• Nenhum resultado encontrado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Curso de Design de Moda

F

ACULDADE DE

P

RESIDENTE

P

RUDENTE

-

FAPEPE

APRESENTAÇÃO

O presente Regulamento de Projeto de Graduação, em forma de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, descreve as diretrizes para a elaboração do TCC, apresentação e avaliação de acordo com as normas da Instituição – presentes no Regulamento Interno e de acordo com as diretrizes do Colegiado de Curso.

O Projeto de TCC é para os designers a culminância de sua formação acadêmica, capaz de permitir a percepção da qualificação dos formandos para o futuro exercício profissional.

I. DA NATUREZA E OBJETIVO

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é componente curricular obrigatório realizado no último semestre conforme consta na organização da matriz curricular. Tem como objetivo principal a integração dos conhecimentos e dos conteúdos do curso. Momento em que o acadêmico tem a oportunidade de sistematizar o conhecimento teórico e prático adquirido durante sua vida acadêmica, com vistas a fortalecer sua atuação profissional.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos: capacitar o aluno para a atividade de pesquisa em design de moda; aprofundar conhecimentos em um campo de interesse dos ofícios de moda e, ainda, contribuir para a elevação do nível de qualificação do egresso do curso. Os trabalhos deverão ser teórico-práticos, que envolvam pesquisa de campo em design de moda, caracterizando procedimentos metodológicos científico-acadêmicos interdisciplinares.

A disciplina de TCC consta no Projeto Pedagógico do curso como matéria regular com carga horária total de 80 horas no semestre, portanto quatro aulas semanais, desenvolvidas em forma de orientações individuais e/ou em grupo, durante as aulas.

II. INSCRIÇÃO PARA O TCC

Para a inscrição do TCC o aluno deverá preencher uma ficha de requerimento (ANEXO A) no semestre anterior ao curso do sétimo termo, com a descrição da linha de trabalho e a sugestão de professor orientador.

Caberá ao Coordenador de TCC organizar estas informações, verificar a disponibilidade de orientadores e manter atualizada esta relação. O aceite de orientação é formalizado por escrito, através de um Termo de Compromisso de ambas as partes (Orientador/Orientando) (ANEXO B) onde o resultado geral é publicado em mural.

(2)

III. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, DIDÁTICA E DAS

RESPONSABILIDADES

O TCC deverá proporcionar competências e habilidades para:

- ter visão sistêmica de projeto;

- demonstrar visão histórica e prospectiva da sociedade.

- demonstrar capacidade criativa para propor soluções inovadoras;

- desenvolver capacidade para o domínio de linguagem própria de projetos de design de moda em consonância com o processo produtivo;

- ter capacidade para interagir com especialistas de outras áreas e atuar em equipes interdisciplinares.

- adquirir domínio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto;

São responsáveis pelas etapas e acompanhamento do TCC:

- Colegiado de Curso; - Coordenador de Curso; - Coordenador de TCC; - Orientadores e - Alunos Orientandos.

O Colegiado de Curso, juntamente com o Coordenador de Curso, observa e aprimora as regras para a realização do TCC, se comprometendo a firmar presença e auxílio pedagógico ao discente.

O Coordenador de TCC é o professor da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

Pode ser considerado Coordenador do TCC, ou vice, qualquer professor da área de Design e de Moda, com titulação mínima de Especialista, indicado pelo Conselho de Curso, preferencialmente entre os docentes ativos daquele semestre e com direito a ser reconduzido.

Em caráter excepcional podem ser apresentados co-orientadores externos que sejam profissionais de mérito reconhecido pelo Colegiado de Curso. Deve haver comum acordo com o orientador desde que não acarrete ônus para a Universidade.

A mudança de orientador poderá ocorrer até o final do 1° bimestre, por parte do estudante, com o ciente do orientador e orientador que assume. Uma nova ficha de inscrição do TCC deve ser protocolada.

Cabe ao orientador: disponibilizar um número de horas mensais para orientação, criar horários adicionais para o aluno orientando (quando necessário), efetuar as orientações, trocar informações com o Coordenador e reunir-se e comunicar-se periodicamente. Compete, também, acompanhar o aluno na elaboração do projeto escrito e da parte prática do desenvolvimento do projeto de coleção de vestuário.

Todas as atividades têm data de conclusão estabelecida no cronograma divulgado no início do ano letivo. Os trabalhos são recebidos e protocolados pelo orientador e coordenador do curso nos dias estabelecidos. Os mesmos são analisados e comentados pelos orientadores, que após efetuarem as correções e sugestões cabíveis os devolvem aos orientandos.

O produto dos trabalhos é recebido em datas pré-estabelecidas no cronograma do curso, sendo repassado aos respectivos orientandos.

O TCC será efetuado como atividade individual ou em grupo, neste caso, em no máximo duas pessoas.

O calendário do TCC deve ser apresentado com antecedência e com aprovação do Colegiado de Curso.

(3)

Cada orientador deverá orientar no máximo 10 alunos por semestre.

A escolha das orientações serão feitas na reunião de Colegiado de Curso que antecede a disciplina de TCC. Posteriormente as atribuições são publicadas em mural e na página virtual de acesso do Aluno.

Não havendo o cumprimento das atividades previstas no projeto acadêmico de TCC pelo aluno, haverá sanções punitivas através da avaliação. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso.

São direitos do estudante:

1. definir a temática do TCC em conformidade com as diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso;

2. ter um orientador indicado na forma prevista por este Regulamento com conhecimento na área da temática escolhida pelo estudante;

3. ser informado sobre normas e regulamentação do TCC;

4. participar, junto ao seu orientador, do planejamento e estabelecimento do cronograma do TCC;

5. solicitar ao Coordenador de TCC a substituição do Orientador conforme descrito no Capítulo III.

São deveres do estudante:

1. Cumprir as normas e regulamentação própria do TCC;

2. cumprir o calendário de TCC e as diretrizes do Coordenador de TCC;

3. cumprir com o plano e o cronograma estabelecidos em conjunto com seu orientador;

4. arcar com os custos relativos à execução e apresentação do trabalho.

5. entregar a monografia de acordo com as exigências previstas pelo presente Regulamento e de acordo com as normas da ABNT;

6. apresentar os projetos práticos para avaliação da banca no período especificado pelo cronograma de TCC.

IV. ETAPAS DO PROJETO

- inscrição do TCC e escolha e determinação do orientador;

- aulas presenciais da disciplina de TCC lecionada pelo Coordenador de TCC para acompanhamento do projeto;

- acompanhamento do orientador;

- apresentação do Pré-projeto (qualificação) no final do 1° bimestre; - apresentação da monografia para a banca examinadora e

- apresentação do projeto prático para a banca examinadora através do desfile técnico* com data a ser fixada através do cronograma elaborado pelo Coordenador de TCC.

* Entende-se desfile técnico: um desfile fechado para avaliação da banca, contendo a apresentação dos trabalhos práticos com modelos e sem produção de evento.

V. BANCA EXAMINADORA

A banca examinadora deverá ser composta por três membros:

- professor orientador – que presidirá a banca;

- professor Coordenador de TCC ou do Colegiado de Curso; - Professor convidado preferencialmente da Instituição.

(4)

Compete aos membros das bancas examinadoras:

- Ler o TCC no período previsto do calendário;

- Avaliar, indicar a complementação e alteração do projeto escrito e prático do TCC;

- Fazer comentário verbal e argüir o estudante logo em seguida à sua apresentação

- Redigir parecer escrito e atribuir nota;

- Devolver ao coordenador de TCC a ficha de avaliação preenchida e assinada

VI. DA VERSÃO DEFINITIVA DO PROJETO DE GRADUAÇÃO (TCC),

SUA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

A avaliação do TCC se baseará no calendário acadêmico da Universidade e do cronograma elaborado pelo Coordenador de TCC.

O aluno deverá entregar 3 (três) cópias da monografia em sua versão final, previamente aprovado pelo respectivo professor orientador, para o Coordenador de TCC. Cabe ao professor da disciplina de Projeto de Graduação efetuar a distribuição das vias. A listagem com os integrantes das bancas deverá conciliar, da maior forma possível, as indicações de: Coordenador de TCC, orientador e estudante.

Itens necessários para a defesa do TCC

Para o Projeto Final de TCC o aluno deverá elaborar: - monografia de TCC;

- apresentação áudio-visual;

- levar material complementar: book e outros materiais necessários;

- apresentar as criações dos looks do projeto prático para o desfile técnico.

A apresentação da monografia deverá ser pública e a avaliação docente será regulamentada pelas Fichas de Avaliação da Banca Examinadora (ANEXO C e D)).

1° parte de apresentação do Projeto de Graduação:

O discente apresentará o trabalho de monografia junto com o Book do trabalho perante a Banca de Avaliação seguindo o protocolo:

1. O acadêmico dispõe de 20 minutos para fazer a apresentação de seu Projeto de Graduação.

2. Cada membro da banca dispõe de até 10 minutos para fazer suas colocações e argüições.

3. Após ser argüido pelos membros da banca, o acadêmico terá outros 10 minutos (após a fala de cada membro da banca) para responder os questionamentos. 4. Depois de respondido as argüições, por parte do acadêmico, o presidente da

Banca encerra a apresentação e divulga a nota.

A avaliação da monografia corresponderá a 60% da nota final, junto com o book, através da média ponderada das notas atribuídas por cada integrante da banca.

2° parte de apresentação do Projeto de Graduação:

O aluno deverá confeccionar e apresentar três looks (se em dupla, 6 looks) – item considerado projeto prático – para a 2° parte da avaliação do TCC.

Os looks apresentados serão avaliados nos quesitos: idéia da coleção, contexto do trabalho, construção da peça, modelagem, acabamento, caimento, coerência e coesão do projeto de TCC.

(5)

A apresentação do projeto prático se dará através de desfile técnico para apresentação à Banca Examinadora. Esta parte da apresentação do TCC compõe 40% da nota final.

A nota final será a soma entre a nota obtida na apresentação da Monografia e a nota obtida com a apresentação dos trabalhos práticos.

A nota final do acadêmico referente ao Projeto de Graduação será divulgada de acordo com a data constante do calendário.

Os alunos que obtiverem nota igual ou superior à 9 (nove) terá um prazo de, no máximo dois meses corridos para realizar possíveis alterações indicadas pela banca na versão final do Projeto de Graduação e entregar uma via em capa dura ao Coordenador de TCC, devidamente encadernada e assinada que fará parte do acervo permanente da Biblioteca.

O não cumprimento de qualquer uma das etapas do TCC acarretará em nota zero na respectiva etapa. O aluno que não conseguir o mínimo de média sete – estabelecida pelo regimento interno da Instituição – estará automaticamente reprovado na matéria, devendo se rematricular no semestre seguinte e desenvolver novamente um projeto de TCC.

Em caso de detecção de plágio, a reprovação será instantânea.

VII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

A Universidade viabilizará os recursos necessários para a adequada execução das atividades previstas neste Regulamento no que se refere às questões acadêmico-administrativas.

Constitui pré-requisito para Colação de Grau a entrega do projeto de Graduação em sua versão final e no número de vias solicitadas, devidamente corrigidas e assinadas.

Não haverá exame final e não há pedido de revisão da nota atribuída pelo professor da disciplina, pelo professor-orientador, bem como pela banca de avaliação do Projeto de Graduação I e II.

É de responsabilidade do professor da disciplina de Projeto de Graduação a manutenção e a entrega do Diário de Classe à Secretaria Acadêmica, no final do semestre, com os devidos lançamentos de faltas e notas.

Este Regulamento entra em vigor a partir da data de sua aprovação e publicação.

(6)

REQUERIMENTO – Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

Presidente Prudente, ___ de _______________ de _____. Eu, __________________________________________________, discente regularmente matriculado no curso de Design de Moda da Faculdade de Presidente Prudente, venho por meio desta requisitar a orientação de Docente para o Trabalho de Conclusão de Curso, conforme ordem de prioridade abaixo:

1°) Professor: ________________________________; 2°) Professor: ________________________________; 3°) Professor: ________________________________, Cujo Trabalho de Conclusão de Curso intitula-se:_________________________________ ______________________________.

Aproveito a presente oportunidade para informar que o trabalho encontra-se na seguinte fase:

( ) Escolha do tema ( ) Redação do 1° capítulo

( ) Estruturação do TCC ( ) Realização da coleta de dados

( ) Início da redação do TCC ( ) Desenvolvimento do trabalho prático Gostaria, igualmente, de resumir os objetivos do trabalho pretendido:

Atenciosamente,

______________________________________

Assinatura do discente

PARECER DO DOCENTE: ( ) favorável à orientação ( ) Desfavorável à orientação Justificativa:

Presidente Prudente, ____ / ____ / _______.

Assinatura do docente

___________________________ ___________________________

Prof. de TCC Coordenador de Curso

(7)

TERMO DE COMPROMISSO DO DISCENTE PARA O TRABALHO

DE CONCLUSÃO DE CURSO

Eu, ____________________________________________________________, R.A. ________________, aluno(a) regularmente matriculado no curso de Design de Moda da Faculdade de Presidente Prudente, declaro estar ciente das regras definidas pela Coordenação de TCC do curso para processo de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, cumprindo assim, os requisitos para a conclusão do curso. Me comprometo a cumprir rigorosamente os prazos definidos para a entrega das diversas etapas do trabalho, como também a estar presente em todos os encontros previstos com o(a) professor(a) orientador(a) e participar dos seminários previstos. Sem mais a acrescentar, confirmo e dou fé.

Presidente Prudente, _____ de ____________ de ______.

Assinatura do(a) Coordenador (a) de TCC Assinatura do(a) aluno(a)

TERMO DE COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Eu, ______________________________________________, Professor (a) do Curso de _________________ desta Instituição, declaro para os devidos fins, estar de acordo em assumir a orientação do Trabalho de Conclusão de Curso do (a) aluno (a) ___________________________________________. Comprometo-me a auxiliar o aluno e prestar apoio pedagógico no período de preparação do TCC. Título Provisório: _____________________________________________________________________.

Presidente Prudente, _____ de ____________ de ______.

Nome legível do professor-orientador Assinatura do professor-orientador

Nome legível do(a) Coordenador (a) de TCC

Assinatura do(a) Coordenador (a) de TCC

(8)

CURSO DE DESIGN DE MODA

Autorizado pela Portaria No 391, DE 19 DE JULHO DE 2006

FICHA DE AVALIAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

1° parte: Apresentação das monografias do projeto de TCC

Dados do aluno e da apresentação do TCC

Nome do (a) aluno (a): Título do trabalho:

Data: Horário:

Orientador:

Membro 1 da Banca: Membro 2 da Banca:

Atribuição de nota (zero a dez) para a apresentação do projeto de conclusão de curso em formato de monografia, sob os seguintes critérios:

Critério Pontuação Máxima

Orienta-dor (a) Membro 1 Membro 2 relevância e atualidade do tema: criatividade,

qualidade quanto ao conteúdo Até 1,0 metodologia empregada e característica

científica do trabalho Até 2,0 linguagem adequada: ortografia, coesão,

clareza e objetividade Até 1,0 conteúdo e qualidade dos elementos

apresentados Até 2,0 coerência da proposta apresentada e

fundamentaçao conceitual Até 2,0 Pontualidade, evolução e progresso do aluno

durante a elaboração do trabalho de conclusão de curso

Até 1,0 organização e apresentação do trabalho:

exposição visual e arguição Até 1,0

Média de cada avaliador

Média geral Média final da 1° parte (multiplicar por 0,6)

Assinaturas: RE CE BIDO Orientador: Data: ___ / ____ / ________ Membro 1: Protocolo: ______________ Membro 2: Responsável: ___________ NOTA FINAL: ___________ Presidente Prudente, ___ / ___ / _______ . ANEXO C

(9)

CURSO DE DESIGN DE MODA

Autorizado pela Portaria No 391, DE 19 DE JULHO DE 2006

FICHA DE AVALIAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

2° parte: Apresentação dos trabalhos práticos (desfile)

Dados do aluno e da apresentação do TCC

Nome do (a) aluno (a): Título do trabalho:

Data: Horário:

Orientador:

Membro 1 da Banca: Membro 2 da Banca:

Atribuição de nota (zero a dez) para a apresentação dos trabalhos práticos do TCC considerando os seguintes critérios:

Critério Pontuação Máxima

Orienta-dor (a) Membro 1 Membro 2

coerência e coesão do projeto de TCC Até 2,0 construção da peça Até 1,0 modelagem Até 2,0 Acabamento e caimento Até 2,0 idéia de coleção Até 2,0 contexto no trabalho Até 1,0

Média de cada avaliador

Média geral Média final da 2° parte (multiplicar por 0,4) Recomendações e Sugestões: Assinaturas: RE CE BIDO Orientador: Data: ___ / ____ / ________ Membro 1: Protocolo: ______________ Membro 2: Responsável: ___________ NOTA FINAL: ___________ Presidente Prudente, ___ / ___ / _______ . ANEXO D

Referências

Documentos relacionados

A substituição de que trata este artigo poderá se dar até, no máximo, 3 (três) meses antes da data marcada para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, em sua

Os candidatos inscritos na Fase 1 para os cargos/funções disponibilizados neste Edital, que constarem como APROVADOS NO RESULTADO FINAL desta Fase que será divulgada no

Verificou-se assim que existem diferenças estatisticamente significativas entre os 3 métodos aplicados (p <0,001), concluindo-se que, de acordo com o presente estudo, em

18º A monografia, na disciplina TCC I e a respectiva apresentação oral do aluno serão avaliadas por uma banca examinadora composta por três docentes: o

§ 3.o - Os TCC deverão ser elaborados de acordo com as Diretrizes do Manual para Elaboração de TCC (disponível em https://www.fmit.edu.br/paginas/tcc ), em formato de artigo

que deverá ser entregue em formato digital via área do aluno, e/ou impresso caso seja solicitado pelo orientador, bem como a apresentação do mesmo para uma Banca

O professor deve apresentar sugestões de temas dos quais tenha conhecimento prévio, interesse pessoal, científico ou profissional; deve aceitar a sugestão do

que tratam do calendário acadêmico vigente, que será apresentado ao colegiado do Curso para aprovação. Os estudantes matriculados na disciplina ENGF010 – TCC Trabalho de