• Nenhum resultado encontrado

PROJETO TV RADIOTEC NO CONTEXTO DE PANDEMIA: LETRAMENTO DIGITAL E PROTAGONISMO JUVENIL *

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO TV RADIOTEC NO CONTEXTO DE PANDEMIA: LETRAMENTO DIGITAL E PROTAGONISMO JUVENIL *"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJETO TV RADIOTEC NO CONTEXTO DE PANDEMIA: LETRAMENTO

DIGITAL E PROTAGONISMO JUVENIL*

Luís Davi Oliveira dos Santos (UFPI/CTF/LPT/CNPq) Jarod Mateus de Sousa Cavalcante (UFPI/CTF/LPT) José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/CTF/LPT/CNPq) O canal do Laboratório de Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano/UFPI no YouTube, TV Radiotec, baseada no conceito de letramento (BARTON, 2007; STREET, 2014), tem por objetivo oportunizar a promoção de práticas interativas que vão além da escola. O canal TV Radiotec, sendo uma rede social por promover interação entre os âncoras e seguidores, possui quatro programas, no entanto, neste trabalho, abordaremos os programas apresentados durante a pandemia do coronavírus: Papo Arretado e Ponto e Vírgula. A metodologia consiste no processo de elaboração, definição e revisão de pautas, bem como gravação, edição e publicação/divulgação nas redes sociais (Instagram, WhatsApp e Youtube) dos programas. Os resultados demonstram que o canal TV Radiotec tem sido acessado com frequência pela comunidade escolar, fazendo com que os programas circulam com maior frequência. Igualmente, a prática e a audiência dos debates formam pessoas capazes de discutir sobre os assuntos polêmicos. Por fim, os resultados apontam para a contribuição das práticas dos múltiplos letramentos na abertura para novos papéis sociais e para construção de habilidades linguísticas.

Palavras-chave: Letramento; Tecnologias digitais; Ensino Médio.

1. Introdução

O ambiente escolar apresenta um gigantesco número de práticas na cultura letrada, que envolve a prática escolar engrandecendo as demandas por aprendizagem e interação com as tecnologias que surgem a todo instante. Podemos citar como uma dessas práticas letradas a construção de um canal no YouTube Essa iniciativa teria o objetivo de auxiliar o aperfeiçoamento nas práticas de leitura, oralidade e escrita. Dessa forma, apresentamos a experiência do projeto TV Radiotec que disponibiliza programas educativos, informativos, culturais e científicos. Esses programas têm um amplo alcance e vão além da instituição, com o auxílio das redes sociais, favorecendo a ampliação de conhecimentos da comunidade escolar.

2. Letramento digital e Laboratório de Leitura e Produção Textual

As múltiplas linguagens são as diversas formas de produzir textos, introduzindo diversas formas de linguagem, como vídeos de performances e danças, o que se deve às transformações midiáticas que vem ocorrendo no mundo, como o surgimento de novas formas de comunicação e a ligação de pessoas por todo o mundo, o que levam as pessoas a praticarem mais os hábitos de leitura e escrita no dia-a-dia, aguçando ainda mais as capacidades de compreensão das diversas formas de texto. Isso tem uma grande relação com a TV Radiotec, projeto que busca trabalhar a oralidade, a escrita e a leitura. No projeto, são desenvolvidos a prática de edição de vídeos, gravação de programas e também o uso das redes sociais para a divulgação do trabalho. Nesse sentido, essas diferentes práticas que nos levam a aguçar a nossa habilidade de compreensão, ampliando assim o nosso conhecimento de mundo e a colocar em prática no nosso dia-a-dia o que aprendemos.

O Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) encontra-se localizado no Colégio Técnico de Floriano (CTF), instituição vinculada à Universidade Federal do Piauí * XIV Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online.

(2)

(UFPI), e desde 2010 desenvolve ações e projetos de letramento (leitura e escrita) com foco no desenvolvimento das habilidades letradas orais e escritas, baseados nos conceitos dos Novos Estudos do Letramento e de prática social (BARTON, 2007; STREET, 2014; BATISTA JR, SATO E MELO, 2018), a saber: i) projetos de Letramento (desenvolvidos de forma curricular na disciplina de Redação); ii) projetos de pesquisa por meio de editais PIBIC-JR; iii) projetos de extensão por meio de editais PIBEX; iv) ações culturais (Sarau, Som do Intervalo, Olimpíadas LPT, Museu LPT; v) TV RADIOTEC (Canal no YouTube; vi) Biblioteca Setorial e Espaço “Leia Aqui” (ações de promoção da leitura); vii) Oficinas LPT (de Gêneros diversos). Essas ações e projetos têm a finalidade de fomentar práticas sociais de leitura e escrita com vistas à emancipação e inclusão social de alunas e alunos do ensino médio profissionalizante, nos cursos de Agropecuária, Enfermagem e Informática.

Assim, o corpus deste trabalho resultou dos registros de observações das atividades dos/as bolsistas nas diferentes etapas do processo de desenvolvimento do projeto TV Radiotec. Os materiais resultantes dos projetos são compartilhados no site do LPT, bem como nas redes sociais:

Quadro 1 – Redes sociais da TV Radiotec

REDES SOCIAIS LINKS

Facebook https://www.facebook.com/tvradiotec

Instagram https://www.instagram.com/tvradiotec

Twitter https://twitter.com/tvradiotec

YouTube https://www.youtube.com/tvradiotec

Fonte: Elaboração dos autores

3. Projeto TV Radiotec

É importante salientar que o projeto TV Radiotec iniciou-se em 2013 como projeto de rádio escolar, produzindo programas em formato de áudios na plataforma SoundCloud, no entanto, com o crescimento e percepção de que a maioria dos jovens utilizavam-se de redes sociais como o YouTube, por exemplo, percebeu-se a necessidade de mudanças no projeto, especialmente no processo de produção de programas educacionais em formato de vídeo. A partir daí, foi criado um canal na plataforma YouTube. Nesse sentido, a TV Radiotec tornou-se um projeto de Iniciação Científica Júnior que faz parte das atividades do Laboratório de Leitura e Produção Textual.

Atualmente, a TV Radiotec conta com dois programas: o Ponto e Vírgula e o Papo

Arretado. Até março de 2020, as ações da TV ocorriam presencialmente, no entanto, agora

ocorre de forma remota devido à pandemia resultante do novo coronavírus. Por conta disso, os bolsistas executam todas as tarefas em suas residências, compartilhando as ideias de pautas, gravações, links, materiais no grupo dos bolsistas no aplicativo de mensagens instantâneas: Telegram. Além dos âncoras, os editores também recebem os vídeos brutos e, após a edição, também compartilham os programas finalizados no grupo do Telegram. Caso não haja ajustes a serem feitos, os vídeos dos programas são compartilhados pelo Dropbox.

Na próxima seção, abordaremos a descrição de cada programa acima mencionado, bem como a metodologia.

(3)

No programa Papo Arretado, os bolsistas buscam, através das redes sociais, por personalidades e/ou ações inovadoras para que sejam definidas as pessoas a serem entrevistadas. Além disso, utilizam seus aparelhos, smartphones e/ou notebooks, para desenvolverem as pautas, compartilhando-as em seguida com a coordenação de projeto. Finalizada e aprovada o roteiro de entrevista, passa-se para gravação. Isso ocorre ao vivo no

YouTube através da plataforma StreamYard.Ao final da gravação, o coordenador baixa o vídeo

e envia para o processo de edição que, no contexto de pandemia, é realizado por smartphone ou pelo notebook. Ao final, o vídeo editado é enviado para o grupo no Telegram, momento em que o coordenador irá inserir no acervo do canal e fará a programação para publicação do vídeo. Além do Youtube, a publicação acontece em outras redes: WhatsApp, Instagram, Twitter e Facebook da TV Radiotec. A figura 1, explicita todo procedimento de organização do programa Papo Arretado.

Reforçamos que a metodologia do programa Papo Arretado, antes da pandemia, era agendar as entrevistas com os convidados, elaborar as perguntas e marcar uma data para a gravação. Essa mudança também aconteceu com o programa Ponto e Vírgula, durante a pandemia, visto que os apresentadores tiveram que alterar o meio de gravação - mantendo boa parte da metodologia já utilizada -, alterando apenas o modo de gravação, que passou a ser feita também pela plataforma StreamYard sendo exibida no Youtube.

Figura 1 : Metodologia do Programa Papo Arretado

Fonte: Elaboração dos autores

O Ponto e Vírgula é um programa informativo, no qual visa ampliar o campo de conhecimento tanto dos alunos quanto da sociedade através de debates entre os âncoras. anterior à pandemia, o Ponto e Vírgula tinha uma rotina semelhante com a atual. Os bolsistas, normalmente, apresentavam os programas de maneira ao vivo e por gravações que sucessivamente eram editadas no prédio da instituição que, logo em seguida eram compartilhados via Dropbox para o coordenador, em seguida, postar no Youtube. Cada programa possui duas pautas, sendo sobre diversos assuntos de maior repercussão nacional e/ou internacional. Durante o período de isolamento social, a metodologia sofreu leve mudança. Basicamente, os âncoras tiveram que dominar algo que eles já tinham a prática que é o meio remoto: como as gravações ao vivo, por exemplo. Agora, os programas são gravados por meio da plataforma StreamYard, onde é uma aplicação bem útil que apresenta uma interface intuitiva, permitindo e facilitando ainda mais as gravações das lives com mais de um âncora, conforme ilustra a metodologia na Figura 2.

(4)

Fonte: Elaborado pelos autores

5. Descrição das atividades

Na seção anterior, apresentamos os dois programas atualmente publicados, bem como os procedimentos de produção de cada programa a serem detalhados a seguir.

Na definição de pautas, os bolsistas que trabalham no programa Ponto e Vírgula ficam responsáveis por pesquisar temas para debaterem no programa. Os temas devem abordar assuntos da sociedade, como: cultura, economia, educação, história, política, economia e entre outros temas relevantes que gerem um debate com argumentos fundamentados e consistentes entre os âncoras.

O processo de elaboração das pautas é o instrumento pelo qual os bolsistas irão estudar os assuntos dos temas que foram selecionados. Os bolsistas usufruem das redes sociais para encontrar informações e estudar sobre determinado tema, já treinando debates entre si e preparando seus dados e fontes a serem citadas durante a gravação do programa.

Após a elaboração das pautas, os temas passam a serem revisados pelos bolsistas e o orientador do projeto. Já no Papo Arretado, a dinâmica por trás das gravações é diferente. O primeiro passo é a escolha dos entrevistados, onde os bolsistas entram em contato com os convidados por meio de mídias sociais, normalmente, pelo Instagram ou Whatsapp. A princípio, o foco é manter um papo interativo e divulgar tais trabalhos ou curiosidades como de microempreendedores, artistas, alunos, dentre outras.

Em seguida, após a confirmação dos convidados os bolsistas irão trabalhar no agendamento das entrevistas. Para que não ocorra nenhum equívoco os âncoras utilizam-se do programa Word , onde eles trabalha com as datas dos encontros.

Antes do processo de gravação, os bolsistas irão elaborar o roteiro das entrevistas. O ponto principal das perguntas é visando no trabalho ou peculiaridades dos convidados. Essa dinâmica é importante no processo metodológico, pois o foco é evitar erros e perguntas fora do contexto no momento das gravações.

(5)

Fonte: Elaborado pelos autores

Em seguida, ocorre o processo de gravação, tanto no Ponto e Vírgula quanto no Papo Arretado, com um procedimento simples: utilizamos o programa de gravação StramYard (ver Figura 3), no qual apresenta uma interface bem intuitiva e fácil de acessar, algo que facilita nas gravações dos programas.

Figura 4: Edição no programa InShot do programa Papo Arretado

Fonte: Elaborado pelos autores

Adiante, logo depois das gravações, os vídeos são enviados pelo aplicativo do Telegram, para que os editores possam fazer as edições dos programas gravados. Os bolsistas editores utilizam-se de duas aplicações no processo de edição o InShot (Figura 4) e o Filmora (Figura 5).

(6)

Fonte: Elaborado pelos autores

Logo depois, cada vídeo editado recebe uma thumbnail - capa de entrada para o vídeo. Esse processo é rápido e configura-se como uma maneira de tornar os vídeos mais atrativos para o canal no YouTube. As thumbnails são produzidas no aplicativo de photoshop chamado PhotoScape X por um dos bolsistas.

Por fim, após todos os processos de trabalho conforme descritos detalhadamente acima, os vídeos dos dois programas são postados publicados no YouTube, de forma alternada, sendo às quartas e sábados, geralmente às 10h. Estratégia essa para fidelizar os telespectadores. Além da publicação no Youtube (Figura 6), também é postado uma espécie de prévia dos programas no Instagram da Tv Radiotec. E mais, os programas são divulgados em outras redes sociais, tais como Whatsapp, Twitter e Facebook.

Figura 6: Print do canal da TV Radiotec no Youtube

Fonte: Elaborado pelos autores

6. Considerações finais

Observamos assim que a TV Radiotec é uma ferramenta importante na aprendizagem, de forma que incentiva na formação crítico dos alunos e no desenvolvimento de habilidades de leituta, escrita, edição e oralidade. Além disso, utiliza-se da comunicação como principal recurso de ensino-aprendizagem, englobando as mais diversas disciplinas. E mais, envolve o bolsista/aluno no universo do letramento midiático e jornalístico, estando os discentes diretamente ligados em todo processo de produção dos programas.

(7)

BARTON, David. Literacy: an introduction to the ecology of written language. 2. ed. Oxford, Cambridge: Blackwell Publishers, 2007.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

Foram incluídos no estudo todos os pacientes com prontuários clínicos completos, portadores de diagnóstico médico de cardiopatias congênitas e adquiridas, admitidos