do total de 32 doentes observados em enfermaria pela minha equipa médica. Acresce, que apresentei duas histórias clínicas completas: uma sobre uma mulher de 51 anos com diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade; e outra sobre uma mulher de 89 anos, com diagnósticos de tromboembolismo pulmonar como forma de apresentação de policitemia vera, já complicada com hipertensão pulmonar arterial e cor pulmonale.

7. Opcional – Urologia, Intercâmbio Clínico

No Verão precedente ao início do estágio profissionalizante, realizei um estágio em Urologia no Hospital Universitário de Örebro na Suécia (anexo B), com duração de 4 semanas – 160 horas

– que me serviu de equivalência à opcional curricular do 6º ano. Terei aprofundado conhecimento acerca da patologia urológica, mas principalmente, contactei e aprendi com um sistema nacional de saúde e uma filosofia de trabalho diferentes.

(9)

V. ELEMENTOS VALORATIVOS

Como atividades extracurriculares realizadas durante o período abrangido pelo Estágio Profissionalizante volto a referir a participação nos Cursos Extracurriculares: “Formação em Alcoologia” (anexo A) e de “Ecocardiografia”1, no âmbito das especialidades de Psiquiatria e

Medicina Interna, respetivamente. Acresce a assistência a atividades, não certificadas, extracurriculares, como palestras ou aulas já descritas na descrição de atividades, que serviram de complemento aos estágios respectivos

Por fim, previamente ao Estágio Profissionalizante, mas representativo do meu percurso académico e trabalho desenvolvidos durante a formação pré-graduada descrevo a participação em três Estágios Extracurriculares nacionais em Medicina Interna (dois) e Hemato-Oncologia

(anexos C, D e E); participação em atividade de Investigação Clínica no Projeto “Regeneração

Renal após um episódio de Lesão Renal Aguda” no Hospital Fernando Fonseca, sob a orientação da Dra. Silva Coelho (anexo F); atividade de docente como Monitor Voluntário na unidade curricular de Fisiologia durante 2 anos consecutivos (anexos G) e, por fim, Reconhecimento de Mérito como melhor aluno do 5º ano da Faculdade de Ciência Médicas (anexo H).

V. REFLEXÃO CRÍTICA

Serve a reflexão final para fazer uma discussão da intersecção entre as atividades realizadas com os objetivos propostos ao aluno que finda o seu percurso pré-graduado na Medicina com o Estágio Profissionalizante.

Sobre os objetivos transversais estabelecidos para Estágio Profissionalizante, considero que o estágio de Medicina Interna foi onde tive maior oportunidade de treinar a capacidade de autonomia na abordagem do doente considerando o maior número de tarefas atribuídas e com maior grau de responsabilização ao observar diariamente doentes a meu encargo, participar em decisões clínicas e comunicar e integrar na equipa médica, ou com os doentes e famílias. De outra forma, o cumprimento deste objetivo foi também experienciado nos restantes estágios parcelares, dos quais, a Pediatria onde avaliei, realizei exame objetivo e propus diagnóstico e

(10)

tratamento a várias crianças em contexto de Urgência supervisionado e corrigido pela Dra. Marta Conde, e onde também aprendi e treinei sobre técnicas e especificidades do exame físico reumatológico; a MGF onde conduzi algumas consultas sozinho e aprendi e treinei sobre técnicas de exame objetivo dirigidas a sistemas onde tinha pouca experiência como o sistema osteoarticular, mama e ouvido; a Saúde Mental onde avaliei em internamento vários doentes e treinei a sistematização do exame de estado mental; a Ginecologia e Obstetrícia (GO) onde pratiquei procedimentos do exame físico ginecológico, e onde participei na qualidade de 1º ou 2º ajudante em procedimentos cirúrgicos terapêuticos ou obstétricos e, por fim, a Cirurgia Geral onde pratiquei várias técnicas de exame objetivo relativas a síndromes cirúrgicas e treinei procedimentos cirúrgicos simples, participando, também, como primeiro ou segundo ajudante em múltiplas intervenções cirúrgicas.Por outro lado, destaco os estágios de Pediatria, de GO e de Saúde Mental, nos quais, e como já descrito, tive a oportunidade de contactar com diversas subespecialidades respetivas, considerando uma mais valia formativa nestas áreas.

Por conseguinte, considero que os objetivos gerais e específicos enumerados foram cumpridos, muito em parte pela disponibilidade dos tutores, que me acompanharam, em ensinar e incitar a experiência e a integração no serviço a quem, desta forma, agradeço.

Quanto ao percurso extracurricular e elementos valorativos apresentados acredito que constituem um complemento importante na minha formação, nomeadamente os referentes ao contacto com a investigação clínica ou ensino; e o restante percurso como reflexo da dedicação e gosto que vim a aprofundar pela área.

Com isto, penso ter desenvolvido uma melhor compressão do que significa ser médico, da identidade e responsabilidade profissional e dos valores e atitudes que os médicos devem cultivar.

Termino esta etapa formativa e surge o início de uma nova, onde prevejo aspetos a melhorar dos quais: sedimentação de conhecimento práticos, afinamento do raciocínio clínico e ideias a amadurecer. A perspetiva de vir a ter doentes a meu encargo reforça a importância do treino contínuo da prática clínica médica. Não obstante, sinto que desenvolvi boas raízes, suporte necessário para enfrentar os desafios vindouros.

(11)

VI. ANEXOS

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)

Referências

Documentos relacionados

6 Para o culto às ninfas na Lusitânia ver Luís da Silva Fernandes (Fernan- des, 2002). Baños de Montemayor, em Cáceres é o santuário dedicado às ninfas mais importante da

Analysing this types of charts it’s possible to understand the potential to improve results, considering that if there is no much dispersion from the trend line, the energy efficiency

Após a realização de muitas horas de trabalho de bibliotecário, de pesquisa eletrónica, assim como de abordagem a diversas pessoas e entidades, que demoraram mais de nove meses de

(Flipped Classroom). Um dos pontos essenciais para a constante melhoria dos cursos oferecidos nesta modalidade é, sem dúvida, pensar uma organização curricular

Esta ideia é reforçada por Claudino (2018, p.Apd C-3), que refere ter vindo a ser ministrada ao longo do tempo, formação ao pessoal envolvido, desenvolvidas ações de sensibilização,

físicos, psíquicos, sociais e financeiros que coloca muitas vezes em risco a homeostase familiar e promove dinâmicas familiares disruptivas (ANDRADE, 2009). Estes são essencialmente

Para corrigir estas deformações na imagem é utilizada uma função de transformação de intensidade, como é ilustrado na gura 2.1, onde r representa o eixo de input do nível cinza e