• Nenhum resultado encontrado

Como funcionam as bacias hidrográficas O ciclo da água Como é que as bacias hidrográficas protegem a água e o solo...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como funcionam as bacias hidrográficas O ciclo da água Como é que as bacias hidrográficas protegem a água e o solo..."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Página

Neste capítulo:

Proteger as bacias

hidrográfi cas

9

Como funcionam as bacias hidrográficas . . . 156

O ciclo da água . . . 156

Como é que as bacias hidrográficas protegem a água e o solo . . . 157

Actividade: Fazer uma bacia hidrográfica . . . . 158

História: Danificação da bacia hidrográfica no Vale do Rio Aguan . 159 Efeitos na saúde causados por bacias hidrográficas danificadas. . . 160

Proteger e restaurar bacias hidrográficas . . . 161

O desenvolvimento sustentável protege as bacias hidrográficas . . . 161

Benefícios da protecção das bacias hidrográficas . . . 162

História: Melhorar a saúde no Vale do Rio Aguan . . . 163

Actividade: Planear um projecto comunitário de uma bacia hidrográfica . . . 164

Gerir a forma como a água flui . . . 167

Bacias hidrográficas nas vilas e cidades . . . 168

As grandes barragens prejudicam a saúde . . . 169

História: Como é que uma grande barragem levou o povo Yaqui a ficar doente . . . 169

As barragens causam problemas rio acima e rio abaixo . . . 170

Alternativas às grandes barragens . . . 172

(2)

155

Proteger as bacias

hidrográfi cas

Independentemente do lugar onde você está, numa zona rural ou numa zona urbana, você está numa bacia hidrográfica. Uma bacia hidrográfica é uma área de terra através da qual se escoa toda a água da chuva e da neve em direcção a um único corpo de água, como por exemplo um ribeiro, um rio, um lago ou um pântano.

Uma bacia hidrográfica também se chama zona de captação, porque a terra, encosta acima e corrente acima, “capta” toda a água e depois a água corre encosta abaixo e corrente abaixo.

Uma bacia hidrográfica pode ser muito grande, cobrindo milhares de quilómetros, ou pode ser tão pequena como um vale. Dentro de cada bacia hidrográfica grande, onde a água flui dos montes altos para os vales baixos (como acontece com uma cadeia de montanhas), há muitas bacias hidrográficas mais pequenas (como pequenos ribeiros e outros cursos de água que correm para os rios e para o mar). Ver a página a seguir para ver ilustrações de bacias hidrográficas.

Uma bacia hidrográfica saudável protege os abastecimentos de água, alimenta as florestas, plantas e animais selvagens, mantém o solo fértil e dá apoio a comunidades autoconfiantes. Mudanças grandes e repentinas numa bacia hidrográfica, como por exemplo abater árvores e silvados, deitar fora lixo ou construir estradas, casas e barragens, pode danificar a bacia hidrográfica e os seus recursos de água. Isto pode afectar a capacidade da terra de dar sustento a comunidades saudáveis e pode levar a problemas de saúde, fome e migrações. Planear mudanças na maneira como a água corre através das bacias hidrográficas e como a água e a terra vão ser desenvolvidas e usadas pode prevenir problemas futuros.

Nossa bacia h idográfica

(3)

Como funcionam as

bacias hidrográficas

A saúde de todas as pessoas é afectada se a bacia hidrográfica for danificada. Para compreender a importância das bacias hidrográficas para o ambiente, podemos pensar nos rios e ribeiros como as veias da terra. Elas transportam e deslocam água através do solo, da mesma maneira que as veias transportam o sangue através dos nossos corpos. Tal como nós dependemos do sangue para a vida, o ambiente depende da água para a vida.

O ciclo da água

A água está sempre em movimento. Às vezes, movimenta-se correndo como um rio. Às vezes movimenta-se mudando do estado líquido (água) para o estado gasoso (vapor) ou para o estado sólido (gelo ou neve). Mas a quantidade total de água no mundo nunca muda. Toda a água que existe desloca-se do céu para a terra, infiltrando-se no solo, correndo nos rios, lagos e oceanos, e depois evaporando-se de volta para o céu. Este movimento da água é chamado o ciclo da água.

Estas pequenas bacias

hidrográfi cas… … fazem parte

de uma bacia hidrográfi ca maior.

As fronteiras de qualquer bacia hidrográfica são os picos e cumes dos montes.

O calor do sol leva a água a evaporar-se da superfície dos lagos, rios e oceanos para o céu. A água também é libertada das plantas e do solo.

A água infi ltra-se no solo, onde alimenta as plantas e as árvores. Ela vai para debaixo da terra, onde é armazenada como água subterrânea, a fonte de água dos poços e nascentes.

As nuvens transportam água e deitam--na para a terra através da chuva e da neve.

A água corre à superfície da terra para os ribeiros, rios e lagos

(4)

CO M O FUN CI O NA M A S BACIA S HID R O G R Á FI C A S 157

Como é que as bacias hidrográficas protegem a água e o solo

A maior parte da água numa bacia hidrográfica não está nos rios e lagos, mas sim no próprio solo. Uma bacia hidrográfica saudável tem um abastecimento de água limpa e um solo rico. As árvores e as plantas, sobretudo as ervas, nas partes mais altas da bacia hidrográfica e ao longo das margens dos rios e ribeiros, melhoram a qualidade e quantidade de água subterrânea.

Ao proteger e conservar a água, as plantas e o solo, protegemos a bacia hidrográfica.

Os pântanos, muitas vezes no fi m da bacia hidrográfi ca, fi ltram e limpam a água à medida que esta se movimenta. Os pântanos podem mesmo fi ltrar alguma contaminação tóxica. Quando a água entra devagar nos rios

através do solo, há mais água no rio entre as quedas de chuva e menos inundações durante as tempestades.

Os rios e ribeiros que correm apoiam as pessoas, os peixes e os animais. As plantas e árvores reduzem

a velocidade da água da chuva, ajudam-na a espalhar-se e infi ltrar-espalhar-se no chão e impedem-na de levar consigo demasiado solo.

(5)

bcnbxncb

Fazer uma bacia hidrográfi ca

Esta actividade ajuda as pessoas a compreenderem como é que uma bacia hidrográfi ca funciona e como é que todas as coisas dentro de uma bacia hidrográfi ca são importantes para a saúde de todas as pessoas que vivem na área.

Tempo: 30 a 45 minutos

Materiais: Para cada grupo, uma folha grande de papel, uma bacia ou

recipiente, lápis de cor ou canetas de feltro e água. Dividir as pessoas em grupos de 3 a 5 pessoas cada.

Cada grupo pega na sua folha de papel grande, amarrota-a e depois alisa-a parcialmente, garantindo que deixa alguns cumes e áreas elevadas.

O grupo pinta com cores as diferentes características de uma bacia hidrográfi ca no papel, mostrando os cumes dos montes a castanho, os vales a verde, os rios e os cursos de água a azul. Depois, podem ser acrescentadas cores diferentes para mostrar o que as pessoas acrescentaram à bacia hidrográfi ca: vermelho para as lixeiras, preto para pesticidas, gasolina e outros produtos químicos, etc. Colocar o papel num recipiente ou bacia e fi xar a forma, para que fi que parecido com uma bacia hidrográfi ca, com linhas elevadas para mostrar os cumes das montanhas e depressões para mostrar os vales.

As pessoas do grupo molham os dedos em água e salpicam suavemente com água por cima da bacia hidrográfi ca até as cores começarem a correr no papel. Dentro de cada grupo, discutir o que acontece às cores à medida que elas correm para as partes mais baixas da bacia hidrográfi ca.

Juntar os grupos todos e discutir em conjunto como é que o que eles viram representa o que acontece numa bacia hidrográfi ca verdadeira. Notar a distância a que as coisas se deslocam e a maneira como os diferentes elementos se misturam na bacia hidrográfi ca.

Questões para discussão:

• Que problemas de saúde é que o escoamento de lixeiras (cor vermelha) e pesticidas (cor preta) podem causar às pessoas que vivem abaixo deles?

• Que mudanças é que você pensa que a sua comunidade veria se a bacia hidrográfi ca fi casse danifi cada?

• Que medidas é que a sua comunidade poderia tomar para proteger e restaurar a bacia hidrográfi ca?

™

™

š

š

›

›

œ

œ





ž

ž

(6)

CO M O FUN CI O NA M A S BACIA S HID R O G R Á FI C A S 159

Danificação da bacia hidrográfica no Vale do Rio Aguan

Há 40 anos atrás, os montes acima do Rio Aguan eram florestados. O vale era uma das regiões mais férteis em todas as Honduras e criava um bom ambiente para a vida das pessoas de muitas aldeias e quintas. Muitos ribeiros pequenos e transparentes corriam monte abaixo em direcção ao Rio Aguan azul. O rio fluía através do coração do vale e em direcção ao Mar das Caraíbas.

Depois, as pessoas começaram a cortar árvores para usarem mais terra para a agricultura e para alimento do gado. Grandes empresas de frutas vieram e abateram mais árvores para fazerem plantações de banana. As famílias começaram a deslocar-se para os montes, porque a melhor terra do vale tinha sido tomada por proprietários rurais ricos. Finalmente, a maior parte das árvores foi abatida e havia muitas pessoas a viverem nas encostas dos montes. Havia menos água no rio e nos ribeiros, e a água já não era transparente.

As pessoas do Vale do Aguan sabiam que as coisas tinham mudado, mas foi preciso um furacão para as levar a perceber a dimensão dos danos causados à sua bacia hidrográfica. Chuvas fortes causaram desabamentos de terras nos montes. Muitas casas e aldeias inteiras foram arrastadas pelas terras. Muitas pessoas morreram e muitas outras adoeceram.

À medida que trabalhavam em conjunto para recuperarem da tempestade, as pessoas começaram a ver que a perda de árvores nas encostas, os

desabamentos de terras e os seus problemas de saúde estavam relacionados. O gado poluiu a sua água de beber, causando diarreia e outras

doenças às suas crianças.

As colheitas pioraram. Como o solo já não retinha a água da época das chuvas, os campos

secavam rapidamente. Depois, quando veio a chuva de Inverno, levou consigo o solo.

As colheitas eram tão fracas que as pessoas estavam sempre com

fome e a fome piorava os seus problemas de saúde.

Os aldeãos começaram a compreender que, para melhorarem a sua saúde, tinham que proteger a sua bacia hidrográfica.

Depois da discussão sobre os Efeitos na saúde causados por bacias hidrográfi cas danifi cadas , a história do Vale do Rio Aguan continua na página 163.

(7)

Efeitos na saúde causados

por bacias hidrográficas

danificadas

Quando a terra fica limpa de árvores e plantas (desflorestação), o solo retém menos água, secando poços e nascentes. Os períodos secos podem tornar-se mais longos ou mais frequentes, causando todos os problemas de saúde por não haver água suficiente (ver Capítulo 5). A desflorestação também causa perda de solo (erosão, ver página 200), o que faz com que produzir alimentos seja mais difícil, levando à fome e às migrações.

Quando as zonas pantanosas são destruídas, elas não podem filtrar a poluição tóxica para fora da água, levando a maior contaminação. A desflorestação e os danos causados às zonas pantanosas provocam inundações, o que causa ferimentos e morte e aumenta os casos de diarreia.

Mudanças numa bacia hidrográfica aumentam as doenças causadas por mosquitos

Os mosquitos reproduzem-se na água parada e com pouco movimento. Quando são feitas mudanças grandes ou repentinas na forma como a terra é usada e na forma como a água flui através da bacia hidrográfica, essas mudanças criam muitas vezes condições para que os mosquitos se reproduzam.

As mudanças podem ser causadas por:

• Escavações nos leitos dos rios para retirar materiais de construção como saibro e areia, e minerais preciosos como ouro, que deixam muitas vezes as lagoas estagnadas.

• A construção de barragens em rios cria águas paradas e muda a maneira como a água flui (ver página 170).

• A construção de estradas pode bloquear o fluxo de água e criar lagoas estagnadas.

Se você conseguir manter a água em movimento, as mudanças à bacia hidrográfica não têm que trazer necessariamente mais doenças causadas por mosquitos, como a dengue, a malária e a febre-amarela. Para mais informações sobre a prevenção de problemas causados por mosquitos, ver Capítulo 8.

A desfl orestação provoca a erosão do solo e aumenta o risco de inundação.

Destruir as zonas pantanosas através de construção em excesso ou pavimentação sobre a terra leva a mais inundações e à contaminação da água. A contaminação da água pela indústria de petróleo, mineração e a agricultura industrial poluem a água.

(8)

PR OT EG ER E R E S TAUR A R A S BACIA S HID R O G R Á FI C A S 161

Proteger e restaurar bacias hidrográficas

A terra numa bacia hidrográfica é habitualmente propriedade de muitas pessoas diferentes. Pode ser difícil conseguir a colaboração de todos para melhorar e restaurar a bacia hidrográfica. Mas, como a bacia hidrográfica é uma questão de todos, é importante que o maior número de pessoas possível apoiem e participem nos esforços para proteger a bacia hidrográfica.

O desenvolvimento sustentável protege as bacias

hidrográficas

Algumas mudanças nas bacias hidrográficas — como a construção de estradas, a colocação de barragens num rio para irrigação ou produção de electricidade, ou a secagem de pântanos para reduzir os locais de reprodução dos insectos — são feitas na esperança de melhorar as vidas das pessoas. Mas, se estas mudanças forem feitas sem ter em consideração a maneira como a água se desloca naturalmente através da bacia hidrográfica, elas podem provocar mais danos do que fazer bem.

As curvas naturais do rio reduzem as inundações. As fl orestas reduzem a velocidade do escoamento de água e espalham-no ao longo da planície de cheia. Casas e negócios são construídos longe da margem do rio. Os pântanos fi ltram a contaminação e absorvem água das inundações.

(9)

Há muitas maneiras de melhorar as condições de vida que não vão prejudicar a bacia hidrográfica, ajudando-a a manter-se saudável para as pessoas no presente e no futuro.

• Garantir que o abastecimento de água e os projectos de saneamento são bem geridos, para benefício das comunidades locais e do ambiente (ver Capítulos 6 e 7).

• Trabalhar para manter as florestas saudáveis (ver Capítulo 10). • Plantar culturas usando métodos sustentáveis, para manter a terra

agrícola rica e fértil (ver Capítulo 15).

• Eliminar os lixos de forma segura e criar menos lixo (ver Capítulos 18 e 19).

• Construir casas, estradas e povoações de maneira que não mude o fluxo natural da água através da bacia hidrográfica ou cause erosão e de maneira que eles estejam protegidos das cheias sazonais.

Benefícios da protecção das bacias hidrográficas

Proteger uma bacia hidrográfica envolve muitas vezes resolver disputas sobre as terras, marcar fronteiras claras, desenvolver planos para o fluxo da água, fazer acordos entre vizinhos sobre o uso da terra e da água, e reunir e partilhar os recursos necessários para fazer o trabalho.

Em muitas comunidades, estes não são projectos fáceis. Os governos locais e regionais podem envolver-se na

resolução das disputas — às vezes para melhor, às vezes para pior.

Mas, se as pessoas puderem trabalhar em conjunto para proteger a bacia hidrográfica, isso vai significar que se vai ter mais água. Uma vez que a falta de água causa ou piora os conflitos, ter mais água vai melhorar as relações entre as pessoas, além de proteger a saúde comunitária.

Alguns benefícios da protecção das bacias hidrográficas são: • Mais água e água mais limpa em poços e nascentes;

• Melhor produção das culturas, mesmo durante o tempo seco; • Gado mais saudável.

Com mais água, são produzidas mais culturas. Isto aumenta o rendimento das pessoas, tornando menos provável que elas deixem as suas casas para irem à procura de trabalho.

Quando as comunidades trabalham para proteger as suas bacias hidrográficas, há mais água para todos.

(10)

PR OT EG ER E R E S TAUR A R A S BACIA S HID R O G R Á FI C A S 163

Melhorar a saúde no Vale do Rio Aguan

O furacão que atingiu as Honduras afectou todas as pessoas da bacia hidrográfica do Rio Aguan, por isso, todos estavam dispostos a trabalhar em conjunto para recuperar da tragédia. As pessoas das vilas e aldeias em todo o vale começaram a fazer encontros. Tinha havido deslizamentos de terras em todo o lado e muitas pessoas ficaram sem casa. Com a ajuda da Igreja Católica, eles começaram a falar sobre como resolver os seus problemas de maneira duradoura.

À medida que reconstruíam as suas comunidades, aprenderam que a maneira como eles praticavam agricultura poderia danificar ou ajudar a proteger a terra. Os camponeses podiam melhorar o solo e prevenir a erosão plantando os canteiros em filas ao longo das encostas, em vez de para cima e para baixo. E as valas para escoamento, as paredes de pedras e outras barreiras que eles faziam podiam proteger as suas encostas. Os camponeses ficaram contentes de aprender novas maneiras de proteger as suas terras. Mas também sabiam que as pessoas que causavam mais danos eram os proprietários de gado e os donos de plantações.

Os aldeãos e os camponeses começaram a visitar as famílias que tinham grandes plantações de bananas ou quintas com muito gado. Os aldeãos

falaram com os grandes proprietários de terra sobre a importância de proteger a água para todos. “Não são apenas os pobres que sofrem os efeitos das terras danificadas e da água contaminada”, disseram eles. “Somos todos nós.”

Com o passar do tempo, até os proprietários de terras mais ricos do vale começaram a ajudar no esforço de recuperação. Alguns concordaram em vedar as enseadas e nascentes, para manter o gado afastado. Outros, que possuíam terras nas encostas, deixaram que os aldeãos que tinham terras abaixo das suas plantassem árvores nas suas encostas. Os camponeses do vale falaram com os proprietários das terras no cimo dos

montes e ofereceram-se para trocar alguma da sua terra para terem permissão para vedar e proteger as terras acima. Era melhor para os proprietários de gado terem as terras do vale para o seu gado, e era melhor para toda a comunidade manter o gado longe dos cumes dos montes, para que o plano ajudasse todos.

Depois do furacão, os aldeãos do Vale do Rio Aguan começaram a ter boas relações

mesmo entre as pessoas que antigamente raramente falavam umas com as outras. Eles aprenderam que, ao proteger a sua bacia hidrográfica, eles e os seus filhos teriam água mais limpa e casas mais seguras. E que isto era bom tanto para a bacia hidrográfica como para a comunidade.

(11)

Planear um projecto comunitário de uma bacia hidrográfica

A equipa da bacia hidrográfica do Vale do Rio Aguan seguiu estes passos para começar a proteger a sua bacia hidrográfica:

1. Descobrir as condições da bacia hidrográfica

Em grupo, com os líderes comunitários, professores e outras pessoas, visite lugares importantes para a saúde da bacia hidrográfica. Conforme o tamanho da bacia hidrográfica, isto pode levar 1 dia ou várias semanas.

Visite os principais cursos de água e tome nota de onde é que eles se ligam uns aos outros. Tome notas sobre quem vive em que partes da bacia hidrográfica e como é que a terra e os recursos são usados em diferentes áreas. Visite os lugares onde as pessoas vão buscar água, os lugares onde a água pode tornar-se contaminada (perto de fábricas, pastagens e lugares onde o lixo se acumula) e outras áreas de preocupação.

Fale com as pessoas sobre as mudanças que elas repararam ao longo do tempo. Os caçadores e as pessoas que pescam, sabem onde é que estão os animais, e onde é que eles costumavam estar em diferentes alturas do ano. A sua comunidade está cheia de especialistas sobre a sua bacia hidrográfica.

2. Fazer um mapa ou desenho da bacia hidrográfica

Depois destas visitas, converse sobre o que é que você aprendeu e como é que pode partilhar a informação da melhor forma com toda a comunidade. Converse sobre quais as coisas que podem causar danos à terra e à água. Pode ser uma ajuda fazer um mapa da bacia hidrográfica e marcar os lugares que podem causar preocupação

dentro da comunidade. Os mais velhos podem ajudar a fazer mapas de como as coisas costumavam ser e como é que mudaram (para mais informações sobre mapeamento, ver página 15).

Porque é que acha que o rio está tão contaminado?

A água rio abaixo, perto da fábrica, é mais quente do que dantes. As rochas onde o meu marido costumava pescar estão cobertas de limos. casas ponto de água casa de banho gado fábrica río montes

(12)

PR OT EG ER E R E S TAUR A R A S BACIA S HID R O G R Á FI C A S 165

3. Organizar uma reunião comunitária

Organize uma reunião com pessoas de todas as comunidades que fazem parte da bacia hidrográfica. É especialmente importante convidar trabalhadores de saúde, pessoas responsáveis pela água e saneamento, proprietários de terras, donos de negócios e pessoas que recolhem água.

Use o seu mapa ou desenho para explicar os problemas que encontrou. Encoraje as pessoas a partilharem as suas preocupações sobre saúde e a conversarem sobre como é que os problemas podem ser causados pela contaminação da água, desflorestação, erosão do solo e outras questões relativas à bacia hidrográfica. Lembre-se de falar da água da superfície e da água subterrânea.

O objectivo desta conversa é começar, pouco a pouco, a sair da identificação dos problemas para o processo para os resolver. À medida que cada assunto é levantado, perguntar: Como é que podemos começar a resolver este problema agora? Vamos precisar de apoio técnico, dinheiro ou outros recursos? Quem precisa de estar envolvido?

4. Construir parcerias

Encontros e caminhadas ao longo da bacia hidrográfica são formas de construir parcerias entre as pessoas numa bacia hidrográfica. Organize encontros com pessoas que vivem nas zonas a jusante dos cursos de água e outros encontros com pessoas que vivem a montante dos cursos de água na bacia hidrográfica. Depois, organize encontros com representantes de diferentes grupos. Identifique objectivos comuns e encontre formas de trabalhar no sentido de alcançar esses objectivos, para que todos beneficiem.

Por vezes, pode ser difícil construir parcerias, sobretudo numa bacia hidrográfica grande. Pode ter de coordenar entre grupos diferentes locais e também com comités legais ou da cidade. Muitas vezes, diferentes grupos ou comunidades vão ter as suas próprias ideias sobre o que deve acontecer à bacia hidrográfica e podem ter dificuldade em compreender ou aceitar as necessidades e ideias dos outros. Diferenças de poder, recursos e influência podem causar conflitos graves. Mas quando são respeitadas as necessidades e contribuições de todos, e não apenas das pessoas com riqueza ou estatuto, podem desenvolver-se parcerias fortes. A abertura e a honestidade nas relações de trabalho vão ajudar a criar um ambiente de confiança. E uma vez que se espera que todos os parceiros contribuam para a parceria, eles também devem beneficiar com ela de alguma forma.

(13)

Pense nalguns dos acordos feitos no Vale do Rio Aguan. Um grupo plantou árvores na terra de outras pessoas. Proprietários de gado ricos concordaram em vedar as enseadas e nascentes. Algumas pessoas até trocaram de terras. Determinação, paciência e benefícios de mais água e água mais limpa permitiram que as parcerias crescessem e fossem bem-sucedidas.

5. Fazer um plano de acção

Defina objectivos claros e faça um plano de acção. Um objectivo pode ser ter árvores a crescer perto de todos os pontos de água em 5 anos. Outro objectivo pode ser proteger o rio, para que daqui a 50 anos ainda seja seguro beber da sua água.

O plano de acção pode incluir a protecção de alguma terra através da sua não utilização, sobretudo perto de ribeiros ou no cimo dos montes. Coloque sinais ou marque as árvores com tinta com a mensagem “Reserva da Bacia Hidrográfica: Não Usar”.

Os primeiros a beneficiarem com a protecção da bacia hidrográfica são habitualmente as pessoas na base da bacia hidrográfica (ao terem mais água e solo melhorado). Faça um plano de acção que inclua as necessidades daqueles que estão na parte de cima da bacia hidrográfica e que só vão beneficiar mais tarde. Quando toda a comunidade trabalha em conjunto, é mais provável que o plano seja bem-sucedido.

Plano de Acção da Bacia Hidrográfica do Vale do Rio Aguan

1. Não cortar vegetação perto dos recursos de água. 2. Ajudar as árvores jovens a crescerem e reflorestar

áreas que têm poucas árvores, sobretudo perto dos pontos de água.

3. Iniciar viveiros comunitários para produzir plantas para reflorestação. 4. Organizar grupos para prevenir e combater os fogos florestais. Educar

os camponeses locais para não queimarem os seus campos ou para fazerem queimadas seguras e controladas.

5. Vedar a área à volta dos pontos de água e colocar avisos de “Área Protegida”.

6. Encorajar os camponeses a conservarem o solo usando adubos ecológicos, reciclando os restos das culturas, construindo paredes de retenção e plantando “linhas de contorno”.

7. Desencorajar o uso de pesticidas e adubos químicos.

8. Trabalhar com o governo local e os comités de água para deslocar casas de banho, sistemas de esgotos e áreas de lavagens para longe dos pontos de água.

9. Organizar recolhas comunitárias do lixo e impedir que o lixo vá parar aos rios e ribeiros.

10. Afastar o gado dos pontos de água e marcar áreas onde o gado não deve pastar.

11. Garantir que as pessoas que acabaram de chegar à comunidade e os novos negócios têm conhecimentos sobre a bacia hidrográfica e sobre como é que podem ajudar a cuidar dela.

(14)

GER IR A FO R M A COM O A ÁGUA FLUI 167

Estes passos podem ser um modelo para um projecto comunitário de protecção de qualquer bacia hidrográfica. A parte mais importante do projecto é envolver tantas pessoas quanto possível em acordos que vão beneficiar todos a longo prazo.

Gerir a forma como a água flui

Quando a água flui para o solo ou para os cursos de água, chama-se a isso escoamento. Um bom escoamento reduz os perigos de cheias e de erosão e ajuda à infiltração de mais água no solo. Um mau escoamento causa erosão do solo e água estagnada.

A melhor maneira de melhorar o

escoamento é fazer com que a água à superfície depois de uma chuvada (chamada água de escoamento) possa “caminhar para fora” em vez de “correr para fora,” para que reduza a sua velocidade, se disperse e se infiltre no solo. Para fazer isto:

• Evite cortar plantas e árvores, sobretudo em encostas e ao longo de rios e ribeiros.

• Desvie a água da superfície para regar as plantas, para valas de irrigação e para zonas baixas. Podem ser criadas hortas ou tanques para peixes nos lugares onde a água se acumula (ver página 309). • Construa barreiras vivas, paredes baixas ou estruturas para controlo

da erosão, para reter e desviar a água da superfície (ver página 293). • Melhore o solo usando métodos agrícolas sustentáveis, para que a água

se infiltre no chão (ver páginas 282 a 289).

• Desvie as águas residuais para longe das torneiras e poços, orientando-as para valas de escoamento ou fossas (ver página 82).

• Armazene a água de escoamento dos telhados em cisternas e

recipientes para água de beber (ver página 86) ou desvie-a para lagos, campos e hortas.

• Mantenha plantas à beira da estrada ou construa canais de escoamento ao longo das estradas e mantenha-os sem bloqueios.

A limpeza regular dos canais de escoamento ajuda a prevenir as

cheias e as doenças.

(15)

Bacias hidrográficas nas vilas e cidades

Quando uma vila ou cidade é construída, ela vai alterar a forma como a água flui através da bacia hidrográfica. O desenvolvimento urbano traz mais superfícies duras, como estradas, pavimentos e telhados, que podem levar a água da chuva a fluir com rapidez em vez de se infiltrar no solo. Isto pode levar a água a acumular-se e estagnar, criando locais onde os mosquitos se podem reproduzir. Além disso, também pode levar ao aparecimento de cheias.

Nos lugares onde as pessoas se reúnem em grande número e a indústria se desenvolve, mais poluição contamina a água. Pode ser difícil manter saudáveis os pântanos e as margens dos rios, mas é especialmente importante, porque os pântanos previnem a água poluída de se acumular, contaminando plantas e animais e prejudicando a saúde humana.

Para proteger a sua parte da bacia hidrográfica, as pessoas nas vilas e cidades podem fazer o seguinte:

• Eliminar com segurança os dejectos humanos e os produtos químicos tóxicos para os impedirem de poluir as fontes de água e de bloquear o fluxo da água (ver Capítulos 7, 16 e 20).

• Restaurar as margens dos rios, ribeiros e pântanos, transformando-os em parques dentro da cidade. Algumas comunidades plantam hortas ou jardins ao longo das estradas, para ajudarem a água a infiltrar-se no solo, em vez de se escoar para os esgotos.

• Fazer campanhas para que os governos das cidades disponibilizem casas seguras para as pessoas viverem em áreas onde há perigo de cheia. • Fazer pressão sobre os negócios e indústrias para que assumam a

responsabilidade sobre os seus lixos.

• Envolver-se, através do governo da cidade e de organizações cívicas, nos esforços de planeamento regional e desenvolvimento sustentável.

As bacias hidrográficas nas cidades e vilas são facilmente contaminadas, mas elas podem ser protegidas!

(16)

A S G R A N D E S BA R R AG ENS PR E J UD I C A M A SAÚD E 169

As grandes barragens prejudicam a saúde

Uma barragem é uma parede construída através de um rio. As barragens são construídas para bloquear o fluxo de um rio e formar um lago artificial chamado reservatório. A água armazenada nos reservatórios pode ser usada para controlar as cheias, para disponibilizar água para irrigação e para beber, para produzir electricidade ou para recreação.

As barragens contribuíram para construir cidades modernas e melhorar muitas vidas. Mas as grandes barragens, com mais de 15 metros de altura e às vezes chegando a atingir 250 metros, também prejudicam as pessoas e a terra de muitas maneiras.

Como uma grande barragem levou o povo Yaqui a

ficar doente

Há muitos anos atrás, o povo Yaqui vivia da agricultura no clima quente e seco do norte do México. Graças ao seu rio, o Rio Yaqui, eles tinham água para a agricultura, para beber e para satisfazer as suas necessidades ao longo de todo o ano.

Tudo isto mudou quando uma barragem foi construída no seu rio. O governo

mexicano concordou que metade da água da barragem pertencia aos Yaquis. Mas os Yaquis cedo descobriram que nenhuma água chegava às suas aldeias. Todo o rio tinha sido canalizado para um canal gigante para irrigar muitas grandes quintas industriais que produziam trigo e algodão. Estas grandes quintas cedo cercaram as aldeias Yaqui e o povo Yaqui ficou sem nenhuma água para as suas próprias culturas.

Para produzir trigo e algodão num solo desértico seco é preciso muita água, adubos químicos e pesticidas. Os pesticidas são pulverizados mais de 45 vezes nos meses entre o plantio e a colheita. Todo este veneno acaba por ir parar aos canais de irrigação. Com os rios desviados e sem outras fontes de água, os Yaquis bebiam a água dos canais. Com o passar dos anos, a água poluída levou -os a ficarem doentes.

Depois de anos a beberem água contaminada, as crianças Yaqui começaram a ter problemas em aprender, pensar, crescer e brincar. Muitas crianças também sofriam de problemas de saúde graves, como cancro do sangue (leucemia) e defeitos de nascença, como membros atrofiados e ossos fracos. O mais provável é que estes problemas de saúde fossem causados por beberem água e respirarem ar envenenados com pesticidas.

Os problemas de saúde do povo Yaqui começaram quando se construiu a barragem no seu rio.

(17)

As barragens causam problemas rio acima e rio abaixo

Primeiro, as barragens criam problemas para as pessoas que vivem rio acima em relação ao lugar onde o rio está ou vai ser bloqueado.

Deslocação e pobreza

As pessoas são deslocadas pelas barragens e forçadas a emigrar. Muitas acabam por viver em terras pobres ou em bairros de lata urbanos. Às pessoas que são deslocadas pode ser prometido dinheiro ou terras. Mas, muitas vezes, este dinheiro não lhes é dado pelos responsáveis locais. Com frequência, apenas as pessoas com títulos de propriedade válidos sobre a terra que vai ser alagada pela barragem recebem dinheiro ou outro terreno em troca. Outras vezes, a terra de substituição é demasiado pobre para a agricultura.

As vilas que vão ser alagadas pela barragem não recebem fundos do governo para manutenção e desenvolvimento, por isso, as escolas, as estradas e os serviços de saúde são negligenciados. Algumas vilas permanecem assim durante muitos anos antes de serem alagadas.

As barragens destroem as comunidades. As famílias que vivem na área do reservatório perdem as suas casas, terras e modos de vida. Muitas vezes, as pessoas deslocadas não são realojadas todas juntas. Habitualmente, as pessoas fi cam mais pobres depois de serem deslocadas.

Os construtores de barragens são oprimidos. Muitas vezes, têm fracas condições de trabalho, mau alojamento, má alimentação e pouco acesso a cuidados de saúde. Estas condições promovem doenças como a tuberculose e o HIV. Depois de uma barragem ser construída, eles têm que descobrir outro lugar para viver e trabalhar.

Muitas vezes, os reservatórios são poluídos. Pesticidas, adubos e resíduos industriais podem acumular-se na água, tornando-a tóxica.

Os reservatórios criam outros problemas de saúde.

Doenças como a malária e a bilharziose aumentam quando os mosquitos e outros insectos que transportam doenças se reproduzem nos reservatórios.

As barragens podem matar os peixes e destruir a pesca. Mudanças no fl uxo e qualidade dos rios podem destruir os peixes. As pessoas que dependem do peixe como alimento e fonte de rendimento sofrem.

(18)

A S G R A N D E S BA R R AG ENS PR E J UD I C A M A SAÚD E 171

As barragens destroem o fluxo natural do rio. Elas causam um aumento ou uma diminuição do fluxo de água, conforme o tipo de barragem. O ciclo natural de inundação e seca pode ser perturbado, afectando todo o rio e prejudicando largas áreas de terra.

Novos locais para os insectos se reproduzirem

Os mosquitos reproduzem-se nas águas pouco profundas e ensolaradas dos canais de irrigação e nas margens dos reservatórios. Elevar e baixar regularmente o nível do reservatório pode matar os jovens mosquitos. Mas, habitualmente, as pessoas que gerem as barragens não consideram que isto seja importante.

As moscas pretas que propagam a cegueira dos rios põem os seus ovos em água que corre rapidamente, como a água que sai de uma barragem. As águas paradas numa barragem e em projectos de irrigação são locais bons para a reprodução dos caracóis que transportam a bilharziose (ver página 56).

Erosão das margens dos rios e das planícies de cheia

Quando uma barragem bloqueia um rio, bocados de solo e pedras são transportados pela água e assentam no fundo do rio e no reservatório, em vez de assentarem nas margens dos rios. Quando a água é esvaziada do reservatório, essa água não tem sedimentos. Como os sedimentos fazem parte do que torna a terra rica para a agricultura, as terras junto ao rio das zonas baixas tornam-se pobres. E como a água libertada da barragem transporta sedimentos consigo à medida que se desloca, ela causa erosão na terra e cava cada vez mais fundo no leito do rio.

As barragens libertam água poluída. A má qualidade da água causa doenças às pessoas e animais que vivem rio abaixo.

A produção agrícola reduz. As barragens alagam terras agrícolas produtivas e impedem o sedimento de fl uir rio abaixo para fertilizar as culturas. A água libertada das barragens pode levar consigo as hortas nas margens dos rios.

As barragens tiram água às comunidades rurais.

A água que antigamente era usada pelos camponeses rurais e pelas pessoas que pescavam é agora usada para gerar electricidade para as cidades e a indústria.

(19)

Alternativas às grandes

barragens

Quando há planos para construir uma barragem, a primeira questão a pôr é: A barragem é necessária? As barragens são construídas para controlo

das cheias, electricidade, irrigação e

para fornecerem água às cidades em crescimento. Estes serviços podem ser fornecidos de maneiras menos danosas.

A segunda questão a pôr é: Quem é que vai beneficiar? Em todo o mundo, as comunidades que seriam prejudicadas resistiram à construção de grandes barragens e propuseram alternativas. Em muitos casos, eles estão a conseguir.

Controlo de cheias. Se possível, evite construir em planícies naturais de

cheia e em pântanos. Melhore os sistemas de aviso, para ajudar as pessoas a prepararem-se para as cheias. Preservar o fluxo natural dos rios pode prevenir as cheias mais eficazmente do que construir barragens nos rios.

Electricidade. Encoraje os governos e os empreendedores a promoverem

energia eólica, solar ou aquática de pequena escala que gera electricidade perto dos locais onde ela vai ser usada. A energia

localmente gerida e controlada é mais sustentável para pessoas em cidades e vilas, bem como nas áreas rurais (ver Capítulo 23).

Irrigação. O desenvolvimento local

dá mais segurança à água do que as grandes barragens. No estado de Gujarat, na Índia, milhares de pequenas barragens de controlo (ver página 293) foram construídas para recolher água da chuva para uso na época seca e para voltar a encher as zonas de água subterrânea. O governo e os aldeãos partilham o custo destas barragens. Muitas aldeias que em tempos tinham água para irrigar os campos apenas durante metade do ano, agora têm água ao longo de todo o ano.

Se uma barragem é proposta ou construída na sua bacia hidrográfica

As comunidades em todo o mundo têm estado a resistir a novas barragens, trabalhando para que as velhas sejam deitadas abaixo, e exigindo compensação em dinheiro e em terra pelos danos que sofreram com as barragens. Algumas comunidades também exigem mudanças na maneira como as barragens são controladas, para ajudar os rios a fluírem mais naturalmente e reduzir os danos que as barragens causaram (para mais informações, ver secção de Recursos).

… para mais alguém.

… para mais alguém.

Mas onde é que está a minha água?

Água para as Água para as pessoas, não para

obter lucro obter lucro

É a nossa terra

Não às barragens!

… para mais alguém.

CONTROLO

ALIMENTAR

ELECTRICIDADE

IRRIGAÇÃO

Não vamos sair daqui!

(20)

A S G R A N D E S BA R R AG ENS PR E J UD I C A M A SAÚD E 173

Parceria entre tribos protege o Rio Yukon

No Alasca e no território Yukon na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, o poderoso Rio Yukon corre ao longo de 3.700 quilómetros através de muitas vilas e aldeias. Como o rio está ameaçado pela contaminação, 60 comunidades indígenas assinaram um tratado em que concordaram em trabalhar como parceiros para manter o rio limpo para as gerações futuras. Eles formaram uma aliança chamada Conselho Intertribal da Bacia Hidrográfica do Rio Yukon.

O Concelho da Bacia Hidrográfica não começou por tentar limpar todo o rio. Eles começaram com pequenos projectos e objectivos claros. Um dos seus primeiros programas foi proibir o uso de sacos de plástico nas vilas ao longo do rio. Ao proibir os sacos de plástico, as pessoas ao longo do rio aprenderam que assumir responsabilidade pessoal podia fazer uma grande diferença na protecção da bacia hidrográfica.

Depois de a proibição do uso de sacos de plástico ser bem-sucedida, as comunidades fizeram o mesmo em relação às pilhas usadas, combustível e carros avariados. Cada comunidade da bacia hidrográfica construiu um aterro e criou um recipiente para recolher pilhas, evitando que os venenos fossem para o solo e para a água. Depois, eles trabalharam para convencer as pequenas empresas de aviação, as empresas de navegação e as bases militares na área a eliminarem com segurança as pilhas velhas, os automóveis e o combustível.

Agora, os governos tribais do Yukon estão a melhorar os seus sistemas de esgotos e aterros e a criar programas para reciclar e reutilizar o lixo. Eles ensinam os jovens a testarem a água para ver se está poluída e a reconhecer os sinais de contaminação, de modo a preveni-la.

O Conselho Intertribal da Bacia Hidrográfica do Rio Yukon criou parcerias com os governos tribais, estatais, locais e nacionais no Canadá e nos Estados Unidos e com grupos ambientais e de protecção de bacias hidrográficas, agências financiadoras e conselheiros externos. Ao juntar muitos grupos, o Conselho da Bacia Hidrográfica foi capaz de fazer um plano que incluiu todas as comunidades da bacia hidrográfica e foi capaz de reunir suficientes recursos para fazer o trabalho.

Ao dar pequenos passos primeiro e grandes passos depois, o Conselho da Bacia Hidrográfica incentivou uma mudança lenta mas eficaz. Um membro do Conselho disse: “Quando eu era pequeno, bebia a água directamente do rio. Daqui a 50 anos, também vamos ser capazes de beber a água do rio novamente.”

Referências

Documentos relacionados

Os Fundos de Investimento Imobiliário estão sujeitos de acordo com o Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF), a imposto sobre o rendimento de forma autónoma, considerando a natureza

2.2 As Promotoras se reservam o direito de solicitar ao participante as vias originais dos comprovantes fiscais de compras, bem como dos que comprovam a utilização

CM Hosp:talar Oncovit Fornecedor: Distribuidora de Medicamentos Ltda KLARICID, ABBOTT Marca: S3Med Distribuidora De Medicamentos Ltda Preço Unitário: Quantidade: 991.0

reservas de vagas e a regra de transição para as instituições federais de educação superior. Há , também , a Portaria Normativa nº 18 / 2012 , do.. Ministério da

O arrematante que deixar de retirar o lote arrematado após o prazo previsto no item 7 deste edital, estará sujeito ao pagamento de taxas e diárias de permanência, após o prazo de

XVII - bolsas de estudo e de pesquisa caracterizadas como doação, quando recebidas exclusivamente para proceder a estudos ou pesquisas e desde que os resultados

Disse que o seu sogro, a quem chamava de “Doutor Virgílio”, como 90% dos correligionários do governador, que não era doutor coisíssima alguma, mas isso é uma

A pesquisa foi realizada em 11 clínicas de trânsito de acor- do com o seguinte critério de inclusão: estar credenciada para realização de exames de aptidão física e mental