• Nenhum resultado encontrado

Gabarito e Resolução do Simulado /03/2013 Prova A. Gabarito: Resposta da questão 1: [A]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gabarito e Resolução do Simulado /03/2013 Prova A. Gabarito: Resposta da questão 1: [A]"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 8

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[A]

Os membros longos e afinados nas extremidades conferem aos mamíferos que os possuem uma maior relação superfície em relação ao seu volume. Dessa forma, esses animais conseguem perder calor em ambientes quentes e sobreviver nas regiões tropicais da Terra.

Resposta da questão 2: [E] Resposta da questão 3: [C] Resposta da questão 4: [D]

A figura ilustra o fenômeno ocorrido.

Aplicando a Lei de Snell para o dioptro ar-água:

 

água ar

4 1 3

n seni n sen90 seni 1 1 seni seni .

4

3 4

3

       

Da tabela dada: i = 48,6°  tgi = 1,13. Mas, da figura:

R 2,26 2,26

tgi 1,13 h h 2 m.

h h 1,13

      

Ainda da figura, a parte visível da haste (y) é: y h H  y  H h 2,52  y0,5 m. Em valores percentuais: (%) (%) 0,5 50 y 100 2,5 2,5 y 20%.      Resposta da questão 5: [E] Dados: d1 = 120 km; d2 = 160 km; t =1/4 h.

(2)

Página 2 de 8 Aplicando Pitágoras: 2 2 2 2 2 2 1 2 d d d d 120 160 14.400 25.600 40.000 d 40.000 d 200 km.            

O módulo da velocidade vetorial média é:

 

m m d 200 v 200 4 1 t 4 v 800 km / h.       Resposta da questão 6: [D]

OBS: Embora, na prática, a situação proposta seja um tanto quanto estranha, a questão é válida pelos trâmites físicos e matemáticos envolvidos. A questão merece um enunciado bem mais inteligente e adequado.

Dados: x = 3 m; h = 4m; e = 2 cm = 20 mm; D = 5 mm.

Aplicando Pitágoras na Fig. 1:

z2 = x2 + h2  z2 = 32 + 42  z = 5 m. Nessa mesma figura:

x 3 sen i sen i z 5 h 4 cosi cosi z 5     

A Fig. 3 é uma ampliação da parte destacada na Fig. 2. D é o encurtamento sofrido pela sombra e d é o deslocamento lateral sofrido pelo raio refratado.

(3)

Página 3 de 8 Então, na Fig. 3: d 4 d cosi d 4 mm. D 5 5     

Aplicando a expressão do deslocamento lateral numa lâmina de faces paralelas:

 

e sen i r

d d cosr e sen i cosr sen r cosi cosr            . Substituindo valores: 3 4

4 cosr 20 cosr senr cosr 3cosr 4 sen r

5 5 sen r 2 1 4 sen r 2cosr tg r . cosr 4 2              

Com esse valor, podemos forjar o triângulo a seguir: Nesse triângulo, aplicando Pitágoras: a2 = 12 + 22  a 5

Então:sen r 1 5

 .

Aplicando a lei de Snell, considerando nar = 1:

ar lâmina Lâmina Lâmina 3 1 n sen i n sen r 1 n 5 5 3 5 n . 5               Resposta da questão 7: [E] Resposta da questão 8: [A] Resposta da questão 9: [D] Resposta da questão 10: [A]

O poema de Fernando Pessoa, como evidencia a alternativa correta, retrata o pioneirismo português na Expansão Marítima e Comercial europeia entre os séculos XV e XVI e, ao mesmo tempo, a redução do Império português, construído a partir das conquistas territoriais no século XIX, cujo fato marcante foi a independência do Brasil em 1822.

Resposta da questão 11:

(4)

Página 4 de 8 Resposta da questão 12: [B] Resposta da questão 13: [D] Resposta da questão 14: [D] Resposta da questão 15: [A] Resposta da questão 16: [B] Considere a figura.

Sabendo que M e Q são os pontos médios de AB e AD, temos que MQ é base média do triângulo ABD. Desse modo, MQ BD. Analogamente, concluímos que NP BD e PQ AC MN. Além disso, como as diagonais AC e

BD do losango são perpendiculares, segue que MNPQ é retângulo.

Por outro lado, dado que MAQNCPα, com 0  α 90 , é imediato que PDQMBN180 α. Mas

AQAMDQDP e, portanto, MQPQ, ou seja, MNPQ é um retângulo que não é losango.

Resposta da questão 17:

[E]

Sejam c e h, respectivamente, o número de azulejos utilizados numa fileira horizontal e numa fileira vertical. Do enunciado, temos que c2h. Além disso, o número de azulejos usados no contorno externo é tal que

2 (c h) 4 68. Logo, obtemos o sistema:

c 2h c 2h c 24 2 (c h) 4 68 c h 36 h 12               .

Portanto, o número de azulejos mais claros usados no interior da parede foi de

(c  2) (h 2)(24 2) (12 2)   220.

Resposta da questão 18:

(5)

Página 5 de 8 4 , 0 15 6 2 3 . 4 15 2 3 . 2 2 ) 15 ( . 2 .         H H H H H A M M M P M S P M M Resposta da questão 19: [A]

Segundo o novo acordo ortográfico, suprime-se o hífen entre prefixos terminados em vogal e elementos seguintes começados por “ r” ou “s”, que se duplicam por razões fonéticas, como acontece com a palavra “autorretrato” citado em [B] ou entre prefixos terminados em vogal e elementos seguintes começados por vogal diferente, como se percebe na imagem em que a reforma ortográfica representada pelo camião “atropelou” o hífen da palavra antes grafada “autoestrada” e em [C], com a palavra já atualizada “autoajuda”. Mantém-se entre prefixos que terminam em vogal seguidos de elemento com a mesma vogal como em [D] e [E] nas palavras “micro-ondas” e “anti-inflamatório”. Assim, a palavra transcrita em [A] transgride as regras da reforma ortográfica e deveria ser substituída por

“megaempresa” para adaptar-se à nova grafia.

Resposta da questão 20:

[C]

As opções [A], [B], [D] e [E] são incorretas, pois

Em [A], as lamentações e imprecações de Maria Parda são elemento burlesco no desenvolvimento da peça que provoca o riso no público com a finalidade de exorcizar a fome através do humor.

Em [B], os taberneiros de Lisboa representam o mercado lisboeta avarento e mesquinho ou a própria prudência para suportar a fome que grassava na época em Portugal.

Em [D], as expressões entre aspas fazem parte das falas de Maria Parda, poderosa e perspicaz sedutora cheia de espírito, que assim se caracterizava para sensibilizar as pessoas a quem se dirigia a pedir vinho.

Em [E], Maria Parda tipifica os negros e mestiços da metrópole, alcoólatras, serviçais explorados que não tinham perspectiva de ascensão social.

Resposta da questão 21:

[E]

A afirmação transcrita em [E] extrapola o bom senso ao associar o cachorro à humanidade animalizada, apática perante o conflito pobreza e riqueza. Todas as outras opções apresentam possíveis leituras da imagem em que a pobreza representada pelo garoto contrasta com a propaganda da Nike, ícone de consumo do mundo capitalista.

Resposta da questão 22:

[C]

A interlocutora do eu lírico, a Felicidade, é personalizada e caracterizada de forma paradoxal, pois, na concepção dualista do universo, supõe-se sempre a existência de oposto (“Fizeste para sempre a vida ficar triste”), como se afirma em [A] e [B]. Também as opções [D] e [E] expressam a sensação de que a felicidade e o tempo são efêmeros (“que as horas todas passam,/e um tempo despovoado e profundo persiste”) contribuindo para o vazio existencial inerente à condição humana. Apenas em [C], a ideia de que as horas foram criadas para substituição da Felicidade é totalmente inadequada.

Resposta da questão 23:

(6)

Página 6 de 8 O texto aborda uma das funções dos grupos teatrais itinerantes que proviam o divertimento através de malabarismo, acrobacias e representações de peças de humor. Baseados em um repertório de personagens pré-estabelecidos e um roteiro improvisado, desenvolviam ações que poderiam facilmente ser atualizadas e ajustadas para satirizar escândalos locais, eventos atuais e comportamentos que consideravam negativos, com a finalidade de moralizar os costumes da época. Ou seja, portadores de uma ideologia humanista, provocavam o riso e, ao mesmo tempo, criticavam grupos e classes sociais, cujos hábitos e ações comprometiam a moral - "Ridendo Castigat Mores" (com o riso se castigam os costumes).

Resposta da questão 24:

[A]

O próprio título já sugere a ligação entre a peça de Ariano Suassuna e o teatro vicentino, ambos de caráter popular.

Resposta da questão 25:

[C]

A partir da equação geral para um gás ideal, teremos:

inicial inicial final final inicial final P V P V T T 1 atm V     Pfinal V 298 K   final (273 621) K P 3,0 atm   Resposta da questão 26: [B] Teremos: Resposta da questão 27: [C]

De acordo com a figura, o raio do Ca2+ (100 pm) é próximo ao do Cd2+ (103 pm). Além disso, as cargas são iguais. A toxicidade do cádmio em sua forma iônica é consequência de esse elemento possuir raio e carga relativamente próximos aos de íons metálicos que atuam nos processos biológicos, causando interferência nesses processos.

Resposta da questão 28:

[D]

Platão introduziu na filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer ou graus de conhecimento e que esses graus se distinguem pela ausência ou presença do falso, assim, o filósofo distingue quatro formas ou graus de conhecimento. A crença e a opinião estão entre os graus que devem se afastar da filosofia, porque são conhecimentos ilusórios ou das aparências, como os prisioneiros da caverna que só conhecem o mundo da

percepção o que imediatamente dão como errada as alternativas A e B. O raciocínio e a intuição intelectual são os únicos que devem ser considerados válidos. O raciocínio treina e exercita nosso pensamento, preparando-o para uma purificação intelectual que por sua vez permitirá alcançar a intuição intelectual, ou das ideias, ou ainda das essências que formam a realidade do Ser.

A frase erguida nos pórticos da Academia de Platão “não entre quem não souber geometria” está para o filósofo na ordem do conhecimento intelectual e perfeito, porque a geometria, cujas ideias nada devem aos órgãos do sentido,

(7)

Página 7 de 8 não se reduz a meras opiniões subjetivas. O conhecimento geométrico seria a melhor preparação do pensamento para chegar à intuição intelectual das ideias verdadeiras, que constituem, assim, a verdadeira realidade precisamente por ser capaz de alcançar a essência das coisas, por isso, aqui somos capazes de obter os conhecimentos

verdadeiros.

Resposta da questão 29:

[D]

O mundo das ideias corresponde ao mundo inteligível, local onde se encontram as verdades. Em oposição a ele está o mundo sensível, cópia do mundo inteligível e marcado pela imperfeição. Desta maneira, podemos dizer que somente a alternativa [D] é correta.

Resposta da questão 30:

[B]

Em suas obras, Platão concebe que as pessoas podem chegar ao conhecimento. Nesse sentido é que ele cria uma clara distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual, sendo este último o único capaz de alcançar a verdade e essência das coisas. As alternativas [A] e [C] contradizem tal argumento e, por isso, estão incorretas. A alternativa [D] pode causar confusão no candidato, entretanto Platão não desconsiderava a dialética como instrumento eficaz para se chegar à verdade, à ideia. O “bem” corresponderia a apenas uma dessas ideias perfeitas, tal como o belo e o justo, por exemplo.

(8)

Página 8 de 8

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 18/03/2013 às 08:27

Nome do arquivo: s30.1.5

Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Matéria Fonte Tipo

1 ... 101691 ... Biologia ... Enem 2ª aplicação/2010 ... Múltipla escolha

2 ... 72782 ... Biologia ... Fatec/2007 ... Múltipla escolha

3 ... 37496 ... Biologia ... Pucsp/2002 ... Múltipla escolha

4 ... 121769 ... Física ... Unesp/2013 ... Múltipla escolha

5 ... 111788 ... Física ... Mackenzie/2012 ... Múltipla escolha

6 ... 102037 ... Física ... Ifsp/2011... Múltipla escolha

7 ... 85222 ... Geografia ... Fuvest/2009 ... Múltipla escolha

8 ... 32799 ... Geografia ... Fuvest/2000 ... Múltipla escolha

9 ... 3843 ... Geografia ... Fuvest/1996 ... Múltipla escolha

10 ... 107009 ... História ... Fgv/2009 ... Múltipla escolha

11 ... 53043 ... História ... Fuvest/2004 ... Múltipla escolha

12 ... 45035 ... História ... Fgv/2000 ... Múltipla escolha

13 ... 83811 ... Inglês ... Espm/2007 ... Múltipla escolha

14 ... 62730 ... Inglês ... Fgv/2006 ... Múltipla escolha

15 ... 6536 ... Inglês ... Fgv/1995 ... Múltipla escolha

16 ... 115708 ... Matemática ... Insper/2012 ... Múltipla escolha

17 ... 103878 ... Matemática ... Espm/2011 ... Múltipla escolha

18 ... 97952 ... Matemática ... Espm/2010 ... Múltipla escolha

19 ... 109435 ... Português ... Insper/2012 ... Múltipla escolha

20 ... 112460 ... Português ... Ufpa/2012 ... Múltipla escolha

21 ... 103840 ... Português ... Espm/2011 ... Múltipla escolha

22 ... 103847 ... Português ... Espm/2011 ... Múltipla escolha

23 ... 106593 ... Português ... Enem 2ª aplicação/2010 ... Múltipla escolha

24 ... 90821 ... Português ... Mackenzie/2010 ... Múltipla escolha

25 ... 108888 ... Química ... Unesp/2012 ... Múltipla escolha

26 ... 106633 ... Química ... Espcex (Aman)/2011 ... Múltipla escolha

27 ... 101693 ... Química ... Enem 2ª aplicação/2010 ... Múltipla escolha

28 ... 102239 ... Filosofia ... Ufu/2011 ... Múltipla escolha

29 ... 114271 ... Filosofia ... Ufsj/2010 ... Múltipla escolha

30 ... 96266 ... Filosofia ... Ufu/2008 ... Múltipla escolha

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

As condições apresentadas no presente regulamento serão rescindidas em caso de: (i) inadimplência, (ii) descumprimento das obrigações contratuais, (iii) migração