• Nenhum resultado encontrado

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS DA AMIZADE DO SANTO AGOSTINHO NOVA LIMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS DA AMIZADE DO SANTO AGOSTINHO NOVA LIMA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

FÍSICA

JOGOS DA AMIZADE DO SANTO AGOSTINHO – NOVA LIMA - 2018

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS – Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

As regras oficiais serão adotadas, com algumas modificações que se fazem necessárias.

1. ATLETISMO

1.1 – Corrida de velocidade por revezamento da equipe (masculino e feminino)

 O número mínimo será de 4 atletas. O número de voltas a ser percorrido será determinado pela equipe que tiver o maior número de participantes. A equipe que tiver menor número de participantes deverá decidir quais integrantes deverão repetir até completar o percurso. Este integrante que correr mais de uma vez não poderá percorrer duas voltas consecutivas.

 A corrida será realizada na quadra 7 (campão) /arena do colégio. A distância a ser percorrida por cada aluno será a de uma volta completa no percurso demarcado com cones.

 Cada equipe receberá um bastão que será entregue ao primeiro corredor. O atleta deverá carregá-lo na mão durante a corrida. Após completar a distância estabelecida, ele deverá entregá-lo ao segundo corredor e assim sucessivamente até o término da prova. Após passar o bastão, o aluno deverá assentar com a equipe em local predeterminado.

 Os corredores não podem jogar o bastão para a sua equipe, ele deve ser entregue ao próximo aluno no ponto de partida. Caso o bastão caia, deverá ser recuperado pelo aluno.

 Cada corredor deverá aguardar a sua vez, com a sua equipe, atrás do cone referência.

 Vence a equipe que terminar o revezamento primeiro, em menor tempo.

 O último corredor de cada equipe deverá correr até o cone de trás da sua equipe e tocá-lo com o bastão, sinalizando o término da corrida.

 A equipe que errar ou não cumprir o trajeto delimitado, ou seja, passar por dentro dos cones bem como obstruir ou prejudicar a equipe adversária no espaço de corrida, ou não assentar após completar o percurso, receberá a pontuação do último lugar.

 Em caso de empate os critérios serão: - Maior número de alunos participantes; - Sorteio.

1.2 – Salto em altura

 A altura inicial do elástico será:

Ano / segmento Feminino Masculino 6º / 7º e 8º ano 0,80 m 1,00 m

9º ano 0,90 m 1,10 m Ensino Médio 0,90 m 1,20 m

 Cada equipe competirá com até 3 (três) saltadores que terão 2 (duas) chances para ultrapassar cada altura.

(2)

 A estrutura para o salto em altura será montada na Arena Santo Agostinho. O participante deverá saltar o elástico sem encostá-lo.

 Após cada rodada completa, a altura do elástico será aumentada de 5cm em 5cm. Permanecerão na competição os saltadores que conseguirem ultrapassar o elástico. Ganha a competição a equipe que conseguir saltar o elástico em sua maior altura.

 O salto “mortal”, de ponta, de cabeça, “peixinho” desclassificará o participante automaticamente.

 Para efeito de classificação será considerado o melhor salto de cada equipe. Em caso de empate os critérios serão:

1º- a equipe que conseguir saltar determinada altura de primeira. 2º - a equipe que tiver o menor número de falhas na altura anterior. 2. BASQUETEBOL

2.1 – Cada equipe deverá participar e jogar com, no mínimo, 5 (cinco) jogadores.

2.2 – A partida terá a duração de 32 minutos divididos em 4 tempos de 8 minutos, com troca de lado no início do terceiro tempo.

2.3 – Todos os alunos inscritos e presentes deverão jogar pelo menos um tempo (8 minutos) do jogo. 2.4 – As bolas de jogo serão as seguintes: - 6º e 7º anos: bola mirim (tabela baixa)

- 8º e 9º anos: bola mirim (fem.) e bola oficial (masc.) (tabela alta) - Ensino Médio: bola oficial (fem.) e bola oficial (masc.) (tabela alta) 2.5 – A partida não poderá terminar empatada. Caso isso aconteça, a decisão será em disputa de 3 (três) lances livres cobrados alternadamente pelas equipes. Persistindo o empate, após as 3 (três) primeiras cobranças, as equipes continuarão cobrando de forma alternada, até que se tenha um vencedor.

2.6 – O sistema de disputa será para:

 6º a 9º ano / 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, masculino e feminino, em formato de disputa em turno único, rodízio simples (todas as equipes jogam contra todas) conforme tabela.

 Para as competições do 8º ano Masculino o sistema de disputa seguirá uma estrutura específica de acordo com a organização para 5 equipes. Envolverá sorteio, triangular simples e confronto direto.

2.7 – Para efeitos de classificação serão considerados os seguintes critérios: 1º- Confronto direto.

2º – maior número de alunos participantes, no total dos jogos disputados. 3º – maior saldo de cestas.

4º – maior número de pontos marcados. 3. DAMAS

3.1 – Cada equipe deverá inscrever pelo menos 1 (um) jogador, podendo também inscrever 3 (três), 5 (cinco) e no máximo 7 (sete) jogadores.

3.2 – Cada partida terá a duração de, no máximo, 15 (quinze) minutos. Em caso de empate, haverá prorrogação de 1 (um) minuto e a primeira equipe que capturar uma peça será declarada vencedora do confronto. Se persistir o empate os jogadores decidirão na sorte quem será o vencedor.

3.3 – O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a grande diagonal comece do lado esquerdo de cada jogador. Assim, a primeira casa à esquerda de cada jogador será preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo. A seguir, os jogadores alternam as jogadas até o fim do jogo.

3.4 – As peças comuns só podem ser movimentadas para frente, para uma casa preta livre na próxima linha, diagonal à casa atual. As damas podem ser movimentadas em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho também esteja livre.

(3)

3.5 – O jogo termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido.

3.6 – A captura das peças é obrigatória, ou seja, se na vez de um jogador ele puder capturar uma peça adversária, ele deve fazê-lo. Quando tiverem duas ou mais capturas possíveis, o jogador deve realizar o lance onde houver o maior número de capturas.

Em caso de equivalência, o jogador pode escolher qual das capturas vai fazer. As peças comuns só podem capturar para frente e para trás peças adversárias adjacentes às suas. As damas podem capturar peças distantes na sua diagonal, desde que o caminho entre a dama e a peça capturada esteja livre, e o caminho entre a peça capturada e a casa imediatamente após também esteja livre. Quando uma captura é realizada, a peça capturada é removida do tabuleiro, ficando em poder do jogador que a capturou. Quando uma peça faz uma captura e fica numa posição onde é possível fazer outra captura, ela deve fazê-la na mesma jogada, realizando uma tomada em cadeia. A peça deve fazer isso até que não seja mais possível capturar peça alguma neste lance. Caso o jogador não faça a captura, o adversário poderá ‘soprar’, ou seja, pegar a peça do adversário que não fez a captura. Se o jogador resolver ‘soprar’ a peça do adversário ele não poderá realizar outro movimento naquele

4. FUTMESA

4.1 - A modalidade consiste em quicar a bola em uma mesa podendo dar no máximo 3 toques na bola. 4.2 - Não será permitido a bola dar 2 quiques na mesa após o passe, com a perda do ponto.

4.3 - A prática do Futmesa será com a bola de vôlei oficial.

4.4 - Não será permitido a bola pegar na quina do seu próprio lado da mesa, após o passe.

4.5 – O jogo será disputado individualmente, alternando-se os jogadores, a cada 5 pontos ou após o 5º ponto consecutivo.

4.6 – Cada equipe jogará com um mínimo de 2 (duas) e um máximo de 4 (quatro) pessoas 4.7 - O saque é balão (sem força), com a mão ou com a cabeça.

4.8 - Após o saque não tem campo definido, o jogo gira em torno da mesa.

4.9 – O saque inicial da partida será definido por uma disputa de “par ou ímpar” realizada entre um jogador de cada equipe.

4.10 – Os jogos serão disputados em melhor de 3 sets, sendo os dois primeiros de 21 pontos e, havendo a necessidade do terceiro set, ele será de 15 pontos.

4.11 – Para que um set seja vencido a contagem é de pontos corridos, ou seja não "vai a dois".

4.12 – Os alunos participantes da competição do Futmesa deverão jogar, obrigatoriamente, pelo menos um set do jogo.

4.13 – Ao final de cada set as equipes deverão efetuar a troca obrigatória do lado inicial da mesa. No caso de disputa do 3o set, haverá troca de lado após o 5o ponto.

5. FUTSAL

5.1 – Cada equipe deverá participar com, no mínimo, 5 (cinco) jogadores.

5.2 – Cada partida terá a duração de 32 minutos, divididos em 4 tempos de 8 minutos, com troca de lado no início do terceiro tempo.

5.3 – Todos os alunos inscritos e presentes deverão jogar pelo menos um tempo (08 minutos) do jogo.

5.4 – Os goleiros deverão se identificar aos árbitros e responsáveis pela partida para que esses disponibilizem coletes, de cores distintas para cada equipe, com a finalidade de diferenciação dos demais jogadores de linha. Quando houver substituição dos goleiros, a troca dos coletes fica sob a responsabilidade de cada equipe.

5.5 – As bolas de jogo serão as seguintes:

- 6º / 7º ano :(masc. e fem.): MAX 200 - 8º e 9º anos: MAX 500 (masc.) e

- Ensino Médio: MAX500 (masc.) e MAX200 (fem.)

5.6 – No caso das disputas dos torneios da 1a e 2a série Masculino, a partida não poderá terminar empatada. Caso isso aconteça, a decisão será em disputa de 3 (três) pênaltis, cobrados alternadamente pelas equipes. Persistindo o empate, após as 3 (três) primeiras cobranças, as equipes continuarão cobrando de forma alternada, até que se tenha um vencedor.

(4)

5.7 – O sistema de disputa será, para:

 6º a 9º ano / 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, masculino e feminino, em formato de disputa em turno único, rodízio simples (todas as equipes jogam contra todas) conforme tabela.

 Para as competições do 8º ano Masculino o sistema de disputa seguirá uma estrutura específica de acordo com a organização para 5 equipes. Envolverá sorteio, triangular simples e confronto direto.

5.8 – Os critérios de desempate para definição da equipe campeã da modalidade, serão: 1º - confronto direto.

2° - maior número de alunos participantes, no total dos jogos disputados. 3º - menor número de cartões vermelhos.

4º - menor número de cartões amarelos. 5º - maior saldo de gols.

6º - maior número de gols marcados. 7º - menor número de gols sofridos.

6. FUTEVÔLEI (MASCULINO)

6.1 - O jogo será disputado na quadra de vôlei utilizando as marcações da quadra de peteca em duplas. A bola de jogo será a de vôlei 6.0.

6.2 – Cada equipe poderá inscrever e jogar com no mínimo 2 jogadores e, no máximo,8 jogadores (revezando as duplas por set disputado). Todos os alunos presentes da equipe deverão jogar pelo menos um set.

6.3 – Os jogos serão disputados em 5 (cinco) sets de 11 pontos, podendo chegar ao máximo 13 pontos. Será considerada vencedora a equipe que vencer 3 (três) sets.

Obs: O tempo de jogo poderá sofrer alguma alteração de acordo com a disponibilidade de tempo em quadra. 6.4 - Os jogos do ensino médio serão realizados em melhor de 3 (três) sets.

6.5 - Altura da rede:

Módulo Masculino 6º e 7º ano 1, 65 m 8º e 9º ano 1,65 m Ensino Médio 1,65 m

6.6 - O saque deverá ser feito utilizando as mãos; deverá ser feito de trás da linha amarela e em "balão" no lançamento para a quadra da equipe adversária.

6.7 - SERÁ PERMITIDO:

 Um quique da bola a cada passagem pela rede;

 Passar a bola de primeira para a quadra da equipe adversária;

 O aluno tocar a bola até 03 vezes sem que ela toque no chão pela segunda vez ("embaixadinha");

 Passar a bola de primeira, ou segunda sem a necessidade dos três toques. 6.8 – NÃO SERÁ PERMITIDO:

 Utilizar as mãos em outra ocasião que não seja no saque;

 Chutar a bola de forma hostilizada e proposital (a bola utilizada será a de vôlei, e por isso, os alunos deverão utilizar os pés apenas para passagem da bola pela rede sem "isolar");

(5)

7. HANDEBOL

7.1 – Cada equipe deverá inscrever e jogar com, no mínimo, 07 (sete) jogadores.

7.2 – Cada partida terá a duração de 32 minutos divididos em 4 tempos de 8 minutos, com troca de lado no início terceiro tempo.

7.3 – Todos os alunos inscritos e presentes deverão jogar pelo menos um tempo (8 minutos) do jogo. 7.4 – As bolas de jogo serão as seguintes:

- 6º e 7º anos: H1L (fem. e masc.) - 8º, 9º anos e Ensino Médio: H1L (fem.) e H2L (masc.)

7.5 – No caso das disputas dos torneios da 1a e 2a série Masculino, a partida não poderá terminar empatada. Caso isso aconteça, a decisão será em disputa de 3 (três) tiros de 7 metros cobrados alternadamente pelas equipes. Persistindo o empate, após as 3 (três) primeiras cobranças, as equipes continuarão cobrando de forma alternada, até que se tenha um vencedor.

7.6 – O sistema de disputa será, para:

 6º a 9º ano / 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, masculino e feminino, em formato de disputa em turno único, rodízio simples (todas as equipes jogam contra todas) conforme tabela.

 Para as competições do 8º ano Masculino o sistema de disputa seguirá uma estrutura específica de acordo com a organização para 5 equipes. Envolverá sorteio, triangular simples e confronto direto.

7.7 – Os critérios de desempate para definição da equipe campeã da modalidade, serão: 1º - confronto direto.

2° - maior número de alunos participantes, no total dos jogos disputados. 3º - menor número de cartões vermelhos.

4º - menor número de cartões amarelos. 5º - maior saldo de gols.

6º - maior número de gols marcados. 7º - menor número de gols sofridos. 8. JOGO ELETRÔNICO – FIFA

8.1 – Plataforma de disputa: Playstation 4

8.2 – Cada aluno que for participar deverá trazer a sua manete.

8.3 – O campeonato será disputado por seleções/times a partir de escolhas livres dos jogadores. Os times/seleções estarão atualizados de acordo com a atualização oficial do jogo Fifa 18.

8.4 - Cada equipe jogará com um mínimo de 2 (duas) e um máximo de 4 (quatro) pessoas.

O jogo será disputado em dupla, alternando-se os jogadores após o primeiro tempo. Em caso de prorrogação, os jogadores escolherão de maneira livre como alternar entre si.

8.5 – Forma de disputa

 Tempo de cada tempo: 6 minutos

 Câmera da partida: Tele Broadcast / Transmissão TV.

 Lesões: Ligado

 Radar: 2D

8.6 – Critério de desempate da partida: Pênalti.

(6)

8.8 – O jogador poderá “PAUSAR” somente quando a bola sair da área de jogo e estiver em sua posse. Será permitido paralisar por 45 segundos o jogo. Pausar o jogo em momentos que não sejam permitidos gerarão uma advertência, se repetido, ocorrerá a eliminação do jogador, ou derrota por 3x0.

8.9 – Antes da partida

 1 minuto para personalizar o controle ou escolher o modo controle clássico ou personalizado.

 45 segundos para alterar formações e escalações iniciais.

 Os jogadores não poderão utilizar táticas editáveis. 8.10 – O sistema de disputa será para:

 6º a 9º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio e 2ª série do ensino médio (feminino) jogarão em formato de semifinais, A x B e C x D, perdedores do 1º e 2º jogo disputando 3º lugar e vencedores do 1º e 2º jogo disputando 1º lugar.

 2ª série do ensino médio (masculino): turno único, conforme tabela.

8.11 – Os critérios de desempate para definição da equipe campeã da modalidade serão: 1º – confronto direto (entre duas equipes).

2º – maior número de alunos participantes, no total dos jogos disputados. 3º – maior saldo de gols.

4º – maior número de gols a favor. 9. JUST DANCE (FEMININO)

9.1 - Para a competição será utilizado o console do Xbox 360.

9.2 - Cada equipe poderá inscrever no mínimo 2 (dois) jogadores e no máximo 4 (quatro) jogadores. 9.3 - Cada equipe dançará 2 músicas, que serão previamente escolhidas pela comissão organizadora.

9.4 - A cada rodada (música) será computada a maior pontuação estabelecida por um dos integrantes da equipe. 9.5 - Após a segunda música, será somada a pontuação do melhor classificado em cada música.

9.6 - Vencerá a equipe com maior pontuação.

9.7 - Em caso de empate, será somado a pontuação da segunda melhor colocada nas duas rodadas.

9.8 - Se ainda assim continuar empatado, terá um desafio entre as equipes empatadas com uma música escolhida pelos professores.

10. NATAÇÃO

10.1 – Para nadar, as alunas deverão usar biquíni ou maiô e os alunos sunga ou short sem bolso. Todos, obrigatoriamente, deverão usar touca.

10.2 – As provas serão distintas: feminina e masculina. Portanto, os pontos de cada prova serão independentes. 10.3 – Não teremos provas individuais.

10.4 – A prova de revezamento será: Nado livre (inscrição de no mínimo 4 e no máximo 8 nadadores por equipe). 10.5 – O percurso de cada prova será de uma “ida” na piscina, ou seja, 25 metros.

10.6 – O número de “idas” na piscina será determinado pela equipe que tiver o maior número de integrantes (de 4 a 8). A equipe que tiver menos integrantes, deverá escolher quais nadadores serão necessários para repetir, até completar o número máximo de competidores da prova.

10.7 – Se a equipe comparecer com menos de 4 integrantes, receberá a pontuação do último colocado.

10.8 – Na prova de Revezamento, o segundo nadador somente poderá pular na piscina após o primeiro ter tocado a borda, e assim por diante.

10.9 – Caso uma equipe queime a largada pela primeira vez, será permitido repeti-la para todas as equipes. Se a mesma equipe queimar a largada novamente, estará automaticamente fora da prova, porém, ganhará a pontuação do último colocado.

10.10 – Durante a prova, se alguma equipe “queimar” a saída, será acrescido um tempo de 5 segundos no tempo final da prova.

(7)

11. PETECA

11.1 – Cada equipe poderá inscrever 2 (dois) jogadores (as) a 4 (quatro) jogadores (as). As equipes deverão ser compostas por duplas femininas ou masculinas. Cada dupla poderá contar com a participação até 2 (dois) jogadores na reserva, para revezar durante a partida.

11.2 – Caso uma equipe opte por um trio, fica a critério dos jogadores (as) se organizarem para revezar durante os sets de jogo.

11.3 – As partidas serão disputadas em melhor de três sets. Sendo assim, se uma equipe ganhar os dois primeiros, é considerada a vencedora da partida.

11.4 – De acordo com o tempo de jogo, os dois primeiros sets OU serão de 21 pontos/12 minutos OU 12 pontos/5 minutos.

11.5 – Os sacadores deverão se alternar a cada ponto disputado no jogo.

11.6 – A partida não poderá terminar empatada. Caso isso aconteça, a decisão acontecerá com a disputa de 1 set “tie break” de 11 pontos, podendo chegar até no máximo 13 pontos.

11.7 - O set não poderá terminar empatado, podendo chegar até no máximo 23 pontos.

9º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio e 2ª série do ensino médio (feminino) jogarão em formato de semifinais, A x B e C x D, perdedores do 1º e 2º jogo disputando 3º lugar e vencedores do 1º e 2º jogo disputando 1º lugar.

 2ª série do ensino médio (masculino): turno único, conforme tabela.

11.8 – Os critérios de desempate para definição da equipe campeã da modalidade serão: 1º – confronto direto

2º - maior saldo de sets vencidos.

3º – maior saldo de pontos na somatória dos jogos entre as equipes empatadas. 12. POLO AQUÁTICO (MASCULINO E FEMININO- 6º e 7º TARDE)

12.1 – Para entrar na piscina, as alunas deverão usar biquíni ou maiô e os alunos sunga ou short sem bolso. Todos, obrigatoriamente, deverão usar touca que serão fornecidas pelo Colégio.

12.2 – Cada partida terá a duração de 24 minutos divididos em 3 tempos de 8 minutos, com troca de lado após o término de cada tempo de jogo.

12.3 – Cada equipe jogará com 1 goleiro e com 5 jogadores de linha por tempo. O goleiro poderá ser substituído por um jogador de linha desde que seja avisado antecipadamente. Se a equipe se apresentar com menos de 6 integrantes na equipe, será considerada perdedora da partida.

12.4 – Todos os alunos da equipe que estiveram presentes, deverão jogar pelo menos um tempo.

12.5 – Cada equipe inicia a partida com a mão na borda lateral da piscina do seu próprio campo. A bola será jogada pelo árbitro no meio da piscina e, ao sinal sonoro, as duas equipes deverão nadar até a bola.

12.6 – A escalação dos jogadores ficará a critério da equipe. 12.7 – A bola de jogo será a de iniciação nº 12.

12.8 – Será permitido ao atleta dar até 3 passos segurando a bola.

12.9 – Se um jogador que estiver nadando de posse da bola parar e segurá-la, não será permitido que ele volte a nadar para conduzi-la.

12.10 – É permitido aos jogadores nadar com a posse da bola desde que não a estejam segurando.

12.11 – Não será permitido afundar e/ou empurrar o adversário, dar tapa na bola em posse de outro jogador, tirá-la da mão do colega ou nadar segurando a bola. Caso aconteça alguma das situações, a posse de bola será invertida. 12.12 – A reposição da bola após o gol será feita pelo goleiro. Quando a bola sair pela linha de fundo do goleiro, o jogo recomeça com ele; quando a bola sair pela lateral da piscina ou pela raia, será cobrado lateral para a equipe que não tocou na bola antes de ela sair.

12.13 – Nenhuma partida poderá terminar empatada. Caso isso aconteça, cada equipe terá direito a 3 cobranças de penalidades máximas, alternadamente, para definir o vencedor. Se a partida permanecer empatada, haverá uma série alternada de cobranças de penalidades máximas para cada equipe, até que haja um vencedor.

(8)

13. QUEIMADA

13.1 – No início de cada tempo de jogo será entregue uma bola de vôlei Penalty 6.0 para cada time, portanto, o jogo será com duas bolas. Cada partida terá a duração de 18 minutos divididos em 3 tempos de 6 minutos, com exceção do 8º ano masculino que terá duração total de 15 minutos, dividido em 3 tempos de 6 minutos.

13.2 – A disputa será no formato “melhor de 3”. Será considerada vencedora a equipe que vencer dois tempos. 13.3 – Área de jogo e do cruza:

 Quadras 1 e 2 – Linhas laterais brancas / Área do cruza: área verde atrás da linha branca.

 Quadras 3 e 4 – Linhas laterais pretas / Área do cruza: atrás da linha amarela.

 Quadras 5 e 6 – Linhas laterais amarelas / Área do cruza: atrás da linha branca lateral do “quadrão”.

13.4 – Para o jogo acontecer é necessário ter o número mínimo de jogadores. Este número será de acordo com a equipe que tiver o maior número de participantes dividido por 2, ou seja, a metade do número total desta equipe. Em cada tempo, o número de jogadores também será de acordo com a equipe que tiver o maior número de participantes dividido por 2, ou seja a metade do número total desta equipe.

13.5 – Haverá troca de lado a cada tempo jogado. Todos os alunos presentes deverão jogar pelo menos um tempo de jogo. Os integrantes da equipe que não jogaram durante o primeiro tempo de jogo, deverão jogar obrigatoriamente no segundo tempo. A escalação do terceiro tempo ficará a critério da equipe.

13.6 – A posse de bola será do “cruza” quando a bola sair pela linha de fundo, mesmo se a mesma bater em algum obstáculo (ex: grades e redes) e retornar para a quadra.

13.7 – A bola que sair pela lateral será da equipe que se encontrar ao lado correspondente, mesmo se a mesma bater em algum obstáculo (ex: grades e redes) e retornar para a quadra.

13.8 – Se mais de uma pessoa for queimada pela mesma bola, quem vai para o “cruza” é a última que foi tocada pela bola.”.

13.9 – O jogador que se encontra no cruza voltará caso queime um jogador adversário. Não havendo “prisão perpétua”. 13.10 - A bola que queimar o adversário é a que deve ser disponibilizada para o cruza.

13.11 – O jogador não poderá segurar a bola por muito tempo sem tentar queimar o adversário, pois esta situação se configura como jogo passivo. Caso isso aconteça, o aluno perderá a posse de bola.

13.12 – Em cada tempo será considerada vencedora a equipe que conseguir queimar todos os adversários até o término dos 10 minutos. Caso isso não aconteça, será considerada vencedora a equipe que ao final do tempo tiver mais integrantes na sua respectiva quadra. No caso de EMPATE, a equipe vencedora será aquela que primeiro queimou um adversário naquele tempo.

13.13 – SERÁ PERMITIDO:

 Queimar a pessoa que está com a bola;

 Usar a bola para se defender;

 Queimar qualquer parte do corpo, inclusive a cabeça;

 Queimar o adversário com a ‘primeira bola’ do cruza. 13.14 – NÃO SERÁ PERMITIDO:

 Trocar de lugar com o colega queimado ou transferir a primeira posse de bola;

 Sair dos limites da quadra (laterais), quando a bola estiver em jogo;

 Invadir a linha central ou a linha demarcatória da “prisão” (“cruza”) e, se invadir, o jogador perderá a posse da bola;

 Utilizar fundamentos do vôlei para “queimar” o adversário ou arremessar a bola;

 Chutar a bola.

13.15 – O sistema de disputa será, para:

 6º a 9º ano / 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, masculino e feminino, em formato de disputa em turno único, rodízio simples (todas as equipes jogam contra todas) conforme tabela.

(9)

 Para as competições do 8º ano Masculino o sistema de disputa seguirá uma estrutura específica de acordo com a organização para 5 equipes. Envolverá sorteio, triangular simples e confronto direto.

14. RESGATE

14.1 - O jogo consiste em "resgatar" todo o time que está na quadra de vôlei. 14.2 -O jogo acontecerá em melhor de 5 tempos.

14.3 - Cada tempo terá a duração de no máximo 7 minutos.

14.4 - Após 2 minutos jogados, serão colocadas mais 2 bolas em jogo (uma para cada equipe).

14.5 - O jogo inicia com duas equipes posicionadas na quadra de vôlei (em qualquer lugar). Um jogador de cada equipe deverá ficar do lado oposto de sua equipe, fora da quadra de vôlei (atrás da linha amarela de peteca) com uma bola.

14.6 - Quem foi resgatado deverá realizar obrigatoriamente o saque.

14.7 - Vence a equipe que resgatar todos os integrantes ou a equipe que estiver mais integrantes resgatados ao final do tempo.

14.8 - Caso haja empate, vencerá a equipe que resgatou um integrante primeiro. 14.9 - Cada equipe deverá ter no mínimo 5 participantes.

14.10 - Em cada tempo da partida, o número de jogadores será de acordo com a equipe que inscrever o menor número de jogadores.

14.11 - SERÁ PERMETIDO:

 Interceptar o passe das equipes 14.12 - NÃO SERÁ PERMITIDO

 Invadir o campo do adversário. 15. TAPABOL

15.1 – A modalidade consiste em dar tapas na bola trocando passes entre os companheiros de equipe, até que seja feito o gol.

15.2 – Será permitido dar até três toques a cada vez que o jogador tem contato com a bola. Não é permitido agarrar a bola.

15.3 – Em toda a extensão da quadra de jogo, só poderão ser utilizadas as mãos para, passar a bola aos companheiros, retomar a posse de bola ou golpear para o gol. Em caso de utilização de outras partes do corpo, o jogo é paralisado e reiniciado com uma cobrança de lateral para a equipe adversária

15.4 – As cobranças de laterais deverão ser feitas com as mãos da forma que o jogador preferir

15.5 – Ao entrar na área de meta, os jogadores de linha só poderão utilizar a cabeça para golpear a bola

15.6 – Aos goleiros será permitido agarrar a bola. Os goleiros podem também lançar ou arremessar a bola da forma que preferirem, sempre utilizando as mãos. Outras partes do corpo só poderão ser utilizadas para defender uma bola golpeada pelo time adversário.

15.7 – As cobranças de falta deverão ser feitas nas linhas laterais da quadra. Aquelas infrações cometidas pela defesa, dentro de sua área de meta, deverão ser cobradas da linha de “7 metros” do Handebol, com o movimento de um “ saque por cima” do voleibol.

15.8 – Cada equipe deverá jogar com, no mínimo, 7 (sete) jogadores. Em quadra serão 6 (seis) jogadores de linha e 1 (um) goleiro

15.9 – Cada partida terá a duração de 18 minutos divididos em 3 tempos de 6 minutos

15.10 – Todos os alunos inscritos e presentes deverão jogar pelo menos um tempo (9 minutos) do jogo. 15.11 – As bolas de jogo serão as mesmas utilizadas para o Voleibol

15.12 – As partidas não poderão terminar empatadas. Caso ocorra um empate, a decisão será em disputa de 3 (três) tiros de “7 metros” cobrados alternadamente pelas equipes. Persistindo o empate, após as 3 (três)

(10)

16. TÊNIS DE MESA

16.1 – Cada equipe jogará com um mínimo de 2 (duas) e um máximo de 4 (quatro) pessoas por mesa, podendo ter até três mesas por equipe.

16.2 – O jogo será disputado em dupla, alternando-se os jogadores após a perda do ponto, ou após o 5º ponto consecutivo. O saque é livre, não havendo necessidade de cruzar a mesa.

16.3 – O saque inicial da partida será definido por uma disputa de “par ou ímpar” realizada entre um jogador de cada equipe.

16.4 – Os jogos serão disputados em melhor de 3 sets, sendo os dois primeiros de 21 pontos e, havendo a necessidade do terceiro set, ele será de 11 pontos.

16.5 – Para que um set seja vencido a equipe deverá abrir, no mínimo, 2 (dois) pontos de diferença. Em caso de empate (Exemplo: 20 X 20) a pontuação máxima do set deve ser alterada de modo que esta diferença seja cumprida.

16.6 – Os alunos participantes da competição de Tênis de Mesa deverão jogar, obrigatoriamente, pelo menos um set do jogo.

16.7 – Ao final de cada set as equipes deverão efetuar a troca obrigatória de lados da mesa. No caso de disputa do 3o set, haverá troca de lado após o 5o ponto.

16.8 – Os jogadores podem jogar com suas próprias raquetes ou com raquetes emprestadas pelo colégio. 16.9 – As bolinhas serão fornecidas pelo colégio.

17. VOLEIBOL

17.1 – Cada equipe poderá inscrever e jogar com no mínimo 6 jogadores e, no máximo,7 jogadores por set. No caso da equipe que inscrever 7 jogadores para um set, será obrigatório o rodízio no saque.

17.2 – Todos os alunos presentes deverão jogar pelo menos um set.

17.3 – Os jogos serão disputados em 5 (cinco) sets de 15 (12) pontos (ou 8 (6) minutos), podendo chegar ao máximo 17 pontos. Será considerada vencedora a equipe que vencer 3 (três) sets.

17.4 - Altura da rede:

Módulo Feminino Masculino 6º e 7º ano 2,10 m 2,10 m 8º e 9º ano 2,15 m 2,20 m Ensino Médio 2,20 m 2,35 m

17.5 – 6º e 7º ano FEMININO

- O saque por baixo será OBRIGATÓRIO.

- Será permitido sacar de dentro da quadra, atrás da linha tracejada amarela.

- Será permitido agarrar a bola a cada passagem da bola pela rede desde que seja o primeiro toque. - Caso isso aconteça, será obrigatória a passagem da bola para outros integrantes da equipe (no mínimo dois toques) antes de ser lançada para equipe adversária.

- Não será permitido o quique da bola. 6º ano MASCULINO

- O saque por baixo será OBRIGATÓRIO.

- Será permitido sacar de dentro da quadra, atrás da linha de saque da peteca (linha amarela). - Será permitido agarrar a bola a cada passagem da bola pela rede desde que seja o primeiro toque. -Caso isso aconteça, serão obrigatórios os 3 toques da equipe antes da bola ser lançada para equipe adversária.

- Não será permitido o quique da bola.

7º ano MASCULINO

- O saque por baixo será OBRIGATÓRIO.

- Será permitido sacar de dentro da quadra, atrás da linha de saque da peteca (linha amarela). - Será permitido um quique a cada passagem da bola pela rede.

(11)

8º e 9º ano FEMININO

- Será permitido sacar de dentro da quadra, atrás da linha de saque da peteca (linha amarela). - Será permitido um quique a cada passagem da bola pela rede.

8º ano MASCULINO

- Será permitido sacar de dentro da quadra, atrás da linha de saque da peteca (linha amarela). -Não será permitido o quique da bola. O jogo segue com as regras oficiais.

17.6 – O sistema de disputa será, para:

 6º a 9º ano / 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, masculino e feminino, em formato de disputa em turno único, rodízio simples (todas as equipes jogam contra todas) conforme tabela.

 Para as competições do 8º ano Masculino o sistema de disputa seguirá uma estrutura específica de acordo com a organização para 5 equipes. Envolverá sorteio, triangular simples e confronto direto.

17.7– Os critérios de desempate para definição da equipe campeã da modalidade serão: 1º - confronto direto (entre duas equipes).

2º - maior número de participantes, no total dos jogos disputados. 3º - maior saldo de sets.

4º - maior saldo de pontos. 5º - número de cartões amarelos.

18. XADREZ

18.1 – Cada equipe deverá inscrever pelo menos 1 (um) jogador e, no máximo, 3 (três) jogadores. 18.2 – Cada partida terá a duração de, no máximo, 30 (trinta) minutos.

18.3 – O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a primeira casa do canto inferior esquerdo seja da cor preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo. A seguir, os jogadores alternam as jogadas até o fim do jogo. Para iniciar a partida, sorteiam-se as pedras entre os jogadores. O primeiro lance é sempre do condutor das peças brancas.

18.4 – O tempo de reflexão para o enxadrista será de, no máximo, 1 (um) minuto por jogada.

18.5 – Se o jogador tocar em qualquer peça, essa deverá ser movida. O lance estará completo quando o jogador tiver largado a peça depois de movê-la de uma casa para a outra.

18.6 – O movimento das peças é o mesmo estabelecido pelas regras oficiais do xadrez.

18.7 – O desempate será feito pelo número de peças de maior valor que um dos jogadores tenha capturado (peão = 1 ponto, cavalo = 3 pontos, bispo = 3 pontos, torre = 5 pontos, rainha = 9 pontos).

18.8 – Caso os enxadristas continuem empatados após a comparação da captura de peças será realizado uma prorrogação de 5 minutos e o primeiro que capturar uma peça será o vencedor.

18.9 – Qualquer dúvida ou irregularidade ocorrida durante a partida deverá ser esclarecida na hora. O direito de reclamação após o lance da irregularidade não será aceito.

18.10 – A pontuação de cada partida segue os critérios do regulamento geral.

Os casos omissos ou não esclarecidos neste regulamento serão decididos pela Comissão

Organizadora dos Jogos da Amizade do Colégio Santo Agostinho

– Nova Lima 2018.

Julho de 2018

Comissão Organizadora

Referências

Documentos relacionados

Remeter as Contas Consolidadas do Município relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2016, à Assembleia Municipal da Covilhã, nos termos e para efeitos

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

Possíveis danos à saúde: O excesso e a baixa iluminação pode causar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras, e contrastes excessivos.

De acordo com Flores (1997), caso a superfície metálica apresente aspereza, poderá reter resíduos alimentares que entram em processo de fermentação, devido à formação

In Brazil, carbapenem-resistant Pseudomonas aeruginosa isolates are closely related to the São Paulo metallo-β- lactamase (SPM) Brazilian clone.. In this study,

O FCT é um fundo de capitalização individual, que visa garantir o pagamento até metade do valor da compensação devida por cessação do contrato de trabalho, calculada nos

Até 60 dias antes da partida 10% do valor total, retidos pela Fundação INATEL (o restante é devolvido) De 59 a 20 dias antes da partida 40% do valor total, retidos pela

Nota: A Função Saúde refere-se à classificação funcional das despesas do Estado (incluindo as transferências do OE para o Programa orçamental da Saúde, a ADSE e