• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Mestrado Integrado em Medicina

Faculdade de Ciências Medicas | Universidade Nova de Lisboa

Ano lectivo 2017/2018

Regente da Unidade Curricular

Prof. Doutor Rui Maio

Discente

Mariana Miranda Oliveira Silva | 2012289 | Turma 3

Lisboa, Junho 2018

(2)

Índice

I. INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS ... 3

II. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 4

II.a ESTÁGIOS PARCELARES ... 4

II.a.1. ESTÁGIO DE CIRURGIA GERAL - 11/09/2017 a 3/11/2017 ... 4

II.a.2. ESTÁGIO DE MEDICINA INTERNA - 6/11/2017 a 12/01/2018 ... 4

II.a.3. ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL - 22/01/2018 a 16/02/2018 ... 5

II.a.4. ESTÁGIO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR - 19/02/2018 a 16/03/2018 ... 5

II.a.5. ESTÁGIO DE PEDIATRIA - 19/03/2018 – 20/04/2018 ... 6

II.a.6. ESTÁGIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA - 23/04/2018 a 18/05/2018 ... 6

II.b. ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL – Cirurgia Geral – 21/05/2018 – 01/06/2018 ... 7

II.c. PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA ... 7

II.d. ELEMENTOS VALORATIVOS ... 7

III. REFLEXÃO CRÍTICA ... 8

IV. ANEXOS ... 10

ANEXO I: Trabalhos realizados ao longo do estágio profissionalizante...11

ANEXO II: Atividades Curriculares e Extracurriculares
 
 ... 12

Anexo II.a – Curso TEAM ... 12

Anexo II.b – Congresso Nacional de Estudantes de Medicina ... 13

Anexo II.c – Estágio em Dispositivos de Emergência Médica - INEM ... 16

Anexo II.d – I Jornadas de Medicina Geral e Familiar ... 17

Anexo II.e – Intercâmbio Clínico – Brasil 2016 – Cirurgia Geral ... 18

Anexo II.g. – Curto Estágio Médico em Férias (CEMEF) – 2015 ... 19

(3)

3

I.

INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa engloba um conjunto de estágios profissionalizantes com a finalidade de consolidar, integrar e complementar os conhecimentos teóricos previamente adquiridos e aperfeiçoar aptidões práticas essenciais à prática clínica. “A função da educação médica pré-graduada é preparar licenciados

médicos com atributos profissionais adequados e com um núcleo de conhecimentos e competências que lhes permita aprender autonomamente ao longo de toda a carreira médica” 1. Assim, o objectivo

final deste estágio é a aproximação do estudante à prática clínica autónoma que irá dominar a sua vida profissional num futuro próximo.

Perante isto, destaco os seguintes objectivos gerais (análogos a todos os estágios) a que me propus: consolidar e sistematizar conhecimentos adquiridos ao longo do MIM de forma a melhorar o meu raciocínio clínico; adquirir autonomia relativamente à colheita da anamnese e execução de um exame objectivo completo e orientado, ao pedido de exames complementares de diagnóstico, ao diagnóstico e à instituição terapêutica adequados; aperfeiçoar procedimentos técnicos imprescindíveis a um médico recém-formado; melhorar as técnicas de comunicação, estabelecendo relações interpessoais quer com profissionais de saúde quer com os doentes e seus familiares; integrar a componente biopsicossocial na avaliação e tratamento dos doentes e, por fim, conhecer e integrar princípios éticos na prática clínica.

O presente relatório visa descrever as atividades realizadas ao longo do 6º ano e destacar o contributo de cada estágio para o cumprimento dos objectivos globais supramencionados e dos específicos abordados em cada estágio parcelar. Assim, o relatório encontra-se organizado em 4 partes: a presente Introdução, seguindo-se uma sucinta Descrição das Atividades Desenvolvidas, incluindo as Unidades Curriculares Opcional e Integradora de Conhecimentos realizadas bem como elementos valorativos do meu percurso.Sucede-se uma Reflexão Crítica ao cumprimento dos objectivos propostos ao longo dos estágios, onde incluo uma posição crítica acerca dos mesmos e do trabalho que desenvolvi. Termino apresentando ainda em anexo os certificados das atividades extracurriculares que frequentei, mencionadas neste relatório. 1 - O Licenciado Médico em Portugal–Faculdade de Medicina de Lisboa, 2005

(4)

II.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

II.a ESTÁGIOS PARCELARES

II.a.1. ESTÁGIO DE CIRURGIA GERAL - 11/09/2017 a 3/11/2017

O Estágio Parcelar de Cirurgia Geral teve a duração de 8 semanas, no Hospital das Forças Armadas – Polo de Lisboa (HFAR-PL), sob a orientação do Dr. Pedro Campos.

Os objectivos que estipulei para este estágio passaram por: familiarizar-me com a terminologia cirúrgica e
 conhecer as principais patologias cirúrgicas;
 saber identificar as situações clínicas com indicação cirúrgica urgente e saber executar as técnicas de pequena cirurgia mais comuns incluindo técnicas de anestesia e de assepsia necessárias para o efeito.

Durante a primeira semana de estágio decorreram as sessões teóricas e teórico-práticas no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e realizei o Curso “TEAM” - Trauma Evaluation and Management. Nas restantes semanas acompanhei as atividades diárias do meu tutor e restante equipa cirúrgica, no Hospital das Forças Armadas. Assim, desempenhei atividades assistenciais/supervisionadas no Bloco Operatório onde fui integrada na equipa cirúrgica como 1ª ou 2ª ajudante, tendo colaborado no manuseamento de instrumentos cirúrgicos e no encerramento da incisão cutânea e onde me foi permitido assistir também a intervenções cirúrgicas da Urologia e da Ortopedia; no âmbito da Enfermaria acompanhei doentes em contexto pré-operatório e pós-operatório, elaborei Notas de Entrada, Diários Clínicos e Notas de Alta; além disso acompanhei as Consulta Externas dos vários médicos da equipa; participei nas Reuniões Multidisciplinares de Decisão Terapêutica e assisti a Sessões Clínicas. Em relação ao Serviço de Urgência (SU) do HFAR-PL, em virtude da especificidade desta unidade hospitalar, tivemos um contacto mais esporádico com este serviço. Assim, para colmatar este facto acompanhei o meu tutor no SU do Hospital Dr. José de Almeida, em Cascais. Ainda no HFAR visitei o Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva (CEIP), o Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica e o Centro de Medicina Aeronáutica e Treino Físico. O estágio terminou com o Mini-Congresso de Cirurgia no qual apresentei um caso clínico de icterícia obstrutiva complicada intitulado “A Premissa de Arquimedes: um caso de Icterícia Obstrutiva”, em conjunto com 3 colegas.

(5)

5 O estágio parcelar de Medicina Interna decorreu durante 8 semanas no Serviço II de Medicina Interna do Hospital Egas Moniz (HEM), sob a orientação do Dr. Manuel Nisa Pinheiro.

Neste estágio os meus objectivos consistiram essencialmente na consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos e aquisição de novos conhecimentos teóricos complementares e aptidões práticas.

Frequentei maioritariamente a enfermaria, ocupando-me da observação dos doentes internados, redação do diário clinico, discussão com o médico responsável e eventual pedido de exames complementares ou prescrição terapêutica, com posterior apresentação dos casos na visita clínica. Assisti a técnicas invasivas como uma biopsia óssea e colocação de cateteres venosos centrais e realizei várias gasometrias. Também participei ativamente nas consultas externas, no serviço de urgência do Hospital S. Francisco Xavier (HSFX) e acompanhei, semanalmente, reunião de notas de alta, sessões clínicas e Journal Club. Frequentei a urgência interna no HEM, onde vivenciei uma dinâmica com a qual não tinha contactado ao longo do curso. Aperfeiçoei técnicas de comunicação quer com os doentes quer com os seus familiares, o que constituía um dos meus objectivos globais, especificamente no que toca à transmissão de más notícias. Destaco a componente teórica do estágio que serviu de complemento à prática clínica. No final do estágio apresentei um trabalho de grupo, com o tema “Pericardite Aguda a propósito de um caso clínico”.

II.a.3. ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL - 22/01/2018 a 16/02/2018

O estágio parcelar de Saúde Mental teve a duração de 4 semanas. Após 2 dias de formação teórica, o estágio decorreu no Serviço de Pedopsiquiatria, na Clínica da Encarnação, do Hospital Dona Estefânia (HDE), que abrange crianças dos 4 aos 12 anos. Estas semanas foram organizadas de forma a acompanhar o dia-a-dia do meu tutor, Dr. Juan Sanchez, nas diversas atividades disponíveis. Assim, frequentei maioritariamente as Consultas Externas, onde observei um total de 50 doentes, mas também participei no SU do HDE, complementando a observação que foi sendo realizada, em particular na condução da entrevista psiquiátrica em contexto agudo. Acompanhei também, semanalmente, sessões clínicas do Serviço, reuniões com o agrupamento de escolas e sessões teórico-práticas destinadas aos internos da especialidade.

(6)

diagnosticar patologia, destrinçando-a do comportamento normal da criança/adolescente; compreender o doente no seu contexto social, laboral e familiar e identificar situações de risco.

II.a.4. ESTÁGIO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR - 19/02/2018 a 16/03/2018

O Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar, com duração de 4 semanas, decorreu no Centro de Saúde Alfa Beja, tutelado pela Dr.ª Madalena Valente.

Este estágio teve como principais objectivos a aquisição de autonomia no diagnóstico e tratamento das patologias mais prevalentes da comunidade, recorrendo a normas de orientação clínica e à evidência científica mais recente, com uma avaliação do doente na sua vertente biopsicossocial. Para isto, assisti a consultas de Planeamento Familiar, de Saúde Infantil e Juvenil, de Saúde Materna e em maior escala de Saúde de Adultos e Doença aguda. Acompanhei também a minha tutora na realização de domicílios. Terminei o estágio com a apresentação da Norma de Orientação Clínica - Monitorização e Tratamento Para o Controlo da Asma na Criança, no Adolescente e no Adulto e realizei o Diário de

Exercício Orientado, que foi alvo de avaliação oral.

II.a.5. ESTÁGIO DE PEDIATRIA - 19/03/2018 – 20/04/2018

O estágio parcelar Pediatria sucedeu durante 4 semanas no Serviço de Pediatria Médica 5.1 do Hospital Dona Estefânia, tutelado pelo Dr. António Bessa Almeida.

Os principais objetivos deste estágio consistiam no contacto com as patologias pediátricas mais frequentes; no aperfeiçoamento das técnicas de comunicação e do método de colheita de história clínica num doente pediátrico. Assim, ao longo das 4 semanas, frequentei a enfermaria, as consultas externas de Pediatria Geral, participei no SU num total de 28 horas observando 58 doentes e assisti a sessões clínicas do Serviço. Integrado neste estágio, esteve também incluído um período de consultas de Imunoalergologia com uma sessão teórica e ainda uma manhã na enfermaria do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta. Como parte integrante da minha avaliação, realizei uma história clínica e apresentei um trabalho de grupo sobre “Distúrbios do Potássio na Criança”.


II.a.6. ESTÁGIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA - 23/04/2018 a 18/05/2018

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia realizado no Hospital de Vila Franca de Xira, sob a orientação da Dr.ª Luciana Patrício na componente de Obstetrícia e pela Dr.ª Adriana Franco na vertente

(7)

7 da Ginecologia, ao longo de 4 semanas. Como objectivos estabeleci a sistematização da abordagem de patologia Ginecológica e Obstétrica, Planeamento familiar e aconselhamento pré-concepcional e execução de exame objectivo orientado. Para isso, acompanhei as minhas tutoras no bloco operatório de ginecologia, tendo participado numa cirurgia; nas consultas de Obstetrícia de gravidez de baixo e de alto risco; nas consultas de ecografias; nas consultas de Ginecologia de Uroginecologia e de Patologia do colo uterino incluindo a observação de colposcopias e realização de exame ginecológico e ainda no SU que se encontra dividido em duas áreas (admissões e bloco de partos) as quais frequentei. A minha avaliação final consistiu na apresentação de um trabalho de grupo intitulado “Chlamydia trachomatis –

Um factor de risco para carcinoma do ovário?”

II.b. ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL – Cirurgia Geral – 21/05/2018 – 01/06/2018

Apesar desta Unidade Curricular não constituir uma componente do Estágio Profissionalizante, penso ser pertinente mencionar o seu contributo para a minha formação pessoal e curricular. O estágio opcional de Cirurgia Geral, com a duração de 2 semanas, decorreu no Hospital Santa Maria Maior, sob orientação do Dr. Daniel Martins. Participei essencialmente no SU, no bloco operatório e cirurgia de ambulatório e na enfermaria do Serviço.

II.c. PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA – Integração De Conhecimentos

Esta Unidade Curricular, semestral, sob a regência do Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis baseia-se em baseia-sessões teóricas multidisciplinares que permitiram uma visão integradora da abordagem de cada especialidade perante situações clínicas relevantes, sistematizando o raciocínio clínico adquirido nas diferentes unidades curriculares ao longo do MIM.

II.d. ELEMENTOS VALORATIVOS

Das atividades realizadas ao longo do MIM que considero mais relevantes para meu percurso, destaco apenas a colaboração em 2014 no curso Advanced Trauma Life Support (A.T.L.S.); o estágio clínico de verão realizado em 2015 no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Santa Maria Maior e o Intercâmbio Clínico em 2016 no âmbito da Cirurgia Geral em Recife no Brasil. No decorrer do presente ano lectivo participei nas seguintes atividades: Estágio em Emergência Médica no INEM; I Jornadas de Medicina Geral e Familiar da Academia CUF; Congresso Nacional de Estudantes de Medicina, incluindo

(8)

os seguintes workshops: Prescrição de Exercício Físico; ABC do Erro Médico e Medicina Tropical, Serviço Público, Indústria Farmacêutica e Carreira Internacional.

III. REFLEXÃO CRÍTICA

O Estágio Profissionalizante, que integra o último ano do MIM, é aquele em que se pretende estabelecer uma aproximação à prática clínica autónoma que irá dominar a vida profissional de um médico recém-formado. Concluído este ano, é importante avaliar as competências a que me propus tendo em conta cada estágio parcelar individualmente.

Relativamente ao estágio de Cirurgia Geral a duração do mesmo é a meu ver uma grande mais-valia ao permitir que me adaptasse à dinâmica do Serviço e da equipa cirúrgica. O reduzido número de alunos no HFAR permitiu, como é pretendido num estágio profissionalizante, que participasse em todas as cirurgias realizadas pela equipa a que fui atribuída. A visualização direta das estruturas anatómicas permitiu assimilar de forma mais eficaz os procedimentos cirúrgicos realizados. Além do bloco operatório, estive presente nas consultas e na enfermaria. O mais interessante foi a oportunidade de seguir os doente em consulta, estar presente na cirurgia e observá-lo no pós-operatório em internamento e, de novo, acompanha-lo em consulta de seguimento, permitindo uma visão global da sua evolução. Um aspecto menos positivo deste estágio foi a reduzida diversidade de patologias observadas globalmente, quer em contexto urgente quer eletivo. Contudo não sobrevalorizo este facto, visto que como me fui habituando a ouvir ao longo da minha formação devemos “primeiro reconhecer o que é frequente para depois nos apercebermos do que é raro”. Desta forma, de uma perspectiva global, senti-me integrada na equipa, atingi os objectivos traçados e adquiri conhecimentos que tentarei aplicar na prática clínica futura.

Tal como em Cirurgia Geral, a duração do estágio de Medicina Interna é também ajustada, na medida em que me permitiu adquirir gradualmente mais confiança no trabalho desenvolvido, o que se refletiu quer ao nível da autonomia, quer da complexidade dos doentes atribuídos. O período passado na enfermaria além de representar a globalidade do estágio, foi também onde consegui alcançar a maioria dos objetivos delineados. Em relação às consultas externas sinto que não tirei total proveito das mesmas pela limitação do tempo atribuído a cada consulta o que dificultou a exploração de patologias mais

(9)

9 complicadas que surgiram. No SU contactei com um leque de patologias, sobretudo algumas de menor gravidade não observadas na enfermaria. Contactei com uma população mais jovem, o que, em termos epidemiológicos, significa um conjunto de diagnósticos distintos. No que respeita à Urgência Interna, destaco a comunicação de más notícias, foi um dos aspectos, que apesar de ser difícil, eu senti necessidade de vivenciar, uma vez que brevemente serei confrontada com essa situação.

Em relação ao estágio de Saúde Mental, este representou o meu primeiro contacto com a Pedopsiquiatria e foi o estágio que mais me surpreendeu por ter sido uma experiência enriquecedora em termos académicos e pessoais. Contactei com diferentes tipologias de entrevista, reforçando a importância da relação médico-doente na adesão do doente e o efeito psicoterapêutico da mesma. Grande parte das crianças observadas estavam incluídas num ambiente familiar e social disfuncional, denotando o impacto de uma abordagem biopsicossocial e multidisciplinar bem como o papel crucial da dinâmica familiar nestas patologias. Foi também notório o estigma que ainda está presente quer na sociedade quer no próprio doente em relação à doença mental. Este estágio reforçou a ideia de que tratamos seres humanos no seu todo e não apenas doenças e que a vida de um médico vai muito além das suas vivências enquanto clínico. “A educação dum Médico é complexa; não pode ser apenas a

aprendizagem de gestos e atitudes que lhe permitam prática profissional. Requer cultura, sem o que a sua compreensão do indivíduo doente será sempre limitada”

Em relação ao estágio de MGF, destaco desde já a organização e objectividade desta UC. No que respeita ao estágio, o mais gratificante foi a oportunidade de realizar consultas de forma autónoma, com posterior discussão com a minha tutora. Este facto fez-me aperceber de uma das minhas maiores dificuldades, orientar uma consulta na sua integra, tendo em conta o fundamento teórico baseado na evidência científica que me foi incutido, a abordagem biopsicossocial do doente e o estabelecimento de uma boa relação médico-doente, que é fulcral. Consegui também cumprir outro dos meus objectivos que era familiarizar-me com o registo SOAP de modo utilizá-lo
 corretamente no futuro. Aponto o menor número consultas de Planeamento Familiar, de Saúde Infantil e Juvenil e Saúde Materna como um aspecto menos positivo. O facto de ter feito o estágio num meio rural, permitiu-me compará-lo com o

(10)

meio urbano, onde estagiei no 5º ano. Foi-me possível detectar alguns receios e preconceitos com alguns exames e as dificuldades na referenciação dos doentes pela deslocação que isso exigia.

No que concerne ao estágio de Pediatria, um ponto menos favorável foi o seu componente observacional, principalmente na enfermaria, dadas as particularidades deste grupo etário, dos pais dos doentes e do rácio médico/doente. Apesar disso, consegui contactar com as patologias mais prevalentes a nível pediátrico principalmente ao nível do SU e integrar os meus conhecimentos na prática clínica regular desta especialidade. Esta especialidade médica é, para mim, juntamente com a Medicina Interna, a especialidade mais abrangente em termos de conhecimentos sobre as diferentes áreas da medicina e, por esse motivo, também é das mais exigentes na necessidade de atualização.

Faço um balanço globalmente positivo no que diz respeito sobretudo à organização do estágio de Ginecologia e Obstetrícia, que nos permitiu adquirir uma visão geral das atividades desenvolvidas pela especialidade e uma percepção nítida da multidisciplinaridade envolvida, participando nas diversas valências, quer na componente médica, quer na cirúrgica. Contudo, destaco a componente observacional do estágio, o reduzido contacto com a enfermaria e ainda o limitado contacto com patologia mamária como aspectos menos positivos.

Destaco por fim a Unidade Curricular Opcional de Cirurgia Geral que, apesar desta especialidade ser abordada ao longo do MIM, é uma área que me interessa particularmente. Por esse motivo em 2015 decidi fazer um estágio de verão (CEMEF) nesta especialidade, no Hospital Santa Maria Maior e fiquei surpreendida com o acompanhamento que me foi concedido, razão pela qual optei por realizar o estágio opcional no mesmo hospital.

Findo o MIM e em relação a este último ano considero que, globalmente, os objectivos estabelecidos foram maioritariamente alcançados e a análise retrospetiva que faço sobre o trabalho desenvolvido é positiva. Foi um ano essencial para a minha formação e não poderia terminar este relatório sem agradecer a todos os que contribuíram para que dele tirasse o máximo proveito desde tutores e restantes profissionais de saúde com os quais contactei até à minha família e amigos.

(11)

11

III.

ANEXOS

ANEXO I: Trabalhos realizados ao longo do estágio profissionalizante

Estágio Tema

Cirurgia Geral A Premissa de Arquimedes: um caso de

Icterícia Obstrutiva

Medicina Interna Pericardite Aguda a propósito de um caso

clínico

Medicina Geral e Familiar

NOC nº006/2018 DGS - Monitorização e Tratamento Para o Controlo da Asma na

Criança, no Adolescente e no Adulto

Pediatria Distúrbios do Potássio na Criança

Ginecologia e Obstetrícia Chlamydia trachomatis – Um factor de risco

para carcinoma do ovário?

(12)

ANEXO II: Atividades Curriculares e Extracurriculares Anexo II.a – Curso TEAM

(13)

13 Anexo II.b – Congresso Nacional de Estudantes de Medicina

10/06/18, 19)17 Certificados — UpEvents Evento

CNEM - Congresso Nacional de Estudantes de Medicina

10-11-2017 09:00 → 12-11-2017 17:00

CNEM é um congresso generalista adaptado às necessidades dos estudantes de Medicina que, através de uma abordagem transversal, multidisciplinar e inovadora, pretende ser um complemento à sua formação em diferentes áreas.

Porque Medicina é mais que Ciência

anem.upstudents.pt

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

Decreto-Lei n.º 290-D/99 e 62/2003 — European Union Directive 1999/93/CE

10/06/18, 19)17 Certificados — UpEvents

Página 1 de 2 https://certificates.up.events/certificates/view/C-pvnpozs1e2sk4

CNEM - Congresso Nacional

de Estudantes de Medicina

— Certificado de Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE EMITIDO POR:

NOME

ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina Alameda Professor Hernâni Monteiro Hospital de São João 4200-319 Porto | Portugal

4200-319 Porto

Mariana Miranda Oliveira Silva

(14)

10/06/18, 19)19 Certificados — UpEvents Página 1 de 3 https://certificates.up.events/certificates/view/C-59f8e47028632

Workshops/Paralelas

-Congresso Nacional de

Estudantes de Medicina

— Certificado de Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE EMITIDO POR:

NOME

ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina Alameda Professor Hernâni Monteiro Hospital de São João 4200-319 Porto | Portugal

4200-319 Porto

Mariana Miranda Oliveira Silva

(15)

15 30/12/17, 00:34 Certificados — UpEvents Página 2 de 3 file:///Users/Mariana/Desktop/Certificados%20—%20CNEM%20paralelas.webarchive Evento

Workshops/Paralelas - Congresso Nacional de Estudantes de Medicina

12-11-2017 09:00 → 12-11-2017 04:30 - 7:30 horas

A inscrição em workshops e paralela é apenas permitida a participantes que estejam inscritos e tenham pago a sua inscrição no evento principal do CNEM. Esta validação é feita de forma automática, pelo que deverão utilizar a mesma conta que utilizaram no processo de inscrição anteriormente.

No processo de inscrição, cada participante deve escolher 2 workshops e 1 sessão paralela, não sendo permitida qualquer outra combinação.

Não serão permitidas inscrições em sessões que decorram em simultâneo, pelo que deve ser escolhida uma atividade de cada Bloco.

ATIVIDADES FREQUENTADAS

Bloco I: ABC do Erro Médico

12-11-2017 09:00 → 12-11-2017 11:00 - 2 horas

Orador: Álvaro da Cunha Rodrigues Um workshop onde poderás entrar em contacto com uma das áreas menos conhecidas da Medicina: o Erro Médico e todos os seus trâmites legais. Nesta sessão terás a oportunidade de colocar questões e interagir diretamente com um Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, que dedicou grande parte da sua carreira a causas na área da Saúde. Se achas que o Direito e a Medicina nada têm em comum este workshop é para ti.

Bloco II: Medicina Tropical; Serviço Público; Indústria Farmacêutica; Carreira Internacional

12-11-2017 11:30 → 12-11-2017 01:30 - 2 horas

Inclui a participação nas sessões Medicina Tropical; Serviço Público; Indústria Farmacêutica; Carreira Internacional

Bloco III: Prescrição de Exercício Físico

12-11-2017 02:30 → 12-11-2017 04:30 - 2 horas

Oradora: Sara Almeida A prescrição de exercício físico pelos clínicos é cada vez mais uma realidade. Neste workshop poderás ficar a conhecer como é feita a prescrição de exercício tendo em

consideração a população alvo e o objetivo do exercício, podendo assim ganhar competências numa área atual e emergente, para que no futuro possas ser tu a contribuir para a Saúde de quem te procura, de uma forma transversal e multidisciplinar.

anem.upstudents.pt

(16)

(17)

17 Anexo II.d – I Jornadas de Medicina Geral e Familiar

CERTIFICADO

esteve presente nas I que se realizou

no Hotel

Cláudia de Lemos Silveira

CERTIFICADO

Certifica-se que Mariana Silva

I Jornadas de Medicina Geral e

se realizou no dia 13 de Outubro de 2017 otel Olissippo Oriente, Lisboa.

Cláudia de Lemos Silveira Diretora Academia CUF

José de Mello Saúde

eral e Familiar

utubro de 2017 riente, Lisboa.

(18)

(19)

19 Anexo II.g. – Curto Estágio Médico em Férias (CEMEF) – 2015

(20)

Anexo II.f. – Colaboração Curso Advanced Trauma Life Support (A.T.L.S) – 2014

Referências

Documentos relacionados

(1995), após estudarem a ma- turidade fisiológica de sementes de fêmea do híbri- do simples BR 201 de milho produzidas no inverno, em Sete Lagoas, Minas Gerais, concluíram que

Na Instituição “A”, as crianças entre três e sete anos, foram auxiliadas pelos tutores no quesito “identificação”, já que muitas não sabiam a idade ou até mesmo

talvez desejável de iuri condendo, pelas razões apresentadas pelo autor, não pode retirar-se, sem mais, por simples interpretação do conceito de órgão. De facto, muito embora

Em relação à idade, observou-se uma correlação positiva com os domínios coesão familiar, impacto no tempo dos pais, limitações devido a aspectos

Ao longo do estágio curricular, foi-me dada a tarefa de rever e continuar a tradução de inglês para português europeu de dois manuais: o manual de instruções do smartphone

Concretamente, constitui nossa intenção, olhar um pouco para o contexto da população alvo (alguns professores de Língua Portuguesa), em Cabo Verde, com o intuito de

Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia e Medicina Interna e, ainda,.. estágio clínico