• Nenhum resultado encontrado

TERCEIRA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERCEIRA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS"

Copied!
70
0
0

Texto

(1)

TERCEIRA AULA DE CONSTRUÇÕES

RURAIS

(2)

CONCRETO ARMADO

• Os cuidados observados na escolha dos materiais para a confecção do concreto simples, devem ser mais rigorosos quando se trata do concreto armado. O cimento deve ser novo, cimento pedrado não deve ser usado em hipótese alguma.

• De acordo com a quantidade de água, o concreto pode ser

fluido, empregado somente em peças leves e de muita armação; seco, usado em obras em contato com a água e plástico, que é o

(3)

Fases dos trabalhos em concreto armado

• Execução das formas • Armação dos ferros • Concretagem

Formas

De modo geral são feitas de madeira sendo o pinho de terceira qualidade o mais empregado por ser ainda econômico e impróprio para usos de carpintaria e marcenaria. O pinho é utilizado sob a forma de tábuas, de 1” X 12”, 1” X 9”, 1” X 6” e de pontaletes de 3” X 3” e 3” X 4”. O comprimento das peças varia de 4,00 a 4,90m.

(4)
(5)

Formas de pilares: são feitas com quatro tábuas,

colocando-se de 0,80 m em 0,80 m uma cinta de sarrafos para evitar que sejam vergadas durante a concretagem. Nos pés dos pilares, quando necessário, são deixadas pequenas aberturas para permitir a ligação dos ferros de um pavimento para o outro.

Formas para laje: é constituída por um assoalho de

tábuas de 1” apoiada sob uma armação de madeira firmada por peças horizontais que por sua vez se apóiam em peças verticais de 3” X 3”.

(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)

Quando o piso é de terra, estes pontaletes de 3” X 3” são colocados em cima de outros horizontais. Os pontaletes são travados por meio de cunhas, a fim de forçá-los para cima permitindo um bom nivelamento do assoalho.

As tábuas do assoalho devem estar bem juntas umas das outras. Folgas maiores que 5 cm, caso apareçam, devem ser fechadas com raspas de madeira.

(16)
(17)

Armação de ferro: Os ferros devem ser adquiridos

com certa antecedência para evitar atrasos, devendo os pedidos ser feitos com um acréscimo de 5 a 10% por causa das perdas. Normalmente são vendidos a quilo, em fixes de barras de 12 metros. Os de menor diâmetro (3”/16” e 1”/4”) costumam ser fornecidos em rolos de 100 quilos.

Os serviços com a ferro compreendem duas fases: corte e preparo e armação das formas.

O corte é executado em banca de madeira com alicate de corte, de acordo com a planta ou relação do material.

(18)
(19)

A armação é feita diretamente sobre as próprias formas quando se trata de vigas e lajes; para os pilares ela é executada previamente. A armação das barras de ferro é feita com arame recozido nº18 que é maleável e fácil de ser trabalhado.

(20)

ARMADURAS:

Consumo de 80kg/m³ de concreto, em média. O comprimento normal das barras é da ordem de 11 a 12m. Às vezes as barras vem no caminhão e para caberem na carroçaria são dobradas, por isso precisam ser retificadas e alinhadas.

Geralmente os armadores recebem por kg de aço dobrado na obra.

(21)
(22)

SEQUÊNCIA DOS TRABALHOS: - Retificação ou alinhamento;

- Corte: feito de acordo com as plantas do projeto estrutural com auxílio de serra manual, tesoura ou máquina de corte;

- Dobra: feita com auxílio de pinos fixados em bancada de madeira ou maquinário próprio;

- Emendas: por trespasse, por solda ou por luvas; - Montagem: colocar a armadura na forma de madeira de modo a permanecer na posição inicial durante a concretagem e permitir o comprimento mínimo prescrito e necessário.

(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)

CONCRETAGEM

Ao iniciar a operação de concretagem com a mistura preparada na ocasião, as formas e moldes são bem molhadas com uma antecedência mínima de uma hora.

Deve-se ter o cuidado de que o concreto encha integralmente a forma a fim de evitar falhas e buracos que constituem grave perigo, enfra-quecendo nestes lugares as peças. À medida que vão sendo colocadas as camadas de concreto, elas são socadas ou vibradas de modo contínuo e ao mesmo tempo bate-se nas tábuas das formas para uma ligação mais estreita entre a ferragem e o concreto.

(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)

As peças de concreto armado devem ser executadas de uma só vez. Se houver necessidade de interrupção da concretagem, ao ser recomeçado o serviço, a parte que virá receber novo concreto deve ser raspada e recortada com uma argamassa rica em cimento e areia. Durante os três primeiros dias após a concretagem

de uma laje, recomenda-se o cuidado de serem cobertas e molhadas diariamente, pois a cura do cimento em ambiente úmido dará maior resistência ao concreto, evitando-se o aparecimento de rachaduras.

(38)
(39)
(40)

CONCRETAGEM:

SEQUÊNCIA DOS TRABALHOS:

- Fechamento das brocas (janelas) da base das formas dos pilares após limpeza total;

- Vedação das juntas das formas;

- Umedecimento das formas com jato de mangueira; - Preparação dos caminhos sobre a laje para o

transporte do concreto por carrinho (cuidado para o

deslocamento das armaduras e proteção das tubulações e acessórios embutidos);

(41)
(42)

- Colocação das "mestras" ou "galgas" de controle da

espessura das lajes;

- Lançamento do concreto com adensamento e

"desempeno". Esse lançamento pode ser:

Pilares+vigas+lajes, tudo de uma só vez ou

pilares+(vigas+lajes) ou pilares+vigas+lajes,

(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)

ATENÇÃO PARA:

* Aberturas nas lajes (alçapões, passagens de tubos e acessórios previstos);

* Peças para elevadores;

* Cobrimento da barras de aço;

* Gabaritos para os pilares que seguem;

* Recolhimento dos corpos-de-prova para verificação de resistência e documentação;

(49)
(50)
(51)
(52)
(53)
(54)
(55)

- Acompanhamento dos serviços por engenheiro,

encarregado, bombeiro, eletricista, armador e

carpinteiro.

- Cura: molhar o concreto endurecido por 7 dias, no

mínimo (ABNT) para hidratação do cimento evitando-se

também a perda de água por evaporação, necessária

(56)

O QUE É CURA DO CONCRETO E COMO ELA É

FEITA?

• É o nome dado ao trabalho que o concreto realiza enquanto esta endurecendo, é fundamental uma boa cura para se obter um concreto resistente e de qualidade. Para a cura, molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo, durante pelo menos os primeiros 7 dias. A laje deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira. O concreto fresco exposto ao sol e ao vento perde muito rapidamente por evaporação a água da mistura, antes que tenha endurecido.

(57)
(58)

• Como essa água é indispensável, resultará em um concreto fraco. Por isto se fazem necessárias medidas que visem impedir aquela evaporação, ou seja, proceder a cura do concreto. O fator mais importante na cura do concreto é promover uma ação que garanta água suficiente para que todo o processo de reação química do cimento se complete. Se o concreto não for curado, ficará sujeito à fissuras em sua superfície. Um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa, além de ser muito vulnerável aos agentes agressivos, devido a grande quantidade de fissuras que se formam, às vezes imperceptíveis a olho nu.

(59)
(60)

QUANDO PODE OCORRER INFILTRAÇÃO NA

LAJE?

• Quando a cura do concreto não foi feita corretamente proporcionando o aparecimento de rachaduras, ou quando a laje permite acúmulo de água criando poças. Para evitar rachaduras molhe a laje durante 7 dias, e para evitar a formação de poças faça a laje com caimento e escoamento para água.

(61)

O QUE PODE ATRAPALAHAR A CURA DA LAJE?

• A cura é a forma de garantir que o concreto fique úmido pelo tempo certo, isto é, sete dias. É durante esse período que podem haver alguns problemas de clima que atrapalham a cura como ventanias, muito calor e baixa umidade do ar. No caso do calor, aqui vai uma dica simples: no verão, evite fazer laje ao meio dia, quando o sol está muito forte. Procure os períodos de menos calor.

(62)

RETIRADA E LIMPEZA DAS FORMAS: - Respeitar prazos da ABNT:

* Faces laterais, 3 dias;

* Faces inferiores, com reescoramento, 14 dias; * Faces inferiores, sem reescoramento, 21 dias. - Limpeza de pregos e concreto.

REPARO DAS FALHAS:

- Analisar a gravidade do caso no concreto endurecido e;

- Proceder a limpeza do local, retirando partes soltas e completando em seguida a peça com novo concreto.

(63)
(64)
(65)

REVESTIMENTO

• O revestimento de paredes com a finalidade de proteção contra as intempéries e higienização, é executado com uma argamassa contínua e uniforme, o

emboço, ou por duas camadas, sendo a primeira o

emboço e a segunda aplicada sobre a primeira, o

reboco.

• O emboço é iniciado após completa solidificação da argamassa da alvenaria, colocação das canalizações e dos tacos para fixação das esquadrias e rodapés.

(66)

PISO

• Os mais utilizados em construções rurais são: concreto simples, tijolos, pedra e madeira. Este último é bastante empregado em instalações para aves, coelhos e caprinos.

• O piso de concreto consiste numa laje impermeabilizante em toda a superfície da construção, com 8 a 10 cm de espessura. O traço normalmente utilizado é de 1:3:5 de cimento, areia e brita. O acabamento é feito com argamassa de cimento e areia, traço 1:4, alisado a desempenadeira.

(67)

• O piso de tijolos tem boa aceitação em alojamento para animais de pequeno porte. O rejuntamento dos tijolos é feito com argamassa de cimento e barro, traço 1:8.

• O de madeira, em geral, deve ser desmontável. Quando é destinado a aves consiste em quadros executados com sarrafos de 3” X 1”, nos quais são pregadas ripas de 1” X 1” espaçadas de 2,5 cm. As dimensões dos quadros não devem ser superiores a 3,00 X 1,00 m.

(68)

ESCADAS

• Podem ser construídas de madeira ou de concreto armado. Num projeto de uma escada deve ser observada a relação entre a largura e a altura do degrau, de modo a não torná-la incômoda com inclinação excessiva. Esta relação é dada pela fórmula:

2H+L=62 a 64 cm, em que H é a altura do degrau e L a

largura. Normalmente a altura oscila entre 16 a 19 cm e a largura entre 25 28 cm.

(69)

ESQUADRIAS

• Devem ser confeccionadas de madeira de boa qualidade e de preço acessível. As suas dimensões irão depender da instação rural onde serão utilizadas.

• Em instalações para animais elas são rústicas, feitas de tábuas com espessura variável de 2 a 4 cm. Para aves é comum o emprego de portas teladas ou ripadas.

• Nos galpões de depósito são tambem bastante usadas as portas de correr.

(70)

• Quando se trata de habitações, em que se deseja melhor acabamento, as esquadrias devem ser de melhor qualidade ou seja: portas lisas ou almofadadas; janelas do tipo veneziana e vidro (guilhotina de abrir ou de correr); janelas basculantes de ferro ou madeira, etc..

• As madeiras mais utilizadas na fabricação de esquadrias são: cedro, canela, jequitibá e algumas vezes o pinho.

Referências

Documentos relacionados

Nhìn về xu hướng phát triển thì thuyết “Tích lũy tư bản” có xu hướng ngày càng giảm hiệu lực; thuyết “Kỹ trị” ngày càng có ảnh hưởng; thuyết “Tư bản nhân lực” dần

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a quantidade de água pluvial que pode ser aproveitada após infiltrar em um pavimento permeável de concreto

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que