• Nenhum resultado encontrado

EJA a todo vapor NESTA EDIÇÃO: PHV no EJA. Seconci-MG no Céara. Palestra na MRV. Por uma vida sem fumo. Edição nº 138 2ª Quinzena Fev / 2013 Ano 07

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EJA a todo vapor NESTA EDIÇÃO: PHV no EJA. Seconci-MG no Céara. Palestra na MRV. Por uma vida sem fumo. Edição nº 138 2ª Quinzena Fev / 2013 Ano 07"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PHV no EJA

Seconci-MG no

Céara

Palestra na MRV

Por uma vida

sem fumo

02

04

04

05

Os últimos dias foram marcados por dois eventos relacionados a um projeto muito valorizado pelo Seconci-MG: o Ensino de Jo-vens e Adultos. O projeto, desenvolvido em parceria com o Sinduscon-MG, SESI/FIEMG e empresas de construção civil, é uma mo-dalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino funda-mental e no ensino médio.

No dia 18, foi inaugurada uma nova turma, parceria da PHV Engenharia com as enti-dades. Os alunos cursarão as séries iniciais do Ensino Fundamental. Já no dia 20, hou-ve a formatura dos alunos das empresas EPO E PDG Engenharia, que receberam o diploma referente às séries finais do Ensi-no Fundamental.

Leia mais nas páginas 02 e 03.

EJA a todo vapor

(2)

No último dia 18, foi inaugurada uma tur-ma de Ensino de Jovens e Adultos na PHV Engenharia. A nova sala de aula fica em uma das obras da empresa, no bairro Lu-xemburgo, e reúne alunos de vários can-teiros da PHV. O projeto é desenvolvido em parceria entre Sinduscon-MG, Secon-ci-MG, SESI/FIEMG e empresas da cons-trução civil. É a primeira turma montada com a empresa, abrangendo as séries iniciais do Ensino Fundamental (1ª à 4ª). Estiveram presentes à solenidade de inauguração alunos, representantes das entidades parceiras e da PHV. A abertu-ra do evento foi realizada pela

Supervi-sora do Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, Sylvia Helena Costa. Em seguida, Henrique Rocha, da Orquestra Jovem do Sesiminas, se apresentou. O garoto de 14 anos tocou duas músicas no violino, aplaudido ao final de cada uma delas. A apresentação evidencia mais uma parceria desenvolvida pelo Seconci -MG, Sinduscon-MG e SESI/FIEMG, o pro-jeto Arte na Obra, que consiste em levar números artístico-culturais aos canteiros de obra.

Ao fim da apresentação, o Sócio-Diretor da PHV Engenharia, Paulo Henrique Vas-concelos, enfatizou que a empresa está

totalmente envolvida com o projeto, asse-gurando recursos e incentivando a frequên-cia às aulas. Ana Paula Paiva, Supervisora Pedagógica do Núcleo de EJA do SESI, reiterou a participação do SESI/FIEMG, garantindo o apoio pedagógico e um acompanhamento bastante próximo aos alunos. Finalizando o evento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sua professora. Também contadora de histó-rias, Zenaide Correa ressaltou que está muito animada para o início das aulas e destacou a importância do comprometi-mento para o sucesso de cada um nessa jornada. Ao final do evento, todos partici-param de um lanche de confraternização.

Esse chegou antes até da professora. An-tonio Mário do Nascimento tem 52 anos e é um dos alunos da turma. O meio ofi-cial de pedreiro nasceu no Ceará, em 88

foi para o Pará, e há 3 anos veio para Belo Horizonte, meio assim, de sopetão. Nun-ca tinha pensado em vir para a Nun-capital mineira, mas surgiu a oportunidade e ele

aproveitou. Uma de suas filhas, dos oito que tem, está na faculdade, e Antonio se prepara para aventurar-se nos estudos também.

Henrique Rocha encantou, com seu vio-lino, todo mundo que estava na inau-guração. O garoto tem apenas 14 anos e

faz parte da Orquestra Jovem Sesiminas. Começou a tocar aos 11, quando o SESI apresentou seus projetos em sua

esco-la. Resolveu aprender um instrumento e, como alguns primos já tocavam o violino, se interessou em aprender também.

PHV faz sua estreia no Ensino de Jovens e

Adultos

Aluno aplicado

Jovem talento

Alunos, professora, diretor de desenvolvimento da PHV, Marcos Paulo de Sousa, e o sócio-diretor da empresa, Paulo Henrique Vasconcelos

JornaLista responsáveL:

Anna Carolina Aguiar - 17657 MG

DesiGn e DiaGraMaÇÃo:

Somanyideas

Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refle-tem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Rua Diamantina, 285 – Lagoinha CEP 31110-320 – Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3449-8000 / Fax: (31) 3449-8010

(3)

Após dois anos de dedicação e comprome-timento, é oficial: os 18 alunos da turma de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) das em-presas PDG e EPO Engenharia , em parceria com Sinduscon-MG, Seconci-MG e SESI/ FIEMG, completaram as séries finais do En-sino Fundamental (5ª a 8ª).

A formatura aconteceu no dia 20 de feve-reiro, no Museu Inimá de Paula. O evento contou com a participação da Orquestra de Câmara do Sesiminas, sob a regência do maestro Marco Antonio Drumond. Criada em 1986, ela caracteriza-se pelos concertos didáticos com a finalidade de levar ao pú-blico um repertório de boa qualidade. Logo após a entrada dos formandos, a Orquestra tocou o Hino Nacional, apresentando, em seguida, obras de compositores diversos: de Mozart a Luiz Gonzaga, passando pela curiosa Tempo de Maracatú, de Ernani

Aguiar - tocada sem os arcos, apenas com os dedos -, e por um tango de Carlos Gar-del, dentre outras.

Após a apresentação, o orador da turma, Helis Francisco Pereira, teve a palavra. He-lis falou de seu nervosismo e da alegria em estar ali, destacando que foram muitas as dificuldades para que ele e seus colegas chegassem àquele dia: “no começo, muito amargo; mas depois tornou-se doce”, disse. Em seguida, o diretor-presidente da EPO Engenharia, Gilmar Dias, parabenizou a to-dos, enfatizando a importância e a beleza da leitura e deixando à turma um conselho: “Não desanimem. Levem adiante seus so-nhos, que vale à pena”. O Diretor Geral de Minas da PDG, Edir Ferraz Lima, também os parabenizou, desejando-lhes que continu-assem nesse crescimento, que não paras-sem de estudar e de se aperfeiçoar.

A paraninfa da turma, Maria Aparecida Batista de Oliveira, deixou aos alunos um poema de Clarice Lispector, sobre perse-guir os sonhos sem se deixar levar pelas adversidades. Em seguida os alunos rece-beram seus diplomas, o momento mais aguardado da cerimônia. Márcia Lugão Guimarães, Gerente do SESI/COMAR, também falou aos alunos da importân-cia de dar continuidade aos estudos, de não parar por ali. Destacou ainda, o en-volvimento dos parceiros - Sinduscon e Seconci -, no projeto.

Finalizando o evento, foi exibido um vídeo com a trajetória dos alunos, des-de a turma des-de 1ª à 4ª série, da qual muitos participaram. Após a cerimô-nia, alunos, familiares e convidados di-rigiram-se ao segundo andar do museu para um coquetel.

Formatura de trabalhadores da EPO e PDG

(4)

O Sinduscon-CE convidou a Engenheira de Segurança e Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, para realizar uma pa-lestra sobre Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO). Ela aconteceu no dia 31 de janeiro, na sede da entidade, em Fortaleza.

Andreia iniciou sua palestra apresentando seu trabalho e o Seconci-MG. Em seguida, passou por um panorama da Construção Civil no Brasil, com o histórico, situação atual e perspectivas futuras desse setor. Após essa introdução, a engenheira dis-correu sobre Saúde e Segurança

Ocupa-cional, abordando acidentes, doenças e fatalidades comuns e o que eles podem acarretar. Finalmente, Andreia falou das NRs 18 e 35, e a interação delas com outras normas e requisitos legais, além de como deve ser feita essa gestão de SSO na indús-tria da construção.

A MRV Engenharia recebeu palestra mi-nistrada pela Engenheira Eletricista e Es-pecialista em Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Inara Catão. Voltada para a NR-10, norma que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade, a palestra aconteceu no dia 5 de fevereiro. A MRV está no mercado imobiliário desde 1979 e oferece casas e apartamentos em mais de 100 cidades do Brasil. A palestra

é voltada para profissionais que interajam direta ou indiretamente com eletricidade, tornando-os mais aptos para lidar com situ-ações que envolvam instalsitu-ações elétricas. Empresas associadas que tenham interes-se na palestra devem entrar em contato através do telefone 3449-8032, ou pelo e-mail engenharia3@seconci-mg.org.br. Ela tem duração de uma hora e foca na prevenção aos acidentes elétricos e em condutas seguras.

Seconci-MG no Ceará

Palestra sobre instalações elétricas na MRV

Andreia Darmstadter e Fernando Pinto, Vice-Presidente de Relações Trabalhistas do Sinduscon-CE

(5)

O Seconci-MG inaugura, em março, um grupo de apoio para fumantes que dese-jam largar o vício. O Projeto, chamado Por Uma Vida Sem Fumo, é uma iniciativa dos Departamentos de Serviço Social e Medi-cina Assistencial.

A ideia do projeto é, através de encon-tros periódicos, ajudar trabalhadores de empresas associadas a se livrarem do ci-garro, garantindo uma melhora na quali-dade de vida e incentivando a adoção de hábitos mais saudáveis. As reuniões serão na sede do Seconci, após o horário do

ex-pediente. Serão 11 encontros, divididos ao longo de 6 meses. Os integrantes do grupo contarão com uma equipe mul-tidisciplinar de apoio, que inclui clínico geral, cardiologista, nutricionista, psicó-logo, dentista, enfermeira e assistente social.

Divulgue esta iniciativa em sua empresa e contribua para que seus funcionários te-nham uma vida mais saudável! Mais infor-mações com o Departamento de Serviço Social, no telefone 3449-8006, ou através do e-mail: enfermagem@seconci-mg.org.br.

Por uma vida sem fumo

Inscrições encerradas para o curso de

Lide-rança de Equipes

Após o sucesso do Programa de Gestão e Li-derança para Mestres de Obra, o Seconci-MG traz mais uma novidade para suas empresas associadas: o curso Liderança de Equipes para Engenheiros e Arquitetos. Com um pú-blico distinto, o treinamento ensinará como adicionar capacidade de gestão e liderança à autoridade desses profissionais, otimizando o desempenho de suas equipes. As inscrições se encerraram em poucos dias após a divul-gação do curso e esta primeira edição terá início no dia 12 de março.

A gestão de pessoas vem sendo uma peça importantíssima na Indústria da Construção. A prática tem demonstrado que o exercício

puro e simples da autoridade não é suficiente para que os gestores consigam os resultados esperados de suas equipes. O desempenho das empresas depende, cada vez mais, da capacidade dos gestores de obter um melhor desempenho de suas equipes em condições de alta demanda e pressão de prazos. O curso é ministrado pelo consultor de empresas Ayrton Rochedo Ferreira, que irá trabalhar com os participantes conheci-mentos, habilidades e atitudes desejáveis em um gestor para que sua equipe alcance bons resultados. Fique de olho no Seconci News para informações sobre novas turmas e outros cursos.

O Seconci-MG irá promover, no dia 04 de mar-ço, um treinamento de combate à Dengue. Nessa empreitada, contaremos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que trará à sede do Seconci um profissional especiali-zado para realizar o treinamento. Técnicos do Departamento de Segurança do Trabalho e profissionais dos Departamentos de Medicina Assistencial e de Serviço Social do Seconci-MG estarão presentes, para que possam se atuali-zar sobre o tema. Além disso, o treinamento será aberto para profissionais de empresas

as-sociadas que trabalham na área operacional e queiram se envolver com essa causa. Já vínhamos fazendo uma campanha sistemá-tica de esclarecimento sobre a doença, com inserções diárias nos treinamentos admis-sionais realizados pela entidade e através de visitas preventivas às obras, efetuadas com o apoio de técnicos do Departamento de Segu-rança do Trabalho. A ideia do curso é oferecer uma reciclagem sucinta e objetiva, capacitan-do profissionais para que possam identificar

facilmente a existência de focos do mosquito transmissor da doença em canteiros de obra. O treinamento será dirigido a técnicos de segurança, membros de CIPAs e demais pro-fissionais que atuam nas obras, comprometi-dos com a erradicação comprometi-dos criadouros. para

inscrever profissionais de sua empresa, entre em contato com o Departamento de serviço social, através dos telefones

3449-8005/8006, e pelo e-mail social2@seconci-mg. org.br. As vagas são limitadas.

(6)

Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é neces-sário que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os representantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão. Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3449-8032, ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Próximo curso: 18 à 21 de março.

Curso de CIPA

4

De acordo com o item 10.8.8.2 da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter fre-quentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3449-8032. Próximo curso: 08 à 12 de abril.

Reciclagem da NR-10

3

Seconci-MG Informa

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação com 48 horas de antecedência através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos seguin-tes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. Mais informações no telefone (31) 3449-8032 e através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Próximo curso: 04 à 15 de março.

Treinamento admissional

Curso básico de NR-10

1

2

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

Esses índices, destinam-se a avaliar aspectos não financeiros, que envolvem a atividade pecuária. O índice de fertilidade representa a relação do número de fêmeas que foram

Controle químico da broca das meliáceas Hypsipyla grandella Zeller Lepidotera: Pyralidae em mogno sul americano Swietenia macrophylla King.. Dissertação Mestrado em Ciência Florestal

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Um programa de computador (software) foi desenvolvido, para demonstrar a facilidade do uso por pessoas não especializadas em finanças. É necessária apenas, base em informática.