• Nenhum resultado encontrado

Marina CaValCante/diVulGação. a cantora e compositora jord Guedes é uma das artistas confirmadas. A afirmação é da. vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Marina CaValCante/diVulGação. a cantora e compositora jord Guedes é uma das artistas confirmadas. A afirmação é da. vida"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fortaleza - Ceará,Quinta-feira, 10 de junho de 2021

edição: MarCOS SaMPaiO e renatO abê www.opovo.com.br/vidaearte vidaearte@opovo.com.br | 3255 61 37

O acolhimento e o deslum-bre proporcionados pela cul-tura para seus consumidores têm se intensificado na pan-demia. Além disso, sua atua-ção se ramifica neste período de agravamento socioeconô-mico que afeta tantas pessoas. Assim, surge o Festival Gente É Pra Viver, evento solidário que reúne mais de 120 artistas locais e nacionais para arre-cadar recursos para famílias necessitadas no Estado. O fes-tival será transmitido no do-mingo, 13, a partir das 14 horas no YouTube.

O festival tem sido pensa-do há mais de um mês e surge também em apoio à campanha Cidade Solidária. O projeto foi criado no ano passado para arrecadar doações de alimen-tos e artigos de higiene em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. Essa iniciativa é realizada pela Federação de Entidades e Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) e apoiada por entidades comunitárias, sindicais, estudantis, juvenis, religiosas e da sociedade civil.

Em meio a esse cenário,

Afirmação da

vida

| SOlidariedade |

Com mais de 120

artistas locais

e nacionais em

seis horas de

programação,

Festival Gente É

Pra Viver busca

arrecadar doações

para famílias

no Ceará

Andrea Oliveira, produtora cultural e integrante da União Brasileira de Mulheres (UBM) - uma das entidades envolvi-das com o Cidade Solidária -, se viu diante da reflexão a res-peito também da situação en-frentada por artistas na pan-demia. Assim, conversou com o cineasta Rosemberg Cariry para fazer um festival reunin-do artistas “das mais variadas linguagens, idades e formatos” e assim dar mais visibilidade à campanha. Surgiu, então, o Gente É Pra Viver.

Andrea visualiza o cená-rio atual como um momento em que “é necessário dar as mãos” para outras pessoas e, assim, praticar a solidarieda-de. É possível fazer doações em dinheiro por Pix e doações de itens como cestas básicas, máscaras e alimentos não pe-recíveis em pontos físicos de coleta que atendem às entida-des da campanha.

A produtora cultural co-menta que, com o Gente É Pra Viver, apresenta-se “um festi-val de muita união dos artistas em defesa da vida”. “O que nós estamos defendendo é a vida. Quando defendemos a vaci-na, quando pedimos comida e saúde sanitária, defendemos a vida. Então, é um festival para a vida”, acrescenta.

A “afirmação da vida” tam-bém é um aspecto ressaltado pelo cineasta e curador do

o cantor e compositor edu Krieger participará do festival

diVulG

a

ção

a cantora e compositora jord Guedes é uma das artistas confirmadas Marina Ca Val Cante/diVulG a ção o músico Gildomar Marinho se junta a mais de 100 artistas diVulG a

ção a cantora Maria Flor

é um dos destaques do Festival Gente É Pra Viver arnaldo d ant as/diVulG a ção Cantora cearense luiza nobel es túdio Voa/diVulG a ção Cantor e compositor cearense Pedro Falcão

heideGer nasCiMento/diVulG

a

ção

Miguel ArAujo

miguel.araujo@opovo.com.br esPeCial Para o PoVo

festival Rosemberg Cariry. Ele destaca que a seleção dos artistas do evento foi um pro-cesso “coletivo”, com muitas sugestões feitas pela equi-pe de produção - que soma dez pessoas, sendo a maio-ria composta por mulheres. “Houve uma receptividade muito grande”, acrescenta.

Entre os mais de 120 no-mes confirmados estão nono-mes como Dira Paes, Silvia Buar-que de Holanda, Edu Krieger, Daniel Groove, Lira Neto, Calé Alencar, Oswald Barroso, Ma-ria Flor, Ednardo, Jord Gue-des, Erivan Produtos do Morro e Gildomar Marinho.

No formato de voz e violão o cantor e compositor cearen-se Pedro Falcão aprecearen-sentará a música “Razão”, composta no ano passado em meio ao “auge” do isolamento social. Para ele, representa “uma imensa alegria” poder partici-par do festival e fazer da arte “uma ferramenta não somente de entretenimento, mas tam-bém uma alavanca de amor, solidariedade e aproximação”.

Além disso, ele ressalta a oportunidade de contribuir “musical e afetuosamente” por “uma causa tão maior e comovente”. Ele espera que o festival consiga se ramificar e abraçar “outras causas” ao longo de sua história.

“Eu sou muito a favor do festival, acho que é muito

importante arrecadarmos doações porque estamos em um momento bastante com-plicado”. A afirmação é da cantora, compositora e atriz cearense Luiza Nobel, uma das convidadas do Gente É Pra Vi-ver. Ela relata que ficou “muito feliz” com o convite e acha ser “preciosíssima” essa reunião de artistas proporcionadas pelo evento.

A cantora considera que o festival também funcionará como uma oportunidade de mistura de públicos a par-tir da diversidade de artistas convidados. Assim, consegui-rão apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos durante a pandemia e agre-gar ainda mais pessoas para suas obras. “Muita gente en-tende que música, arte e cul-tura são necessárias para que nós consigamos passar por esse momento de uma manei-ra melhor. A música conforta bastante”, avalia a cantora.

Festival Gente

É Pra Viver

Quando: domingo, 13, a

partir das 14 horas

Onde: Festival Gente é

Pra Viver no YouTube

Mais informações: @ festivalgenteepraviver no Instagram

“O festival é

também uma

alavanca de amor

e solidariedade”

(2)

guia vida&arte

FORTALEZA - CE, QuinTA-FEiRA, 10 DE junhO DE 2021

2

agendão

&

Hits

românticos

REpRODuçãO/ins TAgRAm músicas românticas

O duo Outrora, acompanhado de banda, realizará uma apresentação nesta sexta-feira, 11, em alusão ao Dia dos namorados. O repertório da live contará com músicas românticas de sucesso que marcaram os anos de 1980 a 2000. Além da apresentação, haverá sorteio de brindes durante a transmissão.

Quando: nesta sexta-feira,

11, às 19 horas

onde: OutroraDuo no YouTube

| programação cultural |

No clima do Dia dos Namorados, o Vida&Arte traz dicas de lives musicais

de samba, rock, MPB e clássicos internacionais. Pra completar, cinema e política. Confira e programe-se!

Embalados

pElo amor

Miguel ArAujo

miguelaraujo@opovo.com.br EspECiAL pARA O pOvO

um domingo

de 53 Horas

política nacional

O canal Cine Brasil Tv exibe neste sábado, 12, o documentário “um domingo de 53 horas”. A obra acompanha os desdobramentos do dia em que a Câmara dos Deputados votou a admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. O longa é um registro daquele cenário na busca para entender o que levou o país àquela situação.

Quando: neste sábado,

12, às 21h30min

onde: no canal Cine Brasil Tv

diogo nogueira

em live

clássicos cabaré

O cantor Diogo nogueira fará uma live neste sábado, 12, dedicada aos apaixonados no Dia dos namorados. intitulada “Live dos namorados - Clássicos Cabaré”, a

apresentação conta com a presença dos músicos Rogério Caetano e Rafael dos Anjos para um repertório que passeia por canções brasileiras de artistas como joão nogueira, Lulu santos, pixinguinha e Chitãozinho e Xororó.

Quando: neste sábado,

12, às 19 horas

onde: Diogo nogueira no

YouTube mAR COs hERmEs

vencedor do tHe

voice+ em live

DivuLgAçãO Zé alexanddre

Quem se junta ao time de apresentações virtuais por conta do Dia dos namorados é o cantor e compositor Zé Alexanddre, vencedor do The voice+. O artista interpreta clássicos românticos nacionais, como “Amor meu grande Amor” e “Eu sei Que vou Te Amar”, e internacionais, como “You give me something” e “Love of my Life”.

Quando: neste domingo,

13, às 19 horas onde: Zé Alexanddre no YouTube

oficina de

construção de

brinQuedos

dragão do mar neste domingo, 13, o

programa Dragão das Crianças promoverá a oficina lúdica “Construindo Brinquedos de papel”. A atividade será transmitida a partir das 17 horas no canal do Dragão do mar no YouTube. A oficina infantil será ministrada pelo arte-educador Edson vaz, da Cia Camarim de Teatro.

Quando: domingo, dia

13, às 17 horas onde: Dragão do mar no YouTube

mulHeres à

frente da tropa

cinema

A série ideias, promovida pelo sesc são paulo, apresenta neste sábado, 12, o debate “mulheres à Frente da Tropa - um Cinema pioneiro, Feminino e Feminista”. O evento abordará um audiovisual mais inclusivo, que conta sua história em busca da paridade entre gêneros e raças. participarão do debate Cristina Amaral, Kátia Coelho, Tide Borges. A conversa será mediada por marcia Beatriz granero.

Quando: neste sábado,

12, às 16 horas

onde: sescsp no YouTube

estreia

brasileira em

plataforma

drama biográfico

O Belas Artes À La Carte lança semanalmente um filme nacional em sua plataforma. A obra desta semana é “hans staden” (1999), drama biográfico escrito, produzido e dirigido por Luiz Alberto pereira. O longa é baseado em “Duas viagens ao Brasil”, de hans staden, marinheiro alemão que foi capturado por uma tribo tupinambá no início do século Xvi.

Quando: quinta-feira, 10 onde: Belas Artes À La Carte

dia dos namorados com João bosco

formato intimista o cantor e compositor João bosco fará um show neste sábado, 12, em comemoração ao dia dos namorados. o músico trará em seu repertório sucessos românticos

que serão apresentados em formato intimista, acompanhado apenas por seu violão. será possível realizar doações a partir de r$ 17,50 para ajudar profissionais da cultura

por meio da campanha salve produção.

Quando: neste sábado, 12, às 19h30min

onde: teatro rival refit no Youtube

(3)

GUIA VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 10 DE JUNHO DE 2021

􀢭

&

FESTEJOS

AUGUSTO PESSOA/DIVULGAÇÃO Projeto de lei pontua os riscos de agravamento de doenças respiratórias graves durante pandemias e epidemias

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

A edição virtual da tradicional Festa do Pau do Bandeira che-ga a sua reta final em 2021 com mais uma maratona de roda de conversas, de hoje a sábado (12), sempre às 19 horas, com trans-missão pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar.

“Este ano, na segunda edição virtual da Festa do Pau da Ban-deira, temos um evento menos festivo, porque Barbalha hoje vive um luto por conta da Co-vid-19. A cidade nunca teve um número tão grande de mortos em nenhuma época da sua histó-ria. A gente procurou fazer uma programação mais introspec-tiva”, aponta Fábio Vasconcelos, produtor do evento, pontuando que o caminho foi refletir sobre a manifestação artística. “Temos rodas de conversa sobre a repre-sentatividade da festa. São en-contros de salvaguarda da festa”, completa.

Com mediação de Lourdes Macena, do IFCE, a primeira roda de conversa irá abordar o tema “O processo de reconheci-mento da Festa de Santo Antônio como Cultura imaterial: realida-de atual e perspectivas”, tendo como convidados Sandra Nan-cy Ramos Freyre (URCA), Edvar Costa (pesquisador e professor da UVA) e Simone Ribeiro (pes-quisadora). O destaque do dia 10 será a exposição virtual “Santo Antônio de Quixeramobim: Tra-dição de Fé e Vida”, de Elistênio Alves (ONG IPHANAQ).

Na sexta-feira, 11, o tema “Os Mestres da Cultura do Ceará” irá permear o bate-papo virtual que, com a mediação de Mano Grangeiro (Vila da Música), con-tará com as presenças de Dora Freitas (Lumiar Comunicação), Pedro Igor (Casa de Saberes Cego Aderaldo - Secult-CE), Cristi-na Holanda (COPAM - Secult/ CE) e Carlos Gomide (Carroça de Mamulengos). O documentá-rio “Reisado Boi Estrela, Mestre Piauí” (Projeto Interações Estéti-cas/ ONG IPHANAQ) será exibido na ocasião, reunindo depoimen-tos e momendepoimen-tos de apresenta-ções do grupo pelas ruas da ci-dade e em dia de matança, Dia de Reis, festa tradicional do reisado. “A Devoção do Santo” será o tema norteador da última roda de conversa, dia 12, que terá as participações dos secretários de Cultura das cidades de Bar-balha (Isaac de Luna), Jardim

(Luiz Lemos), Antonina do Norte (Ítalo dos Reis) e Quixeramobim (Neto Moraes); a mediação será da jornalista Maísa Vasconcelos numa noite que ainda terá a música de David Einstein, de Quixeramobim, a exibição de dois documentários e as exposições virtuais “Santo Antô-nio de Quixeramobim: Tradição de Fé e Vida”, de Elistênio Alves (ONG IPHANAQ) e “Pau da Bandeira”, de Jarbas Oliveira.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e como Patrimô-nio Cultural do Ceará, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patri-mônio Cultural do Ceará (Coepa), a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio é um dos mais tradicionais festejos do Estado, que chega a mo-bilizar milhares de pessoas numa programação extensa e diversifi-cada no mês de junho. Dentre os principais destaques, estão a Missa do Folclore, a Alvorada e os cortejos de grupos folclóricos, sendo o ponto alto o carregamento do pau e has-teamento do mastro.

| CULTURA POPULAR |

Programação virtual celebra Festa do Pau da

Bandeira com debates, documentários e exposições nas redes do TJA

TRADIÇÃO

CELEBRADA

A beleza do corriqueiro

PEÇA “A Cobradora” discute a solidão

DIVULGAÇÃO

| TEATRO |

Porteiros e cobradoras de ônibus são temas de peças

Algumas categorias são constantemente invisibilizadas, situação que se agravou com a pandemia de Covid-19. Dois es-petáculos discutem os pontos de vista de duas dessas classes: os porteiros e as cobradoras. Em junho, “Portar(ia) Silêncio” e “A Cobradora”, respectivamente criações do diretor e ator Jhoao Junnior e da Zózima Trupe, se-rão transmitidos em conjunto, em sessões virtuais e gratuitas.

Serão ao todo 20 apre-sentações on-line, oito delas transmitidas ao vivo a partir de um palco (sem presença de público), de sexta a se-gunda-feira, às 20h. Cada uma das sessões dos espe-táculos conta com um pró-logo, com os dois atores que protagonizam os monólogos,

Portar(ia) Silêncio

e A Cobradora

Quando: junho de 2021

Onde: linktr.ee/portariaecobradora Mais informações: instagram/

biografi smo seguido pela encenação de

“Portar(ia) Silêncio” e, an-tes de “A Cobradora”, haverá ainda um interlúdio, em que os dois personagens contra-cenam, mais uma vez.

Os espetáculos foram cria-dos a partir de depoimentos pessoais e técnicas de história oral junto a porteiros de pré-dios e condomínios da região central da cidade e de cobra-doras de ônibus a partir do parque Dom Pedro.

“A ideia é integrar as expe-riências num ato performativo com apresentação de ambos os espetáculos de forma se-quenciada, como um primeiro e segundo ato, de uma drama-turgia que discute o masculino e feminino invisibilizado na cidade de São Paulo a partir

do contexto de vida de traba-lhadores subalternos que re-velam em seus depoimentos trajetórias históricas de um país colonial pautado pela mi-gração nordestina aos grandes centros urbanos, xenofobia, violência doméstica, misoginia e, sobretudo, por uma cons-trução de cidade que parte da-queles que estão marginaliza-dos marginaliza-dos modelos econômicos dominantes de cidade”, explica Jhoao Junnior.

Em suas conversas com conterrâneos, e no seu próprio caso, já que ele veio do Rio Gran-de do Norte a São Paulo, Jhoao constatou que o sentimento de solidão é comum entre os mi-grantes. Transformou isso em pesquisa e, mais tarde, em texto para o teatro. No caso da Zózima

Trupe, a constatação foi muito parecida - a partir de relatos colhidos em entrevistas reali-zadas com cobradoras (todas de origem nordestina), as histórias eram permeadas pela violência, amor, sonhos e solidão.

As peças costuram a cidade a partir desses indivíduos que veem a cidade de um ponto de vista muito particular, solitário e invisível - as cobradoras cos-turam a cidade, os porteiros olham a cidade a partir de um lugar estático. E a pandemia causada pelo novo Coronavírus potencializou tanto a solidão quanto a situação de invisibi-lidade. Porteiros e cobradores não pararam de trabalhar, se expondo, enquanto que o conta-to e a troca com outras pessoas foram ainda mais reduzidos.

Programação

HOJE

- Roda de Conversa “O processo de reconhecimento da Festa de Santo Antônio como Cultura imaterial: realidade atual e perspectivas”. Mediação: Lourdes Macena (IFCE) Convidados: Sandra Nancy Ramos Freyre (URCA), Edvar Costa (pesquisador e professor da UVA) e Simone Ribeiro (pesquisadora)

- Exposição virtual “Santo Antônio de Quixeramobim: Tradição de Fé e Vida”, de Elistênio Alves (ONG IPHANAQ)

AMANHÃ

- Roda de Conversa “Os Mestres da Cultura do Ceará”. Mediação: Mano Grangeiro (Vila da Música). Convidados: Dora Freitas (Lumiar Comunicação), Pedro Igor (Casa de Saberes Cego Aderaldo - Secult-CE), Cristina Holanda (COPAM - Secult/CE) e Carlos Gomide (Carroça de Mamulengos)

- Exibição de documentário “Reisado Boi Estrela, Mestre Piauí” (Projeto Interações Estéticas/ ONG IPHANAQ)

SÁBADO, 12

- Roda de conversa “A Devoção do Santo”. Mediação: Maísa Vasconcelos

Convidados: Isaac de Luna (Secretário de Cultura de Barbalha), Luiz Lemos (Secretário de Cultura de Jardim), Ítalo dos Reis (Secretário de Cultura de Antonina do Norte) e Neto Moraes (Secretário de Cultura de Quixeramobim) - Live Musical de David Einstein (Quixeramobim) - Vídeo documentário Antonina do Norte - Exposição virtual “Santo Antônio de Quixeramobim: Tradição de Fé e Vida”, de ElistenioAlves (ONG IPHANAQ)

- Exposição virtual “Pau da Bandeira”, de Jarbas Oliveira - Exibição do documentário “Mulheres de Antônio”, de Lia Mota e Marina Holanda Festa do Pau da Bandeira: Programação

virtual de 2021 encerra nesta semana pelo canal do YouTube do TJA

AUGUSTO PESSOA/DIVULGAÇÃO REPRODUÇÃO/TV JORNAL Festa do Pau da Bandeira: Programação virtual de 2021 encerra nesta semana pelo canal do YouTube do TJA

PROGRAMAÇÃO virtual do Theatro José de Alencar

(4)

GUIA VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 10 DE JUNHO DE 2021

􀏄

O que é e como jogar

1. O jogo é constituído de 81 quadrados numa grade de 9 x 9 quadrados, subdivivida em nove grades menores de 3 x 3 quadrados. 2. Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. 3. Cada grade menor, de 3 x 3 quadrados, deverá conter números de 1 a 9.

4. Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez.

SUDOKU

PALAVRAS CRUZADAS

Brincar

23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO 23 DE JULHO A 22 DE AGOSTO 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL 21 DE ABRIL A 20 DE MAIO 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO

Os mundos de Liz.

DANIEL BRANDÃO

www.estudiodanielbrandao.com

As aventuras do grandiloquente DJ.

@albanoseletor

Metatirinhas.

PÂMELA DE CASTRO

@caixa_de_pamdora

HORÓSCOPO PERSONARE

www.personare.com.br | a.martins@personare.com.br

PEIXES

AQUÁRIO

CAPRICÓRNIO

SAGITÁRIO

ESCORPIÃO

LIBRA

VIRGEM

LEÃO

CÂNCER

GÊMEOS

TOURO

ÁRIES

É possível que você se mostre sensível às causas sociais, com discurso altamente ético, o que é corroborado pelo momento astrológico. Tente manter os pés no chão, devido a Netuno tensionado. A Lua Nova em trânsito no setor espiritual e conjunta a Sol e Mercúrio tende a despertar suas virtudes.

Por mais autoconfi ante que se sinta, procure evitar se expor fora do círculo de confi ança, devido às quadraturas com Netuno. A vida íntima tende a lhe dar segurança para seguir fi rme em seus propósitos, considerando a Lua Nova conjunta a Sol e Mercúrio e os trígonos desse grupo com Saturno.

Você acaba mostrando comprometimento nas suas relações, dedicando muito de si às parcerias pessoais e profi ssionais, dada a conjunção entre a Lua Nova, Sol e Mercúrio, que por sua vez se harmonizam com Saturno. Procure não depositar nos outros expectativas muito altas. Há muito a ser conquista,

ainda que frustrações se façam presentes, dada a tensão netuniana. Desafi os são vistos sob outras perspectivas, o que lhe ajuda a pensar em novas estratégias, pois a Lua Nova transita na área de crise conjunta a Sol e Mercúrio, com Saturno harmonizado a esse trio.

Busque apurar o olhar para as entrelinhas para evitar equívocos. O companheirismo tende a aflorar fortemente nesse momento, devido o encontro da Lua Nova com Sol e Mercúrio, e a harmonia desse grupo com Saturno, levando à trocar experiências e conduzir projetos em parceria.

Tente não deixar que a empolgação lhe conduza por caminhos enganosos, devido a Netuno tensionado. Você tende a demonstrar boa vontade em meio à vivência do dia a dia e entusiasmo pelas parcerias de trabalho, já que a Lua Nova continua unida a Sol e Mercúrio, com Saturno harmonizado a esse grupo.

Procure se cercar de informações de qualidade e agir em consonância com as pessoas, devido a Netuno tensionado. O olhar próspero lhe guia na gestão do dia a dia, conciliando ideias criativas com o lado prático das rotinas, dado o encontro da Lua Nova com Sol e Mercúrio, e os trígonos com Saturno.

Tente não misturar o público com o privado, devido a Netuno tensionado. O intercâmbio de ideias nas redes virtuais ganha espaço com a conjunção entre a Lua Nova, Sol e Mercúrio no setor social, reforçando seu compromisso com a comunidade, considerando a harmoniza de Saturno com esse grupo.

Como alerta a tensão netuniana, procure não negligenciar suas necessidades individuais. A busca por bem-estar familiar é o que lhe conduz. Com isso você se dedica mais para harmonizar a vida doméstica, pois persiste a conjunção da Lua Nova com Sol e Mercúrio, e os trígonos desse grupo com Saturno.

Tente evitar especular sobre os problemas, como alerta Netuno tensionado. Sua mente está cheia de ideias com a Lua Nova conjunta a Sol e Mercúrio na casa da comunicação, o que ajuda com o intercâmbio de conhecimento e o amadurecimento, dada a harmonia com Saturno.

Cuidado com o que as pessoas lhe propõem, pois Netuno tensionado indica decepções. Seu senso empreendedor tende a afl orar na conjunção da Lua Nova com Sol e Mercúrio e nos trígonos desse grupo com Saturno no eixo material-profi ssional, permitindo-lhe conciliar o mental e o prático com habilidade.

Procure não se deixar levar por ilusões na carreira, visto Netuno tensionado. A Lua Nova pode realçar seu brilho pessoal ao se aspectar conjuntamente com Sol e Mercúrio em seu signo. Com isso você sente mais vontade de fazer o que gosta, devido à harmonia com Saturno.

O SANTO

São Eduardo Poppe

O ANJO

Aladiah

Nascido em família humilde e devota na Bélgica com o nome de Eduardo João Maria Poppe, era o terceiro de 11 filhos. Sentiu a vocação religiosa durante o serviço militar. Eduardo foi ordenado sacerdote e, em seguida, nomeado vigário da paróquia de Santa Colete. O trabalho foi focado no preparo das crianças para a Primeira Comunhão, formando um grupo de jovens catequistas e

escrevendo o “Manual do catequista eucarístico”. No início do século XX eclodiu a Primeira Guerra Mundial e Eduardo foi convocado a servir na Cruz Vermelha como enfermeiro. Ele convivia desde a infância com uma doença congênita no coração, que o obrigou a viver numa poltrona. Neste período, escreveu bibliografia catequética com ênfase na Eucaristia. Morreu aos 34 anos. João Paulo II o beatificou em 1999. Este Anjo é invocado contra as doenças e as maldades. Quem nasce sob esta proteção, tem bom coração. É correto em seus empreendimentos, frequentará a melhor das sociedades e terá uma vida social intensa. Será um Anjo na Terra. Compreensivo, reservado e dedicado à pessoa amada. Dotado de grande imaginação, autoconfiança, flexibilidade e capacidade de escolher sempre o melhor caminho ou oportunidade.

(5)

VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 10 DE JUNHO DE 2021

􀎑

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

CLÓVIS

HOLANDA

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

HOLANDA

PATRÍCIA 60`

Abrindo as seis décadas de vida, Patrícia Macêdo foi com Amarílio Macêdo, os filhos Omar e Ravi e as noras Fernanda e Bruna, respectivamente, para o Casana, na praia do Preá, marcando a data. Momentos em família, bons rótulos e leveza na programação festiva restrita aos seis. No registro, o luau com comida asiática no belo jardim do hotel. 

HOSPITAIS SAUDÁVEIS I

Jorge Pinheiro, CEO do Sistema Hapvida, anuncia adesão do Grupo ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.

HOSPITAIS SAUDÁVEIS II

No mesmo acordo, consta ainda a inclusão da operadora na Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, iniciativa coordenada pela organização parceira Saúde Sem Dano (HCWH, do inglês Health Care Without Harm), se comprometendo diretamente ao cumprimento dos objetivos propostos na agenda e reportando anualmente o progresso da companhia.

HOMENAGEM

Ministério Público do Estado do Ceará vai homenagear os senadores Eduardo Girão (Podemos), Cid Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB) por ocasião das atividades alusivas aos 130 anos do órgão. Vai ser em cerimônia virtual, dia 16 de junho, às 18h. Outras personalidades receberão comendas no mesmo ensejo.

PAUSA

Falando no senador, deu pausa dominical na cadeira elétrica da CPI da covid-19 para receber, ao lado da esposa, a jornalista Marcia Thé, o deputado federal Capitão Wagner e esposa Dayany para assistir o jogo Fortaleza x Internacional de Porto Alegre, pelo

Brasileiro Série A.

VISÃO

Empresária Joselma Oliveira muito aplaudida pelos associados da CDL Jovem de Fortaleza. Fundadora da Pardal Sorvetes contou sua história de 30 anos na construção da marca, uma referência no Ceará e no Nordeste.

LEGADO

Empresário Beto Studart, aqui e acolá, é visto caminhando calmamente, fim de tarde, pela praça BS, o térreo do BS Design. Aberto à Cidade, o espaço acolhe o movimento dos restaurantes, cafés e serviços, satisfazendo o olhar de BS em seu propósito de deixar legados extramuros da sua empresa.

Comunidade Católica Shalom lança hoje, às 13h, via YouTube, o tradicional Festival Halleluya, em edição especial on-line. Evento consagrado na agenda cultural cristã da América Latina, costumava reunir cerca de um milhão de pessoas quando presencial. Grandes nomes da cena da música católica mundial tradicionalmente estão na programação.

LANÇAMENTO

Jornalista Nelson Faheina lança hoje, às 16h, via zoom, seu livro “Anatomia de Um Milagre - relatos verídicos de uma intervenção divina”. Narra a sua experiência de superação na saúde baseado em testemunho de fé.

Publicação tem o selo Inesp.

SAÚDE

Sobre imunizantes e ritmo de vacinação no Estado, presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, teve reunião de acompanhamento com o secretário da Saúde, dr. Cabeto. Também presentes o superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Roberto Araújo, e Daniele Pimentel, membro da Comissão de Direito de Saúde da OAB-CE e Conselheira Estadual de Saúde. Boas expectativas.

NAMORADOS

Para casais que curtem clássicos do rock ao vivo, Hard Rock Café é boa opção para comemorar o Dia dos Namorados. Lançou a Love Week, um menu especial para dois disponível desde o dia 7 e válido até o dia 12. Mesas por ordem de chegada.

SAUDADES

Muito sentida a passagem de Olga Maria Lima e Silva, conhecida pelos amigos como Olguinha. Uma figura desde sempre esportiva, com espírito solar e cheia de vida. Paz e luz!

Médico Weiber Xavier deu

mais uma escapulida da desgastante rotina como intensivista para conhecer a bela Praia de Carneiros, em Pernambuco.

Talynie Mihaliuc e Flávio

Menezes brindaram aniversário de ambos, nascidos em 7 de junho, com fim de semana em Jeri, seguido de jantar italiano no endereço dela. 

ROTEIROS

SUSTENTABILIDADE E NOVAS PRÁTICAS

Jorge Pinheiro e Cândido Pinheiro Jr.: Sistema Hapvida anuncia adesão ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), fortalecendo as práticas socioambientais e com foco em sustentabilidade do grupo JOÃO FILHO TAVARES

Márcio Távora e Márcia, no

Cumbuco, quando recebiam amigos de São Paulo, em sua casa, apresentando os encantos do Ceará. 

Tayra Romcy e Léo Aguiar

cantaram os parabéns de um mês do bebê Heitor, terceiro filho do casal.

Renata e Renan Abreu

aguardam a chegada de mais um irmão para Joaquim e Vicente. Chá revelação teve os sabores de sua San Paolo Gelato. 

João Milton Cunha e Amélia

foram recebidos no endereço de André Figueiredo e Camila no Cumbuco. O almoço foi no badalado Ibiza com passagem à mesa do disputado Lúcio Brasileiro.

Em Noronha, encarando

todos os mergulhos, Fernando Rodrigues e Amélia com os filhos.   

UM BOM CAFÉ...

Participaram do recheado café da tarde, no Sítio São Luís, que integra a Rota Verde do Café na Serra de Baturité, Tadeu Costa e Lúcia Praciano com família.

SOLAR

Talyzie Mihaliuc e Mateus Sombra

receberam grupo amigo, na casa da Lagoa do Uruaú, para o fim de semana. Ailza e Francisco Ventura dentre as presenças.

LEMBRANÇA

Em clima de definição do seu futuro, mas ainda residindo em Brasília, onde atuou no Ministério do Turismo, cearense Lucas Fiúza foi presenteado por sua equipe com um crucifixo de parede em prata, emocionando o executivo.

HARMONIZAÇÃO I

Requisitado odontólogo Tércio Pessoa, mestre em implantodontia, promove no dia 26 de junho, de 9h às 18h, no Centro de Eventos do BS Design, o curso “Manejo de Complicações em Harmonização Facial”. O encontro na Capital abre série de cinco outros cursos pelo Brasil com o mesmo tema.

HARMONIZAÇÃO II

Proprietário da DipClinic, instalada no BS Design, e pioneiro na criação de uma equipe formada por médicos e dentistas, expert trabalha com diagnóstico integrado do rosto e saídas para as complicações mais recorrentes. Mais informações no https://dipclinic.com/curso-complicacoes-harmonizacao-facial/.

 

ABREM NOVO CICLO DE VIDA HOJE: Duda

Barros, Melissa Cysne, Elisa Maria. Saúde!

Festival Festa do Sol segue programação

ASSOCIAÇÃO Movimentos e Secult-CE

abrem amanhã a segunda parte da programação do Festival Festa do Sol MARINA CAVALCANTE/DIVULGAÇÃO

| CULTURA |

54 artistas e grupos do Ceará somam 108 apresentações de diferentes linguagens

Os Signos do Zodíaco ins-piraram o Festival Online Festa do Sol na categoria dedicada às mostras de re-pertório, que acontecerá de amanhã a 3 de julho, com início sempre às 17h30 no canal do evento no YouTube. A abertura da Programação Signos do Zodíaco será às 20h e contará com uma ho-menagem ao Teatro da Praia e Companhia Cearense de Molecagem. A Festa do Sol - Circuito de Artes, Cultura e Negócios Criativos do Ceará começou no dia 28 de maio e segue até o mês de julho.

Na primeira categoria, in-titulada “Raios do Astro-Rei”, foram realizadas 54 apre-sentações inéditas que

fica-ram 24 horas disponíveis no canal Festa do Sol no You-Tube. Agora, na “Signos do Zodíaco”, outros 54 artistas e grupos do Ceará apresen-tam uma mostra com dois produtos artísticos, soman-do 108 apresentações únicas, também no canal do evento. Cada dia serão exibidas 3 ou 4 mostras, em sequência, com a programação iniciando às 17h30. Será uma única sessão de cada mostra.

Os signos levam os nomes das constelações que se en-contram no zodíaco há 2 mil anos. Como constelações que revelam personalidades, as 54 mostras desta catego-ria revelam a diversidade e a pluralidade de linguagens

e estilos, características da rica produção cultural cea-rense, e cada uma delas é representada por um signo. Nos palcos virtuais do fes-tival entram em cena tra-balhos de teatro, música, cultura popular tradicional, artes visuais, entre outras linguagens, apresentadas por artistas de 17 cidades cearenses: Aquiraz, Caucaia, Crato, Croatá, Eusébio, For-taleza, Guaraciaba do Norte, Itapipoca, Jijoca de Jericoa-coara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Meruoca, Mora-da Nova, Quixeré, Redenção, Russas e Sobral.

Serão quatro semanas de programação. A primeira será de sexta a domingo (11

Festival Online

Festa do Sol

Quando: 11 de junho a 3 de

julho, iniciando às 17h30

Onde: canal Festa do Sol no

YouTube, com início às 17h30

Mais informações:

festado-solce.com

a 13/junho), a segunda e ter-ceira semana será de quarta a domingo (16 a 20/junho e de 23 a 27/junho) e a semana de encerramento da programa-ção Signos do Zodíaco será de quarta a sábado (30/junho a 03/julho). O canal Festa do Sol no YouTube pode ser acessa-do através acessa-do site www.fes-tadosolce.com e das redes @ festadosolce.

(6)

GUIA VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 10 DE JUNHO DE 2021

􀠾

Cinema

&

séries

No início do século 20, surgia “Arsène Lupin”, uma coletânea de livros escri-ta pelo francês Maurice Le-blanc. Audacioso e sofisti-cado, Lupin se tornou para a França o que Sherlock era para a Inglaterra e, ao mes-mo tempo, um Robin Hood da Belle Époque. O persona-gem ganhou diversas adap-tações audiovisuais ao longo dos anos, mas se destacou em 2021 com a série “Lupin” da Netflix, trazendo um pro-tagonista negro.

Alguns podem até compa-rar Lupin a Sherlock, mas a verdade é que o personagem francês é bem diferente, já que não soluciona crimes, mas os comete. Enquanto Sherlock resolve mistérios que ninguém consegue des-vendar, Lupin realiza cri-mes sem deixar rastros. A associação entre os dois foi tão grande, que o autor Le-blanc fez questão de incluir nas histórias o embate entre Lupin e “Herlock Sholmes”, brincando com o nome do personagem de Conan Doyle.

Conhecido como ladrão de casaca, nome do primeiro livro, Lupin ganhou adapta-ções na França, Alemanha, Inglaterra, Hollywood e até na TV argentina. Na série da Netflix, o protagonista Assa-ne Diop se baseia no perso-nagem literário para se vin-gar de uma família rica que cometeu uma injustiça con-tra seu pai.

O streaming deixou de lado a cartola e o monócu-lo, acessórios que marcam o personagem na literatura, para trazer uma versão mais moderna e divertida. A saca-da saca-da série é não fazer uma adaptação direta dos livros, mas trazer uma figura origi-nal que apenas se inspira no Lupin de Leblanc.

Na série, Assane é de uma família imigrante do Sene-gal. Em sua adolescência, o pai do personagem traba-lhava para uma família rica, que o acusou de roubar um colar valioso. Antes de ser preso, ele havia deixado um último presente para o filho: o romance de Arsène Lupin. A obra se tornou um refú-gio e uma inspiração para o jovem, que passou a ela-borar sua vingança contra os patrões milionários que

incriminaram seu pai.

“Lupin” é comparada a muitas produções conhe-cidas: “La Casa de Papel”, “White Collar” e “Narcos”. Mas o que fez a série bater recordes dentro da Netflix e alcançar o primeiro lugar do Top 10 da plataforma no Bra-sil? Os detalhes.

Não é segredo que adapta-ções de livros fazem sucesso no cinema e na TV, mas “Lu-pin” vai além. A história do livro não é recontada, mas é usada como inspiração para a essência de Assane Diop, o protagonista. Essa fórmula permite inovação e criativi-dade na construção da tra-ma, além de evitar frustra-ções dos fãs quanto à falta de fidelidade à história original.

As comparações também levantam o mesmo interesse. Quem é esse personagem que dizem ter a ver com o lendá-rio Sherlock Holmes? Lupin foi, ironicamente, compara-do ao detetive mais famoso do mundo, e isso chama mui-ta atenção do público.

Na verdade, a lista é ainda maior. Lupin é comparado a Robin Hood, que também rendeu diversas produções. O fora-da-lei conquistou o público e chegou a ser con-siderado um herói ao rou-bar dos ricos para dar aos pobres. A “Fórmula Robin Hood” é repetida em outros

filmes e séries, causando a sensação de justiça que faz com que os telespectadores perdoem criminosos e pas-sem a torcer por eles.

O foco da série se baseia na busca de Assane por res-postas após as injustiças co-metidas contra o pai. Sem dúvidas, a nobreza de seu propósito é o que faz o públi-co defender o criminoso e se render mais uma vez ao in-falível efeito Robin Hood.

“Lupin” também se desta-ca ao trazer um protagonista negro. A falta de representa-tividade no cinema e na TV

| ESTREIA |

Série Lupin alcançou o primeiro lugar no Top 10 da

Netflix Brasil e chega à segunda temporada nesta sexta, 11 de junho

O

SUCESSO

POR TRÁS

DE LUPIN

A SÉRIE francesa “Lupin” estreia sua

segunda temporada no dia 11 de junho.

NA TRAMA, Assane Diop (Omar Sy)

busca vingança pela morte de seu pai

OMAR SY protagoniza a série ASSANE se inspira em Arsène Lupin,

um gênio do crime da literatura francesa.

REPRODUÇÃO / NETFLIX

Lupin -

2ª Temporada

Estreia: sexta-feira, 11 de junho Onde: Netfl ix

ANA FLÁVIA MOTTA

anaflavia@opovo.com.br ESPECIAL PARA O POVO

tem sido destacada nos últi-mos anos. Ao trazer um imi-grante negro, a série aborda questões sociais e raciais que fazem parte do cotidiano do personagem, apesar de não ser o foco da trama.

Outro ponto é que a série traz um equilíbrio entre ação, suspense e comédia. As cenas de embate não são evidencia-das tanto quanto outras pro-duções que mostram violên-cia. O intuito não é chamar atenção para cenas sangui-nárias e, sim, surpreender o público com as escapadas de Assane, da mesma forma que ele engana outros persona-gens. A interpretação caris-mática e charmosa de Omar Sy contribui para estabelecer uma relação de admiração entre os telespectadores e o protagonista.

A segunda temporada es-treia nesta sexta, 11 de junho. Assane já teve sua identidade revelada aos inimigos no fim da primeira parte e precisa-rá escapar das perseguições e ameaças destinadas à ele e sua família nos novos capítulos.

Alguns

comparam Lupin

a Sherlock, mas

a verdade é que

o personagem

francês não

soluciona

crimes, ele os

comete.

Referências

Documentos relacionados

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e