• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

E DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA

(CENPA)

REGULAMENTO DO TCC

(Trabalho de Conclusão de Curso)

(2)

SUMÁRIO

Introdução ... 3

Tema: ... 4

I) Características da disciplina na qual Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é conduzido ... 4

1. Sobre a disciplina ... 4

2. Execução do TCC ... 4

3. Escolha do Professor-Orientador ... 5

II) Procedimentos para realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ... 6

4. Referente ao Comitê de Ética ... 6

5. Referente à organização ... 6

5.1. Estrutura dos Trabalhos de Conclusão de Curso ... 6

5.2. Versão Final do TCC ... 8

5.3. Normas de Citações e Referências Bibliográficas ... 8

5.4. Exemplares do TCC ... 9

5.5. Banca Examinadora ... 9

6. Acompanhamento do desempenho dos alunos pelo orientador ... 10 7. Referente à apresentação ... 10 7.1. Divulgação ... 10 7.2. Duração ... 11 7.3. Arguição e Avaliação ... 11 8. Critérios de avaliação do TCC ... 11 9. Aprovação e Reprovação ... 12 10. Agendamento da banca ... 12 III) ANEXOS ... 14

(3)

NORMAS E PADRÕES DOS TRABALHOS

DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA

OS NÚCLEOS DE FORMAÇÃO DO 5º ANO

DO CURSO DE PSICOLOGIA

Introdução

O objetivo principal desta atividade é a realização de um trabalho científico, preferencialmente uma pesquisa que produza novos conhecimentos na área.

Os trabalhos desenvolvidos devem ser orientados de acordo com as normas científicas reconhecidas pelas comunidades acadêmicas e científicas nacionais e internacionais da área da Psicologia.

Os trabalhos devem privilegiar a pesquisa empírica (produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e fatual), mas podem ser desenvolvidos estudos de pesquisa teórica (por exemplo: revisão sistemática, revisão integrativa e estudo teórico) sobre um determinado tema, por exemplo: síndrome do pânico, depressão, estresse infantil, etc.

As pesquisas podem ser dos diversos tipos existentes, conforme a orientação e a experiência do professor e a habilidade e o interesse do aluno, a saber: estudo de caso, pesquisa documental, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, pesquisa ex-post-facto, estudos transversais e/ou longitudinais, pesquisas qualitativas e/ou quantitativas, pesquisa descritiva e pesquisa experimental. Os delineamentos serão definidos pelos orientadores junto com os alunos, podendo ser realizadas pesquisas de levantamento,

correlacionais, quasi-experimentais e experimentais.

Para a execução desses trabalhos sugere-se a seguinte padronização das atividades e dos relatórios de pesquisa:

(4)

Tema:

O professor deve apresentar sugestões de temas dos quais tenha conhecimento prévio, interesse pessoal, científico ou profissional; deve aceitar a sugestão do aluno mediante a possibilidade de orientação e de execução do trabalho; deve ser discutido pelo professor e pelo aluno, para obter em consenso, um objeto de estudo passível de concretização.

O tema deve estar dentro de uma das linhas de pesquisa em que o professor está cadastrado.

I) Características da disciplina na qual Trabalho de

Conclusão de Curso (TCC) é conduzido

1. Sobre a disciplina

A disciplina faz parte da grade curricular obrigatória, e como tal obedece seu regime disciplinar, nesta direção a avaliação final da disciplina é correspondente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Os professores da disciplina são responsáveis por orientações metodológicas do TCC, como exemplo: orientações de normas técnicas, construção do projeto segundo os critérios da plataforma Brasil, auxílio para envio do projeto ao CEP e condução dos ensaios das apresentações dos TCCs conforme o cronograma previsto. Os professores orientadores são responsáveis por orientações temáticas e metodológicas.

2. Execução do TCC

2.1. Os trabalhos devem ser realizados em DUPLA ou TRIO, cabendo aos alunos a escolha do(s) parceiro(s) com quem irá trabalhar, pertencendo todos ao mesmo Núcleo. Outros casos não previstos

(5)

deverão obedecer ao seguinte procedimento: o interessado solicita por escrito a Coordenação do Curso uma análise de sua situação até

15 de Março. Para tanto, deverá especificar claramente seu problema

no documento. A decisão final será tomada pelo Coordenador juntamente com o colegiado, podendo o pedido ser deferido ou não. 2.2. O professor-orientador deverá informar a Coordenação do Curso sobre problemas na execução do TCC. Essa comunicação será encaminhada para avaliação pelo colegiado de curso, para as devidas providências.

3. Escolha do Professor-Orientador

3.1. Todos os professores do curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu está aptos a orientar um TCC.

3.2. O aluno escolherá o professor-orientador do Núcleo ao qual pertence, de acordo com o tema proposto para a pesquisa. É permitido também que professores não supervisores realizem as orientações, desde que se disponibilizem para tal.

3.3. A escolha de professor-orientador deverá ser feita obedecendo-se ao cronograma divulgado (Anexo 1), obedecendo-sendo que não poderá haver troca de professor-orientador após a escolha. Qualquer excessão, deve ser avaliada pelo coordenador do curso.

3.4. Deverá ser assinado um documento de compromisso mútuo de orientação até o dia 20 de Março (Anexo 2). O documento deve ser enviado pelos alunos para o professor da disciplina com cópia para o professor orientador e também com cópia para o email: tcc.cenpa@usjt.br

3.5.O TCC pode ter pode ter um único co-orientador, desde que ele seja docente da Universidade São judas Tadeu.

(6)

II) Procedimentos para realização dos Trabalhos de

Conclusão de Curso (TCC)

4. Referente ao Comitê de Ética

Pesquisas de Campo que envolvam seres humanos devem ser submetidas ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da USJT, conforme a resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466/2012 e 510/2016.

O calendário com as datas de reuniões do CEP/USJT e outras informações sobre a submissão de projetos de pesquisas com seres humanos podem ser obtidas pelo site do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/USJT): https://sites.google.com/saojudas.br/cepsaojudas

A Plataforma Brasil pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico: http://plataformabrasil.saude.gov.br

5. Referente à organização

5.1. Estrutura dos Trabalhos de Conclusão de Curso

Os alunos, em acordo com os respectivos professores-orientadores, deverão escolher um periódico científico para futura submissão do trabalho. Sugere-se que o periódico escolhido corresponda aos estratos A e B da lista dos Periódicos Qualis da CAPES – Área de Psicologia. Maiores informações podem ser obtidas pelo site da Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

(7)

As duplas ou trios poderão escolher um dos estudos descritos abaixo:

5.1.1. Pesquisa de campo:

Nesta modalidade de pesquisa observa os fatos e como eles ocorrem. Nos permite separar e controlar as variáveis, além de perceber e estudar as relações estabelecidas.

Estes trabalhos devem ser encaminhados ao CEP da USJT. Devem ser formatados conforme descrição da Plataforma Brasil, contendo introdução, objetivo, hipótese, justificativa, metodologia bem detalhada (participantes, instrumentos detalhado com todos os anexos, procedimento e análise dos dados), cronograma, referências e anexos.

5.1.2. Revisão integrativa:

A revisão integrativa inclui a análise de pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisão e a melhoria da prática clínica, possibilitando a síntese do estado do conhecimento de um determinado assunto, além de apontar lacunas do conhecimento que precisam ser preenchidas com a realização de novos estudos. Este método de pesquisa permite a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de estudo.

Deverá conter introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências. Importante inserir em anexo a planilha com a extração dos dados de todos os artigos.

(8)

5.1.3 Estudo teórico:

Esse tipo de pesquisa é orientada no sentido de re-construir teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes. A pesquisa teórica não implica imediata intervenção na realidade, mas nem por isso deixa de ser importante, pois seu papel é decisivo na criação de condições para a intervenção Deverá ter de quatro a cinco capítulos, sendo o primeiro a introdução, de dois a três capítulos para desenvolvimento do conteúdo escolhido para estudo e o último capítulo serão as considerações finais.

5.2. Versão Final do TCC

5.2.1. O trabalho deve ser entregue com uma capa identificando o nome dos autores e do orientador, título do manuscrito, nomes da Instituição de Ensino e do Curso de Formação e o ano da realização do TCC (Anexo 3);

5.2.2. O trabalho deve ser entregue no formato de manuscrito (artigo) para submissão à revista científica escolhida;

5 5.2.3. As normas da Revista devem estar OBRIGATORIAMENTE anexadas ao trabalho.

5.3. Normas de Citações e Referências Bibliográficas

Os Trabalhos de Conclusão de Curso obedecerão às normas aceitas nacional e/ou internacionalmente pela comunidade científica e acadêmica, em conformidade com o periódico científico escolhido para futura publicação.

(9)

5.4. Exemplares do TCC

5.4.1. No dia 29 DE OUTUBRO, os TCCs deverão ser enviados em pdf para o professor orientador com cópia para o email: tcc.cenpa@usjt.br

5.4.2. A equipe do CENPA vai confirmar o recebimento, controlando a entrega e vai sinalizar em uma planilha os TCCs que foram entregues.

5.4.3. Será de responsabilidade dos professores orientadores enviar uma cópia do pdf para os membros da banca examinadora, no prazo adequado para leitura.

5.5. Banca Examinadora

5.5.1. A banca examinadora deverá ser composta por três membros: orientador e dois professores com experiência no tema do trabalho. 5.5.2. Os dois professores convidados para a banca devem ser preferencialmetne professores da USJT. Pode haver banca com profissional (professor ou profissional da área), desde que obedecido o item 5.5.3. O professor co-orientador não pode ser membro da banca.

5.5.3. Para as bancas COM membros externos à USJT, o orientador deverá solicitar autorização para a coordenação até 20 de Outubro. As bancas externas só serão liberadas após aprovação da coordenação (Anexo 4).

5.5.4. Toda banca deve ter um suplente, que será acionado pelo professor orientador com antecedência.

(10)

tcc.cenpa@usjt.br dia e horário da apresentação, para que possamos fazer uma ampla divulgação para os alunos da psicologia.

5.5.6. Os orientadores poderão solicitar a realização de arguição fechada, ou seja, apenas com a participação do professor orientador, banca e os alunos. Nesses casos a apresentação não será divulgada.

6. Acompanhamento do desempenho dos alunos pelo

orientador

6.1. O professor deverá preencher uma ficha de apontamentos (Anexo 5) a cada encontro que tiver com seus orientandos (no mínimo 4 quatro por semestre). Os alunos deverão assinar a ficha a cada encontro. O documento ficará com o orientador e deverá ser entregue, no final de cada semestre, para os professores da disciplina com a nota final.

6.2. Caso este acompanhamento seja online, o professor deverá registar na ficha de avaliação a data e o formato que foi realizado a orientação e o resumo do conteúdo discutido. Todas essas informações devem ser disponibilizadas aos professores da disciplina ao final de cada semestre.

7. Referente à apresentação

Apresentação e arguição pública para a comunidade acadêmica e

a sociedade em geral.

7.1. Divulgação

7.1.1. As datas, os horários das apresentações e os links serão divulgados por e-mail.

(11)

7.2. Duração

7.2.1. O tempo de apresentação do trabalho pelos autores é de 20 minutos;

7.2.2. O tempo máximo de cada arguição é de 15 minutos; 7.2.3. O tempo máximo de cada defesa é de 15 minutos.

7.3. Arguição e Avaliação

O professor arguidor combinará com os autores do trabalho a forma da arguição: pergunta-resposta (“bate-papo”) ou formal (todas as perguntas e comentários do professor e, posteriormente, a defesa dos alunos).

8. Critérios de avaliação do TCC

8.1. Nota da Disciplina FASE 1: A nota final será a média entre a

nota dos professores da Disciplina (nota de 0 a 10) e a nota do professor orientador (nota de 0 a 10).

8.2 Nota da Disciplina FASE 2: A nota final será a média entre as

notas da banca examinadora do TCC (nota de 0 a 10), a nota dos professores da Disciplina (nota de 0 a 10) e a nota do professor orientador (nota de 0 a 10).

8.3. Cada examinador da banca de TCC atribuirá uma nota individual para o trabalho, preenchendo a Tabela de Avaliação do TCC (ANEXO

6 e 7);

8.6. Na apresentação, será divulgado ao público se o trabalho foi APROVADO ou NÃO. No caso de algum membro da banca considerar o trabalho reprovado, deverá dar ciência ao orientador com a máxima

(12)

antecedência possível.

9. Aprovação e Reprovação

9.1. O aluno será aprovado se obtiver a nota mínima de 7,0 (sete)

pontos na versão final do TCC; se não obtiver este resultado, deverá

cursar novamente a disciplina no ano seguinte.

9.2. O professor-orientador poderá requerer uma arguição fechada

somente quando o TCC depositado não apresentar os requisitos

necessários para a arguição pública.

9.3. O aluno poderá requerer uma arguição fechada somente com a anuência do seu orientador.

9.4. O aluno estará reprovado se não cumprir todos os requisitos já mencionados neste manual seguindo as datas estipuladas no cronograma.

9.5. Para a resolução de outros aspectos referentes ao TCC que não estejam contemplados neste documento, o Colegiado de Curso poderá ser reunido para decidir o melhor procedimento, mediante solicitação do orientador ou orientando.

10. Agendamento da banca

10.1. As bancas acontecerão em ambiente virtual, cabendo ao orientador o agendamento, a abertura a sala, o envio do link aos alunos e membros da banca, bem como a gravação da banca.

10.2 Cabe ao orientador enviar o trabalho em pdf para todos os membros da bancas.

(13)

banca para o e.mail tcc.cenpa@usjt.br.

10.3. As bancas ocorrerão entre os dias 8 a 30 de Novembro.

10.4. As normas de avaliação deverão ser enviadas com antecedência para os convidados das bancas. A discussão para atribuição da nota deve ser realizada em uma sala virtual a parte da apresentação (exemplo, chamada de vídeo em grupo pelo WhatApp) 10.5. Enfatizamos ainda, que, toda a documentação, lista de presença e as normas de avaliação devem ser enviadas ao CENPA, no endereço tcc.cenpa@usjt.br com até 48 horas após cada apresentação.

(14)

III)

ANEXOS

ANEXO 1: Cronograma para realização dos TCCs (2021/1)

DATA TAREFA

Pesquisa de Campo Reflexão Teórica

FA

S

E

1

Até 20/Março

Escolha do Professor-Orientador e Definição do Tema Geral Entrega do documento de compromisso mútuo de orientação assinado para professor da disciplina, para professor orientador e para CENPA por e-mail tcc.cenpa@usjt.br

Abril/ Maio

Submissão do projeto de pesquisa para parecer do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/USJT, via Plataforma Brasil.

Levantamento e leitura de artigos sobre o tema definido.

Introdução e Objetivos

Junho/Julho Coleta de Dados Desenvolvimento (organização de conteúdos,

tópicos, etc) FA S E 2 Agosto/Setemb ro

Apresentação e organização dos dados preliminares.

Desenvolvimento

(organização de conteúdos, tópicos, etc)

Tabulação, Análise e Discussão dos Dados

Desenvolvimento

(organização de conteúdos, tópicos, etc) Reflexão Teórica – análise crítica Discussão dos Dados e

Considerações Finais

Reflexão Teórica – análise crítica e Considerações Finais

Set/Out/Nov Ensaio de Apresentação e Arguição dos TCCs

1/Outubro Entrega do TCC para o Professor Orientador

29/Outubro Depósito do arquivo final em pdf para o e.mail tcc.cenpa@usjt.br Novembro

8 a 30

Apresentação dos TCCs

Dezembro 1 a 5

Entrega de 1 arquivo com o resumo do trabalho em Word, 1 arquivo com o trabalho completo com as correções salvo em PDF. Os itens mencionados acima devem ser enviados para o seguinte endereço de e-mail: tcc.cenpa@usjt.br

(15)

ANEXO 2 – TERMO DE ORIENTAÇÃO DE TCC

Eu, professor(a) ,

aceito a orientação do TCC dos alunos abaixo descritos.

O trabalho será realizado em co-autoria (se for o caso) com o(a)

professor(a) .

TEMA:

NOME DO(A) ALUNO(A) ASSINATURA

___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ Ao assinarem este termo, comprometem-se a seguir as Normas e

Padrões dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu.

São Paulo, ______de ___________________de 2021.

(16)

ANEXO 3 – MODELO DE CAPA

Universidade São Judas Tadeu

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Psicologia

Nome do Aluno Nome do Aluno Nome do Aluno

Título do Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no formato de artigo ao Curso de Psicologia da Universidade São Judas como parte dos requisitos para obtenção do grau de Psicólogo. Área de concentração: Nome do núcleo Orientador: Nome e Titulação do Professor

São Paulo 2021

(17)

ANEXO 4 – Autorização da Banca Externa

São Paulo,

A/C coordenação do Curso de Psicologia da USJT Eu

orientador do trabalho intitulado

dos alunos

venho por meio desta solicitar à coordenação do curso de psicologia autorização dos seguintes membros da banca externa:

( ) autorizado ( ) não autorizado

_________________________________________ Coordenação do Curso de Psicologia USJT

(18)

ANEXO 5 - FICHA DE ACOMPANHAMENTO Tema do TCC:

Alunos:

Data Orientações/Atividades Realizadas dos discentes Assinatura

(19)

Observações:

(20)

ANEXO 6 – CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO

Critérios para pontuação da apresentação e arguição - 3 pontos):

(a) apresentação do trabalho dentro do prazo estabelecido e de

forma clara e concisa;

(b) respostas às arguições dos examinadores demonstrando

domínio e entendimento do trabalho realizado;

(c) os autores serão avaliados, independentemente, nas suas

respostas aos examinadores.

Nota Final

Avaliação do manuscrito (7 pontos) + apresentação e arguição (3 pontos) = 10,0 pontos.

1. Após a arguição, a banca examinadora deixará o local da

apresentação para discutir o desempenho dos autores nas apresentações oral e escrita;

2. Cada professor examinador atribuirá uma nota ao Trabalho de

Conclusão de Curso de zero a dez pontos. A média final será a média aritmética das notas atribuídas;

3. Após as atribuições das notas, a banca retorna ao local da

apresentação e o professor-orientador fará o anúncio da avaliação final obtida pelos autores.

(21)

ANEXO 7 – AVALIAÇÃO Título do trabalho:

Parecerista (arguidor):

AVALIAÇÃO DE MANUSCRITO – SETE PONTOS Observações Gerais

Conclusão

Indicar se o manuscrito tem condição de aceitação pela Revista Escolhida

[ ] APROVADO SEM RESTRIÇÕES [ ] APROVADO COM RESTRIÇÕES [ ] R E P R O V A D O

Data: / / 2021 Assinatura:

(22)

AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL E ARGUIÇÃO DO MANUSCRITO

ALUNO 1:

APRESENTAÇÃO (1 ponto)

No tempo máximo de 20 minutos (até 0,5 ponto) Slides adequados ao conteúdo

(até 0,5 ponto) ARGUIÇÃO (2 pontos) Respostas adequadas (até 1 ponto) Domínio do conteúdo (até 1 ponto)

PONTUAÇÃO DA APRESENTAÇÃO (até 3 pontos) PONTUAÇÃO DO MANUSCRITO (até 7 pontos) RESULTADO FINAL (até 10 pontos) ALUNO 2:

APRESENTAÇÃO (1 ponto)

No tempo máximo de 20 minutos (até 0,5 ponto) Slides adequados ao conteúdo

(até 0,5 ponto) ARGUIÇÃO (2 pontos) Respostas adequadas (até 1 ponto) Domínio do conteúdo (até 1 ponto)

PONTUAÇÃO DA APRESENTAÇÃO (até 3 pontos) PONTUAÇÃO DO MANUSCRITO (até 7 pontos) RESULTADO FINAL (até 10 pontos) ALUNO 3:

APRESENTAÇÃO (1 ponto)

No tempo máximo de 20 minutos (até 0,5 ponto) Slides adequados ao conteúdo

(até 0,5 ponto) ARGUIÇÃO (2 pontos) Respostas adequadas (até 1 ponto) Domínio do conteúdo (até 1 ponto)

PONTUAÇÃO DA APRESENTAÇÃO (até 3 pontos) PONTUAÇÃO DO MANUSCRITO (até 7 pontos) RESULTADO FINAL (até 10 pontos)

(23)

Referências

Documentos relacionados

18º A monografia, na disciplina TCC I e a respectiva apresentação oral do aluno serão avaliadas por uma banca examinadora composta por três docentes: o

O trabalho aprovado com a nota igual ou superior a 9,0 (nove vírgula zero), observadas as correções determinadas pela Banca Examinadora, deve ser entregue pelo aluno na

Não se pode esquecer de que as notas devem estar na mesma página do texto, caso contrário, é necessário fazer a citação completa, mesmo que a obra/autor continue

2º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é realizado por acadêmicos devidamente matriculados na disciplina em questão (salvo em casos excepcionais poderá ser realizado em dupla ou

l) Coordenar o recebimento da cópia impressa e/ou digital da versão final do TCC na data e horário marcados acompanhado do Termo de Anuência da Versão Final do Trabalho de

Takeuchi e Nonaka (2008), apresentam a importância de se estimular e/ou proporcionar condição para a criação de conhecimento dos indivíduos, de modo que a organização

que tratam do calendário acadêmico vigente, que será apresentado ao colegiado do Curso para aprovação. Os estudantes matriculados na disciplina ENGF010 – TCC Trabalho de

A substituição de que trata este artigo poderá se dar até, no máximo, 3 (três) meses antes da data marcada para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, em sua