• Nenhum resultado encontrado

AMPLIADAS FICÇÕES. NA PROGRAMAÇÃO, o documentário Morgana, história de dona de casa que se reinventou, aos 52 anos, como ícone do fetichismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AMPLIADAS FICÇÕES. NA PROGRAMAÇÃO, o documentário Morgana, história de dona de casa que se reinventou, aos 52 anos, como ícone do fetichismo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FORTALEZA - CEARÁ,QUINTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2021

FICÇÕES

AMPLIADAS

EDIÇÃO: MARCOS SAMPAIO E RENATO ABÊ www.opovo.com.br/vidaearte vidaearte@opovo.com.br | 3255 61 37

NA PROGRAMAÇÃO, o

documentário “Morgana”, história de dona de casa que se reinventou, aos 52 anos, como ícone do fetichismo

DIVULG

A

ÇÃO

| AUDIOVISUAL |

Unindo 150 filmes nacionais e internacionais de

70 países, o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

realiza edição on-line na plataforma Belas Artes à La Carte;

Página 3

(2)

guia vida&arte

FORTALEZA - CE, QuinTA-FEiRA, 15 DE AbRiL DE 2021

2

&

Programação

Projeto Palavras

o Projeto Palavras realiza, de forma gratuita, uma programação cultural para os amantes da leitura. as atrações desta semana são a Cia. Chacoalho teatro de Bonecos para apresentar o espetáculo “Bicho do rio” e o grupo a Casa do Conto com uma apresentação comemorativa dos seus 19 anos atuando na arte de contar histórias.

Quando: dias 14, às 17h, e 18 de abril, às 16h

Onde: Perfis no instagram @ palavras.projeto e @bece_

bibliotecaestadualdoceara e pelos canais do Casa da Prosa e da Bece no Youtube

| AGENDA |

Música clássica, exposição virtual, festival de Jazz, live de

pagode e show de K-pop; Confira variedade de atrações virtuais!

Telas plurais

EuzianE Bastos vidaearte@opovo.com.br

“História da

imigração no Brasil”

Festival sP

CHoro in jazz

O livro História da imigração no brasil, publicado pela FGV Editora, apresenta uma coletânea de artigos que discutem os contextos históricos em sua integridade. Para marcar seu lançamento, a editora vai organizar um bate-papo entre o organizador da obra, Luís Reznik, e os professores Marieta de Moraes Ferreira, Lená Medeiros de Menezes e Paulo Cesar Gonçalves

.

Quando: Dia 15 de abril, às 18 horas onde: Canal da editora FGV no YouTube

Produzido pela belic Arte e Cultura, o Festival SP Choro in Jazz reúne 22 músicos importantes no eixo dos gêneros jazz, choro e da música popular brasileira, como Filó Machado Sexteto, Rodrigo Eisinger & Edu Guimarães Duo e o Conjunto Retratos. um diferencial é que o público poderá interagir com os músicos.

Quando: De 15 a 18/04, das 19h às 21h onde: Canal do Festival SP Choro in Jazz no

YouTube

a orquestra ouro Preto lança a série Clássicos ooP, concertos históricos gravados antes da pandemia, e promove resgate de apresentações com a participação de artistas consagrados da mPB e da música de concerto. ivan lins e gilson Peranzzetta celebram 45 anos de parceria com sucessos como “vitoriosa” e “vieste”. grandes composições do cantor carioca ganharam novos arranjos assinados por Peranzzetta, sob a regência e direção do maestro rodrigo toffolo. Quando: dia 17 de abril, às 20h30 Onde: Canal da orquestra ouro Preto no Youtube

exPosição virtual

em homenagem ao aniversário de 295 anos de Fortaleza, o Centro dragão do mar de arte e Cultura realiza a exposição virtual “multitudine”, uma seleção de mais de 30 fotos da cidade de autoria do fotógrafo luiz alves, entre 2015 e 2021. o nome da exposição faz referência ao brasão de Fortaleza, que apresenta a palavra em latim “Fortitudine”, que significa “força”, “fortaleza”.

Onde: dragaodomar.org.br

A terceira edição da bang bang Con, a live de shows do grupo sul-coreano bTS, está confirmada. na live, serão transmitidos os dois shows que fazem parte da bTS Live “Trilogy Episode i”: “bTS begins” e os shows das turnês “bTS 5th Muster: Magic Shop”, em busan, e “bTS World Tour: Speak Yourself”, em São Paulo. A transmissão será gratuita.

Quando: Dia 17/04, às 3h (madrugada de

sexta para sábado)

onde: Canal bangtanTV no YouTube

ivan lins e gilson

Peranzzetta

Bang Bang Con 21

DiVuLG

A

çãO

LuiZ ALVES/DiVuLGAçãO DiVuLG

A

çãO

live do PériCles

Com participação de Chrigor Lisboa e Leandro Lehart, o cantor Péricles anuncia a sua live, intitulada “Minha História, Onde Tudo Começou”. no repertório, o ícone do pagode apresenta sucessos da carreira solo e do Exaltasamba.

Quando: Dia 17, às 20 horas onde: Canal do Pericão no YouTube

ESPECiAL PARA O POVO

DiVuLG

A

çãO

a escola Pública de dança da vila das artes realiza mesas redondas, palestras, espetáculos comentados, homenagens e diversas outras ações especialmente voltadas para professores, gestores, estudantes e interessados em conversar sobre iniciativas de formação em dança; tudo de forma gratuita e on-line. a atividade, aberta ao público, celebra os 295 anos da capital cearense e os 10 anos do Curso de Formação Básica em dança da vila das artes. Quando: de 19 a 22 de abril

Onde: Canal da vila das artes no Youtube

“inFânCias

em movimento”

EuGEniO GOuLAR T/DiVuLG A çãO

(3)

guia vida&arte

FORTALEZA - CE, QuinTA-FEiRA, 15 DE AbRiL DE 2021

3

MATÉRIA DE CAPA

&

Com narrativas ficcionais, mas também com um toque de realidade, o Cinefantasy, Fes-tival Internacional de Cinema Fantástico, lança programação on-line para os próximos dias, dando destaque às narrativas que mesclam fantasia e temas sociais, políticos e históricos. Considerado o maior e mais im-portante festival do gênero no País, o evento conta com mais de 150 filmes nacionais e inter-nacionais de 70 países, e quatro dessas produções são nordes-tinas. O Cinefantasy começa a partir do dia 16 de abril, através da plataforma Belas Artes à La Carte, e vai até o dia 29.

Essa é a 11ª edição do festival e conta com 15 mostras compe-titivas, sendo duas mostras de longas-metragens, documen-tário e ficção, e 13 mostras de curtas-metragens. As obras são separadas pelos seguintes te-mas: Horror, Ficção Científica, Fantasteen, Fantasia, Estudante, Brasil Fantástico, Amador, Pe-quenos Fantásticos e Animação.

Todos os títulos concorrem ao Troféu José Mojica Marins e os filmes brasileiros vencedo-res são indicados para o Prêmio FANTLATAM, premiação inter-nacional da Alianza Latinoa-mericana de Festivales de Cine Fantastico e o Prêmio Tanu Dis-tribuicion, com distribuição por um ano do filme em festivais da América Latina.

Na Sessão de Abertura, dia 16/04, às 18 horas, será exibido o documentário “Horror Noire: a História do Horror Negro”, que fala sobre a presença, ou ausên-cia, de negros nos filmes de ter-ror na história do cinema. Será disponibilizado mil acessos gra-tuitos para assistir ao filme. O evento também conta com uma homenagem ao diretor e artista Neville D’Almeida. Será trans-mitido uma retrospectiva e uma entrevista exclusiva.

Diversos títulos aguardados pelos fãs do cinema fantástico serão transmitidos, a exemplo dos longas “Porcelana”, de Jen-neke Boeijink (Holanda), “Ra-vina”, de Balázs Krasznahorkai (Hungria), “Amigo”, de Óscar Mártin (Espanha), e “Sayo”, de Jeremy Rubier (Canadá). A mos-tra também conta com quatro produções nordestinas, sendo duas do Ceará.

O longa cearense “Como Vivem os Bravos”, de Daniell Abrew, mostra um faroeste nordestino ambientado em Palmácia (CE), e narra a his-tória do o ex-soldado da po-lícia Mumbaca e o cangaceiro Alfinete. O filme faz parte de uma trilogia, sendo o primei-ro “Como Nascem os Bravos”, lançado em 2017, o segundo “Como Vivem os Bravos’, lança-do em 2020, e o último “Como

Morrem os Bravos” tem previ-são de lançamento para 2022.

A ideia veio de sua avó, que fa-leceu dois meses após o término das gravações do primeiro fil-me. “Nós chegamos à conclusão que o universo do faroeste está para os Estados Unidos como o cangaço está para o Brasil”, co-menta Daniell. Os filmes não têm diálogos e o diretor chama de “trilogia do silêncio”. Enquanto no primeiro filme, há elementos sutis do universo fantástico, no segundo filme isso é colocado em maior evidência.

O filme “Rodson ou (Onde o Sol não tem Dó)”, também gravado no Ceará, de Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra, retrata um mundo dis-tópico prestes a chegar aos anos 3000, onde é proibido ler, refle-tir e consumir cultura. Rodson, um garoto com instinto artísti-co reprimido pela sociedade, sai em busca da alucinação perfeita sob o Sol de 2000°C.

O longa também faz parte de uma trilogia, sendo o último filme, e retrata elementos da atualidade. “O gênero fantástico é muito poderoso para contar histórias, porque tudo que você conta na distopia ou numa ficção científica, você costuma falar do presente”, reflete Clara Chroma.

Além da exibição de filmes, a programação conta com ati-vidades formativas, como um curso com o diretor argentino Hermán Moyano, workshops, bate-papo com o produtor Ro-drigo Teixeira e debates.

| cinema |

Festival Internacional de Cinema Fantástico, o Cinefantasy estreia

sua 11ª edição com programação on-line que inclui duas produções cearenses

AnA FláviA MottA

anaflaviamotta@alu.ufc.br

EspECiAL pARA O pOvO

a produção cearense “Como vivem os bravos”

será transmitida na 11ª edição do Cinefantasy

DivuLgAçãO

o filme “Rodson ou (onde o sol não tem dó) “

foi gravado no Ceará e será exibido na 11ª edição do Cinefantasy – Festival internacional de Cinema Fantástico

11º CINEFANTASY

Quando: 16 a 29 de abril

Onde: Belas Artes à La Carte - www.belasartesalacarte.com.br

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

As atividades paralelas são gratuitas

Gênero fantástico

em ascensão

Confira sugestões de filmes para assistir no festival

morgana

Mostra Documentário | País: Austrália | Direção: Isabel peppard e Josie Hess.

A produção conta a história de Morgana, uma dona de casa que se reinventou aos 50 anos como uma estrela pornô feminista. O filme retrata a jornada da mulher, mostrando suas dificuldades de auto aceitação até se tornar uma figura internacional.

a inCrível vaCina do dr. diCkinson  Mostra Animação | País: Espanha | Direção: Alex Rey. no ano de 2024, a

humanidade ainda luta contra o coronavírus, enquanto os países estão um caos e as economias quebradas. Mas um jovem médico de biologia molecular, Doutor Dickinson,

está prestes a mudar o destino da raça humana.

matilha 

Mostra Horror | País: Argentina | Direção: Miguel Vazquez. Uma mulher corre pela floresta após ser mordida por um animal. Ela encontra uma casa onde vive um caçador e lá se abriga. A mulher acaba descobrindo que o caçador mantém uma criatura presa no porão, e enquanto ele busca estabelecer uma relação com ela, a mulher está mais interessada em descobrir o que ele esconde.

perdida

Mostra Fantastic Black Power | País: Estados Unidos | Direção: Ralph Campos e Renan Collier. Um espírito atrai crianças para longe dos pais, e uma menina ignora o aviso da mãe sobre a

lenda do Flautista Mágico.

eCo 

Mostra Fantástica Diversidade | País: Porto Rico | Direção: Gilberto David Vázquez Gómez.

Um espírito atrai crianças para longe dos pais, como forma de vingança. uma menina acabada sendo levada ao ignorar o aviso da mãe sobre a lenda do Flautista Mágico.

minha amada virgínia

Mostra Mulheres Fantásticas | País: Brasil | Direção: Bianca Mansur e Liara belmira. Virgínia foi isolada em seu quarto, por ordens de seu marido e seu médico, que a diagnosticaram com histeria. Suas horas vazias tornam-se um pesadelo enquanto sua saúde mental deteriora e ela se torna obcecada com o papel de parede.

(4)

GUIA VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2021

􀏄

O que é e como jogar

1. O jogo é constituído de 81 quadrados numa grade de 9 x 9 quadrados, subdivivida em nove grades menores de 3 x 3 quadrados. 2. Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. 3. Cada grade menor, de 3 x 3 quadrados, deverá conter números de 1 a 9.

4. Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez.

SUDOKU

PALAVRAS CRUZADAS

Brincar

23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO 23 DE JULHO A 22 DE AGOSTO 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL 21 DE ABRIL A 20 DE MAIO 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO

Os mundos de Liz.

DANIEL BRANDÃO

www.estudiodanielbrandao.com

Jorge Amargo.

DENILSON ALBANO

@albanoseletor

Metatirinhas.

PÂMELA DE CASTRO

@caixa_de_pamdora

HORÓSCOPO PERSONARE

www.personare.com.br | a.martins@personare.com.br

PEIXES

AQUÁRIO

CAPRICÓRNIO

SAGITÁRIO

ESCORPIÃO

LIBRA

VIRGEM

LEÃO

CÂNCER

GÊMEOS

TOURO

ÁRIES

Não é necessário muito para dar contribuir signifi cativamente, desde que transmita integridade. Busque prezar pela qualidade das informações. Lua e Saturno se aspectam em trígono e elevam seu senso de responsabilidade social, demandando posturas éticas no confronto com questões coletivas.

Procure fazer um exercício de autocrítica com o objetivo de se aprimorar como pessoa e melhorar sua relação com o entorno. Você tende a buscar quietude e se concentrar no que se revela prioritário, já que o trígono Lua-Saturno no circuito da intimidade promove introspecção e amadurecimento.

Este é o momento para manter a seletividade nos contatos e o cuidado no discurso. A entrada da Lua no setor de relacionamentos coloca os vínculos

interpessoais em destaque, e você terá chances de fortifi car o círculo de confi ança com acordos, pois o trígono com Saturno está na casa da comunicação.

Tente não sair da zona de conforto, focando no planejamento estratégico das mudanças que possam ser implantadas a longo prazo. Harmonizando o circuito de crise, a aspectação de Lua e Saturno favorece refl exões profundas sobre os rumos da sua vida, promovendo revisões com o olhar crítico.

Convém dar atenção às pessoas com as quais você partilha interesses genuínos e se encontra comprometido por motivo de trabalho ou até razões pessoais. O trígono que se forma entre Lua e Saturno no eixo amizades-relacionamentos sugere que haverá um fortalecimento do círculo de confi ança.

Convenções tendem a ser valorizadas, assim como hierarquias, preservando a ordem das coisas e transmitindo segurança às pessoas queridas. Seu olhar é direcionado para a vida profi ssional e os aspectos estruturais do dia a dia, já que Lua e Saturno formam trígono no circuito do trabalho.

O cuidado com a saúde poderá lhe fazer reavaliar seus hábitos e os cuidados com o corpo. Questões patrimoniais fi cam em destaque agora. Lua e Saturno se harmonizam entre as áreas material e do cotidiano, deixando-lhe mais responsável e aumentando o comprometimento com as demandas do dia a dia.

O senso de responsabilidade social tende a se elevar, ajudando na extroversão de posturas éticas e comprometidas com temas atuais. A Lua no setor social forma trígono com Saturno em seu signo, indicando que você pode ser mais seletivo nas relações, prezando pela qualidade intelectual dos contatos.

Você pode dar valor a tradições e a segurança associada ao conceito de lar. Conectando as áreas familiar e de crise, o trígono Lua-Saturno tende a elevar o senso crítico diante dos desafios, favorecendo reflexões importantes que lhe ajudarão a pensar em estratégias de longo prazo. Uma rede de apoio mútuo

poderá se desenvolver, o que será positivo se você conseguir separar o coletivo do íntimo. O trígono Lua-Saturno conecta o eixo comunicação-amizades, contribuindo com sua habilidade de articulação interpessoal, especialmente diante de situações que exigem maturidade.

Firmeza de caráter e objetividade fortificam sua imagem, transmitindo segurança às suas parcerias. A aspectação harmoniosa de Lua e Saturno no segmento material-profissional desperta prudência na gestão do dia a dia, levando-lhe a dar valor a tradição e investimentos bem pensados.

Tente buscar equilíbrio interior e se concentrar nos temas que são prioritários para amadurecê-los. As energias da Lua e Saturno se associam de modo harmonioso entre seu signo e a área espiritual, o que lhe estimula a fortalecer o interior em ambientes infl exíveis e atividades introspectivas.

O SANTO

Santa Anastácia e Santa Basilissa

O ANJO

Ierathel

Duas nobre romanas, Anastácia e Basilissa foram convertidas para o cristianismo pelas pregações dos apóstolos São Paulo e São Pedro. Após os dois apóstolos terem sido martirizados em Roma, Anastácia e Basilissa encontraram os seus corpos e os enterraram secretamente a noite. Isto teria enfurecido

as autoridades que acabaram descobrindo quem havia enterrado os apóstolos e foram presas e eventualmente foram diante do tribunal de Nero para renunciarem a sua fé e confessarem onde teriam enterrado os dois. Nenhuma das duas confessaram o local, e foram martirizadas.

Quem nasce sob esta influência é inteligente, equilibrado e maduro. Consegue equilibrar seus instintos individuais aceitando, sem necessariamente segui-los, os conselhos e demonstrações de carinho de todos. Tem forte iniciativa e perseverança, sua vida clara e plena de alegria, sustenta uma aparência nobre e refinada. Terá proteção contra forças negativa e seu poder de ação é invencível.

(5)

VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2021

􀎑

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

CLÓVIS

HOLANDA

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

HOLANDA

OS FANTASMAS

DA COVID...

Encontrei uma solução para

a polarização do Brasil! Nem Lula, nem Bolsonaro. Para presidente, lanço a Juliette Freire do BBB, pelo Partido da Exaustão e do Cansaço (P.E.C).

Fenômeno midiático, ela

entrou naquela casa chata e alienante da Globo como a paraibana “matuta” e vai sair provavelmente vitoriosa e já com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram.

Com seu jeito simples, ela tem

algo que faz falta à brasilidade em seu contexto atual: sinceridade e verdade. Seja na cena pública ou doméstica, estamos tão cansados do teatro que se tornou o cotidiano verde e amarelo, que alguém com coração e mente conectados soa como uma salvadora de nós mesmos e da Pátria.

Só isso explicaria tamanha

conexão do público com a participante, que não explora o corpo, não faz polêmicas vazias, não forja relacionamentos, apenas é autêntica e sincera... A candidatura dela é uma provocação minha, mas o fundo é tudo verdade. Ademais, entre nós... é bem melhor que votar no Danilo Gentili, que - ACREDITEM - está sendo especulado e até o Moro já disse achá-lo um bom nome.

SEGUINDO NA DRAMATURGIA DA CENA PÚBLICA...

Estão preparados para quando

as cortinas da ópera bufa “CPI Global” forem abertas? Gente, “La Traviata” e o “Barbeiro de Sevilha” vão ser fichinha na frente das caras e bocas que vêm por aí.

Acho tão bonitinho as pessoas

que acreditam, de verdade, no interesse dos parlamentares em desvelar a corrupção e os desmandos que vieram junto com o vírus mortal. Brigam com toda sua energia. A inocência é tão romântica... Vamos dar um crédito, afinal, com mais de 350 mil almas não se brinca... Fantasmas existem,

hein? Soube que o Centrão já organizou a primeira mesa branca. Buuuuuuuuu....

Sabe o lado bom, quem estiver

enjoado dos seriados dos 52 canais de streaming, vai ter reality show sem prêmio milionário no final, até porque pelo andar das investigações, pode ter participante que pediu “o seu” antecipado.

Entre o ir e vir, politicamente,

já podemos concluir que sai vitorioso o senador Eduardo Gião (Podemos). Agradou demais seu eleitorado, está aplaudido pelos defensores do PR em todo o Brasil e ganhou projeção da imprensa nacional, já que foi o autor do pedido de

ampliação da Comissão. Capitalizou o combo. 

Também se saiu bem o

senador Tasso Jereissati (PSDB), anunciado no primeiro momento como integrante da CPI e cogitado para ser o presidente dos trabalhos. Sua maturidade e experiência farão diferença, acredito eu.

Fiquem aí cuidando dos

seus fantasmas que cuidarei dos meus, estes vivinhos da Silva e sem Covid. Adoçarei pensamentos via sorvete de Creme Brûlée com Café Moka, da cearense Frosty, ainda em clima por ontem, Dia Mundial do Café. Sorvete de manhã? Home office tem turnos adaptados...

Aos 20 anos, mais de 37 milhões de seguidores no Instagram, cinco novelas, doze filmes e quatro livros - todos de sucesso -, Larissa Manoela amplia raio de ação para duas novas áreas. Lança, em breve, sua própria marca de roupas, pensada para não seguir um só estilo ou gênero. “A ideia é mostrar que a pessoa pode ser quem ela quiser”, explica ela, capa e recheio da revista Glamour de abril.  Outra novidade é fundar uma instituição para cuidar da saúde de crianças adolescentes, projeto já em articulação com parceiros. A foto é de Gabriela Schmdt e faz parte do ensaio na revista. 

Evidência

Cena Agora: olhares sobre o Nordeste

Obra “O Desaparecimento do

Jangadeiro Jacaré em Alcácer-Quibir”

DIVULGAÇÃO

| ARTES CÊNICAS |

Itaú Cultural lança programação voltada à criação de cenas teatrais

Com programação virtual que vai desta quinta-feira, 15, até dia 18 de abril, o Cena Ago-ra tem como proposta exibir ce-nas criadas especialmente para o programa a partir de alavan-cas poétialavan-cas provocadas por questões atuais. Com a temá-tica “Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas”, o evento realiza bate-papos e seis apresentações de artistas de cinco diferentes estados da região, incluindo os cearenses do coletivo No barraco da Cons-tância tem!. Todas as atividades são gratuitas e acontecem às 20 horas pela plataforma Zoom. Os ingressos devem ser reservados via Sympla.

No sábado, dia 17, o grupo cearense apresenta “O Desapa-recimento do Jangadeiro Jacaré

em Alcácer-Quibir.” A obra par-te da história real do jangadeiro cearense Manuel Olímpio Mei-ra (1903-1942), conhecido como Jacaré, que em 1941 viajou até o Rio de Janeiro para reivindicar ao presidente Getúlio Vargas os direitos trabalhistas de sua classe pesqueira. Depois de uma bem sucedida empreitada, ele foi convidado, no ano seguinte, pelo cineasta Orson Welles, a participar de um filme sobre os pescadores e a reproduzir com sua tripulação a cena da chegada dos jangadeiros à baía de Guana-bara. Porém, durante as grava-ções, a embarcação virou e Jaca-ré desapareceu para sempre.

Na cena, o grupo explora inúmeras hipóteses a respeito do sumiço de Jacaré e de sua saga. A fábula do nordestino em

direção ao epicentro do Brasil toma outros rumos, inaugu-rando novas possibilidades em-preendedoras com a profecia do seu reaparecimento.

Outro coletivo que se apre-senta é o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, que se apresenta na sexta-feira, 16. Na criação cê-nica online, o elenco dirigido por Fernando Yamamoto pro-põe uma relação de jogo com o público, questionando recor-rências do senso comum em relação ao fluxo dos nordestinos para o sudeste, tanto em um re-corte histórico, quanto em um contexto mais atual – em espe-cial sobre São Paulo ser a nova capital do nordeste.

Fechando a programação, no domingo, 18, o grupo baiano

Di-ESTREIA NA RÁDIO O POVO CBN 

Psicólogo e professor Rossandro Klinjey, famoso por seus livros e reflexões sobre a vida, a educação  e o desenvolvimento humano, estreia hoje como novo colunista das rádios O POVO CBN

e CBN Cariri. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras à tarde, dentro do programa “O POVO da Tarde”, entre 15h e 16h. Sucesso!  G ABRIELA SCHMD T/ DIVULG A ÇÃO REVIS TA GLAMOUR

A DOIS 

Renata e Alexandre Magno em registro, do último fim de semana, no disputado Makena Hotel, em Icaraí de Amontada. Escolheram o roteiro para comemorar o aniversário dela e se reenergizar para os planos do futuro com sua marca masculina DLT.

DIREITO I 

Advogado André Costa é um dos palestrantes da 7ª edição da “Brazil Conference at Harvard & MIT”. Cearense é o único representante da OAB no renomado evento internacional neste ano. Amanhã, às 20h45min, integra o painel “Equidade Racial em Organizações”, juntamente com Márcia Lima (coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP), Luana Génot (fundadora e diretora executiva do ID_BR) e Ana Cristina Rosa (jornalista). 

DIREITO II

Advogado Leonardo Vasconcelos confirma e já organiza, com colegas de advocacia, a 3ª edição do Congresso Cearense de Direito Eleitoral. Coordenador geral do evento e sócio do

Pacheco Vasconcelos Advogados Associados, ele avalia qual deverá ser o formato do encontro, previsto para acontecer em novembro no auditório da Assembleia Legislativa e com duração de três dias. Presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, compõe lista de palestrantes em prospecção. 

ENTRE NÓS...

Da juíza de Direito e escritora Andréa Pachá sobre os desdobramentos do bárbaro caso Henry Borel: “Uma criança de quatro anos pede socorro para quase uma dezena de adultos, e acaba morta, vítima da violência conhecida por todos. Não há sistema de justiça que suplante a desumanização causada por uma sociedade do espetáculo, do egoísmo e do consumo. O horror”.  Sigamos...

menti apresenta “Web-Strips: Volume Encruzilhadas”, que tem como ponto de partida o projeto de 2018 “Strip Tempo – striptea-ses contemporâneos”, motivado pela pergunta: como despir a poética de uma carreira? Com direção de Jorge Alencar e codi-reção de Larissa Lacerda e Neto Machado, a cena reúne na confi-guração de vídeo-performances os artistas Fábio Osório Montei-ro, Jaqueline Elesbão e João Ra-fael Neto, que desnudam corpos, casas e carreiras.

Cena Agora –

Encruzilhada Nordeste

Quanto: de 15 a 18 de abril, sempre às 20 horas Onde: itaucultural.org.br ampliação da Comissão. Capitalizou o combo.  se saiu bem o senador Tasso Jereissati (PSDB), anunciado no primeiro momento como integrante da CPI e cogitado para ser o presidente dos trabalhos. Sua maturidade e experiência farão diferença, acredito eu.

cuidando dos seus fantasmas que cuidarei dos meus, estes vivinhos da Silva e sem Covid. Adoçarei pensamentos via sorvete de Creme Brûlée com Café Moka, da cearense Frosty, ainda em clima por ontem, Dia Mundial do Café. Sorvete de manhã? Home office tem turnos adaptados...

foto é de Gabriela Schmdt e faz parte do ensaio na revista. 

Cena Agora: olhares sobre o Nordeste

Psicólogo e professor Rossandro Klinjey, famoso educação  e o desenvolvimento humano, estreia

 O POVO CBN

e CBN Cariri. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras à tarde, dentro do programa “O POVO da

roteiro para comemorar o aniversário dela e se reenergizar para os planos do futuro com sua marca masculina DLT.

DIREITO I 

Advogado André Costa é um dos palestrantes da 7ª edição da “Brazil Conference at Harvard & MIT”. Cearense é o único representante da OAB no renomado evento internacional neste ano. Amanhã, às 20h45min, integra o painel “Equidade Racial em Organizações”, juntamente com Márcia Lima (coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP), Luana Génot (fundadora e diretora executiva do ID_BR) e Ana Cristina Rosa (jornalista). 

DIREITO II

Advogado Leonardo Vasconcelos confirma e já organiza, com colegas de advocacia, a 3ª edição do Congresso Cearense de Direito Eleitoral. Coordenador geral do evento e sócio do

Pacheco Vasconcelos Advogados Associados, ele avalia qual deverá ser o formato do encontro, previsto para acontecer em novembro no auditório da Assembleia Legislativa e com duração de três dias. Presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, compõe lista de palestrantes em prospecção. 

ENTRE NÓS...

Da juíza de Direito e escritora Andréa Pachá sobre os desdobramentos do bárbaro caso Henry Borel: “Uma criança de quatro anos pede socorro para quase uma dezena de adultos, e acaba morta, vítima da violência conhecida por todos. Não há sistema de justiça que suplante a desumanização causada por uma sociedade do espetáculo, do egoísmo e do consumo. O horror”.  Sigamos...

(6)

GUIA VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2021

􀠾

Na Hollywood dos anos 1930, Herman J. Mankiewicz, um roteirista alcoólatra e mordaz, é contratado para trabalhar no roteiro de um fil-me enquanto precisa lidar com o próprio temperamento, as consequências do alcoolismo e as relações de poder da indús-tria cinematográfica. “Mank”, de David Fincher, cumpre di-versos requisitos do nicho de filmes que autorreferenciam o universo hollywoodiano, gru-po que costuma se dar bem no Oscar. Apesar de ser a produ-ção com mais indicações neste ano - são 10, no total -, o lon-ga perdeu tração e tem mais competitividade em catego-rias técnicas pontuais.

O nível da referência ci-nematográfica da produção original Netflix é dos maio-res: a obra na qual o prota-gonista trabalha é o clássi-co “Cidadão Kane”, de Orson Welles. Muito da inspiração principal de “Mank” vem de uma versão da história que questiona a participação efe-tiva de Welles no roteiro, já que ele e Mank dividem não apenas os créditos do traba-lho, mas também a vitória na categoria do Oscar de 1942 - a única estatueta da carreira de Welles, ressalte-se.

Apesar deste ponto de partida, o longa não se limita a “opinar” sobre a controvér-sia, mas a utiliza para abor-dar outros pontos. O recorte biográfico da trajetória de Mank destaca não somente a face profissional, mas em es-pecial as aproximações entre esta e a intimidade do rotei-rista - que, na época, já vinha sofrendo com as consequên-cias dos vícios.

Ele é retratado como um homem machucado por es-colhas próprias, crítico de diversas estruturas e hipocri-sias presentes na indústria da época, mas também fruto de-las. O local complexo do per-sonagem agrega uma maior profundidade, mas a especi-ficidade do contexto se torna um empecilho.

Isso porque o drama de-manda do público certo re-pertório sobre a Hollywood da época, e não somente em relação a referências das produções cinematográficas, mas principalmente de figu-ras históricas que detinham

ANÁLISE

H O L LY W O O D

OPACA

Filme com mais indicações ao Oscar em

2021, drama biográfico “Mank” começou

corrida ao prêmio como potencial

favorito, mas perdeu tração

FOTOS DIVULGAÇÃO

AMANDA SEYFRIED em “Mank”

o poder, além das relações e jogos políticos que se desen-rolavam então.

Ainda que seja possível apreciar o filme pela linha narrativa mais “humana” do protagonista, com cará-ter peculiar e crítico, há uma constante sensação de dis-tanciamento por conta das constantes referências que a produção lança mão.

A junção da necessidade de reconhecer fatos e pessoas com o olhar mais cínico e de-sencantado do filme com a indústria afastam “Mank” dos outros exemplos recentes que apostam na autorreferencia-ção. Nas últimas dez edições do Oscar, há exemplos que vão dos vitoriosos “O Artista”, “Birdman” e “Argo” aos indi-cados “A Invenção de Hugo Ca-bret”, “La La Land” e “Era Uma Vez Em... Hollywood”.

Uma constante entre elas é, diferentemente de “Mank”, o olhar mais celebratório e quase mágico sobre a indús-tria - presente de forma mais flagrante entre os filmes su-pracitados em “O Artista” e

“Hugo Cabret”. Até “Birdman”, que tem um perfil mais mor-daz e irônico sobre a indús-tria, traz contrapontos à maior crueza de “Mank”.

A forma mais opaca, crítica e até cerebral com que Fincher destrincha Hollywood pode, talvez, ter afastado o públi-co de um envolvimento mais emocional com a história. Até a própria indústria e o Oscar, apesar do reconhecimento em 10 categorias, parecem não se relacionar totalmente com o ponto de vista, já que o filme tem sido reconhecido, mas não premiado.

Chama atenção, ainda, que um filme justamente sobre um roteirista tenha falhado em conseguir indicação por Melhor Roteiro Original, o que abalou a força da obra na cor-rida. As chances maiores de “Mank” estão mesmo nas indi-cações técnicas, mas até nelas a concorrência pode dificultar o caminho para as vitórias.

Mank

Já disponível na Netfl ix

Por JOÃO GABRIEL TRÉZ

Jornalista e crítico de cinema do O POVO e membro da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)

GARY OLDMAN é Mank, o roteirista Herman J. Mankiewicz,

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Internal sac armature (Fig. 5) consisting of two basal spine-shaped straight sclerites, 2.8 times as long as wide (Fig. 5a) or as in figure 5A; two long, laminar and median

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

[r]

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam