• Nenhum resultado encontrado

Shows esquentam a programação musical de hoje nas duas cidades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Shows esquentam a programação musical de hoje nas duas cidades"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Shows esquentam a programação musical

de hoje nas duas cidades

O Festival chega ao segundo final de semana, e os shows musicais estão invadindo o cenário. Hoje, Mariana recebe o consagrado grupo musical que surgiu como a primeira banda mineira de rock: o 14 Bis. O grupo traz canções do álbum “14 Bis ao Vivo” gravado em Belo Horizonte e que marcou a despedida de Flávio Venturini. No show, influências musicais que moldaram o som original e inconfundível da banda.

Música mineira, música erudita, instrumental, rock progressivo, vocais elaborados, harmonias ricas e ritmos variados é o que Sérgio Magrão, Claudio Venturini, Vermelho e Hely Rodrigues prometem levar ao palco.

O 14 Bis foi fundado, juntamente com os atuais integrantes, por Flávio Venturini e Vermelho, músicos do movimento musical mineiro “Clube da Esquina” que mudou a Música Popular Brasileira. Desde a saída de Flávio Venturini, em 1987, o quarteto remanescente mantém a mesma formação. A banda se apresenta às 21h na Praça Minas Gerais.

Música clássica na Igreja São Francisco

A Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, ganhará, hoje, mais um atrativo. A partir das 20h, a Orquestra Ouro Preto levará ao local o concerto “As oito estações”, composto por “As quatro estações”, de Vivaldi, e “Quatro Estações Portenhas”, de Piazzolla. O grupo se apresenta sob regência do maestro Rodrigo Toffolo. O espetáculo é gratuito.

Praça da UFOP recebe a banda Jacubas e Mocotós

As apresentações na Praça da UFOP não param. A banda ouropretana Jacubas e Mocotós é quem marca presença hoje no palco do espaço musical.

Lançado este ano no I Festival de Artesanato de Culinária de Ouro Preto, o grupo Jacubas e Mocotós é inspirado no “Projeto Candonguêros: Era Uma Vez Um Carnaval”. O show é a partir das 22h.

(2)

Invasão de objetos voadores nos morros da

Forca e São Sebastião

Na sexta-feira, 18 de julho, a curadoria de atividades infanto-juvenis e a coordenadoria de eventos de rua estão preparando um verdadeiro espetáculo para os céus de Ouro Preto.

Neste dia, acontecerá a mostra da oficina “Objetos Voadores Beau de L`aire”, um projeto multidisciplinar que teve como objetivo o incentivo à criação, confecção e movimentação de objetos que interagem com o ar.

A partir das 16 horas, papagaios, cataventos, aeroplanos, serpentes chinesas, balangandãs, birutas, aviõezinhos de papel, chuva de poesia, bolas de sabão, bumerangues, entre outros, vão se tornar parte da paisagem do Morro da Forca.

Para reforçar esta ação, a coordenadoria das atividades de rua convida a comunidade ouropretana para levar suas pipas também ao Morro São Sebastião, onde será realizada uma verdadeira festa no céu.

Quem quiser participar, tem encontro marcado às 14 horas, na Praça da Igreja do bairro, para que todos possam se dirigir juntos ao local. Traga seu papagaio ou faça conosco e ajude a colorir a paisagem de Ouro Preto!

Hélder Vasconcelos e Grupo Moinho

são atrações desta sexta-feira

A programação de Artes Cênicas desta sexta-feira começa com o Grupo Moinho, que se apresenta na Sala 35, pela Mostra Deart, às 19h. “E nós que nem sabemos” discute a solidão do indivíduo contemporâneo e o seu desejo constante – sempre frustrado, sempre renovado – de estabelecer alguma forma de comunicação com o outro.

A peça propõe uma denúncia do nosso tempo, não no sentido da acusação, e sim no de revelação, de dar a conhecer. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos. As senhas poderão ser retiradas uma hora antes do início.

No Circo da Estação, às 20h30 é a vez do pernambucano Hélder Vasconcelos repetir o sucesso de sua apresentação já realizada em Mariana. Em “Espiral, brinquedo meu”, o ator, músico, e dançarino faz um apanhado de ritmos, canções e figuras, criadas a partir de sua relação com o Cavalo Marinho (teatro de rua tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e o Maracatu Rural (cortejo de

(3)

rua do carnaval pernambucano) e de um breve estudo de mímesis corpórea com o grupo Lume.

Sem demarcar fronteiras entre música, dança e teatro, o artista revela, através de suas figuras, uma maneira particular de se expressar, que ao mesmo tempo é dele e das pessoas com quem convive. O espetáculo é gratuito. As senhas serão distribuídas no local, uma hora antes do início.

Filmes para todos os gostos serão exibidos hoje

Pessoas que vivem em Paris e não têm moradia fixa, o que elas pensam sobre política e pena de morte, suas experiências sociais e pessoais é o tema de “Tempo dos sem Voz”, documentário apresentado pelo forumdoc. Também pelo forumdoc “O Amigo”, documentário francês que irá retratar o encontro entre um pastor, uma iraniana e um velho cantor. O forumdoc está no Cine Vila Rica a partir das 17h.

O Brasil dos bandeirantes, da caça dos índios e do ouro vais ser contada através da visão do antropólogo Darcy Ribeiro, no filme “Brasil Caipira”, da mostra O Povo Brasileiro. O documentário será às 19h, no Anexo do Museu da Inconfidência.

A noite no Anexo do Museu da Inconfidência será marcada pelos ritmos e manifestações populares. O Congado atrelado aos rituais religiosos é o tema do filme “Gengibre”, da mostra Ritmos e Histórias. Também essa noite “É Barrocão” que apresenta uma artista plástica que trabalha em suas obras a Folia de Reis. A mostra é às 19h30.

“Tentação do Pissarão” é outra atração do

Festival Gastronômico

Quem curte novas experiências gastronômicas terá muito o que provar no Festival de Inverno. Cerca de dez restaurantes de Ouro Preto se inspiraram em Aleijadinho e no Barroco, para criar delícias culinárias. O restaurante O Profeta trouxe para o festival uma proposta inovadora. O proprietário da casa, Juliano Brandão, pesquisou sobre o tema e decidiu fazer referência à única obra de Aleijadinho que não é sacra, o busto de Afrodite, que fica no Alto da Cruz, perto da Igreja de Santa Efigênia, em Ouro Preto. A pesquisa feita por Brandão mostra que onde normalmente estaria um crucifixo, o artista colocou a imagem profana.

(4)

Essa atitude ousada, ele acredita, demonstra sua ansiedade por desenvolver uma linguagem artística própria. O prato foi chamado de “Tentação do Pissarão”, um filé mignon selado ao molho curry, acompanhado de purê tentação, que é de maçã, e arroz branco. “Esse prato é um dos que tem mais saída desde que entrou no cardápio”, garante o proprietário. O Profeta fica no alto da rua Direita, próximo à Praça Tiradentes.

AGENDA CULTURAL

18/07, sexta-feira

11h- Concerto Órgão Arp Schnitger

Local: Catedral Basílica-Sé (ingressos no local) - Mariana

16h- Mostra da Oficina de Objetos Voadores - Festival nos Ares

Local: Morro da Forca - Ouro Preto

16h- Mostra da Oficina o Gesto Teatral e Fábrica de Energia

Local: Praça Tiradentes - Ouro Preto

17h- Filmes: Tempo dos sem voz / O amigo (Mostra de extensão do forumdoc.mg)

Local: Cine-Teatro Vila Rica - Ouro Preto

19h- Filme: Brasil Caipira (Mostra O Povo Brasileiro)

Local: Anexo do Museu da Inconfidência - Ouro Preto

19h- DEART apresenta: Grupo Moinho - E nós que nem sabemos...

Local: Sala 35 - Escola de Minas - Ouro Preto

19h30- Filmes: Gengibre / É barrocão... (Mostra Ritmos e histórias) Sessão comentada

Local: Anexo do Museu da Inconfidência - Ouro Preto

20h- Orquestra Ouro Preto - As Oito Estações Vivaldi (As 4 Estações) Piazzolla (Estações Portenhas)

Regência: Rodrigo Toffolo

Local: Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto

20h30- Hélder Vasconcelos - Espiral Brinquedo Meu

Local: Circo da Estação - Ouro Preto

21h- 14 Bis - 14 Bis ao vivo

Local: Praça Minas Gerais - Mariana

22h- Jacubas e Mocotós - Tá caindo fulô

Local: Praça da UFOP - Ouro Preto

(5)

Silvia Gomes (MPB)

Local: Centro de Convenções - Ouro Preto

1h- Madrugada Cultural: Banda Marteataka

Referências

Documentos relacionados

Os bioensaios de alongamento da radícula e hipocótilo demonstraram que, no geral, os extratos produziram efeitos mais acentuados no crescimento da radícula, com destaque para o

(atual Ouro Preto, (atual Ouro Preto, (atual Ouro Preto, (atual Ouro Preto, (atual Ouro Preto, em Minas Gerais), em Minas Gerais), em Minas Gerais), em Minas Gerais), em Minas

A produção conjunta se caracteriza por apresentar no processo de produção produtos conjuntos, ou sejam, dois ou mais produtos decorrentes de um mesmo processo até um ponto

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Neste presente estudo foi aplicado um questionário sobre a aceitação de um dos seus detergentes comparado a dois concorrentes utilizando a escala ideal , além

A elaboração desse trabalho teve como referencial teórico a Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt, essa teoria tem como principais pensadores Max Horkheimer, Theodor Adorno e

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

adequado, já que a população do DF e entorno, e, como bem tem sido divulgado, a cada dia mais e mais pessoas têm acesso a esta droga e por conseguinte os que decidem