• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

Programa de Pós-Graduação

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 06 de maio de 2009.

Presentes os professores doutores: Adilson Pires (Coordenador), Antonio Madureira (Diretor da Faculdade de Direito), Jorge Câmara (Vice-Coordenador), Patrícia Glioche (Direito Penal), Daniel Sarmento (Direito Público), Maurício Mota (Direito da Cidade), Leonardo Greco (Direito Processual) e Carmen Tiburcio (Direito Internacional).

I – REQUERIMENTOS

Mestranda/Direito Internacional

■ Pricilla Barbosa Pimentel/08 – Del.052/07

Solicita o aproveitamento de créditos como disciplina eletiva, da matéria “Princípios Fundamentais do Direito Internacional”, ministrada pelo Professor Antônio Celso Alves Pereira, destinada ao doutorado. A requerente ressalta que pedido igual feito pelo mestrando Rafael Zelesco Barreto teria sido deferido na reunião do Colegiado do dia 18/03/2009.

Em anexo: Cópia do requerimento anterior com o “de acordo” do Professor Antônio Celso Alves Pereira.

Decisão: DEFERIDO

Doutoranda/Direito Internacional

■ Luizella Giardino Barbosa Branco/08 – Del. 052/07

Cumprimento do solicitado pelos conselheiros do Programa de Pós-Graduação, na reunião do Colegiado, realizada em 09/12/2008, referente ao requerimento em que a doutoranda solicita o aproveitamento de créditos da disciplina eletiva, “Soberania e Cooperação Internacional”, ministrada pela Professora Nadia de Araújo, no segundo semestre de 2008, e oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (Stricto Sensu) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Marilda Rosado de Sá Ribeiro.

Decisão: O COLEGIADO PRECISA QUE SEJA ESCLARECIDO QUAL A DISCIPLINA ELETIVA QUE DEVE SER CONSIDERADA, COM BASE NO PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSADA. A PROFª CARMEN, COMO REPRESENTANTE DA LINHA DE DIREITO INTERNACIONAL DISSE QUE PODERIA SER A DISCIPLINA DE TÓPICOS DE DIREITO INTERNACIONAL, SENDO ENTÃO DEFERIDO O REQUERIMENTO.

Mestrando/Direito Processual

■ Guilherme Krenemberg Hartmann/09 – Del. 052/07

Solicita isenção das disciplinas “Teoria Geral do Processo” e “Teoria da Justiça”, alegando já ter cursado disciplinas idênticas ou assemelhadas no Mestrado da Universidade Estácio de Sá – UNESA em 2008/2 (“Teoria Geral do Processo – com aulas ministradas pelo Professor Humberto Dalla Bernardina de Pinho e “Filosofia do Direito” – com aulas ministradas pelo Professor David Sanchez Rubio, procedente da Espanha), conforme documento, em anexo, ao requerimento. Em anexo: Declaração do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá com a aprovação do aluno nas disciplinas mencionadas e seus respectivos Programas.

(2)

Decisão: INDEFERIDO.

Doutorandos/Direito Civil

■ Marcos Alves da Silva/08 – Del. 052/07

Solicita o reconhecimento da disciplina “Acesso à Justiça – Tutela dos Direitos Fundamentais e Jurisdição Internacional” cursada pelo doutorando, no semestre passado, como disciplina eletiva, para que seja integralizada ao seu histórico escolar. O requerimento tem o “de acordo” do Professor Gustavo José Mendes Tepedino.

Decisão: DEFERIDO

■ Fernanda Moreira Cézar/08 – Del.052/07

Solicita o aproveitamento dos créditos obtidos durante o curso de Mestrado em Direito Civil na Uerj, concluído em 2007, nas seguintes disciplinas cursadas: (1) Direito Civil na Constituição, ministrada pela profª Maria Celina Bodin de Moraes; e (2) Acesso à Justiça e Tutela dos Direitos, ministrada pelo Professor Dr. Paulo Cezar Pinheiro Carneiro.

Decisão: DEVE SER ESPECIFICADA QUAL A DISCIPLINA CORRESPONDENTE NO DOUTORADO QUE PRETENDE SE APROVEITADA, E O “DE ACORDO” DO ORIENTADOR.

Doutorandos/Direito Processual

■ Marco Antonio dos Santos Rodrigues/09 – Del.052/07

Solicita o reconhecimento do Professor Leonardo Greco como seu orientador do curso de Doutorado em Direito Processual. Solicita, também, a concessão de isenção do estágio docente, uma vez que é Professor Assistente de Direito Processual Civil desta Faculdade de Direito, lecionando, regularmente, na mesma. O requerimento tem o “de acordo” do Professor Leonardo Greco.

Decisão: APESAR DO “DE ACORDO” DO PROFESSOR, ESTE NESTE MOMENTO NÃO TEM DISPONIBILIDADE DE ORIENTAÇÃO, MAS, COMO PODE SE MANIFESTAR ATÉ SEIS MESES, DECORRIDO ESTE PRAZO PODERÁ SER ANALISADA A SUA SITUAÇÃO. QUANTO AO ESTÁGIO DOCENTE, É DEFERIDO.

■ Flávia Pereira Hill/09 – Del.052/07

Solicita autorização para designação do Professor Doutor Humberto Dalla Bernardina de Pinho como Professor Orientador de sua Tese de Doutoramento em Direito Processual por esta Universidade. O requerimento tem o “de acordo” do Professor Humberto Dalla Bernardina de Pinho.

Decisão: APESAR DO “DE ACORDO” DO PROFESSOR, ESTE NESTE MOMENTO NÃO TEM DISPONIBILIDADE DE ORIENTAÇÃO, MAS, COMO PODE SE MANIFESTAR ATÉ SEIS MESES, DECORRIDO ESTE PRAZO PODERÁ SER ANALISADA A SUA SITUAÇÃO

■ Flávia Pereira Hill/09 – Del.052/07

Solicita o aproveitamento de 03 (três) disciplinas obrigatórias por ela cursadas no Mestrado em Direito Processual desta Universidade como disciplinas eletivas do Doutorado em Direito Processual. A requerente informa em sua solicitação as disciplinas obrigatórias, por ela cursadas, no Mestrado em Direito Processual. O requerimento tem o “de acordo” do Professor Humberto Dalla Bernardina de Pinho.

Decisão: AS TRÊS PRIMEIRAS DISCIPLINAS ELENCADAS NO REQUERIMENTO SERÃO APROVEITADAS COMO ELETIVAS, DE ACORDO COM O REPRESENTANTE DA LINHA.

(3)

Em atendimento à deliberação da última reunião do Colegiado, indica como seu orientador o Professor Paulo Cézar Pinheiro Carneiro.

Decisão:O COLEGIADO AGUARDA A MANIFESTAÇÃO DO PROFESSOR PARA SE MANIFESTAR.

II – REQUERIMENTOS ESPECÍFICOS

Mestrandos/Direito Civil

■ Afonso Henrique Ferreira Barbosa/07 – Del.022/04

Informa sua desistência do Curso de Mestrado em Direito Civil por motivos pessoais. Em anexo: E-mail do aluno remetido à Chefe de Secretaria do Programa de Pós-Graduação. Decisão: CIENTE

■ Estefânia Carvalho Rossignoli/07 – Del.022/04

Solicita prorrogação de prazo para o depósito de sua dissertação para o final do mês de julho de 2009, em razão da ocorrência de sérios problemas familiares nos últimos meses que impossibilitaram o desenvolvimento normal do trabalho. O requerimento tem o “de acordo” do Professor Alexandre Ferreira de Assumpção Alves.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO DO CURSO.

Doutorando/Direito Civil

■ Sérgio Ricardo Savi Ferreira/06 – Del.022/04

O doutorando ainda não qualificou. Foi encaminhado um e-mail para sua orientadora, Professora Maria Celina Bodin de Moraes.

Decisão: REITERAR EMAIL.

Mestrandos/Direito Público

■ André Luiz Agostinho da Silveira Reis/05 – Del.022/04

Apresenta, tempestivamente, o índice, a bibliografia e a nova introdução de sua dissertação, a fim de subsidiar a decisão do recurso apresentado pelo mesmo ao Egrégio Colegiado, comprometendo-se a apresentar a sua produção até a data da próxima reunião, quando será decidido o recurso por ele interposto, de forma a demonstrar seu empenho e sua efetiva possibilidade de atender ao prazo requerido.

Em anexo: Cópia de Dissertação de Mestrado – Curso de Pós-graduação, nível Mestrado, área de concentração: Direito Público – Professor Orientador: Alexandre Santos de Aragão – Tema: “Teoria Normativa da Democracia. E-mail encaminhado pela Secretaria de Pós-Graduação ao mestrando informando-o sobre a decisão do Colegiado de 01/04/2009, a

respeito de seu requerimento. Cópia do telegrama (com recebimento) remetido pela

Secretaria de Pós-Graduação, em 24/04/2009, ao mestrando, comunicando a decisão do Colegiado, conforme a Ata do dia 01/04/2009.

Decisão: O COLEGIADO, POR MAIORIA, DEU PRAZO ATÉ O DIA 06 DE AGOSTO PARA TÉRMINO DA DISSERTAÇÃO. VENCIDOS OS PROFESSORES LEONARDO GRECO, PATRICIA GLIOCHE, JORGE CÂMARA E AUGUSTO MADUREIRA.

■ Tatiana Esteves Natal/05 – Del.022/04

A mestranda já qualificou e depositou a dissertação, mas não indicou a data da respectiva defesa, até o momento.

Decisão: DEVE SER ENVIADO TELEGRAMA NOS SEGUINTES TERMOS: “ESTE TELEGRAMA TEM POR OBJETIVO INTIMAR V. SA. PARA MANIFESTAR-SE NO PRAZO DE DEZ DIAS, TENDO EM VISTA O DECURSO DO PRAZO PREVISTO NO REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO”.

(4)

Doutorandos/Direito Público

■ Bianca Stamato Fernandes/05 – Del.022/04

Informa sua desistência do Curso de Doutorado em Direito Público por motivos pessoais. Decisão: CIENTE.

■ Letícia de Campos V. Martel/06 – Del.022/04

A doutoranda ainda não qualificou. Foi encaminhado um e-mail para seu orientador, Professor Luís Roberto Barroso.

Decisão: REITERAR EMAIL

■ Christiano de Oliveira Taveira/06 – Del.022/04

O doutorando requer trancamento de sua matrícula, no período compreendido entre os meses de maio de 2009 e janeiro de 2010, por problemas de cunho pessoal. Informa que já concluiu todos os créditos necessários, pendente a entrega da tese. Em anexo: Atestado médico da Dra. Márcia C. Gusmão dos Santos.

Decisão: DEFERIDO E O TRANCAMENTO NÃO SUSPENDE O PRAZO MÁXIMO DE TÉRMINO DO CURSO.

Mestrandos/Direito Internacional

■ Carolina Tinoco Ramos/07 – Del. 052/07

Solicita extensão de prazo de 04 (quatro) meses para terminar sua dissertação, em razão de sérios problemas de saúde relatados em seu requerimento. O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor José Carlos Vaz e Dias. Em anexo: Cópia do e-mail encaminhado pela mestranda ao seu orientador e do e-mail encaminhado pelo Professor José Carlos Vaz e Dias à Secretaria de Pós-Graduação, no dia 28/04/2009. Declaração da Dra. Eliana Soliva sobre o estado de saúde da mestranda, datado de 27/04/2009. Atestado médico do Dr. Néliton Ribeiro sobre o estado de saúde da mestranda, datado de 14/04/2009. Relatório médico expedido pela Dra. Rachel Figueiredo de Castro sobre o estado de saúde da mestranda, em 27/04/2009. Laudo médico emitido pelo Dr. Eduardo Almeida sobre o estado de saúde da mestranda, em 22/04/2009. Atestado médico da Dra. Léia Alves da Silva Costa sobre o estado de saúde da mestranda, emitido em 25/04/2009.

Decisão: DEFERIDA A PRORROGAÇÃO ATÉ O DIA 30/11/2009.

■ Fernanda Maria Muniz/06 – Del.022/04

A mestranda ainda não qualificou e nem efetuou o depósito de sua dissertação.

Decisão: DEVE SER ENVIADO TELEGRAMA NOS SEGUINTES TERMOS: “ESTE TELEGRAMA TEM POR OBJETIVO INTIMAR V. SA. PARA MANIFESTAR-SE NO PRAZO DE DEZ DIAS, TENDO EM VISTA O DECURSO DO PRAZO PREVISTO NO REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO”.

■ Arthur Souza Rodrigues/07 – Del.022/04

O mestrando ainda não qualificou. Foi encaminhado um e-mail para sua orientadora, Professora Marilda Rosado de Sá Ribeiro. Foi feito um requerimento à parte em que há pedido de dilação de prazo para depósito da dissertação.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO DO CURSO.

■ Bárbara Batista Vorndran/07 – Del.022/04

A mestranda ainda não qualificou. Foi encaminhado um e-mail para seu orientador, Professor Antônio Celso Alves Pereira.

(5)

■ Vinicius Jorge de Medeiros/06 – Del.022/04

Solicita dilação de prazo para a entrega e defesa da dissertação de mestrado em Direito Internacional, uma vez que desde de setembro de 2008, vem sofrendo graves problemas de saúde que têm interferido no exercício de suas aptidões intelectuais, o que comprometeu-se a comprovar, mediante laudos médicos, a serem apresentados oportunamente. O requerimento está com o "de acordo" de sua orientadora Professora Carmem Beatriz Tibúrcio.

Decisão: DEFERIDO COM PRAZO ATÉ NOVEMBRO.

Doutorandos/Direito Internacional

■ Eduardo Antonio Klausner/06 – Del.022/04

O doutorando ainda não qualificou. Foi encaminhado um e-mail para a sua orientadora, Professora Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues.

Decisão: REITERAR EMAIL

■ Fabiane Verçosa Figueiredo Azevedo/06 – Del.022/04

A doutoranda ainda não qualificou. Foi encaminhado um e-mail para a sua orientadora, Professora Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues.

Decisão: REITERAR EMAIL.

Mestrando/Direito da Cidade

■ Alessandro Vianello/06 – Del.022/04

O mestrando ainda não qualificou e nem efetuou o depósito de sua dissertação.

Decisão: DEVE SER ENVIADO TELEGRAMA NOS SEGUINTES TERMOS: “ESTE TELEGRAMA TEM POR OBJETIVO INTIMAR V. SA. PARA MANIFESTAR-SE NO PRAZO DE DEZ DIAS, TENDO EM VISTA O DECURSO DO PRAZO PREVISTO NO REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO”.

■ Natália Amitrano/06 – Del.022/04

A mestranda ainda não qualificou e nem efetuou o depósito de sua dissertação.

Decisão: DEVE SER ENVIADO TELEGRAMA NOS SEGUINTES TERMOS: “ESTE TELEGRAMA TEM POR OBJETIVO INTIMAR V. SA. PARA MANIFESTAR-SE NO PRAZO DE DEZ DIAS, TENDO EM VISTA O DECURSO DO PRAZO PREVISTO NO REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO”.

Doutorando/Direito da Cidade

■ Delton Ricardo Soares Meirelles/06 – Del.022/04

O doutorando ainda não qualificou. Foi encaminhado um e-mail para seu orientador, Professor Leonardo Greco.

Decisão: REITERAR EMAIL.

Mestrandos/Direito Processual

■ José Aurélio de Araújo/07 – Del.022/04

Solicita a prorrogação por 60 (sessenta) dias do prazo para depósito da dissertação fixado, inicialmente, para 30 de maio vindouro, considerando a necessidade de complementação da bibliografia exigida para o tema e revisão ortográfica e gramatical de todo o texto que está sob a responsabilidade de terceiro. O mestrando informa que o presente requerimento é feito com o conhecimento de seu orientador, Professor Leonardo Greco. Em anexo email remetido à Secretaria de Pós0-Graduação.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO.

(6)

■ Marcio Carvalho Faria/07 – Del.022/04

Solicita adiamento, por sessenta dias, do prazo para depósito da dissertação, por conta de problemas profissionais e pessoais enfrentados pelo mestrando e, sobretudo, em razão da necessária adequação de seu tema anteriormente delineado, às observações realizadas pelo seu orientador, Professor Leonardo Greco. O mestrando informa que o Professor Leonardo Greco estaria de acordo com o seu pedido de dilação de prazo. Em anexo: email remetido à Secretaria de Pós-Graduação.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO.

III – ASSUNTOS GERAIS:

■ Exposição da situação dos alunos do Programa de Pós-Graduação, quanto ao cumprimento do estágio-docente obrigatório, segundo a Deliberação 052/07.

Decisão: O PROFESSOR LEONARDO GRECO APONTOU PROBLEMA RELATIVO A ALUNOS QUE AO REALIZAR O ESTÁGIO DOCENTE NÃO CONSEGUIRAM O NÚMERO MÍNIMO PARA FORMAR UMA TURMA DE DISCIPLINA ELETIVA, NÃO PODENDO, ASSIM, TER O ESTÁGIO. FOI SUGERIDA A ABERTURA DE TURMA COM NÚMERO MENOR DE ALUNOS NESTA SITUAÇÃO, OU PERMITIR QUE OS ALUNOS TRABALHEM JUNTO OS ALUNOS DO ESCRITÓRIO MODELO. O PROFESSOR LEONARDO GRECO ENTÃO IRÁ ANALISAR CASO A CASO PARA DAR A MELHOR SOLUÇÃO.

■ Indicação do professor que deverá ministrar a disciplina “Direito Comparado e Relações

Sociais” no 2º semestre de 2009, tendo em vista ser a mesma obrigatória para os cursos de Doutorado em Direito da Cidade, Direito Civil e Direito Penal.

Decisão: PEDIR AO DEPARTAMENTO DE DIREITO CIVIL QUE INDIQUE O PROFESSOR.

■ Credenciamento dos grupos de pesquisa na SR2. Informa as instruções da SR-2/Depesq,

para credenciamento de líder de grupo de pesquisa:

Para cadastramento de novos líderes de grupo é necessário enviar um e-mail para

depesq@sr2.uerj.br, informando o nome do líder. Será analisada a produção declarada no Currículo Lattes. Neste momento, estamos priorizando o cadastramento de líderes com mais de três anos de doutorado. Encaminhe também o nome dos demais membros pesquisadores e quantidade de alunos. Para a certificação dos grupos de pesquisa, foram considerados para o líder os seguintes critérios, conjunta ou isoladamente:

1. Pertencer ao corpo docente de Programa de Pós-Graduação da Uerj; nas

Unidades sem Programas de Pós-Graduação o docente deve ser orientador de doutorado, preferencialmente, de pós de Programas externos à Uerj.

2. Pertencer ao Programa de Prociêcia.

3. Ser bolsista de produtividade do CNPQ.

4. Apresentar no resultado de avaliação do BPC carga horária de pesquisa

de pelo menos 20h.

Em anexo: email remetido à Secretaria da Pós Graduação pela SR-2.

Decisão: O COLEGIADO FICA CIENTE, SALIENTANDO O PROFESSOR JORGE CÂMAR INFORMOU QUE ESSES CRITÉRIOS SÃO PREFERENCIAIS. O PROFESSOR MAURÍCIO MOTA INDICOU O NOME DA PROFª ELVIRA COMO REFERÊNCIA NO DEPESQ.

■ Discussão quanto à expansão e aperfeiçoamento do Programa com retomada e ampliação dos trabalhos da Comissão formada pelo Colegiado em 2008, que estuda a criação de novas linhas de pesquisa.

(7)

Decisão: O COLEGIADO RATIFICOU A COMISSÃO JÁ FORMADA PELOS PROFESSORES JORGE CÂMARA, ALEXANDRE ASSUMPÇÃO E LUIZ QUEIROZ, PASSANDO A INTEGRAR TAMBÉM OS PROFESSORES JOSÉ RICARDO E LEONARDO GRECO, SENDO CERTO QUE O DIRETOR DEVE SER NOTIFICADO DAS NOVAS REUNIÕES DA COMISSÃO QUE AVALIARÁ A VIABILIDADE DA INCLUSÃO DE NOVAS LINHAS.

■ Aprovação da Resolução s/nº que estabelece normas e cronograma para integralização do

curso de Mestrado em Direito. Decisão: APROVADO.

■ Aprovação da Resolução s/nº que estabelece normas e cronograma para integralização do

curso de Doutorado em Direito. Decisão: APROVADO.

■ Aprovação da Resolução s/nº que regulamenta a orientação acadêmica no Mestrado e

Doutorado.

Decisão: APROVADO.

■ Aprovação da Resolução s/nº que normatiza as regras para a revalidação de diplomas de

graduação e reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos no exterior. Decisão: APROVADO.

■ Discussão sobre a realização de banca de exame oral no processo de revalidação de diplomas de Pós-Graduação.

Decisão: A PROFESSORA CARMEN TROUXE O PROBLEMA DE ALGUNS PROFESSORES, NO PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTAREM EXIGINDO A FORMAÇÃO DE BANCA. FICOU ACERTADO QUE A PROFESSORA CARMEN IRÁ CONVERSAR COM OS MEMBROS DA BANCA, COM A RESOLUÇÃO HOJE APROVADA E, CASO NÃO HAJA MODIFICAÇÃO DE ENTENDIMENTO, SERÁ SUBMETIDO À SR-2 COM A POSIÇÃO DA MAIORIA.

■ Parecer da DIJUR (Diretoria Jurídica da UERJ) sobre a Defesa Direta de Tese de

Doutorado da Faculdade de Direito – UERJ – Processo nº 10694/2008

Em anexo: Minuta do parecer da DIJUR sobre os requerimentos dos Professores Livre-docentes ativos e inativos da Faculdade de Direito acerca da defesa direta de tese de doutorado nos termos do artigo 5º da Resolução CNE/CES nº 1, de 03 de abril de 2001. Ata da reunião do Colegiado do último dia 13 de fevereiro de 2008.

Decisão: O COLEGIADO AGUARDA O ENCAMINHAMENTO PELO REITOR PARA DECIDIR SOBRE O TEMA.

■ Edital e bibliografia do curso de Mestrado, para a seleção dos candidatos do Programa de

Pós-Graduação em Direito, para as turmas com início em 2010. Em anexo: Edital e bibliografia e Edital do curso de Doutorado, para a seleção dos candidatos do Programa de Pós-Graduação em Direito, para as turmas com início em 2010.

Em anexo: Editais e bibliografia do Mestrado.

Decisão: A PROFESSORA CARMEN SUGERIU QUE FOSSE REPENSADO O CRITÉRIO DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO POIS O EXAME APENAS DO PROJETO CRIA DIFICULDADES PARA A BANCA, SUGERINDO UMA PROVA ESCRITA PARA QUE FOSSE AFERIDO O NÍVEL DE APROFUNDAMENTO E REFLEXÃO, APÓS O JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE DO PROJETO. O PROFESSOR GRECO, ANALISANDO O ART. 24 DA DELIBERAÇÃO 52/07

(8)

DEMONSTROU QUE HÁ NECESSIDADE DE PROVA ESCRITA TAMBÉM NO DOUTORADO, E QUE NÃO VIA NECESSIDADE DE QUE OS PROJETOS FOSSEM DESIDENTIFICADOS. O PROFESSOR DANIEL SARMENTO ADMITIU QUE PODERIA HAVER MAIS UMA AVALIAÇÃO NO DOUTORADO, MAS SUSTENTOU QUE FOSSE ORAL. FOI DELIBERADO, ENTÃO, A INCLUSÃO DE UMA AVALIAÇÃO, QUE PODERÁ SER ESCRITA OU ORAL APÓS A SELEÇÃO DOS PROJETOS. A PROFESSORA PATRICIA SUGERIU QUE FOSSE ACRESCENTADO COMO REQUISITO PARA A MATRÍCULA A APRESENTAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES, O QUE FOI ACEITO. EM RAZÃO DESTA INCLUSÃO, FORAM ALTERADOS NOS EDITAIS O SEGUINTE:

No edital de mestrado:

a) No item II.2 (documentos exigidos), o acréscimo da alínea h que inclui a cópia do currículo Lattes.

b) No item VI (calendário) há as seguintes modificações quanto à data: c – prova escrita de aptidão acadêmica - 21.09.09;

d – divulgação do resultado da prova escrita de aptidão acadêmica – 05.10.09; e – vista de prova e interposição de recursos da prova escrita de aptidão acadêmica – 08 e 09.10.09;

f – resultado dos recursos da prova escrita de aptidão acadêmica – 14.10.09; g – exame de proficiência em língua estrangeira e em língua portuguesa – 20.10.09;

h – divulgação do resultado do exame de proficiência em língua estrangeira e em língua portuguesa – 04.11.09;

i – vista de prova e interposição de recursos do exame de proficiência em língua estrangeira e em língua portuguesa – 05 e 06.11.09;

j – resultado dos recursos do exame de proficiência em língua estrangeira e língua portuguesa – 17.11.09

No edital de doutorado:

a) No item II.2 (documentos exigidos):

i - projeto da tese, em cinco vias, em cinco vias, vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Direito. O projeto será identifiado. Acréscimo da letra h que inclui necessidade de juntar a cópia do currículo Lattes. b) III.1. (do processo seletivo), continuam as letras a e b. A letra c passa a ser: prova escrita, ou oral, a critério da Banca de seleção, sobre o projeto de tese selecionado. A anterior letra c passa a ser d

c) No item VI (calendário) há as seguintes modificações quanto à data:

c – exame de proficiência em língua estrangeira e em língua portuguesa – 20.10.09;

d – divulgação do resultado do exame de proficiência em língua estrangeira e em língua portuguesa – 04.11.09;

e – vista de prova e interposição de recursos do exame de proficiência em língua estrangeira e em língua portuguesa – 05 e 06.11.09;

f – resultado dos recursos do exame de proficiência em língua estrangeira e língua portuguesa – 17.11.09;

g – divulgação do resultado da análise do projeto de tese – 24.11.09; h – prova escrita ou oral sobre projeto – 26 e 27.11.09;

i – divulgação do resultado da prova escrita ou oral sobre o projeto – 30.11.09; j - vista de prova (se escrita) e interposição de recurso da prova escrita ou oral sobre projeto – 01 e 02.12.09;

l – resultado dos recursos da prova escrita ou oral sobre o projeto – 04.12.09; m – entrevista – mesma data

(9)

n- divulgação do resultado final – mesma data

o – matrícula e inscrição em disciplinas – mesma data p – divulgação dos candidatos reclassificados – mesma data q – matrícula dos reclassificados - mesma data.

IV – HOMOLOGAÇÃO DE BANCAS DE DISSERTAÇÃO

Mestrando/Direito Público

■ Thiago Avancini Alves/06

Banca: Professores Doutores: Ricardo Lobo Torres (orientador), Marcus Abraham (UERJ) e Eduardo Maneira (UFRJ)

Suplentes: Prof. Adilson Pires (UERJ) e Margarida Lacombe (UFG) Decisão: HOMOLOGADO.

V – HOMOLOGAÇÃO DAS BANCAS DOS EXAMES DE SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO – TURMA 2010

Banca de Linha de Pesquisa em Direito Civil

Mestrado/Direito Civil

• Professor Gustavo José Mendes Tepedino – Presidente

• Professora Heloísa Helena Gomes Barboza

• Professor Carlos Édison do Rêgo Monteiro Filho

• Professor Guilherme Calmon Nogueira da Gama - Suplente

Doutorado/Direito Civil

• Professor Gustavo José Mendes Tepedino – Presidente

• Professora Heloísa Helena Gomes Barboza

• Professor Carlos Édison do Rêgo Monteiro Filho

• Professor Guilherme Calmon Nogueira da Gama

• Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes - Suplente

Banca de Linha de Pesquisa em Direito Processual

Mestrado/Direito Processual

• Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro – Presidente

• Professor Leonardo Greco

• Professor Humberto Dalla Bernardina de Pinho

• Professor Aluísio Gonçalves de Castro Mendes - Suplente

Doutorado/Direito Processual

• Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro – Presidente

• Professor Leonardo Greco

• Professor Humberto Dalla Bernardina de Pinho

• Professor Aluísio Gonçalves de Castro Mendes

• Professor Flávio Mirza Maduro - Suplente

Banca de Linha de Pesquisa em Direito Internacional

Mestrado/Direito Internacional

• Professora Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues – Presidente

• Professora Marilda Rosado de Sá Ribeiro

• Professora Ana Cristina Paulo Pereira • Suplente: Professor Antonio Celso Pereira

(10)

• Professora Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues – Presidente

• Professora Marilda Rosado de Sá Ribeiro

• Professora Ana Cristina Paulo Pereira

• Professor Gustavo Senechal de Goffredo

• Suplente: Professor Antonio Celso Pereira

Banca de Linha de Pesquisa em Direito Público

Mestrado/Direito Público

Professor Ricardo Lobo Torres – Presidente ● Professor Luis Roberto Barroso

● Professor Daniel Sarmento ● Suplente:

Doutorado/Direito Público

Professor Ricardo Lobo Torres - Presidente ● Professor Luis Roberto Barroso

● Professor Alexandre Aragão

● Professora Jane Reis Gonçalves Pereira ● Suplente:

Decisão: HOMOLOGADO, A BANCA DE DIREITO PENAL E DIREITO DA CIDADE SERÁ ENTREGUE TÃO LOGO HAJA REUNIÃO, JÁ MARCADA.

VI – REQUERIMENTOS EXTERNOS:

■ Francisco Ubiratan Conde Barreto Júnior

Aluno do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) com ingresso no ano de 2007. Solicita inscrição como aluno na turma da disciplina “Teoria da Justiça”, período letivo 2009/1. O requerimento tem o “de acordo” do Professor José Ricardo Cunha. Em anexo: Declaração do Programa Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, constando que o aluno está regularmente matriculado no curso. Declaração do Professor José Ricardo Cunha, concordando com a inscrição do mestrando na disciplina.

Decisão: DEFERIDO.

■ Emerson C. Embalo

Comunicação da situação final do candidato. De acordo com a Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o candidato somente poderá ingressar no Programa de Pós-Pós-Graduação, através de exame de seleção ou convênio. Em anexo: E-mail da Secretaria de Pós-Graduação sobre a situação do candidato, com a orientação da SR-2.

Decisão: O COLEGIADO FICA CIENTE.

Nada mais havendo, foi declarada encerrada a reunião, sendo lavrada a presente ata pela Secretária, Professora Patrícia Glioche, por determinação do Professor Adilson Pires para tal função.

Referências

Documentos relacionados

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se