• Nenhum resultado encontrado

OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTO EM CAMPANHA DE SEARCH ENGINE OPTMIZATION

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTO EM CAMPANHA DE SEARCH ENGINE OPTMIZATION"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

INSTITUTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GESTÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - MBA

OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTO EM CAMPANHA DE

SEARCH ENGINE OPTMIZATION

ANA HELENA BRUM

ALESSANDRA TIENGO

CAMILA ALMEIDA

CELSO FERNANDES

LÍGIA RIÊRA

HERON INOUYE

REBECCA DUARTE

MBA 05 – PESQUISA OPERACIONAL

(2)

2

Resumo

Este trabalho descreve a aplicação da Programação Linear para a formulação de um problema de otimização de investimento em uma empresa de Search Engine Optimization (SEO). Com este modelo, é possível fazer uma análise imediata dos custos de uma campanha de SEO na maioria dos setores de Websites da empresa, pois os custos diferem dependendo do nicho.

(3)

3

Índice

1 – Introdução ... 04 2 – Formulação do problema ... 05 2.1 – Variáveis de decisão... 08 2.2 – Função objetivo ... 08 2.3 – Restrições ... 08 2.4 – Restrições adicionais ... 09

2.5 – Representação matemática do problema ... 09

3 – Resolução do problema ... 09 3.1 – Software utilizado ... 09 3.2 – Resultados ... 09 4 – Análise de sensibilidade ... 10 5 – Conclusão ... 12 6 – Bibliografia ... 13

(4)

4 1 – Introdução

Search Engine Optmization (SEO), ou otimização de websites para ferramentas de buscas, são métodos/ estudos/ técnicas aplicadas nestes para que aumente o número de visitas oriundas de usuários que utilizam de ferramentas de busca para encontrar um produto ou assunto. Quando um usuário utiliza o mecanismo de busca, o SEO faz com que uma ou várias páginas de determinado website apareçam entre os primeiros resultados da busca orgânica.

Na figura 1 podemos ver o exemplo de um site de busca mostrando a diferença entre resultados orgânicos (marcados em verde), e resultados patrocinados (marcados em vermelho).

Figura 1: Resultados orgânicos e Resultados patrocinados

Uma das técnicas básicas é fazer com que websites de conteúdos relacionados ou profiles de pessoas o referenciem, principalmente com o uso de Hyperlinks em HTML. E, para que isso possa acontecer, é necessária a criação e divulgação de conteúdos que despertem a atenção do usuário.

Existem vários tipos de conteúdos que podem ser criados. Para cada tipo de conteúdo e divulgação do mesmo, existem os custos atrelados de criação de conteúdo, custos de divulgação e hora/trabalho de um funcionário responsável pela campanha. E, para cada tipo de conteúdo, existe um retorno estimado em termos de ganhos de links, valor dos links e visibilidade.

Como existe um budget por campanha, é necessário saber o quanto investir em cada conteúdo para que se tenha o máximo de retorno possível.

(5)

5 2 – Formulação do problema

As empresas que atuam na área de SEO possuem algumas técnicas já conhecidas para criação e publicação de conteúdo. São elas:

Partipações em Blogs e Fóruns Online: É possível criar contas com usuários ativos que participam de discussões em fóruns e blogs na internet e, dentro de websites relacionados, é possível citar conteúdos úteis do seu website aos outros usuários.

Artigos: Criação de artigos de um determinado assunto e divulgação em websites relacionados. Também é comum você criar um artigo para um website relacionado e deixar um link contendo uma referência ao seu website dentro do conteúdo.

Redes sociais: As redes sociais como o Twitter e o Facebook são excelentes meios de divulgação. Para que tenham uma maior efetividade, é necessário que sejam criados perfis da maneira mais natural possível, sem excessos de propagandas.

Infográficos: Os usuários geralmente não têm paciência para ler um artigo com muitas informações, principalmente se forem estatísticos ou explicações complexas. Colocando essas informações em um formato gráfico, é possível passar muito mais informações de uma maneria mais compacta e de fácil compreensão para um leitor leigo no assunto, aumentando as chances de se espalhar pela Internet.

Notas de imprensa: A empresa pode vir a divulgar um comunicado e soltar uma nota para a imprensa divulgando notícias, levantamento de dados, estatísticas e outras informações que podem agregar muito valor, principalmente em grandes portais de notícias.

Criação de conteúdos virais: Criação de jogos, fotos, vídeos e montagens, que se destaquem e criem uma discussão.

Além da quantidade de links que o usuário irá ganhar, é muito importante analisar a importância de cada um. Isso porque os links possuem pesos diferentes, dependendo do website de origem. Quanto mais influente e importante for o website no assunto, mais relevância trará o link ganho de lá, e com isso o website “linkado” terá maior relevância com relação a outras páginas. Por exemplo, um link para o meu site de esportes vindo do site da Globo Esporte é muito mais forte do que um link vindo de um blog amador.

Na Figura 2 é possível observar a relação websites e referências. Os websites são representados pelas bolinhas e os links as setas que são como referências de uma apontando para outra.

A bolinha amarela maior seria um website de maior importância, e receber uma referência desse website é muito mais relevante do que se for de um website menor. Fazendo um comparativo, se um chef de cozinha falar bem publicamente da sua comida, a sua importância na área de culinária vai ter um valor maior do que o comentário de uma pessoa que não tem influência em culinária.

(6)

6

Figura 2. Representação de links dos websites.

Existem ferramentas que dão uma ótima noção dos links ganhos e seus valores. Através de um ranking próprio a empresa sabe a força dos links que um website possui apontando para ele.

Na figura 3 podemos observar a interface da ferramenta utilizada pela empresa, o Open Site Explorer da empresa SEOMOZ.

(7)

7 Através dessa ferramenta é possível saber:

- O número de links que apontam para o seu website; - A fonte desse links;

- O “Domain Authority”(uma descrição sucinta o conteúdo do site); - Avaliação do website que faz a linkagem para o seu website.

Multiplicando a média do número de links ganhos pela média do valor dos links ganhos pelo valor dos “Domain Authority”, obtemos um coeficiente de benefício de cada método. Nas tabelas abaixo, é descrito os recursos utilizados e uma estimativa aproximada dos métodos em um determinado assunto. Essa tabela varia de acordo com a dificuldade do assunto que o website trata. Para regra geral, quanto mais vendido e procurado for o assunto, mais custoso ele é.

Métodos de ganho de links X1 Divulgação de nota de imprensa X2 Artigos X3 Participação em blogs e fóruns relacionados X4 Redes Sociais X5 Infográfico X6 Criação conteúdos virais Tempo gasto em horas 3 2 5 6 10 3 Custo profissional (h) 20 20 20 20 20 20 Custo de produção e divulgação 1000 15 10 5 1200 20 Custo total 1023 37 35 31 1230 43

Tabela 1. Tipos de campanhas de webmarketing

X1 Divulgação de nota de imprensa X2 Artigos X3 Participação em blogs e fóruns relacionados X4 Redes Sociais X5 Infográfico X6 Criação conteúdos virais Média do Domain Authority dos links ganhos 60 10 5 5 30 20 Média de links ganhos 20 10 5 5 2 5

Tabela 2. Insumos e retornos para cada tipo de campanha

Logo, utilizando o coeficiente de benefício (média do Domain Authority dos links ganhos multiplicado pela média de links ganhos), podemos apresentar uma expressão para maximização do retorno sobre os investimentos em uma campanha de SEO para um determinado website:

(8)

8 Ou seja:

2.1 – Variáveis de Decisão

X1 – Número de divulgação de nota de imprensa X2 - Número de artigos

X3 - Número de links em participação em blogs e fóruns relacionados X4 - Número de de links em redes sociais

X5 - Número de infográficos

X6 - Número de criação de conteúdos virais 2.2 – Função objetivo

A equação a seguir mostra a função objetivo para o problema.

Max Z =1200.X1 + 100.X2 + 25.X3 + 25.X4 + 60.X5 + 100.X6 2.3 – Restrições

Como restrições, podemos citar o orçamento por mês do projeto. A média investida dos clientes dessa empresa é R$10.000 por mês. Logo, considerando o tempo gasto em horas, o custo do profissional e o custo de produção, temos:

1023. X1 + 37. X2 + 35. X3 + 31. X4 + 1230. X5 + 43. X6 <= 10000

Outro ponto a se considerar é o número máximo de horas que os empregados trabalham por mês. Considerando 400 horas por mês, teremos:

3. X1 + 2. X2 + 5. X3 + 6. X4 + 10. X5 + 3. X6 <= 400

Um último aspecto técnico a ser considerado é que dependendo do local onde o conteúdo for divulgado, mesmo que com uma variedade e qualidade muito grande do material, o número de divulgações deve ser limitado, isso porque alguns portais podem considerar o excesso de divulgação como uma tentativa de spam, desvalorizando a imagem do divulgador e trazendo efeitos negativos.

A divulgação de artigos, atuação em redes sociais e a participação em blogs e fóruns são os métodos que mais são afetados e punidos pelo excesso de atuação. Com isso, estabelecemos um limite de:

X1 <= 3 X2 <= 20 X3 <= 60 X4 <= 60 X5 <= 3 X6 <= 5 Max Z =1200.X1 + 100.X2 + 25.X3 + 25.X4 + 60.X5 + 100.X6

(9)

9 2.4 – Restrições adicionais

A quantidade de cada ação realizada deve ser um número positivo e inteiro. Logo: X1,...,X6 N

X1,...,X6>=0

2.5 – Representação matemática do problema

Max Z =1200. X1 + 100. X2 + 25. X3 + 25. X4 + 60. X5 + 100. X6 Sujeito a: 1023. X1 + 37. X2 + 35. X3 + 31. X4 + 1230. X5 + 43. X6 <= 10000 3. X1 + 2. X2 + 5. X3 + 6. X4 + 10. X5 + 3. X6 <= 400 X1 <= 3 X2 <= 20 X3 <= 60 X4 <= 60 X5 <= 3 X6 <= 5 X1,...,X6 N X1,...,X6>=0 3 – Resolução do Problema 3.1 – Software Utilizado

Os softwares utilizados foram o LINDO e o Excel. O LINDO foi usado para testarmos a solução do problema com valores reais. O Excel, pelo fato da solução poder ser um modelo para ser usado em outros casos, é mais prático, pois mudando alguns campos, de acordo com o nicho, os budgets e os custos da empresa, é possível rapidamente obter a resposta para outros casos semelhantes.

3.2 – Resultados

Na página seguinte é mostrado o resultado ótimo por programação inteira, através do Solver, pelo Excel.

(10)

10 Variáveis de Decisão X1 X2 X3 X4 X5 X6 Função: Maximizar 1200 100 25 25 60 100 Restrições Insumos Utilizados Limites Budget 1023 37 35 31 1230 43 9845 <= 10000 Horas trabalho 3 2 5 6 10 3 400 <= 400 Max investimento X1 1 0 0 0 0 0 3 <= 3 Max investimento X2 0 1 0 0 0 0 20 <= 20 Max investimento X3 0 0 1 0 0 0 60 <= 60 Max investimento X4 0 0 0 1 0 0 1 <= 60 Max investimento X5 0 0 0 0 1 0 3 <= 3 Max investimento X6 0 0 0 0 0 1 5 <= 5 Resultado Solução 3 20 60 1 3 5 7805

Tabela 3: Resultados da formulação.

Assim, podemos observar o melhor mix de investimento para a empresa estudada (respeitando o orçamento e o número de horas trabalhadas), sendo:

4 – Análise de Sensibilidade

A análise de sensibildiade não pode ser feita para problemas que o resultado deve ser uma solução inteira, que é o caso desse estudo.

.

Porém, abaixo obtivemos a solução através do software LINDO para que possamos ter uma ideia do coeficiente de sensibilidade. Podemos ver que o coeficiente de sensibilidade das variáveis X1,....,X6 podem aumentar tanto quanto se queira, sem que a solução ótima seja alterada.

- 3 unidades de nota de imprensa; - 20 artigos;

- 60 links em participação (blogs e fóruns); - 1 link em redes sociais;

- 3 Infográficos; - 5 Conteúdos virais;

(11)

11

Tabela 4 – Resultados do estudo de caso através do software LINDO.

Todos os recursos são escassos, bem como a limitação do número de campanhas que podem ser realizadas para cada cliente.

Na tabela a seguir podemos ver o resultado em números reais bem como os valores duais, que seriam a penalização por cada campanha a mais ou a menos lançada.

Tabela 5 – Resultados do estudo de caso através do software LINDO.

Coincidentemente, os resultados para este caso foram inteiros e iguais aos resultados gerados para casos com números reais. Mas por se tratar de um modelo para uso futuro em outros casos, a estrutura para programação inteira será mantida.

(12)

12 5 – Conclusão

Este estudo de caso foi para um nicho específico, e, mudando de nicho, o valor dos investimestos e retornos podem variar. Logo, este modelo auxilia na hora do cálculo do número dos investimentos a serem feitos em cada ação e define um resultado que pode ser medido em outras situações.

Porém, as soluções encontradas são apenas ótimas sob o ponto de vista numérico, e não leva em consideração a fama conquistada, o nível de spam que a campanha atingiu, nível de satisfação do usuário que está consumindo a informação, etc. Por isso, os dados encontrados como solução ótima servem como aparato para defender um modelo de investimento em campanhas de SEO com relação ao aspecto financeiro e retorno direto de links.

(13)

13 6 – Bibliografia

Ellenrieder, V. – Pesquisa Operacional – Almeida Neves Editores Ltda.

Montevechi, J.A.M. – Pesquisa Operacional (Uma introdução) – Apostila – EFEI 2001. Silva, E.M.; Silva, E.M.; Gonçalves V.; Murolo, A.C. – Pesquisa Operacional:

Programação Linear e Simulação. 3a edição – Editora Atlas – 1998 Wagner, H.H. – Pesquisa Operacional – Prentice-Hall do Brasil

Referências

Documentos relacionados

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter

Vários alunos não entenderam o que era para fazer, porque ela estava acostumada a escrever nos exercícios de sala de aula a palavra decompor; isso demonstrava que eles tinham

IC, índice de compressão do corpo; AR, Altura relativa; CRPC, comprimento relativo do pedúnculo caudal; ICPC, índice de compressão do pedúnculo caudal; PNP, proporção (largura

Após essa passagem pela leitura sobre minha trajetória como professora alfabetizadora, e desassossegada quanto às concepções de textos de minhas colegas de escola,

O primeiro apresenta o quadro conceptual da avaliação externa das escolas; o segundo explicita a metodologia, descrevendo aspetos relativos à operacionalização da

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Diagnóstico: o nome do documento é definido aqui “Laudo Técnico de Vistoria Predial”, e a forma final de entrega aqui deve ser apropriada para atendimento ao pedido,