• Nenhum resultado encontrado

material de apoio à consulta ampla teoria de mudança - Sesc

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "material de apoio à consulta ampla teoria de mudança - Sesc"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

teoria de mudança - Sesc

(2)

sobre o processo em curso

Parte da construção da Teoria de

Mudança, em uma perspectiva

aculumativa, com vários passos e escutas

que se somam.

Trabalho de revisão do referencial ocorre

em um segundo momento, pautado em

uma visão comum de impacto e princípios.

Referencial

programático

Teoria de Mudança

11 meses de trabalho.

Produção de diretrizes e elementos base

(3)

Entrevistas

Diretoria

Oficinas

iniciais DN

Oficinas com regionais

Seminários

Consultivos

Consolidação

TdM Sesc

Protótipo

Referencial

Programático

Sesc

Diretrizes

Referencial

Programático

Sesc

dez/20

1º tri/21

2º tri/21

3º tri/21

3º tri/21

4º tri/21

4º tri/21

os passos do processo

estamos aqui

(4)

O que geramos ou

influenciamos

Para quem fazemos

O que fazemos

=

Atividades

macro

(naturezas do

fazer)

=

Público(s) ou

foco(s)

=

Efeitos

Realizações

Mudanças de

curto, médio e

longo prazo

(5)

Intervenções

Estratégias-macro

Para

quem

fazemos

Resultados e impactos

<curto - médio - longo prazo >

iniciativa A

iniciativa Y

Pressupostos / Princípios / Concepções do SESC

contextos / sistemas (social-político-ambiental)

(6)

teoria de mudança versão 2

(7)

dimensões de mudanças

os grandes campos aglutinadores de impactos positivos

A partir das trocas e aportes de diferentes vozes do Sesc até aqui, três grandes dimensões vão se evidenciando como

aglutinadoras das mudanças expressas na versão inicial que este material apresenta.

Tais dimensões se interseccionam, tocando muitas vezes a mesma mudança, expressando assim um caráter sistêmico.

Desenvolvimento amplo do ser humano

Fortalecimento de comunidades, grupos e ações coletivas

(8)



os fazeres macro do Sesc

(9)



Desenvolvimento amplo do ser humano

Fortalecimento de

comunidades, grupos e ações coletivas

Sustentabilidade e regeneração ambiental

(10)



O que fazemos

Mudanças que queremos ver no mundo a partir do que fazemos

Curto prazo

Longo Prazo

Grandes impactos

Futuro distante/complexos

Realização (desenvolvimento) integral do ser humano

Fortalecimento coletivo - de comunidades e

grupos/coalizões

Sustentabilidade e regeneração ambiental

teoria de mudança em construção

(11)

os fazeres do Sesc

descritivos dos 11 fazeres

Fazeres

Descritivos

Difusão do conhecimento (transversais e

específicos), formação e incentivo a pesquisa

Onde pessoas podem experimentar ações de conscientização, formação e informação para a vida e sua autonomia - seja por desenvolvimento de habilidades pessoais ou estímulo a novos saberes.

Aqui cabe, mas não se esgota: oficinas manuais, sensoriais, cursos livres de todas as naturezas, formações que vão além da educação formal e complementar, etc.

Oferta de alimentação nutritiva/balanceada

para promoção da segurança Alimentar e

Nutriciona

l

Onde a nutrição, conscientização e educação alimentar andam juntas e de forma transversal. Pessoas contam com refeições equilibradas e a preços acessíveis.

Aqui cabe, mas não se esgota: restaurantes, lanchonetes, comedorias, marmitas, ações de conscientização de qualidade de vida via equilíbrio nutricional, educação da população de forma transversal via redes sociais e lazer, etc.

Fomento, fruição, difusão, mediação e

realização da arte e Cultura, em sua

diversidade

Onde há espaço para valorização da cultura local, bem como para a promoção e educação transversal do olhar para novas artes. Pessoas experimentam atividades culturais e diversas para enriquecer o seu repertório de vida.

Aqui cabe, mas não se esgota: teatros, cinemas, oficinas de música, exposições, centros culturais, intervenções de rua, caravanas, etc.

Fomento, visibilização e realização de

atividades Físico-Esportivas e Recreativas

Onde o lazer é experienciado na perspectiva educativa, de saúde e entretenimento, e a iniciação esportiva é incentivada em todas as suas formas - seja ela individual ou no fomento do coletivo.

Aqui cabe, mas não se esgota: recreação, atividades funcionais, caminhadas em hotéis, academias, atividades aquáticas, etc.

Articulação e integração de organizações,

grupos sociais, poder público e redes

Onde busca-se facilitar parcerias junto de empresas e frentes do poder público, fortalecendo também organizações da sociedade civil. Inclui ainda atenção e apoio a grupos sociais e núcleos comunitários para valorização, inclusão e maior participação social.

Aqui cabe, mas não se esgota: mobilizações de redes e conexões intersetoriais, suporte para conscientização e estruturação da gestão de instituições, contrapartidas junto de poder público para entradas e ações nos territórios (PPP),parcerias logísticas, etc.

Educação básica, incluindo ações na jornada

escolar ampliada

Onde crianças, jovens e adultos usufruem de escolas com infraestrutura, educadores e conteúdo de excelência - modelo que se torna referência de ensino em sua região. Também são incentivadas a experimentar ações de contraturno - seja dentro do ambiente escolar, seja nas dependências e atividades socioculturais e esportivas promovidas pelo Sesc.

Aqui cabe, mas não se esgota: ensino básico, fundamental e EJA, esforços para adequações da BNCC às regionalidades, incentivo à iniciação científica.

(12)

os fazeres do Sesc

descritivos dos 11 fazeres

Fazeres

Descritivos

Arrecadação e distribuição de alimentos e

produtos diversos

Onde há a um movimento intenso de mobilização, captação, triagem e repasse de produtos para instituições sociais e pessoas que necessitem de suporte, promovendo o acesso de alimentos e itens básicos a populações em situação de vulnerabilidade. Aqui cabe, mas não se esgota: Mesa Brasil, ações para angariar itens essenciais, brinquedos, e outras necessidades que o contexto local e pandêmico venha a exigir, etc.

Realização de ações e serviços preventivos e

de recuperação da saúde

Onde pessoas tomam como referência a manutenção da saúde física e mental, do autocuidado e da importância da prevenção. Contam com uma rede especializada de profissionais da saúde para acompanhamentos e tratamentos.

Aqui cabe, mas não se esgota: exames, consultas, caravanas móveis, odonto, especialidades médicas, rodas de conversa, fomento de grupos, terapias, oficinas e ações preventivas para conscientização e manutenção da saúde física e mental, etc.

Gestão e incentivo à responsabilidade

socioambiental

Onde há o fomento da discussão da pauta ambiental, da localização do homem no papel de cuidador de seu ecossistema, e na preservação e áreas e biomas.

Aqui cabe, mas não se esgota: ações de conscientização e educação ambiental, Sesc Pantanal, centrais de reciclagem e gestão de resíduos, etc.

Mapeamento, promoção e fomento de

iniciativas ligadas ao turismo social

Onde a valorização cultural e ambiental se conecta com o turista interessado em experimentar novas regionalidades e em lazer.

Aqui cabe, mas não se esgota: suporte à geração de renda local, turismo de base comunitária, hotéis, excursões, visitas históricas, centro de eventos, reservas ecológicas, cursos de orientação para a comunidade local, etc.

Criação de condições para que os espaços do

Sesc sejam acessíveis, acolhedores da

diversidade e seguros

Onde pessoas sentem-se incluídas, "em casa", onde podem ter uma pausa para corpo e mente. Ali, experimentam relações e pertencem a grupos, ao mesmo tempo que presenciam e interagem com culturas para além do seu cotidiano.

Referências

Documentos relacionados

A inter-relação positiva entre professores e alunos pode influenciar positivamente na motivação em sala de aula (Guimarães, 2001) e a Feira de Matemática parte do princípio que

No futuro, a sobrevivência do espaço da lusofonia dependerá da posição frente à globalização que prevalecer. De facto, o espaço da lusofonia não tem qualquer

Também utilizou-se parâmetros hematológicos e parasitológicos como indicadores de saúde para o jundiá cultivado no município de Paulo Lopes, onde 137 peixes foram coletados e

Ítems de diseño y estilo Ítems de acceso y navegabilidad Ítems de usabilidad Estructura y composición Mapa y estructura web Cantidad de información Interface Operatividad de

O Mapeamento dos Processos é fundamental para implementação da Lean Construction, porque sem ele é difícil identificar as atividades de fluxo e as atividades

Embora o momento ideal para obtenção de sementes de alta qualidade, seja logo após a maturidade fisiológica, a alta umidade da semente e da própria planta, associada ao

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

À Deus pelo dom da vida, pela fé e perseverança para vencer os obstáculos. A minha mãe, pela orientação, dedicação e incentivo nessa fase do curso de pós-graduação e