• Nenhum resultado encontrado

UNIDADE TEMÁTICA: OBJETOS DE CONHECIMENTO: HABILIDADE:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIDADE TEMÁTICA: OBJETOS DE CONHECIMENTO: HABILIDADE:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SEMANA 18

Componente Curricular: Educação Física Ano de escolaridade: 8º ano Ensino Fundamental

Período: 28/06/2021 a 03/07/2021

Número de aulas: 02 aulas Carga horária: 1h 40min

Intervenção pedagógica (recuperação)

ALUNO(A):___________________________________________________________________________________________

UNIDADE TEMÁTICA: Esportes

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Esportes de combate- judô

HABILIDADE: (EF89EF06P8) Reconhecer os locais disponíveis na comunidade para a práca deesportes e das demais práticas

corporais temazadas na escola, propondo e produzindo alternavas para ulizá-los deforma individual e coleva no tempo livre, prezando pela inclusão e valorização das redes de sociabilidade.

Judô

O Judô é uma arte marcial fundada em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Considerado como um dos esportes de combate, o judô ajuda a fortalecer a mente, o físico e o espírito de forma integrada e também contribui para a defesa pessoal.

Etimologicamente, a palavra é construída com a junção de duas sílabas que juntas significa "caminho suave". A arte tem grande aceitação no mundo todo, com federações espalhados em vários países, além de contar com mais de 20 milhões de praticantes. Segundo contagem da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Brasil possui mais de um milhão de adeptos, federações em 26 estados e no Distrito Federal.

O Judô nasceu em 1882 e é uma criação do professor de educação física Jigoro Kano. Este era um grande admirador de esportes e sempre buscou encontrar explicações científicas para as técnicas do jiu-jitsu. Com ajuda dos japoneses Hachinosuke Fukuda e Tsunetochi Iikubo, Kano começou a estudar e aprender tal luta.

Em 1882, abriu a escola Kodokan. Localizada em Tóquio, a academia tentava ensinar a arte marcial baseada no jiu-jitsu, mas sem a grande tendência para o combate. Criou normas para deixar o aprendizado mais fácil, estabeleceu regras para o confronto e tentou mostrar que o poderia ajudar na defesa pessoal e na superação de limitações.

As propostas lançadas por Kano foram muito criticadas, mas ele continuou perseverando até a luta se tornar conhecida. Kano foi o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional e participou ativamente de diversos jogos. Entretanto, ele não gostava da ideia do Judô como uma das modalidades Olímpicas e por isso nunca lutou para que a arte participasse das Olimpíadas.

O esporte começou a se tornar conhecido em 1886, quando foi realizada a primeira competição no Japão com a participação de diversas escolas. Em 1899, a atividade chegou à Inglaterra e a partir de 1905, nos Estados Unidos e Europa. Em 1952, foi fundada em Paris a Federação Internacional de Judô, com a presença de 29 países-membros. Somente em 1964 que o judô passou a ser considerado como um dos esportes Olímpicos, nos jogos de Tóquio.

Vestimentas utilizadas

Judogi é o nome do traje típico do judô. Ela pode ser de cor azul ou branca e é dividida em quatro partes:

• Obi: faixa que fica na cintura;

(2)

• Uwagi: é a parte de cima, o casaco;

• Zori: é a sandália que para alguns adeptos não é realmente parte do esporte, mas uma parte importante e que impede que os lutadores fiquem com os pés sujos.

Principais regras

As competições de judô são realizadas em um tatame quadrado que pode ter de 14 até 16 metros quadrados cada lado. As lutas devem durar no máximo cinco minutos e quem conseguir fazer o ippon primeiro é quem vence a luta. Se ao final da luta nenhum judoca realizar o ippon, então vencerá aquele que tiver mais vantagens.

Os principais atos realizados em uma luta são:

• Ippon: é o principal objetivo do judô e o responsável pela finalização da luta e vitória do judoca. O lutador deve colocar o rival com velocidade e força virado de costas para o chão. Para isso deve aplicar uma chave de braço no adversário, imobilizá-lo e estrangulá-lo por 20 segundos; • Wazari: é parecido com o ippon, mas no wazari o rival é colocado de costas no chão se aplicação de força e velocidade, ou apenas é imobilizado por 15 até 19 segundo;

• Yuko: o adversário deve cair de lateral no solo ou imobilizado em um tempo de 10 até 14 segundos;

• Koka: a menor pontuação e ocorre quando os lutadores caem sentados. As kokas são importantes para o acúmulo de pontos, mas não finalizam a luta.

Fonte: https://www.maisbolsas.com.br/enem/educacao-fisica/conheca-a-historia-e-regras-do-judo

Atividades

1- Como o judô começou a ficar conhecido? Onde isso aconteceu?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 2- Quais são as principais vestimentas utilizadas no judô e o que elas significam?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

SEMANA 19

Componente Curricular: Educação física Ano de escolaridade: 8º ano Ensino Fundamental

Período: 05/07/2021 a 09/07/2021

Número de aulas: 02 aulas Carga horária: 1h 40min

UNIDADE TEMÁTICA: Esportes

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Esportes de combate- Luta greco-romana

(3)

Luta greco-romana

A luta greco-romana é uma das modalidades da luta olímpica disputada somente na categoria masculina. Os lutadores empregam força e inteligência com objetivo de dominar o oponente usando apenas o tronco e os braços para realizar ataques e defesas. Um atleta vence a luta quando consegue imobilizar o oponente mantendo seus ombros e costas no solo.

Os árbitros da luta são responsáveis pela contagem dos pontos que os atletas recebem pela realização de movimentos específicos. Assim, caso nenhum dos atletas seja imobilizado pelo oponente, a luta acaba quando um dos lutadores alcança 8 pontos de vantagem em relação ao seu oponente ou, ao final da luta, soma o maior número de pontos. O júri da luta controla a observância do código de conduta, que proíbe socos, golpes baixos e cotovelada. A luta é dividida

em rounds e intervalos entre os rounds e possui categorias que variam de acordo com o peso dos lutadores.

A luta livre tem sua origem na Grécia Antiga. Assim como o pancrácio, a luta livre também era um esporte importante nos festivais gregos. Era parte do Pentatlo na Grécia Antiga, um campeonato atlético que também incluía corrida, saltos, lança e lançamento de discos. Os gregos reconheciam a luta livre como uma excelente forma de desenvolver a destreza física e mental. Este apreço pela modalidade fez com que passasse a ser um esporte oficial nos Jogos Oímpicos a partir de 704 b.C. As competições de luta livre são até mencionadas na literatura grega, incluindo a Odisséia de Omero, que data de 800 a. C.

A moderna luta greco-romana foi desenvolvida na França no início do século 19, e era parte do treinamento dos soldados de Napoleão. Em sua versão moderna, a luta livre é mais um esporte que uma arte marcial. Não se deve confundi-la com a luta livre, pois a luta grego-romana segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura. O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição.

A luta greco-romana integra os Jogos Olímpicos modernos desde 1896, mas a luta livre e a greco-romana têm entrado em declínio nos últimos anos. Muitas escolas e faculdades retiraram o esporte do currículo, e a técnica corre o risco de ser eliminada dos Jogos Olímpicos devido à modificações em sua estrutura.

Fonte :http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=238

Atividades

1- A luta livre teve oigem na Grécia. Como que ra a prática da luta livre nessa época?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2- Você já tinha ouvido falar, ou vsto alguma coisa relacionada as lutas greco-romanas?

Conte-nos o que você conhecia sobre elas:

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(4)

SEMANA 20

Componente Curricular: Educação física Ano de escolaridade: 8º ano Ensino Fundamental

Período: 12/07/2021 a 16/07/2021

Número de aulas: 02 aulas Carga horária: 1h 40min

UNIDADE TEMÁTICA: Dança

OBJETO DE CONHECIMENTO: Danças de salão- Tango

HABILIDADES: (EF89EF13P8) Criar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos, (ritmo, espaço, gestos)

das danças de salão.

Tango

A dança é uma das mais expressivas manifestações artísticas, capaz de encantar o dançarino e o expectador. A dança ramifica-se entre vários estilos e ritmos. O Tango, por exemplo, perpetuou-se na Argentina como uma dança perpetuou-sensual, elegante e melancólica.

O Tango surgiu na Argentina como música e dança por volta do final do século XIX, derivando de outros estilos como a habanera e a milonga. Inicialmente o Tango propagou-se entre as classes menos favorecidas de Buenos Aires, capital da Argentina, nos bares, cafés e prostíbulos. Somente entre as décadas de 1930 e 1940 ele começou a ganhar espaço e credibilidade nos salões, encantando as classes mais favorecidas da cidade.

O Tango surgiu como música, embalando passos improvisados, com paradas chamadas de “Cortes”, ou seja, quando os dançarinos param para fazer poses, e “quebradas”. Os pares no Tango dançam de forma bastante unidas o que inicialmente era motivo de grande escândalo para a sociedade da época. Por esse fato o Tango propagou-se nos bordeis, pois somente as prostitutas se aventuravam nesses passos considerados eróticos.

O bandoneón é um instrumento musical que atualmente caracteriza este estilo. Sabe-se que ele chegou a região do Rio da Prata em meados de 1900 juntamente com os imigrantes alemães. O Tango começou a ganhar ares internacionais ainda no início do século XX quando os marinheiros franceses levaram esta música e dança para seu país de origem. A França ficou apaixonada pelo ritmo e pela dança sensual.

É possível identificar duas fases do Tango que são chamadas de fase ou época de ouro. A primeira fase ainda nos anos de 1920 quando vários artistas argentinos e uruguaios dedicaram-se a fomentar e difundir este estilo. Foi nessa fadedicaram-se que surgiram grandes nomes consagrados do Tango como Carlos Gardel, Ignacio Corsini, Agustín Magaldi, Rosita Quiroga e Azucena Maizani. Carlos Gardel nesse período adquiriu estrondosa fama na Argentina e em outros países do mundo. O Artista morreu precocemente em 1935 vítima de um acidente aéreo durante uma turnê em Medellín, na Colômbia.

A segunda fase de outro do Tango desenvolveu-se nos anos de 1940. Nesse período as letras passaram a ser mais líricas e sentimentais resultando em músicas ultrarromânticas.

Estre os clássicos do Tango argentino é possível citar: Mi Buenos Aires Querido; La Cumparsita; Volver; Fuga y Misterio; Adios Muchachos; Por una Cabeza, entre outros. Atualmente o Tango ainda é muito popular na Argentina. Existem aproximadamente 150 grupos de Tango em Buenos Aires, com arranjos e composições próprias.

(5)

1- Agora que vimos um pouco sobre essa dança encantadora que é o tango, descreva

abaixo quais são suas características de acordo com o texto estudado?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

2- Quando e como foram as duas fases de ouro do tango?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

O primeiro tratamento foi denominado controle e não continha o complexo enzimático D1; o segundo tratamento foi o controle positivo, com inclusão do complexo enzimático na

Os principais resultados deste trabalho evidenciam que: (i) a fisiografia da plataforma continental é caracterizada por uma região central rebaixada, representada pelo

EFEITOS DA SALINIDADE E DENSIDADE DE ESTOCAGEM NO CRESCIMENTO E SOBREVIVÊNCIA LARVAL DA OSTRA DO MANGUE Crassostrea rhizophorae GUILDING, 1828 SOB DIFERENTES TEMPOS DE TROCA DE

A primeira contém princípios, tais como: sentido teleológico dado pela não separatividade entre o eu e o mundo, não separatividade entre sujeito e objeto,

d) Organização dos dados de aceleração vertical do pavimento, obtidos através do smartphone Xiaomi Mi A1, em planilhas eletrônicas, calculando os valores de RMSVA para os