• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018

HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA-SP

ENFERMEIRO

TIPO DE PROVA: CARLOS CHAGAS

Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento

Este caderno de questões está assim constituído:

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

• Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTA e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

• Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

• O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

• Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

• O candidato deverá preencher no CARTÃO DE RESPOSTAS o tipo da prova, no campo destinado para tal. • Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadora

e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta. • O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se

definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.

• Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CADERNO DE PROVA e o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado.

• Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

• APÓS TÉRMINO DA PROVA, PROIBIDO A PERMANÊNCIA NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA. USO DOS BANHEIROS SOMENTE ANTES E DURANTE A PROVA.

Destaque aqui

- - - HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA-SP- ENFERMEIRO.

Marque aqui as suas respostas:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 DISCIPLINAS Nº QUESTOES Língua Portuguesa Conhecimento específico 10 10 Total de questões 20

(2)

2

RASCUNHO

________________________________________________

(3)

3

LÍNGUA PORTUGUES

Leia o texto e responda as questões de 1 a 6. Domingo no Parque Gilberto Gil O rei da brincadeira Ê, José! O rei da confusão Ê, João! Um trabalhava na feira Ê, José! Outro na construção Ê, João!... A semana passada No fim da semana João resolveu não brigar

No domingo de tarde Saiu apressado E não foi prá Ribeira jogar

Capoeira! Não foi prá lá Pra Ribeira, foi namorar...

O José como sempre No fim da semana Guardou a barraca e sumiu

Foi fazer no domingo Um passeio no parque Lá perto da Boca do Rio...

Foi no parque Que ele avistou

Juliana Foi que ele viu

Foi que ele viu Juliana na roda com João Uma rosa e um sorvete na mão

Juliana seu sonho, uma ilusão Juliana e o amigo João... O espinho da rosa feriu Zé

(Feriu Zé!) (Feriu Zé!) E o sorvete gelou seu coração

O sorvete e a rosa Ô, José! A rosa e o sorvete

Ô, José! Foi dançando no peito

Ô, José! Do José brincalhão Ô, José!... O sorvete e a rosa Ô, José! A rosa e o sorvete Ô, José! Oi girando na mente Ô, José! Do José brincalhão Ô, José!... Juliana girando Oi girando! Oi, na roda gigante

Oi, girando! Oi, na roda gigante

Oi, girando! O amigo João (João)...

O sorvete é morango É vermelho! Oi, girando e a rosa

É vermelha! Oi girando, girando

É vermelha! Oi, girando, girando... Olha a faca! (Olha a faca!)

Olha o sangue na mão Ê, José! Juliana no chão

Ê, José! Outro corpo caído

Ê, José! Seu amigo João

Ê, José!... Amanhã não tem feira

Ê, José!

Não tem mais construção Ê, João!

Não tem mais brincadeira Ê, José!

Não tem mais confusão Ê, João!...

1) Leia as afirmações sobre a canção “Domingo no Parque”.

I) A canção quebra expectativas, já com o nome, “domingo no parque” remete a algo feliz na vivencia da maioria dos leitores, a tranquilidade de um domingo no parque não acontece na canção.

II) Apesar de na primeira estrofe mostrar o nome e a profissão conseguimos notar o temperamento de cada um dos personagens apresentado.

III) Há várias figuras de linguagem e uma das mais marcantes na canção é a sinestesia.

IV) Apesar de ser uma canção e ter recurso poético, ainda há uma narrativa.

Assinale a alternativa CORRETA. a) I, II e III.

b) I, III e IV. c) II, III e IV.

d) Nenhuma das alternativas.

2) Assinale a alternativa acerca das personagens da canção.

a) Quando fala que José trabalha na feira e João na construção, já automaticamente é dado atributos de José ser um sujeito mais passivo e comunicativo e João ser mais bruto e forte.

b) A personagem feminina mostra a passividade da figura da mulher em meio à relacionamentos interpessoais. c) José era amigo de João, mas João não era amigo de José pois sabia que tinha um relacionamento com sua amada.

d) Nenhuma das alternativas.

3) Observe o trecho “Foi no parque/Que ele avistou/Juliana/Foi que ele viu/ Foi que ele viu Juliana na roda com João” Qual a diferença entre “avistar” e “ver” no contexto apresentado na canção.

(4)

4

a) Na canção não há diferença semanticamente entre as palavras avistar e ver ambas exprimem o mesmo sentido. b) Na canção avistar é uma visão ampla, algo sem muita atenção, no segundo momento é usar o verbo carrega o sentido de analisar a situação.

c) Na canção os verbos têm sentidos opostos e avistar é usado de modo figurativo.

d) Nenhuma das alternativas.

4) Acerca dos símbolos da rosa e do sorvete e a construção do sentido dentro da canção, assinale a alternativa CORRETA.

a) O eu poético usa os símbolos da rosa e do sorvete de cores vermelhas para se referir ao sentimento, de dor e ódio que causa em José ao ver a cena, além de associar a cor vermelha que pode simbolizar tanto o amor quanto o ódio que por sua vez é a mesma cor do sangue.

b) O eu poético usa os símbolos da rosa e do sorvete para representar o amor de João por Juliana, além da roda gigante ser a imensidão dos sentimentos o qual os dois estão envolvidos.

c) O eu poético não usa símbolos na canção, apenas mostra os acontecimentos.

d) Nenhuma das alternativas.

5) Qual dos trechos apresentados nas alternativas abaixo produz o sentido da morte de João.

a) “Amanhã não tem feira/ Ê, José!/ Não tem mais construção/Ê, João!”

b) “Olha a faca! (Olha a faca!)/Olha o sangue na mão” c) “O sorvete é morango/É vermelho!/Oi, girando e a rosa/ É vermelha!”

d) Nenhuma das alternativas.

6) No trecho “O sorvete e a rosa/Ô, José!/A rosa e o sorvete/Ô, José!. Há no trecho uma figura de linguagem, assinale a alternativa que corresponde a essa figura.

a) Catacrese.

b) Quiasmo

c) Polissíndeto

d) Nenhuma das alternativas.

7) Observe a frase e assinale a alternativa que corresponde a analise sintática do trecho grifado. Os telespectadores assistiam ao filme concentrados. a) Predicativo do sujeito.

b) Predicativo do Objeto. c) Complemento nominal. d) Nenhuma das alternativas.

8) Assinale a alternativa que o numeral esteja exercendo função de substantivo.

a) Ganhei cinco presentes de natal. b) O Gato tem mais de sete vidas. c) Os quatro estão dormindo. d) Nenhuma das alternativas.

9) Assinale a alternativa que o verbo esteja conjugado do pretérito mais que perfeito.

a) Torcera a pouco para ganhar. b) Torci para isso acontecer. c) Torcia para isso acontecer. d) Nenhuma das alternativas.

10) Assinale alternativa que não há um verbo de estado ou ligação.

a) Ela se transformou em um bicho ao ver tanta injustiça. b) Carlos permaneceu calado.

c) Elis e Verônica viram as primas. d) Nenhumas das alternativas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

11) A promoção da saúde leva a refletir sobre o objeto saúde. é a busca de uma relação harmoniosa que permite viver com qualidade, que depende de um melhor conhecimento e aceitação de nós mesmos, de relações mais solidárias, tolerantes com os outros, relações cidadãs com o Estado e relação de extremo respeito a natureza, em uma atitude de responsabilidade ecológica com a vida sobre a terra e com o futuro. Sobre promoção da saúde é INCORRETO afirmar:

a) A promoção da saúde propõe o desafio de reorientar os serviços de saúde a superar a fragmentação do assistir a doença, e irem em direção a perspectiva da atenção integral às pessoas em suas necessidades, numa relação dialógica do cuidar/ser cuidado, do ensinar/aprender. b) Promoção da saúde também é aceitar o imenso desafio de desencadear um processo amplo que inclui a articulação de parcerias, atuações inter setoriais e participação popular, que otimize os recursos disponíveis e garanta sua aplicação em políticas que respondam mais efetiva e integralmente às necessidades da sociedade. c) A promoção da saúde trabalha a mobilização comunitária. Mobilização que tenta romper o individualismo que se tornou uma das principais características das sociedades modernas.

d) Nenhuma das alternativas.

12) A Enfermagem é reconhecida por seu respectivo conselho profissional é uma profissão que possui um corpo de conhecimentos próprios, voltados para o atendimento do ser humano nas áreas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Analise as afirmativas abaixo e marque V(verdadeiro) e F(falso) sobre a história da enfermagem no Brasil: ( ) A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX.

( ) A profissão de enfermagem surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios.

( ) No começo do século XX, grande número de teses médicas foram apresentadas sobre Higiene Infantil e Escolar, demonstrando os resultados obtidos e abrindo horizontes e novas realizações. Esse progresso da medicina, teve influência imediata sobre a Enfermagem.

( ) Figura de destaque é Frei Fabiano Cristo, que durante 40 anos exerceu atividades de enfermeiro no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro.

Assinale a alternativa que condiz com a sequência CORRETA:

a) V, F, F, V. b) V, V, F, V. c) F, V, F, V.

d) Nenhuma das alternativas.

13) O cliente cirúrgico recebe assistência da enfermagem nos períodos pré, trans e pós-operatório. Relacione as colunas acerca desses períodos sobre a assistência de enfermagem:

(5)

5

(I) Pré operatório

(II) Trans operatório (III)Pós operatório

( ) Nesse período, as ações de enfermagem devem assegurar a integridade física do cliente, tanto pelas agressões do ato cirúrgico como pelos riscos que o ambiente do centro cirúrgico oferece ao mesmo, já submetido a um estresse físico e exposição dos órgãos e tecidos ao meio externo; daí a importância do uso de técnicas assépticas rigorosas.

( ) Nesse período o preparo físico do cliente é importante para o bom andamento do ato cirúrgico, bem como para evitar complicações posteriores ao mesmo. Evitar estas complicações requer alguns cuidados de enfermagem específicos relacionados com o preparo intestinal, vesical e da pele, além de uma avaliação da equipe, do ambiente e do cliente para prevenir a ocorrência de infecções.

( ) Nesse período, os objetivos do atendimento ao cliente são identificar, prevenir e tratar os problemas comuns aos procedimentos anestésicos e cirúrgicos, tais como dor, laringite pós- entubação traqueal, náuseas, vômitos, retenção urinária, flebite pós-venóclise e outros, com a finalidade de restabelecer o seu equilíbrio.

Assinale a alternativa que condiz com a sequência CORRETA:

a) II, I, III. b) III, II, I. c) I, II, III.

d) Nenhuma das alternativas.

14) Oxigenoterapia é a administração de oxigênio medicinal através de via inalatória, com finalidade terapêutica de prevenir ou melhorar a hipóxia tecidual, mantendo no ar inspirado uma concentração de gás capaz de oxigenar adequadamente o sangue que sai dos pulmões. Assinale a alternativa em que a oxigeno terapia NÃO é indicada:

a) respiração ruidosa - dificuldade ou impossibilidade de respirar estando deitado - saturação menor que 90% com FiO2 maior que 0,4 .

b) taquipneia e ou taquicardia - batimentos de asa de nariz (é mais raro no cliente adulto - tiragem supraclavicular e intercostal (manifestação visual da insuficiência respiratória), ou seja, usa a musculatura acessória para respirar.

c) cansaço e/ou agitação- sinais de desorientação, que antes não apresentava - cianose (sinal tardio de hipóxia). d) Nenhuma das alternativas.

15) A respeito do Código de Ética, O profissional de Enfermagem possui o direito de:

a) Associar-se, exercer cargos e participar de Organizações da Categoria e Órgãos de Fiscalização do Exercício Profissional, atendidos os requisitos legais. b) Colaborar ou acumpliciar-se com pessoas físicas ou jurídicas que desrespeitem a legislação e princípios que disciplinam o exercício profissional de Enfermagem. c) Aceitar cargo, função ou emprego vago em decorrência de fatos que envolvam recusa ou demissão motivada pela necessidade do profissional em cumprir o presente código e a legislação do exercício profissional; bem como pleitear cargo, função ou emprego ocupado por colega, utilizando-se de concorrência desleal.

d) Nenhuma das alternativas

16) As crianças ao nascer recebem a vacina BCG que serve para criar imunidade e agir contra as infecções. Ela é a principal responsável pela defesa do corpo contra a

a) Tuberculose. b) Febre amarela. c) Sarampo.

d) Nenhuma das alternativas.

17) A idade de aplicação da vacina Rubéola é : a) aos 6 meses

b) aos 3 meses

c) a partir dos 12 meses d) Nenhuma das alternativas

18) A enfermagem tem papel de destaque na prevenção e controle da infecção do trato urinário, cuja principal causa (aproximadamente, 80%) é atribuída à inserção de cateter urinário e, estatisticamente, representa a topografia com maior índice de infecção hospitalar. Diversas vias possibilitam o acesso dos microrganismos às vias urinárias de pacientes cateterizados. Com base nessa afirmação assinale verdadeiro ou falso:

( ) O cateterismo vesical consiste na introdução de um cateter estéril na bexiga, pela uretra, com a finalidade de drenar urina procedimento que deve ser realizado com todo o rigor da técnica asséptica. ( ) Pela via direta, ocorre a inoculação de microrganismos na bexiga no momento da inserção do cateter o que reforça a importância do uso rigoroso da técnica asséptica na cateterização vesical.

( ) Pela via extraluminal, verifica-se a migração das bactérias pelo espaço periuretral ao redor da superfície externa do cateter - a higiene íntima como medida preparatória e a antissepsia para a inserção do cateter, assim como a manutenção da higiene durante o período de permanência da sonda contribuem para reduzir a colonização bacteriana local.

( ) Pela via intraluminal, a migração das bactérias ocorre através do lúmen do cateter vesical. A contaminação pode ocorrer durante o esvaziamento da bolsa coletora ou pela desconexão da junção sondasistema coletor quando do esvaziamento da bolsa, o profissional deve utilizar luvas de procedimento e evitar tocar a ponta do dispositivo de esvaziamento no cálice graduado ou qualquer outra superfície.

Assinale a alternativa CORRETA a) V-V-V-V

b) V-F-V-F c) V-F-F-F

d) Nenhuma das alternativas.

19) A administração de medicamentos é uma das atividades da enfermagem, a respeito desse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

a) As formulações destinadas para uso via retal podem ser sólidas ou líquidas. A sólida, denominada supositório, possui formato ogival e consistência que facilita sua aplicação, não devendo ser partida. Dissolve-se em contato com a temperatura corporal e é indicada principalmente para a estimulação da peristalse, visando facilitar a defecação geralmente, os resultados manifestam-se dentro de 15 a 30 minutos, mas podem tardar até uma hora.

(6)

6

b) A via parenteral é usualmente utilizada quando se deseja uma ação mais imediata da droga, quando não há possibilidade de administrá-la por via oral ou quando há interferência na assimilação da droga pelo trato gastrintestinal. A enfermagem utiliza comumente as seguintes formas de administração parenteral: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa. c) A via endovenosa é utilizada quando se deseja uma ação rápida do medicamento ou quando outras vias não são propícias. Sua administração deve ser feita com muito cuidado, considerando-se que a medicação entra diretamente na corrente sangüínea, podendo ocasionar sérias complicações ao paciente caso as recomendações preconizadas não sejam observadas. As soluções administradas por essa via devem ser cristalinas, não-oleosas e sem flocos em suspensão. Para a administração de pequenas quantidades de medicamentos são satisfatórias as veias periféricas da prega (dobra) do cotovelo, do antebraço e do dorso das mãos

d) Nenhuma das alternativas.

20) Os principais antibióticos de ação bactericida ou bacteriostática são, EXCETO:

a) Penicilinas. b) Tetraciclinas. c) Dorflex.

d) Nenhuma das alternativas.

Referências

Documentos relacionados

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Impacto na qualificação dos atores envolvidos com o PNAE para o processo de aquisição de produtos orgânicos e agroecológicos da agricultura familiar para a alimentação escolar;

Nesta linha, a mitologia desempenha uma função de conservação, mas também de transmissão do passado e, numa discussão sobre a pós-memória como a nossa, torna-se essencial admitir a

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

apresentar documentação falsa para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, não celebrar o contrato ou instrumento equivalente, falhar

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

Os Maxakali, grupo da família Macro-Gê, utilizam-se da música como meio de comu- nicação para estabelecer e manter o contato entre os espíritos – yãmiy - e os viventes da