• Nenhum resultado encontrado

Município de Morro Grande SC Concurso Público 02/2017. Prova objetiva escrita para o cargo de: MONITOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Morro Grande SC Concurso Público 02/2017. Prova objetiva escrita para o cargo de: MONITOR"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Município de Morro Grande – SC Concurso Público 02/2017

Prova objetiva escrita para o cargo de:

MONITOR

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término as 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (TRINTA) questões objetivas, cada uma com 05 (CINCO) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. Juntamente com o caderno de prova encontra-se o seu Cartão resposta o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras.

7. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá assinalar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa Correta

01 A B C D E

02 A C D E

03 A B D E

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 8. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

9. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

10. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital de Concurso Público 02/2017.

11. Boa prova.

12. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

... Concurso Público Município de Morro Grande – SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

01- Na frase: “Campeonato catarinense 2018 começa hoje com rodada completa” (Diário Catarinense, 17 jan. 2018) temos:

a) 2 substantivos, 2 adjetivos, 1 numeral, 1 verbo, 1 advérbio, 1 preposição. b) 1 substantivo, 1 adjetivo, 2 verbos, 1 numeral, 2 preposições, 1 advérbio. c) 2 substantivos, 1 adjetivo, 2 numerais, 1 verbo, 1 advérbio, 1 preposição. d) 1 substantivo, 2 adjetivos, 2 verbos, 1 numeral, 1 advérbio, 1 preposição. e) 2 substantivos, 1 adjetivo, 2 verbos, 1 numeral, 1 advérbio, 1 preposição.

02- Na frase O médico assistiu o paciente durante a cirurgia o verbo assistir foi utilizado com o sentido de: a) Presenciar. b) Pertencer. c) Caber. d) Prestar assistência. e) Residir.

03- As frases abaixo estão de acordo com o padrão culto da língua, no entanto, uma delas apresenta erro de regência. A frase que apresenta erro de regência é:

a) Laura vai ao dentista. b) Beatriz namora João.

c) O aluno desobedeceu o professor. d) Aspirou o ar puro da manhã.

e) A velha lembrou-se de todas as amigas que teve na infância.

04- Marque a alternativa em que todas as palavras acentuadas são regidas pela mesma regra de acentuação:

a) Abóbora, língua, relógio, avô, bônus.

b) Ângulo, cônjuge, míope, acadêmico, público. c) Semântica, ímã, relâmpago, pastéis, saúde. d) Utensílio, boné, herói, tábua, íntima.

e) Gênio, glória, saúde, empréstimo, céu.

05- Os consumidores ficam apreensivos quando iniciam as semanas de promoções e grandes descontos, pois têm medo de serem enganados. Os termos que substituem, sem prejuízo semântico, as expressões em destaque, respectivamente, são:

a) Ansiosos, porém. b) Aflitos, portanto. c) Ingênuos, por isso. d) Irritados, uma vez que. e) Receosos, porque.

06- Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, que localiza se no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro mais territorialmente extenso e o décimo-primeiro de maior população. Além disso, é o nono de maior povoamento. Quantos municípios compõem o estado de Santa Catarina?

a) 292 municípios. b) 295 municípios.

c) 296 municípios.

d) 312 municípios. e) 325 municípios.

(4)

07-A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de estado político-militar, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo e deportando o então chefe de estado, imperador D. Pedro II. Sendo assim em que data aconteceu a Proclamação da República Brasileira? a) 07 de setembro de 1822. b) 07 de setembro de 1882. c) 15 de novembro de 1889. d) 15 de novembro de 1899. e) 15 de novembro de 1989.

08- Observe o texto abaixo o qual foi extraído da Lei Orgânica Municipal, artigo 69, §2º, e preencha os espaços em branco de acordo com a alternativa correta a qual você deverá assinalar.

A lei ___________________compreenderá as prioridades da administração pública Municipal, incluindo _____________________ para o ______________________, orientará a elaboração da______________________, disporá sobre as alterações _________________e estabelecerá a política _________________________________.

a) Orgânica Municipal - as receitas e despesas - Município - Lei orçamentária anual - na Legislação Tributária - de desenvolvimento.

b) De diretrizes orçamentárias - receitas e despesas - exercício financeiro subsequente - Lei Orçamentária anual - na legislação tributária - de desenvolvimento.

c) Orgânica Municipal - as despesas de capital - exercício financeiro subsequente - Lei Orçamentária anual - na legislação tributária - de fomento.

d) De diretrizes orçamentárias - as despesas de capital - exercício financeiro subsequente - Lei Orçamentária anual - na legislação tributária - de fomento.

e) De diretrizes orçamentárias - as despesas de capital - exercício financeiro subsequente - Lei Complementar - na legislação do orçamento - de fomento.

09- Analise a figura abaixo, da planilha do Microsoft Excel 2010, e assinale a alternativa que corresponde à fórmula correta a ser digitada em B4 para apurar a diferença entre a receita e a despesa:

(5)

a) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: A2-B2 seguido de enter.

b) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: B4 = A2-B2 seguido de enter.

c) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: B2-A2 seguido de enter.

d) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: =diferença(A2-B2) seguido de enter.

e) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: =A2-B2 seguido de enter.

10- A figura abaixo mostra a tela do Microsoft Word 2010. Analise-a e assinale a alternativa correta:

Para centralizarmos a palavra da figura acima utilizamos simultaneamente as seguintes teclas do teclado: a) Ctrl Shift. b) Ctrl L. c) Ctrl C. d) Ctrl E. e) Ctrl Alt.

Conhecimentos Específicos

11- Esta teoria do desenvolvimento da inteligência foi desenvolvida pelo biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Baseado em experiências com crianças a partir do nascimento até a adolescência. Tal modelo teórico explica o desenvolvimento da inteligência, tendo como conteúdo básico a ação do sujeito que interage com os objetos, construindo, a partir dessas ações, formas e/ou estruturas de inteligência que lhe permitem, cada vez mais, adaptar-se ao mundo em que vive.

O texto acima se refere:

a) Epistemologia Genética. b) Behaviorismo.

c) Sócio-interacionismo. d) Interacionismo. e) Conectivismo.

(6)

12- “Estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.”.

a) Estudo infantil.

b) Psicologia do desenvolvimento. c) Desenvolvimento.

d) Teoria da aprendizagem. e) Metodologia da aprendizagem.

13- Preencha as lacunas na ordem correta com as palavras:

Investimento público/cuidar/educar/classe social/assistência social.

“A construção da identidade das creches e pré-escolas a partir do século XIX em nosso país insere-se no contexto da história das políticas de atendimento à infância, marcado por diferenciações em relação à _______________ das crianças. Enquanto para as mais pobres essa história foi caracterizada pela vinculação aos órgãos de _____________, para as crianças das classes mais abastadas, outro modelo se desenvolveu no diálogo com práticas escolares. Essa vinculação institucional diferenciada refletia uma fragmentação nas concepções sobre educação das crianças em espaços coletivos, compreendendo o _____________ como atividade meramente ligada ao corpo e destinada às crianças mais pobres, e o _______________ como experiência de promoção intelectual reservada aos filhos dos grupos socialmente privilegiados. Para além dessa especificidade, predominou ainda, por muito tempo, uma política caracterizada pela ausência de ________________ e pela não profissionalização da área.”

Assinale a alternativa com a ordem correta das palavras:

a) Investimento público/ cuidar/educar/assistência social/classe social. b) Cuidar/classe social/ investimento público/ educar/assistência social. c) Assistência social/cuidar/ classe social/ investimento público/educar. d) Classe social/assistência social/cuidar/educar/investimento público. e) Assistência social/ classe social/ educar/cuidar/investimento público.

14- “Do ponto de vista legal, a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança [...] em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade (Lei nº 9.394/96, art. 29).” O atendimento em creches e Pré-escola se dará a criança que compreendem quais faixas etárias?

a) Zero a sete anos. b) Um a cinco anos. c) Zero a quatro anos. d) Um a quatro anos. e) Zero a cinco anos.

15- Considera a Lei nº 9.394/96 em seu artigo 22 que a Educação Infantil é parte integrante da: a) Séries iniciais.

b) Educação Básica. c) Ensino Médio.

d) Ensino Fundamental. e) Ensino Obrigatório.

(7)

16- “É o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento das crianças/alunos que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas. Na sua execução, a instituição de Educação Infantil organiza seu currículo, que pode ser entendido como as práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais, e que afetam a construção das identidades das crianças.” O texto se refere à:

a) Organização de espaço. b) Gestão democrática.

c) Projeto Político Pedagógico. d) Avaliação Pedagógica. e) Instituição de Ensino.

17- “O bebê é um sujeito histórico e de direitos, promove cultura, possui singularidades, ritmos próprios, gostos e linguagens, sendo a expressividade corporal e motora a principal forma de comunicar-se e descobrir o mundo ao qual está inserido. De acordo com Barbosa & Richter (2010, p.1): Os bebês possuem um corpo onde o afeto, intelecto e motricidade estão profundamente conectados e a forma particular como esses elementos que vão definindo as singularidades de cada indivíduo ao longo de sua história. Cada bebê possui um ritmo pessoal de se comunicar.”.

Observando o texto acima assinale (V) para as afirmativas Verdadeiras ou (F) as Falsas:

I-( )As atividades diárias vivenciadas pelo bebê, como a alimentação contribuem para a formação da identidade.

II-( )A dependência do bebê em relação ao adulto é natural na fase do seu desenvolvimento. Na medida que vai crescendo, sua dependência vai diminuindo e a autonomia ganha cada vez mais espaço.

III-( )É importante observar, interagir e buscar compreender as linguagens dos bebês, estabelecendo um diálogo e uma relação de confiança entre adultos e crianças.

IV-( )Permitir ao bebê certo grau de liberdade durante as refeições torna este momento prazeroso e de grande aprendizagem.

V-( )Para que tenha contato direto com os alimentos, é necessário que tão logo consigam ter habilidade de manuseá-los, o bebê possa ter a experiência de tocar, sentir e saborear.

Correlacione: a) V, V, F, F, V. b) F, F, V, V, F. c) V, V, V, V, V. d) F, V, F, F, F. e) V, V, F, V, F.

18- “São mais empregadas no aprendizado das crianças de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.”

O texto se refere à:

a) Grade curricular infantil. b) Desenvolvimento psicomotor. c) Capacidade física.

d) Atividades lúdicas. e) Motricidade.

(8)

19- A construção de sociedades e escolas inclusivas, abertas às diferenças e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas, é um objetivo prioritário da educação nos dias atuais. Inclusão escolar abrange:

Assinale (V) para as afirmativas Verdadeiras ou (F) as Falsas:

I-( ) diversas formas de deficiências e com as exclusões geradas pela diferença social. II-( )somente formas de deficiências físicas e neurológicas.

III-( )diferenças sociais, econômicas cultural.

IV-( )exclusões geradas pela diferença racial, de gênero e ideológica. Assinale a alternativa correta:

a) V, V, V, V. b) V, F, V, F. c) F, V, F, V. d) F, F, F, V. e) V, F, V, V.

20- Função das Instituições de Educação Infantil. Assinale a alternativa Incorreta.

a) Primeiro espaço de educação coletiva fora do contexto familiar.

b) Assumir a responsabilidade de torná-las espaços privilegiados de convivência de construção de identidades coletiva e de ampliação de saberes.

c) Constituem-se em estratégia de promoção de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, uma vez que permitem às mulheres sua realização para além do contexto doméstico.

d) Transferir conhecimentos de diferentes naturezas, por meio de práticas que atuam como recursos de promoção da equidade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.

e) O cuidado é primordial, “visão” assistencialista que faz da creche um local, onde se abrigam crianças para que seus familiares possam trabalhar tranquilos. Preferencialmente voltada para mães das classes sociais baixa e média-baixa.

21-Trabalho em Equipe: Assinale a alternativa incorreta.

a) Bastante benéfica para o ambiente corporativo, pois permite que as tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência.

b) Estimula o aprimoramento das habilidades de cada profissional. c) Agrega valor ao trabalho e gera confiança entre os colaboradores. d) Cada colaborador tem uma meta.

e) Gera um grupo preparado e motivado para realização de trabalhos.

22- No seu desenvolvimento as crianças tendem a imitar gestos e atitudes de quem os cerca, é importante que as brincadeiras ajudem-nas a criar seus traços específicos. Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a estes pequenos devem desenvolver habilidades especificas como:

Assinale a alternativa Incorreta.

a) Coordenação motora, orientação espacial. b) Ritmo, equilíbrio.

c) Organização temporal, lateralidade.

d) Desenvolvimento de linguagem como forma de comunicação. e) Desenvolve gosto pelos jogos e competição.

(9)

23- Infelizmente, no cenário atual da educação brasileira, são identificados inúmeros problemas de comunicação que comprometem o aprendizado dos alunos e sua relação com a escola. Logo se faz necessário um relacionamento saudável entre alunos, professores e corpo discente e está diretamente ligada a comunicação estabelecida entre eles. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I- Na hora de se dirigir ao aluno/crianças fale com propriedade do assunto, sempre em postura ereta, em um nível acima ao dele mostrando firmeza e quem ele deve respeitar.

II- Clareza e objetividade são fundamentais.

III- Falar a língua do aluno, adequar o discurso à realidade da criança e do adolescente. IV- Levar em consideração a faixa etária e a série deles/alunos.

V- Ao se tratar de indisciplina de um grupo de aluno ou de uma turma, é necessário alterar o tom de voz, além de ser ouvido traz respeito.

a) Somente as afirmativas II e V estão corretas. b) Afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

c) Somente a afirmativa III está correta. d) Afirmativas II, III e IV estão corretas.

e) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.

24- Nos dias atuais existe uma preocupação governamental crescente em relação às questões relacionadas à alimentação e à nutrição principalmente no que se refere ao ambiente escolar: Assinale a alternativa Incorreta.

a) A escola deve ser o melhor espaço de oportunidades para prevenir a má-nutrição por uma série de motivos, dentre os quais a possibilidade de, nesse ambiente, ser viável o trabalho relativo à educação nutricional e alimentar e pela possibilidade de a criança e do adolescente se tornarem agentes de mudanças na família.

b) O papel da escola vem se tornando cada vez mais importante na formação de hábitos saudáveis.

c) Temas de nutrição podem ser trabalhados a partir do tema transversal Saúde.

d) Alunos vivenciam na escola situações que lhes possibilitam valorizar conhecimentos, práticas e comportamentos saudáveis ou não, o que indica que os espaços escolares e as atitudes cotidianas praticadas dentro da escola tanto podem desenvolver atitudes voltadas para a saúde como podem ignorá-las.

e) Em 1971, a lei 5466, De acordo com essa legislação, Programas de Saúde devem ser trabalhados como Disciplina, com atividades que contribuam para a formação de condutas e para a aquisição de conhecimentos e valores capazes de incentivar a alimentação saudável e nutrição.

25- ____________________, estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pelas crianças. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem.

Preencha a lacuna acima com a palavra correta: a) Teoria de crescimento.

b) Psicologia da aprendizagem. c) Desenvolvimento psicossocial. d) Metodologia do crescimento. e) Psicologia social.

(10)

26- Aprender a administrar conflitos faz parte do trabalho em equipe, logo: Assinale a alternativa incorreta:

a) Se colocar no lugar do outro.

b) Se tiver a razão não aceitar ser contrariado, procurar o superior para resolução da questão.

c) Saber ouvir todos os diferentes pontos de vista envolvidos. d) Ser racional e ter autocontrole.

e) Dialogar é sempre o melhor caminho.

27- O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

Assinale a alternativa que não condiz com o Projeto Político Pedagógico:

a) Deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos.

b) A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola.

c) Sua construção é feita pela Secretaria Municipal de Educação, com validade de dois a três anos para mudança, sendo repassado a toda as Unidades de Ensino, para seguimento do mesmo.

d) É um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto.

e) Escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.

28- De acordo com a Organização Mundial de Saúde, deficiência é o substantivo atribuído a toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Refere-se, portanto, à biologia do ser humano. Em relação à Paralisia Cerebral esta pode ser causada por:

Assinale a alternativa Incorreta.

a) Transfusão de sangue com o gene contaminado.

b) Privação de oxigênio grave para o cérebro ou trauma craniano durante o trabalho de parto.

c) Infecção durante a gravidez que podem danificar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto.

d) Icterícia grave na criança.

e) Fator Rh incompatível entre mãe e bebê.

29- O uso de termos adequados é importante para enfrentar preconceitos, estereótipos e promover a igualdade e a inclusão de indivíduos com deficiência. Em relação a pessoas com Síndrome de Down:

I- Síndrome de Down, não é doença.

II- Apesar de indivíduos com síndrome de Down terem algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, não são todos iguais. Todas as pessoas, inclusive as pessoas com síndrome de Down, têm características únicas, tanto genéticas, herdadas de seus familiares, quanto culturais, sociais e educacionais.

(11)

III- As pessoas com síndrome de Down estudam, trabalham e convivem com todos. Esses indivíduos têm opinião e podem se expressar sobre assuntos que lhes dizem respeito.

IV- O termo “portador” tanto para síndrome de Down quanto para outras deficiências caiu em desuso. O mais adequado é dizer que a pessoa tem deficiência.

Após analise dos tópicos, podemos afirmar que as alternativas corretas para o tema são: a) Tópicos II, III e IV estão corretos.

b) Somente os tópicos II e III estão corretos. c) Tópicos I, II, III e IV estão corretos.

d) Somente os tópicos I e IV estão corretos. e) Tópicos I, II, III e IV estão incorretos.

30- As pessoas com deficiência ganharam espaço na sociedade quebrando paradigmas conceituais que por ventura os impediam de ter acesso ao âmbito escolar, participando ativamente da sociedade cumprindo com seu dever como cidadão ativo e participativo dentro da sociedade. Quanto ao atendimento ás pessoas com deficiências na educação regular. Assinale a alternativa incorreta.

a) As aulas podem ser preparadas e aplicadas igualmente a todos os alunos sem distinção. b) A avaliação é feita estabelecendo critérios e respeitando a condição da individualidade. c) As pessoas com deficiência tem o direito de frequentar as Escolas especiais fora do

horário regular de ensino.

d) Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais devem receber qualquer apoio extra que possam precisar, para que se lhes assegure uma educação efetiva.

e) Atender às diferenças, atender às necessidades especiais, ressignifica, mudar o olhar da escola, pensando não a adaptação do aluno, mas a adaptação do contexto escolar aos alunos.

Referências

Documentos relacionados

Para inferir a personalidade de cada participante foram propostos dois diferentes testes: (1) o teste para a inferência de personalidade, baseado em questionários explícitos foi

Para compreender se existem políticas públicas brasileiras voltadas para a saúde sexual e reprodutiva de homens trans, boycetas e pessoas não-binárias afab, busquei por

A partir de 1 de fevereiro de 2012, o Metro passa a ter um bilhete de uma viagem válido para toda a rede do Metro, com o valor de 1,25 Euros, eliminando-se os atuais bilhetes de

Nesse sentido, faz-se necessário compreender melhor como os pacientes identificam e valorizam a ocorrência das manifestações clínicas de piora da doença,

Visto que a utilização de animais polinizadores é uma alternativa para o aumento da produção de algumas espécies vegetais, a associação destes animais com as plantações de

Segundo esse autor, o gesso agrícola aplicado, mesmo que na superfície do solo, promove a elevação dos teores de cálcio nos frutos, pois sendo mais solúvel em água que o

Das 140 amostras de leite cru, queijo Minas Frescal e manipuladores coletadas, 66 (47,1%) foram positivas para Staphylococcus aureus e destas foram obtidos 77 isolados (Tabela 1)..

Ainda em 1999, Mônica foi aprovada num concurso da BBC em Londres para assumir o posto no Serviço Brasileiro da emissora onde ficou até 2005, quando foi para Nova York